Sei sulla pagina 1di 56

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL

Disciplina: ST 405 QUMICA SANITRIA E LABORATRIO DE SANEAMENTO II

APOSTILA DE LABORATRIO

Prof.Dra. Maria Aparecida Carvalho de Medeiros,

Tecnloga MSc. Anjana Fernades de Albuquerque, Tecnlogo MSc. Geraldo Dragoni Sobrinho, Tecnloga MSc. Josiane Aparecida de Souza Vendemiatti.

Limeira, agosto de 2009.

Pgina 1 de 56

SMARIO DO LABORATRIO DE SANEAMENTO II ASSUNTO


CRITRIOS DE AVALIAO DA PARTE EXPERIMENTAL NORMAS DE SEGURANA

PGINA
03 03

1A. EXP. DETERMINAO DA DEMANDA QUMICA DO OXIGNIO (DQO) 04

2A. EXP. OXIGNIO DISSOLVIDO (OD) (Parte 1) 2A. EXP. DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO (DBO5) (Parte 2) 3A. EXP. DETERMINAO DE LEOS E GRAXAS

10
13

19

4A. EXP. DETERM. DE RESDUOS OU SLIDOS: SRIE COMPLETA 23 5A. EXP. DETERMINAO DA SRIE DO NITROGNIO 5A. EXP. DETERMINAO DE NITRITO EM GUAS (Parte 1) 29
31 35

5A. EXP. DETERMINAO DE NITRATO EM GUAS (Parte 2)

5A. EXP. NITR. AMONIACAL adaptado 4500 NH3. B (Standard Methods) (P3) 38
6A. EXP. DETERMINAO DE FSFORO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 41 46

ANEXOS

(NO SERO REALIZADOS)

47
47

A - EXP. DETERMINAO DA DQO (Mtodo do Refluxo com dicromato em balo de fundo chato, titulando a amostra com SFA na presena do indicador ferroin (Standard Methods 5220B) B - 2A. EXP. OXIGNIO DISSOLVIDO (OD) e DBO pelo Mtodo de Winkler C - 5A. EXP. DETERMINAO DO NITROGNIO KJELDAHL

50 54

Pgina 2 de 56

ST405 - QUMICA SANITRIA E LABORATRIO DE SANEAMENTO II EXPERIMENTOS A SEREM REALIZADOS, EM EQUIPES: Experincias 1 a 6. Os roteiros das experincias esto colocados nesta apostila e em papel no xerox do CESET. AULAS NO LABORATRIO: Pr-condies para a realizao dos experimentos: a) Apresentao do Pr-Laboratrio(individual), em caderno de laboratrio de partes do relatrio: Ttulo, Introduo (Fundamentao terica dos conceitos envolvidos no experimento), Objetivos, Procedimento Experimental (Fluxograma esquemtico do que ser feito no experimento com os respectivos clculos necessrios, Cuidados a serem tomados na manipulao, bem como no uso de equipamentos e Procedimentos de descarte de substncias e/ou materiais usados no experimento). A verificao destas informaes, pelo(a) professor(a), ser realizada durante o experimento. b) Uso de avental e culos de segurana, no ser permitido a realizao da experincia caso o aluno esteja sem avental e/ou culos. CRITRIOS DE AVALIAO DA PARTE EXPERIMENTAL: Sero atribudas duas notas para cada um dos alunos/equipes ao longo do perodo, como segue: a) avaliao contnua: Referente ao resultado das checagens do caderno de laboratrio durante a realizao de cada experimento, das respostas s questes formuladas e da postura/desempenho no laboratrio. Relatrio e Pr-Laboratrio (20%): Aps a realizao do experimento em equipe, cada equipe dever elaborar o relatrio, contendo as seguintes partes: Ttulo da experincia realizada, Introduo; Objetivos; Parte Experimental: Materiais, Equipamentos, Reagentes, Procedimento Experimental; Resultados e Discusso; Concluses e Referncias Bibliogrficas. NORMAS DE SEGURANA:
O Laboratrio de Qumica Sanitria no um local extremamente perigoso de se trabalhar, mas necessrio uma dose constante de prudncia por parte de cada aluno (nada deve ser feito sem antes pensar nas possveis conseqncias de cada ato). Esteja sempre alerta, inclusive com o que est acontecendo ao seu redor. Para a maioria das operaes de laboratrio existem instrues especficas que devem ser rigorosamente seguidas por cada aluno (esta observao aumenta a segurana de todos). As seguintes normas devem ser sempre observadas: a) o uso de avental e culos de segurana; b) fazer somente a experincia indicada pela professora, lendo a apostila previamente e efetuando o pr-laboratrio; c) ler atentamente os rtulos dos frascos de reagentes, antes de utiliz-los; d) ao manusear lquidos txicos ou volteis, sempre utilizar uma das capelas; e) sempre usar banhos adequados para aquecer lquidos volteis ou inflamveis (nunca usar chama para aquec-los!); f) ao diluir uma soluo concentrada de cido, sempre adicionar o cido gua (nunca fazer o contrrio!); g) se alguma soluo ou reagente respingar na pele ou olho, lavar-se imediata e profusamente com gua corrente; h) quaisquer acidentes devem ser imediatamente comunicados professora e/ou tecnlogos; i) lavar as mos antes de sair do laboratrio.

CLASSES DE INCNDIOS E SEU COMBATE:


Existe um tipo de extintor de incndio (CO2) no Laboratrio de Saneamento, o qual deve ser usado como recomendado abaixo: Classe A: queima de combustveis slidos comuns (papel, madeira etc.). Pode ser combatido com gua (resfria, encharca e apaga) ou com espuma (abafa e resfria) ou com CO2 (abafa e resfria) ou com p qumico (apaga na superfcie, por abafamento). Classe B: queima de lquidos (gasolina, leo etc.), graxas ou gases. Pode ser combatido com espuma (deve se direcionar o jato a um anteparo, visando a formao de uma camada de espuma) ou com p qumico ou com CO2 (este o extintor recomendado se o incndio envolver equipamentos eletro-eletrnicos, pois no deixa resduos). Classe C: queima de equipamentos eletro-eletrnicos. Deve ser combatido somente com CO2, pois no deixa resduos ou causa danos. No deve ser usada espuma qumico, por ser condutora de corrente eltrica. Nota: em caso de incndio, procure manter-se calmo, pois uma aguda capacidade de raciocnio fundamental para sua maior segurana.

Pgina 3 de 56

1a. EXPERINCIA: DETERMINAO DA DEMANDA QUMICA DO OXIGNIO (DQO) A - Mtodo Colorimtrico: DR2000 Curva Padro Inserida no. 955 Standard Methods 5220 D.
I Introduo
A determinao do contedo de matria orgnica um a das caractersticas mais importantes no estudo das guas residuais e naturais. A anlise de matria orgnica em gua e esgoto pode ser classificada em dois tipos gerais de medidas: aquelas que quantificam uma quantidade de matria orgnica agregada compreendendo constituintes orgnicos com uma caracterstica comum e aquelas que quantificam compostos orgnicos individuais. Vrios mtodos tm sido desenvolvidos para a determinao do contedo de matria orgnica, entre eles aquele que nos permite determinar a demanda qumica de oxignio ((DQO), em ingls, chemical oxygen demand(COD)), ou seja, quantidade de oxignio consumido por diversos compostos orgnicos atravs de uma oxidao qumica. Adicionalmente, tem-se a determinao do carbono orgnico total ((COT), em ingls total organic carbon (TOC) que consiste em um mtodo instrumental, originalmente desenvolvido pela Dow Chemical Company. O carbono orgnico em gua e esgoto composto de uma variedade de compostos orgnicos em vrios estados de oxidao. Alguns destes compostos podem ser oxidados por processos biolgicos ou qumicos. A demanda bioqumica de oxignio ((DBO), em ingls biochemical oxygen demand (BOD)) e a DQO so usadas para caracterizar estas fraes. Na anlise da DQO, o oxignio necessrio para oxidar a matria orgnica contida na gua e possvel de ser oxidada, medido utilizando-se um composto fortemente oxidante como, por exemplo, o dicromato de potssio em meio fortemente cido, oxidando at mesmo a matria orgnica mais resistente oxidao, convertendo-a em dixido de carbono e gua, conforme a equao qumica:

CnHaOb + c Cr2O72- + 8c H+

n CO2 + [(a + 8c)/2] H2O + 2c Cr3+

Onde c = 2/3n + a/6 b/3


Durante o processo de oxidao qumica, quaisquer sais inorgnicos presentes so tambm convertidos para as formas oxidadas. O resultado da DQO especificado em mg/L de oxignio que seria consumido equivalente quantidade de oxidante requerido, conforme exemplifica as equaes qumicas:
catalisador

Cr

3+

3 CH2O + 2 Cr2O7

2-

+ 16 H

3 CO2 + 11 H2O + 4
calor

microorganismos

3 CH2O + 3 O2

3 CO2 + 3 H2O

Sob as condies fortemente oxidantes na anlise da DQO, a maioria dos compostos orgnicos fornece de 95 100 % do oxignio terico consumido, mesmo para molculas aromticas mais estveis, tais como benzeno e tolueno.

Pgina 4 de 56

Portanto, a demanda qumica de oxignio (DQO) indica a quantidade de oxignio que seria consumido atravs de reaes qumicas de oxidao de diversos compostos orgnicos presentes, sem a interveno de microrganismos, indicando de maneira indireta a quantidade de matria orgnica presente no lquido. A determinao da DQO muito mais simples e rpida que a DBO, sendo assim a determinao da DQO cresce em importncia, principalmente no caso de controles de efluentes ou de estaes de tratamento. Pelo fato de ser uma oxidao qumica, na DQO todo o material existente no efluente (biodegradvel ou no) oxidado. Dessa forma os resultados de DQO so maiores ou iguais aos resultados da DBO. Para certos resduos possvel estabelecer uma relao emprica entre estes dois parmetros. O ensaio da DQO se emprega tanto para guas naturais como residurias industriais e municipais, possuindo como vantagem a rapidez e simplicidade na determinao: aproximadamente 3 horas para a DQO e no mnimo 5 dias para a DBO. Alm dessas vantagens, a DQO pode ser empregada em casos onde no se pode determinar DBO com a exatido necessria, como por exemplo, quando da presena de compostos txicos para os microrganismos. O teste de DQO torna-se bastante importante para os estudos de corpos dgua, resduos industriais e controle de esgotos sanitrios.

II - Metodologia
O mtodo de digesto do dicromato, trata-se de uma reao de oxidao em meio fortemente cido e elevada temperatura na presena de um catalisador (o sulfato de prata). usado o dicromato de potssio (cromo na forma de Cr6+) devido a sua forte capacidade oxidante, facilidade de manipulao e aplicabilidade, alm de ser um padro primrio. A utilizao de um catalisador, como o sulfato de prata, necessria para tornar possvel a oxidao de compostos alifticos de cadeia reta. Aps a oxidao da matria orgnica presente, a DQO obtida diretamente (mg O2/L) no espectrofotmetro DR2000, atravs de uma curva padro inserida no laboratrio.

III - Interferentes
As principais interferncias no mtodo so: - traos de matria orgnica existentes na vidraria, os quais so eliminados efetuando-se prova em branco; - o sulfato de prata, utilizado como catalisador, pode reagir com cloretos, brometos, e iodetos produzindo precipitados diminuindo a sua ao cataltica. Para evitar a interferncia principalmente de cloretos utiliza-se sulfato de mercrio. A presena de cloretos s comea a ser prejudicial acima de 2000 mg/l.

IV - Amostragem
As amostras para esta anlise devem estar bem homogneas, principalmente aquelas que contenham muito slidos sedimentveis, como o caso dos esgotos, tornando necessrio uma cuidadosa homogeneizao antes de se tomar a alquota adequada para anlise. Desta forma devem ser observados os seguintes tens: - Tipo de frasco: polietileno, polipropileno ou vidro - Volume necessrio: 200 ml - Preservao da amostra: adiciona-se cido sulfrico concentrado pH 2, e refrigerao 4C - Prazo de anlise: 7 dias

at

Pgina 5 de 56

V - Materiais e equipamentos
a) EQUIPAMENTOS - Espectrofotmetro DR2000 ou similar (= 600 nm) - Tubo tipo ensaio de vidro com tampa rosquevel (medidas, Tabela 01) - Bloco digestor com capacidade de 150 C - Bales volumtricos - Pipetas volumtricas - Bquers 100, 250 e 500 mL - Agitador magntico - Esptulas

Tabela 01 Concentrao dos reagentes versus dimenses do tubo de digesto (DQO).

Tubo de digesto 16x100 mm 20x150 mm 25x150 mm


Ampola padro de 10 mL

Amostra (mL) Soluo de digesto (mL) 2,5 1,5 5,0 10,0 2,5 3,0 6,0 1,5

Reagente de cido sulfrico (mL) 3,5 7,0 14,0 3,5

Volume Total (mL) 7,5 15,0 30,0 7,5

b) REAGENTES - Soluo de digesto: adicionar em 125 mL de gua destilada 2,554 g de dicromato de potssio (K2Cr2O7), previamente seco em estufa a 103C por 2 horas, 41,75 mL de cido sulfrico, 8,325 g de HgSO4. Dissolver, esfriar e completar com gua destilada o volume em balo volumtrico de 250 mL. - Reagente de cido sulfrico: adicionar sulfato de prata (Ag2SO4) cristal ou p em H2SO4 numa proporo de 2,03 g de Ag2SO4 para 200 mL de cido sulfrico concentrado. A dissoluo completa do sulfato de prata demora cerca de 24 horas, por isso se deve estar sempre atento necessidade de se fazer nova soluo. - Soluo padro de Biftalato de potssio: de uma quantidade de Bifatalato de potssio, HOOCC6H4COOK, seca a 120C por 2 horas, pesar 425,0 mg e dissolver em aproximadamente 500 ml de gua destilada e ento completar o volume para 1000 ml em balo volumtrico. Esta soluo estvel por at 3 meses quando guardada sob refrigerao. Relao terica entre o biftalato de potssio e a DQO: 1 mg de biftalato de potssio= 1,171 mg O2. - cido sulfrico concentrado

cido sulfrico 20%: dissolver 20 mL de H2SO4 concentrado para cada 100 mL de soluo.

VI Curva Padro de Calibrao para DQO.

Pgina 6 de 56

A Tabela 02 contm um exemplo de dados para a obteno da curva de calibrao da DQO. A Figura 01 mostra o grfico da curva de calibrao da DQO.
Observaes: 1) Toda vez que tiver que preparar nova soluo, mudana de marca de reagente, etc, dever ser feita nona curva de padronizao. 2) Correr um padro conhecido a cada certo nmero de anlises para certificar-se da validade da curva inserida.

Tabela 02 Exemplo de Curva padro para DQO. Concentrao de Volume da soluo Padro a DQO (mg O2/L) completar para 100 (mL) 0,0 (BRANCO) 0,0 50,0 100,0 200,0 300,0 400,0 500,0

*Absorbncia 0,000 0,009 0,029 0,068 0,098 0,149 0,169

10,0 20,0 40,0 60,0 80,0 SOLUO ESTOQUE (100 mL)

Obs.: A ser obtido no espectrofotmetro.

Absorbncia

0,200 0,150 0,100 0,050 0,000 0,0 200,0 Concentrao 400,0


mg O2

600,0

/L

Figura 01 Curva de calibrao da DQO.

VI - Procedimento experimental
1) Determinao da DQO de uma amostra: 1 Lavar os tubos com H2SO4 20% para eliminar interferentes de amostras anteriores; 2 Fazer uma prova em Branco, adicionando gua destilada no lugar da amostra e executar o mesmo procedimento descrito para a amostra. O Branco ser utilizado para zeraro espectrofotmetro. A amostra de gua residuria deve ser homogeneizada, agitandose o frasco que contm a amostra, em seguida, quando for necessrio fazer a diluio da amostra, deve-se diluir a amostra, utilizando-se o respectivo fator de diluio. A alquota de amostra deve ser obtida com pipeta volumtrica, transferida em balo volumtrico e
Pgina 7 de 56

completado o volume com gua destilada at o menisco. Em seguida, homogeneizar a amostra contida no balo, antes de retirar a alquota a ser analisada na metodologia.

