Sei sulla pagina 1di 9

Apresentao

A clebre imagem do Movimento Escoteiro, imortalizada na figura de uma senhora que atravessa a rua sendo auxiliada por um jovem e disposto escoteiro, ser, daqui por diante, nosso azimute e basto guiando-nos para o cenrio social que se forma neste novo sculo, onde a relao escotismo e comunidade ganha importncia. Aceitamos essa imagem, mas com a correta interpretao: a senhora representa a sociedade atual, que caminha com dificuldades e clama por auxlio para completar dignamente a travessia, torcendo para um final feliz. O jovem e disposto escoteiro o prprio Movimento Escoteiro, que possui os

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

fundamentos e o mtodo apropriados para apoiar a sociedade nessa travessia, permeando o esprito dos jovens com as virtudes que tanto defendemos e que a senhora valoriza. Essa demanda da sociedade to intensa, que atualmente empresas associam seus produtos e a prpria imagem aes de cunho social. Ns, escoteiros, praticamos aes sociais h cerca de 100 anos com algumas vantagens: vendemos produtos nobres (amizade, respeito, lealdade, credibilidade) que no esto dispostos nas prateleiras. Este momento para ocuparmos o espao existente. E o trabalho em nvel local, nas comunidades, de extrema relevncia para alavancarmos esse crescimento.

Escotismo Total

ENVOLVIMENTO COMUNITRIO: BENEFCIOS


Escoteiro, devido:

O envolvimento comunitrio, quando bem conduzido, resulta em aes sociais que podero ser benficas, tanto para a sociedade, quanto para os grupos e Movimento

RECONHECIMENTO DO PAPEL DO ESCOTISMO


A exposio adequada dos propsitos e virtudes do escotismo permite que a comunidade identifique a importncia do movimento dentro da sua prpria

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

estrutura social.

VALORIZAO DO TRABALHO COMUNITRIO


Com os resultados obtidos, a comunidade passa a se engajar e a valorizar as parcerias que resultem em aes sociais.

FORTALECIMENTO DE APOIOS
A participao em aes comunitrias promove a integrao e o reconhecimento do grupo escoteiro na sua localidade, o que estimula o surgimento de apoios por parte de entidades, organizaes e empresas.

AMPLIAO DA PARTICIPAO DO JOVEM NA SUA COMUNIDADE


O jovem ser reconhecido e valorizado dentro da sua comunidade por envolverse na superao das dificuldades existentes.

DIVULGAO E CRESCIMENTO
Forma eficaz e barata para promover atividades escoteiras, podendo resultar na manuteno e ampliao do efetivo escoteiro.

AMPLIAO DE AES PULVERIZADAS


A somatria de diversas aes comunitrias locais resultar em uma grande rede de aes com efeitos nacionais.

APLICAO DE AES NACIONAIS DE CUNHO LOCAL


Os grupos escoteiros podero desenvolver campanhas estaduais e nacionais de cunho local.

AMBINCIA COMUNITRIA: ESTRATGIAS DE INSERO E INTEGRAO


Quem Procurar?
RECONHECIMENTO LOCAL
Identificar a existncia das entidades, instituies, organizaes, sociedades de

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

amigos etc. instaladas nas proximidades do seu grupo escoteiro e que possuam interesse em aes sociais. Identificar as demandas existentes. Cuidado, somos pouco experientes nesse ponto e devemos aceitar as sugestes de quem conhece.

CREDIBILIDADE E RECONHECIMENTO: PONTO INICIAL DA PROCURA


Lembra-se que o nosso produto nobre? Devemos buscar contato com um parceiro que agregue credibilidade e valorize nossas aes. O ideal que seja reconhecido e respeitado pela comunidade. Se for mal escolhido, a imagem negativa poder ser associada ao seu grupo escoteiro.

POSIO/CARGO
Seguimos pelo mesmo princpio da credibilidade. necessrio apresentar a proposta de parceria para o tomador de deciso, o dirigente responsvel pela entidade contatada, mesmo que ele no participe diretamente dos trabalhos. Receber relatrio final dos trabalhos e ser essencial para futuros contatos e/ou busca de novos apoios.

INICIATIVA E DINAMISMO
comum que o dirigente no se envolva diretamente com o desenvolvimento da parceria e indique algum de confiana. Busque pessoas dinmicas e evite os engavetadores. Mantenha, sempre, um canal direto de comunicao com o dirigente para evitar contra-tempos.

FORMADORES DE OPINIO
Lderes comunitrios, procos/pastores da igreja local, vereadores, comerciantes, empresrios ou presidentes de entidades, todos podem ser envolvidos por sua capacidade em difundir informaes. No permita que sua iniciativa seja distorcida por interesses pessoais. Lembre-se, credibilidade.

