Sei sulla pagina 1di 9

Nossa Senhora Auxiliadora

Novena a Nossa Senhora Auxiliadora I Aconselhada por So Joo Bosco para obter graas e favores. Rezar por nove dias seguidos: Trs Pai-Nossos, Ave-Marias e Glrias ao Santssimo Sacramento com a prece: Graas e louvores se dem a todo o momento ao Santssimo e Divinssimo Sacramento; Em seguida, trs Salve-Rainhas a Maria Santssima Auxiliadora, com a invocao: Salve Rainha Me de Misericrdia, vida, doura, esperana nossa, Salve. A vs bradamos os degredados filhos de Eva, a vs suspiramos gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Oh! Clemente, oh! piedosa, oh! doce sempre Virgem Maria. Maria, Auxlio dos Cristos, Rogai por ns. Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por ns.

Receber, durante a novena, os Santos Sacramentos da Confisso e da Eucaristia. 3. Fazer uma oferta, segundo as prprias possibilidades para a educao crist dos meninos pobres. Ter muita f em Jesus, presente na Eucaristia, e em Maria Auxiliadora Primeiro Dia Ave do mar Estrela, Bendita Me de Deus, Fecunda e sempre Virgem, Portal feliz dos cus. Orao: Virgem Santssima, poderoso auxlio dos Cristos que recorrem confiados ao trono da vossa misericrdia, ouvi as preces deste pobre pecador, que implora o vosso socorro, para poder fugir sempre do pecado e das ocasies de pecar. Eis a primeira graa que desejo receber nesta novena. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Um sinal grandioso apareceu no cu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os ps e sobre a cabea uma coroa de doze estrelas: (Ap. 12, 1) "Enfurecido por causa da Mulher, o Drago foi ento guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantm o Testemunho de Jesus" (Ap. 12, 17) Duplo sinal distintivo fiis autnticos: Jesus e Maria. Salvao dos que crem e Auxlio dos Cristos. At a morte prometo permanecer fiel a minha religio: Santa, Catlica, Apostlica, Romana. Segundo Dia Ouvindo aquela Ave do Anjo Gabriel, mudando de Eva o nome, trazei-nos paz do cu Orao: Maria Santssima, Me de bondade e de misericrdia, que muitas vezes, com o vosso visvel Patrocnio, Livrastes o povo Cristo dos assaltos e da barbrie dos muulmanos, livrai, eu v-lo peo, a minha alma dos assaltos do demnio, do mundo e da carne e fazei que eu possa em todo o tempo obter completa vitria sobre os inimigos da minha alma. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Disse ento, Maria: Eu sou a serva do Senhor; Faa-se em mim segundo a tua palavra". (Lc 1, 18) Em poucas palavras Maria Santssima nos oferece um exemplo da humildade, obedincia e disponibilidade para fazer a Vontade de Deus e colaborar na realizao do seu Plano de Salvao. "Senhor, que queres que eu faa? Fazei-me instrumento da vossa paz". Terceiro Dia Ao cego iluminai, ao ru livrai tambm, de todo mal guardai-nos e dai-nos todo o bem. Orao: Maria, Rainha poderosssima, que sozinha triunfaste das mltiplas heresias que procuravam arrancar tantos filhos do Grmio da Santa Madre Igreja, ajudai-me, eu v-lo peo, a manter e conservar firme a minha f e puro o meu corao no meio de tantas insdias e do veneno de to perversas doutrinas. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Naqueles dias, Maria ps-se a caminho para a regio montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Jud. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel...

