Sei sulla pagina 1di 130

CENTRO UNIVERSITRIO DO SUL DE MINAS UNIS/MG

8 ENCONTRO DE INICIAO CIENTIFICA - 2010 -

RESUMOS INSCRITOS

APLICAES ENVOLENDO FUNES DE VRIAS VARIVEIS: UM APARATO COMPUTACIONAL PARA A DESCRIO E INTERPRETAO DAS SOLUES Tonia Dias de Souza (6o Perodo de Computao) Prof. Ms. Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo Diversos problemas importantes e significativos da Matemtica, Fsica e Engenharia, formulados em termos matemticos, exigem a determinao da soluo algbrica e geomtrica via a teoria do clculo diferencial e integral envolvendo funes de vrias variveis. A razo principal para resolver muitas destas situaes procurar algo a respeito do processo fsico que a equao se prope a representar. O conhecimento de sistemas naturais complexos em geral conseguido atravs da combinao ou refinamento de modelos mais simples e bsicos. Assim, um conhecimento profundo desses modelos, da teoria que os descrevem e de suas solues constitui um primeiro passo indispensvel para a seleo de problemas mais complexos e realistas, modelados a partir de sistemas envolvendo as funes de vrias variveis. Desta forma, de nosso objetivo apresentar toda teoria que cerca o clculo diferencial e integral de vrias variveis, bem como, a teoria associada implementao numrica ou aparato computacional de situaes vias pacotes matemticos, tais como o MAPLE e MATLAB, resolvendo diversas aplicaes que servir como formao extracurricular na formao do aluno, mostrando uma nova aplicao e importncia da Matemtica no contexto da Computao. Finalizaremos com a formatao de um material explicando de forma detalhada todos os conceitos e mtodos citados anteriormente em aplicaes na rea da Matemtica, Fsica e Engenharia. Palavras-chave: Derivadas Parciais. Funes de Vrias Variveis. Implementao Numrica. Pacotes Matemticos.

A RELIGIOSIDADE MINEIRA SE DEFRONTANDO COM A MODERNIDADE: ANLISE DAS INFLUNCIAS DA SAGRAO DO TEMPLO E DAS CELEBRAES EUCARSTICAS EM LAMBARI, NA DCADA DE 1950 Tiago Junho Silva (6o Perodo de Histria) Prof. Francislei Lima da Silva (Orientador) Resumo O presente trabalho pretende analisar a conjuntura do Brasil em relao ao campo religioso, na dcada de 1950, uma vez que, possvel identificar no cenrio mundial uma renovao da religio Catlica perante os anseios da modernidade, no sentido de promover uma maior aproximao com os fiis, evitando, desse modo, que estes migrem para novas seitas. A partir disso, utilizaremos como pano de fundo para esta anlise, dois eventos ocorridos na cidade de Lambari, em Minas Gerais, no ano de 1955: a Sagrao da Igreja Matriz e o Congresso Eucarstico Diocesano. O objetivo do trabalho consiste em ponderar sobre as influncias dos festejos religiosos na composio do imaginrio urbano. Como campo de trabalho bastante fecundo para debates, nos quais se podem envolver vrias reas de atuao, a questo religiosa sempre despertou ateno de pesquisadores das cincias humanas buscando demonstrar entre outras questes a hierarquia social, uma vez que esse campo esteve ligado principalmente s altas camadas sociais, com atuaes polticas, que se sobrepunham s camadas populares pelas ideologias e dogmas impregnados em suas instituies. Assim, pretendemos identificar o impacto dessas mudanas de mbito mundial, numa cidade de interior, onde a populao, muitas vezes, fica receosa quanto a mudanas muito bruscas, que podem afetar tanto o campo social quanto o cultural, mas que podem principalmente contrafazer alguns valores religiosos. Palavras-chave: Histria. Religiosidade. Modernidade. Imaginrio Urbano.

MICROSOFT SHAREPOINT: FCIL COMPARTILHAR IDIAS Thiago Rodrigues (4o Perodo de cincia da computao) Prof. Ms. Ricardo Mello (Orientador) Resumo O trabalho apresenta uma modalidade de abordagem de como todos estamos cercados pela tecnologia isso includa a ferramenta sharepoint. O objetivo consiste em proporcionar o trabalho em equipe mais fcil para as empresas e alunos onde o Microsoft sharepoint um software que pode melhorar o conhecimento compartilhando informaes. O objetivo consiste em proporcionar um estudo mais aprofundado da ferramenta Sharepoint, suas caractersticas e aplicaes, levantamento de custos e requisitos para trabalhar com esta ferramenta. Ao final da pesquisa espera-se concluir como a ferramenta melhora o trabalho em conjunto, melhorando a produtividade e melhoria no desenvolvimento de projetos por ter a interao atravs da web para compartilhamento de informaes com outras pessoas atravs de publicao de relatrios, intranets. Ser apontada e discutida se essa ferramenta se pode diminuir custos de treinamento e manuteno, economizar tempo e esforo. Buscaremos apresentar uma posio, com o acesso informao a base de dados coleados, relatrios e aplicaes para a ajuda de novas solues. Palavras-chave: SharePoint, Intranet, websites, gesto de projetos.

RELATRIO DE EXPERIENCIA: PROJETO RECREART Tatiele Raquel Camargo de Freitas (2 perodo de pedagogia); Sarah Vilela da Mata Miranda (4 perodo de Publicidade e Propaganda) Luciane Souza Resumo Nesse perodo semestral de projeto foram realizados aproximadamente oito Recreart onde pudemos atender a centenas de crianas, que nesse perodo, tiveram a oportunidade de terem contato com as atividades que foram propostas tendo assim momentos de lazer, cultura e educao. Pudemos concluir que o projeto Recreart de grande importncia para as crianas, pois neste momento que elas se divertem e brincam, porque muitas dessas crianas no tem este momento de lazer. Para ns trabalhar neste projeto tem uma imensa importncia, pois podemos colocar em prtica no nosso dia a dia. S de ver a satisfao e o olhar de alegria das crianas isso pra ns de imensa importncia. Palavras-Chave: Recreart, crianas, educao, lazer, incentivo

SADE PREVENTIVA: A PREVENO A FAVOR DA VIDA DOS USURIOS QUE RECORREM AO PROGRAMA DE SADE DA FAMLIA (PSF). Tssia Andrade Aparecido (2 Perodo de Servio Social) Prof. Dr.Maria Argenice de Souza Pacheco (Orientadora) Resumo A presente pesquisa tem como objetivo incentivar a promoo da sade da populao de Varginha - MG, atravs do programa de sade da famlia (PSF), abordando a realidade do crescimento dos problemas oriundos da no preveno da sade e refora tambm a importncia da insero do Assistente Social na equipe, pois se considera que o Servio Social sendo uma profisso que assumiu compromisso tico-poltico com a democracia, a liberdade e a justia social desempenha um importante papel nesta construo, desenvolvendo aes socioeducativas e culturais com a comunidade. Buscaremos introduzir no programa de sade da famlia (PSF), planos de aes informativas e educacionais, oferecendo treinamentos, oficinas e palestras, tendo em vista, que o programa tem em seu objetivo, ofertar cuidados primrios populao, atuando com ateno integral ao indivduo e a comunidade, estas equipes atuam com aes de promoo da sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e na manuteno da sade. Sabe-se que a ampliao do conhecimento sobre aes preventivas junto ao programa de sade da famlia (PSF) fundamental para a ampliao da capacidade da equipe atuar sobre os determinantes da sade da comunidade trazendo inmeros benefios populao, a preveno a melhor forma para combater a doena e isso implica na mudana de hbitos da pessoa, um comportamento saudvel tem efeitos benficos e mltiplos na sade, sendo a proteo de vrias doenas. A preveno o conjunto de aes que visam evitar a doena na populao, removendo os fatores causais, ou seja, visam diminuio da incidncia da doena. Palavras-chave: Preveno. Servio Social. Promoo. Sade. Doena. Famlia

EDUCAO NUTRICIONAL: CONTROLE DE POTSSIO, SDIO E LQUIDOS EM PACIENTES HEMODIALISADOS Tamiris Roquim Siqueira (6 perodo de nutrio) Prof. Ms. Erika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Resumo A insuficincia renal crnica IRC uma sndrome metablica decorrente de uma perda progressiva e lenta da capacidade excretria renal. Os pacientes com IRC avanada necessitam de uma dieta com restrio de alguns nutrientes para manter a homeostase do organismo, dentre eles, lquidos, protenas, potssio, fosfatos e sdio. A educao nutricional uma estratgia de ao a ser adotada para melhora e manuteno da sade geral. O objetivo desse trabalho promover a educao nutricional para capacitar os pacientes a reconhecer alimentos ricos em potssio, sdio e lquidos. muito importante o controle destes nutrientes, para controlar o edema, o desequilbrio eletroltico e o risco cardiovascular. A orientao e educao nutricional dos pacientes submetidos ao tratamento hemodialtico, torna-se relevante do ponto de vista clnico-nutricional, promovendo assim a recuperao ou manuteno do estado nutricional adequado e conseqentemente uma melhor qualidade de vida. Palavras-chave: Insuficincia Renal Crnica, Educao Nutricional.

QUALIDADE MICROBIOLOGICA DA GUA MINERAL COMERCIALIZADA NA CIDADE DE VARGINHA Tamiris Roquim Siqueira (6 perodo de nutrio) Prof. Ms. Elizandra Milagre Couto (Orientadora) Prof. Ms Marclia Prado (Co-Orientadora) Resumo A gua um recurso natural essencial vida e ao desenvolvimento, mantendo as necessidades fisiolgicas, econmicas e domsticas com quantidade, continuidade, cobertura e custo. Entretanto, no basta que as populaes apenas disponham de gua, necessrio tambm que essa gua se caracterize por um mnimo de qualidade. As preocupaes quanto aos nveis de qualidade, contaminao das guas e manuteno dos recursos hdricos assumem importncia, medida que a gua destinada ao consumo humano ou a transformao econmica. gua no potvel, ou seja, contaminada de alguma forma por agentes patognicos nocivos pode por em perigo a sade e comprometer o desenvolvimento das comunidades humanas. O objetivo desse estudo a avaliao microbiolgica da gua mineral comercializada em Varginha, analisando se no h qualquer tipo de contaminao microbiolgica, afetando a sade da populao. Espera-se que para a sade de todos no h nenhuma contaminao, mas se houver, iniciativas podem ser tomadas para a melhorar a qualidade da gua. Palavra chave: gua. Avaliao microbiolgica.

COMPARATIVO ENTRE AS ALTERAES PSICOFISIOLGICAS EM INDIVDUOS HIPERTENSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FSICA E DE MEDITAO Talysson Rafael Cassimiro (6 Perodo de Educao Fsica) Guilherme Eugnio Van Keulen (Orientador) Este estudo busca fazer um comparativo entre os benefcios das alteraes psicofisiolgicas aps um perodo de prtica de atividade fsica e de meditao. Tendo como objetivo comparar os valores da presso arterial, frequncia cardaca e do nvel de ansiedade em dois grupos de indivduos hipertensos, um praticante de atividade fsica e outro de meditao. Resolveu-se fazer este trabalho diante da escassez da atuao dos profissionais de Educao Fsica, tanto na formao de novos profissionais capacitados quanto para a realizao de novas pesquisas cientficas acerca das prticas corporais alternativas e hipertenso arterial, e pelo crescente interesse da populao por essas prticas como uma necessidade de buscar um estilo de vida contrrio aos padres impostos pela sociedade atual e novas formas de tratamento. Espera-se que ao final do estudo seja possvel diminuir os valores da frequncia cardaca, presso arterial e do nvel de ansiedade, tanto em praticantes de atividade fsica quanto aps a prtica de meditao, que mesmo no sendo considerada uma atividade fsica pode ser benfica para indivduos com hipertenso. Palavras-chave: Meditao. Atividade Fsica. Hipertenso. Ansiedade.

A PROTEO DOS DIREITOS SOCIAIS NA CIDADE DE TRS PONTAS/MG: O PROBLEMA DAS AES PREVENTIVAS NA GESTO EMPRESARIAL E O DESCONHECIMENTO POR PARTE DOS EMPREGADOS Talles Domician Fonseca de Oliveira (4o perodo do Curso de Direito - FATEPS) Beatriz Pereira Vallim (4o perodo do Curso de Direito - FATEPS) Prof. Esp. Marco Antnio Lopes Campos (Orientador) Resumo O presente trabalho apresenta uma modalidade de abordagem e discusso atinente ao fenmeno social da proteo dos direitos trabalhistas na cidade de Trs Pontas - MG, analisados, de um lado, sob a tica da gesto empresarial voltada para a administrao preventiva das aes interpessoais no dia-a-dia de trabalho, levando em considerao os direitos e deveremos do empregador. De outro lado, enfrentar os problemas encontrados por grande parte de empregados, especialmente aqueles relacionados ao desconhecimento da lei e de seus direitos sociais inerentes a sua prestao de servio. A partir da fonte legislativa, mais precisamente em conformidade com as Resolues e Recomendaes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), da Constituio Republicana de 1988, da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) e dos demais regramentos jurdicos especficos, o objetivo da pesquisa consiste em examinar as relaes de trabalho na cidade de Trs Pontas-MG, notadamente no que se refere gesto empresarial, muitas vezes tomada de aes sem observncia dos preceitos trabalhistas, e a viso do empregado no que diz respeito proteo aos mnimos sociais e o conhecimento de seus direitos, a fim de ensejar, portanto, a efetividade do acesso justia. So contribuies do projeto o levantamento e apontamento de dados de forma quantitativa e qualitativamente, dimensionando o conhecimento e o desconhecimento dos respectivos direitos laborais por parte dos atores sociais aqui tratados. Buscaremos apresentar dados reais divididos em dois grupos, quais sejam, o relacionado s aes empresariais (empregadores) e, do outro lado, os cidados (empregados), para, ao final, concluir que a sociedade trespontana ainda encontra-se desamparada de recursos jurdicos aptos a conhecer/ proteger a legislao trabalhista ou, para muitos, a proteo dos direitos sociais. Palavras-chave: Direito do Trabalho. Proteo. Empresa. Empregado. Trs Pontas.

PROJETO MINAS OLMPICA Stefani Moreira 2 Perodo de Nutrio Caio Fontes (4 Educao Fsica)

um projeto, que objetiva tirar as crianas da rua, com princpios de interesses maiores, como atividades educativas, dinmicas de grupos, esportes, brincadeiras de raciocnio. Hbitos de vida saudvel e comportamento preventivo em relao sade, alimentao, higiene pessoal, auto-cuidado e auto-estima. No tem um cronograma fixo, realizamos atividades que cada monitor leva, durante todo o tempo. Realizamos uma atividade e repetimos vrias vezes, depois passamos pra outra atividade e assim vai o dia todo. Acontece na Escola Municipal Melo Viana Filho, duas vezes na semana, na quarta e sexta. O desenvolvimento do estudo ser realizado para que os alunos do projeto MINAS OLMPICO tenham mais experincias, desta forma o projeto MINAS OLMPICO obter uma melhora de resultados. Acompanhando os alunos do ncleo em suas moradias, encaminhando-os para as atividades favorveis a sociedade, retirando-os da marginalidade e oferecendo novas oportunidades, demonstrando um novo caminho a ser seguido, pra que no futuro possam se formarem em seres de boa ndole, sinceros, humildes e motivados.Estimulando-os a fazer o que eles gostam para dar um futuro melhor para eles e para suas famlias Palavra-chave: projeto, crianas, atividades.

AVALIAO DO CARDPIO EM MACRO E MICRO NUTRIENTES OFERECIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SO GONALO DO SAPUCA DE ACORDO COM A LEGISLAO VIGENTE PNAE Aluna: Sara Dias Fernandes 6 Perodo de Nutrio Orientadora: Ms Elizandra Milagre Couto Resumo

O Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE), tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formao de prticas alimentares saudveis dos alunos, por meio de aes de educao alimentar e apoio nutricional. A merenda escolar um bem-estar proporcionado aos alunos durante sua permanncia na escola e tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade de aprendizagem, formar bons hbitos alimentares e manter o aluno na escola. O PNAE um dos mais antigos programas de alimentao, mantido pelo Ministrio da Educao, abrange os alunos do pr-escolar e do ensino fundamental. A necessidade energtica o primeiro aspecto a ser considerado na alimentao. O balano energtico precisa ser mantido, ou seja, a quantidade de energia consumida dever ser igual quela dispendida (THOMPSON, 1998). O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o cardpio de uma Escola Municipal da Cidade de So Gonalo do Sapuca, verificando se sua composio em macro e micro nutrientes, est adequada legislao, PNAE Programa nacional de alimentao escolar. A importncia da merenda escolar est comprovada em inmeros estudos e pesquisas. A ao Fome Zero considera que uma alimentao escolar de qualidade um instrumento fundamental para a recuperao de hbitos alimentares saudveis e, sobretudo, para a promoo da segurana alimentar das crianas e jovens do Brasil. E acredita-se principalmente que para promover uma alimentao escolar de qualidade preciso trabalhar por uma melhor educao pblica no pas, porque bons nveis educacionais tambm so resultados de alunos bem alimentados e aptos a desenvolver todo seu potencial de aprendizagem. Uma merenda saudvel e nutritiva , nesse sentido, base para o crescimento das geraes que construiro o futuro deste pas. Palavra Chave Alimentao Escolar, Macro e micro nutrientes

ACOLHER SOCIAL PARA FAMILIAS INCLUSO SOCIAL E CIDADANIA TECENDO VNCULOS O mundo social um mundo de mltiplas relaes (Yasbek) Sandra Maria Vilela Claudiano (6 Perodo Servio Social UNIS/MG) Prof. Dr. Maria Argenice Sousa Pacheco (Orientadora)

A presente pesquisa est sendo desenvolvida atravs de Estudos e Pesquisas/Extenso no mbito da Seguridade Social (NEPESS), vinculada com o Servio Social do UNIS/MG. Tal projeto possui como objetivo geral possibilitar atravs da Acolhida, a escuta qualificada dos usurios a fim de orient-los, na perspectiva do acesso aos direitos. Dentre os objetivos especficos estudar sobre as dimenses da questo social vinculado ao primeiro atendimento da populao que recorre ao Servio Social; ampliar o acesso dos usurios a seus direitos mobilizando o exerccio da cidadania; identificar, planejar e desenvolver oficinas scio educativas; promover encaminhamentos de maneira a incluir o usurio a rede scio assistencial do municpio de Varginha/MG; desenvolver a pesquisa social na perspectiva da acolhida social com a finalidade de produo do conhecimento social no mbito do Servio Social e da rea de interveno profissional. Considerando que o Assistente Social trabalha nas mltiplas expresses da questo social, esse estudo torna-se relevante no sentido de acolher socialmente as pessoas na busca de incluso social e cidadania. Para tanto, pauta-se no materialismo histrico dialtico, considerando a complexidade da realidade social e a busca pela prxis social imbuda pela diviso de totalidade como afirma Gil (1991:33). Possui como metodologia a pesquisa participante, dada sua abrangncia eficcia e como instrumental terico utilizaremos posteriormente de questionrios para levantamento das necessidades da comunidade local, bem como oficinas scio educativas, encontros quinzenais, aplicao de tcnicas vivenciais para construo de projetos de vida para famlia. Palavras-chave: acolher social, famlias, Servio Social, cidadania

CDULAS E MOEDAS: PESQUISA DE PARASITAS E MICROORGANISMOS Sabrina Pires Maciel (6o Perodo de Biomedicina) Viviane da Silva Floriano (6 Perodo de Biomedicina) Prof. Ms. Fransrgio Francisco dos Santos (Orientador) Prof. Dr. Joo Eustquio Antunes (Orientador) Resumo Cdulas e moedas diariamente circulam entre a populao e o risco de contaminantes alto em estabelecimentos pblicos. Em padarias, restaurantes e hospitais a contaminao pode ser mais grave, atravs do contato do dinheiro com o alimento, pacientes hospitalizados e a falta de higiene. Devido ao grande nmero de infeces reveladas em alguns estudos, o trabalho tem como objetivo analisar cdulas e moedas em circulao, afim de que possa verificar agentes microbianos ou possveis parasitas presentes, por meios de cultura atravs do mtodo de Price e parasitolgicos. Com os dados obtidos ser feita anlises dos riscos, tipos de contaminaes, como ocorre essas contaminaes, quais doenas podem surgir a partir delas, possveis solues para ajudar a populao a se prevenir e conscientizar (higiene entre outros) e mtodos de descontaminao. Palavras-chave: Biomedicina. Parasita. Microorganismo. Cdula. Moeda.

A INFLUNCIA DA EDUCAO FSICA ESCOLAR NA PRTICA DA ATIVIDADE FSICA DA POPULAO ADULTA Rosiane Rita Felizardo (6o Perodo de Educao Fsica) Prof. Ms. Erondina Leal Barbosa (Orientador) Resumo Este estudo tem como objetivo pesquisar a influncia da educao fsica escolar na populao adulta do municpio de Varginha, com o intuito de investigar a prtica da atividade fsica e a importncia da mesma na vida social e cultural dessas pessoas. Sabemos que a educao fsica essencial para o conhecimento sistematizado do movimento humano. componente curricular da educao bsica e tem como objetivo de estudo a cultura corporal. Toda educao fsica envolve atividade fsica, pois tem como um dos objetivos estimular as pessoas a aumentar e enriquecer seu repertrio motor. A atividade fsica tem uma importncia fundamental para a vida, ela est associada diretamente as melhorias da sade e condies fsicas dos praticantes (a reduo dos nveis de ansiedade, stress, um sistema imunolgico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenas). Estudos comprovam cientificamente que adultos com doenas crnicas podem viver mais com a ajuda da atividade fsica. Igualmente para populaes idosas, a prtica da atividade fsica tem se demonstrado de grande importncia, no somente com os problemas da idade, mas tambm para manuteno da sociabilidade do indivduo proporcionando uma maior independncia em tarefas comuns da vida cotidiana, sendo uma importante forma de se promover a qualidade de vida nesta populao. A educao fsica importantssima a partir das sries iniciais, pois possibilita aos alunos desde cedo oportunidade de desenvolver atividades corporais e de participar de atividades culturais. Para contabilizar o percentual de adultos que praticam alguma atividade fsica por influncia da educao fsica escolar, est sendo desenvolvida uma pesquisa bibliogrfica e posteriormente aplicao de um questionrio para 50 (cinqenta) profissionais de diversas reas com formao superior. As perguntas do questionrio foram elaboradas referentes : educao fsica nos tempos de escola, a prtica da atividade fsica nos tempos de escola, a prtica da atividade fsica nos tempos de hoje. Espera-se com esse estudo ampliar e incentivar a prtica da atividade fsica no municpio de Varginha/MG para todas as idades comeando na educao fsica escolar, mostrando sua importncia em promover a sade e proporcionar o acesso cultura do movimento para usufruir ao longo da vida. Palavra chave: Educao Fsica. Atividade Fsica. Importncia.

FORA EXPEDICIONRIA BRASILEIRA: OS PRAAS DO EXRCITO BRASILEIRO NA CAMPANHA DA ITLIA Rogerio Kocuka (6o Perodo de Histria) Prof. Francislei Lima da Silva (Orientador) Resumo Esta pesquisa tem a finalidade de esclarecer o porque de nossos veteranos, apesar de viverem num pas que no tinha uma linha poltica baseada nas democracias ocidentais, foram lutar contra tropas de pases que tinham uma linha de pensamento poltico similar ao governo de Getlio Vargas e como foi o seu desempenho no Teatro de Operaes Italiano. A inteno deste trabalho tambm apresentar o desempenho dos praas (militares com graduaes de soldado, cabo, sargento e subtenente), como era o seu cotidiano no front italiano e de onde vinham esses homens. A importncia deste trabalho trazer mais dados especficos sobre os soldados e graduados que participaram da Campanha na Itlia, de modo a obter mais conhecimento sobre quem eram e o que fizeram esses homens no maior conflito armado da humanidade. Outro aspecto resgatar um pouco da histria de humildes brasileiros que bem representaram a Ptria na Segunda Guerra Mundial e acabaram sendo esquecidos pela maioria dos brasileiros, incluindo as autoridades de nosso pas. Palavras-chave: Histria. Fora Expedicionria Brasileira. Campanha da Itlia. 2 Guerra Mundial.