Como iniciar?
COMPATIBILIDADE COM PROGRAMAS ANUAIS DO GE E REGIO E NACIONAL
Analise a agenda social dos parceiros identificados e a programao escoteira anual. Festas populares tambm devero ser consideradas juntamente s grandes campanhas estaduais e nacionais.

AMBINCIA COMUNITRIA
Escolha as aes mais apropriadas, com base na identificao de entidades e

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

demandas locais. O grupo est capacitado para desenvolver tal atividade?

ESTRATGIAS DE APROXIMAO
Em geral os primeiros contatos ocorrem em conversas rpidas ou (auto) convite para uma reunio inicial de elaborao. Evite ser pego de surpresa. Nas conversas rpidas, estimule seu locutor a desenvolver uma atividade, mas dentro das demandas existentes na comunidade. Nas reunies, v preparado. Faa um esboo simples com os objetivos da atividade, os pblicos que sero envolvidos, a infra-estrutura necessria e o cronograma de implementao. Os custos sero discutidos entre todos.

Como se relacionar?
POSTURA PR-ATIVA
Tenha iniciativa, busque resultados e seja dinmico. Ns, escoteiros, organizamos acampamentos e atividades para dezenas de pessoas. Detemos experincia para fazer parte da coordenao das aes comunitrias.

POSTURA ESCOTEIRA
Credibilidade.

DESENVOLVENDO E IMPLEMENTANDO PARCERIAS


QUAIS OS FOCOS DAS ATIVIDADES E PARCERIAS?
O programa educativo do Movimento Escoteiro flexvel e amplo o bastante para ser integrado ao desenvolvimento de aes sociais. As atividades comunitrias, alm de possibilitarem essa integrao, devem ser estruturadas para o aprendizado, a reflexo e o desenvolvimento do carter e cidadania dos membros do Grupo Escoteiro.

DESSA FORMA, DEVEMOS IMPLEMENTAR ATIVIDADES QUE:


comunidade prxima ao Grupo Escoteiro;

Apiem a resoluo de problemas concretos e temas de interesse da Sejam realizadas a partir do esforo dos voluntrios do Grupo
Escoteiro e de parceiros da comunidade, com recursos obtidos da mobilizao da equipe e da comunidade a qual se destina a ao e

Permitam o desenvolvimento social, pessoal ou profissional no s da


comunidade mas tambm dos voluntrios e jovens envolvidos na ao.

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

AS ATIVIDADES PODEM SER NAS REAS:


Educao, conscientizao e apoio s escolas pblicas; Valorizao do papel da criana e do adolescente; Cultura, esportes, sade, meio ambiente;

Apoio s entidades assistenciais, creches, asilos e orfanatos e Entre outras reas importantes para desenvolvimento da comunidade

DEVEMOS EVITAR:
somente;

O recolhimento de recursos financeiros de entidades ou indivduos, to Incorrer em quaisquer problemas legais ou contestar as autoridades
constitudas;

Apresentar carter discriminatrio ou difamatrio s pessoas ou


entidades de qualquer natureza;

Vnculo com atividades polticas, partidrias ou eleitorais. Isto no


quer dizer que no possamos fazer parcerias e desenvolver projetos de governos municipais, estaduais ou federais, devemos apenas evitar a utilizao do escotismo como meio eleitoral ou partidrio.

AO LOCAL / REGIONAL / NACIONAL


local, regional ou nacional.

Devemos ficar atentos s atividades, aes e projetos sociais que existam na esfera Dentro do Movimento Escoteiro, so colocadas em prtica aes e projetos sociais que visam integrar um grande nmero de Grupos Escoteiros em benefcio de uma causa especial. Atravs de grandes mobilizaes a UEB consegue ampliar o seu impacto social, desenvolver sua imagem institucional e fortalecer sua importncia social junto a parceiros estratgicos como, governos, grandes empresas e entidades sem fins lucrativos.

NO AMBIENTE EXTERNO DEVEMOS:

Projetos e aes sociais, culturais e esportivas que o governo federal,


estadual e municipal pretendem desenvolver em nossa regio e

Iniciativas de outras entidades sem fins lucrativos, que possibilitam a


formao de parcerias interessantes para ambos os lados.

MAXIMIZAO DE AES, RESULTADOS E RECURSOS


POSSUO UM PLANO DE COMUNICAO
interessante que toda ao interna ou externa do Grupo Escoteiro possua um

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

plano de comunicao que permita ao Grupo Escoteiro ser eficaz nas atividades. O desenvolvimento de projetos e aes sociais exige tambm que tenhamos um plano de comunicao formatado para as aes idealizadas, com ele podemos melhorar o desenvolvimento das atividades, ampliar a imagem das aes e do Escotismo, demonstrar o impacto social de nossas aes alm de mobilizar mais colaboradores e voluntrios para nossas iniciativas. Voc j ouviu este questionamento: mas o que os escoteiros fazem ? Ento lembre-se : No basta saber fazer ....... necessrio fazer saber!