Em capela, executar as seguintes etapas:


3 - Colocar nos tubos, 1,5 mL da soluo de digesto; 4 Adicionar 2,5 mL de amostra de gua residuria; 5 adicionar 3,5 mL de reagente cido sulfrico; 6- fechar os tubos e agitar vrias vezes para a homogeneizao (cuidado: reao exotrmica (quente!)); 7 Colocar os tubos no bloco digestor para fazer a digesto da amostra a 150 C por 2 horas (tempo estabelecido no Standard Methods, porm, na aula de laboratrio haver um ajuste do tempo para 30 min., apenas para viabilizar a execuo da experincia dentro da durao da aula); 8- Retire os tubos do bloco digestor, esfriar, agitar e deixar sedimentar. Tomar o cuidado de limpar bem os tubos antes das leituras, para evitar a interferncia na passagem da luz. 9 ligar o espectrofotmetro, chamar o mtodo 955, ajustar o comprimento de onda para 600 nm e zerar com a prova em Branco. Fazer a leitura da amostra. O valor obtido no espectrofotmetro j est expresso em mgO2/L de DQO.

Questes para serem respondidas como anexo no relatrio (Pode ser manuscrito).
1) Faa uma anlise do resultado obtido na anlise de DQO considerando: a. No foi colocado o catalisador na reao de refluxo, b. No foi deixado o tempo de refluxo necessrio, c. No foi colocado dicromato de potssio suficiente. 2) (A) Quais so interferentes da anlise de DQO? (B) Explique o que significa a anlise da DQO, Qual a metodologia utilizada? Quais as vantagens desta anlise sobre a DBO? (C) Escreva as equaes qumicas envolvidas nas reaes de oxidaes na anlise de DQO. (D) Explique porqu efetuado a adio de sulfato de prata e de sulfato de mercrio na anlise de DQO. 3) FAA UMA ANLISE DA PROPOSTA DE RECUPERAO DA GUA RESIDUAL DA ANLISE DE DQO, se possvel faa outras sugestes para a recuperao da gua residual da anlise de DQO: Considerando que a gua residual da anlise de DQO, possui concentrao de cido sulfrico e sais, tais como prata e mercrio, que se lanados no esgoto e so prejudiciais ao meio ambiente. Diante deste contexto, as amostras aps a anlise devem ser armazenadas para posterior recuperao. - PROCEDIMENTO 3.1- Utilizar um recipiente plstico para este procedimento.

Pgina 8 de 56

3.2- Para cada litro de gua residual, adicionar 40 g de sal de cozinha e deixar decantar por 3 dias (resduo precipitado = prata). 3.3- Retirar o lquido por sifonao, no precipitado. O resduo de prata dever ser acondicionado em frasco fechado e identificado. 3.4- Na gua residual (sem o precipitado de prata), adicionar gua de torneira na proporo 1:1. 3.5- Para cada 12 litros da mistura (1:1), adicionar 8 g de sufeto de ferro II em p (pirita), deixar 3 dias para ocorrer a decantao do mercrio (resduo precipitado). 3.6- Retirar o sobrenadante por sifonao, sem tocar no precipitado. O resduo de mercrio dever ser acondicionado em frasco fechado e identificado. 3.7- Corrigir o pH da gua residual, com uma soluo de cal, antes de lana-la ao esgoto. - OBSERVAES 3.1- O procedimento acima exala odor de gs sulfdrico, liberado na reao. Portanto, dever ser realizado fora do laboratrio em local bastante ventilado (ao ar livre), considerando-se que sero manipuladas grandes quantidades. Considerando-se pequenas quantidades, a capela poder ser utilizada. 3.2- Cuidado com o manuseio da gua residual, pois contm alta concentrao cida. 3.3- A purificao dos sais invivel, devido ao alto custo. 4) Explique como deve ser efetuada a amostragem para a anlise de DQO. 5) Faa um grfico em papel milimetrado dos dados de calibrao obtidos na Experincia para a Curva de calibrao das solues dos padres de biftalato de potssio para DQO. Verifique se a lei de Beer obedecida, em caso positivo, qual a equao da reta ajustada.

Pgina 9 de 56

2a. EXPERINCIA: DETERMINAO DO OXIGNIO DISSOLVIDO(parte 1) OXIGNIO DISSOLVIDO (OD) MTODO: OXMETRO
I - Introduo
O oxignio uma espcie qumica de importncia vital na gua, assim como no ar atmosfrico (20,95 %, em volume de ar seco). As reaes qumicas e fotoqumicas do oxignio na atmosfera so essenciais para o equilbrio e preservao das espcies na Terra. Na gua o oxignio consumido rapidamente pela oxidao da matria orgnica (CH2O):
microorganismos

CH2O + O2

CO2 + H2O

As solubilidades dos gases na gua so calculadas com a lei de Henry, a qual estabelece que a solubilidade de um gs em um lquido proporcional presso parcial do gs em contato com o lquido. Matematicamente, a lei de Henry expressa como:

[X(aq)] = K PX
onde [X(aq)] a concentrao do gs (X), PX a presso parcial do gs, e K a constante de Henry aplicvel para um gs particular na temperatura especificada. Para concentraes de gases em moles por litro e presso do gs em atmosferas, as unidades de K so mol x L-1 x atm-1. A constante K para o oxignio dissolvido em gua, a 25 C (KO2 = 1,28x10-3 mol x L-1 x atm-1). A solubilidade do oxignio na gua depende da temperatura da gua, da presso parcial do oxignio, na atmosfera o contedo de sais da gua. Atravs da lei de Henry, tem-se que o clculo da concentrao de oxignio dissolvido em gua a 25 C em equilbrio com o ar na presso atmosfrica apenas 8,32 mg/L. Portanto, se processos que consomem oxignio na gua esto ocorrendo (por exemplo, oxidao de poluentes orgnicos), o nvel de oxignio dissolvido na gua se aproximar de zero a menos que algum mecanismo eficiente de aerao da gua seja operado, tal como um fluxo de ar turbulento, atravs de bombeamento. Este fenmeno de depleo da concentrao de oxignio na gua tem causado a morte de peixes e outras espcies aquticas. A aerao um processo de tratamento de gua. O oxignio introduzido no interior da gua como o primeiro passo para remover o ferro ou mangans, antes da filtrao. A areao tambm diminui os gases dissolvidos, como dixido de carbono e gs sulfdrico, a nveis tratveis, em certas guas de reservatrios. A aerao tambm usada como tratamento secundrio de esgotos no processo de lodos ativados. O gosto e o odor da gua de alguns reservatrios melhoram tambm com a aerao. A gua em contato com o ar fica geralmente saturada com o oxignio, a temperatura ambiente, por outro lado a gua que foi isolada do contato com o
Pgina 10 de 56

ar (guas profundas) como as de poo ou de lagoas estratificadas contm pouco ou nenhum oxignio dissolvido (OD). O contedo OD pode ser acrescido pelo oxignio produzido por plantas aquticas durcnte a fotossntese. Um decrscimo no OD da gua superficial pode ocorrer quando a temperatura das guas se eleva, de acordo com a equao de Clausius-Clapeyron, ou quando a concentrao de poluentes aumenta.

II) dissolvido(OD)

Metodologia

de

determinao

do

oxignio

A) Mtodo Eletromtrico (oxmetro) Utilizando-se uma membrana permevel ao oxignio sobre um sensor potenciomtrico, o oxignio que atravessa a membrana encontra o sensor sob tenso polarizante, e reage no ctodo fazendo fluir uma corrente eltrica que a medida num galvanomtro. A fora que faz com que o oxignio se difunda atravs da membrana proporcional presso absoluta do oxignio fora da membrana (do lado do ambiente em estudo) uma vez que do outro lado (no sensor) a presso do oxignio pode ser considerado nula j que o consumo de oxignio muito rpido. A corrente gerada no sensor pode ser medida, no galvanmetro, diretamente em termos de concentrao de oxignio. O equipamento usado neste mtodo o oxmetro.

Procedimento experimental
O procedimento experimental a ser executado para a determinao do Oxignio Dissolvido (OD) est descrito na 2a. EXPERINCIA: DETERMINAO DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO (DBO5) (Parte 2) (ver pgina 16). A Tabela 01 mostra a solubilidade do oxignio em gua a 760 mmHg.

Pgina 11 de 56

Tabela 01 - Solubilidade do Oxignio em gua a 760 mmHg. Temperatura (C) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Oxignio Dissolvido (mg/L) 14,62 14,63 13,84 13,13 12,80 12,48 12,17 11,87 11,59 11,33 11,08 10,83 10,60 10,37 10,15 9,95 9,74 9,54 9,35 9,17 8,99 8,83 8,68 8,55 8,32 8,22 8,07 7,92 7,77 7,63

Questes para serem respondidas no relatrio


1) Faa o clculo da concentrao de equilbrio do oxignio dissolvido em gua a 25C, utilizando a lei de Henry.

2) Explique qual a importncia da aerao no processo de tratamento de guas residurias.

Pgina 12 de 56

2a. EXPERINCIA: DETERMINAO DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO (DBO5) (Parte2) MTODO: OXMETRO
I - introduo
A demanda bioqumica de oxignio (DBO) um parmetro que indica a quantidade de oxignio consumida durante a degradao bioqumica da matria orgnica (demanda carboncea) juntamente com o oxignio usado na oxidao de produtos inorgnicos em um certo perodo de tempo, e tambm o oxignio utilizado para oxidar formas reduzidas de nitrognio (demanda nitrogenada), pelo metabolismo de microrganismos aerbios, que promovem a estabilizao desta matria orgnica presente no meio lquido. Assim, o oxignio dissolvido que se encontra no meio aqutico, pode ser consumido por trs diferentes maneiras: 1 - Oxidao de matria orgnica carboncea por organismos aerbios; 2 - Oxidao da amnia, nitrito e nitrognio orgnico oxidvel, atravs das bactrias nitrificantes; 3 - Na oxidao qumica de compostos tais como on ferroso (Fe2+), sulfito (SO32-), e sulfeto (S2-). O grau de poluio de um corpo dgua e o desempenho de um processo de tratamento de guas residurias, pode ser avaliado e controlado utilizando-se o valor da DBO. A oxidao bioqumica um processo lento, que depender dentre outros fatores, da populao biolgica envolvida e da temperatura. Um tempo praticamente infinito pode ser necessrio para uma completa oxidao biolgica, mas para propsitos prticos pode-se considerar que esta reao seja completada em 20 dias, uma vez que neste perodo h uma oxidao de cerca de 95% a 99% da matria orgnica. Acontece que o perodo de 20 dias pode ser invivel para certos fins e assim determinouse o prazo de 5 dias para o ensaio de DBO, quando 60% a 70% da oxidao j se efetuou. Desta forma, podemos dizer que a DBO quantidade ou a taxa de oxignio a ser consumida bioquimicamente durante certo intervalo de tempo, a uma determinada temperatura e numa dada quantidade de amostra. Uma das tcnicas utilizadas com bastante freqncia consiste na determinao da DBO atravs da medida da quantidade de oxignio dissolvido antes e aps 5 dias de incubao da amostra, a temperatura de 20C. A cintica de reao da DBO formulada de acordo com a cintica de primeira ordem, expressa por:

dLt = K . Lt dt
Integrando-se, a equao acima, temos:

Lt L = e K t
onde: L = DBO remanescente no tempo t = 0

Pgina 13 de 56

L = DBO = DBO da amostra aps um tempo t K = constante obtida experimentalmente, relacionada com a velocidade da reao. Sendo o oxignio consumido diretamente proporcional quantidade de matria orgnica oxidada bioquimicamente, obtm-se as curvas de matria orgnica versus tempo. Cabe lembrar, conforme a normalizao da CETESB que o teste da DBO um procedimento emprico de valor limitado uma vez que as condies padronizadas de laboratrio no so representativas de todas as condies que ocorrem na natureza, no sendo includas por exemplo a luminosidade e a movimentao da gua. Existem ainda muitos outros fatores interferentes cujas aes no podem ser controladas. Assim, pode-se obter dados melhores ou mais significativos na determinao da qualidade de uma gua residuria atravs da demanda qumica de oxignio, DQO, e do carbono orgnico total, TOC.

II - Metodologia
O teste da DBO consiste na determinao do oxignio dissolvido (OD), em uma amostra antes e aps um perodo de incubao, usualmente de 5 dias, a uma temperatura de 20 5C. A medida do OD pode ser feito por vrias tcnicas, e os mtodos de incubao variam de acordo com a amostra a ser analisada.

Mtodos de Incubao:
a) Incubao sem diluio Aplica-se a guas superficiais pouco poludas ou no, que contm microrganismos prprios e oxignio suficiente para que, aps 5 dias de incubao, ainda haja oxignio na amostra.

b) Incubao com diluio e sem semente (Metodologia a ser realizada em aula)


Aplica-se a guas superficiais poludas, efluentes e guas residurias, que tem microrganismos prprios, porm no tem oxignio dissolvido suficiente para que, aps 5 dias de incubao, ainda haja oxignio dissolvido na amostra. Os valores de diluio so selecionados de acordo com o valor da DQO determinado, onde os valores de DQO e DBO guardam uma correlao entre si. Uma correlao emprica apresentada para os clculos das diluies:

d1 (%) =

1200 DQO da amostra

d 2 = d1 2

d 3 = d1 4

Em determinadas situaes, os resultados de DBO nas vrias diluies necessrias apresentam valores decrescentes ou crescentes. Isto pode ser um indcio da necessidade da adio de semente gua de diluio, procedendo-se ento conforme a metodologia descrita em Anexo B nesta apostila.

Pgina 14 de 56

c) Incubao com diluio e semente Aplica-se a guas residurias e efluentes que no possuem microrganismos prprios, nem oxignio na amostra. d) Incubao e suspenso com diluio e semente Aplica-se a lodos.

Determinao do oxignio dissolvido (OD)


a) Mtodo Eletromtrico (oxmetro) Utilizando-se uma membrana permevel ao oxignio sobre um sensor potenciomtrico, o oxignio que atravessa a membrana encontra o sensor sob tenso polarizante, e reage no ctodo fazendo fluir uma corrente eltrica que a medida num galvanomtro. A fora que faz com que o oxignio se difunda atravs da membrana proporcional presso absoluta do oxignio fora da membrana (do lado do ambiente em estudo) uma vez que do outro lado (no sensor) a presso do oxignio pode ser considerado nula j que o consumo de oxignio muito rpido. A corrente gerada no sensor pode ser medida, no galvanmetro, diretamente em termos de concentrao de oxignio. O equipamento usado neste mtodo o oxmetro.

III - Interferentes
As principais fontes de interferncias na determinao do valor da DBO, so as seguintes: - concentraes de nitrito acima de 50 mg/l no causam interferncia quando se usa o mtodo modificado da azida sdica; - concentraes de on frrico acima de 100 a 200 mg/l no causam interferncia quando se usa uma soluo de fluoreto de potssio, KF; - presena de luz (produo de O2 pelas algas); - nutrientes na gua de diluio; - pH, devendo estar na faixa de 6,8 a 7,3; - presena de microrganismos (semente); - qualidade da semente.

IV - Amostra
Tipo de frasco: - vidro, polietileno ou polipropileno Volume necessrio: - 2000 ml Preservao da amostra: - sob refrigerao 4C Prazo de anlise: 24 horas

Pgina 15 de 56

OBS: Para a determinao da DBO ao longo de vrios dias, o volume necessrio de 5000 ml.

V - Materiais e equipamentos

a) Equipamentos: - Bureta de 25 ou 50 ml, com divises de 0,1 ml - Frascos de DBO, com volume aproximado de 300 ml - Erlenmeyer de 250 ml - Pipetas volumtricas - Balo volumtrico de 500 e 1000 ml - Oxmetro - Frasco de vidro para gua de diluio - Estufa incubadora de DBO, ou similar que mantenha uma temperatura controlada de 20C

b) REAGENTES Para a gua de diluio:


- Soluo tampo fosfato (1): dissolver 8,5g de fosfato monobsico de Potssio, KH2PO4 , 21,75g de fosfato dibsico de potssio, K2HPO4 , 33,4g de fosfato dibsico de sdio heptahidratado, Na2HPO4 .7 H2O , 1,7 g de cloreto de amnio, NH4Cl2 , em 500 ml de gua destilada e diluir para 1000 ml. O pH da soluo deve ser 7,2 sem ajustes. - Soluo de sulfato de magnsio (2): dissolver 22,5g de MgSO4.7H2O, em gua destilada e diluir para 1000 ml. - Soluo de cloreto de clcio (3): dissolver 27,5g de CaCl2 anidro, em gua destilada e diluir a 1000 ml. - Soluo de cloreto frrico (4): dissolver 0,25g de FeCl3.6H2O, em gua destilada e diluir a 1000 ml.