RESPOSTAS FISIOLGICAS AGUDAS DE COLESTEROL, GLICOSE, CK, FREQNCIA CARDACA E PRESSAO ARTERIAL DE ADULTOS EM CORRIDAS DE RESISTENCIA AERBIA. Renan Souza Reis (4o Perodo de Educao Fsica) Prof. Ms. Wagner Vinhas (Orientador) Resumo O trabalho apresentar uma descrio das respostas fisiolgicas agudas de freqncia cardaca, presso arterial, glicose, ck e colesterol de adultos aps uma corrida de resistncia de 8 km. Ser feita uma pesquisa de campo. O objetivo consiste em descrever e analisar as respostas fisiolgicas de FC, PA, CK, glicose e colesterol aps uma corrida de resistncia. Ser descrito e analisado o que acontece com o organismo de um adulto aps uma corrida para a reflexo posterior sobre a fisiologia do exerccio em adultos. Busca-se apresentar uma relao entre a intensidade da corrida e a resposta fisiolgica do adulto. Os adultos sero monitorados em repouso e depois da corrida. Sero monitorados 15 adultos voluntrios, atletas e no atletas, com idades de 20 a 50 anos, com anlise atravs da coleta de sangue antes e depois da corrida. Justifica-se este trabalho em virtude de que muitas pessoas hoje em dia esto praticando a corrida como exerccio para a melhoria da sade e qualidade de vida e importante ter dados concretos sobre o que realmente acontece no organismo humano aps um esforo fsico e servir para que os profissionais de Educao Fsica possam prescrever atividades fsicas adequadas e seguras para os adultos. Este trabalho visa dar subsdios tericos sobre o que acontece no organismo do adulto durante uma corrida. Espera-se que, com os resultados obtidos, este trabalho possa se transformar num artigo cientifico para publicao numa revista cientifica nacional. Palavras-chave: Adulto. Fisiologia. Freqncia cardaca. Presso arterial. Glicose. Colesterol.

RESPOSTAS FISIOLGICAS AGUDAS DE COLESTEROL, GLICOSE, CK, FREQNCIA CARDACA E PRESSAO ARTERIAL DE ADULTOS EM CORRIDAS DE RESISTENCIA AERBIA. Aluno: Renan Souza Reis Orientador: Prof. Ms. Wagner Vinhas Objetivo: Comparar os resultados das respostas fisiolgicas de colesterol, glicose, CK, freqncia cardaca e presso arterial de adultos participantes de uma corrida de resistncia aerbia de 8km Justificativa: Atualmente, grande o nmero de pessoas que buscam o exerccio fsico para a melhoria da sade e da qualidade de vida. A corrida de rua uma modalidade de exerccio que muitas pessoas esto procurando para melhorar seu condicionamento fsico. Para tanto, necessrio e importante saber o que acontece com o organismo da pessoa quando ela pratica a corrida de resistncia, e a anlise atravs da coleta de sangue visa analisar quais mudanas ocorrem no nvel de colesterol, da glicose, do CK, de antes da corrida e aps a corrida. Metodologia: ser feita uma pesquisa de campo, com voluntrios adultos acima de 18 anos, atletas da cidade de Varginha. Durante essa pesquisa, buscar-se- alguns sedentrios voluntrios dispostos a correr os 8 km e comparar o que acontece com ambos os grupos (atletas x sedentrios) principalmente atravs da anlise do CK, que um marcador de leso muscular, verificando qual o nvel ele se encontra aps esse exerccio de corrida. Em virtude de ser uma pesquisa de campo, com seres humanos, e invasiva, com coleta de sangue, necessrio passar pelo Comit de tica e ter uma carta de autorizao para participao como voluntrio nessa pesquisa. Para tanto, ser feita uma padronizao da alimentao antes da corrida, evitando alimentos gordurosos e com colesterol, o que pode influenciar nos resultados. Resultados: Espera-se buscar resultados cientficos sobre o que acontece com o organismo das pessoas, sejam atletas ou no, aps uma corrida de resistncia de 8km. Para isso, buscar-se- reproduzir o que geralmente acontece com as pessoas que praticam a corrida como atividade fsica regular, visto que muitas treinam quase todos os dias, as vezes at 6 dias por semana.

TERCEIRA IDADE: INVESTIGAO DOS HBITOS ALIMENTARES Raquel Hildebrando (6 Perodo de Nutrio) Prof. Ms. Erika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Prof. Ms. Marclia Mara Prado (Orientadora) O Hbito alimentar brasileiro vem preocupando cada vez mais a OMS, principalmente na classe dos idosos, onde o processo de envelhecimento acarreta certas limitaes, perda de capacidade funcional, modificaes das funes metablicas e uma srie de doenas crnicas. O objetivo do presente trabalho consiste em investigar o hbito alimentar dos idosos de algumas regies brasileiras e relatar possveis carncias nutricionais. A nutrio e a alimentao na terceira idade ainda so reas pobres em investigao, sendo pouco exploradas e no tendo recebido a ateno que lhes devida. Atravs dessa investigao espera se avaliar os alimentos ingeridos, bem como o aproveitamentos dos mesmos e a forma com que eles possam interferir no estado nutricional do idoso e com base nesse estudo fazer intervenes que se fizerem necessrias. Palavra-chave: Idoso, hbito alimentar.

FOTOGRAFIA, HISTRIA E MEMRIA: O ACERVO FOTOGRFICO "PAULINO ARAJO FERREIRA LOPES" - CAMPANHA - 1910-1940 Proponente: Raquel de Ftima dos Reis (Histria, 6 perodo) Orientador: Dr. Patrcia Vargas Lopes de Arajo Este trabalho visa apresentar alguns resultados de uma pesquisa ainda em andamento sobre o acervo fotogrfico Paulino Arajo Ferreira Lopes, o qual constitui a memria da cidade de campanha de 1900-1970. O estudo visa apresentar algumas fotografias, organizadas em funo da temtica da cidade e seus sujeitos, tendo por objetivo entender como era retratado o espao urbano e os sujeitos citadinos, relacionando-os idia de memria e esquecimento. Pretende-se discutir nesse trabalho a fotografia enquanto importante fonte de carter no verbal, resultante de um jogo de expresso e contedo, bem como algumas formas de representao da cidade. Partimos do pressuposto de que a cidade consiste no apenas na sua materialidade, mas tambm pelos indivduos que a habitam e lhe conferem sentidos. Procuramos refletir ainda a relao da fotografia com os processos de memria e esquecimento, presentes na constituio de memria pessoal, coletiva e patrimonial de uma cidade. A cidade de Campanha consiste no espao analisado e a anlise se situa entre 1910-1940, perodo que marcado no Brasil pelos ideais de modernidade e civilidades que se difundiam da Europa para o Brasil. Palavras - chave: Fotografia - Histria - Memria - Cidade

QUADRINHOS E LITERATURA: AS ADAPTAES DE CLSSICOS DA LITERATURA NO ENSINO ESTADUAL E PBLICO. Ramon Marques Borges (aluno do 6 perodo de Jornalismo) Prof. Ms. Juarez Monteiro de Rezende (Orientador) Prof. Andr Luiz Xavier (Co-orientador) Resumo As histrias em quadrinhos tm se tornado, a cada ano, mais relevantes e tm alcanado um nvel de popularidade ainda no experimentado por elas. Esto cada vez mais presentes em bancas de revistas, nas tiras de jornais, e nas telas de cinema. H ainda um outro gnero dos quadrinhos que tem sido publicado cada vez mais: as adaptaes de clssicos da literatura. Machado de Assis, Ea de Queiroz e Franz Kafka j tiveram suas histrias adaptadas para quadrinhos. E essas adaptaes tm comeado a atingir as escolas desde 2006, quando o Programa Nacional Biblioteca nas Escolas inclui as histrias em quadrinhos na lista de livros que seriam levados s escolas. Mas essas adaptaes ajudam no aprendizado do aluno ou prejudicam sua compreenso? Esse o objetivo do projeto, descobrir se as adaptaes de clssicos da literatura ajudam o aprendizado, compreenso e capacidade de interpretao do aluno ou no. um projeto importante tanto para a comunidade acadmica, que se dispor de um novo objeto de ensino, quanto para a sociedade, que descobrir novas maneiras de difundir e adquirir conhecimento, j que essas adaptaes atingem as escolas pblicas e estaduais. A metodologia da pesquisa envolve reviso bibliogrfica, entrevistas com alunos, pesquisas de campo e uso de grupos de testes. Como resultados esperados, h a comprovao ou no da adaptao literria para os quadrinhos auxilia no aprendizado, compreenso e interpretao dos alunos. Palavras-chave: Literatura. Quadrinhos. Adaptao. Educao.

EDITORA UNIS: A VIABILIDADE LITERRIA DE SE CONSTRUIR UMA EDITORA NO UNIS-MG Ramon Marques Borges (aluno do 6 perodo de Jornalismo) Prof. Ms. Juarez Monteiro de Rezende (Orientador) Prof. Andr Luiz Xavier de Souza (Co-orientador) Resumo Existem diversos fatores que precisam ser analisados ao se pensar o que uma editora, como ela funciona e o que ela precisa apresentar para cumprir seu papel. O projeto Editora UNIS: a viabilidade literria de se construir uma editora no UNIS-MG lida com um dos muitos aspectos que envolvem a construo de uma editora: o aspecto literrio. Esse trabalho tem como objetivo mostrar se os professores do Centro Universitrio de Ensino do Sul de Minas UNISMG possuem material acadmico suficiente para prover uma hipottica editora na instituio. Os professores entrevistados pertencem aos campi de Varginha, Trs Pontas e Betim. Ao ser questionar a viabilidade da criao de uma editora, o material a ser editado e publicado um elemento imprescindvel. H realmente uma demanda que justifique essa criao? Para validar o artigo, foram feitas pesquisas bibliogrficas e entrevistas abertas e semi-abertas de carter qualitativo e quantitativo com os professores da instituio. um projeto destinado aos alunos, professores e de interesse social, j que uma editora na regio colaboraria para a divulgao de novos estudos e linhas de pensamento. Palavras-chave: Viabilidade. Editora. Material acadmico. Professores. UNIS-MG

TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA MELHORIA DA EDUCAO:A EDUCAO FRENTE S NOVAS TECNOLOGIAS Rafaela Zanin Ferreira (2o Perodo de Cincia da Computao) Prof. Ms. Ricardo Bernardes de Mello e Fabricio Piurcosky

Resumo Esta pesquisa est sendo feito com o intuito de comprovar que as novas tecnologias, diferente do que pensam pode e deve ser sempre um aliado da educao. Sendo possvel conhecer a diversidade cultural as novas descobertas da cincia o que torna a aprendizagem muito mais significativa com esses recursos. As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educao desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminao do conhecimento e, especialmente, novas relaes entre professor e aluno.Esta facilidade de acesso impe responsabilidades de selecionar o que significativo da realidade imediata de acordo com os pressupostos orientadores das prticas educativas. Entretanto, nossas escolas na sua grande maioria continuam as mesmas, o professor apresenta oralmente o assunto a ser estudado, ou ento utiliza a lousa (ou quadro negro) e o giz. Precisa-se pensar em um novo ambiente escolar, em novas formas de ensinar e aprender, em que as novas tecnologias ressignifiquem a aprendizagem em todas as suas dimenses, onde o desenvolvimento de atividades complexas valorize a ateno, a capacidade de concentrao e a organizao do conhecimento centrado no aprender a buscar o saber, fundamentados nos sentidos, sentimentos e emoes. Resta aos professores tambm se integrarem a esse novo modelo de prtica educativa, buscando sempre atualizao a estas novas tecnologias, pois necessita estar no a frente do tempo, mas sim junto a ele. Palavras-chave: tecnologia, educao, inovao.

BULLDOG: COMPLEMENTANDO O PROTTIPO DE GERENCIADOR DE REDES AMIGVEL. Rafael Ferroni Mendes(6 Perodo de Cincia da Computao) Prof.Ms. Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo Este trabalho baseado no prottipo de servidor BULLDOG, um servidor baseado no sistema operacional FREEBSD, que capaz de controlar o acesso internet atravs de uma interface via web amigvel que foi desenvolvido por Murilo Alberto Baldoni Freire e Wariston Fernando Pereira, onde deseja-se complementar o servidor com os servios de: acesso a paginas, cach de navegao, gerncia de domnio entre outros. O trabalho continua seguindo a ideologia original do servidor Bulldog que ser implementado atravs de software livre para promover um recurso de gerncia de rede de baixo custo tanto financeiro quanto computacional, altamente confivel e seguro. Palavras-chave: Software livre. Gerncia de redes. Baixo custo. Segurana.

IMPERMEABILIZAO DO SOLO CONFORTO E MODERNIDADE FRENTE S NECESSIDADES AMBIENTAIS Rafael Fagundes Costa (2 Perodo de Engenharia Civil) Professora Vanessa Coelho Naves (Orientadora) Um dos principais problemas das grandes cidades so as constantes enchentes, que devido crescente impermeabilizao do solo, inundam frequentemente as reas urbanas. O fenmeno da impermeabilizao que ocorre nas cidades, no permite a infiltrao das guas pluviais, aumentando o escoamento superficial e favorece a ocorrncia de enchentes. Os projetos de drenagem de reas urbanas no so suficientes para captar tanta gua, e, alm disso, devido ao grande acmulo de lixo, at estas poucas formas de escoamento de gua ficam prejudicadas, por freqentes obstrues. Quase todas as ruas, avenidas e rodovias de nosso pas so pavimentadas com asfalto, que tem uma impermeabilizao quase total e no permite que a gua infiltre no solo, abastecendo os lenis freticos. A populao brasileira alia o conceito de que asfaltamento de ruas significado de progresso, isso pode ser tido como verdade, mas um fato contrrio ao desenvolvimento sustentvel. O asfalto o material preferido para ser utilizado na pavimentao porque permite um maior conforto aos motoristas e passageiros dos veculos. Tambm concilia uma leve economia de combustvel com um menor nmero de impactos no carro, em contrapartida traz o grande problema da impermeabilizao e tem uma vida til muito pequena. Pesando as vantagens e desvantagens e olhando os prejuzos em longo prazo, fcil ver que a pavimentao com asfalto convencional no a melhor soluo. Existem outras formas de pavimentao alternativas e eficientes: os paraleleppedos e bloquetes, por exemplo, que, se bem instalados e com manuteno adequada, podem amenizar os problemas de impermeabilizao, garantindo maior infiltrao da gua no solo e abastecimento dos lenis freticos nos centros urbanos. O objetivo desse trabalho pesquisar sistemas alternativos de pavimentao, no s de ruas, como tambm de caladas, e mostrar que projetos assim, so viveis econmica e ambientalmente. Aliar estudos prticos, mostrando o que algumas cidades j tem feito, e estudos tericos, para desenvolver formas de pavimentao que conciliem conforto, preocupao ambiental e baixos custos. Palavras-chave: Engenharia. Impermeabilizao do solo. Desenvolvimento sustentvel. Preservao Ambiental.

A INFLUNCIA DA IEU NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I". Patrick Ribeiro (2 Perodo de Educao Fsica) Prof. Esp. Luis Gustavo Rabello (Orientador) Resumo O projeto apresenta a grande influncia da Iniciao Esportiva Universal (IEU) no desenvolvimento motor de escolares do ensino fundamental I, que na faixa etria de 6 a 10 anos de idade tm que adquirir grandes experincias de movimentos, isto , fazer com que as crianas possam experimentar ou trabalhar de forma rica as mais variadas formas de movimento. Sendo assim, despertar nas instituies de ensino o maior interesse pelo mtodo da IEU em escolares do ensino fundamental I e mostrar a grande influncia no desenvolvimento motor dos mesmos, para que possam entender de forma simples as fases do desenvolvimento motor nesta faixa etria e sua importncia para uma vida sadia e ativa.

TRS CORAES: UMA CIDADE EM TRANSFORMAO 1884-1900 Patrcia Marques de Oliveira (6perodo de Histria) Prof. Ma. Edna Mara Ferreira Silva (orientadora) Resumo O presente trabalho pretende analisar as aes e empreendimentos polticos e econmicos que fomentaram a criao da Ferrovia Minas e Rio, que faz conexo do municpio de Cruzeiro- SP a Trs Coraes- MG, buscando compreender as transformaes sociais, polticas e econmicas ocorridas na cidade, a partir do advento deste meio de transporte. , portanto, objetivo principal do trabalho compreender o processo poltico e econmico que possibilitou a instalao da Ferrovia Minas e Rio em Trs Coraes ocasionando profundas e relevantes transformaes ao municpio, inclusive sua elevao. Por todo o Brasil o apito das locomotivas mudou o pensamento de vrias pessoas, tanto das mais simples, que faziam festas com a instalao de um ramal ferrovirio quanto de pessoas influentes. Durante o sculo XIX o trem esteve associado a face do progresso e da modernidade, podemos perceber que a queda da monarquia se d quando certos setores passam a associar este conceito de modernidade a uma nova forma de governo. Os trens de ferro que cortavam o oeste paulista adquirem a fisionomia do avano da civilizao sobre a rusticidade e a barbrie, e se tornam smbolo tambm do pertencimento da nao ao grupo de vanguarda capitalista que se descortina na virada do sculo XIX para XX. Com constatamos em diversas obras de referncia as ferrovias tm um aspecto transformador na sociedade brasileira do sculo XIX e a proposta deste trabalho confirmar esta relao de transformao, em especifico na ento Freguesia de Trs Coraes do Rio Verde, no perodo de 1884 a 1900. Palavras - chave: Histria. Ferrovia. Trs Coraes. Poltica. Economia

RELAO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL E PRTICA REGULAR DE ATIVIDADE FSICA DE ESCOLARES DE VARGINHA

Pmela dos Reis Esteves Guilherme Eugnio van Keulen Resumo Com relao aos altos ndices de obesidade, acredita-se que os mesmos tm aparecido em todos os agrupamentos sociais, pois os ndices de prevalncia de obesidade apareceram de forma expressiva para todos os grupos de crianas. Ressaltando que esse crescimento na obesidade infantil parece seguir uma tendncia mundial, que, provavelmente, tenha como um dos fatores principais o estilo de vida inativo e o excesso de ingesto calrica. As crianas obesas evidenciaram padres no-maduros de desempenho em diversas habilidades motoras fundamentais e desempenho inferior quando comparadas aos seus pais no obesos. Analisaremos a relao entre estado nutricional e prtica regular de atividade fsica em escolares do municpio de Varginha. O tipo de atividade fsica praticada e a rotina alimentar. Realizando um estudo com os alunos de escola pblica de Varginha do ensino fundamental. Tem como instrumento um questionrio sobre a prtica de atividades fsicas e a alimentao.

Palavra chave: Atividade fsica, Alimentao e alunos.

IMPLANTAO DO PGRSS (PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS DE SERVIO DE SADE) NO UNIS (CENTRO UNIVERSITRIO DO SUL DE MINAS). Ohana Aparecida de Morais, Camylla Martins Saches Moreno Oswaldo Henrique Barolli Reis Resumo Os Resduos de Servios de Sade RSS so classificados como resduos perigosos, pelo seu grau de contaminao e por oferecer riscos potenciais ao meio ambiente e a populao em geral, devido a patogenicidade. O Unis, em suas atividades dos Cursos de Sade e Pesquisa, geradora desses resduos. A proposta desenvolver o PGRSS nos Campus desta instituio. Aps o estudo a necessidade de focar medidas no mbito da biossegurana, incluindo programas de educao e treinamento dos profissionais da rea de sade, alm do esclarecimento contnuo para os envolvidos nas atividades dos laboratrios.

ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E EXPERINCIA PS-TRAUMA AUTOMOBILSTICO EM CADEIRANTES. Bolsista:Nissandra Mendes Sales Orientadora: Professora Mestre Ana Paula Bacha de Oliveira O objetivo deste estudo compreender a qualidade de vida do cadeirante ps trauma, investigar tudo o que envolva sua vida pessoal, profissional, as mudanas que foram impostas, e tambm sua experincia ps trauma automobilstico, sendo que a leso foi adquirida j na vida adulta aps um acidente automobilstico. Este estudo se faz necessrio devido ao grande nmero de acidentes envolvendo jovens e adultos que to cedo os levam a uma seqela grave e conseqentemente ao uso de uma cadeira de rodas, alm do fato de fazer-se conhecer melhor no que diz respeito ao mundo que cerca este cadeirante alm de servir de instrumento para estudo de profissionais da rea da sade que o deixariam mais qualificado para tratar e acompanhar este paciente.Espera-se com este estudo alcanar dados relevantes referentes a nova vida adquirida alm de conhecer os sentimentos e vivncias, capacitando assim ainda mais o profissional da rea da sade. Palavras-chave: Deficincia Fsica Adquirida. Experincia Emocional. Qualidade de Vida.

ESTUDO DAS ALTERAES POSTURAIS EM UM GRUPO DE ESCOLARES DE 8 A 10 ANOS DE IDADE NA CIDADE DE ELI MENDES MG. Orientadora: Professora Mestre Ana Paula Bacha de Oliveira Bolsista: Nissandra Mendes Sales Como alguns desvios posturais so detectveis ainda na infncia, considera-se a sua preveno como uma estratgia facilmente aplicvel, levando a criana prtica de movimentos saudveis, os quais so facilmente incorporados quando iniciados precocemente. Posturas viciosas so prejudiciais e devem ser evitadas, principalmente atravs de medidas que favoream a conscincia de atitudes que proporcionaro uma melhor qualidade de vida durante o crescimento, desenvolvimento e vida adulta. Sendo que o objetivo deste estudo avaliar a postura dos escolares do municpio de Eli Mendes. O estudo se justifica e se faz relevante no sentido de demonstrar a importncia de uma interveno precoce, pois vrias afeces vertebrais so passveis de correo e a preveno de complicaes pode ser realizada atravs da conscientizao da importncia de hbitos saudveis. Espera-se que por meio deste estudo uma maior conscientizao sobre a importncia de hbitos posturais saudveis alm de levar as crianas e seus familiares orientaes para uma melhor qualidade de vida e bem estar para com sua postura. Palavras Chave: Alteraes Posturais.Escolares.

ENTRE DEUS E O ESTADO: UMA ANLISE SOBRE OS REFLEXOS DAS POLTICAS ASSISTENCIALISTAS PELA TICA DA OBRA CINEMATOGRFICA DE SRGIO LUS BIANCHI QUANTO VALE OU POR QUILO (2005) Nathalia Rezende do Carmo Naves (6 perodo de Histria) Prof: Ma. Edna Mara Ferreira da Silva (orientadora) Resumo O presente trabalho visa analisar a trajetria das polticas assistencialistas no Brasil desde o governo populista de Getlio Vargas ao primeiro mandato do atual presidente do Brasil Lus Incio Lula da Silva e a instituio de programas de governo como o Fome Zero, por exemplo, alm da tentativa de um dilogo com o perodo escravista brasileiro e a institucionalizao da caridade e filantropia. Partindo dessa perspectiva macroscpica tem-se por objetivo propor um contraponto entre as polticas pblicas, aliadas ou no s iniciativas religiosas de vrias vertentes. Alm de questionar o iderio popular de que Deus prover as necessidades materiais da populao pobre do Brasil, hoje transfigurado e personificado na imagem do Estado e suas polticas, paliativas, de distribuio de bolsas, Bolsa Famlia, Bolsa Escola ou mesmo de alguns auxlios como o auxlio recluso. Os pressupostos metodolgicos a serem usados tero por base a discusso de bibliografia referente ao assunto, governamentais ou no, tais como artigos disponveis em sites oficiais do Estado, leitura de livros de ordem religiosa e a anlise conceitual e temporal de seus termos. Alm de contar com a aplicao de formulrios, questionrios e relatos de vida que corroborem com a pesquisa proposta e a anlise crtica sobre o Filme Quanto Vale ou por Quilo de Srgio Bianchi. Palavras chave: Assistencialismo. Histria. Polticas Pblicas. Cinema.

FERRAMENTA COMPUTACIONAL INTERATIVA PARA SIMULAO E TESTE DAS REDES ETHERNET INDUSTRIAL Murilo de Lima Vilela (6 Perodo de Engenharia da Computao) Cassiano Domingos Albergaria (6 Perodo de Engenharia da Computao) Prof. Ms. Alexandre Baratella Lugli (Orientador) Resumo O trabalho apresenta uma ferramenta computacional com a finalidade de simular uma rede ethernet industrial, levando em considerao os aspectos fsicos e taxa de ocupao desta. O objetivo desenvolver uma ferramenta computacional de simulao, capaz de prever problemas, antes que qualquer equipamento seja conectado rede. Existe uma grande dificuldade na partida da planta industrial, porque h vrios problemas que so muito comuns, e no so notados na fase de projeto devido falta de informao e recursos de simulao. Essa dificuldade est na hora de definir os elementos da rede a serem usados e suas configuraes, assim como a verificao do meio fsico. Devido a isto, o tempo de partida da planta maior, os gastos com consultoria so altos e o conhecimento da tecnologia empregada no discutido. Tudo poderia ser evitado se o usurio, de alguma maneira, pudesse simular ou prever alguns desses problemas antes de ter qualquer equipamento conectado rede. Assim, seria de grande ajuda se o usurio tivesse um ambiente grfico amigvel, para simulao da sua rede e verificao dos parmetros configurados. Essa simulao pode evitar futuros transtornos e perda na partida de sua planta industrial. Palavras-chave: Rede Industrial. Protocolo TCP\IP. Software de Simulao.