Maria permaneceu com ela mais ou menos trs meses, e voltou para sua casa" (Lc 1, 39-40, 56) Com certeza Maria permaneceu at o nascimento de So Joo Batista, porque soube que neste perodo precisam as mulheres grvidas, ajuda e auxlio especial. Aqui, temos um belo exemplo da caridade. Eu tambm prometo praticar sempre a caridade e as obras de misericrdia. Quarto Dia Mostrai ser nossa Me, levando a nossa voz a Quem, por ns nascido, dignou-se a vir de vs Orao: Maria, minha Me dulcssima, vs que sis a Rainha dos Mrtires, por tantos atos hericos de coragem e de fortaleza que tivestes na terra, dignai-vos infundir no meu corao e fora necessria para conservarme constante do vosso servio, a fim de que, desprezando todo o respeito humano, possa praticar abertamente e sem envergonhar-me todos os meus deveres religiosos e mostrar-me sempre e em todas as ocasies vosso devoto(a) filho(a), at a morte. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos te procurvamos" (Lc 2, 48). Com que admirvel delicadeza Maria admoesta seu Filho perdido e achado no templo. Um belo exemplo para os pais de famlia. Os filhos crescem em sabedoria, estatura e em graa, diante de Deus e diante dos homens, quando recebem bom exemplo dos pais. Na educao dos filhos prometo sempre praticar a pacincia, prudncia e seriedade. Quinto Dia Suave mais que todas, Oh! Virgem sem igual, fazei-nos mansos, puros, guardai-nos contra o mal. Orao: Maria, Me querida, que no triunfo do Papa Pio VII mostrastes o vosso valioso Patrocnio, estendei o vosso manto piedoso por sobre toda a Santa Igreja, especialmente sobre o seu Augusto Chefe, o Papa (Joo Paulo II), contra os assaltos de tantos inimigos, livrai-o dos sofrimentos temporais e assisti-o sempre, afim de que possa conduzir seguramente ao porto a barca de So Pedro, e triunfar das ondas orgulhosas que tentam faz-la sossobrar. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Naquele tempo, houve bodas em Can da Galilia, e a me de Jesus estava presente. Jesus tambm fora convidado para as bodas assim como seus discpulos" (Jo 6, 1-11). Vindo a faltar o vinho das bodas, Jesus fez milagre a pedido confiante de sua me. Ela tambm a ns convida a obedecer de modo especial a Jesus, dizendo: "O que Ele disser, fazei-o" "Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam". Sexto Dia Oh, dai-nos vida pura, guiai-nos para a luz, e um dia, ao vosso lado, possamos ver Jesus. Orao: Oh! Maria, Rainha dos Apstolos, tomai sob a vossa valiosa proteo os Sagrados Ministros e todos os fiis da Igreja Catlica, alcanai-lhes o esprito de unio, de perfeita obedincia ao Sumo Pontfice e de zelo fervoroso para a salvao das almas, e especialmente dignai-vos estender a vossa amorvel assistncia aos Missionrios, para que possam conduzir todos os povos da terra f verdadeira, afim de que assim o mundo todo se torne um s aprisco debaixo do guia de um s Pastor, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "O Senhor o teu louvor e o teu Deus, ele quem operou para ti coisas grandiosas" (Dt 10, 21a). Na verdade, Deus, olhando a humildade de sua serva fiel, Maria Santssima, nos deu por meio dela o Salvador de todos os homens, Jesus Cristo, Senhor Nosso. " Maria, dai-nos graa de imitar seu amor de Deus o do prximo". Stimo Dia Louvor a Deus, o Pai, e ao Filho, Sumo Bem, com seu Divino Esprito agora e sempre. Amm. Orao: Maria, Me de piedade e de clemncia, que tantas vezes, com a vossa eficaz intercesso, salvastes os cristos da peste e de outros flagelos do corpo, socorrei-os e livrai-os agora da peste da impiedade e da irreligio, que de mil maneiras se insinua em suas almas, para afast-los da Igreja e das prticas da piedade, especialmente por meio das seitas, da imprensa e das escolas perversas. Peo-vos humildemente, amparai os bons, que possam perseverar; fortificai os fracos, chamai penitncia os transviados e os pecadores, para que triunfe aqui na terra a Verdade e o Reino de Jesus Cristo, e assim cresa a vossa glria e o nmero dos eleitos no Cu. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Eles perseveravam na orao com Maria, me de Jesus". (At 1, 12, 14) Oh! Maria, ensina-nos a rezar, a confiar e perseverar Oitavo Dia Senhora gloriosa, bem mais que o sol brilhais, O Deus que vos criou ao seio amamentais. Orao: Oh! Maria, coluna espiritual da Igreja e Socorro dos Cristos, Rogo-vos me conserveis firme na Divina F e mantenhais em mim a liberdade e dignidade dos filhos de Deus. De minha parte prometo-vos no manchar a minha alma com o pecado, nunca fazer parte de sociedade condenadas pela Santa S; Prometo-vos obedecer ao Sumo Pontfice e aos Bispos que esto em comunho com ele, pois quero viver e morrer no seio da Religio Catlica, na qual somente posso esperar com certeza a minha eterna salvao. Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Junto a Cruz de Jesus estava, em p, sua Me." (Jo 19, 25-27) Jamais podemos esquecer as palavras de Jesus agonizante: "Me, eis o teu filho. Filho, eis tua Me". "Agonizante, ao discpulo por sua me destes Maria. Para os fiis terem tal Me presente ltima agonia". Nono Dia O que Eva destruiu, no Filho recriais, do cu abris a porta e os tristes abrigais. Orao: Oh! Maria, minha Me piedosssima, que em todos os tempos quisestes ser o Auxlio dos Cristos, assistime com o vosso poderoso Patrocnio durante a vida toda, mas especialmente na hora da morte e fazei com que eu, depois de haver-vos amado e venerado na terra, possa ir cantar as vossas misericrdias no Cu. Assim seja. Oh! Deus que constitustes a Me de vosso Filho querido, Me e Auxlio do Povo Cristo, concedei, ns vos rogamos, que vivamos sob a sua proteo e a Igreja se alegre em vossa Paz perptua. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Esprito Santo. Amm.

