Sei sulla pagina 1di 40

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Introduo ao processamento de dados


O inicio de tudo, suponho que lembrem, pois, falamos da origem dos computadores, no passado, ocupando enormes prdios, eram caros e muito difceis de utilizar e tambm eram muito lentos. O microcomputador surgiu com a idia da grande empresa IBM, o mesmo foi chamado de PC, (Personal Computer), ou seja, computador para uso pessoal. Nos dias de hoje, muito difcil viver sem utilizar computadores e internet, os computadores esto presentes em todas as partes, como por ex.: no banco, supermercados, farmcias, escritrios, residncias, escolas e por toda parte praticamente quase tudo depende do uso dos computadores. Eletro-domsticos entre outros............ Sugesto que pesquisem bons livros a origem e o caminho que os computadores percorreram ate chegar a caber nas palmas das mos. Apesar dos seminrios apresentados em sala mostrarem extamente como tudo comeou at os nossos dias, sempre bom estar atualizado.

Hardware:
Os componentes fsicos que fazem parte ou esto ligados ao microcomputador so chamados de hardware. (Vistos e munuseados os mais diferentes e diversos hardwares existentes nos PCs).

Software:
Todo trabalho realizado nos microcomputadores atuais feito com a ajuda de programas, ao qual chamamos de software. Agora sabemos que o hardware os componentes fsicos ligados no microcomputador e todos os programas so chamados de software, ou seja, hardware tangivel e software intangivel. Mas como saber que componentes fazem parte do hardware, e quais so os programas?

Componentes do hardware: Microprocessador:


Este o componente principal do microcomputador o responsvel em processar as instrues dos programas, certamente, j devem ter ouvido pessoas comentando sobre o microprocessador Pentium , ou Amd. Sobre velocidade de processamento e coisas assim. Os microprocessadores tambm podem ser reconhecidos com a sigla (CPU) que a unidade central de processamento. Os microprocessadores usam os seguintes termos para medir sua velocidade MHz, ou GHz, o que precisa-se saber o seguinte: Suponhamos possuir um microcomputador e que seu microprocessador trabalhe com 100 MHz, isso quer dizer que teoricamente ele pode realizar 100 milhes de ciclos por segundo, ou seja, para melhor esclarecimento que ele possa executar 100 milhes de instrues por segundo. Ento um amigo diz a voc que possui um microcomputador com microprocessador com velocidade de 1.0 GHZ, ento voc descobre que o microcomputador do seu amigo mais veloz que o seu. Observe um

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


bilho de ciclos por segundo, ou seja, este computador teoricamente pode realizar um bilho de instrues em um segundo. Atualmente existe dois principais fabricantes de microprocessadores a Intel com o Pentium quatro e a AMD com o Atholon 64. Atualmente, o microprocessador feito com a unidade de medida nanmetro, ou seja, muito pequeno e usa alta tecnologia. Observe as figuras abaixo elas mostram microprocessadores Intel e AMD:

Os microprocessadores atuais so muito rpidos e trabalham com uma tecnologia nova de duplo processamento ou Dual Core. Que praticamente so dois processadores em um (Vistos em sala). Outra coisa, que consomem muita energia e dissipam muito calor o que se faz necessrio uso de refrigeradores ou (coolers), um refrigerador acoplado por cima do microprocessador para dissipar o calor produzido e manter a tem peratura do microprocessador constante se esta aumentar muito queima o m icroprocessador, observe as figuras abaixo exemplos de refrigeradores (coolers):

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Geralmente os refrigeradores ou coolers de qualidade possuem ventoinhas de alta velocidade e durabilidade e montadas sobre dissipadores de cobre ou alumnio, dissipador a placa onde a ventoinha montada, observem a figura abaixo:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Placa-me ou (mainboard)
Avanando nos estudos sobre os componentes que fazem parte do hardware neste momento que tomamos conhecimento da placa central do microcomputador onde todos os outros componentes inclusive o microprocessador, montado sobre a placa-me ou (mainboard). E ste componente no muito discutido ou observado na com pra de muitos microcomputadores o que causa prejuzos futuros ou chateaes e aborrecimentos constantes. O mercado oferece praticamente dois tipos de placas-me ou (mainboard), so elas a onboard e a offboard.

