Sei sulla pagina 1di 14

Alguns ismos das Cincias Sociais

Janurio Francisco Megale


A humanidade caminhou, ao longo dos sculos, buscando compreender sua origem e destino. Desde o epicurismo, o ceticismo, o estoicismo, sempre vivemos em meio aos ismos, mas no conquistamos quase nada alm do epicurismo e do estoicismo, mesmo com o cristianismo, o marxismo e outros "ismos" que ceifaram milhares de vidas inocentes.. (J. F. Megale)

Comunismo, epicurismo, estoicismo, cristianismo, historicismo, capitalismo, socialismo, imperialismo, funcionalismo, marxismo, cientificismo etc. so alguns dos inmeros "ismos" das cincias sociais. O que vem a ser um "ismo"? H vrias acepes, conforme a rea ou ramo de conhecimento. Assim, dogmatismo, ceticismo, subjetivismo, relativismo, pragmatismo e criticismo referem-se a posies assumidas ou idias aceitas sobre a possibilidade do conhecimento. O dogmatismo defende que no existe o problema do conhecimento enquanto relao entre sujeito e objeto. As coisas existem pura e simplesmente, o jeito acreditar. O ceticismo e o extremo do dogmatismo e afirma que o sujeito no pode apreender o objeto, da o conhecimento ser impossvel. J o subjetivismo e o relativismo limitam a validade do conhecimento ao sujeito. Toda verdade relativa, no h verdade absoluta. Para o pragmatismo, o conhecimento ou a verdade significam utilidade, valor, prtica. Numa posio diferente, o criticismo admite o conhecimento, mas sob reserva. No dogmtico nem ctico, mas reflexivo e crtico. Para cada um destes ismos houve ilustres filsofos com suas obras clssicas. Alm destes ismos h outros, referentes ainda ao conhecimento, sobre sua origem e sobre sua essncia. Na cincia poltica, por exemplo, h alguns "ismos" bem gerais e outros mais particulares ou especficos, como por exemplo, colonialismo, imperialismo, comunismo e bonapartismo, chauvinismo, bolchevismo. Afinal, o que vem ser um "ismo"? O "ismo" uma posio filosfica ou cientfica que sustenta algo sobre uma idia, um fato, um sistema, uma poltica, um programa, uma circunstncia etc. uma idia central a nortear o adepto perante o mundo ou em face de determinadas coisas. um mtodo ou conjunto de valores, um principio ou conjunto de princpios explicativos sobre alguma coisa ou algum fato. uma filosofia ou um modo de ver o mundo ou determinado problema. H tantas definies de "ismos'" quase quantos "ismos" h. Cada um tem seu contexto histrico em que surge e se desenvolve Ocorre, muitas vezes, que, aps

passar a ser moda ou um sistema de idias dominante, o "ismo" cai no ostracismo. Mais tarde, pode ressurgir, como o liberalismo, que aps quase cem anos, volta ao cenrio das idias da poltica econmica de vrios pases, chegando at ns, com a inaugurao no Rio de Janeiro do Instituto Liberal, em 1983, com outros similares em So Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e outras capitais. H ainda os "ismos'" apenas histricos, que tiveram seu tempo e hoje esto ultrapassados, continuando vivos apenas para compor o contexto histrico-social de um passado prximo ou remoto, do qual somos herdeiros como civilizao e como cultura. A incluso deste captulo neste roteiro de estudo tem trplice objetivo. Primeiro, mostrar ao aluno que todo "ismo" sempre parte de um conjunto, parte de um processo no qual surge e se desenvolve, podendo continuar ou ser substitudo. Nada gratuito nem fortuito na realidade social. O "ismo" tem razes e se desenvolve sempre vinculado a uma filosofia da histria ou a uma explicao pragmtica do momento. Quase nunca resultante s de um fato, mas engloba a realidade como um todo cultural. Segundo, alm desta caracterstica totalizante, oportuno lembrar que nem todo "ismo" surge como resposta antagnica ou como guerra a outro ou a qualquer teoria anterior, embora isto tenha ocorrida. H "ismos" bipolares, opostos, mas so bem menos numerosos que os outros. H alguns, que derivados de outros, guardam sua essncia, mas diferem na aplicao, no programa, na aceitao terica ou na posio metodolgica. Terceiro, h "ismos" que passam para a histria como verdadeiras, piadas ou erros grosseiros, e, pior ainda, se perpetuam em livros didticos. Cuidado, alerta: so as palavras de ordem diante do cipoal terico das cincias sociais em tantos livros devorados por mestres e alunos. Na listagem a seguir so mencionados alguns ismos que se encontram nesta situao. De modo algum esta relao completa, no temos nada de completo neste roteiro, pois estamos tratando de generalidades, de miscelneas, com nenhum compromisso com profundidade neste momento. Trata-se apenas de uma primeira aproximao.