Breve Leitura Bblica e Pequena Promessa: "Mulher, eis a teu filho." (Jo 19, 26-27) Maria Santssima com nimo materno, consentindo com amor na imolao da vtima por ela gerada, pelo prprio Jesus moribundo na cruz, foi dada como me ao discpulo e a todos ns. A Virgem Maria para a Igreja o modelo da f e da caridade. Maria Auxiliadora, coopera na obra do Salvador para a restaurao da vida sobrenatural das almas. "Eis a, a tua Me".

Novena a So Joo Bosco Primeiro Dia Oh! Dom Bosco Santo! pelo amor ardente que tiveste a Jesus Sacramentado e pelo zelo com que propagaste seu culto, sobretudo com a assistncia a Santa Missa, com a Comunho freqente e com a visita cotidiana; alcanai-nos a graa de crescer cada vez mais no amor e prtica de to santas devoes, e de terminar nossos dias fortalecidos e confortados pelo celestial alimento da Divina Eucaristia. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Segundo Dia Oh! Dom Bosco Santo! pelo amor ternssimo que tiveste a Maria Auxiliadora, vossa me e mestra; alcanai-nos uma verdadeira e constante devoo a to dulcssima me, a fim de que, como Filhos sues devotssimos, possamos merecer seu valioso patrocnio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Terceiro Dia Oh! Dom Bosco Santo! pelo amor filial que tiveste a Santa Igreja e ao Sumo Pontfice, a quem defendeste constantemente; alcanai-nos a graa de ser sempre dignos Filhos da Igreja Catlica, e de amar ao Papa e venerar nele a Infalibilidade de Vigrio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Quarto Dia Oh! Dom Bosco Santo! pelo amor grande com que amaste a juventude e lhe fizeste de Pai e mestre, e pelos hericos sacrifcios que fizestes por sua salvao; fazei que tambm ns amemos com um amor santo e generoso a esta poro eleita do Sagrado Corao de Jesus, e que em todo jovem contemplemos a pessoa adorvel de nosso divino Salvador. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Quinto Dia Oh! Dom Bosco Santo! Vs que a fim de continuar e estender sempre mais teu santo apostolado, fundaste a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; fazei que os membros destas duas famlias Religiosas estejam sempre cheios de teu Esprito e sejam fiis imitadores de tuas hericas virtudes. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Sexto Dia Oh! Dom Bosco Santo! Vs que a fim de obter no mundo mais abundantes frutos de f prtica e ternsima caridade, instituste a Unio dos Cooperadores Salesianos; fazei que estes sejam sempre modelos das virtudes crists e providenciais ajudantes de tuas obras. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Stimo Dia Oh! Dom Bosco Santo! Vs que amaste com amor inefvel a todas as almas, e que para salv-las enviaste a teus Filhos at os ltimos confins da terra; fazei que tambm ns pensemos continuamente na salvao de nossas almas e cooperemos com todos os meios possveis para salvar tantos pobres irmos nossos. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria.