Placa-me onboard: este modelo de placa-me voltado para o mercado de baixo


custo onde o microcomputador realizar tarefas simples, como editar textos, planilhas eletrnicas e internet, este o uso mais comum em escritrios e residncias. As placas-me onboard no precisam de placas auxiliares para funcionar, como placa de vdeo, placa de som, placa de rede e placa de fax-modem, estas placas j esto presentes na placa-me onboard o que faz esta placa ter o preo baixo. As desvantagens neste tipo de placa-me seria o desempenho do microcomputador que fica prejudicado e a qualidade oferecida dependendo do fabricante da placa-me.

Placa-me offboard: geralmente este modelo de placa-me desejado por


usurios avanados e gamers (viciados em jogos de computador), onde o desempenho faz diferena e muito exigido, claro o custo pode variar muito dependendo dos recursos disponibilizados na placa-me, em uma placa-me offboard necessrio comprar placas auxiliares, como placa de vdeo, placa de som, placa de rede e etc. Mas com isto o usurio pode personalizar seu microcomputador com que existe de mais moderno em recursos tecnolgicos e garantir que seu equipamento tenha uma vida til maior e no ter dores de cabea to cedo, supondo que este usurio no seja pego por maus tcnicos de informtica na

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


hora de montar seu microcomputador, isto tambm faz diferena um profissional bem qualificado poder auxiliar voc leitor no momento da compra. Vale lembrar que bons fabricantes de placa-me so: ASUS, GIGABYTE, EPOX, MSI, INTEL e etc. Cuidado com o contrabando e placas-me fabricadas em lugares duvidosos. Exija sempre as embalagens, os CDS de instalao e manuais de todos os componentes comprados. Observe a figura abaixo de uma placa-me offboard ASUS:

Os modelos de placas-me modernas so o BTX e o ATX placas mais antigas so do modelo AT. Nas placas-me encontramos fendas que tambm so chamadas de slots de expanso que so encaixes onde pode ser inseridas novas placas auxiliares, soquete para o encaixe do processador, slots para encaixe dos mdulos de memria Ram, ou seja, todos os componentes possuem encaixes para fixao na placa-me. Vale lembrar que em uma placa-me offboard temos a possibilidade de fazer upgrade que na verdade substituir ou melhorar o desempenho trocando peas velhas por novas que provavelmente tem melhor desempenho assim aumentando a vida do microcomputador e investindo pouco.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Gabinetes:
Os gabinetes so as caixas onde montamos nosso microcomputador, estas caixas podem ser de metal, alumnio ou acrlico e podem ter vrios formatos, cores, mas o comum ter modelos de gabinetes verticais e horizontais do tipo AT, ATX, ou BTX. esquerda temos um gabinete AT horizontal e direita um ATX vertical. Lembre que os gabinetes BTX comearam a ser introduzidos no mercado recentemente o novo modelo de gabinetes e formato de placas-me que logo sero o padro do m ercado. O Gabinete AT completamente obsoleto e utilizado por computadores antigos. O Gabinete ATX ser aposentado em breve deixando os BTX em seu lugar. Para identificar os modelos dos gabinetes simples basta observar alguns critrios, placas-me antigas usam conectores de teclado Dim e mouse serial, ento o gabinete para este microcomputador tem que ser AT, algumas placas-me com o os computadores da IBM usam teclado e mouse Ps2 ou mini Dim que so modelos empregados nos gabinetes ATX, mas seu gabinete AT. As placas-me ATX foram projetas para um melhor layout, ou seja, organizao dentro do gabinete para acomodar os cabos e placas, um gabinete ATX que segue as normas tcnicas o m icrocom putador montado com mais flexibilidade e sua aparncia interna bem organizada o que no acontecia na poca dos m icrocomputadores AT. e h uma melhor circulao de ar j que caso seja necessrio pode-se colocar resfriadores ou coolers dentro do gabinete ATX, como foi dito anteriormente os microprocessadores geram muito calor. A identificao de um gabinete ATX e fcil os conectores do teclado geralmente os Ps2 ou m ini Dim identificado pela cor roxa, o mouse Ps2 ou mini Dim e de cor verde h presena de portas USB traseiras e frontais em alguns casos e entre outros fatores como a fonte de alimentao que inteligente e pode desligar o computador automtico, se voc perceber computadores AT no desligam sozinhos e exibem a tela com a mensagem seu com putador j pode ser desligado com segurana.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Fontes de alimentao:
Esse outro componente muito importante na hora de comprar microcomputadores fonte de alimentao fornece energia para todos os componentes do microcomputador em diversas voltagens, comprar um microcomputador com fonte de alimentao genrica, ou seja, de baixa qualidade pode gerar problemas muito srios para o equipamento, como travamentos constantes, superaquecimento e at queima total. As fontes de alimentao atuais so do padro ATX e BTX, microcomputadores mais antigos utilizam fontes do padro AT que esto completamente obsoletas.