Anarquismo

O termo guarda o sentido etimolgico: sem governo. Doutrina que defende uma sociedade livre de todo domnio. Significa libertao de qualquer dominao superior, de ordem ideolgica (religio, doutrina poltica), de ordem poltica (estrutura de poder hierarquizada, de ordem econmica

(propriedade dos meios de produo), de ordem social (classe ou grupo social), sindicato; clube, associao), de ordem jurdica (leis e normas). O sentimento geral pela liberdade individual transporto para a sociedade e encontra no anarquismo forte aliado. O pensamento anrquico surge no final do sculo 18, com a obra de William Godwin:Enquiry concerning political justice. A bandeira do anarquismo (recusa da autoridade e da lei) est lanada nesta obra. Dentre os pensadores polticos que abraaram o anarquismo, temos Proudhon, Bakunin, Malatesta, Stierner, Kropotkin.

Autoritarismo.

Nas cincias sociais o termo tem dois sentidos: Primeiro, comportamento ou personalidade autoritrios, tendo como rea de investigao a psicologia. O livro clssico A personalidade autoritria, de Adorno. Segundo, ideologia ou viso que preconiza os mtodos autoritrios sobre os liberais. O autoritarismo se aproxima do totalitarismo. Permite prticas liberais conquanto sujeitas ao controle da disciplina e da hierarquia. Emprega algumas medidas excepcionais do totalitarismo mas no seus princpios.

Bonapartismo

A expresso tem duplo significado. O primeiro, referente poltica interna, com origem em Marx (O dezoito Brumrio de Lus Bonaparte), expressa a forma de governo na qual o executivo concentra todo o poder em sua liderana carismtica, como representante direto da nao, e rbitro imparcial perante todas as classes. O segundo, no sentido de poltica externa, tem um componente de expansionismo com duplo objetivo; alm da expanso territorial, traz o objetivo de consolidao do regime de governo contra a oposio de grupos radicais. Visa a fortalecer o grupo dominante e enfraquecer os adversrios internos. Neste sentido tem sido usado por historiadores alemes, como Meinecke e Fischer, para explicar a poltica externa da Alemanha guilhermina e nazista. O despotismo do poder bonapartista encontra sua vlvula de escape contra presses internas na poltica externa.

Capitalismo

Sistema econmico que se fundamenta em alguns princpios, como: 1) propriedade privada dos bens ou meios de produo; 2) economia de mercado ou livre-cmbio, recusando qualquer limitao ao mercado; 3) utilizao da tecnologia sempre renovada na produo; 4) racionalizao do direito e da contabilidade em funo dos princpios acima; 5) liberdade de trabalho e relaes capital-trabalho reguladas pelo mercado; 6) comercializao da economia com vistas ao lucro. O capitalismo defende uma economia livre, no centralmente planificada. a liberdade na produo. O Estado no interfere seno para barrar aberraes contra tais princpios. O liberalismo tem sido fortemente vinculado ao capitalismo. S vigora em pases cujo regime pol poltico tambm aberto, livre e democrtico. A tica protestante contribui para o avano do capitalismo atravs de suas normas de vida, como muito trabalho, pouco consumo, vida simples e muita poupana reinvestida. So muitos os autores clssicos do capitalismo como tambm os de seus inmeros subterras. Desde Sombart, Weber, Schumpeter, at Galbraith, Hayek, Myrdal e outros contemporneos.