Procedimento experimental
Preparao da gua de diluio: Em gua saturada de oxignio, obtida pelo borbulhamento de ar comprimido limpo (usando bomba de aqurio) durante no mnimo 15 min, adicionar 1 ml das solues 1 a 4 para cada litro de gua destilada. Esta gua de diluio no deve consumir mais de 0,2 mg/l de O2 durante o perodo de incubao (branco).

Pgina 16 de 56

PREPARO INCUBAO

DA

AMOSTRA

SUA

SEM SEMENTE: 1 - Calcular as trs diluies necessrias de cada amostra em funo da DQO, ver clculo anterior; 2 - Cada diluio obtida, deve ser preparada em balo volumtrico de 1000 ml (ou 500 mL), seguindo exemplo abaixo: d1 = 1% 10 mL da amostra diludos a 1000 mL com gua de diluio (ou 5 ml, no caso de duludos a 500 ml) . 3 - Para cada diluio encher dois frascos de DBO, um para leitura da OD inicial, tempo 0, e o outro para ser encubado durante 5 dias 20C. Devem ser enchidos tambm dois frascos somente com gua de diluio (brancos); 4 - O volume necessrio de gua de diluio de 3 litros para cada amostra (1 litro para cada diluio) mais 600 ml para os brancos; 5 - A quantidade de OD, tanto inicial como aps os 5 dias, determinada atravs do mtodo eletromtrico (oxmetro).

a) Determinao do Oxignio Dissolvido (OD) Mtodo do oxmetro: Calibrao do equipamento: 1 - Prepara-se uma gua saturada de O2. Para tanto, utiliza-se 150 ml de gua destilada colocada em um becker de 250 ml e uma bomba de aqurio com pedra porosa para promover a saturao, que pode tambm ser feita por meio de agitao em agitador magntico. O tempo de aerao deve ser igual ou maior que 15 min. Ao mesmo tempo liga-se o oxmetro, e anote a presso atmosfrica do local; 2 - Coloque o eletrodo imerso na gua saturada de O2 , medindo a sua temperatura. De posse dos valores da presso e temperatura, determina-se o valor mximo de O2 dissolvido a estas condies e assim podemos realizar a calibrao do oxmetro, segundo o manual do fabricante; 3 - Esta calibrao deve ser feita sempre que se utilizar o equipamento. Medida da concentrao de OD: 1 - Colocar um peixinho no interior do frasco ou usar Becker de 250 mL, para possibilitar a agitao da amostra atravs do agitador magntico durante a leitura. Introduza ento o eletrodo no frasco de DBO ou no becker; 2 - A leitura da concentrao de O2 dissolvido direta, onde o equipamento compensa as variaes de temperatura.

VI - Clculos
Valor da OD Mtodo do Oxmetro: Medido diretamente no equipamento em mgO2/L

Pgina 17 de 56

Clculo da DBO:
SEM SEMENTES

DBO ( mg O2 / l ) =

(ODi ODf ) x100 % de diluicao

onde: Odi = conc. de O2 dissolvido inicial Odf = conc. de O2 dissolvido aps 5 dias % de diluio = diluio prvia da amostra (d1, d2 e d3)

Questes para serem respondidas no relatrio


1) Explique o que significa DBO, explique a metodologia utilizada, quais as vantagens da DBO sobre a DQO. Explique como feito o preparo da amostra e a sua incubao. 2) Quais os interferentes da determinao da DBO?

Pgina 18 de 56

3A. EXPERINCIA: DETERMINAO DE LEOS E GRAXAS I - Introduo


O s l e o s , g o r d u r a s e g r a x a s s o o s l i p d i o s ma i s c o mu n s , s e n d o c o n s t i t u d o s d e t r i g l i c e r i d e o s f o r ma d o s a p a r t i r d e l c o o l g l i c e r o l e c i d o e s t e r i c o . O s l i p d i o s s o s u b s t n c i a s q u e p o d e m s e r e x t r a d a s d e p l a n t a s o u ma t r i a a n i ma l , a t r a v s d e s o l v e n t e s o r g n i c o s a p o l a r e s o u d e b a i x a p o l a r i d a d e , t a i s c o mo c l o r o f r mi o , t e r e t l i c o , h e x a n o , o u t o l u e n o . A T a b e l a 0 1 mo s t r a a s p r o p r i e d a d e s f s i c a s d o s s o l v e n t e s ma i s usados em extrao. O s l e o s , g o r d u r a s e g r a x a s s o c o n s t i t u i n t e s i mp o r t a n t e s d a s g u a s r e s i d u r i a s . l e o s e g o r d u r a s , g e r a l me n t e p r o v e m d o s a l i me n t o s e c o n s t i t u e m u m g r u p o d e c o mp o s t o s s i g n i f i c a t i v o s , p r i n c i p a l me n t e n a c o mp o s i o d o s e s g o t o s mu n i c i p a i s . O termo leo e graxa inclui leos, gorduras, ceras, e outros constituintes solveis em solventes orgnicos como, por exemplo, o n-hexano. leos, gorduras e graxas so insolveis em gua. Os leos apresentam-se no estado lquido temperatura ambiente e as gorduras so slidos nas mesmas condies. Existem ainda, os lipdios complexos, constitudos pelos fosfolipdios, cerebrosdios e outros que so lipdios combinados com certos grupos ou radicais qumicos que lhes conferem funes especficas no metabolismo dos seres vivos.

Solvente ter etlico n -H e x a n o

T a b e l a 0 1 . P r o p r i e d a d e s f s i c a s d o s s o l v e n t e s ma i s u s a d o s e m e x t r a o . F rmula Massa P onto de Densi dade, molecular Mol ecul ar(g/ m ol ) Ebul i o (C) 20C (g/ cm 3) C2H5OC2H5 74 35 0,714 C6H14 86 68 0,659

C o me n t r i o s Muito usado na extrao. Propriedades s e me l h a n t e s a o ter de petrleo. S o l v e n t e ma i s denso que a gu a . Est sendo p o p u l a r i za d o s e u u s o n o l u ga r de ter etlico.

D i c l o r o me t a n o

CH2Cl 2

85

41

1,335

Acet at o de et i l a CH3CO2C2H5

88

77

0,902

Os leos e graxas podem ser hidrolisados em meio alcalino, originando o glicerol e o sal de cido graxo correspondente, normalmente denominados de sabes, sendo essa reao conhecida como saponificao. O esgoto municipal contm leos e gorduras provenientes de alimentos como a manteiga, banha, gorduras, leos vegetais. A gordura pode ter sua origem em diversas fontes como carnes, sementes e frutas. So compostos orgnicos muito estveis, no sendo facilmente decomposto por bactrias em geral, e por esse fato, podem causar srios problemas ao tratamento das guas residurias nas quais se encontram presentes. leos e similares, derivados do petrleo, podem ser despejados nos esgotos atravs dos escoamentos provenientes de postos, garagens, lojas, passeios, causando problemas as unidades de tratamento e a manuteno das mesmas. Normalmente formam uma camada flutuante, interferindo na atividade biolgica superficial. METCALF & EDDY citam que a quantidade limite de leos e graxas em guas residurias, despejadas em cursos d gua, deve estar compreendida entre 15 e 20 mg/L. Em guas naturais, a presena de leos e graxas pode ser resultado da decomposio do zooplancton, das formas superiores de vida aqutica, despejos industriais e sanitrios ou como frao livre de petrleo em soluo, onde pode formar uma pelcula na interface da gua ar causando danos a

Pgina 19 de 56

vegetao aqutica e, em geral a todas as formas de vida aqutica em funo de dificultar a aerao superficial, podendo ocorrer acmulo de leos e graxas nas margens dos outros cursos dgua, afetando diretamente todo ecossistema envolvido. Uma das principais caractersticas dos leos e graxas a sua alta resistncia a degradao em meio anaerbio. Quando presentes em altas concentraes podem causar problemas diversos tais como acmulo de escuma em biodigestor, obstruo de poros em meio filtrante, alm de impedir a utilizao desse lodo como fertilizante agrcola. Para sua determinao pode-se utilizar trs mtodos: o mtodo de partio gravimtrica usando funil de separao, o mtodo da partio infravermelho e o mtodo de extrao Soxhlet (atualmente, bloco digestor). Nestes mtodos leos e graxas dissolvidos ou emulsionados so extrados da amostra acidificada por contato com o solvente orgnico que posteriormente separado. O teor de leos e graxas corresponde ao peso do resduo remanescente aps e evaporao do solvente. Compostos que se volatilizam a uma temperatura igual ou menor que 70C, sero perdidos durante o procedimento analtico. Os leos lubrificantes e querosene so de baixo ponto de ebulio e normalmente se perdem nesta anlise. Certos despejos industriais podem conter compostos sintticos como os de cadeia longa, utilizados como lubrificantes ou como emulsificantes, que podem ser mais solveis na gua ou mais facilmente emulsionados que os produtos naturais. Quando presentes na amostra, h necessidade de modificao no mtodo. II -Interferentes O mtodo no aplicvel para medir hidrocarbonetos que volatilizem a temperatura inferior a 70C. Certos leos crus e combustveis pesados contm uma porcentagem significativa de material tipo resduo, que no extrado pelo solvente. III -Tcnica de coleta e preservao Tipo de frasco - vidro de boca larga com tampa esmerilhada Volume necessrio - 1000 ml Preservao da amostra - cido clordrico concentrado at pH < 2,0 - refrigerar a 4C no escuro Prazo para anlise - 28 dias com amostra acidificada IV -Materiais e equipamentos 1) Bloco digestor para determinao de leos e graxas; 2) Bomba vcuo; 3) Balana analtica; 4) Estufa a 105C; 5) Dessecador; 6) Kitassato de 2 litros; 7) Kitassato 500 mL; 8) Pina metlica; 9) Funil de Buckner; 10) Papel de filtro de 11cm de dimetro (tipo Whatman 40); 11) Tecido de Musseline; 12) Proveta de 100 mL;

Pgina 20 de 56

13) Balo volumtrico de 1 litro; 14) L de vidro; 15) Cartucho de celulose; 16) Becker de 100 mL; 17) Becker para amostra; 18) Basto de vidro (bagueta); 19) Pisseta; - Copos de vidro.

V Reagentes 20) cido clordrico concentrado (usar 1 mL do cido para cada 80 mL da amostra). 21) Suspenso de slica ou Terra de Diatomcea (concentrao 10 g/L em gua destilada),utilizada como auxiliar de filtrao. 22) nHexano. VI - Procedimento experimental 1) Os copinhos de vidro devero permanecer na estufa 105C durante 2 horas para secagem. Em seguida coloc-los no dessecador at atingir a temperatura ambiente. Pesar em balana analtica. 2) Conectar o funil de Buckner no Kitassato de 2 litros e este linha de vcuo, usando o Kitassato de 500mL como sistema de segurana (intermedirio); 3) Preparao do filtro de papel/tecido de musseline: em um funil de Buckner colocar o tecido de musseline, e sobre este o papel de filtro. Umedece-los com gua destilada, usando uma pisseta; 4) No sistema a vcuo montado, passar pelo funil de Buckner 100 mL de suspenso auxiliar de filtrao e em seguida lavar o filtro com 1 litro de gua destilada. Aplicar o vcuo at esgotar a gua pelo filtro; 5) Colocar um volume de amostra representativa no Becker e acidific-la na proporo 1 mL/80 mL, em seguida filtre a amostra aplicando o vcuo; 6) Com a pina enrolar o filtro + tecido e transferi-los para o cartucho de celulose. Limpar o Becker que continha a amostra acidificada e o funil, usando pedaos de papel de filtro umedecidos com solvente (n-hexano), tomando cuidado para remover todo o filme formado pelos leos e graxas presentes, coletando todo o material slido existente. Colocar todos os pedaos de papel no cartucho de celulose; 7) Tampar o cartucho usando l de vidro, e coloca-lo em um Becker de 100 mL; 8) Secar o conjunto a 105 C por 30 minutos (tempo recomendado para a anlise, porm, em aula o tempo ser de 15 min.); 9) Encaixar o cartucho no circuito do bloco digestor; 10) Ligar a gua para alimentar os condensadores; 11) Com uma proveta medir 120 mL de n-hexano e colocar no copinho; 12) Encaixar os copinhos no bloco digestor, fechando o sistema. O bloco digestor dever ser programado para atingir a temperatura de 110 C; 13) Mergulhar lentamente o cartucho no n-hexano quando o solvente estiver em ebulio (~ 110 C); 14) Deixar o cartucho imerso durante 30 minutos (tempo recomendado para a anlise, porm, em aula o tempo ser de 15 min.) a temperatura de 110 C; 15) Suspender o cartucho, mantendo o sistema aberto por 1 hora e 30 minutos (tempo recomendado para a anlise, porm, em aula o tempo ser de 30 min.); 16) Fechar o sistema para recuperao de n-hexano, programando a temperatura para 135 C; 17) Retirar os copinhos do circuito e leva-los para estufa 105C, por 30 minutos;

Pgina 21 de 56

18) Colocar os copinhos no dessecador at atingir a temperatura ambiente, pes-los em balana analtica. - O solvente recuperado deve ser retirado do sistema com auxlio de um bquer de 500 mL, usando luvas para proteo a alta temperatura. - Armazenar o solvente recuperado em frasco de vidro rotulado com a informao d e Solvente recuperado. VII - Clculos mg de leo e graxas/L = ( A - B ) x 1.000 V onde: gramas, B = peso do balo vazio (mais prola de vidro), em gramas, V = volume da amostra, em litros. A = peso do copinho aps a destilao da amostra, em

Questes para serem respondidas no relatrio


1) Explique o que so leos e graxas, qual a origem destes em guas naturais? Qual a conseqncia da presena destas substncias em corpos dgua? 2) Quais so os principais mtodos para a determinao de leos e graxas? Explique. 3) Quais os interferentes da Determinao de leos e graxas?

Pgina 22 de 56

4A. EXPERINCIA: DETERMINAO DE RESDUOS OU SLIDOS: SRIE COMPLETA


Introduo
Todos os contaminantes presentes na gua, com exceo dos gases dissolvidos, contribuem para a carga de slidos. Por esta razo, os slidos so analisados separadamente antes de se apresentar os diversos parmetros de qualidade da gua. De modo simplificado, os slidos podem ser classificados de acordo com: suas caractersticas fsicas (tamanho e estado): Suspensos (1 m < tamanho < 103 m); Coloidais (10-3 m < tamanho < 1 m); Dissolvidos (10-6 m < tamanho < 10-3 m) .

A diviso dos slidos por tamanho sobretudo uma diviso prtica. Por conveno, diz-se que as partculas de menores dimenses, capazes de passar por um papel de filtro de tamanho especificado correspondem aos slidos dissolvidos, enquanto que as de maiores dimenses, retidas pelo filtro so consideradas slidos em suspenso. A rigor os termos filtrveis e no-filtrveis so mais adequados. Na faixa intermediria situam-se os slidos coloidais, de grande importncia no tratamento de gua, mas de difcil identificao pelos mtodos simplificados de filtrao em papel. Assim, nos resultados das anlises de gua, a maior parte dos slidos coloidais acabam sendo considerados como slidos dissolvidos e o restante, como slidos em suspenso. suas caractersticas qumicas: - volteis; - fixos ou no volteis. Ao submeter os slidos uma temperatura elevada (550C), a frao orgnica volatilizada, permanecendo aps combusto apenas a frao inorgnica. Os slidos volteis representam portanto uma estimativa da matria orgnica nos slidos, ao passo que os slidos no volteis (fixos) representam a matria inorgnica ou mineral. sua decantabilidade: - em suspenso sedimentveis; - em suspenso no-sedimentveis. De uma maneira simplificada, consideram-se como slidos sedimentveis aqueles de densidade maior que a da gua, que sejam capazes de sedimentar por ao da fora da gravidade em um determinado perodo de tempo, quando o sistema est em repouso. Os valores podem ser determinados e quantificados em relao ao seu volume (mL/L) atravs do cone Imhoff ou peso (mg/L), sendo o primeiro denominado de teste volumtrico e o segundo de gravimtrico. A frao que no se sedimenta representa os slidos no-sedimentveis (usualmente no expressos nos resultados da anlise). A quantidade e a natureza dos slidos nas guas variam muito. guas com alto teor de slidos suspensos podem prejudicar as caractersticas fsicas tornando-a imprpria para usos como o de recreao. Como j exposto, em guas de abastecimento, os slidos ocorrem, em geral, na forma dissolvida constituindo-se na sua maior parte por sais inorgnicos, como carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, pequenas quantidades de ferro, magnsio e outros. Esses slidos podem afetar a qualidade da gua adversamente de vrias maneiras, conferindo caractersticas qumicas e fsicas como cor, turbidez, sabor, odor, dureza, toxicidade. guas com alto teor de slidos dissolvidos geralmente afetam a potabilidade podendo induzir reaes fisiolgicas desfavorveis no consumidor mesmo em baixas concentraes. Alm disso, guas altamente mineralizadas so tambm imprprias, para diversas aplicaes industriais. Por estas e tantas outras razes, a concentrao de slidos bem como outros parmetros so controlados pelos padres de qualidade que regulamentam de uma forma generalizada e conceitual a qualidade desejada para a gua em funo do uso previsto para a mesma.

