Sei sulla pagina 1di 3

UNILA Universidade de Integração Latino Americano Priscila dos Anjos Maria 1º Período de Ciências da Natureza

O POVO E A CULTURA PERUANA

A arte antes da colonização espanhola se concentrava quase exclusivamente na produção de uma bela cerâmica, trabalho com metais, trabalho em pedras e tecidos. Posteriormente, os espanhóis introduziram uma versão própria de planejamento urbano, com cidades dispostas como um tabuleiro de xadrez, com mansões, igrejas e monastérios que imitavam as construções do renascimento espanhol ou o barroco espanhol do período inicial. Com o passar do tempo, estes estilos europeus crescentemente passaram a mostrar sinais de influência indígena do local, levando a um estilo conhecido como mestiço. Os melhores exemplos de arquitetura mestiça podem ser encontrados nas igrejas espalhadas em Puno e Arequipa.

A pintura também imitava as influências européias, mas conforme os artistas locais adquiriam confiança, um novo estilo de Cusco, distinto, foi desenvolvido, no qual os artistas buscavam escapar do mundo real, se concentrando em fábulas e contos de fadas. A influência destes trabalhos no artista Paul Gauguin, que passou a infância em Lima, é notável. A música peruana é quase exclusivamente tradicional, enquanto que a literatura engloba tudo, desde polêmicas inspiradas na independência até o individualismo anárquico de seus muitos poetas e os devaneios infantis do renomado autor conhecido internacionalmente Mario Vargas Llosa. A principal religião é o

e os devaneios infantis do renomado autor conhecido internacionalmente Mario Vargas Llosa. A principal religião é
e os devaneios infantis do renomado autor conhecido internacionalmente Mario Vargas Llosa. A principal religião é

catolicismo romano, entretanto os índios, apesar de exteriormente católicos, frequentemente sincretizam catolicismo com crenças tradicionais. Espanhol é a língua principal, mas nos planaltos, a maioria dos índios é bilíngüe, falando quíchua como língua materna. Há aproximadamente setenta idiomas e, em partes remotas da Amazônia, raramente é falado o espanhol. Os pratos peruanos típicos são deliciosos e variam regionalmente. Os frutos do mar são, compreensivelmente, melhores nas regiões costeiras, enquanto que o sabor inca - porquinho da índia assado - pode ser provado nos planaltos. Outros pratos incluem: lomo saltado (pedaços de bife fritos com cebolas); cebiche de corvina (peixe branco do mar temperado em limão, pimenta vermelha e cebolas, normalmente servido frio com batata cozida ou inhame); e sopa um criolla de la (uma sopa de macarrão ligeiramente temperada com carne de boi, ovo, leite e legumes).

temperada com carne de boi, ovo, leite e legumes). Comentário (Português) Antigamente a cultura local era

Comentário (Português)

Antigamente a cultura local era basicamente manual, produtos de artesanato, mas quando vieram os espanhóis, trouxeram o costume de produtos produzidos em industrias. Porém, com o passar do tempo, os índios impuseram os seus costumes de artesanato, chamados de arquitetura mestiça. A pintura busca escapar do mundo real, buscando o mundo de fábulas. A música é muito tradicional, e a grande maioria da população é católica. A língua mais falada neste país é o espanhol.

Comentário (Espanhol)

Antes de la cultura local es básicamente manual, productos artesanales, pero cuando llegaron los españoles, trajeron la costumbre de los productos producidos en las fábricas. Sin embargo, con el tiempo, los indios han impuesto su oficio de aduanas, llamada arquitectura mestiza.

La pintura trata de escapar del mundo real, buscando el mundo de las fábulas. La música es muy tradicional, y la gran mayoría de la población es católica. El idioma principal hablado en este país es el español.