Clientelismo

Com origem na antiga Roma; clientela designava a relao entre indivduos de status inferior, mas que viviam na comunidade, protegidos pelos chefes de famlia. Relao de dependncia econmica e poltica entre o chefe e o cliente numa fidelidade recproca. O clientelismo vigorou de maneira dominante na poltica brasileira da Velha Repblica (1889-1930), sob o domnio das oligarquias rurais. O livro nacional que bem descreve o clientelismo Coronelismo, Enxada e Voto, de Vitor Nunes Leal.

Comunismo

um regime poltico e um sistema econmico fundado em alguns princpios, entre os quais citam-se: 1) o trabalho a nica fonte do valor; 2) o capital um contnuo roubo ao trabalho; 3) o capitalismo um sistema que leva a sociedade a uma crescente proletarizao; 4) o proletariado (classe trabalhadora) conduzir a sociedade a uma nova forma de regime poltico e econmico; 5) para garantir e apressar a retrica do proletariado, necessrio e urgente criar a conscincia de classe. Surgiu na Europa no sculo 19 e tem em Marx, Engels e seus seguidores sua fundamentao terica bem estruturada. O Manifesto do Partido Comunista a carta magna do comunismo. Como modo de produo est superado para o futuro. O comunismo primitivo outra coisa bem diferente, cujos resqucios conhecemos atravs da antropologia, nas sociedades tribais, grafas, primitivas ou selvagens, como nossos ndios no-aculturados. Desde Marx e Engels no cessa de crescer os apologistas tanto do capitalismo como do comunismo.

Determinismo (e Possibilismo)

H vrios determinismos; tratamos aqui do geogrfico e, en passant, do econmico. O determinismo econmico um item ou tpico de importncia secundria no conceito de modo de produo e seu componente inseparvel de infra-estrutura. Digo de importncia secundria porque o determinismo econmico de Marx sofreu diversas interpretaes no correr do tempo. Marx no era to determinista (ou mesmo marxista) como seus intrpretes e seguidores. O determinismo geogrfico tem razes profundas na histria. J Hipcrates (sculo V a.C.) assinalava em Dos ares, das guas e dos lugares o carter determinista dos fenmenos fsicos sobre o comportamento humano. O mesmo ocorreu com Montesquieu em Do esprito das leis (1848), sobretudo com o clima como fator determinante do carter do

povo.

D-me o mapa fsico de um pas, ... que lhe direi, a priori, qual regio ser relevante na histria, no por acidente, mas por necessidade.

A afirmao acima, de Victor Cousin retrata bem o significado do determinismo geogrfico. Imputado a Ratzel; como grande divulgador desta teoria, o determinismo teve grande divulgao como posio doutrinria da geografia alem, em oposio geografia francesa, o que no corresponde verdade. A leitura de Antropogeografia, de Ratzel, mostra o ledo engano desta tese difundida ainda em livros didticos. Vidal de la Blache e a geografia francesa surgiram como divulgadores do Possibilismo em oposio ao determinismo geogrfico alemo. O possibilismo defende a possibilidade da ao humana sobre o meio fsico, sobretudo com o avanar da tcnica. Esbarra com a ecologia que combate o crescente rompimento do equilbrio ecolgico. Desde Haeckel e Sorre a ecologia tem sido tema estreitamente ligado geografia, fazendo parte de sua natureza ou sua essncia. A rivalidade entre a Frana e a Alemanha de ento, com a derrota francesa na guerra franco-Prussiana (1870), e a reconhecida superioridade da geografia alem fizeram com que surgisse esta vinculao do determinismo geografia alem e do possibilismo geografia francesa. O possibilismo no deve ser confundido com possibilidades (ou oportunidades) de vida Lebenschancen ou life-chances tema ligado mobilidade social, tratado por Weber (Economia e Sociedade, 1922) na rea da sociologia. Outra acepo do possibilismo a de determinismo cultural, to divulgado na antropologia do sculo XIX, a designar o crescimento regular da cultura ou o condicionamento cultural. Os dois clssicos do tema so A antiga sociedade(1877) de Morgan, e A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado(1884) de Engels.