PADRO BIOQUMICO E ANTROPOMTRICO DE PACIENTES PR OBESOS E OBESOS ATENDIDOS NA CLNICA ESCOLA UNIS/MG Michel Filipe Melo Marques e Silva (6 Perodo de Nutrio) Aline Gonalves Souza (6 Perodo de Nutrio) Prof. Ms. Erika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Prof. Juliana de Brito Maia Miamoto (co- Orientadora) A obesidade uma enfermidade crnica, que se caracteriza pelo acmulo excessivo de gordura a um nvel tal que a sade esteja comprometida. Alm do excesso corporal, deve-se considerar ainda sua distribuio regional, uma vez que o excesso de gordura corporal localizada na regio abdominal um fator de risco maior de morbidade que o excesso de gordura corporal em si. A mortalidade associada obesidade decorre de leses no sistema vascular. Algumas investigaes confirmam a importncia da hipertrigliceridemia e de nveis baixos de lipoprotenas de alta densidade em obesos. O objetivo deste estudo o de conhecer a distribuio corporal da gordura em paciente obeso e com sobrepeso, relacionando-os ao risco cardiovascular e hiperglicemia. Espera-se com este estudo a identificao de pacientes com risco metablico e a promoo de modificaes dietticas possveis para reduo de comorbidades. Palavra-chave: dislipidemias, obesidade, sobrepeso, hiperglicemia

HBITOS ALIMENTARES DE PACIENTES HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE SADE DA FAMLIA NO MUNICPIO DE VARGINHA - MG Michel Filipe Melo Marques e Silva (6o Perodo de Nutrio) Prof. Ms. Marclia Maira Prado (Orientador) Resumo A hipertenso arterial vem sendo um dos principais fatores de risco para todas as doenas cardiovasculares, cerebrovasculares, renais que esto relacionadas diretamente com fatores sociais, ticos e hbitos nutricionais e alimentares, principalmente a ingesto excessiva de sal e o baixo consumo de vegetais. Segundo a OMS ate 2020 as doenas coronarianas no transmissveis sero a principal causa de incapacidades e conseqentemente morbidades. Estima-se que no mundo pelo menos 15% da populao tenha o problema e que apenas 30% apresentam controle adequado. O objetivo do presente estudo descrever hbitos alimentares dos pacientes relacionando seu estado fisiopatolgico com a sua ingesto atual. Espera-se que com os resultados do estudo possamos identificar distrbios na alimentao para assim realizar uma interveno nutricional adequada aos pacientes. Palavras-chave: Hipertenso arterial. Hbitos Alimentares. Doenas cardiovasculares.

PROGRAMA BOLSA FAMLIA: INVESTIGAO ALIMENTAR DAS FAMLIAS BENEFICIADAS PELO BOLSA FAMLIA Mayara Mendona (6 Perodo de Nutrio) Professora Ms.Marclia Mara Prado (Orientadora) Resumo O trabalho apresenta a relao entre as famlias beneficiadas pelo Programa Bolsa Famlia e os hbitos alimentares das mesmas, na municpio de Santana da Vargem, Minas Gerais. O objetivo fazer um comparativo entre os hbitos alimentares e qualidade de vida destas famlias em relao ao destino do beneficio. O hbito alimentar das pessoas est cada vez mais inadequado o que muito preocupante, por isso o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome vem desenvolvendo programas tentando melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A melhoria na qualidade de vida dessas famlias quanto alimentao, deveria estar ligada ao fato de que, tendo uma receita extra ao seu salrio, uma garantia de alimentao saudvel. Atravs deste trabalho espera-se avaliar se as famlias participantes do programa empregam o dinheiro recibo, na melhoria da qualidade de vida, garantindo uma vida melhor e com base nesse estudo fazer intervenes buscando meios tericos e prticos se fizerem necessrios.

Palavras-chaves: Bolsa Famlia. Hbito Alimentar. Beneficio

INFORMTICA EDUCATIVA: UMA NOVA FERRAMENTA EDUCACIONAL COM USO DE REALIDADE AUMENTADA Autor: Matheus Antnio Flauzino Orientador: Fabrcio Piurcosky e Ricardo Bernardes de Mello. Resumo E a tentativa de difundir o conceito de Realidade Aumentada na Educao, analisando mtodos para obteno de um nova ferramenta utilizando RA, facilitando assim a assimilao de conceitos educacionais. A Realidade Aumentada pode proporcionar uma maior assimilao de conhecimento por parte do aluno por se tratar de uma tecnologia fascinante que impacta uma maior interao do usurio com o mundo virtual. Essa convivncia com o mundo virtual pode trazer aulas mais dinmicas e interativas e mostrar como realmente o conceito de certas disciplinas funciona na pratica. Conceituar o desenvolvimento de uma nova Ferramenta Educacional utilizando mtodos de Realidade Aumentada. Palavras-chave: Informtica na educao, Realidade Aumentada, Ferramenta Educacional, Computao nas escolas.

CONTAMINAO PARASITRIA DE ALFACES: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS MTODOS DE CULTIVO CONVENCIONAL E HIDROPNICO Camila Gadbem Figueiredo (6 perodo de Biomedicina) Marcell Crispim (8 perodo de Biomedicina) Marta Marques Maia (6 perodo de Biomedicina) Prof. Maria Celma Pires do Prado Furlanetto (Co-orientadora) Prof. Ms. Fransrgio Francisco dos Santos (Orientador) Resumo O consumo de alfaces frescas comum na maioria das residncias do Brasil, sendo que, freqentemente, estes alimentos no so higienizados de maneira correta pelo consumidor e caso forem contaminados antes de sua comercializao alguns parasitas ainda podem sobreviver aos mtodos de limpeza, colocando em risco a sade do comprador. Deste modo a verificao parasitolgica se torna importante nestes alimentos, auxiliando o produtor e as autoridades de Vigilncia Sanitria, na busca de metodologias mais adequadas e que minimizem os riscos de contaminao, e o consumidor, a optar por um produto de origem mais confivel e com uma carga microbiolgica dentro da normalidade. Foram coletadas amostras de alface crespa e lisa (Latuga sativa) de cultivo comum e hidropnico, em estabelecimentos horti-frutti do municpio de Varginha/MG. A anlise parasitolgica do material coletado ocorreu atravs de tcnicas de sedimentao e flutuao, utilizadas freqentemente na rotina de diagnstico parasitolgico clnico, porm adaptadas s caractersticas da amostra. Ao fim das anlises foi realizado o levantamento dos provveis parasitas encontrados e com este levantamento comparou-se a contaminao entre mtodos de cultivo convencional e hidropnico para esta particularidade. Palavras-chave: Parasitologia, alimentos, alface, hidroponia

RECREART Resumo: O avano na cincia da alimentao e nutriotem se tornado constante nos ltimos anos, e estes estudos geram resultados que devem ser usados para a melhoria da qualidade de vida da populao Recreart engloba varias atividades, a unio e a participao de todos juntos que faz a diferena. Tento sempre resultados significantes. A nutrio tem como objetivo elaborar o planejamento diettico individual ou para coletividade sadia que no apresenta nenhuma patologia. Levando em considerao o estado nutricional do individuo ou entidade e tambm considerando fator econmico social. O projeto procura promover sade a toda comunidade, com lazer, atividades fsicas. Realizados em bairros, com um publico diferenciados, como, adultos, crianas, idosos. Foi realizadas orientaes com folder, banner, clculos de IMC, dicas de uma boa alimentao, atividades de lazer que proporciona uma boa sade. Com as divulgaes dos projetos a serem realizados em determinados bairros, sempre com um numero grande de pessoas a participar das atividades, envolvendo dana, pula-pula, educadores da rea de enfermagem, pedagogia com desenhos, leitura. Alem de bombeiros e guardas municipais. Para nutrio teve pontos positivos e negativos. Positivos. - As crianas e adultos preocupados com a alimentao. Grande numero de pessoas participaram das atividades envolvidas a nutrio. hbitos alimentares saudveis. Negativos -privaao financeiras das famlias para compra de alimentos. Falta de conhecimento da alimentao saudvel pelos pais. influencia da mdia. As aes de promoo da alimentao saudvel precisam ser pautadas em aspectos metodolgicos consistentes para que possam alcanar seus objetivos. Dentre tais aspectos destacam-se a estratgia de construo das aes, em especial para a definio dos temas a serem abordados; e a proposta pedaggica a ser utilizada. Esta recomendao torna-se ainda mais essencial no contexto escolar, no qual os aspectos didticos so fatores fundamentais para o alcance do pblico ao qual se destinam as aes, no caso, as crianas.

BOLSA VERDE E A FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE: UM GRANDE INCENTIVO PARA A PRESERVAO AMBIENTAL Mariane Pinto de Abreu e Rafaela Moura Goulart (2o Perodo de Gesto Ambiental) Prof. Ms. Valentim Calenzani (Orientador) Resumo: O programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais que concede incentivo financeiro aos proprietrios e possuidores de imvel que conservem, preservem, recuperem ou identifiquem reas ambientais denominado Bolsa Verde. O trabalho tem como objetivo mostrar a sociedade que a propriedade rural no tem somente a funo de servir de instrumento para a criao de bens necessrios subsistncia humana, mas que a preservao ambiental tambm de extrema importncia para a sobrevivncia. Tendo como referncia o Artigo 225 da Constituio Federal de 1988 que assim preceitua: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes, o governo decidiu incentivar as pessoas a manterem reas de preservao para que esses direitos sejam garantidos, mas este incentivo justifica-se, pois o proprietrio se priva da rea que lhe pertence, restringe sua atividade e deixa de gerar renda para si mesmo. Espera-se que os proprietrios de terras criem a conscincia de que proteger um bem natural em beneficio da comunidade e das geraes futuras, independentemente de receber ou no um incentivo financeiro um grande passo para a nova conscincia ambiental. Palavras-chave: Preservao. Benefcio. Conscincia ecolgica. Incentivo.

EDUCAO NUTRICIONAL NO CONTROLE DO FSFORO EM PACIENTES HEMODIALISADOS

Mariah Oliveira Abreu de Figueiredo (2 Perodo de Nutrio) Prof. Ms. Erika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Prof. Juliana de Brito Maia Miamoto (co- Orientadora) A insuficincia renal crnica - IRC uma sndrome metablica decorrente de uma perda progressiva e lenta da capacidade excretria renal. Os pacientes com IRC avanada necessitam de uma dieta com restrio de alguns nutrientes para manter a homeostase do organismo, dentre eles, protenas, potssio, fosfatos e sdio. O fsforo e o clcio so dois minerais que, juntos, ajudam a manter os ossos saudveis. Os rins tm importante papel na manuteno das quantidades adequadas de fsforo e clcio no organismo. O objetivo deste estudo promover a educao nutricional com intuito de capacitar os pacientes a reconhecer alimentos ricos em fsforo. Apesar dos avanos no tratamento da IRC, a morbi-mortalidade continua elevada no Brasil, a sobrevida gira em torno de 79% e 41%, respectivamente no primeiro e no quinto ano de dilise. O fsforo srico elevado e o produto Ca x P elevado esto associados com aumento da mortalidade em pacientes com doena renal. Espera-se como resultado do estudo a compreenso, motivao e determinao dos pacientes as modificaes dietticas e ao uso correto do quelante de fsforo.

Palavra-chave: Hemodilise, fsforo, educao nutricional

PROJETO MOS HABILIDOSAS: OPORTUNIDADE NECESSARIA PARA CORRESPONDER Maria Clara Piva Ps Qualidade e Produtividade Nos tempos atuais onde as informaes esto num processo de uma tecnologia cada vez mais sofisticada e numa acelerao contnua, carece na busca de como formar e preparar equipes ouro para que os valores desta Instituio de Ensino sejam difundidos e aprimorados dia a dia com prestabilidade, excelncia e inovao e que correspondam com os anseios da qualidade e produtividade. Tem por necessidade na busca de como formar menores aprendizes para o mercado de trabalho, dentro da biblioteca desta Instituio de Ensino, sendo que este setor um celeiro de Informaes enriquecedoras na busca do conhecimento; onde fornece as ferramentas necessrias de uma forma sistmica e padronizada para o excelente xito em equipe, para difundir a qualidade, tendo uma produtividade dinmica com agilidade e preciso; em que todos somam um. Correspondem em trs segmentos de valiosos recursos. Painel organograma de funes e aes peridicas para cada membro da equipe dentro de um cio criativo. Digitalizao por partes dentro do acervo dos assuntos mais procurados na rea de cada curso que a Instituio possui e outros cursos que esto por vir, tendo como um mapeamento generalizado de todas ramificaes de reas e assuntos dos cursos a serem localizados. Cooperao de cada membro da equipe onde na diversidade de pensamentos e idias, existe a uniformidade de resultados onde reflete valores e misso desta Instituio de ensino. Visvel ao ser bem atendido e correspondido pela agilidade e eficincia. Com as habilidades renovadas dia a dia, atitudes corretas e uma competncia de gente grande. Todos sabem o mesmo servio e so capazes de ensinar outros que esto por vir. So jovens cheio de vida, entusiasmados, estudiosos, valorizados e qualificados para grandes desafios. Diferencial que somente esta Instituio de ensino possui. Esta pequena semente de projeto chamada de mos habilidosas, tem tudo a ver com o menor aprendiz, que carece de uma palavra muito valiosa para eles, chamada oportunidade e de ter pessoas certas que impulsionam para serem melhores a cada dia.

O SERVIO SOCIAL NA EDUCAO: A IMPORTNCIA DA INSERO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOS AUGUSTO DE PAIVA. Maria Clara da Silva Vilas Boas Machado Orientadora: Ana Amlia Furtado de Oliveira Co-orientadora: Ana Mrcia Miranda Frade O Servio Social desempenha, hoje, um papel diferencial na sociedade, pois auxilia na resoluo de problemas e conflitos no cotidiano das pessoas. Na parte da Educao, ele desenvolve um trabalho muito importante para o desenvolvimento escolar e facilita envolvimento da famlia com a escola. O grande nmero de acontecimentos e atitudes inadequadas que vem acontecendo na escola preocupa os pedagogos e os familiares. Muitas das vezes a escola e a famlia no sabem agir da maneira correta com o aluno. Acredita-se que, com a insero do Servio Social na escola, os alunos podero ter um desempenho melhor e o relacionamento entre escola, aluno e famlia melhoraria. Sendo assim, o assistente social, com seu conhecimento, poderia influenciar na maneira de pensar dos alunos, fazendo com que eles ajam de maneira mais correta e pensem no futuro antes de fazerem atitudes erradas. Este projeto objetiva pesquisar a importncia da insero do assistente social na Escola Municipal Jos Augusto de Paiva em Varginha/MG. A comprovao desta importncia, por meio de dados reais e opinies de profissionais da Educao, trar maior conhecimento comunidade, que poder buscar seus direitos de ter um assistente social na escola mais prxima da sua casa ou onde seu filho estuda. Palavras-chave: Escola, assistente social, alunos.

ANLISE DOS MORADORES EM SITUAO DE RUA DA CIDADE DE VARGINHA Marcos P. S. Aguiar(2 Perodo de Servio Social) Prof. Dra. Maria Argenice de Souza Pacheco(Orientadora) O presente trabalho possui como objetivo geral estudar a situao social dos moradores em situao de rua da cidade de Varginha, inspirado na obra de Vieira et al (1994), sendo que esses pesquisadores constataram atravs de anlises os sentidos de se estar na rua circunstancialmente ou permanentemente. Tais sentidos representam respectivamente o estar na rua, no qual j se percebe certa interao com a rua por parte do indivduo, porm, este se encontra nesta situao por falta de condies de estar fora dela. O outro sentido adotado o de ser de rua, no qual o indivduo adota esta condio como um modo de vida, estabelecendo uma complexa rede de relaes com a rua. A partir de tal diagnstico ser efetuado o estudo dos casos e analisado os servios oferecidos pela sociedade a populao em situao de rua, seja esta de carter permanente ou circunstancial. necessrio analisarmos se a populao da cidade de Varginha tem conscincia da existncia de moradores de rua em nosso meio? Existem polticas direcionadas a reintegrao destes indivduos na sociedade? Quais as instituies prestadoras de servios a esta populao?E o que as pessoas pensam acerca da situao destes moradores? Portanto, a anlise a partir de um olhar despojado das direes estabelecidas, resultar em um real entendimento da realidade dos moradores em situao de rua da cidade de Varginha, e consequentemente a quebra de paradigmas e padres estabelecidos, para maior eficcia na prestao de servios. Nossa sociedade capitalista a partir de uma viso meramente econmica, firma a idia de dignidade pessoal atravs da tica do trabalho, onde a falta deste, representa desagregao moral e quebra dos parmetros de uma vida digna.Portanto,a partir destes estudos e trabalhos tentaremos estabelecer o conhecimento da realidade dos moradores em situao de rua, desvinculando-nos de olhares viciantes e pr estabelecidos.

JOGO NMERICO DIGITAL: UTILIZANDO O MTODO FNICO. Luiz Paulo Ladeira (2 Perodo de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas) Prof. Letcia Rodrigues da Fonseca (orientador) Resumo O trabalho tem um propsito de montar um software educativo (usando como ferramenta a linguagem flash), que ir ajudar crianas com Sndrome Down na rea do aprendizado, utilizando o mtodo fnico. Cabendo a cada professor, aplic-lo quando a criana estiver preparada para receber o mesmo, visando no atropelar as fases do desenvolvimento cognitivo. O objetivo consiste em ensin-los a contar de um at dez, separao em conjuntos, seleo de objetos ou pessoas e a enumerao utilizando animais, roupas entre outros. Como as crianas com Sndrome de Down tm dificuldades em compor tarefas, juntar habilidades e idias, se adaptar a novas situaes. Por isso, todo aprendizado deve conter desenhos para consolidar o conhecimento, onde sero utilizados desenhos de duas mos que imitaro as nossas, ensinando a contagem nos dedos. Espera-se que este software supra a necessidade pedaggica, disponibilizando brincadeiras, que despertaro o interesse e ajudar nas suas dificuldades. Palavras - chaves: Sndrome de Down. Mtodo fnico. Pedagogia.

LIBRAS DIGITAIS Luiz Paulo Ladeira (2 Perodo de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas) Thiago Cndido de Oliveira (2 Perodo de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas) Prof. Letcia Rodrigues da Fonseca (orientador) Resumo Este projeto tem como objetivo principal, facilitar a disseminao do aprendizado da lngua brasileira de sinais, visando acessibilidade digital que hoje uma das prioridades da tecnologia da informao. O software desenvolvido divido em dois mdulos: um que tem como dados de entrada um texto introduzido pelo usurio via teclado, este ento, se subdivide em datilologia (alfabeto em LIBRAS) e a LIBRAS em si, onde palavras inteiras so expressas atravs de um gesto s. O outro mdulo tem como dispositivo de entrada, o sinal de datilologia, inicialmente essa entrada era feita atravs de oito botes (push-bottons) que transmitiam os sinais pela porta paralela do computador e ento o software valida ou no a continuidade do sinal e ento exibe a letra correspondente na tela do computador. Neste projeto este modulo sofre adaptaes para melhorar a interface e assim facilitar a utilizao dos usurios finais, dispensando ento a necessidade de treinamento para a utilizao da luva. Palavras- Chave: Acessibilidade, incluso digital, LIBRAS, processamento de imagens, reconhecimento de imagens.

INFLUNCIA DE PREPARADOS HOMEOPTICOS NO CONTROLE DA PISTIA STRATIOIDES (ALFACE DAGUA) EM LAGOA, NO ZOOBOTNICO DE VARGINHA. Luiz Fernando Incio da Cruz (2o Perodo de Gesto Ambiental) Andr Niccio de Oliveira Souza (2o Perodo de Gesto Ambiental) Prof.Esp. Roberto Luiz Queiroz (Orientador) Resumo Pretende-se aplicar os princpios da homeopatia, consagrados pela utilizao no reestabelecimento energtico humano e animal, na cura das questes ambientais. O meio ambiente natural e seus componentes biticos e abiticos encontram-se adoecidos, provenientes das aes antrpicas, movido por suas aes imediatistas, pontuais e lucrativas. A alface dgua (Pistia stratioides) uma espcie de planta que cobre totalmente o ambiente aqutico, desenvolvendo-se e multiplicando-se rapidamente promovendo um desequilbrio no ecossistema. Nesse sentido, objetiva-se controlar, atravs da cincia da diluio + sucusso (natural), a proliferao de P.stratioides em um lago no zo-botnico de Varginha - MG, que se encontra totalmente envolvido pela alface dgua. Os medicamentos sero escolhidos, utilizando-se dos princpios da simitude, experimentao, dose mnima, substncia nica, caractersticas da planta, surgimento no local, duplo cego, relaes com o ambiente. Adotar-se- procedimentos de protocolos de preparao, elaboradas a partir das orientaes de Hahnemann ou seja escala centesimal (1:100 simbolizada pelas letras CH). Salienta-se que a prtica homeoptica agro-ambiental estudada em diversas instituies de ensino e pesquisa, sendo utilizada no meio agrcola por produtores rurais no estmulo do sistema de defesa orgnica (planta, solo e gua) promovendo a homeostase. Por ltimo, a homeopatia, segundo Procurador da Repblica (Fernando de Almeida Martins, 29/01/2004), resolve que a prtica homeoptica no exclusividade mdica, pois podem ser aplicados em outras reas. Palavras-chave: Ultradiluio. Alface dgua. Planta Aqutica. Equilbrio Ambiental.

OBTENO DE MINI REATOR-DECANTADOR-LAVADOR PARA PRODUO DE BIODIESEL EM PEQUENA ESCALA A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE LEO VEGETAL DE COCO DE ALIMENTOS Luiz Felipe Soares Moura (4o Perodo de Engenharia Mecnica) Profa. Dra. Josefina Aparecida de Souza (Orientadora) Resumo Estamos na era da tecnologia limpa e do reaproveitamento dos materiais residuais das atividades humanas. Em se tratando de tecnologia limpa, o biodiesel um combustvel renovvel e biodegradvel, com menor emisso de poluentes. O leo da coco de alimentos, descartado indevidamente, tem sido um agente poluidor das guas e do solo e, seu descarte na rede de esgoto torna o tratamento mais dispendioso. O consumo per capita de leo comestvel no Brasil cerca de 20 litros/ano, resultando uma produo de 3 bilhes de litros de leos por ano no pas. Deste montante menos de 1% do total produzido de leos usados coletado. Isto significa mais de 200 milhes de litros de leos usados por ms so lanados nos os rios e lagos, comprometendo o meio ambiente. Existem algumas aes isoladas da reutilizao do leo de cozinha por algumas empresas e para isso h o recolhimento do material por voluntrios ou associaes de trabalhadores, moradores e outras que acabam recebendo uma pequena remunerao para isso. Porm, se elas j puderem obter o novo produto elaborado, haver, com certeza, uma agregao de valores e um estmulo sua utilizao em maiores escalas. A produo de biodiesel de leo de coco de alimentos pode ser obtida em pequena escala de forma simplificada. Diante de tal quadro este projeto prope desenvolver um mini-reator simples, econmico e porttil para reaproveitar o leo vegetal da coco de alimentos para a produo de biodiesel em pequena escala. O equipamento ser composto de trs compartimentos principais. Um reator de fundo cnico com sistema de agitao e aquecimento controlado capaz de funcionar como reator e decantador, com capacidade mxima de 75 L e volume til de leo de 50 L, um tanque de 20 L para preparo do catalisador e um tanque para recebimento da glicerina. Palavras-chave: mini-reator-decantador, biodiesel e meio ambiente

A CONDIO DE TRABALHO DE IMIGRANTES ITALIANOS NA VIRADA DO SCULO XIX PARA O XX Luiz Carlos Ramos (6 perodo de Histria) Prof. Andr Novaes Terra (orientador). Resumo: Este trabalho de pesquisa busca uma melhor compreenso sobre a condio de trabalho de imigrantes italianos para o Brasil na virada do sculo XIX para o XX que se instalaram no Oeste Paulista e Interior Mineiro anos de 1887 a 1914.Busca compreender a vida e a lida deste pioneiros que deixaram a sua terra natal, muitas vezes trazendo toda a sua famlia para um pas desconhecido e distante como o Brasil de ento. Para tanto, esta pesquisa consultar as bibliografias disponveis sobre o assunto, assim como a anlise de documentos da poca em questo que marcou este povo to singular e ao mesmo tempo to diversificado em seus afazeres quanto o prprio grande nmero com que fizeram esta imigrao para o Brasil no passado. Busca-se tambm responder uma pergunta que no cala: porque as pessoas migram? Evidentemente que a histria destes italianos no comea nas hospedarias provisrias e muito menos na Hospedaria do Imigrante em So Paulo, mas muito antes disto, em seu prprio pas. Esta pesquisa tratar dos motivos da vinda assim como da condio de trabalho de imigrantes italianos no Brasil nos anos de 1887-1914. Analisar contratos de trabalho firmados entre fazendeiros e imigrantes italianos no interior paulista e mineiro, buscando estabelecer as condies de trabalho e vida vigentes no Brasil na virada do sculo XIX para o XX. O trabalho traz relevncia na medida em que estuda a condio de trabalho de um povo que ajudou na construo do Brasil. Espera-se que, por fim, este trabalho venha trazer mais luz sobre a vida e o trabalho de imigrantes italianos em um pas ainda escravagista. Palavras-chave: Histria. Imigrao. Trabalho

UM ESTUDO EXPLORATRIO SOBRE A ASTROLOGIA E SUAS INCOERNCIAS EM RELAO A CINCIAS Luciano dos Reis Bento (6o Perodo de Fsica) Prof. Ms. Adriano Rodrigues (Orientador) Resumo A astrologia se caracteriza pelo estudo das posies dos astros no cu e suas influncias sobre as pessoas. Ela busca identificar a relao destes astros com o destino e a conduta moral dos seres humanos. Inmeras pesquisas realizadas revelaram que mais de 50% da populao mundial acreditam na astrologia e a influncia que ela possa ter em suas vidas, promovendo desta maneira as crenas provenientes deste estudo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho analisar as incoerncias que existem entre a astrologia e a cincias, buscando desmistifica-l. Este tipo de trabalho importante para esclarecer e comprovar as verdadeiras origens da astrologia, buscando diferenciar a Astronomia da astrologia, com apoio de fundamentos tericos e prticos da cincia, que tem como eixos principais: a observao da natureza e a experimentao como ferramentas de comprovao cientfica. Palavras-chave: Astrologia. Incoerncias. Cincias.