Pgina 23 de 56

Em termos prticos, h trs tipos de padres de interesse direto para a Engenharia Ambiental no que se refere qualidade da gua: Padres de lanamento no corpo receptor; Padres de qualidade do corpo receptor; Padres de qualidade para determinado uso imediato como padres de potabilidade, irrigao. A Resoluo CONAMA n357 de 2005 tem como principal objetivo preservar a qualidade no corpo dgua e apresenta para isso os padres de qualidade dos corpos receptores e os padres para o lanamento de efluentes nos corpos dgua. Segundo os padres de qualidade dos corpos receptores a concentrao limite de slidos dissolvidos de 500 mg/L para as classes 1, 2 e 3, guas passveis de uso para abastecimento. O padres de potabilidade esto diretamente associados qualidade da gua fornecida ao consumo humano e foram estabelecidas pela Portaria n 518 de 2004, pelo Ministrio da Sade. A concentrao mxima desejvel de slidos totais de 500 mg/L sendo a concentrao permissvel de 1500 mg/L. O valor mximo permissvel para a concentrao de slidos totais dissolvidos de 1000 mg/L. Dentre as vrias caractersticas das guas residuais, os slidos constituem um dos principais elementos, uma vez que sua determinao possibilita o dimensionamento de vrias etapas de uma estao de tratamento de guas residurias (ETE). O conhecimento das concentraes de partculas de tamanho acima da faixa de 0,1 a 0,4 mm ponto fundamental para o dimensionamento da caixa de areia logo na entrada da ETE, onde se remove o material constitudo basicamente de areia proveniente da lixiviao do solo, lavagem de pisos, infiltrao, etc. Da mesma forma, o dimensionamento das cmaras de decantao e dos decantadores secundrios est diretamente relacionado concentrao de slidos sedimentveis e volteis, respectivamente. Uma vez estabelecida a ETE, a determinao de slidos permite o controle da qualidade das operaes e processos durante o tratamento. Assim, o conhecimento da frao de slidos volteis apresenta particular interesse nos processos de lodos ativados e oxidao total para se estimar a quantidade de matria orgnica tomando parte no processo e nos exames do lodo de esgoto para se estimar sua estabilidade biolgica.

Definies
Slidos Totais o termo aplicado ao resduo de material permanecido no recipiente aps a evaporao de uma amostra e subsequente secagem em estufa temperatura de 103 a 105C, at peso constante. Slidos totais incluem slidos suspensos totais, a poro total de slidos retida por um filtro e slidos dissolvidos totais, a poro que passa atravs de filtro. O t i p o d e f i l t r o a s e r u t i l i z a d o , o t a ma n h o d o p o r o , p o r o s i d a d e , r e a , e s p e s s u r a d o f i l t r o e n a t u r e z a f s i c a , t a ma n h o d e p a r t c u l a e v o l u me d a a mo s t r a a s e r d e p o s i t a d o n o f i l t r o s o o s p r i n c i p a i s f a t o r e s q u e a f e t a m a s e p a r a o d o s s l i d o s s u s p e n s o s d o s d i s s o l vi d o s . S l i d o s d i s s o l v i d o s a p o r o d e s l i d o s q u e p a s s a a t r a v s d o f i l t r o c o m t a ma n h o n o mi n a l d o s p o r o s i g u a l a 2 , 0 m ( o u me n o r ) s o b c o n d i e s e s p e c i f i c a s . S l i d o s s u s p e n s o s a p o r o r e t i d a n o filtro. Slidos fixos o termo aplicado ao resduo total, suspenso, ou dissolvido dos slidos, aps aquecimento para secagem por um tempo e temperatura especificas (550C por uma hora). O peso perdido por ignio (combusto) chamada de slidos volteis. A rigor, determinaes de slidos fixos e volteis no se distinguem entre matria inorgnica e orgnica pois a perda na ignio no limitada matria orgnica. Ela inclui perdas devido a decomposio ou volatilizao de alguns sais minerais. Melhor caracterizao de matria orgnica pode ser feita por testes como carbono orgnico total. Slidos sedimentveis o termo aplicado ao material em suspenso de densidade maior que a da gua, que por ao da fora da gravidade sedimenta dentro de um perodo definido quando o sistema est em repouso. Pode incluir material flutuante ou instvel dependendo da tcnica.

Pgina 24 de 56

As faixas de variao e os valores tpicos das concentraes e contribuio per capta de slidos de um esgoto domstico bruto de composio mdia podem ser encontradas na literatura.

II - Tcnica de coleta e preservao


a) Resduos sedimentveis Tipo de frasco: - vidro, polietileno, polipropileno. Volume necessrio: - 1000 ml Preservao da amostra: - 24 horas

b) Resduos Totais, Filtrveis, No Filtrveis, Fixos e Volteis Tipo de frasco: - vidro, polietileno, polipropileno Volume necessrio para anlise: - 1000 ml Preservao da amostra: - refrigerar 4C Prazo para anlise: - 7 dias

III - Materiais e equipamentos


- Cone de IMHOFF - Cpsula de porcelana - Forno Mufla para ignio em temperatura 550 50C - Proveta 100 ml - Banho Maria - Dessecador - Estufa para temperaturas de 103 105C - Pisseta - Balana de preciso 0,1mg - Bomba de vcuo - Kitassato de 1000 ml - Kitassato de 500 ml - Sistema de filtrao tipo Milipore - Filtro de fibra de vidro (tipo WHATMAN GF/C)

IV - Interferentes
- Durante o processo de evaporao pode ocorrer perda de material voltil - H decomposio de compostos orgnicos

Pgina 25 de 56

- Presena de leos e graxas - Impreciso na pesagem, devido ao material no estar bem seco - Perda de material devido ignio

V - Mtodo de ensaio
1.a. - Determinao de slidos totais 103 - 105C 1 - Secar uma cpsula de porcelana, em forno mufla 550C, por uma hora, esperar que a cpsula resfrie e coloc-la no dessecador at atingir e a temperatura ambiente e pes-la em balana analtica. 2 - Transferir para a cpsula 100 ml (medida em proveta) de uma poro homognea da amostra. Lave a proveta com um pouco de gua destilada, afim de retirar todo o material que fica aderido a parede da proveta, e despeje esse contedo na cpsula. 3 - Levar a cpsula ao banho-maria at que a amostra seque. 4 - Levar a cpsula estufa a 103 - 105C, durante uma hora. 5 - Esfriar a cpsula mais resduo, no dessecador e pesar o conjunto em balana analtica.

1.b. - Determinao de Slidos totais fixos Aps a pesagem da cpsula (tem a-5), lev-la ao forno mufla 550 50C, durante uma hora. Esfriar a cpsula no dessecador e pes-la. 1.c. - Determinao de slidos totais volteis a poro de resduo (matria orgnica) que se perde na ignio da amostra 550 50C (tem b). 2.a. - Determinao de slidos suspensos totais 1 - Calcinar o filtro de fibra de vidro (WHATMAN GF/C), em forno mufla, durante uma hora 550 50C, esfriar no dessecador e pes-lo em balana analtica 0,1 mg. 2 - Colocar o filtro no suporte apropriado (Milipore), e conect-lo ao kitassato e ao sistema de vcuo. 3 - Filtrar uma quantidade de amostra conhecida, homognea, aplicando o vcuo, considerando encerrada a operao quando ocorre o entupimento do filtro. Anotar o volume filtrado. Lavar o filtro trs vezes com 10 ml de gua destilada. 4 - Secar o filtro em estufa por uma hora 103 - 105C, esfriar no dessecador e pes-lo em balana analtica 0,1 mg. 2.b. - Determinao de slidos suspensos fixos Aps a secagem em estufa e a pesagem do filtro (tem 2 a 4), levar o filtro ao forno mufla para ignio 550 50C, por uma hora. Esfriar o conjunto no dessecador e pes-lo em balana analtica 0,1 mg.

Pgina 26 de 56

2.c. - Determinao de slidos suspensos volteis a poro do resduo (matria orgnica) que se perde aps a ignio, 550 50C. 3 - Determinao de slidos sedimentveis 1 - Agitar bem a amostra e despej-la no cone de IMHOFF, at a marca de 1000 ml. 2 - Deixar sedimentar por 45 minutos. Aps passar o basto de vidro, cuidadosamente, pelas paredes do cone, deixando-o em repouso por mais 15 minutos. Aps os 15 minutos, fazer a leitura, que d diretamente a quantidade de slidos sedimentveis em ml/l.

VI - Clculos
1.a. - Slidos Totais (ST)

ST =

( A B) x1000 (mg / l ) Vol

onde: A = peso da cpsula mais resduo seco 103C, em g. B = peso da cpsula vazia, em g. Vol = volume da amostra, em litros. 1.b. - Slidos Totais Fixos (STF)

STF =
em g.

(C B ) x1000 (mg / l ) Vol

onde: C = peso da cpsula mais slidos, aps ignio 550 C, B = peso da cpsula, seca e limpa, em g. Vol = volume da amostra, em litros.

1.c. - Slidos Totais Volteis (STV)

STV = ST STF (mg / l )


2.a. - Slidos Suspensos Totais (SST)

SST =

( D F ) x1000 ( mg / l ) Vol

onde: D = peso do filtro mais slidos, em g. F = peso do filtro seco e limpo, em g. Vol = volume da amostra em litros. 2.b. Slidos Suspensos Fixos (SSF)

SSF =

( E F ) x1000 ( mg / l ) Vol

onde: E = peso do filtro mais slidos aps ignio 550 C, em g. F = peso do filtro seco e limpo, em g. Vol = Volume da amostra, em litros.
Pgina 27 de 56

2.c. - Slidos Suspensos Volteis (SSV)

SSV = SST SSF ( mg / l )


3.a. - Slidos Dissolvidos Totais (SDT)

SDT = ST SST ( mg / l )
3.b. - Slidos Dissolvidos Fixos (SDF)

SDF = STF SSF ( mg / l )


3.c. - Slidos Dissolvidos Volteis (SDV)

SDV = STV SSV ( mg / l )

Questes para serem respondidas no relatrio


1) Explique o que so slidos totais, slidos fixos, slidos volteis, slidos sedimentveis, classifique os slidos de acordo com: a. Suas caractersticas fsicas; b. Suas caractersticas qumicas; c. Sua decantabilidade. 2) Quais so as conseqncias de um efluente industrial com alto teor de slidos? 3) Quais so os interferentes da anlise de resduos slidos? 4) Explique como se determina o teor de slidos orgnicos e inorgnicos numa amostra de efluente coletada?

Pgina 28 de 56

5A. EXPERINCIA: NITROGNIO

DETERMINAO

DA

SRIE

DO

I Introduo
O nitrognio constituinte natural de protenas, clorofila e vrios outros compostos biolgicos, podendo tambm ser encontrado em despejos domsticos, despejos industriais, excrementos de animais e em fertilizantes. O nitrognio altera-se entre vrias formas e estados de oxidao, sendo as de maior interesse, em ordem decrescente do estado de oxidao, nitrato (NO3-), nitrito (NO2-), amnia (NH3 ou NH4+) e nitrognio orgnico (dissolvido ou em suspenso). O nitrognio orgnico e a amnia podem ser determinados juntos e so referidos como Nitrognio de Kjeldahl, o termo que reflete a tcnica usada para suas determinaes. Nitrognio orgnico inclui matria natural (protenas, peptdios, cidos nuclicos, uria) e numerosos compostos orgnicos sintticos. A amnia est naturalmente presente em guas superficiais e guas residurias. Ela produzida largamente pela amonificao de nitrognio orgnico e pela hidrlise da uria. Em algumas estaes de tratamento de gua, a amnia acrescentada para reagir com o cloro formando cloro residual combinado, as cloraminas. Nitrato geralmente ocorre em pequenas quantidades em guas superficiais, mas podem alcanar altos nveis em algumas guas subterrneas. Em excesso, ele contribui para a formao de uma doena conhecida como metahemoglobinemia (sndrome do bebe azul). Nitrito um estado de oxidao intermedirio do nitrognio, obtido tanto da oxidao da amnia a nitrato como da reduo do nitrato. Sua oxidao ou reduo pode ocorrer tanto em estaes de tratamento de esgoto, em sistemas de distribuio de gua e em guas naturais. Ele usado como inibidor corrosivo em processos industriais de gua. A fonte de nitrognio orgnico o material produzido aps a hidrlise qumica: aminocidos, acares aminados, aminas e peptdios, como tambm o material proveniente da endogenia dos microrganismos. O processo de amonificao consiste na transformao de nitrognio orgnico em amnia, na forma de on (NH4+) ou livre (NH3), por intermdio de bactrias heterotrficas. Tanto o processo de hidrlise como de amonificao tem incio no sistema de coleta e interceptao fazendo com que a amnia j se encontre presente no esgoto afluente estao de tratamento. Em seguida, a amnia transformada em nitritos e estes em nitratos, fenmeno denominado de nitrificao. Neste processo, os microrganismos envolvidos so auttrofos quimiossintetizantes, isto , utilizam o gs carbnico como fonte de carbono e como fonte de energia qumica a amnia. Estes microrganismos autotrficos so encontrados com freqncia nos processos de tratamento biolgico aerbio. A transformao da amnia em nitritos realizada por bactrias do gnero Nitrosomonas, de acordo com a seguinte reao: 2NH4+ -N + 3 O2 2 NO2- -N + 4H+ + 2 H2O

J a oxidao dos nitritos a nitratos d-se principalmente pela atuao de bactrias do gnero Nitrobacter, segundo a seguinte reao: 2NO2- -N + O2 2 NO3- - N Em condies anxicas (ausncia de oxignio, mas presena de nitrato), os nitratos so utilizados por microrganismos heterotrficos como o aceptor de eltron, em substituio ao oxignio. Este processo chamado de desnitrificao, onde o nitrato reduzido a nitrognio gasoso, segundo a seguinte reao: 2NO3- -N + 2H+ N2 + 2,5 O2 + H2O

Pgina 29 de 56

Na nitrificao ocorre o consumo de oxignio livre, demanda nitrogenada, e a liberao de H+, consumo de alcalinidade do meio com possvel reduo de pH. J no processo de desnitrificao ocorre economia de oxignio e consumo de H+, ou seja, aumento da capacidade tampo do meio.

Do ponto de vista de anlises, pode-se definir as formas de nitrognio como:

Nitrognio Total: nitrognio orgnico + amnia + nitrito + nitrato; Nitrognio Total Kjeldahl (NTK): nitrognio orgnico + amnia; Nitrognio orgnico: protenas, aminocidos e uria; Nitrognio amoniacal: NH3 + NH4+; Nitrito NO2-; Nitrato NO3-.
Observao: Em laboratrio, determina-se o Nitrognio Total Kjeldahl, o Nitrognio Amoniacal, o Nitrito e o Nitrato. Segundo a Resoluo CONAMA n 357 de 2005, os padres de qualidade para os corpos dgua das diversas classes encontram-se definidos em concentraes mximas permitidas para cada espcie nitrogenada.