Observem as figuras abaixo so fontes de alimentao:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Placas auxiliares:
Lembram-se que a pouco falei sobre placas auxiliares, ento chegou hora de apresent-las: As placas auxiliares tambm chamadas placas de expanso, so usadas na hora de fazer um upgrade no microcomputador, ou seja, substituir peas ultrapassadas por novas ou simplesmente substituir peas defeituosas ou danificadas, melhorar o desempenho do microcomputador.

Placa de vdeo:
Usada para gerar imagens na tela do monitor do microcomputador, atualmente existem vrios modelos de placa de vdeo o usurio comum utilizar a placa de vdeo onboard sem problemas, mas um usurio avanado e o gamer (viciados em jogos de computador) descartaram a placa de vdeo onboard porque seu desem penho muito baixo e no consegue realizar tabalhos mais exigentes como jogos ou desenhar figuras vetoriais ou plantas no caso de engenheiros. As placas-me possuem varias fendas ou slots de expanso para encaixar placas auxiliares.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Placa de som:
Responsvel por reproduzir os sons ger ados no microcomputador existem muitos modelos agradando ao mais exigente usurio ou o simples usurio que apenas deseja ouvir seu cd. Abaixo figura de uma placa de som e suas caixas acsticas:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Lembrem-se no microcomputador podemos ligar na placa de som caixas acsticas, microfones e at outros aparelhos para se trabalhar com edio de arquivos de udio. Os joysticks usados para jogar tambm se encaixam na placa de som. (Falamos em sala)

Placa de rede:
A placa de rede utilizada para interligar computadores em rede, hoje comum nas residncias existir dois computadores ento interessante ligar os microcomputadores em rede para que possam trocar informaes compartilhar impressora ou outros acessrios e at mesma conexo com a internet.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Hoje existem redes, com cabos e sem fio, placas de rede, que utiliza cabos e outra sem cabo, como figuras acima.

Placa de fax-modem:
Utilizada principalmente para conexo com a internet discada, usada por muitos usurios no Brasil afora apesar do grande avano e barateamento dos servios de banda larga, internet com alta velocidade no conseguiu ainda fazer o modem ir para o museu.

Vejam a figura abaixo de uma placa de fax-Modem:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Modelos de Microcomputadores:
Nos dias de hoje existem muitos tipos de microcomputadores que cabem na mesa, no colo e at nas palmas da mo.

