Sei sulla pagina 1di 4

temperatura do universo

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/universo/tmp.html

A temperatura do Universo
(* Preparado por C.A. Bertulani para o projeto de Ensino de Fsica a Distncia)

Radiao eletromagntica A natureza da radiao foi um mistrio para os cientistas durante muito tempo. No sculo passado, J.C. Maxwell props que essa forma de energia viaja pelo espao na forma de um campo oscilatrio composto por uma perturbao eltrica e magntica na direo perpendicular s perturbaes.

Na figura acima, vemos oscilaes no campo eltrico (vermelho), e no campo magntico (azul), que so ortogonais entre si - o campo eltrico fica no plano xy; o magntico no plano xz. A onda est viajando na direo x. Uma onda eletromagntica pode ser definida em termos de sua frequncia de oscilao, designada pela letra grega nu (v). A onda se move em linha reta com uma velocidade constante (a velocidade da luz, c); a distncia entre picos sucessivos o comprimento da onda, l, que igual sua velocidade dividida pela sua freqncia, l = c / n. O espectro eletromagntico cobre um intervalo enorme em comprimentos de onda, de comprimentos muito pequenos a comprimentos muito grandes. Veja a figura abaixo.

A nica regio do espectro para a qual nossos olhos so sensveis a regio do "visvel", identificado pelas cores do arco-ris. O sol no o nico objeto que produz energia de radiao; qualquer objeto que estiver a temperatura maior do que 0 K ir emitir alguma radiao. O grande desafio para os cientistas foi descobrir como relacionar a energia de radiao com a temperatura de um objeto. Se um objeto for colocado em um recepiente cujas paredes estiverem a temperatura uniforme,

1 de 4

23/05/12 22:27

temperatura do universo

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/universo/tmp.html

esperamos que o objeto entre em equilbrio trmico com as paredes do recepiente e que o objeto passe a emitir uma radiao parecida com a das paredes do recepiente. Tal objeto absorve e irradia a mesma quantidade de energia. Mas, uma superfcie perfeitamente negra absorve toda a radiao incidente sobre ela e deve irradiar da mesma forma, se estiver em equilbrio trmico. A radiao trmica em equilbrio ento chamada de radiao do corpo negro. A primeira relao entre temperatura e energia de radiao foi deduzida por J. Stefan em 1884 e explicada teoricamente por Boltzmann na mesma poca. Ela nos diz que: Energia total = sT4 onde a energia total emitida pelo corpo negro dada por unidade de rea e por segundo, T a temperatura absoluta (termodinmica) e s a constante de Stefan-Boltmann. A grande questo no incio do sculo era explicar como esta energia radiante total emitida pelo corpo negro era distribuda entre as vrias frequncias ou comprimentos de onda da radiao. A teoria clssica de osciladores eletromagnticos, de J. C. Maxwell, falhou na explicao da distributio observada da radiao. Foi Max Planck que resolveu o dilema mostrando que a energia dos osciladores deveria ser quantizada, ou seja, as energias no poderiam ter todos os valores, mas deveriam variar em passos. O tamanho de cada passo, ou quantum, proporcional frequncia dos osciladores e igual a hv, onde h a constante de Planck. Com essa hiptese, Planck deduziu a distribuio da radiao luminosa de um corpo negro e mostrou como ela varia com o comprimento de onda para uma dada temperatura. A deduo de Planck tambm pode ser usada de forma inversa: dada uma certa distribuio de intensidade da luz emitida por um corpo negro, a lei de Planck pode ser usada para calcular a sua temperatura, comparando a forma da distribuio com a curva de Planck. As curvas ilustradas abaixo mostram que quanto mais quente for um corpo, maior ser sua luminosidade a pequenos comprimentos de onda. A superfcie do sol tem uma temperatura de 6000 K, e a curva de Planck possui um pico na regio do visvel. Para corpos mais frios do que o sol o pico da curva de Planck se desloca para comprimentos de onda maiores, at que se chega a uma temperatura tal que muito pouca radiao emitida na regio do visvel.