LEADER LEAN: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE MANUFATURA ENXUTA Lus Otvio da Silva Alexandre ( 6o Perodo de cincia da computao ) Pablo Frank Coelho Neves ( 8o Perodo de engenharia mecnica ) Prof. Fabrcio Pelloso (Orientador) Resumo O trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de um software de manufatura enxuta. Temos como objetivo estruturar o sistema lean do Gemba ( cho de fabrica ), atravs da visualizao completa do sistema produtivo em tempo real via software, visto a atual necessidade das empresas em tornarem seus processos enxutos a informao correta fundamental para a tomada de deciso, alm de gerenciar todas as fontes de eliminao de desperdcio. Com esse trabalho pretendemos reduzir o tempo de resoluo de problemas ocorridos nos processos e aumentar a eficincia dos processos produtivos atravs da melhoria da gesto, alm de gerar savings devido as complexidades dos atuais sistemas onde existe um super processamento alto.

Palavras-chave: Lean manufacturing. Manufatura enxuta. Gemba. Melhoria continua.

A ESPETACULARIZAO DA POLTICA NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS NO BRASIL Lucas Magalhes Costa Ricardo Paiva de Oliveira Resumo O modo de fazer poltica no pas tem sofrido um processo conhecido como midiatizao. A TV retirou das ruas o local protagonizador e , hoje, o novo palanque deste cenrio. Uma de suas conseqncias mais imediatas a volatilidade do voto seguida da maneira como o cidado passa a encarar a conjuntura poltica do pas, uma vez que para uma parcela significativa da sociedade o que , ou deixa de ser poltica explicitado pela TV. Neste contexto, o eleitor e a poltica esto expostos aos moldes miditicos durante as campanhas eleitorais gratuitas na televiso, dentro de um contexto cheio de caractersticas prprias, no que se consolidou, nos ltimos vinte anos, de se chamar de sociedade do espetculo. A estratgia de mostrar ao seu pblico um candidato que consegue reunir qualidades humanas uma das armas de eleio, nesta era ps-moderna e fragmentria de valores, tal tarefa parece oportuna e essencial para os interesses de quem pleiteia um cargo eletivo, na era da comunicao. O que resta perceber que a estrutura governamental, na passagem eleio-mandato traz conseqncias nem sempre visveis no perodo de exposio dos candidatos, nas telas da TV. Nem to pouco o processo que resultou da disputa intra e inter partidria das convenes antes do perodo eleitoral. H no entanto, fatores importantes e situaes ainda no estabilizadas a serem considerados no encontro mdia e poltica, do fascnio capaz de prender, mas nem sempre de despertar as pessoas para os assuntos socialmente influentes. A presente pesquisa quer investigar o poder de deciso que as propagandas eleitorais possuem num grupo de eleitores e o comportamento de dado noticirio diante desse processo.

A INFLUNCIA DO BOLETIM DO DEPUTADO ESTADUAL NA DECISO DO VOTO RODRIGUES, Luana Lara GADBEM, Adriano de Almeida Estamos em poca de eleio. A partir da hiptese de que as pessoas no sabem e no buscam informaes sobre seu representante na Assembleia Legislativa, este projeto vai analisar a forma utilizada pelo poltico para melhor informar seu pblico. Tendo em vista a internet e a TV Assembleia, o boletim informativo do deputado estadual que foi escolhido para averiguao: ele realmente capaz de influenciar a deciso de voto? Acredita-se que o poltico que informar melhor seu eleitorado ter como retorno o seu voto. Palavras-chave: Jornalismo Poltico, Eleio, Comunicao Poltica

TICA E VIOLNCIA: O PROBLEMA DA VULNERABILIDADE PSQUICA Gilberto Andrade (7o Perodo de Psicologia) Prof. Ms. Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco (Orientador) Resumo O trabalho apresenta uma modalidade de abordagem do fenmeno da violncia pela via do horizonte propiciado na dimenso da tica. O objetivo consiste em examinar as relaes entre tica e violncia no que diz respeito a suas possveis conseqncias psquicas. A partir do modo como violncia definida pela Organizao Mundial de Sade (OMS) destaca sua articulao com vrios temas como fora, poder, poltica, terror e burocracia. Ser apontada e discutida a dimenso tica a partir de uma situao paradigmtica para a reflexo posterior sobre a situao de violncia e vulnerabilidade. Buscaremos apresentar uma posio quanto s relaes entre tica e violncia: estas no deveriam ser pensadas apenas a partir da concepo imediata da vtima mas deve-se ressaltar uma espcie de transmisso intergeracional e intercultural da vulnerabilidade. Isso compatvel com a repetio que se verifica em numerosas formas de violncia em vrios contextos culturais. Palavras-chave: Psicologia. Cultura. Violncia. tica.

UM COMPARATIVO ENTRE AS ALUNAS DO ENSINO MDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA E REDE PRIVADA DE VARGINHA MG Letcia de Oliveira Pederiva Victor Hugo Barbosa Siman RESUMO

Essa proposta tem como objetivo traar o perfil de alunas do Ensino Mdio de uma escola de rede publica e rede privada de Varginha MG, e de muita importncia nos dias atuais, devido ao grande aumento dos problemas sociais e seus reflexos no Universo estudantil, muitas vezes causado pelo desinteresse da prpria famlia, que fundamental nesse momento, principalmente por se tratar de jovens adolescentes. A escola de extrema importncia para aumentar as possibilidades de mudana no futuro. A proposta de um estudo aprofundado e de muita qualidade, como processo de coleta de dados ser usado observaes simples e a entrevista na participao entre pesquisador como o foco principal do estudo, para a obteno de resultados mais precisos. Palavras chaves: Alunas. Perfil. Pesquisador. Escola. Publica e Privada

SUSTENTABILIDADE: UM COMPARATIVO ENTRE OS POSTOS DE COMBUSTVEIS DE VARGINHA MG Letcia de Oliveira Pederiva Resumo Essa proposta tem como objetivo conhecer as praticas sustentveis nos postos de combustveis no municpio de Varginha MG, comparar as praticas sustentveis e indicar propostas de melhoria quando necessrio. Como tcnica de pesquisa ser utilizada a entrevista que ser realizada nos postos de combustveis dentro do permetro urbano de Varginha MG. Levando alternativas de melhoria. Assim se todas as empresas perceberem a importncia da preservao ambiental, comearem a utilizar tecnologias limpas, produtos e energia renovveis, no - poluentes, naturais, contriburam para assegurar um futuro mais promissor para a humanidade e para as geraes futuras. Palavras chave: Postos de combustveis. Sustentabilidade. Varginha.

DA TEORIA PRTICA: ASPECTOS DO ENSINO DE HISTRIA NA CIDADE DE LAMBARI, MINAS GERAIS Larissa Nogueira (6 perodo de Histria) Profa. Ma. Ana Cristina Pereira Lage (Orientadora) Resumo O saber histrico escolar ressignificado por seus atores, no somente por propostas curriculares elaboradas pelo poder institudo. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as justificativas das atuais propostas curriculares formais para o ensino de histria como disciplina obrigatria e indispensvel na formao dos estudantes. Alm de comparar estas justificativas com aquelas de profissionais da educao e de alunos do ensino fundamental das escolas estaduais de Lambari, Minas Gerais, diante da obrigatoriedade e importncia deste ensino. Considera-se tambm as possveis clivagens existentes entre currculo formal e currculo real, de modo a verificar que as justificativas destes currculos elaborados pelo poder institudo no so coincidentes com o posicionamento dos sujeitos inseridos no cotidiano escolar. A Justificativa desta pesquisa em andamento verificar o alcance destas propostas curriculares formais para o ensino de histria diante daquela esfera denominada sala de aula. Alm de perceber quais so as relaes e significaes que alunos e professores de histria das trs escolas estaduais de Lambari, Minas Gerais, apresentam em relao ao saber histrico escolar. Palavras-chaves: Ensino de Histria, Polticas Pblicas, Currculo Real

VALORES ORGANIZACIONAIS KEYLA CHRISTIANE CAIXETA MS. MARCELO R. SILVA Resumo O desenvolvimento do artigo buscar compreender as influncias das condies capacitadoras descrita na teoria de Nonaka e Tekeuchi (1997). A gesto do conhecimento apresenta, teoricamente, apresenta duas linhas distintas: a primeira preocupada com as formas que caracterizam o conhecimento e a distino tirada entre conhecimento tcito e explicito, e a segunda que considera os efeitos de tais distines na transferncia de conhecimento entre as organizaes - cuja proposta conceitual constitui a principal orientao deste trabalho. No corao do modelo terico de Nonaka-Takeuchi est a idia de que o conhecimento humano criado e expandido por meio de interao social entre conhecimento tcito e conhecimento explcito. Isso requer um dilogo entre pessoas, articulao de experincias individuais e a amplificao de conhecimento para gerar um espiral. Ou seja, a organizao deve oferecer condies ambientais favorveis, so elas: (1) inteno: desenvolvimento da capacidade organizacional de adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento; (2) autonomia: no nvel individual, todos os membros de uma organizao devem agir de forma autnoma conforme as circunstncias. Ao permitir essa autonomia, a organizao amplia a chance de introduzir oportunidades inesperadas; (3) flutuao e caos criativo: ocorrncia de uma crise real ou introduzida pela organizao visando causar tenso no ambiente por meio do colapso das rotinas das estruturas institucionalizadas, aguando a concentrao dos membros a fim de que possam solucionar problemas e alcanar os objetivos; (4) redundncia: superposio intencional de informaes sobre atividades da empresa, responsabilidades da gerncia e sobre a empresa como um todo; (5) variedade de requisitos: capacidade da organizao em obter uma diversidade interna anloga complexidade de seu ambiente para enfrentar a variedade e os desafios impostos. Todos na organizao devem ter garantia de acesso rpido a mais ampla gama de informaes necessrias, para que a espiral do conhecimento possa ocorrer. Metodologicamente, pretende-se efetuar um estudo de caso singular de natureza qualitativa. Em relao tcnica de coleta de dados, pretende-se efetuar entrevistas pessoais e utilizao de questionrio semi-estruturado e observao no-participante. O questionrio semi-estruturado construdo com questes abertas, previamente padronizadas, cujas respostas tomaro forma a partir do ponto de vista do entrevistado. A entrevista semi-estruturada vai ser um instrumento decisivo para estudar os processos e produtos da organizao, permitindo que os entrevistados manifestem suas opinies, seus pontos de vista e seus argumentos.

DERMATFITOS: OCORRNCIA EM FREQENTADORES DE CLUBES Juliana Ramos Ferreira, Marta Marques Maia e Tatiele Silva (6o Perodo de Biomedicina) Prof. Ms. Fransrgio Francisco dos Santos (Orientador) Resumo O trabalho apresenta os fungos dermatfitos, que em vida parasitria, tm a capacidade de invadir tecidos queratinizados de humanos causando infeces denominadas dermatofitoses. O objetivo consiste em examinar amostras provenientes da pele e unhas em frequentadores de clubes, com e sem leses sugestivas de dermatofitoses. Por serem patognicos para o homem e alimentarem-se da queratina presente na pele e unhas, o contato com os fungos inevitvel e facilmente transmitidos em locais como: chuveiro de clubes, lava-ps das piscinas e nas saunas, ao andar descalo em pisos midos e pblicos. Estima-se que cerca de 10 a 15% da populao mundial, pode ser infectada por dermatfitos no decorrer de suas vidas, o que causa relevante problema de sade pblica. Buscaremos apresentar um levantamento epidemiolgico, mostrando a presena de dermatfitos em indivduos que se encontram mais susceptveis infeco por estes fungos para que haja um cuidado maior ao freqentar certos locais. Palavras-chave: Fungos dermatfitos. Infeces. Patognicos.

ESTADO NUTRICIONA E PADRO ALIMENTAR DE ESCOLARES (2 Perodo de Nutrio) Prof. Ms. Erika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Prof. Juliana de Brito Maia Miamoto (co- Orientadora)

As deficincias em micronutrientes, que atingem principalmente as populaes de baixo poder aquisitivo, ocorrem sobretudo, devido disponibilidade inadequada de alimentos fontes de vitaminas e sais minerais na dieta, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Alguns estudos no Brasil sobre investigao alimentar revelam inadequao energtica, de clcio e ferro. A deficincia de ferro a desordem nutricional mais observada no mundo, ela afeta o desenvolvimento cognitivo, o crescimento e o estado imunolgico da criana. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar o padro alimentar e classificar o estado nutricional dos escolares de acordo com parmetros bioqumicos e antropomtricos. Atravs deste estudo, ser possvel identificar crianas com risco nutricional, permitindo a interveno, recuperao e promoo do seu estado nutricional. Palavra-chave: escolares, anemia, padro alimentar,

FERRAMENTAS ESTATSTICAS PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS Juliana Cruz Silva (6o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Ms. Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo As organizaes preocupam-se com a qualidade dos produtos e servios por elas oferecidos. O que no se conhece sobre a qualidade justamente o que pode ser prejudicial: os clientes simplesmente o abandonaro se sentirem que esto recebendo um produto de baixa qualidade, em vez de fazerem reclamaes, que uma empresa atenta poderia utilizar com um sinal de alerta. Uma maneira-chave de se manter e melhorar a qualidade a utilizao sistemtica de dados, em vez de intuio ou observao de casos isolados. Uma vez que a utilizao de dados um procedimento-chave para a melhoria da qualidade, os mtodos e pacotes estatsticos tm muito a contribuir. A Estatstica nunca foi to popular e o principal motivo a necessidade da tomada de deciso correta em um ambiente altamente competitivo, que exige a execuo no menor tempo e custo, com mximo desempenho. Este projeto em linhas gerais pretende mostrar a Estatstica sendo aplicada na melhoria da qualidade: controle estatstico do processo (CEP), bem como, a interpretao numrica na melhoria de processos com a utilizao do pacote estatstico MINITAB. Espera-se tambm discutir a fundo e interligar a metodologia Seis Sigma neste contexto amplamente utilizado pelo engenheiro de produo nos dias atuais. O conhecimento da Estatstica e sua aplicabilidade na prtica, tornou-se um diferencial relevante para o Engenheiro de Produo que busca atuar principalmente na rea de gerenciamento de processos. Desta forma, este projeto visa ligar a parte da Qualidade, Estatstica e a Metodologia Seis Sigma para a Melhoria da Qualidade de Processos, atravs da implementao no pacote estatstico Minitab. O resultado esperado a formatao de um material com diversas aplicaes, buscando sempre a interdiciplinaridade, com uma metodologia de ensino adequada para a aplicao da Estatstica, Qualidade, Seis Sigma e Minitab no gerenciamento para a melhoria de processos.

Palavras-chave: Estatstica. Qualidade. Minitab. Gerenciamento de Processos. Monitoramento de Processos.

ESTUDO COMPARATIVO DOS TRAOS DE PERSONALIDADE DE UM INICIANTE COM UM CAMPEO BRASILEIRO DE DANA EM CADEIRA DE RODAS Juliana Aparecida Pereira (8o Perodo de Educao Fsica) Prof. Ms. Ione Maria Ramos de Paiva (Orientador) Resumo Deve-se ver a dana de maneira diferente, onde o deficiente no deixa de ser deficiente, mas ele comea se identificar em relao ao seu corpo e com a sociedade de forma diferente. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar e comparar os traos de personalidade de um iniciante com um campeo brasileiro de dana em cadeira de rodas, justificando na busca de dados comparativos dos benefcios da dana em cadeira de rodas atravs de testes da psicologia do esporte, buscando uma nova viso multidisciplinar para desenvolvimento de atividades fsicas para as pessoas com deficincias e necessidades especiais e assim levar a uma modificao da viso social. Como resultado esperado pretende-se encontrar alteraes de ansiedade, auto-imagem, autoconfiana, mentalizao e motivao de acordo com autores da rea. E aps a aplicao da dana em 3 meses observar alteraes significativas na personalidade e assim sugerir que as alteraes de personalidade podem estar relacionadas ausncia de atividade fsica. Palavras-chave: Personalidade. Dana. Cadeira de rodas.

ENTRETERIMENTO: COMPREENDER O VALOR DOS JOGOS E AS ATIVIDADES LDICAS NA EDUCAO INFANTIL. Josiane de Souza Reis (2 perodo do curso de Educao Fsica) Prof. Erondina Leal Barbosa (Orientadora) Resumo A infncia um perodo de desenvolvimento fsico, mental rpido e intenso. A importncia das experincias para o desenvolvimento sadio da criana, no pode ser menosprezada. Brinquedos, jogos e brincadeiras, correspondem para as crianas, um meio de conhecer o seu mundo sua volta e com ele interagir. Brincar faz parte do mundo infantil e a principal atividade exercida por eles. O jogar expressa vrias prticas culturais e com eles, as crianas aprendem a dar sentido e situar-se no mundo. Brinquedos e brincadeiras so importantes recursos pedaggicos e devem ser utilizados na educao infantil. O brincar favorece a socializao da criana, pois brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e em um mundo culturalmente simblico. o mais completo dos processos educacionais, pois influncia o intelecto, o emocional e o corporal. Brincar faz parte da especificidade infantil e oportuniza nas crianas, seu desenvolvimento e a busca de sua completude, seu saber, seus conhecimentos e sua expectativa do mundo. O brincar implica uma relao cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, alm de ser um instrumento, para a construo do conhecimento do aluno. A escola deve partir de exerccios e brincadeiras simples para incentivar a motricidade e as habilidades normais da criana em um perodo de adaptao, para depois gradativamente complic-los um pouco, possibilitando um melhor aproveitamento geral. Com as atividades ldicas, espera-se que a criana desenvolva a coordenao motora, a ateno, o movimento ritmado, conhecimento enquanto a posio do corpo, direo a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicolgicos e sociais; desenvolva livremente a expresso corporal que favorece a criatividade, adquira hbitos de prticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquira hbito de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funes orgnicas, visando ao equilbrio da sade e desenvolva o esprito da iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situaes imprevistas. Tais questes podero ser contempladas na elaborao deste projeto, que certamente encontrar um novo caminho para reorientar suas prticas pedaggicas: como o processo ldico. Se o ldico to discutido por psiclogos e pensadores, no seria este o momento da escola parar e refletir tambm sobre a importncia do ldico (jogos e brinquedos) para a criana? Essas atividades ldicas quando bem direcionadas, trazem grandes benefcios que proporcionam sade fsica e mental. Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Atividades Ldicas.

APLICAO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO DO UNIS Jos Lucas Marques Liliane Dolores Fagundes RESUMO Este trabalho tem como foco diagnosticar as causas e os efeitos da dificuldade dos alunos em aprender os clculos matemticos e a dificuldade dos professores em encontrar uma maneira de melhor ensinar matemtica para esses alunos, pois observa-se que o processo de aprendizado de matemtica penoso para eles e isso poder no futuro comprometer a sua carreira profissional. A confirmao se tal observao real, o levantamento das causas em caso afirmativo e consequentemente sugestes para melhoria da qualidade do ensino para esses alunos e melhoria da maneira dos professores darem as suas aulas definem a realizao deste trabalho. Palavras-chave: Matemtica. Professores. Alunos.

AVALIAO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DOS PRODUTOS DERIVADOS DA RVORE IP ROXO EM RATOS INFECTADOS POR MICRORGANISMOS MULTIRESISTENTES Giulia Maria de Castro Bani Jordana Cristina Oliveira Amilton Marques Thiago Nasser

Resumo O uso indiscriminado de medicamentos tanto de origem antifngicas, como antibacterianas, provocou o aparecimento de cepas de microrganismos resistentes aos medicamentos, principalmente no mbito hospitalar. Hoje, a presena desses microrganismos representa um grande desafio para a sociedade, na busca de novos princpios ativos de origem vegetal capazes de bloquear sua proliferao no organismo humano. Dentre os patgenos resistentes, destacamse: a levedura Candida albicans e bactrias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli. A Candida albicans causa uma infeco fngica conhecida como candidase que vem apresentando um grande problema teraputico. Porm, o patgeno que lidera a lista dos microrganismos multi-resistentes o Staphylococcus aureus, que tambm conhecido pela sigla MRSA (Staphylococcus aureus resistentes a meticilina). A bactria Escherichia coli a mais encontrada em culturas microbiolgicas urinrias (uroculturas) como sendo o principal agente responsvel pela alta prevalncia de Infeces no Trato Urinrio (ITU). Na medicina popular so usados muitos extratos de plantas para o tratamento de diversos tipos de doena. Dentre as plantas medicinais brasileiras, o ip roxo ocupa lugar de destaque, por apresentar em sua composio diversas substncias com propriedades teraputicas. Alm disso, o Ip roxo pode ser utilizado como: extrato fluido, tintura e na forma de leo essencial. Diante desses dados, o objetivo do trabalho ser avaliar in vivo os efeitos antimicrobianos presentes nos derivados de ip roxo, sobre as infeces causadas pelos microrganismos multi-resistentes mencionados acima. Para enfatizar tal pesquisa, ser induzida em ratos a infeco causada por esses patgenos, seguindo protocolos especficos, de maneira semelhante causada no organismo humano. Caso verificado essa propriedade, ocorrer um grande avano na cincia na busca de novos frmacos de origem natural, contribuindo para o tratamento e a cura das doenas infecciosas. O trabalho, aps concluso, ser publicado em revistas cientficas brasileiras e divulgado em congressos multinacionais, divulgando a descoberta acadmica.

Palavras-chave: Ip roxo. Resistncia microbiana. Doena infecciosa.

QUE RELAO SE ESTABELECE ENTRE A SEMITICA E JORNALISMO INVESTIGATIVO? Joo Vicente Nogueira (4 Perodo de Jornalismo) Prof. Ms. Romilson Marco dos Santos (Orientador) Resumo Demonstrar atravs de estudos da cincia dos signos e linguagens ( Semitica) segundo a teoria de Charles Sanders Peirce a relao com o trabalho dos profissionais de Jornalismo Investigativo. Primeiramente, para se tornar um bom profissional de comunicao necessrio um amplo conhecimento de Semitica e tratando-se de um jornalismo investigativo nem se fala. No entanto, retrataremos qual a importncia este estudo para a boa realizao deste jornalismo. E como conseqncia, um jornalismo com uma contribuio mais pragmtica para a populao.Fazer todo um reconhecimento e aprofundamento do estudo da Semitica tendo como inteno pesquisar como feito o trabalho dos jornalistas investigativos. Exemplo: Um acidente, um crime, uma corrupo. Caso Nardoni e Eliza Samdio: Como os jornalistas acompanham os processos de percias criminalsticas para escreverem suas matrias ? Quais so as estratgias que o jornalista utiliza a partir da cincia dos signos para fazer uma boa apurao? As matrias jornalsticas investigativas so as que mais atraem o pblico. Portanto, visando relevncia social e acadmica, demonstrar como este estudo coopera para a realizao deste trabalho que exige: tempo, dinheiro, pacincia e sorte. Palavras-chave: Jornalismo, Semitica, Investigao

MUTAGENICIDADE E CITOXICIDADE DE DIFERENTES PROCESSAMENTOS DE CARNE BOVINA PELO TESTE DE AMES Joo Marcos de Melo Costa, Ellen Carvalho de Oliveira, Karen Andrade dos Santos Ms. Michelle Bueno de Moura Pereira Antunes (Orientador) Resumo A relao entre alimentao e a ocorrncia de cncer em seres humanos tem ganho notoriedade medida que novas pesquisas apontam que os hbitos dos indivduos tm mais relevncia na ocorrncia da doena do que os fatores genticos. Ainda sobre o tema, pode-se afirmar que, de maneira geral, os estudos realizados indicam que o consumo de carne vermelha pode estar associado ao surgimento de vrios tipos de cnceres. Isto por ser um dos alimentos que contm agentes mutagnicos que danificam o DNA das clulas. As cobaias costumeiras dos testes para identificar estes agentes so animais, e os procedimentos de teste so demorados e caros. Atualmente, existem procedimentos mais rpidos e baratos para a triagem preliminar de carcingenos potenciais. Um deles, denominado Teste de Ames, utiliza-se bactrias como indicadores de carcingenos. Trata-se de um ensaio biolgico de mutao reversa que emprega linhagens de Salmonella typhimurium e realizado na presena ou ausncia de ativao metablica que permite a biotransformao de compostos. Um teste positivo indica que os componentes podem atuar como um potencial agente causador de cncer. Neste contexto o objetivo deste trabalho ser avaliar a atividade mutagnica/carcinognica de diferentes tipos de processamentos de carne de origem bovina assada em brasa, frita e cozida, utilizando o Teste de Ames (kit Ames Mutagenicity Assay Comercial Granulab Ltda.) Compreender e controlar o cncer requer conhecimentos cientficos e experincias que vo desde o conhecimento dos complexos mecanismos de regulao molecular s escolhas individuais do estilo de vida. Assim, atravs dos resultados obtidos, poderemos contribuir com a cincia ao estudar um dos alimentos mais consumidos mundialmente. Palavras-chave: Cncer. Carne. Carcingenos.