Vejamos atravs das figuras os vrios Modelos de microcomputadores:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Ento temos microcomputadores montados em gabinetes verticais e horizontais, notebooks e palmtops.

Cabos de alimentao e conexo:


Geralmente precisam os conectar cabos para utilizarmos o microcomputador aqui mostrarei vrios tipos de cabos que utilizados para ligar o microcomputador na corrente eltrica e at mesmo os dispositivos como impressoras, cabos de rede e etc... Para se ter um m icrocomputador necessrio ter uma instalao eltrica apropriada aterramento e uso de alguns equipamentos como filtro de linha no-breaks e filtro de linha observe as figuras:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Foram vistos alguns hardwares em sala, porm, separadamente. Se tiver a oportunidade de ver um microcomputador aberto, ver todos estes cabos claro que alguns so utilizados externamente e ento logo os identificar com facilidade. Estes so apenas alguns cabos.

Memrias e dispositivos de armazenamento:


Quando estamos iniciando o sistema operacional ou salvando figuras na internet geralmente no sabemos onde o m icrocom putador armazena estas informaes. Na verdade toda informao armazenada na m emria Ram. Esta memria responsvel pelo desempenho dos programas, e tambm armazena todos os dados no momento que utilizamos o microcomputador. A memria Ram conhecida como memria de escrita ou temporria porque se acontecer uma queda de energia eltrica todos os dados se perderam no podendo ser resgatados. Quanto mais memria Ram o microcomputador tiver mais rpido ser a execuo dos programas e o desempenho dos mesm os as memrias Ram so distribudas na forma de pentes ou mdulos e so fixadas na placa-me atravs dos slots de encaixe. Tambm usada varias tecnologias para as memrias sendo as mais comuns hoje em dia SDRAM, DDR e DDR2.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

As capacidades dos pentes ou mdulos de memria Ram so 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1GB e j existem mdulos de memria RAM de 4GB.

Memria Rom: responsvel pelo autoteste do microcomputador conhecida como


apenas de leitura porque seu contedo somente acessado pelo fabricante da placa-me. Seu contedo no apagado quando o microcomputador desligado. Ao contrario da memria Ram que distribuda na forma de pente ou mdulos a memria Rom soldada na placa-me.

Dispositivos de armazenamento ou memrias auxiliares:


Se as informaes que so armazenadas na memria RAM so perdidas ao desligar o microcomputador onde ento podemos guard-las para acessar mais tarde nesta hora que entram em ao os dispositivos de armazenam ento ou memrias auxiliares.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Disco rgido: este dispositivo na verdade um a caixa que montada no interior do
gabinete e responsvel por armazenar grandes quantidades de informao, por exem plo, o sistema operacional, os programas e suas informaes so gravados neste disco, possui vrios nomes como: Disco rgido, HD que a abreviao de Hard Disk ou tambm pode ser chamado de Winchester. Este dispositivo sofreu muitas transformaes em sua jornada e hoje tem capacidades e velocidade surpreendentes. Sua capacidade de armazenam ento hoje esta na casa dos 500 GB ou mais quando foi inventado sua capacidade de armazenamento era de 10 MB. Vejamos a figura abaixo de um HD e seus componentes:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Ento j sabe onde armazenado o sistema operacional e todos os programas do microcomputador, mas e se precisar retirar as informaes do microcomputador e levar para outro lugar ou mesmo se prevenir de falhas que possam acontecer como queimar o HD, ou simplesmente um ataque por vrus de microcomputador para estas eventualidades e outras que possam surgir guardamos nossas informaes em meios externos como disquetes (obsoleto), CDs e at mesmo DVDS, hoje em dia se tornaram muito populares com a queda de preos dos gravadores de CD e DVD, tambm podem ser utilizados outros meios de armazenamento como os pendrives ligados em portas USB. Os mais utilizados atualmente.