FAZER SABER PARA :


Ampliar as aes; Ampliar os parceiros e colaboradores; Desenvolver a imagem do escotismo; Captar recursos e Desenvolver a importncia social de nossa entidade

UM PLANO DE COMUNICAO EM DEZ PASSOS


1. Definir a misso institucional 2. Identificar os pblicos estratgicos 3. Levantar informaes sobre os pblicos, seus interesses e necessidades (segmentao) 4. Estabelecer objetivos bsicos de comunicao 5. Definir as mensagens-chave para cada segmento de pblico (contedo) e as caractersticas gerais (forma). 6. Definir as formas de acesso aos pblicos (canais de comunicao) 7. Criar um plano de atividade para cada segmento de pblico 8. Estabelecer as estratgias para implementar as atividades propostas 9. Estabelecer um cronograma com indicao das atribuies de cada um dos envolvidos no processo. 10. Avaliar os resultados.

CONCEITOS BSICOS PARA ELABORAO DE PROJETOS SOCIAIS


Projetos Sociais em Grupos Escoteiros
Ciclo do projeto uma idia que expressa as diferentes etapas da existncia de um programa ou projeto social , desde a sua concepo at o momento em que, estando ainda em implementao ou tendo a sua execuo concluda, ele avaliado.

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

A representao clssica do ciclo do projeto nos indica uma circunferncia (ou espiral) ao longo da qual, cada uma das etapas de sua trajetria se desenvolve consecutiva e linearmente, tal como ilustra a figura 1.

Fig. 1: Ciclo do Projeto

PRINCIPAIS ETAPAS DE UM PROJETO SOCIAL


Identificao do problema / diagnstico um conjunto de informaes e anlises que permite caracterizar a situao em que se encontra algum aspecto ou segmento populacional de um determinado contexto geogrfico ou realidade; nesta fase que o Grupo Escoteiro identifica o problema e/ou oportunidade para desenvolvimento de uma ao social ou desenvolvimento de um projeto que importante para Comunidade. Na fase de identificao conhecemos a Comunidade, seus problemas sociais, ambientais e identificamos as lideranas

Atividade Prtica

Projeto de uma Atividade


AMBINCIA COMUNITRIA
1. Cite entidades/instituies de destaque na regio do seu GE.

2. E personalidades de destaque? Elas possuem vnculo com alguma entidade?

Escotismo e a Comunidade

3. Quais as carncias existentes na comunidade e as entidades/instituies envolvidas na soluo?

DESENVOLVENDO E IMPLEMENTANDO PARCERIAS


1. Compatibilidade de programas x demandas comunitrias. Voc est aplicando isso?

2. Em ordem de prioridade, cite as atividades comunitrias e os parceiros estratgicos envolvidos em futuras aes sociais de seu grupo escoteiro:

TIPO DA ATIVIDADE

PARCEIROS ESTRATGICOS

A. B. C. D. E. DIVULGAO DAS AES


Imprensa: voc j sabe como lidar com ela? Internet: sabe como explorar essa ferramenta? Interna: domina a comunicao interna? ( ) sim ( ) sim ( ) sim ( ) no ( ) no ( ) no

UEB - SO PAULO

locais e entidades que desenvolvem trabalhos sociais, polticos e religiosos. Com base em todas as informaes levantadas temos em mos os principais problemas e assim podemos definir a ao ideal que poder ser desenvolvida pelo Grupo Escoteiro. Planejamento o processo de definio dos elementos bsicos (objetivos, metas, atividades, prazos, responsveis, etc.) de um projeto, programa ou qualquer iniciativa que se pretenda realizar. Nesta fase o Grupo Escoteiro define: quem ? como ? aonde ? quando ? para que ? ser desenvolvida a ao social, trata-se de uma das partes mais importantes para que se atinja o sucesso no projeto social.

Escotismo e a Comunidade
UEB - SO PAULO

Implementao a execuo do projeto ou do programa, com bases nas aes previstas no planejamento; Atravs do documento escrito o Grupo Escoteiro poder acompanhar a implementao do projeto, verificando atividades, prazos, responsveis , recursos e resultados obtidos. Avaliao / Registro a analise dos produtos gerados pelas aes executadas, do alcance dos objetivos estabelecidos ou dos custos envolvidos na execuo do projeto; Nesta fase o Grupo Escoteiro avalia os resultados

Potrebbero piacerti anche