Esquerdismo

O vocbulo tem dupla origem. Primeiro, a palavra skaios (em grego, esquerda). Segundo, no parlamento francs os oposicionistas (jacobinos)

ocupavam as cadeiras do lado esquerdo (la gauche). a posio poltica que luta por reformas polticas, sociais e econmicas profundas ou por meio de processos violentos, at mesmo da revoluo. A esquerda geralmente representa uma fora social revolucionria, s vezes reformista; nunca, porm, conservadora ou reacionria contra as quais luta com denodo. O conceito se baseia na simetria espacial. uma forma simplista de classificar pessoas e regimes polticos. Termo utilizado pela linguagem jornalstica, pela linguagem oral, e at mesmo pela linguagem acadmica, mas com elevado grau de impreciso. Aqui tambm h clssicos.

Fanatismo

Obedincia cega a uma idia, apoiada em um zelo obstinado at chegar ao uso da violncia para fins de proselitismo e de punio dos opositores ou indiferentes a tal idia ou crena. Est subjacente no fanatismo a noo de que o ideal, a doutrina ou o objetivo abraado e defendido falso perigoso, no merecedor de tanta dedicao e perseverana. O fantico se ope ao entusiasta, seguidor de uma idia nobre e benfica. O fanatismo se prende ao dogmatismo e, em parte, encontra adeptos entre pessoas de personalidade autoritria, que no percebem o erro ou o perigo que passam a defender. O fanatismo no questiona a sua crena e adere ao sectarismo. fenmeno antigo na humanidade, e a religio sua fonte mais freqente. Entre autores que trataram do tema destacam-se Torquemada, Calvino e Clemente no passado, e Goebbels neste sculo.

Funcionalismo

Um dos mtodos das cincias sociais. Tem como viso central um sistema social cujas instituies contribuem para a manuteno do equilbrio. A palavra funo expressa bem o significado do mtodo: cada rgo com sua funo bem desempenhada e o sistema ter seu equilbrio garantido. Embora j usado por Durkheim em A diviso do trabalho social e O Suicdio, o livro de Radcliffe-Brown Funo e equilbrio da sociedade primitiva deram novo impulso ao mtodo. Funo e equilbrio so as palavras-chaves do funcionalismo enquanto mtodo de interpretao da realidade social. 0 funcionalismo no nega a evoluo ou a mudana social, mas a percebe atravs da seqncia de equilbrio s gerados pelas novas instituies sociais

ou nova forma de estruturao das antigas instituies.

Historicismo

Viso ou filosofia segundo a qual todos os valores resultam de uma evoluo histrica. A historicidade ou a insero cronolgica, causal, condicionante e concomitante de eventos na histria constitui posio assumida a priori, isto , ela prvia e determina a insero dos fatos na histria. Surgiu no sculo XIX e contou com eminentes historiadores para divulgao e critica. O termo historicismo apareceu em 1881 na obra de Karl Werner - Giambattista Vico como filsofo e pesquisador erudito, com o significado de estrutura histrica da realidade humana. A razo substitui a providncia divina na viso historicista, caracterizada pela conscincia histrica, pela historicidade do real. A humanidade compreendida por sua histria e a essncia do homem no a espcie biolgica, mas sua histria, movida pela razo. Troeltsch, Dilthey, Mannheim, Spengler, Herder, Toynbee figuram na galeria dos historiadores que divulgaram o historicismo, e Popper o criticou em The poverty of historicism, traduzida em portugus comoA misria do historicismo.