Oitavo Dia Oh! Dom Bosco Santo! Vs que amaste com um amor de predileo a bela virtude da pureza, e a tomastes como exemplo, com a palavra e com os escritos; fazei que tambm ns, enamorados de to indispensvel virtude, a pratiquemos constantemente e a difundamos com todas nossas foras. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Nono Dia Oh! Dom Bosco Santo! Vs que fostes sempre to compassivo com as humanas desventuras, dirige uma olhar a ns to necessitados de teu auxlio. Fazei descer sobre ns e sobre nossas famlias as maternais benes de Maria Auxiliadora; alcanai-nos todas aquelas graas espirituais e temporais que necessitamos: intercedei por ns em vida e em morte, a fim de que possamos cantar eternamente as divinas misericrdias no Paraso Celestial. Assim seja. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glria. Orao Oh! Pai e mestre da juventude, So Joo Bosco, que tanto trabalhastes pela salvao das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvao do prximo, ajudai-nos a vencer as paixes e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santssima Auxiliadora e ao Papa, e obtendenos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Cu. Assim seja. Orao para obter alguma graa especial Oh! Dom Bosco Santo, quando estavas nesta terra no havia ningum que acudindo a Vs, no fosse, por Vs mesmo, benignamente recebido, consolado e ajudado. Agora no cu, onde a caridade atinge a perfeio quanto deve arder vosso grande corao em amor at os necessitados! Vede, pois, minhas presentes necessidades e ajudai-me obtendo-me do Senhor (pede-se a graa). Tambm vs haveis experimentado durante a vida as privaes, as enfermidades, as contradies, a incerteza do porvir, as ingratides, as afrontas, as calnias, as perseguies e sabeis que coisa sofrer. Pois, oh! Dom Bosco Santo, volvei at mim vosso bondoso olhar e obtende do Senhor quanto peo, se vantajoso para minha alma; ou se no, obtende alguma outra graa que me seja ainda mais til, e uma conformidade filial a divina vontade em todas as coisas, ao mesmo tempo em que uma vida virtuosa e uma santa morte. Assim seja. Orao a So Joo Bosco Oh! Dom Bosco Santo, que com to grande amor e zelo cultivastes as mltiplas formas de ao catlica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associaes o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai em todos os coraes a devoo a Santssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristos. Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagao da f, um solicito esmero pela educao da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocaes sacerdotais, religiosas e missionrias. Fazei que em cada uma das naes se fomente e inicie a guerra contra a blasfmia e o mal falar e contra a imprensa mpia; fazendo surgir em todas partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigrio de Cristo. Infundi em todos os coraes catlicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam ao fim de suas vidas recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