Leitor de disquetes: Ainda no foram parar nos museus, mas com a


popularizao dos pendrives, certamente iro, micros mais novos no possuem drives de disquetes. O leitor de disquetes era o meio mais comum de transportar pequenos volumes de informao como textos, por exemplo. Vejamos o leitor de disquetes nas figuras abaixo:

usados nos leitores de disquete, so muito frgeis e geralmente causam dor de cabea ao usurio, preciso tomar cuidado com o manuseio e armazenamento sua capacidade de armazenar informaes de 1,44 MB os disquetes usados em um passado no distante, so de trs polegadas e meia, mas no passado usamos disquetes de cinco polegadas eram mais frgeis e causavam mais dores de cabea ainda. Veja as figuras abaixo:

Disquetes:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Abaixo um disquete de trs polegadas e meia e acima um de cinco polegadas.

Gravadores de DVD e CD: Os gravadores pticos tornaram-se muito populares


graas queda dos preos praticamente encontrado em muitos microcomputadores, alm dos gravadores possvel ter leitores de CD ROM e DVD que apenas fazem leitura dos programas, mas no possuem capacidade para gravar informaes como no caso dos gravadores lembrando que muito importante ter gravadores de CD ou DVD no microcomputador, pois podemos nos prevenir de ataques de vrus e podermos fazer cpias de segurana dos nossos arquivos mais importantes assim prevenindo qualquer acidente ou fatalidade. Ver as figuras abaixo:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Portanto, pelo avano tecnolgico o pendrive o preferido e recomendvel a ser utilizado. Os PCs mais novos no possuem leitores de CDs nem DVDs, logo, certamente teremos outro meio mais eficiente que os pendrives, isso notrio.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Os gravadores de Cd podem ser reconhecidos com a seguinte serigrafia 52x32x52x isto indica que um gravador pode gravar CDR a 52x e CDRW a 32x e ler CD a 52x, a letra x representa velocidade quanto maior mais rpido. Lembre-se que os fabricantes tambm disponibilizam gravadores combo que na verdade so gravadores multitarefa, por exemplo, grava CD e Lem DVD ou Grava CD ou DVD. Os gravadores de DVD podem gravar e ler DVDS e tambm fazem gravao e leitura de CDS. Tanto os CDS e DVDS encontrados no mercado possuem tarefas distintas como o CDR que o CD usado para fazer gravao de dados e udio, o CD RW que pode ser gravado e apagado para fazer uma nova gravao existe ainda os mini CDs a capacidade de dados que um CD pode armazenar de 650 MB ou 700 MB, o DVD pode armazenar 4.0 GB. (IMPORTANTE SABER)

Pendrives:

Este dispositivo tem tudo para aposentar os CDs e DVDs, podem levar grandes quantidades de informao e so portteis e podemos transport-los para qualquer lugar sem problemas devido ao seu tamanho, tambm podem armazenar fotos digitais, msicas no formato MP3. Ver a figura abaixo:

Dispositivos de entrada, sada, entrada e sada. (I\O) Dispositivos ou perifricos de entrada, Sada, entrada e sada. So utilizadosno microcomputador para diferentes tarefas como: Dispositivos de entrada de informaes ou (INPUT DEVICE ) : o teclado, o mouse, a multifuncional ou scanner; cmeras digitais. Estes dispositivos inserem dados no microcomputador, por exemplo, voc coloca uma foto no scanner e a digitaliza da pode ter a foto na forma de um arquivo no microcomputador e utiliza-la na internet ou envia-la para um amigo. Dispositivos de sada de informaes: so dispositivos que nos mostram o
resultado dos nosso trabalhos realizados no microcomputador, como o texto que digitamos visualizado no monitor e depois impresso na impressora.

Dispositivos de entrada e sada (INPUT/OUTPUT DEVICE ):

estes dispositivos podem receber entrada de informaes e tambm sada de informaes como a placa de fax-modem que usamos na conexo com a internet recebe informaes da internet como tam bm pode enviar informaes na internet, a placa de

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


rede que usada para interligar dois ou mais computadores tanto pode receber informaes como pode sair informaes.