Humanismo

O termo humanismo surge em 1808 no livro A luta entre o filantropismo e o humanismo, de J. N. Niethammer, no sentido de educao visando formao global do indivduo atravs do estudo dos clssicos gregos e latinos, em oposio s escolas da moderna pedagogia. O vocbulo surgiu tardiamente, pois com este sentido j era praticado vrios sculos antes, por Petrarca (1304-1374), Erasmo de Rotterdam (1476-1536) e muitos outros autores. Nesta poca o humanismo procura por em destaque a dignidade da pessoa humana e sua autonomia em face da revelao crist medieval. Os humanistas eram todos exmios helenistas e latinistas. A prpria natureza e experincia humanas constituem os fundamentos do humanismo. H um segundo significado como forma de valorizar o homem, fora da religio, decorrente do naturalismo ateu. E h ainda um terceiro significado, mais usado que o anterior, como sinnimo de filosofia, de viso do homem e do mundo. Neste sentido muitas filosofias advogam o humanismo, como o cristianismo, o marxismo, e muitos partidos polticos o incluem em seus

princpios, como a democracia crist, o liberalismo etc. A mxima do humanismo certamente seria:Homo sum, humani nihil a me alienum puto (sou homem, nada do que humano me ser estranho), verso de Terncio, escravo liberto e poeta latino (cerca de 190-159 a.C.).

Humorismo

O cmico, a pilhria, o gracejo, a ironia e o humor foram estudados por cientistas, desde os filsofos antigos at psiclogos do sculo XX. Embora Aristteles tenha tratado sucintamente do tema, os antigos davam importncia ao humorismo, como comprova o velho adgio: Castigat ridendo mores e as antigas comdias e stiras grego-romanas. Segundo Bergson, a ironia consiste em fingir ser o que se realmente, e o humor, em mostrar o que realmente, simulando o que deveria ser. Freud em A pilhria e suas relaes com o inconsciente (1905) trata do cmico e do humor, sob a perspectiva da psicanlise. Mas os clssicos do humorismo so Theodor Lipps com Comicidade e humorismo, 1899; Kuno Fisher, Sobre a pilhria, 1889, e Bergson, O riso, 1900. O humorismo tema importante e srio nas cincias sociais, na imensa rea de incidncia entre antropologia, psicologia e sociologia.

Idealismo

uma das diversas posies sobre o conhecimento e sobre a sua essncia. Considera o real redutvel idia, ao pensamento, ou, em outros termos, a idia ou pensamento a essncia da realidade. Plato o pioneiro a defender esta posio. O idealismo gnosiolgico tambm defendido pelo cartesianismo e por Berkeley, e o idealismo transcendental por Kant, Malebranche, Fichte, Schelling, Hegel e outros filsofos. Ao idealismo se contrapem o material ismo e a sua prxis. Marx se ope veementemente ao idealismo em sua trplice forma metafsica, histrica e tica. Suas primeiras obras, de 1843 a 1847, constituem ampla crtica ao idealismo. A histria e a vida real so simplesmente "a atividade dos homens em busca de seus fins" (A sagrada famlia, 1845). Alm do idealismo, h o realismo e a fenomenologia como solues metafsicas sobre a essncia do conhecimento.

Individualismo

O termo pode ser compreendido como filosofia ou crena para a qual o indivduo um fim em si mesmo - Individuum est ineffabile - e como uma teoria que defende o primado do indivduo sobre a sociedade e o Estado. E neste segundo sentido que interessa s cincias sociais. Liberdade, propriedade privada e limitao do poder do Estado - eis as palavras-chaves do Individualismo. H tendncia em se vincular ou relacionar Capitalismo e Individualismo bem como Socialismo e Coletivismo. De fato, h atributos comuns que os aproximam. O livro de Tocqueville - A democracia na Amrica - foi um dos primeiros a mostrar as conquistas sociais dentro de um individualismo concreto, que muito mais a aproxima do liberalismo. O individualismo ora atacado ora defendido no decorrer dos tempos. Rousseau e Mandeville (por ele citado), Durkheim, Toennies, Hayek e tantos outros tratam do tema.

Integralismo

Movimento poltico brasileiro dos anos 1930 sob a direo de Plnio Salgado, com apoio terico de Oliveira Viana, Alberto Torres e Jackson de Figueiredo. uma forma de humanismo espiritualista defendendo o primado do esprito sobre o moral, do moral sobre o social, do social sobre o nacional, do nacional sobre o indivduo. Tinha por lema Deus, ptria e famlia, e por emblema a letra grega maiscula sigma significando somatrio, unio. Teve influncia do nazi-fascismo, caindo tambm no preconceito contra os judeus e perdeu prestgio com a derrota destes regimes na ltima guerra.