OBJETIVO DAS ANLISES: O objetivo em se determinar amnia, nitrognio orgnico, nitrato e nitrito que o nitrognio um componente de grande importncia em termos de gerao e controle de poluio das guas, devido aos seguintes aspectos: o nitrognio um elemento indispensvel para o crescimento de algas podendo levar ao fenmeno de eutrofizao de lagos e represas; a converso de amnia a nitrito e este a nitrato implica no consumo de oxignio livre do curso dgua (o que pode afetar a vida aqutica); amnia livre txica aos peixes; associa-se o nitrato doena conhecida como metahemoglobinemia ( sndrome do bebe azul); O nitrognio uma fonte para o crescimento dos microrganismos responsveis pelo Tratamento de Esgotos; Em um corpo dgua, a determinao da forma predominante do nitrognio pode fornecer informaes sobre o estgio de poluio, Tabela 01. TABELA 01 Distribuio relativa das formas de nitrognio segundo distintas condies (FONTE: Von Sperling, 1996). Forma predominante de nitrognio Condio Esgoto Bruto Nitrognio orgnico, amnia Poluio recente em curso dgua Nitrognio orgnico, amnia Poluio mdia em curso dgua Orgnico, amnia, nitrito e nitrato Poluio remota em curso dgua Nitrato Efluente de tratamento sem nitrificao Amnia Efluente de tratamento com nitrificao Nitrato Efluente nitrificado e desnitrificado Concentrao mais reduzida de todas as formas de nitrognio

Pgina 30 de 56

5A. EXPERINCIA: DETERMINAO DE NITRITO EM GUAS


MTODO DA SULFANILAMIDA E N- (1-NAFTIL) ETILENODIAMINA (Parte 1) Mtodo No. 965 DR2000

I . Introduo Das formas bioquimicamente interconversveis do ciclo do nitrognio, as que tem maior interesse no estudo da gua e de guas residurias so o nitrato, o nitrito, a amnia e o nitrognio orgnico. Nitrito uma forma intermediria do nitrognio, que pode resultar tanto da oxidao da amnia pelos Nitrosomonas em condies aerbias, como da reduo de nitratos em condies anaerbias. Dificilmente a concentrao de nitritos em guas naturais ou em guas residurias passa de 1 mg/L, e em geral as guas naturais tem menos de 0,1 mg/L. Sendo o nitrito um redutor muito empregado no abastecimento industrial, como inibidor, pode vir a contaminar cursos dgua.

II - Tcnica de coleta e preservao Tipo de frasco - vidro, polietileno, polipropileno Volume necessrio para anlise - 200 mL Preservao da amostra - refrigerar a 40C Prazo para anlise - 24 horas

III - Materiais, equipamentos e reagentes - Proveta de 50 mL com tampa de p.p; - Becker 300 mL; - Bales volumtricos; - Pipetas volumtricas ; - Funil de vidro; - Bagueta; - Espectrofotmetro, para uso a 540 nm. - Membrana filtrante, 0,45 m. - Papel de filtro, Whatman 41. Reagentes Suspenso de Hidrxido de Alumnio: dissolver 125g de sulfato de alumnio e potssio, AIK (SO4)2. 12 H2O p.a., ou sulfato de alumnio e amnio, Al(NH4) (SO4)2 . 12 H2O, p.a., em um litro de gua destilada isenta de nitritos . Aquecer a 60 0C e adicionar 55 mL NH4OH conc., lentamente e com agitao. Deixar a mistura em repouso por 1 hora, tranfer -la para um becker de 2 litros, e lavar o

Pgina 31 de 56

precipitado vrias vezes por adio de gua destilada isenta de nitritos, misturar e deixar decantar. Remover o mximo de sobrenadante possvel, restando a soluo concentrada. Reagente Sulfanilamida: dissolver 5g de 4-NH2C6H4SO2NH2, p.a., em uma mistura de 50 mL de HCl conc. e 300 mL de gua destilada. Diluir a 500 mL com gua destilada. Estvel por alguns meses. Soluo de Dicloreto de N-(1-naftil) Etilenodiamina: dissolver 500 mg de C10H7HN CH2CH2NH2 . 2 HCl, p.a., em gua destilada. Guardar em frasco ambar, descartar se aparecer colorao marrom intensa. Soluo estvel por 1 ms. Soluo de Permanganato de Potssio 0,05N,padronizada: dissolver 1,6 g de KMnO4, p.a., em 1000 mL de gua destilada. Aquecer at a fervura e manter temperatura pouco inferior da ebulio por 1 hora. Filtrar por l de vidro. Transferir o filtrado para o frasco ambar de tampa esmerilhada, lavado com soluo sulfocrmica. Refiltrar e padronizar novamente se aparecer depsito de MnO2. Padronizao: Pesar 3 pores de 100 a 200 mg de oxalato de sdio anidro, Na2C2O4, p.a., e colocar em beckers de 400 mL; Adicionar a cada becker 100 ml de gua destilada, e mexer para dissolver o oxalato; Adicionar a cada becker 10 mL de soluo H2SO4 1+1 e aquecer imediatamente a 90 - 950C; Titular cada becker com a soluo de permanganato, com agitao , at que se forme a cor rosa clara do ponto final, que persista por pelo menos 1 minuto. Ter o cuidado de no deixar a temperatura baixar a menos de 85 0C. Efetuar prova em branco com gua destilada. Para cada soluo de oxalato.

NKMnO4 =

gNa 2C 2O4 ( A B).0,06701

onde: A = mL da soluo de KMnO4 gastos na titulao B = mL da soluo de KMnO4 gastos na titulao da prova em branco A normalidade da soluo ser a mdia aritmtica dos valores obtidos. Soluo Oxalato de Sdio 0,05N, padro primrio; dissolver 3,350 g de Na2C2O4, p.a., padro primrio, em gua destilada. Completar para 1000 mL em balo volumtrico. Soluo estoque de Nitrito, padronizada: dissolver 1,232 g de NaNO2, p.a.,(que permaneceu em dessecador por 24 horas) em gua destilada. Diluir a 1000 mL em balo volumtrico. manter o frasco bem fechado. Padronizao: Pipetar 50 mL de soluo de Permanganato de Potssio 0,05 N, 5 mL de cido Sulfrico conc. e 50 mL de soluo-estoque de nitrito em um erlenmeyer de 250 mL, tendo o cuidado de imergir a pipeta contendo nitrito no lquido. Misturar e aquecer a 70 - 80 C em chapa eltrica.

Pgina 32 de 56

Adicionar soluo de oxalato de sdio 0,05 N padro em pores de 10 ml, at desaparecer a cor do permanganato de potssio. Titular o excesso de oxalato de sdio com soluo de permanganato de potssio at o ponto final rosa claro. Efetuar prova em branco com gua destilada.

mg / L NO2 em N =

[(BxC) - (DxE)] V

onde: B = volume total da soluo de permanganato de potssio 0,05N padro empregada; C = volume da soluo de permanganato de potssio empregada; D = volume total da soluo de oxalato empregado; E = normalidade da soluo de oxalato empregada; V = volume de soluo-estoque de nitrito.

Soluo intermediria de Nitrito: diluir um volume

V (mL) =

12,5 mg / L NO2 em N da solucao - estoque

de soluo-estoque padronizada a 250 mL em balo volumtrico, com gua destilada isenta de nitritos. 1,00 mL = 50 g NO2 em N. Preparar diariamente e guardar em geladeira. Soluo Padro de Nitrito: diluir 10,00 mL da soluo intermediria de nitrito a 1000 mL em balo volumtrico, com gua destilada. Preparar 2 litros 1,00 mL = 0,500 g NO2 em N. Preparar diariamente.

IV - Interferentes - Material em suspenso interfere, e removido por filtrao atravs de membrana de 0,45 m. - A cor interfere, e removida por tratamento com hidrxido de alumnio. - A alcalinidade interfere quando superior a 600 mg/L (600ppm). A interferncia eliminada atravs do ajuste de pH. - Oxidantes e redutores, em geral interferem.

V - Mtodo de Ensaio
- Se a amostra apresentar material em suspenso, filtrar 200 mL atravs de filtro de 0,45 m, e utilizar 50 mL do filtrado ou um volume diludo a 50 mL;

Pgina 33 de 56

- Se a amostra apresentar cor e turbidez clarificar pela adio de 2 mL de hidrxido de alumnio a 100 mL de amostra, e filtrar por papel filtro. Desprezar a primeira poro do filtrado; - Numa proveta com tampa colocar 50 ml de amostra (ou amostra filtrada, ou clarificada), ou volume menor diludo a 50 mL; - Adicionar 1 mL de reagente de sulfanilamida; - Esperar 2 a 8 minutos, adotar 5 min.; - Adicionar 1 mL de dicloreto de N - (1-naftil) etilenodiamina; - Entre 10 minutos e 2 horas aps a adio, fazer a leitura no espectrofotmetro a 540 nm. Adotar 10 min. - fazer o Branco, utilizando gua destilada e repetindo o procedimento executado para a amostra. O Branco ser utilizado para zerar o espectrofotmetro.

VI - Construo da Curva de Calibrao - Preparar solues-padro de vrias concentraes de nitrito, fazendo diluies da soluo padro em balo volumtrico conforme a Tabela 1. Tabela 1 Solues-padro para a curva de calibrao do nitrito. Concentrao de NO2 em N , mg/L Volume de soluo -padro a elevar a 1000 mL com gua destilada isenta de nitritos, mL 0 (branco) 0 0,01 20 0,03 60 0,05 100 0,07 140 0,09 180 0,10 200

- Tratar cada uma destas solues-padro conforme tratamento da amostra, empregando a soluo padro de concentrao 0 mgN/L em NO2 para ajustar o espectrofotmetro em absorbncia zero. - Construir uma curva: Absorbncia x mgN/L em NO2, utilizando papel milimetrado. A partir da curva-padro elaborar uma tabela (Absorbncia x mgN/L em NO2). - A curva de calibrao vale para um determinado aparelho, e deve ser feita nova curva cada vez que forem preparados ou utilizados novos reagentes ou for feita alguma alterao no aparelho.

VII - Clculos Leitura direta em mgN/L em NO2-.

Pgina 34 de 56

5A. EXPERINCIA: DETERMINAO DE NITRATO EM GUAS


MTODO DO CIDO FENOLDISSULFNICO (Parte 2) Curva Padro Inserida: DR 2000; Mtodo no. 952. I - Introduo O nitrato ocorre em quantidades pequenas em guas superficiais, e pode atingir nveis elevados em guas subterrneas. Nas guas residurias em geral encontrado pouco nitrato, exceo feita aos efluentes do tratamento biolgico, em que se encontra at 50 mg/L de nitrato. guas de abastecimento contendo quantidades excessivas de nitrato podem ser causadoras de metahemoglobinemia nas crianas, por isso o limite estabelecido para nitratos neste tipo de gua de 45 mg/L sob forma de NO3- , ou 10 mg/L sob forma de nitrgenio. Antes do desenvolvimento das nalises bacteriolgicas, as determinaes das vrias formas de nitrognio eram feitas para verificar a qualidade sanitria das guas, em conjunto com adeterminao de cloretos. Concentraes elevadas de nitrognio orgnico e de amnia so indicativas de poluio recente, enquanto que concentrao elevada de nitrato considera-se devida a poluio mais antiga. O conhecimento da concentrao de nitratos, bem como das outras formas de nitrognio, empregado na verificao do grau de oxidao em rios e esturios e na avaliao dos nveis de purificao obtidos em processos biolgicos de tratamento.

II Tcnica de coleta e preservao Tipo de frasco: - Vidro, polietileno e polipropileno; Volume necessrio: - 300 mL; Preservao da amostra: - adicionar cido sulfrico concentrado at pH<2; - usar pipeta; - usar papel indicador de pH; - refrigerar a 40C. Prazo para anlise: - 24 horas.

III - Materiais, equipamentos e reagentes - Baguetas de vidro; - Cpsulas de porcelana de 100 mL; - Provetas de 100 mL com tampa de p.p. ou bales volumtricos de 100 mL; - Pipetas graduadas de 5 e 10 mL; - Papel de filtro, Whatman ou similar, dimetro de 11 cm; - Espectrofotmetro, para uso a 410 e a 480 nm.

Pgina 35 de 56

Reagentes Hidrxido de amnio, NH4OH, conc., p.a. Suspenso de hidrxido de alumnio: - Dissolver 125g de sulfato de alumnio e potssio, AlK(SO4)2 . 12 H2O, p.a., ou sulfato de alumnio e amneo, AlNH4(SO4)2 . 12 H2O p.a., em 1 litro de gua destilada. - Aquecer a 600C e adicionar 55 ml de hidrxido de amneo conc., lentamente e com agitao. Deixar a mistura em repouso por 1 hora, transfer-la para um becker de 2 litros, e lavar o precipitado vrias vezes por adio de gua destilada e decantao, at que os testes indiquem ausncia de amnia, cloreto,nitrito e nitrato. Remover o mximo de sobrenadante possvel, restando a soluo concentrada. Soluo de hidrxido de sdio 1N: dissolver 40g de NaOH, p.a., em gua destilada e diluir a 1 litro em balo volumtrico. Soluo de cido sulfrico 1N: diluir 30 mL H2SO4, conc., p.a., densidade 1,84, a 1 litro com gua destilada. Soluo padro de sulfato de prata: dissolver 4,40g Ag2SO4, p.a., em gua destilada e diluir a 1000 mL em balo volumtrico. Reagente cido fenoldissulfnico: dissolver 25g de fenol branco, C6H5OH, p.a., em 150 mL de cido sulfrico conc.. Adicionar cuidadosamente 75 mL de cido sulfrico fumegante (15% de SO3 livre), misturar bem com uma bagueta de vidro e aquecer em banho-maria durante 2 horas. Soluo-estoque de nitrato: dissolver 721,8 mg nitrato de potssio anidro, KNO3, p.a., em gua destilada e diluir a 1000 mL em balo volumtrico. A soluo assim preparada contm 100 mg/L em N. Soluo-padro de nitrato: diluir 20 mL da soluo-estoque de nitrato a 1000 mL com gua destilada, em balo volumtrico. Soluo de permanganato de potssio 0,1N: dissolver 316 mg KMnO4 , p.a., em gua destilada e diluir a 100 mL. Soluo perxido de hidrognio : elevar 10 mL de H2O2, 30% , p.a., a 100 mL com gua destilada.

IV - Interferentes - A cor interfere quando superior a 10, e eliminada tratando a amostra com suspenso de hidrxido de alumnio; - Os nitritos interferem quando em concentrao superior a 0,2 mg/L, so eliminados por oxidao por permanganato de potssio; - Cloretos interferem quando em concentrao superior a 10 mg/L, sua interferncia minimizada atravs da precipitao com sulfato de prata.