A CULTURA CAIPIRA PROJETADA NAS TELAS DO CINEMA NACIONAL: ESTUDO DE CASO DOS FILMES DE MAZZAROPI Joo Batista de Oliveira Filho (6 perodo de Publicidade e Propaganda). Prof. Ms. Romilson Marco Santos (Orientador). Resumo Durante quatro dcadas Amcio Mazzaropi, atravs do circo, rdio TV e cinema colocou em evidncia os problemas da sociedade brasileira de uma forma simples e alegre de se refletir. No cinema, Mazzaropi mostrou a luta do trabalhador oprimido pelos grandes latifundirios, mostrou tambm a relao entre marido e mulher, pais e filhos, religio, racismo, urbanizao entre outros. Em diferentes pocas culturais, Amcio fazia crtica sociedade e aos governantes, explorando a figura do homem caipira. Ele dedicou quase toda sua obra a reproduo da vida no campo, se tornando alvo de crticas e do esquecimento dentro do segmento no qual atuou por muito tempo e que fora bem sucedido. O objetivo deste trabalho verificar se Amcio Mazzaropi valorizava ou explorava a cultura caipira brasileira e de que forma isso se processava. Com o resultado deste trabalho ser possvel entender a importncia da mdia e sua influncia sobre um povo e sua cultura e podendo assim, mapear a cultura caipira atravs dos filmes, mostrando como os meios de comunicao (cinema) entende a cultura campesina e suas conseqncias. Palavras-chave: Estudos culturais. Cinema nacional. Mazzaropi. Cultura regional.

SUCESSO JAPONS E GESTO DO CONHECIMENTO: COMO AS FORMAS DO CONHECIMENTO EXPLCITO SE TRADUZEM ATRAVS DAS FERRAMENTAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUO Jaqueline Pires (5 Perodo de Engenharia de Produo) Prof Ms. Liliane Dolores Fagundes (Orientadora) Resumo Neste trabalho so abordados dois assuntos de grande importncia para a rea de Engenharia: o Sistema Toyota de Produo (STP) e a Gesto do Conhecimento. O STP tem como objetivo gerar processos eficientes centrando-se em estratgias de operaes, processos, qualidade, arranjo fsico, capacidade, estoque, cadeia de suprimento, tecnologia e planejamento de recursos. Para tal, a Toyota desenvolveu vrias ferramentas visando acompanhar todo o processo produtivo, com foco na reduo de custos, perdas e no constante aprimoramento da qualidade. A Gesto do Conhecimento procura captar o conhecimento dos funcionrios que exercem determinadas funes e traduzi-lo em instrues, para que qualquer outra pessoa possa realizar aquela funo, mesmo que no tenha o conhecimento para tal, da mesma forma que a primeira faria; visando diminuir os erros no processo produtivo. Portanto, este estudo tem como objetivo demonstrar como a Gesto do Conhecimento esteve presente na criao das ferramentas de sucesso do Sistema Toyota de Produo. Onde ser proposto um modelo sobre a utilizao da Gesto do Conhecimento no STP e uma visita em uma empresa para comprovar esse modelo. Pois, partilhar conhecimento uma das atividades mais naturais, exceto nas empresas, onde aparentemente esta atividade precisa ser estimulada. E o conhecimento que as pessoas possuem est se tornando um papel central para a competitividade das empresas. Palavras-chave: Gesto do Conhecimento. Sistema Toyota de Produo. Ferramentas do Sistema Toyota.

VERIFICAO DA COMPOSIO NUTRICIONAL DE PES INDUSTRIALIZADOS, COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DO MUNICPIO DE VARGINHA/MG Janine Barcelos Chacon (4 perodo de Nutrio) Marcela Mendona Fonseca (4 perodo de Nutrio) Marcell Crispim (8 perodo de Biomedicina) Prof Ms rika Aparecida de Azevedo Pereira (Orientadora) Resumo Pes industrializados so largamente consumidos pela sua praticidade aliada comodidade imposta pelos avanos tecnolgicos. O seu consumo evidenciado por pessoas em tratamentos dietoterpicos especficos, ou simplesmente por pessoas que buscam alimentos mais saudveis e menos calricos. Apesar de ser comum a realizao de verificaes nutricionais por rgos pblicos de vigilncia, a maioria destes eventos, visa com maior nfase, empresas de grande porte e multinacionais, excluindo marcas regionais de menor comercializao. Este fato, propicia o desconhecimento da real composio nutricional de marcas regionais e no identifica alteraes nas diferentes unidades dos lotes, por no se tratar de anlises de rotina. No municpio de Varginha no foram relatadas pesquisas que comprovem o verdadeiro contedo nutricional de alimentos embalados. Deste modo, a anlise fsicoqumica com conseqente comprovao das informaes da composio nutricional imprescindvel, uma vez que o consumo destes alimentos, com composio nutricional incorreta, pode determinar o insucesso de um tratamento dietoterpico. Logo, este projeto objetivou comparar a composio nutricional descrita nas embalagens de pes industrializados normais, integrais e dietticos de duas marcas comercializados em supermercados do municpio de Varginha, atravs da realizao de anlises fsico-qumicas capazes de avaliar a quantidade de nutrientes presentes nestes alimentos. Para quantificao macronutrientes utilizou-se: para carboidratos metodologia imposta pela AOAC (1990); para lipdeos mtodo n 925.09 da AOAC (2000); para protenas mtodo n 20.87 Micro-Kjeldahl da AOAC (2000). Palavras-chave: Composio nutricional. Alimento. Pes

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ATLETISMO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICPIO DE VARGINHA MG. Janaina do Carmo Paiva Martins (4 Perodo de Educao Fsica) Prof. D. Erondina Leal Barbosa (Orientador) Resumo Este estudo busca levantar e identificar como a modalidade do atletismo difundida nas escolas de ensino fundamental. Percebe-se que o atletismo pouco conhecido pelos educandos. Porm, uma modalidade esportiva que consegue unir as habilidades naturais do ser humano, tais como: correr, saltar e lanar ou arremessar, gestos bsicos que podem ser explorados em outros esportes e tambm desenvolver as qualidades fsicas, tais como a velocidade, a fora, a agilidade, entre outras que melhoram a aptido fsica esportiva. Sabendo que o local mais adequado para a sua iniciao e prtica a Escola, deve-se valorizar a aprendizagem do atletismo como um contedo pedaggico e formativo, incentivando a prtica de hbitos saudveis, e seus benefcios sade fsica, mental e social. Observando as questes: conceituais, procedimentais e atitudinais, o profissional de Educao Fsica deve buscar, por meio de brincadeiras, atividades recreativas e jogos pr-desportivos explorem as habilidades fsicas e motoras, despertando assim um maior interesse e prazer participao das aulas de educao fsica. Palavras-chave: Educao Fsica. Sade. Atletismo. Escola.

ANLISE SENSORIAL COM PAINEL TREINADO PARA AVALIAR A QUALIDADE DE MISTURAS PARA BOLO DO MOINHO SUL MINEIRO Izabella de Souza Oliveira (4o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Ms. Isabel de Sousa Amorim (Orientadora) Resumo A anlise sensorial definida pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT, 1993) como a disciplina cientfica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reaes das caractersticas dos alimentos e materiais como so percebidas pelos sentidos da viso, olfato, gosto, tato e audio. A avaliao sensorial realizada, de maneira cientfica, por meio de um Painel Sensorial (grupo de pessoas treinadas ou no). O objetivo geral Realizar uma anlise sensorial, com painel treinado, para avaliar a qualidade das misturas para bolo da empresa Moinho Sul Mineiro. Este projeto far uma reviso dos mtodos utilizados para avaliar e comparar a qualidade de diferentes marcas de misturas para bolo. Inicialmente, treinaremos uma equipe de funcionrios da empresa para compor o Painel Sensorial. Esse processo chega a ser o mais demorado, pois temos que chegar a um equilbrio entre os provadores, para que os dados sejam coerentes. Aps isso, iremos iniciar as degustaes, coletar e analisar os dados para chegarmos ao que interessa, qualidade do produto analisado. Pretende-se com esse projeto, detectar possveis caractersticas desse produto que possa trazer uma maior venda, consequentemente um maior lucro para empresa. Palavras-chave: Anlise Sensorial, Sensometria e Painel Treinado

PAC X PLANO DE METAS: UM COMPARATIVO DE PLANEJAMENTOS E CONSEQNCIAS Ivian Rezende de Oliveira Lima Araujo Prof. Pedro dos Santos Portugal Junior RESUMO O tema apresentado abordar planos econmicos brasileiro de diferentes pocas, contudo visando o mesmo objetivo: crescimento e desenvolvimento do pas. Objetivo do projeto abordar as diferentes formas de planejamento, gesto, sustentabilidade, investimento, estrutura de investimento, foco e suas conseqncias em reflexo de cada deciso, comparando o programa Plano de Metas adotado por Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1956 e o PAC (Programa de Acelerao do Crescimento), sendo o atual programa de expanso de crescimento proposto pelo Governo Brasileiro. A expectativa encontrar argumentos que justifiquem a criao de cada plano, considerando seu impacto para a organizao e sociedade brasileira, no qual estamos inseridos. Palavras-chave: Planos econmicos brasileiros. Desenvolvimento. Conseqncias.

TECNOLOGIA - INFORMTICA EDUCATIVA Iskelin Miyuki Prado Shida(4 Perodo de Cincias da computao) Ricardo Mello (Orientador) Resumo O trabalho sobre a tecnologia da informtica usada nas escolas para o desenvolvimento de aprendizagem de crianas com necessidades especiais. Apoiar a utilizao da informtica educativa nas escolas e analisar a integrao da informtica educativa para os portadores de necessidades especiais em escolas de Varginha. O Avano da tecnologia vem proporcionando diversas transformaes na sociedade, com esse avano acaba interferindo no processo educacional. A educao precisa seguir junto com os avanos da tecnologia e se adaptar com o mundo atual, isso ajuda na integrao dos alunos ao mundo moderno. Na educao especial essencial o uso de diversos os tipos de tecnologia, sem ela seria impossvel incluso digital dos alunos. Os resultados esperados aumentar o uso da tecnologia e a melhoria da tecnologia para ajudar na educao das crianas com necessidades especiais Palavra chave: Informtica. Pedagogia.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA CLNICA UNIVERSITRIA DO UNIS-MG Isabella de Menezes (2 Perodo- Publicidade e Propaganda) Resumo: Atravs do PUV Programa Universitrio Voluntrio - tive a oportunidade de participar dos projetos desenvolvidos pela Clnica Universitria do UNIS-MG, no primeiro semestre do ano de 2010. Dentre as atividades realizadas, as que tiveram maior destaque so as abaixo mencionadas: 1. Contato por telefone com as pessoas responsveis pela rea de gesto ambiental nas indstrias de Varginha, a fim de que uma pesquisa fosse respondida via e-mail. 2. Elaborao de folhetos informativos, assim como formulrios para a coleta de dados (panfletos de enfermagem e nutrio e questionrio de avaliao do servio, ambos da Clnica Universitria do Unis). 3. Pesquisas sobre o processo de extrao, importao e exportao no Brasil e no mundo de minerais, como o quartzo e o quartzito. Todos esses trabalhos realizados me proporcionaram conhecimentos acerca da rea que eu escolhi seguir publicidade e propaganda. O formulrio de coleta de dados, por exemplo, foi um item que eu aprendi em sala de aula e pude aplicar na prtica com a elaborao do questionrio de avaliao do servio. Portanto, tem sido de grande valia este aprendizado para que eu possa adquirir experincias para minha futura carreira profissional. Palavras-Chave: Projetos, Publicidade, Propaganda. Profissional.

IMPLANTAO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUO NO SETOR DE COMUNICAO VISUAL Igor Figueiredo Venturato (2o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Ms. XXXXX (Orientador) Resumo O trabalho apresenta a implantao de mtodos de produo em uma empresa no setor de comunicao visual. O objetivo consiste em examinar todas as reas de uma empresa, afim de encontrar e identificar erros e implantar um planejamento e controle de produo (a longo, mdio e curto prazo), monitorar as operaes, utilizar grficos e sinais visuais, controlar o estoque e implementar a segurana e higiene do trabalho. O ramo de comunicao visual, uma evoluo do ramo de adesivos. Antigamente, as empresas contavam com poucos funcionrios e funcionavam em garagens . Atualmente, algumas empresas cresceram, produzindo em larga escala e exportando produtos para vrios pases do mundo, fazendo-se necessrio um planejamento correto para a produo. Espera-se reunir dados e informaes que consigam definir um modelo ideal de produo que possa estruturar o ramo, podendo gerar vrios benefcios sociedade, como: a abertura de novos empregos, maior arrecadao e movimento de capital na cidade e melhor atendimento a pequenas e grandes empresas e indstrias do pas. Palavras-chave: PCP, Qualidade, Comunicao Visual

LIXO TECNOLGICO: UM ESTUDO SOBRE SEUS IMPACTOS E A BUSCA POR ALTERNATIVAS DE CONTROLE DO PROBLEMA Homero Antnio Alves Neto (Aluno Do Ensino Mdio PIBC Jr.) Prof. Fabrcio Pelloso Piurcosky (Orientador) Resumo Tendo em vista o aumento nas vendas de produtos eletrnicos em conseqncia de seu barateamento, houve um aumento excessivo no descarte de equipamentos eletrnicos. Com isso aumentaram os desafios para reciclagem de produtos tecnolgicos, gerando o chamado lixo tecnolgico. No raro, o mesmo descartado em lugares imprprios, causando danos populao e ao meio ambiente. Tais produtos contm elementos qumicos como: mercrio , chumbo. Muitas pessoas descartam os produtos em lugares imprprios devido falta de conhecimento sobre os impactos que podem ocorrer. Assim, apresentar os danos e saber o grau de conhecimento das pessoas sobre o assunto auxiliar na montagem de alternativas para lidar com o problema. Palavras-chave: Lixo tecnolgico. Descarte. Meio Ambiente.

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE PLANEJAMENTO DE PRODUO: APLICAO PRTICA DE CONCEITOS INICIAIS DE ENGENHARIA DE PRODUO Helena Rosa Rodrigues (2o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Fabrcio Pelloso Piurcosky (Orientador) Resumo O presente projeto de iniciao cientfica tem por objetivo a implantao computacional de um mtodo de planejamento de produo baseado nos princpios do Heijunka - planejamento que visa distribuir a produo de diferentes modelos ao longo do dia, da semana e do ms. Para alcanar o objetivo proposto, utilizam-se conceitos da Engenharia de Produo - para o planejamento e estudo das especificidades do software - e da Cincia da Computao para a arquitetura em ambiente virtual do mesmo na linguagem de programao C#. Para tanto ser criada uma empresa fictcia de onde sero retirados dados para simulao de uso do software. O software posteriormente desenvolvido poder ser utilizado para fins didticos, pois ilustra diversas situaes, dificuldades e limitaes da produo em uma empresa real. Palavras-chave: Simulador. Software de Planejamento de produo.

EFEITOS IN VITRO DO LEO ESSENCIAL, EXTRATO FLUDO E TINTURA DA RVORE IP ROXO SOBRE O CRESCIMENTO MICROBIANO Giulia Maria de Castro Bani Jordana Cristina Oliveira Amilton Marques Oswaldo Henrique Barolli Reis Resumo A pesquisa apresenta uma abordagem da ao antifngica e antibacteriana dos produtos derivados da rvore ip roxo, como: leo essencial (extrado da flor), extrato fludo e tintura. Os microrganismos testados sero: a levedura Cndida albicans e bactrias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Estes microrganismos apresentam grande resistncia a diversos frmacos, o que caracteriza a grande prevalncia de infeces no mbito hospitalar. Entre os fungos patognicos, a levedura Candida albicans representa o maior problema teraputico nos ltimos anos. Mas, sem dvida, o patgeno que lidera a lista dos microrganismos multiresistentes o Staphylococcus aureus, que tambm conhecido pela sigla ingls MRSA (Staphylococcus aureus resistentes a meticilina) e, j Escherichia coli a bactria mais encontrada em culturas microbiolgicas urinrias (uroculturas) como sendo o principal agente responsvel pela alta prevalncia de Infeces no Trato Urinrio (ITU). Os leos essenciais constituem os elementos volteis contidos em muitos rgos vegetais e esto relacionados com diversas funes necessrias sobrevivncia vegetal. O extrato fluido, assim como a tintura, apresenta em sua composio diversas substncias que apresentam propriedades teraputicas. Diante desses dados, o objetivo do trabalho avaliar o potencial antibitico presente nos derivados de Ip roxo, que resultar, caso verificado esse potencial, uma importante relevncia na sociedade, por haver, atravs deste experimento, uma contribuio para novos estudos que possibilitem a aplicao desses produtos na preveno, tratamento e cura de doenas infecciosas, tanto de origem fngica como bacteriana.

Palavras-chave: Cndida albicans. Staphylococcus aureus, Escherichia coli. Resistncia microbiana. Ip roxo.

SIMULADOR DE CODIFICAES E MODULAES PARA COMUNICAO DE DADOS Guilherme Lemes (8o Perodo de Cincia da Computao) Pedro Henrique Serafim Raimundo (8o Perodo de Cincia da Computao) Prof. Ms. Juliano Coelho Miranda (Orientador) Resumo O trabalho apresenta um simulador das codificaes de linha e modulaes mais utilizadas na rea de comunicao de dados. O objetivo consiste em mostrar a formao de ondas codificadas pelos mtodos mais comuns, bem como a formao de ondas analgicas moduladas, com dados obtidos a partir de nmeros digitais binrios fornecidos individualmente, caracteres dados pelo usurio ou at mesmo dados transmitidos de outro computador por meios de comunicao. A soluo est em torno da implementao de um sistema didtico que permita exibir os resultados das codificaes ou modulaes por meios grficos de fcil compreenso. Como principal usabilidade destaca-se a rea da docncia em comunicao de dados, em especfico as matrias codificao de linha e modulaes, pois verifica-se certa dificuldade no compreendimento das mesmas. Palavras-chave: Comunicao de dados. Simulador. Codificao. Modulao.

AVALIAO DA SILICOSE NO MUNICPIO DE SO THOME DAS LETRAS: ANALISES CITOLGICAS E HEMATOLGICAS Giulia Maria de Castro Bani e Jordana Cristina Oliveira (6o Perodo Biomdicina) Profa. Dra. Josefina Aparecida de Souza (Orientadora) Profa. Karen Shelen Bueno (Co-orientadora) Resumo So Thom das Letras uma cidade turstica de Minas Gerais, sendo a principal exportadora de quartzo do Brasil, cerca de 4 mil operrios trabalham em mineradoras localizadas na regio. A atividade mineradora gera toneladas de p de pedra e de slica, sendo estas as causadoras de uma doena irreversvel chamada Silicose. A Silicose constitui um grande problema de sade pblica no Brasil, sendo a mais antiga e mais grave doena ocupacional. A inalao destas micro-partculas e a permanncia delas nos pulmes provocam uma reao inflamatria sendo que a repetio desta ocasiona a perda de elasticidade pulmonar, que resulta na formao de ndulos pulmonares. Esta doena pode aparecer tanto aps 20 anos de exposio slica (forma crnica) quanto a meses de exposio macia (forma aguda) trazendo inmeros transtornos aos indivduos, como tosse, falta de ar e dores nas costas e principalmente incapacidade de trabalhar. A exposio da populao urbana evidente, principalmente nos trabalhadores que tm contato direto com estas substncias, em razo da m utilizao de EPI`s. Apesar de So Thom das Letras ser uma cidade propicia ao desenvolvimento da silicose, trabalhos de avaliao da doena ainda so muito pobres. Diante de tal quadro o objetivo do projeto avaliar a situao atual da doena na populao urbana e nos trabalhadores. Para tal, sero aplicados questionrios, a fim de analisar a jornada de trabalho dos operrios, a utilizao ou no de EPI`s, entre outras. Alm deste, haver uma avaliao laboratorial, com realizao de testes citolgicos (anlise de escarro evidenciando a presena ou no de grnulos de silcio em estruturas celulares) e hematolgicos (anlise de possveis alteraes morfolgicas e quantitativas das clulas sanguneas). Os resultados obtidos sero utilizados para conscientizao dos trabalhadores e moradores da cidade de So Thom das Letras, bem como divulgados em congressos e revistas cientficas. Palavras-chave: Silicose. Doena ocupacional. Minerao

A LINGUAGEM DIALOGAL NOS MATERIAIS PARA EDUCAO A DISTNCIA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UMA REFLEXO DO PONTO DE VISTA DA LINGUAGEM Gisele Silva Ferreira1 Ana Paula Bovo2 Renato Brito3 RESUMO Todo processo de evoluo tecnolgica tem sua influncia direta nos contextos sociais. Na cultura digital atravs das novas tecnologias de informao e comunicao (NTICs), principalmente atravs da internet, o modo de ver do sujeito ps-moderno e seus conceitos so transformados, inclusive na educao. Nesse contexto inaugurada a quarta gerao de educao a distncia, que com a internet e a criao de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), onde a comunicao caracterizada pela bidirecionalidade, as teorias at ento empregadas pelo design instrucional (DI) na construo de materiais didticos na modalidade, especialmente no que diz respeito noo de dialogia tem que ser revistas. Ao criticar a noo do modo como a dialogia, presente nesse universo, que se pretende oferecer apontamentos lingusticos sob a luz da dialogia bakhtiniana, tendo como base um clssico de DI da autora Filatro, lembrando que tais conceitos so debatidos sem encerramentos, pois a modalidade ainda amadurece no que se diz respeito a pressupostos terico-metodolgicos. Palavras-chave: educao a distncia, design instrucional, linguagem dialogal, dialogia, material didtico.

1 2

Aluna do Curso de Letras do Centro Universitrio do Sul de Minas UNIS-MG. Email: gidegisele@yahoo.com.br Professora do Centro Universitrio do Sul de Minas UNIS-MG. Email: anapaulabovo@hotmail.com 3 Professor do Centro Universitrio do Sul de Minas UNIS-MG. Email: brito@sabe.br

A ANDRAGOGIA COMO CONCEITO PARA ELABORAO DE MATERIAIS DIDTICOS PARA EDUCAO A DISTNCIA Gisele Silva Ferreira (4o Perodo de Letras) Prof. Renato Brito (Orientador) Resumo A educao a distncia com as novas tecnologias de informao e comunicao (NTICs), principalmente com a internet, tem conquistado cada vez mais adeptos que se interessam por ambientes virtuais de aprendizagem. Pesquisas informam que essa modalidade em sua maioria frequentada por aprendizes adultos, que cada vez mais buscam complementar seus estudos atravs de cursos a distncia. Ensinar para esse pblico requer um cuidado especial, pois a maturidade da fase adulta nos traz a independncia. As experincias nos proporcionam aprendizados, os erros nos trazem vivncias que marcam para toda a vida. Esse perfil de aprendiz mais capaz de criticar e analisar situaes, fazer paralelos com as experincias j vividas, aceitar ou no as informaes que nos chegam. A partir dessa realidade, uma nova linguagem, um novo formato de material didtico se faz necessrio. Com base nesses dados que esse artigo apresenta conceitos relacionados a andragogia (ensino para a adultos) e aborda conceito que podem ajudar na escolha da linguagem ideal para tais materiais didticos. Palavras-chave: educao a distncia, materiais didticos para EaD, linguagem, andragogia.