Liberalismo

Liberalismo um conceito de muitas acepes. O termo no tem significado unvoco. Muitos liberais e pouco liberalismo, diria algum dos liberais meio radicais em sua corrente. um conjunto de valores a nortear a existncia humana. Pode ser enunciado de diversas maneiras, pois abrange a

vida social em todos os seus aspectos. Pode-se dizer que uma viso de mundo, uma filosofia do momento presente. Caracteriza-se por alguns princpios, entre os quais arrolamos os seguintes: 1) individualista, defendendo o primado do indivduo sobre a sociedade ou qualquer grupo social; 2) igualitrio, admitindo e garantindo a igualdade do homem enquanto pessoa, cada um com seu predicado moral igual, quaisquer que sejam a origem tnica, a religio, o partido poltico, o sindicato, o clube etc.; 3) universalista, defendendo a homogeneidade moral da espcie humana; regies, estgios de crescimento econmico, pases e regimes polticos so aspectos secundrios diante da igualdade moral do homem; 4) otimista, admitindo o aperfeioamento das instituies sociais de cada sociedade; 5) recente na histria da humanidade, surgindo aps a Revoluo Gloriosa Inglesa, e de modo mais forte aps a Revoluo Francesa, tendo como raiz o pensamento de Locke (1632-1704); 6) defende a liberdade como direito natural de todo indivduo e toda autoridade limitada por esse direito. O liberalismo uma teoria ou doutrina de liberdade poltica e de liberdade econmica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a ao do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir qualquer indivduo ou grupo social. Entre seus representantes contamos com Locke, Tocqueville e, sobretudo com a Escola de Viena. O liberalismo ressurge agora no mundo com nova fora. No Brasil j temos vrios Institutos Liberais, desde a criao, no Rio de Janeiro em 1983; do primeiro ncleo de pesquisas e de divulgao do liberalismo, nos moldes europeus. (Endereos - Rio de Janeiro: Av. Pres. Wilson, 231, 27 andar - Castelo; So Paulo: Rua Bela Cintra, 471, sala 121.

Marxismo

um termo muito usado e com vrios significados. Deriva de Marx (1818-18831 e designa um mtodo de interpretao das cincias sociais,

uma filosofia da histria, uma corrente de pensamento na economia e mesmo um dogma ou religio. As cincias sociais utilizam o marxismo como mtodo de interpretao da realidade social ao encararem a sociedade como um processo dinmico movido pelo antagonismo ou conflito inerente s classes sociais. O recurso terico desta viso o materialismo dialtico aplicado histria da humanidade, ou seja, o materialismo histrico. O conceito-chave modo de produo (infra-estrutura e superestrutura). Como filosofia da histria tem a mesma viso metodolgica, abrangendo sempre a tese, sua anttese e, do confronto das duas, a sntese, que se afirma como tese e novo processo sempre recorrente. O carter determinante da infra-estrutura (foras produtivas e relaes de produo) mais o antagonismo entre as classes explicam o caminhar da humanidade desde o comunismo primitivo, ao escravismo, feudalismo, capitalismo at o socialismo. Como corrente de pensamento na economia, o marxismo guarda seu contedo desta viso macro, mas desce para a microeconomia, na teoria do valor, em que o trabalho a palavra-chave enquanto relao social, cujo resultado o salrio 0 marxismo tem sido tambm um dogma ou religio com todas as caractersticas desta. o caso do marxismo-leninismo aplicado na Unio Sovitica at recentemente. O grande mrito do marxismo, em qualquer conceito em que seja empregado, vincular sempre o econmico ao poltico, envolvendo ambos pelo histrico.

Milenarismo

E um termo que envolve aspectos religiosos e polticos. Designa movimentos sociais surgidos geralmente em momentos de crise, cujo contedo e objetivo o retorno ao passado feliz aqui na terra. O componente religioso a crena irracional na salvao iminente e total. O componente poltico a associao e a participao ativa em decorrncia desta crena. 0 surgimento de um I lder carismtico d vigor ao movimento, cujo messias ou salvador passa a controlar toda a massa religiosa politizada. O texto clssico o livro da Professora Maria Isaura Pereira de Queiroz: O messianismo no Brasil e no mundo. O tema no foge de todo da psicologia social devido ao tipo psicolgico do lder a tendncia a paroxismo, produzida pela sugesto e imitao voluntria. A manipulao das massas tambm est, muitas vezes, presente em tais movimentos.