Teclado: pode ser um grande obstculo para o iniciante necessrio conhecer algumas
funes das principais teclas:

Os teclados mais usados tm pouco mais que 100 teclas, mas a distribuio das letras e acentos no segue o mesmo padro em marcas diferentes. Tm formato retangular, embora o teclado ergonmico se adapte melhor a estrutura anatmica do corpo humano, pois as mos ficam em um a posio mais confortvel, o que alivia a tenso dos pulsos, braos e ombros e diminui os riscos de leses por esforo repetitivo. O teclado pode, funcionalmente, ser dividido em sees:

Teclado principal - contm as letras, os nmeros e a maioria dos smbolos e algumas


teclas especiais.

Teclado acessrio - traz os nmeros, smbolos matemticos e algumas outras teclas


muito utilizadas; seu com portamento depende da tecla NUMLOCK (no canto superior esquerdo) estar ativada (gera os nmeros) ou no (gera as setas, e as funes inserir - ins, deletar - Del, incio - home, fim - end, uma pgina acima PGUP e uma pgina abaixo - PGDN).

Teclado central - em que aparecem novamente teclas do teclado acessrio (pode


ser usado quando a tecla NUMLOCK est ativada).

Teclado superior - contm teclas de funo de [F1] a [F12] e algumas teclas


especiais.

Tecla Esc - localizada no canto superior esquerdo. Teclas especiais: ENTER - usada para dar "entrada" nos comandos. Aparece no lado direito, tanto do
teclado principal como no acessrio.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


BACKSPACE - Volta um espao, sendo muito quando se digita textos. Funciona
como a tecla corretora de uma mquina de escrever (volta uma posio removendo o dgito que antecede o cursor).

DELETE - Aparece no teclado central e no acessrio sendo muito usada em textos


para eliminar os caracteres que esto adiante do cursor ou selecionados. Em programas diferentes tem funes tambm diferentes: No Windows Explorer elimina arquivo. Em telas do Windows apaga cones.

SETAS - Para cima, baixo, direita e esquerda. Tambm esto no teclado central
e no acessrio. So utilizadas para deslocar o cursor pela tela.

CAPSLOCK - Est esquerda do teclado principal. Fixa o teclado em caixa


alta, para se escrever em maisculas.

As trs seguintes (ctrl, shift e alt) aparecem redundantemente de cada lado do teclado principal. SHIFT - gera letras maisculas ou os smbolos que aparecem no teclado
principal, acima dos nmeros. Em alguns teclados, simbolizada por uma seta para cima.

CONTROL (ctrl) - esta tecla neutra, ou seja, quando pressionada isoladamente


nada acontece. Gera cdigos especiais, com funes variadas, dependendo do programa em uso. Quando se usa ctrl+ letra, a tecla ctrl deve ser mantida pressionada e apenas um toque deve ser dado na tecla da letra indicada.

ALT - tambm neutra e gera cdigos especiais que dependendo do programa que est
em uso.

TECLAS DE FUNO - F1, F2,... , F12 - sua ao depende do programa.


Sob o Windows, [F1] costuma estar reservada para acionar textos de ajuda.

INS (INSERIR) - sua funo depende do programa, costuma ser usada quando h
entradas de texto, servindo para ativar ou desativar o modo de escrita: de insero (que vai deslocando os caracteres que aparecem adiante do cursor) ou destrutivo (que os vai sobrepondo).

ESC - usada, por exem plo, quando se ativa alguma janela e aparecem botes
como "Sim ", "No" e "Cancela". Costuma equivaler a este ltimo boto.