ARTE E COGNIO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUO DO CONHECIMENTO COMO PRTICA SOCIAL DO LETRAMENTO E ALFABETIZAO Gisele Aparecida Miguel Couto (4 perodo) Wanderlina Aparecida Silva Bichara (4 perodo) Ligia Caldonazzo (orientadora) Resumo Esta pesquisa aborda uma das questes que propicia a imaginao e potencializa a cognio, a arte. Que tem por objetivo possibilitar o exerccio docente no conjunto de medidas relativas aprendizagem em alfabetizao e letramento no campo das inteligncias. Sabemos, como educadores, da problemtica que se instalou nas escolas quanto dificuldade do desenvolvimento do processo de aquisio da leitura e da escrita, causando altos ndices de reprovao e consequentemente, o fracasso escolar. Por isso, como formadores de profissionais da educao, torna-se alm de preocupante pensarmos em medidas que possam efetivamente colaborar para que esse ndice diminua drasticamente. Faz-se necessrio que se identifique as habilidades e competncias desenvolvidas pelos educandos, a viso scio interacionista de aprendizagem diagnosticando as dificuldades, facilidades e formas de interveno que possam redimensionar a importncia e o papel de novas leituras e aplicao na aprendizagem como flexibilidade do trabalho em atendimento as necessidades das crianas que surgirem no contexto das aes e a possibilidade do estabelecimento de relaes entre as diferentes noes e significado do aprender a aprender, como o campo da prtica transformadora, que promova a aprendizagem de todas as crianas e reduza ou anule o fracasso escolar. Possibilitando que este educando tenha interesse em aprender e acima de tudo com prazer. Palavras- chave: Aprendizagem. Leitura. Escrita. Educandos. Prazer.

EDUCAO AMBIENTAL: UMA AO EDUCATIVA IMPORTANTE PARA DIMINUIR AS DOENAS VEICULADAS PELA GUA

Gabriela Regina de Carli Silva (Ensino Mdio- Bolsista PIBIC Junior) Rosangela Zampero (Orientador)

Resumo Esse estudo tem como objetivo mostrar que a principal ferramenta para a sustentabilidade e qualidade de vida se faz com a interao e conscientizao coletiva, principalmente no que se trata de doenas veiculadas pela gua. Esse ser o instrumento utilizado como ao educativa apresentado na Escola Municipal So Jos, situada no Municpio de Varginha/ MG aplicado atravs de palestras e questionrios em sala de aula com alunos do ensino fundamental. Avaliar conhecimento e interagir com os elementos fundamentais da educao ambiental com os alunos em relao qualidade da gua, disperdcio, preveno em busca da qualidade de vida ser o grande desafio no desenvolvimento e resultados desse trabalho. Palavras-chave: instrumento de educao, qualidade de vida, gua

MASTECTOMIA E LINFEDEMA: A CORRELAO ENTRE AS MULHERES QUE OPTARAM POR ESSE MEIO CIRRGICO E O APARECIMENTO DESTA TUMEFAO Frederico de Lima Pereira (4 Perodo de Biomedicina) Prof. Dr. Erondina Leal Barbosa (Orientador) Resumo A assistncia prestada a mulheres com cncer de mama deve estar especificamente voltada para o bem estar e a qualidade de vida dessas, principalmente em relao ao aparecimento do linfedema do membro superior homlogo a cirurgia. Pesquisas demonstram que mulheres com essa tumefao tm mais desajustes psicossociais do que as que no tm essa complicao. Alem disso elas vem-no como recordao do cncer e limitam suas atividades sociais. O linfedema definido como um acmulo de linfa nos espaos intersticiais, causado pela destruio dos canais de drenagem axilar, provocada pela cirurgia e/ou radioterapia ou ainda pela progresso locorregional da doena, constituindo-se fator de risco para o desenvolvimento de linfangiossarcoma. Acarreta a diminuio da fora e tenso muscular, dor e aumento do peso do membro superior acometido, facilitando o desenvolvimento de assimetrias posturais. Busca-se com este trabalho identificar fatores que predispem o linfedema, enfatizar a relao com a mastectomia atravs de pesquisa de campo, sobretudo as maneiras de se lidar com esse problema e sua preveno. Com isso, ser especificado a sua predisposio, os fatores externos que influenciam e algumas medidas bsicas que ajudaro a evitar a tumefao. A partir desse estudo espera-se maximizar a qualidade de vida das mulheres que enfrentaram a cirurgia de remoo total da mama e prevenir o aparecimento dessa tumefao, pois o lindefema no possui ainda uma cura, apenas um tratamento e manuteno contnua. Palavras-chave: Mastectomia. Linfedema. Correlao. Qualidade de vida.

NEPAG : MODELO DE INTERNACIONALIZAO Flvia Silva Simo (2 perodo de Administrao/Comrcio Exterior) Prof. Ms. Nilton dos Santos Portugal (orientador) Resumo Esse projeto so pesquisas direcionadas a rea de gesto. Tem como objetivo desenvolver pesquisas, promover os interesses dos alunos para com atividades cientficas. Essa pesquisa fez com que eu adquirisse mais experincia, aprendendo mais sobre a matria e sobre um dos produtos que move a economia brasileira, o quartzo. A pesquisa aumentou meu interesse sobre economia, dando-me uma viso mais ampla. Palavras-Chave: Quartzo. Economia.

RELATO DE EXPERINCIA FERNANDA MARIA MESQUITA CABRAL rea: Pedaggica Objetivo: Mostrar a importncia do ensino da arte,em todos os perodos de formao do aluno. Justificativa: A importncia e a riqueza da arte vm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimenses humanas a racional,a emotiva,a mstica,a corporal.O tipo de experincia que a arte capaz de proporcionar nico,e no pode ser substitudo por nenhuma outra rea do conhecimento humano.Isso significa,que sem a arte nosso entendimento do mundo e tambm de ns fica empobrecido. Desenvolvimento: As atividades artsticas so importantes pois,so uma forma de promover o desenvolvimento artstico da criana.Aonde,atravs dela a criana amplia sensibilidade,a percepo,a reflexo e a imaginao. Estrutura de Funcionamento Local: Escola Municipal Cludio Figueiredo Nogueira Pblico: Crianas de 9 16 anos. Dia: Tera quinta-feira Horrio: 11:00 s 16:25. Pblico: Crianas de 09 16 anos. Dia: Tera quinta-feira Horrio: 11 s 16:25. Consideraes Finais: Atravs das atividades artsticas as crianas tm oportunidade de desenvolverem suas aptides e libertar suas tenses,angstias e ansiedades favorecendo assim,a formao equilibrada e harmoniosa de sua personalidade.

IMPLANTAO DE UM SISTEMA DE BANCO DE DADOS E PRODUO DE UM SOFTWARE PARA A INFORMATIZAO DO BANCO DE DADOS DA SEMEL (SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER) DE VARGINHA Orientador(a): Co-orientador(a): Co-orientador(a): Co-orientador(a): Bolsista 1: Bolsista 2: Prof. Antonio Luiz Prado Serenini Prof. Eduardo Gomes Carvalho Prof. Helio Prof. Tiago Rocha Drumond de Oliveira (trtraining@gmail.com) Eveline Bernardes da Silva (evelyne.bernardes@hotmail.com) Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais Campus VIII Resumo A utilizao eficiente das informaes de um banco de Dados um fator fundamental para o controle e diagnstico da prestao dos servios oferecidos por qualquer instituio, tanto pblica quanto privada. Diante deste quadro o CEFETMG- Campus VIII, visualizou a possibilidade de utilizao dos conhecimentos oferecidos nas atividades acadmicas das disciplinas Banco de Dados e Processo de Desenvolvimento de Softwares de maneira aplicada, com o intuito de oferecer aos nossos alunos uma possibilidade de aplicao destes conhecimentos em uma situao real, dentro de uma instituio onde estes conhecimentos pudessem produzir uma melhora na prestao de servios pblicos comunidade Varginhense. Neste sentido pretendemos desenvolver um sistema de banco de dados apresentado no formato de um software, capaz de melhorar a qualidade e velocidade da manipulao dos dados da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Varginha, que podero futuramente ser utilizados no cruzamento de dados estatsticos, e utilizados para a melhora do atendimento populao nos diversos setores desta secretaria (recepo, atividades fsicas orientadas, treinamentos esportivos e administrao do setor). Palavras-chaves (03): Banco de Dados; Desenvolvimento de Software Bsico; WEB;

FRUSTRAES HUMANAS EM FINAIS DE SCULO: SUBJETIVIDADE, INTROSPECO, AUTODESTRUIO E EXPRESSES DA LOUCURA NO MOVIMENTO GRUNGE, 1988 A 1994 Eric Alves Dias (6o Perodo de Histria) Prof. Ma. Edna Mara Ferreira da Silva (Orientadora) Resumo: Com a inteno de meditar sobre as expresses da loucura em obras de arte tendo em vista as formas como elas foram representadas e conceituadas, e principalmente os impactos causados por elas nas civilizaes ao longo dos sculos no decorrer da histria, buscando principalmente permear seus impulsos no perodo ao longo dos anos que se enquadram entre 1888 a 1994, apontando as relaes artsticas permeadas pelo movimento Grunge, desenvolveu esse trabalho. Esta pesquisa almeja analisar as letras de diversas msicas de algumas bandas pertencentes ao movimento Grunge, para que desta forma, possamos esquadrinhar de forma cautelosa as expresses da loucura nelas presentes, alm de avaliar se o sentimentalismo presente em tais letras pode ser considerado de certa maneira uma analogia com o profundo sentimentalismo presente no sculo XIX, para de tal modo, meditarmos sobre as semelhanas entre as frustraes humanas nos finais dos sculos XIX e XX. A realizao desta investigao ser relevante para contribuir com a obteno de uma melhor compreenso acerca do movimento Grunge, tendo como ponto chave a anlise sobre as letras das msicas das bandas. E por final, cabe dizer que ao se propor esse trabalho, foi possvel deparar se com uma grande escassez de fontes bibliogrficas histricas relativas ao tema principalmente de fontes traduzidas para o portugus. Enfim, o sculo XIX serviu de palco para diversas manifestaes, que frustradas com o mundo, expressaram seus inconformismos atravs da arte e da filosofia, assim como o Grunge expressou sua insatisfao nos finais do sculo XX atravs da msica. Por essa razo, o resultado esperado sugerir uma analogia do movimento Grunge com as correntes romnticas e existencialistas, disseminadas ao longo do sculo XIX. Palavras-chave: Histria. Arte. Loucura. Subjetividade. Movimento Grunge. Romantismo.

ATIVIDADES RECREATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E AFETIVO-SOCIAL DAS CRIANAS REA: SADE len Aparecida Silva, 4 Perodo de Educao Fsica Coordenao Erondina Leal Barbosa Objetivo:Possibilitar o desenvolvimento da coordenao motora geral e aspectos afetivos sociais atravs de jogos recreativos. Justificativa :Observa-se que dentro dos jogos possvel observar os tipos de comportamento das crianas onde assemelham com o que elas tem na sociedade.Os jogos recreativos possibilitam trabalhar os tipos de comportamento segundo a necessidade de cada criana.Alm de trabalhar o aspecto afetivo-social, desenvolve-se a coordenao motora geral para a realizao de tarefas simples at as mais complexas. Desenvolvimento:So realizados jogos com bolas, onde as crianas so dispostas em grupos para que aprendam a conviver e cooperar com as outras.Os brinquedos cantados que so trabalhados permitem que as crianas conheam o seu corpo e aprendam a respeitar os dos colegas atravs de abraos, aperto de mo, assim desenvolvendo o seu lado afetivo.As crianas criam e recriam os jogos, construindo regras e formas diferentes de se divertirem. Estrutura de Funcionamento: As atividades so realizadas no ptio da escola e dentro de uma sala de aula. Local: Escola Municipal Antnio De Pdua Amncio Pblico:20 crianas de 8 a 14 anos. Dia:Segunda-feira a Sexta-feira Horrio:13h s 16:30 Consideraes Finais: O mais importante fazer com que as crianas se desenvolvam e sintam prazer em realizar as atividades.

DETERMINAO E COMPARAO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS ENCONTRADOS NA COMERCIALIZAO DO MUNICPIO DE VARGINHA MG Ellen Carvalho de Oliveira, Karen Andrade dos Santos, Joo Marcos de Melo Costa Oswaldo Barolli dos Reis (Orientador) Resumo O pigmento vermelho licopeno um carotenide que acumula em frutos, flores e razes de algumas espcies vegetais, incluindo, hortalias e fruteiras. A principal fonte de licopeno na dieta humana o tomate e seus derivados A estrutura qumica singular do licopeno confere marcante ao antioxidante, contribuindo na preveno de doenas degenerativas, cardiovasculares, impedindo a oxidao de LDL, e de certos tipos de cncer. Alm do fator nutricional, a concentrao do licopeno no tomate est relacionada com uma melhor percepo visual dos produtos, existindo, portanto, uma forte demanda para aumentar os teores deste pigmento em frutos das cultivares tanto para consumo in natura quanto para processamento industrial. Neste contexto o objetivo deste trabalho ser determinar o teor de licopeno em algumas espcies de tomates, em diferentes estgios de maturao, designados como verde, salada e vermelho. Alm disso, sero pesquisados os seus derivados, como: molhos de tomates, extrados de tomates e catchup, de diferentes marcas encontradas no municpio de Varginha. O consumo do tomate se torna cada vez mais recomendado medida que novos estudos vo sendo publicados indicando as propriedades benficas deste fruto. Por ser um alimento que bem utilizado na culinria pela sua cor, melhorando a aparncia dos pratos, torna-se matria prima para diversas refeies. Assim, o presente estudo torna-se uma ferramenta fundamental para o melhor conhecimento deste alimento to consumido pela populao de nossa regio. Palavras-chave: Licopeno. Tomate. Antioxidante.

O PERFIL DOS PRATICANTES DE ACADEMIA DE RUA DO MUNICPIO DE VARGINHA Elaine Cristina de Castro Erondina Leal Barbosa RESUMO Em 2008 foi implantado no municpio de Varginha o projeto de Academia de Rua, hoje podemos observar que a participao das pessoa nesse projeto tem aumentado muito. So diferentes faixas etrias, desde adolescentes at idosos entre homens e mulheres. Muitos participam das academias buscando obter resultados estticos, sade, qualidade de vida ou por indicaes mdicas.Este trabalho visa identificar o perfil dos praticantes de Academia de Rua antes e depois da prtica, ressaltando os benefcios obtidos ou no e se obtidos, quais so.

ATLETISMO Elaine Cristina de Castro, 4 perodo de Educao Fsica rea: Esporte Objetivo: Desenvolver a prtica de atividades fsicas, a socializao, incluso e interao de crianas e jovens atravs do atletismo. O esporte fundamental para a interao de crianas e jovens, sendo assim o atletismo busca desenvolver as habilidades juntamente com os valores humanos, atendendo aos anseios da sociedade em que vivemos. Desenvolvimento: Corridas de velocidade, de durao e com barreiras; lanamentos do dardo, disco e peso; saltos em distncia, triplo e altura. As atividades so desenvolvidas de grupos e individuais, sendo divididas entre a parte ldica e de treinamento. Justificativa: Justificamos a necessidade de desenvolver atividades ldicas e recreativas enfocando os movimentos bsicos do atletismo: correr, saltar, lanar e arremessar. Atravs dessas atividades pode-se perceber que houve uma melhora significativa no desempenho motor e nas qualidades fsicas de modo geral, alm de desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Estrutura de Funcionamento: Local: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) / Estdio Municipal Dilzon Melo (MELO) Pblico: Crianas de 06 a 20 anos Dia: de segunda a sexta. Horrio: das 14hrs at 17min Consideraes finais. Ao concluir as atividades, os prprios alunos demonstraram que foram capazes de aprender e praticar aulas de atletismo de maneira satisfatria, uma vez que o aspecto ldico foi muito utilizado nas aulas permitindo assim grande participao e interesse por parte destes. Esta prtica proporcionou para os acadmicos envolvidos no desenvolvimento das aulas uma experincia nica, pois mostrou a possibilidade de trabalhar o atletismo de uma forma diferenciada, quebrando tabus de mtodos tradicionais e mostrando que atravs da ludicidade possvel obter timos resultados e possibilitar experincias muito significativas para o universo de movimentos dos escolares.

O CONHECIMENTO DO COMRCIO DE VESTURIO EM RELAO PUBLICIDADE NA CIDADE DE VARGINHA: QUAIS AS SITUAES EM QUE A PESQUISA DE MARKETING SE TORNA ESSENCIAL PARA OS VAREJISTAS DO SETOR DE VESTURIO EM VARGINHA. Eduardo Reis Ramos (2 perodo de Publicidade e Propaganda) Professor Tlio Romano (Orientador) Resumo Alm do conhecimento da viso do varejista do setor de vesturio de varginha com relao ao marketing, o projeto se prope a conhecer quais as situaes em que o marketing usado, qual a valorizao do lojista quanto comunicao, e entender se o marketing visto como um aliado no fortalecimento da empresa ou como uma esperana em momentos de crise. Neste contexto, analisando o momento de intensa competitividade, concorrncia e disputa vivido no setor, pretendemos alm de entender os varejistas, buscar destacar quais so as ameaas e as oportunidades presentes e, ento, usar o marketing como alicerce na construo de um mercado bem mais competitivo, preparado e moderno. Palavras-chave: Varejo, Vesturio, Marketing, Pesquisa de Marketing.

MTODOS E CRITRIOS PARA A ANLISE DA VIABILIDADE ECONMICA DE PROJETOS EMPRESARIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA REGIO SUL MINEIRA Eduardo Lcio Lasmar Jnior (6o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Ms. Pedro dos Santos Portugal Jnior (Orientador) Resumo A oramentao de capital o nome dado ao processo de decises que de procura e aquisio de ativos de longo prazo. Com esse fim, existem vrias tcnicas, mtodos, convenes e critrios que so comumente utilizados na anlise e no processo decisrio. O valor de um projeto baseado em sua capacidade de gerar fluxos de caixa futuros, ou seja, de gerar renda econmica. Assim, as alternativas de investimento podem ser comparadas somente se as conseqncias monetrias forem medidas em um ponto comum no tempo e, como as operaes de investimento ou financiamento tm por caracterstica um espaamento dos fluxos de caixa ao longo do tempo, os critrios de avaliao econmica devem considerar sua atualizao. Os critrios de seleo que no atualizam fluxos de caixa, como, por exemplo, o mtodo do retorno sobre o investimento (ROI), aplicam conceitos contbeis que, mesmo considerando a vantagem da simplicidade de seu uso, no so apropriados para medir renda econmica e criao de valor geradas por uma alternativa de investimento. Desta forma, a disponibilidade de recursos fator preponderante na deciso da implantao de um investimento como, por exemplo, a aquisio de um equipamento industrial. A prazo ou vista, necessrio que se tenha disponibilidade de recursos. Na falta destes, ou se forem insuficientes, deve-se recorrer a emprstimos, sendo assim, de fundamental importncia o estudo sobre os principais sistemas de amortizao, bem como sobre os critrios mais importantes para a caracterizao da viabilidade de investimentos. O resultado esperado a formatao de um material com a modelagem e resoluo do estudo de caso de uma empresa da regio do sul de Minas Gerais, envolvendo situaes de simulao de emprstimos e a anlise da viabilidade de investimentos, buscando sempre justificar a importncia e aplicabilidade da Matemtica Financeira dentro do contexto de Engenharia Econmica. Palavras-chave: Matemtica Financeira. Viabilidade Econmica. Projetos. Engenharia Econmica.

RESISTNCIA ESCRAVA EM LAVRAS-MG NO PERODO DE 1878 A 1888 Diego de Carvalho Moreira, 6 Perodo de Histria Edna Mara Ferreira da Silva Esse projeto prope analisar a permanncia do trabalho escravo encontrado na regio de Lavras no perodo de 1878 a 1888, tendo como objetivo um estudo detalhado das fontes documentais e bibliogrficas referentes s diversas formas de resistncias utilizadas pelos senhores para a permanncia do trabalho escravo. No perodo de 1878 a 1888, ltima dcada de escravido localizada no Brasil, ou seja, o sistema escravista estava em queda, de um lado os fazendeiros querendo a continuidade deste mecanismo e de outro os escravos almejando a liberdade definitiva. Analisando os documentos encontramos uma maior compreenso das possveis solues encontradas pelos escravos para conseguir a libertao do mecanismo escravista, no qual estavam subordinados. Atravs das bibliografias encontramos estudos das medidas governamentais adotadas no sculo XIX para a transmisso de mo-de-obra escrava para a imigrante. Portanto o estudo coloca frente a frente duas vises totalmente diferentes e desiguais, de um lado o fazendeiro visando o lucro e do outro lado o escravo, lutando incondicionalmente pela to sonhada liberdade.

PREVALNCIA DE CRYPTOSPORIDIUM PARVUM EM PACIENTES IMUNODEPRIMIDOS NA CIDADE DE VARGINHA, MINAS GERAIS, BRASIL. Deleon Oliveira Silva (6 Perodo de Biomedicina) Marta Marques Maia (6 Perodo de Biomedicina) Tatiele Silva (6 Perodo de Biomedicina) Prof Ms. Fransrgio Francisco (Orientador) Resumo Cryptosporidium sp um protozorio do grupo dos coccdeos,que a partir de 1976, foi reconhecido como patognico ao homem. A partir de 1983 passou a ser reconhecido como uma das infeces oportunistas caractersticas da Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (SIDA), nos quais pode levar a doena aguda potencialmente fatal e diarria de evoluo crnica, com perdas de hidrossalinas marcantes e importante declnio corpreo. Este parasita tambm foi isolado com freqncia em crianas desnutridas com diarria, causando quadro clnico similar quele observado em pacientes imunodeprimidos. A presena deste parasita intestinal gera uma doena com alta taxa de mortalidade, principalmente em pases em desenvolvimento que possuem condies de higiene precrias. Objetiva-se com este trabalho estimar a prevalncia do Cryptosporidium parvum em pacientes submetidos a tratamentos quimioterpicos e tambm em pacientes soros positivos ao vrus HIV, residentes na cidade de Varginha, Minas Gerais. O diagnstico ser realizado atravs de exames coprolgicos, com aplicao da tcnica ziehlneelsen, avaliando clinicamente e epidemiologicamente os casos, aplicando minuciosamente as normas de biossegurana. Espera-se que este trabalho proporcione cuidados aos pacientes imunodeprimidos com diagnstico positivo para Cryptosporidium parvum, auxiliando na preveno da doena e evitando assim casos de bito. Alm de conscientizar sobre as medidas profilticas evitando possveis infeces pelo grupo dos coccdeos. Palavras Chaves: Cryptosporidium parvum, Pacientes Imunodeprimidos.

PREVALNCIA DE CRYPTOSPORIDIUM PARVUM EM PACIENTES IMUNODEPRIMIDOS NA CIDADE DE VARGINHA, MINAS GERAIS, BRASIL. Deleon Oliveira Silva (6 Perodo de Biomedicina) Marta Marques Maia (6 Perodo de Biomedicina) Prof Ms. Fransrgio Francisco (Orientador) Resumo Cryptosporidium sp um protozorio do grupo dos coccdeos,que a partir de 1976, foi reconhecido como patognico ao homem. A partir de 1983 passou a ser reconhecido como uma das infeces oportunistas caractersticas da Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (SIDA), nos quais pode levar a doena aguda potencialmente fatal e diarria de evoluo crnica, com perdas de hidrossalinas marcantes e importante declnio corpreo. Este parasita tambm foi isolado com freqncia em crianas desnutridas com diarria, causando quadro clnico similar quele observado em pacientes imunodeprimidos. A presena deste parasita intestinal gera uma doena com alta taxa de mortalidade, principalmente em pases em desenvolvimento que possuem condies de higiene precrias. Objetiva-se com este trabalho estimar a prevalncia do Cryptosporidium parvum em pacientes submetidos a tratamentos quimioterpicos e tambm em pacientes soros positivos ao vrus HIV, residentes na cidade de Varginha, Minas Gerais. O diagnstico ser realizado atravs de exames coprolgicos, com aplicao da tcnica ziehlneelsen, avaliando clinicamente e epidemiologicamente os casos, aplicando minuciosamente as normas de biossegurana. Espera-se que este trabalho proporcione cuidados aos pacientes imunodeprimidos com diagnstico positivo para Cryptosporidium parvum, auxiliando na preveno da doena e evitando assim casos de bito. Alm de conscientizar sobre as medidas profilticas evitando possveis infeces pelo grupo dos coccdeos. Palavras Chaves: Cryptosporidium parvum, Pacientes Imunodeprimidos.