Pgina 36 de 56

V Procedimento experimental
- Medir o volume de 100 mL de amostra em uma proveta. - Adicionar 5 gotas de H2SO4 1N; - Juntar 1 mL de gua oxigenada; - Neutralizar com 5 gotas de NaOH 1N; - Transferir todo o volume para uma cpsula de porcelana, e evaporar at secura em banho-maria; - Adicionar sobre o resduo 2 mL de cido fenoldissulfonico atritar com a bagueta , para misturar bem o resduo com o reagente e dissolver todo o resduo; - Adicionar ento 10-20 mL de gua destilada e, com agitao e lentamente, 6-7 mL de hidrxido de amnio - Transferir todo o volume frio para uma proveta com tampa de p.p de 100 mL, filtranto se necessrio, diluir at a marca com gua destilada, tampar e misturar bem; - Transferir a soluo para a cubeta e fazer a leitura no espectrofotmetro a 410 nm ( para concentraes de at 2 mg/L) ou a 480 nm (para concentraes de at 12 mg/L); - Preparar prova em Branco, utilizando gua estilada em lugar da amostra e utiliz-la para ajustar o aparelho em absorbncia zero. VI - Construo da curva-padro - Preparar solues-padro de vrias concentraes de nitratos, fazendo diluies da soluo-padro em balo volumtrico, conforme a Tabela 01. Tabela 01 - Solues-padro de vrias concentraes de nitratos. Concentrao de N em NO3 (mg/L) 0 (branco) 0,02 0,05 0,10 0,14 0,20 0,30 0,40 0,50 0,60 0,80 1,00 Volume de soluo padro a elevar a 100 ml com gua destilada (ml) 0 1,0 2,5 5,0 7,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 40,0 50,0

- Tratar os padres da mesma forma que a amostra, ajustando o aparelho para absorbncia zero com a prova em branco. - Construir uma curva Absorbncia x mgN/L em NO3, utilizando papel milimetrado. A partir da curva-padro, elaborar uma tabela (Absorbncia x mg N /L em NO3). VII - Clculos Leitura direta em (mg N /L em NO3-).
Pgina 37 de 56

5A. EXPERINCIA: NITROGNIO AMONIACAL adaptado 4500 NH3. B (Standard Methods) Parte 3 Curva Inserida DR-2000; Mtodo n 953
1 - Introduo: A amostra tamponada em pH 9,5 com tampo de borato para reduzir a hidrlise de cianatos e de compostos orgnicos de nitrognio, e permitir a evoluo total de amnia durante a destilao. Em seguida destilada e recolhida em cido brico. A concentrao de amnia no destilado determinada por anlise espectrofotomtrixa, aps nesslerizao. 2 Coleta de Amostras tipo de frasco: plstico ou vidro volume necessrio: 1000ml; e, preservao: cido sulfrico at pH<2,0 at 7 dias sob refrigerao a 4C. 3 Matrias Necessrios para o Ensaio a) equipamento: medidor de pH; espectrofotmetro (420nm); e, conjunto para destilao de nitrognio para tubo micro/macro. b) vidrarias tubo micro/macro; balo volumtrico de 100ml; balo volumtrico de 250ml; micropipetas de 0,1; 0,5; 1,0ml; pipeta graduada de 10ml; proveta de 50ml; erlenmeyer de 250ml; prolas de vidro, funil, pisseta. c) reagentes tampo de borato: adicionar 88ml de soluo de NaOH 0,1N a 500ml da soluo de borato de sdio 0,025M (5g de Na2B4O7 ou 9,5g de Na2B4O7. 10H2O a 1000ml de gua destilada) e diluir a 1000ml de gua destilada; Raegente declorinizante: dissolver 3,5 g de tiossulfato de sdio (Na2S2O35H2O) em gua destilada e diluir a 1000 mL . Preparar semanalmente. Utilizar 1 mL do reagente para remover 1 mg/L de cloro residual em 500 mL da amostra; hidrxido de sdio 0,1N: dissolver 0,4 g de NaOH em gua destilada e completar a 1000ml; hidrxido de sdio 1N: dissolver 4 g de NaOH em gua destilada e completar a 1000ml; hidrxido de sdio 6N: dissolver 240 g de NaOH em gua destilada e completar a 1000ml; cido sulfrico 0,1N: diluir 3,0 ml de H2SO4 em gua destilada e completar a 1000ml; cido brico (H3BO3): dissolver 20 g de H3BO3 em 1000ml de gua destilada; reagente nessler (soluo desenvolvedora de cor): I iodeto de potssio (KI): dissolver 61,75 g em 200 ml de gua destilada; II hidrxido de potssio (KOH): dissolver 180 g em 250 ml de gua destilada; III soluo saturada de cloreto de mercrio (HgCl2): 30 g para 400 ml de gua destilada; IV iodeto de potssio: pesar separado 0,75 g;
Pgina 38 de 56

Adicionar (III) em (I) vagarosamente e com agitao at a precipitao do HgCl2 vermelho intenso. Dissolver o precipitado com (IV). Adicionar (II) quando frio e completar para 1000 ml com gua. Guardar em frasco mbar.; Soluo estoque de amnia: cloreto de amnio (NH4Cl): depois de seco a 100 C por 2 h, dissolver 3,819 g e completar para 1000 ml de gua destilada; 1mL= 1g de amnia em N. soluo padro de amnia: diluir 10 ml da soluo estoque e completar para 1000 ml de gua destilada, 1 mL= 10 g de amnia em N. Preparar as solues padres para a obteno da curva de calibrao, conforme a Tabela 1. Tabela 1 - Exemplo de obteno de curva padro (nitrognio amoniacal).

Concentrao (mg/L)

0,0 0,3 0,5 1,0 5,0 8,0 10,0


* a obter no equipamento

Volume da soluo padro a completar para 100 ml de gua destilada 0,0 3,0 5,0 10,0 50,0 80,0 100,0

*Absorbncia

Obs: se a concentrao amnia na amostra a ser analisada for maior do que 10 mg/L, dever haver diluio prvia. 4 Procedimento Experimental colocar 100 ml da amostra no tubo macro contendo 3 prolas de vidro; ajustar o pH da amostra em 7,0, utilizando solues bsica (NaOH) ou cida (H2SO4), conforme o pH inicial da amostra; remover o cloro se necessrio; adicionar 5 ml de tampo de borato e ajustar o pH para 9,5; acoplar o tubo macro ao conjunto de destilao de nitrognio, fazer a destilao recebendo o destilado num erlenmeyer de 250 ml, contendo 50 ml da soluo de cido brico. A temperatura do condensador, do conjunto, no dever ultrapassar 29 C. A ponta do condensador dever estar imersa na soluo de cido brico para evitar a perda de amnia; interromper a destilao quando faltarem aproximadamente 10 ml para completar o volume de 250 ml; transferir o destilado para um balo volumtrico de 250 ml e completar o volume com gua destilada; agitar o balo, tomar 50 ml, neutralizar o pH e adicionar 10 ml do reagente nessler; aguardar 30 minutos e fazer a leitura no espectrofotmetro em 420 nm; VII - Clculos Leitura direta em (mg N /L em NH3).

Pgina 39 de 56

QUESTES RELATRIO

PARA

SEREM

RESPONDIDAS

NO

1) Explique qual a importncia da anlise da Srie de Nitrognio para o Tratamento de Esgotos. 2) Explique o fenmeno de nitrificao e desnitrificao. 3) Faa o esquema do ciclo do nitrognio, enfocando as variaes dos estados de oxidaes das espcies qumicas. 4) Quais so os principais objetivos da anlise de nitrognio? Quais so os interferentes de cada anlise? 5) Explique quais so as formas de nitrognio, enfocando as anlises efetuadas nesta experincia. 6) Explique como se determina o nitrognio total Kjeldahl. 7) Escreva as equaes qumicas das diversas formas de nitrognio, variando os seus estados de oxidao.

Pgina 40 de 56

6a. EXPERINCIA: DETERMINAO DE FSFORO


Mtodo: cido Ascrbico Introduo
Fosfatos so compostos que possuem o fsforo (P) em sua estrutura molecular. O fsforo ocorre em guas naturais e em efluentes domsticos e industrias, quase exclusivamente na forma de fosfatos. Estes so classificados como ortofosfatos, fosfatos condensados (piro-, meta- e outros polifosfatos) e fosfatos orgnicos. As formas podem estar solubilizadas, em partculas, ou em corpos de organismos aquticos. O fsforo, na gua, apresenta-se principalmente na forma de ortofosfatos, que esto diretamente disponveis para o metabolismo biolgico sem necessidade de converses a formas mais simples. Dentre os principais ortofosfatos tem-se: PO42-, HPO42-, H2PO4- e H3PO4. Os polifosfatos so molculas mais complexas, com dois ou mais tomos de fsforo. Os polifosfatos se transformam em ortofosfatos pelo mecanismo de hidrlise, mas tal transformao usualmente lenta. Os polifosfatos esto sempre presentes em despejos contendo detergentes sintticos. O fsforo orgnico normalmente de menor importncia nos esgotos domsticos tpicos, mas pode ser importante em guas residurias industriais e lodos provenientes do tratamento de esgotos. No tratamento de esgotos e nos corpos dgua receptores, o fsforo orgnico convertido em ortofosfatos. Quanto origem, os fosfatos presentes nas guas podem ser divididos em: - Origem natural: devido dissoluo de compostos do solo, carregados pela chuva (lixiviao) e pela decomposio de matria orgnica; - Origem antropognica: devido aos despejos industriais e domsticos, aos detergentes, fertilizantes e excrementos animais. De acordo com o STANDARD METHODS (1995), pequenas quantidades de certos fosfatos condensados so adicionadas a algumas guas de abastecimento durante seu tratamento. Grandes quantidades desses compostos podem ser adicionadas quando a gua utilizada em lavanderias e outros tipos de limpeza, porque esses materiais so os principais constituintes dos produtos comerciais de limpeza. Os ortofosfatos so largamente empregados como fertilizantes comuns, e so carregados pelas enxurradas at os curso dgua. Fosfatos orgnicos so formados primariamente nos processos biolgicos Os esgotos domsticos so naturalmente ricos em fsforo, e a concentrao de fosfatos ultimamente vem aumentando, dado o uso sempre crescente de detergentes sintticos, que contem fosfatos. Os organismos envolvidos nos processos biolgicos de tratamento de despejos industriais e domsticos requerem fsforo para reproduo e sntese. Esgotos domsticos contem fsforo em quantidade suficiente para a mineralizao da matria orgnica, tanto que aparece em quantidades razoveis em efluentes de estaes de tratamento de esgotos; j quando se trata de efluentes industriais, pode ser necessrio adicionar fosfato ao efluente a ser biologicamente tratado. Alguns dos compostos utilizados para a adio de fsforo a efluentes industriais so: Produtos Teor (Kg de P utilizvel por 100 Kg do produto bruto) Superfosfatos simples 18 Superfosfato enriquecido 30 Superfosfato triplo 46 Fosfato de amnia 46 Outra possibilidade seria o cido fosfrico; Fosfitos de Hipofosfitos so, em geral, txicos. No tratamento biolgico, o fsforo e o nitrognio tm importante papel em relao matria orgnica que se pretende remover. Assim, a relao DBO/N/P considerada muitas vezes como indicadora da velocidade do tratamento biolgico. Tem sido adotada a relao 100/5/1 como sendo necessria para manter um balano adequado de matria orgnica e nutrientes para o tratamento biolgico (100 mg/L de DBO, para 5 mg/L de nitrognio, para 1 mg/L de fsforo). O fsforo essencial ao crescimento dos organismos das guas superficiais, como por exemplo os microrganismos do plncton, especialmente algas. Ele pode ser o nutriente que limita a
Pgina 41 de 56

produtividade destas guas e, neste caso, o lanamento de despejos tratados ou no, ou o carreamento de fertilizantes para as guas superficiais, pode estimular o desenvolvimento excessivo desses organismos. Fosfatos acumulam-se ainda em sedimentos de fundo de guas e em lodos biolgicos, ambos como formas inorgnicas precipitadas e incorporadas em compostos orgnicos. O fsforo, na natureza, apesar de existir sempre com o mesmo estado de oxidao (+5), apresenta grande diversidade de formas qumicas. um elemento imprescidvel para a vida. A matria viva contm aproximadamente 2% de fsforo em peso seco. um fator limitante para o crescimento de algas em lagos, reservatrios, etc. Age como nutriente, em tratamento biolgico de efluentes, precisando estar presente em quantidade necessria para permitir o desenvolvimento de microrganismos responsveis pelo tratamento. utilizado para o abrandamento de guas em indstrias, visto que os sais de fosfato de clcio e de ferro so muito insolveis. Os tripolifosfatos so usados na formulao de detergentes porque estabilizam as partculas de sujeira e complexam o Ca e o Fe. Alguns detergentes contm at 13% de P. A maior contribuio de fsforo para o meio ambiente ocorre atravs de esgoto domstico, que contm em mdia, de 3 a 15mg/L de P, geralmente distribudo da seguinte maneira: Ortofosfato: 50% Tripolifosfato: 30% Pirofosfato: 10% P orgnico: < 10% Outra fonte importante o escoamento agrcola, com 0,05 a 1,0 mg/L de P. Em geral as guas de lagos e reservatrios apresentam concentraes de 0,01 a 0,04mg/L de P. Definio de termos A separao do fsforo dissolvido das formas suspensas feita atravs da filtrao em membrana de 0,45m. Deve-se desconsiderar o fato de que a filtrao feita atravs da membrana de 0,45 m no representa a separao real das formas suspensas e dissolvidas de fsforo; ela meramente uma tcnica analtica conveniente e de fcil repetio, utilizada para proporcionar uma separao grosseira. Os fosfatos que respondem aos testes colorimtricos sem necessidade de hidrlise ou digesto oxidativa preliminar da amostra so classificados como fsforo reativo. Enquanto o fsforo reativo , em grande extenso, uma medida do ortofosfato, uma pequena poro do fosfato condensado usualmente presente inevitavelmente hidrolisada durante o procedimento. O fsforo reativo ocorre tanto na forma dissolvida quanto na suspensa. A hidrolise cida, feita temperatura de gua fervente, converte os fosfatos condensados dissolvidos e particulados em ortofosfato dissolvido. Essa hidrlise inevitavelmente libera algum fosfato a partir de compostos orgnicos, mas isso pode ser minimizado atravs da seleo correta da fora do cido, do tempo de hidrlise e da temperatura. Esses fosfatos so classificados como fsforo cido-hidrolisvel. As fraes de fosfato que so convertidas a ortofosfatos apenas atravs da destruio por oxidao da matria orgnica presente so consideradas fsforo orgnico. Assim como o fsforo reativo e o fsforo cido-hidrolisvel, o fsforo orgnico ocorre nas fraes dissolvidas e suspensa. Objetivos A necessidade da determinao de fosfatos justificada pelos seguintes fatores: 1) A importncia do fsforo nos sistemas ecolgicos deve-se participao deste elemento em processos fundamentais do metabolismo dos seres vivos, tais como: armazenamento de energia (forma uma frao essencial da molcula de ATP) e estruturao da membrana celular (atravs dos fosfolipdeos); 2) O fsforo um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsveis pela estabilizao da matria orgnica. , portanto, essencial para o tratamento biolgico de despejos. necessrio um balano adequado de DBO:N:P (100:5:1) no esgoto para o desenvolvimento dos microrganismos. Usualmente os esgotos domsticos possuem um teor suficiente de fsforo, mas este pode estar deficiente em certos despejos industriais.

Pgina 42 de 56

3) O fsforo um elemento indispensvel para o crescimento de algas e, quando em elevadas concentraes em lagos e represas, pode conduzir a um crescimento exagerado desses organismos (eutrofizao). Assim sendo, o fsforo um dos mais importantes fatores limitantes vida dos organismos aquticos e sua economia, em uma massa dgua, de importncia fundamental no controle das algas. - Tecnicas de Coleta - tipo de frasco: vidro lavar o frasco de colta com cido ntrico 1:1 - volume necessrio: 1000mL - preservao da amostra: refrigerar a 4C. - prazo para anlise: 48 horas
6.1 Princpio do mtodo O molibdato de amnio e o tartarato de antimnio e potssio reagem em meio cido com o ortofosfato para formar cido fosfomolibdico, que reduzido pelo cido ascrbico formando uma colorao intensa de azul de molibdnio. 6.2 Interferentes Arsenatos reagem com moblidato produzindo colorao azul similar formada pelo fosfato. Concentraes 0,1 mg As/L interferem na determinao de fosfato. O cromo hexavalente e NO2 interferem com resultados 3% mais baixos para concentraes de 1 mg/L e 10 a 15% mais baixos para concentraes de 10 mg/L. Sulfeto (Na2S) e silicatos no interferem em concentraes de 1 mg/L e 10 mg/L. 6.3 Concentrao mnima detectada Aproximadamente 10 g/L.
Faixa de P (mg/L) 0,30 2,0 0,15 1,30 0,01 0,25 Caminho ptico (cm) 0,5 1,0 5,0
-

6.4 Equipamentos Bloco digestor macro ou micro, operar a 150C. Espectrofotmetro 880 nm, cubeta de 1,0 cm ou maior (vide tabela acima). 6.5 Vidraria Balo volumtrico de 100 mL Balo volumtrico de 50 mL Barras magnticas Bquer de 150 mL Bquer de 50 mL Bureta de 50 mL Erlenmeyer de 125 mL Filtro de fibra de vidro GF/C Funil de vidro Garras com mufa Prolas de vidro Pipeta graduada de 1 mL Pipeta graduada de 5 mL Pipeta Pasteur plstica de 3 mL Pipeta volumtrica de 15 ml Pipeta volumtrica de 30 mL Pipeta volumtrica de 5 mL Pipeta volumtrica de 50 mL Pipeta volumtrica de 8 mL Proveta de 25 mL Suporte universal Tubo macro