Mouse: Pequena pea deslizante que serve para m ovimentar o cursor na tela o que
facilitado pela sua m ovimentao sobre um apoio de borracha retangular denominado mouse pad. medida que o mouse movimentado por meio de uma pequena bola (track ball), seus sensores internos reproduzem na tela a movimentao do cursor. Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativ-los pressionando

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


(clicando) seu boto esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou cone que represente o comando.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

O cursor pode tambm assumir o papel de uma ferramenta de trabalho e executar as mais diversas funes: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar. Vale lembrar que tambm existem mouses sem fio e com sensor o que dispensa o uso de cabos e a pequena bola (track ball) veja as figuras acima. Assim, o mouse tornou se fundamental com a criao das interfaces grficas.

Sof tware: Finalmente chegamos aos softwares programas de computador. Os


softwares se dividem em vrias categorias para uso em diferentes especificaes, aqui apenas descreverei sobre os aplicativos (Vimos em sala). Os aplicativos tambm so divididos em categorias, por exemplo, se quero fazer desenhos vetoriais usarei o Corel Draw da empresa Corel ou o Freehand da Macromedia. Abaixo a tela de abertura do Corel Draw Verso 12. E o Macrom edia Freehand verso 10:

Para trabalhar com fotos digitais o mercado disponibiliza o Photoshop ou

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Fireworks. Vejam as telas de abertura destes aplicativos abaixo:

A tualmente existem timos aplicativos nas mais variadas reas cada um com seu propsito. No nosso curso de informtica usaremos os programas do pacote Office 2000 Premium da Microsoft que geralmente o primeiro contato dos iniciantes com os programas do microcomputador. Nesse pacote encontramos o Microsoft Word que um editor de texto m uito conhecido, o Microsoft Excel usado para fazer planilhas eletrnicas, e o Microsoft Power Point usado para fazer apresentaes de slides ou apresentao na tela do microcomputador. Tambm faz parte desse pacote o Microsoft Acess um banco de dados. Em nosso curso trabalharemos apenas com o Microsoft Word para edio de textos e o Microsoft Excel para edio de

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


planilhas e clculos. Os passos descritos neste guia podero ser usados em qualquer verso do Microsoft Office que atualmente esta na verso 2003. O que pode mudar aparncia do programa e a adio de novos recursos. Mas nada impedira ao usurio de usar uma verso recente ou anterior para executar os passos ensinados.

Sistema Operacional: o sistema operacional o responsvel pela execuo


correta dos programas e gerenciamento das configuraes e funcionamento correto do hardware. Existem muitos sistemas operacionais, como o Unix, Linux e o Windows que o mais conhecido.

Surpreendente a evoluo do Microsoft Windows atravs dos anos.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Lembrem-se bem dessa verso 3.11 que maravilha rodava sobre o MS-DOS um sistema operacional muito conhecido. O primeiro da Microsoft era o Mximo na poca do seu lanamento, conforme foi visto no filme Piratas do Silicon Vale.

Falando em Microsoft Windows, relembraremos algumas das vrias verses que surgiram ao passar dos anos. (Isso em poucos anos, como j foi visto). A revoluo veio com a chegada do Windows 95 com cones mais arredondados trabalha sem precisar do MS-DOS, me lembro de ter jogado o campo minado um jogo que est presente at hoje no Microsoft Windows e foi o meu primeiro contato com a Internet:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Em 1998 surgiu o Microsoft Windows 98 que no inicio foi um fiasco recordo que neste perodo troquei meu Microsoft Windows 95 pelo Microsoft Windows 98, foi um horror o sistema travava muito, mas como sua aparncia era mais elegante que o Microsoft Windows 95 acabei ficando com o microcomputador assim at surgir o Microsoft Windows 98SE, ou seja, segunda edio com muitas correes e melhorias. Veja figura abaixo:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012


Em 2000 surgiu o Microsoft Windows ME e 2000, o primeiro substituindo o Microsoft Windows 98SE e o Microsoft Windows 2000 substituindo a famlia NT que usada pelas empresas e apresenta melhor desempenho e segurana para trabalhar em rede de computadores.