COMO SER UMA NOVA MULHER ANTIGA: A INFLUNCIA DAS REVISTAS FEMININAS NA MANUTENO DA MULHER COMO RAINHA DO LAR ENTRE 1930-1940. Dayana Domingues Eugnio (6o Perodo de Histria) Prof. Prola Maria Goldfeder e Castro (Orientadora) Resumo Este trabalho se insere dentro da Histria Cultural, e tem como objetivo analisar qual a influncia das revistas femininas na formao da mulher na primeira metade do sculo XX e ao mesmo tempo destacar que esta formao no estava associada a mudana da posio da mulher no meio social em que estava inserida. Apesar do sculo XX, em especial as dcadas de 30 e 40, terem trazido grandes mudanas para o Brasil e para a vida feminina, existia o discurso que a quebra dos costumes e a renovao da vida feminina poderia corromper a ordem social. Assim sendo, essas revistas ditas femininas acabavam por substanciar o papel da mulher como mantenedora do lar e no contribuir para sua emancipao. Utilizamos como fonte de pesquisa a revista O Cruzeiro entre as dcadas de 30 e 40, do acervo do Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort, numa perspectiva qualitativa. Privilegia-se este tipo de documentao, por haver a possibilidade de cruzamento com outros tipos de documentos. So utilizadas fichas coletoras de dados, alm da leitura atenta das revistas. Estudar o cotidiano feminino pode nos revelar no somente a vida dessas mulheres, mas identificar como uma sociedade, em diferentes regies, construiu suas relaes de sociabilidade, crenas e costumes. Palavras-chave: Histria. Mulher. Revistas femininas. Cotidiano. Sociedade

SEQUESTRO DE CARBONO ATRAVS DO REFLORESTAMENTO DE RESERVA LEGAL (RL) E REA DE PRESERVAO PERMANENTE (APP) EM REAS CAFEEIRAS AGREGANDO VALOR ATIVIDADE Danyelle de Andrade3 Thaylor Rodrigues Duarte Resumo Hoje muito se fala e discute em mudanas climticas globais, aquecimento global, efeito estufa, gases de efeito estufa, seqestro de carbono. Tais temas tm causado preocupaes a populao em geral, pois so vistos como uma ameaa sade e ao bem-estar humano. O caf foi e ainda , para vrias regies produtoras, uma das atividades com maior capacidade geradora de empregos e fixadora de mo de obra no campo, chega a empregar aproximadamente 3,5 milhes de pessoas, tendo assim um grande valor econmico. Minas Gerais o maior produtor de caf do Brasil. Nos ltimos anos o caf vem passando por um momento de desvalorizao do produto e por isso que estamos propondo o Sequestro de Carbono atravs do reflorestamento de Reserva Legal (RL) e rea de Preservao Permanente (APP) em reas Cafeeiras agregando valor atividade, com isso consegue o Crdito de Carbono e ainda regulariza a propriedade na recomposio de Reserva Legal (RL) e rea de Preservao Permanente (APP). Devido estes motivos, nosso intuito poder mostrar para a sociedade que h formas ecologicamente corretas de cultivar caf, levando em conta o equilbrio ambiental, agregando valor atividade.

Bolsista da FAPEMIG, modalidade PIBIC -JR, estudante do 3 ano do Ensino Mdio da Escola Estadual Professor Fbio Sales. danyelle2007_@hotmail.com

A CRIAO DA DIOCESE DA CAMPANHA: ASPECTOS SOCIAIS E POLTICOS Danillo Leal (6 perodo de Histria) Pe. Rogrio Ferreira (orientador) Resumo: O estudo proposto pretende apresentar discusses em relao a viso poltica e os contextos, social, cultural e religioso que informam a criao da diocese de Campanha, e tambm analisar quais foram os movimentos polticos que ocorreram no inicio do sculo XX para a criao das primeiras dioceses no Sul de Minas, que inclui, Pouso Alegre e Campanha.. No decorrer do projeto de pesquisa ser feito um levantando bibliogrfico e documental em torno de algumas questes fundamentais para o melhor entendimento do objeto de estudo proposto, tais como: quais eram as ideologias polticas do perodo? Quais foram as possveis influencias dos processos polticos nas questes religiosas? Qual era o contexto poltico social do Sul de Minas no perodo de criao da Diocese de Campanha? que tipo de relao havia entre governos e igreja catlica no inicio do sculo XX? E quais foram as reaes locais em torna da criao da diocese de Campanha? O trabalho prope, portanto focalizar a poltica do sculo XX em relao as questes religiosas, como a criao das dioceses. Dessa maneira ser abordado tambm aspectos que envolvem as reaes polticas e sociais em torno das primeiras atitudes da diocese. Palavras-chave: Histria, Poltica, Igreja catlica

A PSICOLOGIA DA EDIO: A IMPORTNCIA DA PS-PRODUO NOS MEIOS AUDIOVISUAIS Cristian Rafael de Souza Reis (4o Perodo de Jornalismo) Romilson Marco (Orientador) Resumo: Uma produo de peas audiovisuais determinada por processos de pr-produo e psproduo/finalizao. Da mesma forma, isso acontece com as linhas editoriais no momento de uma reunio de pauta at o fechamento de uma matria. Esses processos sero responsveis pela transferncia eficiente ou falha de uma mensagem. Nesse sentido, um determinado pelo outro ou a tarefa de finalizao que condiciona a maior parte do trabalho? Por que s vezes mais prtico investir na tcnica, do que aprofundar no estudo da ordem de apresentao da obra, de acordo com o pblico? Pensando nessa problemtica, o trabalho tem por objetivo traar um paralelo da funo da ps-produo com as estruturas mentais/ sonho. Podemos observar na faculdade, por exemplo, que muitos dos trabalhos audiovisuais se atm aos processos de pr-produo (os quais correspondem a maior parte dos gastos), e deixam em segundo plano a ps-produo, fazendo o acabamento superficial do trabalho. Entre os processos de ps-produo esta a edio, que no apenas organizao de contedo. Alm de ser responsvel pela disposio da informao, a edio capaz de dar a ela as mais diferentes conotaes, deixando-as, por exemplo, sensacionalistas, irnicas ou com o mximo de integridade possvel. Assim como a vida, a comunicao se opera em recortes. As recordaes, os acontecimentos, os arquivos no vo alm do que interesse pblico e pessoal, fragmentos os quais sero responsveis pela transmisso de idias e conceitos. Palavras-chave: Corte/edio, comunicao, sonho/imagem, finalizao, mensagem.

APLICAES ENVOLENDO AS EQUAES DIFERENCIAIS ORDINRIAS: SISTEMAS DE EDOS, O PLANO DE FASE E MTODOS QUALITATIVOS Carlos Eduardo Prado de Castilho (6 Perodo Eng. Mecnica) Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo A razo principal para resolver muitas equaes diferenciais procurar algo a respeito do processo fsico que a equao se prope a representar. A importncia das equaes diferenciais est no fato de que mesmo as equaes mais simples correspondem a modelos fsicos teis, como por exemplo, o decaimento de substncias radioativas, o comportamento de sistemas de massas e molas e comportamento de circuitos eltricos. O conhecimento de sistemas naturais complexos em geral conseguido atravs da combinao ou refinamento de modelos mais simples e bsicos. Assim, um conhecimento profundo desses modelos, das equaes que os descrevem e de suas solues constitui um primeiro passo indispensvel para a seleo de problemas mais complexos e realistas, modelados a partir de sistemas envolvendo tais equaes. Palavras-chave: Equaes Diferenciais Ordinrias.Plano de Fase.Mtodo Qualitativo.

ANLISE NUTRICIONAL E MICROBIOLGICA DO LEITE MATERNO NO BANCO DE LEITE DA CIDADE DE VARGINHA/MG. Carla Guglielmeli Ribeiro (6 perodo Nutrio) Caroline Pires (6 perodo Nutrio) Prof Marclia Maira Prado (Orientador) Prof Elizandra Milagre Couto (Co-orientador) Resumo O trabalho consiste em analisar nutricionalmente e microbiologicamente a qualidade do leite materno no Banco de Leite, para que seja traado o perfil do leite doado pelas lactentes de Varginha. O objetivo destas anlises a garantia da oferta do leite seguro, sendo este a principal fonte alimentar para o crescimento e desenvolvimento, no existindo nenhum outro alimento capaz de substitu-lo. Assim, estaremos promovendo um maior incentivo ao aleitamento materno principalmente para prematuros, recm-nascidos de baixo peso e crianas cujas mes, que por motivos diversos, no podem amamentar. Palavras-chave: Banco de Leite. Anlise Nutricional. Anlise Microbiolgica. Aleitamento Materno.

ESTUDO ETNOFARMACOLGICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE NO MUNICIPIO DE VARGINHA Camila Aparecida Tavares Roberto Luis Queiroz Resumo O presente artigo tem como objetivo mostrar para comunidade que adotando praticas saudveis para suas vidas como o uso de plantas medicinais para cura de algumas enfermidades garante muitos benefcios principalmente nossa sade, vai tambm comparar o conhecimento de algumas pessoas com a forma cientificamente correta de uso, cultivo, e preparo para que as geraes futuras possam ter acesso aos benefcios que podemos desfrutar hoje.

A POTENCIALIDADE ANTINOCICEPTIVA E OS RISCOS DE TOXICIDADE HEPTICA DO USO MEDICINAL DE VERNONIA CONDENSATA BAKER: ESTUDO ANALTICO-EXPERIMENTAL DE INFUSES NO APARELHO GASTROINTESTINAL DE CAMUNDONGOS Amanda Leite Sales Nogueira (4 Perodo de Biomedicina) Bruno Vitor Corra (4 Perodo de Biomedicina) Prof. Ms. Fransrgio Francisco dos Santos (Orientador) Resumo A humanidade sempre se utilizou dos recursos naturais para sobreviver, desenvolver-se e evoluir de forma satisfatria aos seus anseios morfofisiolgicos. Dentre as variadas formas de captao de vantagens por meio da natureza, o homem apoderou-se do saber de transformar folhas, razes e flores de variadas espcies vegetais em medicamentos e solues miraculosas para o alcance do restabelecimento funcional de seu organismo. Vulgarmente conhecida como boldo, estomalina ou alum, a Vernonia condensata Baker uma planta da famlia Asteraceae comumente empregada na medicina popular atravs de infuso do extrato de sua folhagem diludo em gua, que apresenta eficcia no tratamento de perturbaes estomacais e hepticas. Objetiva-se com este estudo analtico e experimental com a utilizao de camundongos, investigar cientificamente a existncia potencial de propriedades analgsicas, antiinflamatrias e protetoras da mucosa gastrointestinal nos extratos obtidos das folhas de V. condensata no organismo do animal, observando conjuntamente a possvel toxicidade causada no fgado, devido ao seu uso contnuo. Buscaremos levantar a real ao medicinal de V. condensata em estmulos dolorosos no aparelho gastrointestinal, salientando sua correta forma de utilizao na busca da cura e/ou amenizao de dores, pelo fato de ser uma espcie conhecida popularmente e de fcil acesso s comunidades, apontando os malefcios de seu uso indevido. Espera-se constatar a efetividade da atividade antinociceptiva dos extratos de V. condensata, como virtual agente medicamentoso perante a deteco de estmulos lesivos sobre o organismo, discutindo seu uso macio contra estes processos, reafirmando e/ou reformulando o pensamento cientfico relacionado ao senso comum que justifica o uso contnuo de plantas medicinais no tratamento de molstias. Palavras-chave: Vernonia. Medicinal. Gastrointestinal. Antinociceptiva.

A ESTATSTICA COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISO EMPRESARIAL COM CONFIABILIDADE: UM ENFOQUE COMPUTACIONAL Bruno Nery Vergino (4o Perodo de Engenharia de Produo) Prof. Ms. Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo Atualmente no meio empresarial, diversos cuidados so tomados e uma nova terminologia surge de forma natural para as empresas: o conceito de confiabilidade para a tomada de deciso; logo a fim de que os riscos dos investimentos nas aes do plano de marketing sejam minimizados necessrio que ele esteja embasado em informaes seguras. Estas informaes no contexto atual na maior parte das vezes surgem da tabulao de dados e de sua interpretao, onde a aplicabilidade da Estatstica se torna uma ferramenta indispensvel para a gesto das empresas no universo de concorrncia que visvel a cada dia que passa. A Estatstica a cincia de coletar, organizar e interpretar fatos numricos que chamamos de dados. Todos os dias somos bombardeados com dados. Propagandas nos dizem que os dados apontam para a superioridade do produto que est sendo anunciado. Uma compreenso dos dados tambm uma habilidade-chave para a administrao de uma empresa. Pesquisas de mercado que revelam a preferncia dos consumidores orientam o desenvolvimento de novos produtos e servios. Dados obtidos junto a lojas de varejo, se forem convenientemente observados, podem sugerir melhores maneiras de introduzir produtos em diversos mercados. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho apresentar as principais tcnicas da Estatstica voltadas para a anlise quantitativa de mercado, implementando numericamente diversas aplicaes na rea empresarial com o programa estatstico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), sendo um dos pacotes estatsticos mais utilizados em todo mundo. O resultado esperado a formatao de um material com a modelagem e resoluo de diversas aplicaes, envolvendo situaes de simulao de mercado via mtodos de estatstica, buscando sempre justificar a importncia e aplicabilidade da Estatstica na rea da administrao para a tomada de deciso com confiabilidade. Palavras-chave: Estatstica. Tomada de Deciso. Pacote Estatstico (SPSS). Confiabilidade.

ESTUDO DO APROVEITAMENTO ENRGICO DA LUZ SOLAR LEVANDO EM CONSIDERAO SUA DUALIDADE. Nome: Bruno Matos Cerqueira Orientador: Alexandre de Oliveira Lopes Este estudo tem como objetivo aprimorar e otimizar recursos e processos utilizados na captao de energia solar a ser transformada em energia eltrica. Para este objetivo inicialmente faremos um estudo detalhado sobre propagao de ondas, luz e radiao solar, analisando suas caractersticas e propriedades. A seguir os estudos sero voltados para materiais e equipamentos que so utilizados na absoro da luz solar, enfatizando suas propriedades e funcionamento. Com as metas traadas e detalhadas e com a devida justificativa terica na qual otimizar os meios e processos da captao de energia solar e converso em energia eltrica de forma limpa, isto , sem danos ao meio ambiente. Palavras chaves: Energia, luz solar e meio ambiente.

O SISTEMA CARCERRIO DE CAMPANHA: SOCIEDADE E ESTRUTURA ADMINISTRATIVA NO FINAL DO SCULO XIX Brenda Caroline Dias (6Perodo de Histria) Prof. Ms.Edna Mara Ferreira Silva (Orientadora) Resumo A idia apresentada tem como meta discutir assuntos j abordados dentro do sistema prisional brasileiro, e cujo foco de pesquisa est especificamente delimitado ao Municpio de Campanha Minas Gerais no final do sculo XIX. O estudo sugerido pretende focar sua orientao na reconstruo do cotidiano carcerrio da cadeia do municpio de Campanha a partir de fontes que descrevam as estruturas fsicas da cadeia, a eficcia da ordem ou e segurana pblica dessa sociedade. A anlise historiogrfica trabalhar com escritos nacionais, e direcionar seu campo de estudos para a histria Social e Poltica brasileira com o intuito de reconstruir o sistema carcerrio de Campanha com suas estruturas e administrao no final do sculo XIX. Quando propomos um estudo sobre a historia da priso, tais escritos fomentam uma analise da historiografia do Segundo Imprio no Municpio de Campanha voltado ao fim da escravido, e a analisar a substituio das formas de trabalho compulsrio pelo trabalho livre que entravam em vigor nesse perodo. Ressalta-se que aps o estabelecimento do Cdigo Penal de 1830 houve a oportunidade de estabelecer novas modalidades de priso, sem deixar de verificar a extino das penas perpetuas e coletivas, aplicando-se somente as penas que tolhiam a liberdade individual, e a pena deveria ser cumprida no mximo trinta anos, com priso celular, recluso, priso com trabalho forado ou Gals, e priso disciplinar. A cadeia de Campanha visualizada dentro desses processos propostos pelo novo cdigo criminal, que previa a reorganizao do espao fsico das cadeias pblicas em todo o Brasil, tais projetos questionados quanto a sua real aplicabilidade nesse espao regional da cadeia mineira. Palavras chave: Histria. Cadeia. Segurana Pblica. Segundo Reinado.

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTTIPO DE UMA CADEIRA DE RODAS COM UMA RAMPA ACOPLADA Antonio Otto Neves Filho (6 Perodo de Engenharia Mecnica) Resumo O projeto tem como meta a concluso da elaborao esquemtica de dados necessrios para que uma cadeira de rodas tenha uma rampa embutida para facilitar o acesso de portadores de deficincia fsica a locais onde no haja rampas e/ou a calada seja alta demais perante o raio da roda, de maneira que ele posa se mover com maior autonomia no mbito urbano e dependendo das condies tambm em reas rurais. A proposta criar um prottipo para verificar as reais limitaes e funes que a cadeira adaptada possui. O qual consistir em adaptar uma cadeira convencional que ter instalado um mecanismo onde o portador efetuar uma ao para liberar a rampa com sua mo, que ativa o decline da rampa, uma vez que esta ter mecanismos para levant-la e abaix-la que utilizam a prpria rotao da roda alm da fora gravitacional para fazer o ciclo da rampa, minimizando assim o esforo necessrio que o portador de deficincia fsica teria que fazer. Palavras-chave: Acessibilidade. Cadeira de rodas. Engenharia. Responsabilidade Social.

A GEOMETRIA HIPERBLICA APLICADA A TEORIA DE CODIFICAO DE FONTE E CANAL Antnio Natanael Machado (6o Perodo de Computao) Prof. Ms. Alessandro Ferreira Alves (Orientador) Resumo A descoberta das geometrias no euclidianas um captulo fascinante da histria da Matemtica, que se inicia no prprio momento em que Euclides trouxe a pblico os Elementos, em que apresentava a Geometria euclidiana numa forma axiomtica, e s termina na primeira metade do Sculo XIX. As tentativas de provar o quinto postulado a partir dos outros, ao longo dos sculos, transformaram-se, ao final, no estudo da Geometria absoluta (de Bolyai) e permitiram o entendimento de que havia de fato toda uma famlia de proposies equivalentes ao quinto postulado, entre as quais o teorema da soma dos ngulos de um tringulo. Tanto esforo despendido redundou no apenas na descoberta da nova Geometria, denominada de Geometria Hiperblica, mas num profundo entendimento das bases sobre as quais ela e a Geometria euclidiana se assentam. Sendo assim, objetivo deste trabalho apresentar em grande parte os passos dos descobridores, bem como, apresentar as aplicaes envolvendo esta geometria na parte de codificao de fonte e canal; sabe-se que dentro do contexto de projeo de um sistema de comunicao digital em espaos hiperblicos necessrio estabelecer um procedimento sistemtico para a construo de reticulados, como elemento base para a construo de constelaes de sinais geometricamente uniformes. Alm disso, na rea de codificao de canal de fundamental importncia a caracterizao das estruturas algbricas e geomtricas associadas a canais discretos sem memria. O resultado esperado a formatao de um material com a descrio histrica e, com diversas aplicaes, buscando sempre a interdiciplinaridade da Matemtica com outras reas do conhecimento (Computao e Engenharia), com uma metodologia de ensino adequada para a aplicao na teoria de codificao de canal e fonte.

Palavras-chave: Geometria Hiperblica. Codificao. Quinto Postulado. Grupos Descontnuos.

SISTEMA GERENCIADOR DE RESERVAS UNIFICADO ngelo vila Mesquita / Robson Kerner Coelho (4 Mdulo de ADS) Prof. Ms. Alan Souza Prado (Orientador) Resumo O homem a cada dia encontra novas maneiras e modos de realizar funes antes manuais e executadas em extensos cadernos de anotaes. Com o advento da WEB 2.0 foi possvel aperfeioar rotinas outrora cansativas e que necessitam tanto da presena do solicitante quanto de um profissional para servi-lo. O objetivo desenvolver um sistema gerenciador de reservas para equipamentos audiovisuais, laboratrios, auditrios, salas de videoconferncia, sala de aula entre outros recursos disponveis; seja para uma escola, faculdade ou universidade. um diferencial que vem a adicionar facilidade, simplicidade e agilidade alm de incentivar o corpo docente na sua utilizao, agregando assim inovaes no processo de ensino-aprendizado. Os professores, coordenadores e gestores tero em tempo real, pela internet, meios de agendar equipamentos e salas de modo consistente e seguro. Para tal usaremos de tecnologias e recursos Open Source Cdigo aberto, ou seja, gratuitos. Como linguagem de programao, utilizaremos o PHP, pelas suas vantagens como: ser multiplataforma, ou seja, ele funciona em diferentes sistemas operacionais, por ser simples e robusto podendo atender desde iniciantes, at os mais experientes programadores e principalmente por se encontrar em franco crescimento em meio aos desenvolvedores; j para a soluo no armazenamento de dados, utilizaremos o MySQL, que trs como sua principal vantagem dentre muitas um grande rendimento em conjunto com o php. Usaremos tambm de bibliotecas JavaScript melhorando assim a interao por parte do usurio. A partir da necessidade de transmitir informaes e conhecimentos de forma mais eficaz e consistente surgiu este projeto, por meio do qual se buscar compreender as necessidades dos usurrios associando-os a mtodos mais agradveis e simples. Palavras-chave: Web 2.0, simplicidade, Open Source, incentivo, inovaes.

INFLUNCIA DE PREPARADOS HOMEOPTICOS, NO AFLUENTE RIBEIRO DA VARGEM (VARGINHA-MG), NO TRATAMENTO DE PROPRIEDADES FSICOQUMICA E MICROBIOLGICAS. Luiz Fernando Incio da Cruz (4o Perodo de Gesto Ambiental) Andr Niccio de Oliveira Souza (4o Perodo de Gesto Ambiental) Prof.Msc.Roberto Luiz Queiroz (orientador) Profa Dra.Josefina Aparecida de Souza (co-orientador) Resumo Recentes pesquisas apontaram que a gua, no ribeiro da Vargem (Varginha-MG), encontra-se com qualidade imprpria para irrigao. A constante busca por um sistema de produo agrcola sustentvel tem motivado uma mudana de paradigma, fundamentando-se em princpios e prticas que transforme a propriedade agrcola em organismo, respeitando a diversidade pela individualidade, em acordo com os princpios naturais, o que conforma com as bases da homeopatia. Nesse sentido, a investigao experimental no uso da homeopatia na agricultura tornou-se uma prtica constante pelos pequenos produtos rurais na zona da mata mineira na cura do solo, gua e planta, demonstrando o potencial dos preparados dinamizados interagirem, alterando padres dinmicos de comportamento nos seres biticos ou abiticos, conduzindo o desequilbrio condio de equilbrio e de sade. Tendo em vista os resultados da homeopatia no estabelecimento energtico, pretende-se avaliar os efeitos da homeopatia nas guas do ribeiro da Vargem, em um determinado ponto de coleta. Os preparados homeopticos sero elaborados em laboratrios de procedncia idnea, dinamizados em gua destilada e aplicados no procedimento duplo cego (experimentador e o aplicador desconhecem o tratamento) em delineamento experimental em blocos casualizados, com repeties para analisar: pH, oxignio dissolvido, Escherichia coli, coliformes totais e fecais. Palavras-chave: dinamizao, homeopatia, qualidade da gua, orgnico.

EDUCAO FSICA INCLUSIVA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES Ana Paula Corra (6o Perodo Educao Fsica) Prof. Ms. Wagner Vinhas (Orientador) Resumo A educao no Brasil evoluiu em muitos pontos, mas ainda padece de muitos recursos e escolas preparadas para atender esse pblico to especial que so os alunos com deficincia. Tudo isso se torna ainda mais preocupante quando levamos em considerao as reais preocupaes dos professores e das escolas do municpio de Varginha para receber bem essas crianas. Esse projeto visa a identificao e compreenso do ensino nas aulas de Educao Fsica como forma de incluso, especialmente nas aulas de Educao Fsica para os alunos com deficincia. Sabemos que as escolas vivem um processo de adaptao em seu ensino, principalmente o da Educao Fsica, essa pesquisa se propem a identificar e compreender, na medida do possvel, quais esto sendo as maiores dificuldades para a prtica da incluso de deficientes nas escolas pblicas de Varginha. Dessa forma, o problema que se apresenta : Quais so as reais dificuldades e perspectivas para a prtica da incluso de deficientes como fator motivacional nas aulas de Educao Fsica? Palavras-chave: Educao Fsica. Incluso. Dificuldades. Possibilidades.

ACUPUNTURA APLICADA EM ATLETAS DE HANDEBOL DURANTE COMPETIES Ana Caroline Naves Costa (4 Perodo de Educao Fsica) Anderson Ranieri Massahud (Profissional da rea) Erondina Leal Barbosa (Orientadora) Resumo A acupuntura, conhecida e desenvolvida pelos chineses em tempos remotos, tornou-se hoje uma opo a mais de terapia, em que o profissional, alm de adquirir novos conhecimentos, encontra um campo aberto a novos estudos e pesquisas na rea da sade sob o paradigma oriental, uma vez que a acupuntura e o exerccio fsico possuem efeitos fisiolgicos muito semelhantes no organismo. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma viso geral sobre a acupuntura e algumas de suas aplicaes na Educao Fsica, como recurso cientfico complementar, no desenvolvimento e interveno do profissional componente da rea da sade, possibilitando assim, refletir sobre o posicionamento que ir tomar em relao a esta tcnica, levando em considerao, acima de tudo, o bem-estar do paciente-aluno atleta. Ento, com a to grande eficcia de tal estudo, pode-se implant-lo dentro de uma modalidade esportiva que vem crescendo muito, o handebol. Como j foi estudado muitas vezes, em perodo de competio o estresse de atletas muito grande, fator que prejudica muito em seu resultado final, alem de causar muitas vezes fortes leses. O intuito unir a acupuntura e o handebol. Para se aplicar antes dos jogos em pontos estratgicos que geram ansiedade, estresses, irritao forte, dentre outros. O estudo ser feito por Ana Caroline Naves Costa, estudante do curso de Educao Fsica no UNIS, junto ao Prof. Anderson Ranieri Massahud que tcnico da seleo feminina de Handebol da cidade de Varginha e Ps-Graduado em acupuntura.