Pgina 43 de 56

Vidraria lavada com cido: Utilize vidraria lavada com cido para baixas concentraes de fsforo. A contaminao por fosfato comum devido absoro na superfcie do vidro. Limpe toda vidraria com cido clordrico (HCl) diludo quente e enxge com gua destilada. Preferivelmente, reserve a vidraria somente para determinao de fosfatos e, aps o uso, lave com gua destilada. Mantenha a vidraria preenchida com gua destilada at novo uso. Se esta medida tomada, o tratamento com cido requerido ocasionalmente. 6.6 Reagentes a) H2SO4 PA conc. b) HNO3 PA conc. c) Soluo indicadora de fenolftalena: soluo aquosa. d) NaOH 1N: dissolva 40g de hidrxido de sdio em 600 mL de gua destilada, resfrie e dilua para 1000 mL. e) cido sulfrico 5N dilua 70 mL de H2SO4 PA conc. para 500 mL de gua destilada. f) Soluo de tartarato de antimnio e potssio dissolva 1,3715g de K(SbO)C4H4O6.1/2 H2O em 400 mL de gua destilada e avolume para 500 mL no balo volumtrico. A soluo dever ser guardada em frasco com tampa de vidro. g) Soluo de molibdato de amnio dissolva 20g (NH4)6Mo7O24.4H2O em 500 mL de gua destilada. A soluo dever ser guardada em frasco com tampa de vidro. h) cido ascrbico 0,1M dissolva 0,88g de cido ascrbico em 50 mL de gua destilada. A soluo estvel por 1 semana a 4C. i) Reagente combinado misture os reagentes acima na seguinte proporo e ordem, para um volume final de 100 mL de reagente combinado: 50 mL de H2SO4 5N, 5 mL da soluo de tartarato de antimnio e potssio, 15 mL de soluo de molibdato de amnio e 30 mL de cido ascrbico 0,1M. Misture aps cada adio de reagente. Deixe todos os reagentes atingirem a temperatura ambiente antes da mistura. Se a soluo apresentar turbidez, agite e deixe descansar por alguns minutos at que a turbidez desaparea. O reagente estvel por 04 horas. j) Soluo estoque de fosfato dissolva em gua destilada 219,5 mg de KH2PO4 anidro e dilua para 1000 mL 3em balo volumtrico. 1 mL = 50,0 g PO4 -P. 6.7 Procedimento Experimental Digesto cida Pipetar 50 mL de amostra e transfira para um tubo macro contendo 03 prolas de vidro. Adicionar 1 mL de cido sulfrico concentrado e 5 mL de cido ntrico concentrado. Digerir a amostra at o volume de 1 mL ou at que se torne incolor (remoo do HNO3). Para fins didticos deixar em bloco digestor a 150C por 30 MIN. Resfriar temperatura ambiente e adicionar 20 mL de gua destilada, 2 gota de fenolftalena e neutralizar com soluo NaOH 1N at colorao rosa clara. Se necessrio, filtrar para remover material particulado ou turbidez. Lavar o filtro diversas vezes com gua destilada. Transferir para um balo volumtrico e avolume para 100 mL. Determinar o fsforo pelo mtodo colorimtrico mais conveniente e preparar a curva de calibrao seguindo todos as etapas. Determinao colorimtrica Tratamento da amostra pipetar 50 mL da amostra digerida para um erlenmeyer de 125 mL. Adicionar 02 gota de fenolftalena, se apresentar colorao rosa, gotejar H2SO4 5N at que a colorao desaparea. Adicionar 8 mL do reagente combinado e agitar. Efetuar a leitura no intervalo de 10 a 30 minutos(ADOTAR 10 MIN. PARA AULA), no comprimento de onda de 880 nm, efetuando previamente um branco para zerar o espectrofotmetro. Correo de interferncia de turbidez e cor a cor natural da gua geralmente no interfere para o comprimento de onda utilizado. Para guas muito turvas ou coloridas, prepare um branco, adicionando todos os reagentes, exceto o cido ascbico e o tartarato de antimnio e potssio. Subtraia a absorbncia do branco da absorbncia de cada amostra. Preparo da curva de calibrao preparar uma curva de calibrao para uma srie de 06 padres com as faixas de fosfato indicadas em 1.3. Use gua destilada para o branco com reagente combinado para fazer leituras de calibrao no espectrofotmetro. Colocar os valores num grfico, efetuando a regresso linear. Testar ao menos um padro de fosfato para cada lote de amostras.
Pgina 44 de 56

Espectrofotmetro Femto Curva Nmero: 03 Data: 07/07/2008 Cubeta: 1,0 cm A Figura 01 mostra as curvas de calibrao.
Concentrao (mg/L) 0,00 0,15 0,40 0,80 1,00 1,30 Absorbncia (880 nm) 0,004 0,049 0,128 0,249 0,314 0,405
Fsforo - Faixa Alta Femto - Curva 3 -1 3(0 - 1,30 mg.L PO4 )
0,450 0,400 0,350 0,300

y = 0,3127x R = 0,9997
2

Absorbncia

0,250 0,200 0,150 0,100 0,050 0,000 0,00

0,20

0,40

0,60

0,80

1,00

1,20

1,40

Concentrao (mg/L)

Figura 01 - Curvas de calibrao para a determinao de Fsforo. Espectrofotmetro Hach DR 2000 Curva Nmero: P 970 Data: 07/07/2008 Cubeta: 2,5 cm

Concentrao (mg/L) 0,00 0,15 0,40 0,80 1,00 1,30

Absorbncia (880 nm) 0,000 0,100 0,283 0,572 0,717 0,934

QUESTES PARA SEREM RESPONDIDAS NO RELATRIO

1) 2) 3) 4)

Explique qual a importncia da anlise de Fsforo para o Tratamento de Esgotos. Explique quais so os interferentes desta anlise. O que so fosfatos? Como o fsforo se apresenta na gua? Explique qual a importncia do fsforo para o tratamento biolgico, qual a relao tem sido adotada entre DBO/N/P para o tratamento biolgico? 5) Quais so os principais objetivos da anlise de fosfatos em efluentes ou esgotos?

Pgina 45 de 56

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Apostila de Qumica Sanitria e Laboratrio de Saneamento II, CESET/UNICAMP, Profa.Dra. Maria Aparecida C. de Medeiros e colaboradores, 2002. CETESB, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental Normalizao Tcnica, NT 07 - Anlise Fsico-Qumica da gua, 1a. ed. So Paulo, 1978. CETESB, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental - Guia de Tcnico de Coleta e Preservao de Amostras, So Paulo, 1977. AWWA - APHS - Standard Methods for The Examination of Water and Wastewater, 20a. ed., New York, 1998. AZEVEDO NETO, J. M. - Tcnica de Abastecimento e Tratamento de gua, CETESB/ASCETESB, vol. 1 e 2, 1987. BRANCO, S. M. - Hidrobiologia Aplicada Engenharia Sanitria, 2a. ed. CETESB, So Paulo, 1978. IMHOFF, K e IMHOFF, K. R. - Manual de Tratamento de guas Residurias, 2a. ed. Editora Edgard Blucher Ltda., 1986. NOUR, E. A. A., Procedimentos de Anlises Fsico-Qumicas e Exames Microbiolgicos para guas de Abastecimento e Residurias, Apostila elaborada para a disciplina EC-817 Laboratrio de Saneamento da FEC - UNICAMP, Campinas, 1995. BRITO, I. R. C., ESCOLERA, O. A. N. e NASCIMENTO, R. A. Anlises Fsico-Qumicas, Relatrio Final apresentado na disciplina de Ps-Graduao da FECUNICAMP , 2o. semestre 1993. VON SPERLING, M. (1996a). Introduo Qualidade das guas e ao Tratamento de Esgotos. Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 243p. VON SPERLING, M. (1996b). Princpios Bsicos do Tratamento de Esgotos. Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, 243p.

Pgina 46 de 56

ANEXOS ANEXO A - 1 . EXPERINCIA: DETERMINAO DA DEMANDA QUMICA DO OXIGNIO (DQO)


a

- Mtodo do Refluxo com Dicromato em balo de fundo chato, titulando a amostra com SFA na presena do indicador ferroin (Standard Methods 5220B)

(Este mtodo no ser utilizado na aula de laboratrio)


I Introduo Idem Ao - Mtodo Colorimtrico: DR2000 Curva Padro Inserida no. 955 II - Metodologia
O mtodo de refluxo do dicromato, trata-se de uma reao de oxidao da matria orgnica e inorgnica da amostra por uma quantidade conhecida de dicromato de potssio em meio fortemente cido e elevada temperatura na presena de um catalisador (o sulfato de prata) e sulfato de mercrio como inibidor 6+ de cloretos. usado o dicromato de potssio (cromo na forma de Cr ) devido a sua forte capacidade oxidante, facilidade de manipulao e aplicabilidade, alm de ser um padro primrio. A utilizao de um catalisador, como o sulfato de prata, necessria para tornar possvel a oxidao de compostos alifticos de cadeia reta. Aps a oxidao da matria orgnica presente, o excesso de dicromato titulado com sulfato ferroso amoniacal. A quantidade de matria orgnica oxidada medida como equivalente de oxignio, proporcional a quantidade de dicromato de potssio consumida. As reaes envolvidas so: oxidao da matria orgnica:
catalisador

3 CH2O + 2 Cr2O7
alaranjado

2-

+ 16 H

+
calor

3 CO2 + 11 H2O + 4 Cr3+


azul-esverdeado

Titulao do excesso de dicromato:

Cr2O72- + 6 Fe2+ + 14 H+
azul-esverdeado

2 Cr3+ +6 Fe3+ 7 H2O


marrom-avermelhado

Existem variaes do mtodo de acordo com a DQO, assim para amostras com DQO maior que 50 mg/l utiliza-se oxidao por dicromato de potssio, aplicando-se em geral, para guas poludas, efluentes industriais e domsticos. Para DQO baixas, utiliza-se tambm o procedimento da oxidao por dicromato de potssio com duas excees: usa-se o padro K2Cr2O7 0,025 N. Este procedimento aplicado para guas brutas, de rios, represas e mananciais com baixos valores de concentrao de poluio, e a efluentes cuja DQO da ordem de 5 - 50 mg/l.

III - Interferentes
As principais interferncias no mtodo so: - traos de matria orgnica existentes na vidraria, os quais so eliminados efetuando-se prova em branco; - o sulfato de prata, utilizado como catalisador, pode reagir com cloretos, brometos, e iodetos produzindo precipitados diminuindo a sua ao cataltica. Para evitar a interferncia
Pgina 47 de 56

principalmente de cloretos utiliza-se sulfato de mercrio. A presena de cloretos s comea a ser prejudicial acima de 2000 mg/l.

IV - Amostragem
As amostras para esta anlise devem estar bem homogneas, principalmente aquelas que contenham muito slidos sedimentveis, como o caso dos esgotos, tornando necessrio uma cuidadosa homogeneizao antes de se tomar a alquota adequada para anlise. Desta forma devem ser observados os seguintes tens: - Tipo de frasco: polietileno, polipropileno ou vidro - Volume necessrio: 200 ml - Preservao da amostra: adiciona-se cido sulfrico concentrado at pH 2, e refrigerao 4C - Prazo de anlise: 7 dias

V - Materiais e equipamentos
a) equipamentos: - Condensador tipo Friedrich, 24/40 - Balo de fundo chato de 250 ou 500 ml, 24/40 - Chapa aquecedora - Bales volumtricos - Pipetas volumtricas - Bureta de 25 ml, com divises de 0,1 ml - Prolas de vidro b) reagentes - cido sulfrico concentrado - sulfato de prata: dissolver 10,13 g de sulfato de prata (Ag2SO4) em 1 litro de cido sulfrico concentrado. A dissoluo completa do sulfato de prata demora cerca de 24 horas, por isso se deve estar sempre atento necessidade de se fazer nova soluo. - soluo de dicromato de potssio 0,25 N: dissolver 12,259 g de dicromato de potssio (K2Cr2O7), previamente seco em estufa a 103C por 2 horas, em 500 ml de gua destilada e completar o volume em balo volumtrico de 1 litro. - indicador de ferroin: dissolver 1,485 g de 1,10 - fenantrolina monohidratada (C12H6N2.H2O), juntamente com 0,695g de sulfato de ferro (FeSO4.7H2O) em 50 ml de gua destilada e diluir para 100 ml em balo volumtrico. - soluo de sulfato ferroso amoniacal (SFA) 0,25 N: dissolver 98 g de sulfato ferroso amoniacal, FeSO4 (NH4)2 SO4.6H2O, em gua destilada. Adicionar 20 ml de cido sulfrico concentrado, deixar esfriar e completar o volume para 1 litro em balo volumtrico. Esta soluo deve ser padronizada sempre que for utilizada. Padronizao do SFA: pipetar, com pipeta volumtrica, 5 ml de soluo de dicromato de potssio 0,25 N em 100 ml de gua destilada, acrescentando, com agitao, 15 ml de cido sulfrico concentrado. Deixar esfriar e titular com a soluo de SFA preparada, utilizando o indicador de ferroin. A mudana para a cor castanha indica o final da titulao. A normalidade correta da soluo de SFA calculada por:

- soluo padro de Biftalato de potssio: de uma quantidade de Bifatalato de potssio, HOOCC6H4COOK, seca a 120 C por 2 horas, pesar 425,0 mg e dissolver em aproximadamente 500 ml de gua destilada e ento completar o volume para 1000 ml em balo
Pgina 48 de 56

volumtrico. Cada ml desta soluo corresponde a 500 mg O2/L. Esta soluo estvel por at 3 meses quando guardada sob refrigerao. - sulfato de mercrio: (HgSO4) - cido sulfrico concentrado

VI - Procedimento experimental
a) Determinao da DQO de uma amostra: 1 - No balo de fundo chato, coloca-se 20 ml da amostra, ou uma poro diluda, aproximadamente 0,4g de sulfato de mercrio e 10 ml de soluo de dicromato de potssio. Ambos os volumes devem ser transferidos utilizando-se pipetas volumtricas; 2 - Cuidadosamente, acrescentar 30 ml de cido sulfrico-sulfato de prata, sempre agitando o balo. Colocar algumas prolas de vidro. Fazer um branco, utilizando ao invs da amostra, 20 ml de gua destilada; 3 - Colocar os bales nas chapas aquecedoras, conectando-os aos condensadores. Deixar em refluxo por 2 horas, contadas a partir do incio da fervura; 4 - Aps completada as 2 horas, desligue as chapas. Aproximadamente 15 min, aps cessada a ebulio, lavar os condensadores com gua destilada. Colocar os bales em banho de gelo at que atinjam a temperatura ambiente; 5 - Retire os bales dos condensadores e adicione em cada um 100 ml de gua destilada; 6 - Com SFA j padronizado, realiza-se a titulao da amostra e do branco. O indicador de ferroin s deve ser colocado momentos antes da titulao. O ponto final uma mudana de cor de azul-esverdeado para marrom-avermelhado, apesar de que o azul-esverdeado possa reaparecer dentro de minutos. b) Padronizao do Mtodo: Em algumas ocasies a calibrao de um mtodo se faz necessrio, principalmente quando se coloca em dvida a confiabilidade dos reagentes, equipamentos envolvidos e at mesmo dos executores da anlise. Assim para a anlise de DQO utiliza-se uma soluo de biftalato de potssio como composto padro, a qual possui um valor de DQO igual a 500 mg O2 /l. Para tanto utiliza-se o mesmo procedimento descrito no tem A.