A aparncia do Microsoft Windows Millenium e idntica ao Microsoft Windows 2000: Com isso a Microsoft reduziu a dificuldade do usurio domstico, trabalhar em casa ou em seu escritrio na empresa, pois este no encontraria dificuldades em utilizar o Windows 2000.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Em 2002 com o avano dos microcomputadores em relao velocidade de processamento e memria Ram mais rpidas surgiu o Microsoft Windows XP que esta no mercado at o presente momento em que escrevo este guia. A revoluo fica pelo novo visual e instabilidade que o Microsoft Windows XP apresenta comparado s verses anteriores do Windows. O Windows XP apresenta duas verses a Home e a Profissional:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Talvez vocs pensassem que exista apenas o Microsoft Windows, mas no verdade o Linux um sistema que no pertence a uma corporao ou empresa privada, possui seu cdigo fonte aberto o que significa que o Linux pode ser alterado e melhorado por qualquer um basta saber programao de computadores isso no acontece com o Microsoft Windows todos os anos apresenta uma nova verso diferente e como sempre voc deve compr-la. Apesar deste processo evolutivo na plataforma Microsoft Windows nos ltimos tempos o Linux tambm evoluiu muito tornando capaz o usurio iniciante a us-lo sem problemas e complicaes fica a pergunta ser que o Linux ira passar a perna no Windows. Isso ningum sabe, mas que o sistema do pingim tem l suas vantagens e atrativos isso tem. Por exemplo, a distribuio Linux do Carlos Morimoto do guia do hardware batizada de Kurumin vem ganhando grande destaque na mdia o Kurumin totalmente Brasileiro e timo por sinal qualquer um pode utiliz-lo desde um usurio avanado e conhecedor do Sistema Operacional Linux ou no o visual do sistema muito superior ao Microsoft Windows XP e melhor, os programas que acompanham o Kurumin Linux so muito bons, voc quase no precisa comprar nada o Open Office extraordinrio e s vezes mais fcil de utilizar que o Microsoft Office tambm esto presentes programas compatveis com o Photoshop e Corel Draw.

Programa para gravao de CDS e DVDS e muito mais ver as figuras abaixo do Kurumin verso 5.1:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Outra poderosa distribuio do Sistema Operacional Linux o Conectiva que atualmente est na verso 10 que por sinal muito boa, pode ser utilizada por iniciantes no sistema operacional Linux ou Administradores de sistema o Conectiva j existe h muitos anos e incluse respeitado fora do Brasil. Observem a figura mostrando a rea de trabalho do Conectiva Linux 10:

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

OBS.: Pessoal este material tudo o que vimos em sala, depois do filme at agora, incluindo a parte terica at aos hardwares vistos e manuseados por vocs em sala. Perdoem-me, alguns erros, porm, elaborei este material em poucas horas. Procurem guardar, futuramente poder auxili-los. Certamente servir. tudo aquilo que falamos em sala da importncia de saber utilizar o Hardware e Sofware, saber exatamente como so os componentes do PC e dispositivos. Fator fundamental, diferenciar componentes de dispositivos, ainda, saber exatamente a diferenar softwares: de aplicao e especifico. Agora, conseguem entender exatamente o que o filme representava e os seminrios que esto apresentando em sala desde: A poca dos Dispositivos mecnicos 200 a.C at 1924 entre os de 1. a 4 a. Gerao. Pessoal tudo isto, de suma importncia, pois, os nossos laboratrios de Materiais so equipados com os mais caros equipamentos tecnolgicos e software para diferentes processos especificos. Alm de que tero que ser conhecedores da rea, para que possam explorar adequadamente diferentes experimentos em uma das trs reas escolhidas: Metais, Cermicas ou Polimros.

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Informtica Bsica Odontologia Turma 2012

Potrebbero piacerti anche