Sei sulla pagina 1di 7

ESCOLAESTADUAL SENADOR FILINTO ML LER

RECURSOS NATURAIS DA MINHA CIDADE

ANGLICA 2012

ESCOLAESTADUAL SENADOR FILINTO ML LER

RECURSOS NATURAIS DA MINHA CIDADE

Projeto elaborado para ser desenvolvido no 2 bimestre na disciplina de Cincias, pelo professor Mirko Donisete Rodrigues Barbosa e Waldir Baslio, sob a orientao dos professores Carlos Roberto das Virgens, Ildo Andrade Aquino, Jos Marcelo Gomes, Leila Rosana Bolonhin , Silene de Souza B. das Virgens e Ticyara Halik Smanioto Vicente.

ANGLICA 2012

I-DADOS DE IDENTIFICAO rea ou Disciplina de Origem: Cincias Professor Coordenador: Sirlene de Souza B. das Virgens e Ticyara Halik Smanioto Vicente. Professores colaboradores: Carlos Roberto das Virgens, Ildo Andrade Aquino, Jos Marcelo Gomes, Leila Rosana Bolonhin . Perodo: 2 bimestre Nmero de aulas: 06 aulas

II- JUSTIFICATIVA As transformaes do ambiente no municpio tem causado preocupao, e os adolescentes precisam conscientizar-se do valioso bem que temos em nossa cidade - os recursos naturais precisam de formao integral, que contemple uma participao ativa e constante frente aos problemas enfrentados pela sociedade local, para que possam ser adultos mais responsveis e que, alm disso, possam sensibilizar a comunidade e os familiares sobre a importncia destes recursos. Sendo assim, a escola constitui o espao ideal para desenvolver nos estudantes a conscincia de preservao e recuperao de ambientes degradados pelos seres humanos, conduzindo a formao de atitudes sustentveis. Para muitos a Educao Ambiental a possibilidade de trabalhar com os alunos o conceito de ecologia. Porm, a Educao Ambiental vai alm de repassar conceitos. Para Reigota (2002) uma proposta que altera a educao como a conhecemos, no sendo, necessariamente, uma prtica pedaggica voltada para a transmisso de conhecimentos sobre a ecologia.

No uma educao vista apenas como um recurso pedaggico, mas como a participao plena dos cidados nas discusses, debates e decises sobre a questo ambiental.

Assim, para o trabalho com a Educao Ambiental necessrio romper com o modelo da educao tradicional e desenvolver uma educao crtica e emancipatria, na qual a criana e o jovem tm a possibilidade de atuar, propor ideias e sugerir melhorias para o ambiente onde vive. A escola, a sua casa, a rua e o bairro, podero ser alvos de observao e de aes com futuras intervenes para melhoria da qualidade de vida da populao. No basta repassar informaes aos alunos. Estas so divulgadas diariamente pela mdia. preciso

sensibilizar, refletir e debater sobre situaes diferentes e provocadoras. Criar condies para que eles vivenciem a preocupao de preservao dos recursos naturais no seu dia-a-dia.

III- OBJETIVOS DO PROJETO - Promover a interdisciplinaridade atravs de um tema gerador, contemplando o referencial curricular e a misso da escola de inserir o educando em seu meio social. IV- CONTEDOS (conceituais, procedimentais e atitudinais)* - Solo: Composio, tipos, doenas relacionadas, alteraes ambientais, preservao e conservao. - gua: Composio, ciclo da gua, doenas relacionadas, alteraes ambientais, preservao e conservao. - Ar: Composio, doenas relacionadas, alteraes ambientais, preservao e conservao. V- ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA ( METODOLOGIA) Primeiramente, os alunos faro uma pesquisa usando alguns recursos tecnolgicos da escola como: computador, para dessa forma levantar informaes sobre o tema proposto. Aps isso, os mesmos iro organizar o material coletado, para assim divulgar o que conseguiu aprender atravs de relatos, slides, filmes e apresentaes de seminrios. Aps esse primeiro passo de pesquisa, de maneira mais ampla, organizar os alunos em grupos e a partir da fazer o levantamento na cidade sobre o tema abordado e procurar repostas para a pergunta: quais so os recursos naturais mais utilizados pela populao? A gua estar entre as mais citadas por ser um bem comum, neste caso, a pesquisa se volta para quais as aplicaes que a gua tem, indstria, uso domstico ou agricultura. Procurar tambm informaes sobre a captao e formas distribuio. Todos esses dados sero analisados em sala de aula, para comear a montar um roteiro de uso e desperdcio da gua. Como no trabalho tambm falamos a respeito de solo e ar, a pesquisa tambm se daria no mesmo sentido, procurando saber como a utilizao da terra, quais so os maiores responsveis pela sua degradao. Esses dados sero comparados e a partir da ser elaborada uma tabela com as principais informaes, procurando evidenciar onde se inspira mais cuidados com o uso indiscriminado.

O Professor Waldir Basilio- Histria, realizou com seus alunos ( 9 e 2 Mdio) um trabalho de campo, onde os mesmos foram at as nascentes de alguns crregos de nossa cidade para coletarem informaes sobre o tema -Nascentes de nossa cidade. Com os alunos do 6 Ano C o professor Mirko Donisete Cincias, realizou a apresentao de slides e vdeos sobre o tema - Tipos de solo, onde os mesmos puderam conhecer os tipos de solo e sua composio. VI- OBJETIIVOS ESPECFICOS OU DO COMPONENTE CURRICULAR (HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS)

Aprofundar os conhecimentos sobre recursos naturais (solo, gua e ar). Compreender e debater a importncia dos recursos naturais no local onde vivemos e a sua preservao. Sensibilizar a comunidade escolar e tambm a sociedade por meio dos alunos, para a importncia da preservao e recuperao desses recursos. Conhecer os recursos naturais e a produo agrcola sustentvel a fim de minimizar os prejuzos para o meio ambiente.

VII- DESTINO SOCIA DAS PRODUES L - Blogs - Vdeos no You Tube - Mural de memrias - Livrinhos online VIII- AVALIAO DO PROJETO O projeto ser avaliado de acordo com o seu desenvolvimento e seu valor ser atribudo ao conhecimento adquirido pelo aluno e sociedade em geral. IX- AVALIAO DO ALUNO A avaliao ser contnua ao longo do desenvolvimento do projeto por meio de observao, participao e desempenho individual e coletivo.

X- CRONOGRAMA Elaborao e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar Projeto Recursos Naturais de Nossa Cidade. 06 aulas Horas

XI- BIBLIOGRAFIA LUZ, Maria de La. Vivendo Cincias. So Paulo, SP: FTD, 2002 http://www.ceplac.gov.br/radar/conservacaosolo.htm Acesso em 05-05-2012 http://www.usp.br/sibi/biblioteca/pdfs/atmosfera.pdf Acessado em 05-05-2012. http://www.ceplac.gov.br/radar/semfaz/soloeagua.htm. Acessado em 05-05-2012 http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm Acessado em 12- 05-2012 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo8.php Acessado em 12- 05-2012 http://www.webciencia.com/21_agua.htm Acessado em 12- 05-2012

ANEXO

Potrebbero piacerti anche