VII - Clculos
O valor da DQO para amostra analisada calculado da seguinte forma:

DQO( mg O2 / l ) =

( A B ) x C x 8000 xF 20

onde: A = volume da soluo de SFA utilizada na titulao do branco, em ml B = volume da soluo de SFA utilizada na titulao da amostra, em ml C = normalidade da soluo de SFA (padronizada) F = fator de diluio da amostra

Pgina 49 de 56

ANEXO B - 2a. EXPERINCIA: DETERMINAO DO OXIGNIO DISSOLVIDO E DA DBO5 OXIGNIO DISSOLVIDO MTODO DE WINKLER

(Este mtodo no ser utilizado na aula de laboratrio)


I - Introduo
O oxignio uma espcie qumica de importncia vital na gua, assim como no ar atmosfrico (20,95 %, em volume de ar seco). As reaes qumicas e fotoqumicas do oxignio na atmosfera so essenciais para o equilbrio e preservao das espcies na Terra. Na gua o oxignio consumido rapidamente pela oxidao da matria orgnica (CH2O):
microorganismos

CH2O + O2

CO2 + H2O

As solubilidades dos gases na gua so calculadas com a lei de Henry, a qual estabelece que a solubilidade de um gs em um lquido proporcional presso parcial do gs em contato com o lquido. Matematicamente, a lei de Henry expressa como:

[X(aq)] = K PX
onde [X(aq)] a concentrao do gs (X), PX a presso parcial do gs, e K a constante de Henry aplicvel para um gs particular na temperatura especificada. Para concentraes de gases em moles por litro e presso do gs em atmosferas, as unidades de K so mol x L-1 x atm-1. A constante K para o oxignio dissolvido em gua, a 25 -3 -1 -1 C (KO2 = 1,28x10 mol x L x atm ). A solubilidade do oxignio na gua depende da temperatura da gua, da presso parcial do oxignio, na atmosfera o contedo de sais da gua. Atravs da lei de Henry, temse que o clculo da concentrao de oxignio dissolvido em gua a 25 C em equilbrio com o ar na presso atmosfrica apenas 8,32 mg/L. Portanto, se processos que consomem oxignio na gua esto ocorrendo (por exemplo, oxidao de poluentes orgnicos), o nvel de oxignio dissolvido na gua se aproximar de zero a menos que algum mecanismo eficiente de aerao da gua seja operado, tal como um fluxo de ar turbulento, atravs de bombeamento. Este fenmeno de depleo da concentrao de oxignio na gua tem causado a morte de peixes e outras espcies aquticas. A aerao um processo de tratamento de gua. O oxignio introduzido no interior da gua como o primeiro passo para remover o ferro ou mangans, antes da filtrao. A areao tambm diminui os gases dissolvidos, como dixido de carbono e gs sulfdrico, a nveis tratveis, em certas guas de reservatrios. A aerao tambm usada como tratamento secundrio de esgotos no processo de lodos ativados. O gosto e o odor da gua de alguns reservatrios melhoram tambm com a aerao. A gua em contato com o ar fica geralmente saturada com o oxignio, a temperatura ambiente, por outro lado a gua que foi isolada do contato com o ar (guas profundas) como as de poo ou de lagoas estratificadas contm pouco ou nenhum oxignio dissolvido (OD). O contedo OD pode ser acrescido pelo oxignio produzido por plantas aquticas durcnte a fotossntese. Um decrscimo no OD da gua superficial pode ocorrer quando a temperatura das guas se eleva, de acordo com a equao de Clausius-Clapeyron, ou quando a concentrao de poluentes aumenta.
Pgina 50 de 56

II) Metodologia de determinao do oxignio dissolvido


a) Mtodo iodomtrico ou de Winkler Este mtodo, conhecido tambm como mtodo de Winkler modificado pela azida sdica, um preciso e seguro procedimento titulomtrico para anlise de OD. O mtodo consiste da adio inicial de sulfato manganoso e, em seguida iodeto de potssio em meio fortemente alcalino de hidrxido de potssio. O sulfato manganoso reage com hidrxido de sdio para produzir um precipitado floculento branco de hidrxido manganoso, de acordo com a reao: MnSO4 + 2 KOH Mn (OH)2 + K2SO4

O precipitado de hidrxido manganoso disperso uniformemente na amostra por agitao do frasco fechado, e o oxignio dissolvido oxida rapidamente uma quantidade de hidrxido de mangans bivalente para outro hidrxido onde o estado de valncia do mangans +2, de colorao marrom: 2 Mn (OH)2 + O2 2 MnO (OH)2

Em seguida adiciona-se H2SO4, que solubiliza o precipitado, formando sulfato mangnico: MnO (OH)2 + 2 H2SO4 Mn (SO4)2 + 3 H2O

O sulfato mangnico formado, libera iodo, I2, na reao com o iodeto presente no reativo azida alcalino de iodeto de potssio: Mn (SO4)2 + 2 KI MnSO4 + K2SO4 + I2

O iodo formado titulado com tiossulfato de sdio padro, empregando-se uma soluo de amido como indicador: I2 + 2 Na2S2O3 2 NaI + Na2S4O6

O iodo estequiometricamente equivalente ao oxignio dissolvido na amostra: 4 Na2S2O3 = 2 Mn (SO4)2 = 2 MnO (OH)2 = O2

III - Interferentes
As principais fontes de interferncias na determinao do valor do OD so as seguintes: - concentraes de nitrito acima de 50 mg/l no causam interferncia quando se usa o mtodo modificado da azida sdica; - concentraes de on frrico acima de 100 a 200 mg/l no causam interferncia quando se usa uma soluo de fluoreto de potssio, KF; - presena de luz (produo de O2 pelas algas); - pH, devendo estar na faixa de 6,8 a 7,3;

Pgina 51 de 56

IV - Tcnica de coleta e preservao


Tipo de frasco: - vidro neutro, boca estreita, tampa esmerilhada, volume aproximado 300 ml, com selo dgua, sem head space. Volume necessrio para anlise: - o do frasco cheio Preparao da amostra: - adicionar amostra coletada 2 ml de soluo de sulfato manganoso e 2 ml de reagente alcali-iodeto azida, tendo o cuidado de imergir a ponta da pipeta no lquido do frasco. - fechar bem, sem deixar bolhas de ar no interior e agitar. - deixar o precipitado decantar at aproximadamente a metade do volume e agitar novamente. Prazo para anlise: - 4 - 8 horas, aps a coleta e preservao.

V - Materiais, equipamentos e reagentes


- Bureta de 25 ml - Balo volumtrico - Pipetas graduadas e volumtricas - Erlenmeyer - Frasco de DBO de 300 ml REAGENTES: Soluo de Sulfato Manganoso Dissolver 480 g de MnSO4.4H2O ou 364 g de MnSO4.H2O, em gua destilada, filtrar e diluir para 1000 mL. Soluo de Alcali-Iodeto Azida Dissolver 500 g de NaOH (ou 700 g de KOH) e 135 g de NaI (ou 150 g de KI) em gua destilada e diluir para 1000.mL. Na soluo adicionar 10g de Azida sdica (NaN3), dissolvidos em 40 ml de gua destilada. Sais de Potssio e Sdio podem ser indiferentemente usados. Estes reagentes no devem dar colorao com a soluo de amido, quando diludo e acidificado. Esta soluo deve ser preparada em banho de gelo. cido Sulfrico concentrado p.a. A concentrao do cido de 36. Por esta razo 1 ml equivalente a cerca de 3 ml de reagente alcali-iodeto azida. Soluo de Amido: Preparar uma emulso de 6 g de amido de batata, ou 5 g de amido solvel, num almofariz ou num becker com uma pequena quantidade de gua destilada. Colocar essa emulso em 1 litro de gua fervente, deixar por alguns minutos ferver e deixar em repouso por toda a noite, coberto. Usar o sobrenadante da soluo. Esta soluo deve ser conservada com 1,25 g de cido Saliclico para cada 1000 ml, ou pela adio de algumas gotas de Tolueno. Conservar em geladeira. Soluo estoque de Tiossulfato de Sdio 0,1 N:

Pgina 52 de 56

Dissolver 24,82 g de Tiossulfato de Sdio penta Hidratado em gua destilada fervida e resfriada e diluir para 1000 mL. Esta soluo conservada pela adio de 5 ml de clorofrmio ou 1,0g de NaOH por litro. Soluo Padro de Tiossulfato de Sdio 0,025 N: Esta soluo pode ser preparada das seguintes maneiras: a) diluindo 250 ml da soluo estoque de tiossulfato 0,1 N a 1000 ml de gua destilada. b) dissolvendo 6,205 g de Na2S2O3.5H2O em gua destilada recentemente fervida e resfriada e diluir para 1000 ml. Esta soluo padro pode ser conservada pela adio de 5 ml de Clorofrmio ou 0,4 g de NaOH por litro. Esta soluo contm exatamente 0,02 mg de OD por ml. Soluo Padro de Dicromato de Potssio 0,025 N: Dissolver 1,226 g de K2Cr2O7, previamente seco em estufa 103C por duas horas, em 1000 ml de gua destilada. Padronizao do Tiossulfato de Sdio 0,025 N: - Diluir 2 g de NaI em 100 ml de gua destilada, em um Erlenmeyer. - Adicionar 10 ml de cido Sulfrico 1:9 ou 1 ml de cido Sulfrico concentrado. - Adicionar 5 ml da Soluo Padro de Dicromato de Potssio 0,025 N. - Tampar o frasco e deix-lo em local escuro por 5 minutos. - Adicionar 1 ml da Soluo de Amido. - Titular com soluo de Tiossulfato de Sdio 0,025 N. - Preservar com 0,4 g de NaOH p.a. por litro, guardar em frasco escuro.

N Tiossulfato =

0,025x5 VT

Procedimento para a determinao do OD a) Mtodo de Winkler 1 - Colocar a amostra em frasco de DBO, enchendo-o at a borda sempre com o cuidado de no formar bolhas. Tampe-o logo em seguida; 2- Adicionar 2 ml de soluo de sulfato de mangans, com pipeta graduada imersa dentro do frasco; 3 - Com a mesma tcnica, adicione 2 ml de soluo de azida sdica; 4 - Tampe o frasco e agite por inverses sucessivas at o homogeneizao total; 5 - Deixe precipitado formado, se existir O2 presente ser castanho, atingir a metade do frasco e em seguida adicione 2 ml de cido sulfrico concentrado. Tampar o frasco e agit-lo at a completa dissoluo do precipitado; 6 - Transferir 100 ml do contedo do frasco para um Erlenmeyer de 250 ml, atravs de uma pipeta volumtrica; 7 - Adicionar 1 a 2 ml de soluo indicadora de amido e titular imediatamente com a soluo de tiossulfato de sdio padronizada. O ponto final da titulao dado pelo primeiro desaparecimento da cor azul caracterstica.

V - Clculos

mg / l de OD =

V1 xNx8000 V2

onde: V1 = ml da soluo de Tiossulfato de Sdio usado na Titulao N = normalidade do Tiossulfato de Sdio V2 = volume da amostra utilizada, em ml
Pgina 53 de 56

ANEXO C - NITROGNIO TOTAL KJELDAHL; (Standard: adaptado 4500 ORG.B)

(Este mtodo no ser utilizado na aula de laboratrio)


Introduo
O nitrognio orgnico e a amnia podem ser determinados juntos e so referidos como Nitrognio de Kjeldahl, o termo que reflete a tcnica usada para suas determinaes. Nitrognio orgnico inclui matria natural (protenas, peptdios, cidos nuclicos, uria) e numerosos compostos orgnicos sintticos. A fonte de nitrognio orgnico o material produzido aps a hidrlise qumica: aminocidos, acares aminados, aminas e peptdios, como tambm o material proveniente da endogenia dos microrganismos. Metodologia O nitrognio da amostra convertido em sulfato de amnio, sem prvia remoo da amnia, por digesto (bloco digestor Kjeldahl) com acido sulfrico, sulfato de potssio e sulfato de mercrio. O material em seguida tratado com tiossulfato de sdio em meio alcalino e a amnia restante destilada (conjunto de destilao de nitrognio, tubo micro/macro) e recolhida em cido brico, tendo sua concentrao determinada em espectrofotmetro atravs de curva-padro.
Coleta da Amostra: Idem a metodologia convencional/amoniacal Material Necessrio p/ o Ensaio: a) equipamentos: 1) medidor de pH; 2) espectrofotmetro (420nm); 3) balana analtica; 4) bloco digestor Kjeldahl com controlador de temperatura para tubo micro/macro; e, 5) conjunto para destilao de nitrognio para tubo micro/macro. b) vidrarias: 6) tubo micro/macro; 7) bales volumtricos de 100 e 250ml; 8) micropipetas de 0,1 0,5 1,0ml; 9) pipeta graduada de 10ml; 10) proveta de 50ml; 11) erlenmeyer de 250ml; 12) prolas de vidro c) reagentes: 13) cido sulfrico concentrado (H2SO4); 14) sulfato de potssio (K2SO4); 15) cido sulfrico 6N, diluir 167 mL de H2SO4 concentrado em 1000 mL de gua destilada; 16) sulfato mercrio (soluo): dissolver 2g de xido de mercrio vermelho (HgO) em 25ml de cido sulfrico 6N; 17) fenolftalena; 18) hidrxido tiossulfato (soluo): dissolver 500g de hidrxido de sdio (NaOH) e 25g de tiossulfato de sdio (Na2S2O3.5H2O) em 100ml de gua destilada. Geralmente usa-se 5ml para cada 1ml de cido sulfrico usado na digesto; 19) cido brico (H3BO3): dissolver 20g em 1000ml de gua destilada 20) hidrxido de sdio 6N: dissolver 240g de NaOH em gua destilada e completar a 1000ml; 21) reagente nessler (soluo desenvolvedora de cor):
Pgina 54 de 56

I iodeto de potssio (KI): dissolver 61,75g em 200ml de gua destilada; II hidrxido de potssio (KOH): dissolver 180g em 250ml de gua destilada; III soluo saturada de cloreto mercrio (HgCl2): 30g p/ 400ml de gua destilada; IV iodeto de potssio: pesar separado 0,75g; Adicionar (III) em (I) vagarosamente e com agitao at a precipitao do HgCl2 vermelho intenso. Dissolver o precipitado com (IV). Adicionar (II) quando frio e completar para 1000ml com gua. Guardar em frasco mbar; 22) soluo estoque de amnia; cloreto de amnia (NH4Cl), depois de seco a 100 C por duas horas, dissolver 3,1819g de NH4Cl e completar p/ 1000ml de gua destilada, 1 mL= 1 mg de NH3 em N. 23) soluo padro de amnia: diluir 10ml da soluo estoque e completar para 1000ml de gua destilada. Para preparar as solues padres para a obteno da curva de calibrao, ver a Tabela 1.

Tabela 1 - Exemplo de obteno de curva padro de nitrognio total Kjeldahl. Concentrao (mg/L) Volume da soluo padro a * Absorbncia completar p/ 100ml de H2O dest 0,0 0,0 0,000 0,3 3,0 0,112 1,0 10,0 0,169 3,0 30,0 0,477 6,0 60,0 0,948
* a obter no espectrofotmetro. A cada troca de reagente ou qualquer mudana de procedimento, nova curva dever ser inserida. Se a concentrao de Nitrognio total Kjeldahl da amostra a ser analisada for maior do que 6,0 mg/L, dever haver diluio prvia.

Procedimento Experimental: 1) ajustar o pH da amostra p/ 7,0; 2) colocar 100ml da amostra no tubo macro contendo 3 prolas de vidro; 3) adicionar 2ml de cido sulfrico concentrado, 1,34g de sulfato de potssio e 0,3ml de soluo de sulfato de mercrio; 4) misturar, colocar o tubo no bloco digestor Kjeldahl e aquecer, aumentando a temperatura do bloco gradativamente at a formao de fumos brancos (a amostra deve ficar incolor ou amarelada e a temperatura chega at 350C). A temperatura dever ser aumentada vagarosamente para evitar espirros de amostra para fora do tubo ou a quebra do mesmo; 5) digerir a amostra por mais 30 min. Tomar cuidado p/ no deixar secar a amostra no tubo; 6) deixar esfriar, transferir a amostra digerida para um balo volumtrico de 100ml e completar com gua destilada; 7) adicionar 3 gotas de fenolftalena e agitar o balo; 8) voltar a amostra ao tubo macro j contendo 10ml do reagente hidrxido tiossulfato e se a soluo no ficar rsea acrescentar mais hidrxido tiossulfato; 9) acoplar o tubo macro ao conjunto de destilao de nitrognio, fazer a destilao recebendo portanto, o destilado num erlenmeyer de 250ml, contendo 50ml da soluo de cido brico. A temperatura do condensador, do conjunto, no dever ultrapassar 29C. A ponta do condensador dever estar imersa na soluo de cido brico para evitar a perda de amnia; 10) interromper a destilao quando faltarem aproximadamente 10ml p/ completar o volume de 250ml; 11) transferir o destilado p/ um balo volumtrico de 250ml e completar o volume com gua destilada; 12) agitar o balo, tomar 50ml, neutralizar o pH e adicionar 2ml do reagente nessler; 13) aguardar 30 e fazer a leitura no espectrofotmetro em 420nm.

Pgina 55 de 56

A Figura 1 apresenta o grfico e a regresso linear para a determinao do Nitrognio Total Kjeldahl

Figura 1 - Curva de Calibrao de Nitrognio Total Kjeldahl em N.

Pgina 56 de 56

Potrebbero piacerti anche