Positivismo

Conjunto de idias e doutrinas de Comte (1798-1857) baseado nas obrasCurso de filosofia positiva (1830-42), Sistema de filosofia positiva (1851-54) e Catecismo positivista (1852. Admite a evoluo da humanidade em trs estados: teolgico, metafsico e positivo. "Tudo relativo - eis o princpio absoluto nico." Classificou tambm as cincias conforme a generalidade decrescente e a complexidade crescente: matemtica, astronomia, fsica, qumica, biologia, sociologia; acrescentou mais tarde a psicologia. Criou o vocbulo sociologia, dividida em esttica (organismo social) cujo fim a ordem e dinmica (evoluo humana) cujo fim o progresso. No sculo XX o positivismo ressurgiu com novo nome e outra preocupao, no Crculo de Viena, empirismo lgico ou positivismo lgico.

Sectarismo a adeso a um I lder, a uma f, a uma doutrina pol poltica, adeso firme e cega, at as ltimas conseqncias, mesmo absurdas. Tem muita semelhana com o fanatismo e compromete o bem-estar social, atravs da perseguio ou intolerncia dos seguidores e do abandono do bom senso, dos valores, direitos e deveres do cidado. o impulso passional que move o indivduo, no a razo. Traz a conotao de esprito de seita, alimentado pelo dio.

Socialismo um regime econmico cujos princpios so basicamente os seguintes: 1) propriedade social ou coletiva dos meios de produo; 2) planificao social estruturada teoricamente com a finalidade de constituir uma sociedade mais justa, com minimizao da desigualdade social; 3) tendncia geral para a defesa da justia igualitria. Teve seu auge no sculo 19 e Marx dedicou um captulo de seu Manifesto Comunista para os diversos tipos de socialismo, a fim de orientar intelectuais e a classe operria contra tendncias ou correntes socialistas reformistas e burguesas. evidente que tal regime econmico no seja adequado ao liberalismo que inspira o capitalismo. Seu ideal de igualdade tem, na realidade, dividido a sociedade em dois segmentos ou classes distintas: o povo cujas necessidades bsicas so satisfeitas e os dirigentes cujas necessidades

suprfluas continuam a crescer, qual pequeno reduto capitalista dentro do socialismo. A URSS apontada como o modelo vivo do socialismo. Em face do fracasso econmico contnuo, surgem com esperana a Glasnost e a Perestroika, cujos xitos o mundo inteiro aguarda.

Totalitarismo

o primado do poder de Estado sobre o indivduo. a expanso do controle e da ao permanente do Estado sobre a vida social. O totalitarismo tem por princpio a ao e o controle do Estado sobre a sociedade, geralmente no admite partidos polticos, salvo o do poder. Os exemplos mais caractersticos e recentes so os regimes nazi-fascista e sovitico. O livro clssico Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt.

Utilitarismo ou Pragmatismo

Teoria tica e social que defende a busca do poder como objetivo do homem. E uma verso moderna do epicurismo, ou a busca da felicidade. Surgiu no final do sculo XIX com J. Bentham e J. Mill. Tem certa semelhana com o hedonismo, diferenciando-se deste pelo aspecto moral. Segundo Veblen, o homem econmico um emrito calculador de prazeres e de sofrimentos, se se consideram o lucro e o custo como prazer e sofrimento. O direito serviu-se da idias utilitaristas, atravs da jurisprudncia produzida pela obra de Beccaria: Dos delitos e das penas, que defendia a pena ou o sofrimento para todos os criminosos, de qualquer classe sem distino, desde a nobreza at a classe mais baixa. 0 crime deve ser compensado de seu prejuzo para com a sociedade atravs do castigo e a nica medida do crime a extenso do dano: maior crime, maior pena.

Potrebbero piacerti anche