Pai-Nosso, Deus te salve e Glria So Joo Bosco, rogai por ns. Novena Confiana (Rezar durante nove dias) Me amvel de minha vida auxlio dos cristos, a pena que me atormenta, coloco em vossas divinas mos. Deus te salve Maria... Vs que sabeis minhas aflies, pois todas a Vs confio, dai a paz aos turbados e aliviai o meu corao. Deus te salve Maria... E ainda que vosso amor no mereo, no recorrerei a Vs em vo, pois sois Me de Deus e auxlio dos cristos. Deus te salve Maria... Lembrai-vos, oh! piedosssima Virgem Maria!, que jamais se tem ouvido dizer que nenhum dos que tem acudido a vossa proteo tenha sido abandonado; animado com esta confiana, me apresento a Vs. Oh! Me de Deus!, no desprezeis minhas splicas; escutai e acolhei benignamente, oh! clemente, oh! doce Virgem Maria! Pedir a graa que se deseja e rezar uma Salve-Rainha. Orao de Splica Santssima Virgem, Me de Deus, eu ainda que indigno pecador prostrado a vossos ps em presena de Deus onipotente vos ofereo este meu corao com todos seus afetos. A vs o consagro e quero que seja sempre vosso e de vosso Filho Jesus. Aceitai esta humilde oferta, vs que sempre haveis sido a auxiliadora do povo cristo. Oh! Maria, refgio dos atribulados, consolo dos aflitos, tende compaixo da pena que tanto me aflige, do apuro extremo em que me encontro. Rainha dos Cus, em vossas mos coloco minha causa. Se bem que nos casos desesperados se mostra mais potente vossa Misericrdia e nada pode resistir a vosso poder. Alcanai-me Me minha a graa que vos peo se do agrado de meu Deus e Senhor. Amm. Orao de Consagrao Oh! Santssima e Imaculada Virgem Maria, ternssima Me nossa e poderoso auxlio dos cristos! Ns nos consagramos inteiramente ao vosso doce amor e a vosso santo servio. Consagramos-vos a nossa mente com seus pensamentos, o corao com seus afetos, o corpo com seus sentidos e com todas suas foras, e prometemos trabalhar sempre para a maior Glria de Deus e a salvao das almas. Vs, pois, oh! Virgem incomparvel! que foste sempre auxlio do povo cristo, continuai, por piedade, sendo especialmente nestes dias. Humilhai aos inimigos de nossa religio e frustrai suas perversas intenes. Iluminai e fortificai aos bispos e sacerdotes e tenha-os sempre unidos e obedientes ao Papa, mestre infalvel; preservai da irreligio e do vcio a incauta juventude; promovei as vocaes e aumentai o nmero dos ministros, a fim de que, por meio deles, o reino de Jesus Cristo se conserve entre ns e se estenda at os ltimos confins da terra. Suplicamos-vos oh! dulcssima Me! que no apartes nunca vosso piedoso olhar da incauta juventude exposta a tantos perigos, dos pobres pecadores e moribundos e das almas do Purgatrio: sede para todos oh! Maria! doce Esperana, Me de Misericrdia e Porta do Cu.

Suplicamos-vos, grande Me de Deus, que nos ensines a imitar vossa virtudes, particularmente a angelical modstia, a humildade profunda e a ardente caridade, a fim de que, por quanto possvel, com nossa presena, com nossas palavras e com nosso exemplo, representemos, em meio do mundo, a vosso Filho, Jesus, consigamos que Vos conheam e amem e possamos, chegar a salvar muitas almas. Fazei, oh! Maria Auxiliadora! que todos permaneamos reunidos sob vosso maternal manto; fazei que nas tentaes vos invoquemos com toda confiana; e em fim, o pensamento de que sois to boa, to amvel e to amada, a recordao do amor que tens a vossos devotos, nos fortalea de tal modo, que saiamos vitoriosos contra o inimigo de nossa alma, na vida e na morte, para que possamos formar uma corte no Paraso. Assim seja. Oferecimento Ensinai-me, oh! Maria Auxiliadora, a ser doce e bom em todos os acontecimentos de minha vida; Nos desenganos, no descuido de outros, na falta de sinceridade daqueles em quem acreditei, na deslealdade daqueles em quem confiei. Ajudai-me a esquecer de mim mesmo para pensar na felicidade dos outros; a ocultar meus pequenos sofrimentos de tal modo que seja eu o nico que os padea. Ensinai-me a tirar proveito deles, a us-los de tal modo que me suavizem, no me enduream nem me amarguem; Que me faam paciente e no irritvel; que me faam amplo em minha clemncia e no estreito e desptico. Que ningum seja pior, menos sincero, menos amvel, menos nobre, menos santo por ter sido meu companheiro de viagem no caminho at a vida eterna. Amm.

Potrebbero piacerti anche