A POTENCIALIDADE ANTINOCICEPTIVA E OS RISCOS DE TOXICIDADE HEPTICA DO USO MEDICINAL DE VERNONIA CONDENSATA BAKER: ESTUDO ANALTICO-EXPERIMENTAL DE INFUSES NO APARELHO GASTROINTESTINAL DE CAMUNDONGOS Amanda Leite Sales Nogueira (4 Perodo de Biomedicina) Bruno Vitor Corra (4 Perodo de Biomedicina) Prof. Ms. Fransrgio Francisco dos Santos (Orientador) Resumo A humanidade sempre se utilizou dos recursos naturais para sobreviver, desenvolver-se e evoluir de forma satisfatria aos seus anseios morfofisiolgicos. Dentre as variadas formas de captao de vantagens por meio da natureza, o homem apoderou-se do saber de transformar folhas, razes e flores de variadas espcies vegetais em medicamentos e solues miraculosas para o alcance do restabelecimento funcional de seu organismo. Vulgarmente conhecida como boldo, estomalina ou alum, a Vernonia condensata Baker uma planta da famlia Asteraceae comumente empregada na medicina popular atravs de infuso do extrato de sua folhagem diludo em gua, que apresenta eficcia no tratamento de perturbaes estomacais e hepticas. Objetiva-se com este estudo analtico e experimental com a utilizao de camundongos, investigar cientificamente a existncia potencial de propriedades analgsicas, antiinflamatrias e protetoras da mucosa gastrointestinal nos extratos obtidos das folhas de V. condensata no organismo do animal, observando conjuntamente a possvel toxicidade causada no fgado, devido ao seu uso contnuo. Buscaremos levantar a real ao medicinal de V. condensata em estmulos dolorosos no aparelho gastrointestinal, salientando sua correta forma de utilizao na busca da cura e/ou amenizao de dores, pelo fato de ser uma espcie conhecida popularmente e de fcil acesso s comunidades, apontando os malefcios de seu uso indevido. Espera-se constatar a efetividade da atividade antinociceptiva dos extratos de V. condensata, como virtual agente medicamentoso perante a deteco de estmulos lesivos sobre o organismo, discutindo seu uso macio contra estes processos, reafirmando e/ou reformulando o pensamento cientfico relacionado ao senso comum que justifica o uso contnuo de plantas medicinais no tratamento de molstias. Palavras-chave: Vernonia. Medicinal. Gastrointestinal. Antinociceptiva.

A PERCEPO AMBIENTAL PARA COLETA SELETIVA EM UMA ESCOLA NO MUNICPIO DE VARGINHA Amanda Bastos Barros4 Roberto Luiz Queiroz5 Resumo Ao longo da histria o ser humano, adquiriu uma viso antropocntrica e imediatista, tornando capaz de se responsabilizar por vrios impactos ambientais, podendo at mesmo extinguir a vida humana na Terra.(ROSA.Luciene). Alm disso, preciso a insero de novos paradigmas, principalmente na rea da coleta seletiva,onde as pessoas pensam primeiro em reciclar, e esquecem de reduzir ou reutilizar alguns produtos.Essa teoria conhecida como poltica dos trs Rs, porm, pouco utilizada ou at mesmo divulgada, pois o seu principal objetivo, reduzir o nmero do consumo de resduos slidos urbanos, o que afetaria generalizadamente a economia.Por esse motivo, os polticos investem na reciclagem de produtos slidos urbanos.A problemtica dos resduos slidos, precisa de um planejamento, j que nem sempre so encontradas formas corretas de se implantar um aterro sanitrio, at mesmo por falta de espao adequado.A coleta seletiva de lixo um sistema de recolhimento de materiais reciclveis, previamente separados na fonte geradora tais como: papis, plsticos, vidros, metais e "orgnicos", que so vendidos s indstrias recicladoras ou aos sucateiros.O intuito da pesquisa conhecer a percepo, o nvel de informao de aes que contribuam para uma melhor qualidade ambiental, medindo o conhecimento sobre resduos slidos urbanos.A metodologia a ser empregada ser por aplicao de questionrio semi-estruturado e observao participante, com professores e alunos de uma escola municipal(escola a ser definida), que pratica coleta seletiva.

4 5

Aluna do 9 Ano da Escola Municipal Matheus Tavares.Email:abb_unismg@hotmail.com

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA PECURIA LEITEIRA O projeto "Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais na Pecuria Leiteira" visa detectar possveis falhas e deficincias relacionadas ao manejo de fazendas produtoras de leite, pois esse assunto pouco abordado e falta orientao aos produtores rurais. Estes sero instrudos a cuidar bem do meio ambiente e manejar de forma correta os recursos naturais e com isso obter melhor qualidade de vida no campo e viver em equilbrio com a natureza. Os aspectos e impactos ambientais so pouco observados por todos ns, todos acham que podem ir construindo, poluindo e aumentando seus empreendimentos de maneira desordenada e sem a menor preocupao com o meio ambiente. Devemos ter uma melhor viso e entendimento a respeito disso, nesta pesquisa pretendo explorar este assunto e levar os conhecimentos adquiridos aos estudantes do Centro Universitrio do Sul de Minas. Autor: Amadeus Costa Filho.

PERCEPO DOS EDUCADORES FSICOS DA REDE MUNICIPAL DE VARGINHA SOBRE A IMPORTNCIA DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAO FSICA ESCOLAR. Autor: Allan de Sousa Peluso Reis. (5 Perodo de Educao Fsica). Orientador (a): Prof. (a) Dr. (a) Erondina Leal Barbosa. Resumo: Com esse trabalho sobre a capoeira na escola iremos abordar e desenvolver a pesquisa deste trabalho para podermos analisar e observar o estudo da prtica da capoeira no contexto escolar, e visar se sua prtica est sendo ou no realizada no meio escolar e na educao fsica escolar e se um fator importante como parte da educao integral dos educandos. O objetivo geral ser investigar e analisar o estudo da capoeira no contexto escolar da Rede Municipal de Varginha - MG. Onde seus objetivos especficos sero: - Analisar a capoeira como forma de cultura e atividade fsica. - Verificar a importncia da capoeira no contexto escolar. - Diagnosticar a capoeira como modalidade de dentro da grade da educao fsica. - Questionar aos professores de educao fsica como a capoeira e praticada no contexto escolar de fator mais importante cultura ou atividade fsica. A justificativa do trabalho ser: Atualmente a prtica da capoeira vem crescendo na cultura brasileira a cada dia mais, mas como vim observando como praticante e professor da rea, no observamos a sua incluso como contedo da Educao Fsica Escolar. Com o estudo deste trabalho iremos incentivar a prtica da capoeira como a nica arte marcial genuinamente brasileira e valorizar a capoeira como esporte e atividade fsica dentro do contexto escolar. O resultado esperado ser: Que a prtica da capoeira seja reconhecida como fator de grande importncia dentro do contexto escolar e educao fsica ampliando o repertorio motor e a socializao dos educando de uma forma integral. Palavras chaves: Capoeira, Educao, Educao Fsica.

ANLISE COMPARATIVA DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANAS PRESCOLARES E ESCOLARES DA REDE ENSINO PBLICA E PRIVADA NA CIDADE DE VARGINHA-MG. Aline Rosa Coelho (4 Perodo de Nutrio) Gabrielle Fonseca Castro (4 Perodo de Nutrio) Profa. Ms. Juliana Brito Maia Miamoto (Orientadora) Resumo A desnutrio e a obesidade infantil tm sido descritos como grandes fatores de risco nutricional, por isso estas duas situaes nutricionais vem sendo amplamente estudados por profissionais da rea da sade, para se tentar minimizar seus efeitos e assim produzir uma melhor qualidade de sade e vida, com maior ateno para o crescimento e desenvolvimento infantil. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar o perfil nutricional de crianas entre 2 (dois) a 10 (dez) anos de idade de escolas pblica e privada do municpio de Varginha-MG. Isto se justifica, pois atravs de uma alimentao adequada em quantidade e qualidade, o organismo adquire a energia e os nutrientes necessrios para o bom desempenho de suas funes, alm de fazer a manuteno de um bom estado de sade, mas os prejuzos decorrentes do consumo alimentar insuficiente (deficincias nutricionais) ou do consumo alimentar excessivo (obesidade) so de grande relevncia na populao atual, principalmente na populao infantil, e associado a estas condies nutricionais tem-se as comodidades do mundo atual, como diabetes, hipertenso, doenas cardivasculares, infeces, imunossupresses, hipercolesterolemia, morte prematura dentre outros distrbios nutricionais de grande prevalncia para a sade publica. E esta situao cada vez mais acomete crianas, de forma que uma vez obesas e ou desnutridas durante esta fase infantil, certamente estas crianas concorrero para que na vida adulta desenvolvam complicaes advindas destas situaes nutricionais. Alm da obesidade uma grande preocupao para a Sade Pblica a desnutrio, que acomete crianas de baixo nvel econmico e causa de srias patologias no organismo. Os maus hbitos alimentares na infncia em conjunto com a ausncia da prtica contnua de atividade fsica refletem na vida saudvel da criana e do futuro adulto, cabe ento aos pais, professores e profissionais da sade, em especial o Nutricionista a orientao, preveno e tratamento para tentarem minimizar esses dois grandes problemas. Espera-se com esse trabalho obter informaes valiosas mediante os resultados das avaliaes nutricionais, realizadas atravs da antropometria e questionrios de sade, pois como este trabalho far um estudo comparativo, assim ser possvel ver mais claramente que fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da obesidade e ou da desnutrio. Palavras-chave: Obesidade. Desnutrio, Avaliao Nutricional, Sedentarismo.

AO DO EXTRATO DE ECLIPTA ALBA (ERVA-BOTO) SOBRE PARMETROS HEMATOLGICOS Aline Nogueira Oliv Amilton Marques A Eclipta alba, popularmente conhecida como erva-boto ou agrio do brejo uma erva tropical comum em todo territrio brasileiro. Apresenta em sua composio qumica substncias como a Wedelolactona e a Demetilwedelolactona, que atuam sobre as clulas hepticas, sistema imunolgico e tem ao antiofdica. De acordo com estudos desenvolvidos sabe-se bastante da ao hepatoprotetora da erva-boto e por isso utilizada para tratamentos de hepatite, ictercia, gastrite, anemia, intoxicao heptica, hepatite medicamentosa, litase biliar e cirrose. O extrato de Eclipta alba tem se mostrado muito eficaz na preveno e tratamento de doenas hepticas, contudo pouco se sabe sua ao sobre os parmetros hematolgicos. Objetiva-se neste projeto, determinar a ao do extrato da erva-boto, por meio de teste in vitro sobre os parmetros hematolgicos. Sero coletadas as ervas e extrados os extratos utilizando mtodos apropriados. Dessa forma, o resultado obtido in vitro, poder auxiliar um futuro tratamento in vivo. Palavras chaves: Eclipta alba, extrato de erva-boto, Wedelolactona Aluna do 6 perodo de Biomedicina Orientador Professor Ms. Hematologia Clnica I e II

EDUCAO EM SADE: REPERCUSSO EM UM GRUPO DE IDOSOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITRIO Aline Neves Oliveira Leandra Garcia de Moraes Fonseca Professora Patrcia Alves Pereira Carneiro Resumo De acordo com projees das Naes Unidas a populao idosa aumentou de 3,1% em 1070 para 19% em 1950 (Nasri, 2008). Assim podemos observar que o envelhecimento populacional hoje um proeminente fenmeno mundial, o que indica um crescimento da populao idosa em relao aos demais grupos etrios. Neste sentido, o objetivo do presente estudo analisar os conhecimentos adquiridos e sua repercusso acerca das patologias, hbitos de vida e alimentares aps aes educativas disponibilizadas a idosos independentes cadastrados em um projeto de extenso de uma clnica multidisciplinar universitria. A relevncia deste estudo se baseia para a comunidade acadmica no processo de educao para sade, permitindo maior contato com o cliente e prestando uma assistncia sistematizada e eficaz ao desenvolvimento de atividades de vida diria ao idoso independente. Para a sociedade, ter um idoso com maior qualidade de vida e mais saudvel gera uma populao mais ativa e participante. Visto que idosos conscientes possuem maior autonomia e segurana para continuidade do tratamento, os nmeros de possveis complicaes e futuras intervenes hospitalares sero reduzidos, o que atinge diretamente os gastos pblicos e particulares. Ao final deste estudo espera-se que os idosos tenham adquirido maior conhecimento atravs do processo educativo, sendo conscientes quanto s suas patologias e aos hbitos saudveis necessrios para uma melhor qualidade de vida, bem como propor novas aes educativas que priorizem a condio de sade e enfatizem o papel de educador do profissional enfermeiro. Palavras-chave: Idosos. Educao em sade. Enfermagem.

DESINFESTAO DE EXPLANTES FOLIARES DE CAFEEIRO Aline Nogueira Oliv (6 perodo de Biomedicina) Bruno Rodrigues Silva(6 perodo de Biomedicina) Vanessa Ribeiro Paulino (6 perodo de Biomedicina) Prof. Ms. Oswaldo Henrique Barolli Reis (Orientador) Resumo Sabemos que a economia do sul de Minas Gerais movida principalmente pela produo cafeeira. O desenvolvimento de cultivares de Coffea arabica um processo longo e demorado, que normalmente demanda cerca de 30 anos de trabalho para a liberao comercial de uma nova variedade. No entanto, com a biotecnologia vegetal trabalhando na produo de novas tcnicas e melhoramentos de cultivo, possvel reduzir o tempo de gerao de novas variedades para cerca de 8 a 10 anos, utilizando tcnicas como a propagao vegetativa, a qual permite a gerao de clones de hbridos com caractersticas fenotpicas de interesse e maior produtividade que as variedades tradicionais. Dentre os mtodos de propagao vegetativa a embriognese somtica a mais adequada para o cafeeiro e proporciona a produo de mudas em larga escala. Todavia, um dos maiores problemas da produo a contaminao dos explantes, o que traz prejuzos e atrasos na produo. O presente estudo visa o controle de contaminao dos explantes e a uma consequente diminuio no tempo necessrio para o cultivo e gerao de novas mudas de caf. O mtodo utilizado para a descontaminao ser a aplicao de fungicidas e antimicrobianos em plantas-matrizes no campo, em casa de vegetao e in vitro. Para isso utilizaremos os laboratrios da Fundao Procaf no municpio de Varginha-MG. A reduo das perdas causadas pela contaminao permitir uma reduo do custo das mudas e do tempo necessrio para as mudas chegarem ao produtor rural, gerando cada vez mais empregos e aquecendo o mercado financeiro da regio. Palavras-chave: Caf, descontaminao, produo, muda clonal, propagao vegetativa.

DISLEXIA: COMO TRABALHAR COM O DISLXICO NA SALA DE AULA Aline dos Santos Lopes6 Resumo A dislexia um assunto abordado nas mais diversas reas, principalmente para a fonoaudiologia, a psicologia, pedagogia e na psicopedagogia. Descobrir sua causa, suas caractersticas para que se possa dar um diagnstico tem sido um desafio para os profissionais dessas reas. A criana com dislexia pode expressar sua frustrao atravs de um mau comportamento dentro e fora da sala de aula. A dislexia no o resultado de uma m alfabetizao, desateno, desmotivao, condio scio-econmica ruim ou baixa inteligncia, mas sim de alteraes genticas e do padro neurolgico. Por isso o objetivo deste estudo buscar alternativas para se trabalhar com o dislxico dentro da sala de aula. Atravs de uma pesquisa bibliogrfica demonstrar que a Prtica Pedaggica Relacional seria a mais vivel para se trabalhar com o dislxico. Palavras-chave: Sala de aula. Dislexia. Dificuldades. Problemas emocionais.

Aluna do Curso de Pedagogia do Centro Universitrio do Sul de Minas UNIS-MG. alinedossantoslopes@yahoo.com.br

4 REGIMENTO DE CAVALARIA DIVISIONRIA Alessandro Sousa Padrenosso(6 perodo) Prof. Edna Mara Ferreira da Silva (Orientadora) Resumo O trabalho procura levantar os acontecimentos ocorridos na cidade de Trs Coraes, na dcada de 1930, em que surgira um movimento de revoluo para derrubada do presidente Washington Luis, movimento este que teve suas razes desde o movimento Tenentista, em 1922.O Objetivo mostrar a participao de nossa cidade no fato ocorrido, onde conterrneos nossos foram mortos e feridos em combates realizados entre militares leais ao governo (4 RCD) e os revolucionrios( polcia militar mineira), em pontos estratgicos de nossas cidade, como a Cotia, a Biquinha, o alto do Cemitrio (este com seu porto e seu cruzeiro, tombados pelo patrimnio histrico, por conter marcas do combate), sada para So Tom das Letras, onde existe tambm um monumento de destaque para Djalma Dutra ( oficial do exrcito que se rebelou ), que foi ali assassinado com um tiro pelas costas. Com isso mostrar o contexto poltico social da comunidade tricordiana na poca dos fatos, em um evento de repercusso nacional.

A MDIA COMO FISCAL DO MEIO AMBIENTE: A COBERTURA VICIADA EM XEQUE COMO CONSCIENTIZAR O PBLICO E FOMENTAR O CONSUMO SUSTENTVEL POR MEIO DA IMPRENSA gueda Cristina Martins Santos Mestre Juarez Monteiro O tema versa sobre os malefcios advindos de uma mdia controlada por interesses empresariais e econmico-financeiros. A propalada preocupao com o meio ambiente , muitas vezes, influenciada por discursos contraditrios e superficiais, cujo intuito incentivar a prtica sustentvel sem alterar os lucros em vendas e em arrecadao de impostos que incidem no consumo. A imprensa deve fiscalizar quais aes, de fato, tm impacto na conservao da natureza e denunciar iniciativas fraudulentas de pessoas e empresas que ambicionam lucrar com a explorao predatria dos recursos naturais. Nota-se que empresas de comunicao visam o lucro, como qualquer outra instituio comercial, no entanto a busca por audincia e, consequentemente, por verbas de anunciantes no devem ofuscar a funo social e informativa do jornalismo. Torna-se inadivel o posicionamento da imprensa para defender o papel educativo que lhe inerente e abordar pautas relacionadas ao meio ambiente com seriedade e aprofundamento. O pblico deve ser sensibilizado por esta cobertura e ter vontade para contribuir com prticas sustentveis que melhorem a qualidade de vida de todos. Este trabalho pretende esmiuar a cobertura noticiosa de temas ambientais e avaliar a veracidade e a parcialidade de veculos de comunicao com relao ao assunto. Ao final, deseja apresentar propostas que contribuam para o jornalismo ambiental suprir a educao ambiental de que os brasileiros carecem. Palavras-chaves: mdia, sustentvel, educao

A INCLUSO DOS SURDOS NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Adriana Cristina de Oliveira (4 Perodo de Pedagogia) Prof. Ms. Rosana Aparecida Carvalho (Orientadora) Resumo O trabalho aborda os desafios e possibilidades na incluso dos surdos na escola comum, a importncia do estudo da incluso e dos procedimentos necessrios para que ela se efetive. O objetivo investigar sobre esse processo realizando um levantamento exploratrio dos desafios e possibilidades de aprendizagem significativa que deve estar estreitamente vinculados ao processo de incluso. O estudo encontra-se relevncia quando se observa a falta de conhecimento do professor para trabalhar com o surdo em sala de aula, assim, fundamental pesquisar formas de trabalho que possibilitem a incluso efetiva do mesmo, onde seja atendido em todas as suas especificidades e, tambm, auxiliar os profissionais da educao nesse processo de incluso. Pretenderemos apresentar uma viso das barreiras para a incluso, demonstrando a dificuldade por parte dos professores e toda a comunidade escolar para trabalhar com a criana surda, expondo alternativas para a mesma. Palavras-chave: Incluso. Aprendizagem significativa. Barreiras.

DESMATAMENTO NA BACIA HIDROGRFICA DO RIBEIRO DA ONA, SUL DE MINAS GERAIS. Adriana Alves Pereira Pineli (Mestranda Cincia Animal) Amnia Silva Pereira (Mestranda Cincia Animal) Manoel Francisco Rodrigues Netto (Mestrando Cincia Animal) Professor Dr. Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Orientador) Prof. Dr. Jos Carlos de Campos (Co- Orientador) O desmatamento de encostas e da vegetao ciliar, o uso incorreto de defensivos agrcolas e o manejo inadequado do solo ocorrem de forma desordenada e sem planejamento, s custas de nveis crescentes de poluio e de degradao ambiental. Objetivou-se com esta pesquisa, determinar as principais causas do desmatamento da bacia hidrogrfica do Ribeiro da Ona, sul de Minas Gerais. A bacia hidrogrfica analisada foi delimitada pelo programa Google Earth que apresenta imagem satlite, facilitando a localizao dos divisores de gua. Assim sendo, elaborou-se um mapa planimtrico e temtico, mostrando os tipos de vegetao e possibilitando a determinao da rea total da bacia. A escala real do mapa foi determinada pela diviso de distncia de campo pela distncia do mapa. A rea do mapa, bem como a rea de cada remanescente foram calculadas por meio do uso de papel milimetrado transparente, efetuandose pelo menos trs leituras. Finalmente, obteve-se a rea de campo considerando-se a escala real. Para demonstrar as aes de desmatamento e a consequente substituio das florestas nativas por pastagens, culturas de caf e rea habitacional ao longo do Ribeiro da Ona, fez-se um monitoramento fotogrfico ao longo de cinco anos. Os resultados demonstraram que a bacia hidrogrfica apresenta 54 remanescentes e que quase toda a rea ocupada no passado por vegetao nativa impactada por aes antrpicas negativas. Inserida a agricultura cafeeira, o uso indiscriminado de agroqumicos, acabam sendo levados pela chuva para o corpo hdrico, muitas vezes comprometendo a qualidade da gua. Outro problema a ocupao antrpica de forma desordenada muitas vezes encontrada em rea de preservao permanente, causando um impacto visual e ambiental. Esta bacia hidrogrfica est degradada. Educao ambiental mais uma ferramenta para mudana. Palavras-chave: ao antrpica. curso dgua. degradao ambiental. uso da terra.

LEVANTAMENTO ESTRUTURAL E FLORSTICO DA BACIA HIDROGRFICA DO RIBEIRO DA ONA, SUL DE MINAS GERAIS. Adriana Alves Pereira Pineli (Mestranda em Cc. Animal) Professor Dr. Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Orientador) Prof. Dr. Paulo Roberto Corra Landgraf (Co-orientador) Prof. Dr. Jos Carlos de Campos (Co- Orientador) Os recursos naturais no Brasil encontram-se bastante comprometidos em funo das aes antrpicas que tem sido empreendida sobre os mesmos. Esses nveis de degradao comearam a causar impactos negativos significantes, comprometendo a quantidade e a qualidade da gua dos crregos na bacia hidrogrfica do Ribeiro da Ona, localizado no municpio de Eli Mendes, sul de Minas Gerais. Objetiva-se com este trabalho identificar e caracterizar a estrutura dos atributos naturais da bacia hidrogrfica do Ribeiro da Ona e sua composio florstica. A bacia ser delimitada pelo programa Google Earth que apresenta imagem satlite. O mapa ser confeccionado e ampliado para uma escala que se possa diferenciar o tipo de vegetao e determinao da rea total da bacia. Sero realizados a identificao e o levantamento de toda a rea dos remanescentes florestais, onde sero estabelecidas 54 parcelas de 5mx20m. Realizar o levantamento de todos os atributos naturais e suas condies, tais como o nmero de nascentes e condies protecionistas, solos e nvel de degradao, rede de drenagem da bacia e levantamento hidrolgico. Sero realizadas colheitas de material das espcies arbreas e arbustivas em todos os fragmentos florestais. Cada indivduo ser numerado identificando o material e transportando at o laboratrio, em sacos plsticos, para serem identificados. Todo o material ser prensado e herborizado pelos procedimentos usuais e sua identificao com auxlio de literatura especializada e comparadas com exsicatas existentes no herbrio da UNIFENAS. As espcies sero classificadas em: rvores, acima de 0,50m de altura), arbusto que se ramifica abaixo de 0,50m de altura). Tambm sero colhidos dados dendromtricos como altura da planta (H), dimetro a altura do peito (DAP) e bifurcao. Outra caracterstica avaliada ser o estado fitossanitrio de cada vegetal: doentes, sadios e mortos. Pretende-se subsidiar aes de manejo de espcies nativas para proteo do solo e dos cursos dgua. Palavras chave: inventrio e estrutura florstica. remanescente. corpo hdrico.

Potrebbero piacerti anche