Sei sulla pagina 1di 4

1. RESUMO 2.

OBJETIVOS
O objetivo da experincia o estudo de uma mquina de fluxo do tipo bomba atravs da anlise dimensional e teoria da semelhana, bem como a anlise de bombas geometricamente semelhantes. A anlise dos parmetros envolvidos e a obteno dos grupos adimensionais visa correlacionar os dados experimentais de forma a obter um modelo satisfatrio com um nmero mnimo de medies.

3. FUNDAMENTOS TERICOS
As bombas so mquinas de fluxo que transferem energia ao fluido. No caso foi analisada uma bomba eltrica.Ela converte energia eltrica em energia mecnica e hidrulica (aumento de presso e vazo).A potncia eltrica gerada e a potncia desenvolvida pela bomba so defasadas por um rendimento eltrico que numericamente igual a um fator de potncia. A anlise das potncias eltricas ser tratada no item 4. Os parmetros envolvidos no escoamento de um fluido atravs da bomba so : - viscosidade dinmica do fluido - massa especfica do fluido D - dimetro do rotor da bomba W - potncia consumida pela bomba N - rotao do rotor Q - vazo em volume c - velocidade do som E = gHm - energia por unidade de massa fornecida ao fluido. Atravs do teorema de Buckingham chegamos aos seguintes adimensionais : ( , , -1 , onde
-1

, ) = 0

1 = = Ch - coeficiente manomtrico 2 = = Cq - coeficiente de vazo 3 = -1 = Cw - coeficiente de potncia 4 = -1 ND2 = R - nmero de Reynolds 5 = = M - nmero de Mach.

No escoamento em questo o nmero de Reynolds elevado e sua variao irrelevante nessa anlise.Podemos despresar tambm o nmero de Mach pois o fluido incompressvel e a velocidade do som tambm irrelevante. O adimensional 3 pode ser substituido por outro ( 3 ) da forma : 3 = Concluimos que 3 mais relevante no caso pois ele relaciona a perda de potncia na bomba. Ele denominado rendimento ( ) e dado por : = = . Ficamos assim com os 3 adimensionais :

Ch = (1) Cq = (2) = (3) Concluimos que, conhecidas as condioes de operao de uma bomba, podemos determinar as de outra geometricamente semelhante atravs desses trs adimensionais variando D e N. Essas relaes so conhecidas como leis das bombas. Maiores detalhes acerca de medio e manipulao dos parmetros, bem como o tratamento dos dados e incertezas sero discutidos no item 4.

4. METODOLOGIA EXPERIMENTAL
4.1 Especificao e rendimento da bomba :
Durante a experincia foram medidas a potncia ativa(Pat) atravs de um watmetro, a tenso atravs de um voltimetro e a corrente atravs de um ampermetro.A potncia ativa a potncia convertida em trabalho mecnico.A potncia aparente(Pap) a fornecida pela fonte e calculada pela frmula Pap = V i para circuitos trifsicos.Com isso podemos calcular o fator de potncia(cos ) dado pela frmula cos = . De acordo com a especificao da bomba iremos fazer a aproximao : rendimento eltrico numericamente igual ao fator de potncia. Sabendo o rendimento eltrico, podemos calcular a potncia consumida pela bomba(W) dada pela relao : W = rendimento eltrico . Pat. Como j observado, o rendimento da bomba dado por : = . Para o clculo dos resultados foram levados em considerao os erros nas medies de acordo com os aparelhos de medida.

4.2

Vazo no escoamento :

Durante a experincia foram medidos 5 valores de vazo regulados atravs de um registro(vide item 5).Os valores de vazo foram medidos por pesagem. A gua recolhida em um reservatrio sobre uma balana por um tempo cronometrado medindo-se assim a vazo em massa que ser convertida para vazo em volume .No clculo dos resultados foi levado em considerao o erro de cronometragem e de medio da balana.

4.3

Carga manomtrica :

A carga manomtrica fornecida pela bomba dada por Hm = Hs - He, onde Hs a carga total na seo de sada da bomba e He a carga total na seo de entrada da bomba. As cargas so dadas por : He = -1 Pe + e + ze Hs = -1 Ps + s + zs e e s valem aproximadamente 1. Durante a experincia foram medidas as presses na sada e na entrada atravs do manmetro e do vacumetro respectivamente.A diferena de cota na bomba ser medida na instalao assim como os dimetros da tubulao na entrada e sada. As velocidades podem ser obtidas a partir das vazes e dimetros. Igualmente foram considerados os erros nos aparelhos de medida. Os erros foram estimados de acordo com cada aparelho de medida.Durante os clculos foram consideradas frmulas de propagao. Finalmente para caracterizar o escoamento com a bomba em questo, levantamos curvas da altura de carga ( Hm) e da potncia (W) em funo da vazo e para caracterizar bombas semelhantes levantamos curvas de 1 em funo de 2 e do rendimento em funo da potncia. As curvas obtidas esto em anexo nos grficos 1 e 2.

5. DESCRIO DO APARATO EXPERIMENTAL


O equipamento utilizado na experincia constitudo por : - uma bomba centrfuga - um manmetro na sada da bomba - um vacumetro na entrada da bomba - uma balana - uma vlvula de trs vias - um registro regulador de vazo - um ampermetro - um voltmetro - um watmetro. O esquema da instalao est na figura 1.

6. APRESENTAO DE DADOS EXPERIMENTAIS


Os dados coletados esto apresentados na tabela 1 em anexo.

7. RESULTADOS CALCULADOS E RESPOSTAS A QUESTES PROPOSTAS


Os resultados calculados esto apresentados na tabela 2 em anexo. Prosseguimos resposta das seguintes questes propostas : a) Levantar as curvas caractersticas da bomba. b) Levantar as curvas caractersticas de bombas geometricamente semelhantes. c) Se for transportado leo ( = 850 kg/m3 ), qual das curvas caractersticas varia ? d) Levantar as curvas caractersticas de uma bomba semelhante, com Dp = 1/3 Dm e Np = 2 Nm, com mesmo fluido. As curvas referentes s questes a e b esto representadas nos grficos 1 e 2 respectivamente. Resp. questo c.: Se for transportado leo, varia o parmetro massa especfica do fluido.Esse parmetro s interfere no adimensional 3 ( 3 = ).Logo s varia a curva caracterstica do rendimento(). Resp questo d.: De acordo com as leis das bombas, calculamos novos valores para os adimensionais 1, 2 e 3 variando D e N conforme especificado.Os resultados obtidos esto representados na tabela 3. As curvas caractersticas foram ento traadas conforme essa tabela e esto representadas no grfico 3.

8. ANLISE DOS RESULTADOS E CONCLUSES


Como explicado no item 4, os valores medidos esto acompanhados de incertezas decorrentes do mtodo de medio.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Potrebbero piacerti anche