Na figura acima a intensidade a energia por unidade de ngulo slido por unidade de tempo por unidade de intervalo de comprimento de onda. A linha tracejada mostra a variao com a temperatura do comprimento de onda em que a intensidade mxima.

2 de 4

23/05/12 22:27

temperatura do universo

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/universo/tmp.html

Esta uma representao grfica da lei de Wien, que diz: l (max) ~ 0.29/T, onde l(max) o comprimento de onda mximo da radiao em cm, e T a temperatura absoluta do corpo negro. O corpo humano possui uma temperatura de cerca de 310 K e irradia basicamente no infravermelho longo.

Se a fotografia de uma pessoa for feita com uma cmera sensvel ao infravermelho, obtemos uma fotografia trmica. A imagem acima foi obtida no Jet Propulsion Lab, nos EUA. Um engenheiro est segurando um fsforo aceso. A imagem codificada em cores de modo a mostrar diferenas de temperatura. Observe o branco e o vermelho escuro da chama e da palma da mo do engenheiro (onde seus vasos sangineos esto mais prximoas superfcie) e o azul de seus culos frios. Esta fotografia em infra-vermelho demonstra que as imagens em infra-vermelho mostram a energia em forma de calor e a sua distribuio. 3 K - A temperatura do Universo O sol e as estrelas emitem radiao trmica cobrindo vrios comprimentos de onda. Outros objetos no espao, como grandes nuvens de gs na Via Lctea, tambm emitem radiao trmica mas so muito mais frios. Estes objetos so melhor detetados no infra-vermelho e com rdio-telescpios - telescpios cujos detetores so sensveis a grandes comprimentos de onda. Em 1965, Arno Penzias and Robert Wilson conduziam uma calibrao cuidadosa de seu rdio-telescpio no laboratrio Bell, em Whippany, New Jersey. Eles encontraram que o seu receptor reproduzia um padro de "rudo" como se eles estivessem no interior de um recepiente cuja temperatura fosse de 3K - ou seja, era como se ele estivesse em equilbrio com um corpo negro a 3 K. Este "ruido" parecia estar vindo de todas as direes do espao. Muito antes, previses tericas de George Gamow e de outros astrofsicos demonstravam a existncia de uma radiao csmica de fundo de 3 K. A descoberta de Penzias e Wilson foi uma confirmao experimental da radiao isotrpica do Universo, que se acredita ser uma relquia da "Grande Exploso" que deu origem ao Universo. A enorme energia trmica liberada durante a criao do universo comeou a esfriar medida que o universo expandiu. Alguns 12 bilhes de anos mais tarde, estamos em um universo que irradia como um corpo negro agora esfriado a uma temperatura de 3 K. Em 1978 Penzias e Wilson receberam o prmio Nobel de fsica por esta descoberta. Um corpo a 3 K emite a maior parte de sua energia na regio de comprimentos de onda de microondas. As molculas atmosfera da terra absorvem esta radiao de modo que, a partir do solo, os astrnomos s podem fazer observaes na regio do infra-vermelho. Em 1989 o
3 de 4 23/05/12 22:27

temperatura do universo

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/universo/tmp.html

satlite "Cosmic Background Explorer" (COBE), desenvolvido pelo "Goddard Space Flight Center" da NASA , foi lanado para medir a difusa radiao infra-vermelha e de microondas do universo primordial (universo nos seus tempos de infncia). Um dos seus instrumentos, o "Far Infrared Absolute Spectrophotometer" (FIRAS) comparou o espectro da radiao csmica de fundo de microondas com a de um corpo negro perfeito. O espectro da radiao csmica de fundo foi medida com uma preciso de 0.03% e ela se ajusta perfeitamente a de um corpo negro de temperatura de 2.726 K. Embora existam bilhes de estrelas no universo, estas medidas precisas do COBE mostram que 99.97% da energia radiante do Universo foi liberada durante o primeiro ano aps a Grande Exploso, e que agora reside no campo de radiao trmica de 3 K.

Projeto: Ensino de Fsica a distncia Desenvolvido por: Carlos Bertulani

4 de 4

23/05/12 22:27

Potrebbero piacerti anche