Sei sulla pagina 1di 10

Tutorial

Autodesk Inventor 2012


Execuo de furos com auxlio da ferramenta Hole

No Autodesk Inventor 2012 possvel realizar furos aps a criao de um modelo 3D sem o auxilio da ferramenta Sketch?
Sim, com o auxilio do novo Marking Menu possvel realizar furos aps a criao do modelo 3D com muita facilidade, assim aumentando a agilidade do projetista e diminuindo o tempo e de execuo do mesmo. Para aprender a utilizar o comando siga os passos a seguir: 1 Com o modelo 3D criado passe o mouse em cima da face de refer ncia que deseja criar os furos. Note que a mesma ir muda de cor ficando em destaque com um tom avermelhado: mudar

2 Clique com o boto direito em cima da face de referncia para ativar o Marking Menu:

www.Autodesk.com.br/comunidade

OBS: Com o novo Marking Menu possvel ter acesso aos comandos mais adequa adequados ao contexto em que se esta trabalhando (Sketch, modelao de peas, edio de peas, entre outros) e para escolher uma das opes mostradas passe o mouse em cima do balo com o nome do comando desejado e clique com o boto esquerdo mouse. 3 Clique no balo que apar aparece com o comando Hole:

4 Automaticamente ir aparecer a janela Hole onde ser configurado todos os parmetros para a criao do furo. Nela poderemos escolher desde furos simples, furos roscados e at mesmo furos com aresta escareada.

www.Autodesk.com.br/comunidade

5 Note que no parmetro Placemente da janela Hole a opo Linear (criao de furos te a partir de dimenses com base nas arestas da pea) j esta ativada.

6 No centro da janela do comando Hole, h quatro smbolos representando o tipos de furos que so possveis executar, sendo eles Drilled para furos simples, Counterbore e o Spotface para furos com rebaixos e Countersink para furos escareados.

Drilled Counterbore Spotface Countersink 7 Ao lado do tipo de furo ir aparecer as dimenses que deseja realizar no mesmo, sendo assim para a opo Drilled ir aparecer somente o dimetro do furo J nos casos do Counterbore e Spotface as dimenses de dimetro maior, dimetro menor e altura do rebaixo sero apresentadas conforme a imagem a seguir:

www.Autodesk.com.br/comunidade

8 Preencha as janelas com as dimenses desejadas do projeto conforme o padro de furo o escolhido. Clique em um ponto qualquer da superfcie, sendo de preferncia o mais prximo da qualquer posio final desejada.

A projeo do furo ser realizada no modelo 3D em tempo real, facili facilitando o entendimento da execuo do comando, assim evitando possveis erros. OBS: Para desabilitar a visualizao em tempo real do furo, clique na caixa de seleo ao lado do culos Enable/Disable feature preview que aparece prximo ao boto OK Para voltar a OK. visualizar a projeo, clique novamente na caixa deixando marcada conforme imagem abaixo:

Note que no furo ir aparecer uma aresta em destaque na cor laranja e uma seta indicando a direo e profundidade. Outra forma de alterar as dimenses clicando em cima dessas referencias e com o boto do mouse ainda pressionado arrastamos o mesmo, assim iremos aumentar ou diminuir o furo.

www.Autodesk.com.br/comunidade

9 Para posicionar o furo com suas dimenses conforme o projeto, no campo de Placement clique na seta vermelha que esta ao lado da frase Reference 1 que

10 Arraste o mouse at uma aresta de referencia da pea e clique na mesma. Note que uma janela com uma dimenso ir aparecer prxima ao furo. Nela voc poder colocar a dimenso desejada de posicionamento.

www.Autodesk.com.br/comunidade

Ao digitar a dimenso uma cota ser inserida na pea e caso seja necessrio a alterao do mesmo, basta clicar em cima desta cota que a janela para o preenchimento da dimenso ir aparecer novamente.

11 Repita o processo para a Reference 2, porem desta vez selecionando a aresta porem perpendicular a primeira. Aps a seleo e preenchimento dos campos, seu desenho dever ficar com as duas cotas de posicionamento e as setas do campo Placement , Reference 1 e Reference 2 ficar brancas, ficaro indicando que as mesmas j esto posicionadas. o

www.Autodesk.com.br/comunidade

A profundidade do furo tambm poder ser realizada com os parmetros da opo Termination, sendo eles:

Distance: Furo com a profundidade conforme dados inseridos ou na janela de dimensional do comando Hole (Passo 8) ou com a utilizao da seta laranja que esta na projeo em tempo real do furo. passante. Through All: Furo passante To: Furo com profundidade relacionada a uma face da pea 3D. Para referenciar a profundidade do furo a uma face, selecione a opo To e em seguida selecione clique no boto com uma seta vermelha ao lado direito. Gire a pea at visualizar a face oposta e clique na mesma. O furo estar vinculado a esta face, lembrando que qualquer alterao na mesma, o furo tambm ser ajustado.

Nos furos no passantes, possvel ajustar o Drill Point, ou seja, o ngulo de corte da nt, broca. Nesta opo temos dois mtodos a serem utilizados, sendo o Flat para furos sem o ngulo e o Angle para furos com ngulos.

OBS: Normalmente nos processos de usinagem utilizado o ngulo de 118 nas brocas s comuns e em casos especficos este ngulo alterado para facilitar a execuo do mesmo. A utilizao da opo Flat pode ser exemplificada com a utilizao de furos realizados por fresas de topo em projetos mecnicos.

www.Autodesk.com.br/comunidade

Voc ainda poder realizar furos com roscas conforme normas internacionais, para isso siga os passos a seguir: 12 Na parte inferior da janela de Hole h quatro smbolos indicando os tipo de furos a tipos serem executados, entre eles Simple Hole para furos simples, Clearance Hole para furos com Clearance folga, Tapped hole para furos roscados e Taper T Tapped hole para furos roscados porem com ngulo (muito utilizado no modelo de rosca gs).

13 Ao escolher um padro entre de furo diferente do Simple Hole, na parte inferior da furo janela do comando Hole ir aparecer alguns parmetros a serem configurados. No furo roscado os parmetros sero a norma a ser utilizada, dimenso, classe e direo da rosca, esta podendo ser direita ou esquerda.

SO Escolhendo o padro ISO Metric Profile voc ter o campo de Size para escolher o dimetro da rosca, sendo que no campo ao lado em Designation ter a nomenclatura da rosca e o passo entre os filetes da mesma.

www.Autodesk.com.br/comunidade

14 Com todos os parmetros ajustados basta clicar no boto OK e finalizar o processo de criao de um furo, sendo este simples ou roscado. Caso seja necessrio executar alguma alterao no furo conforme o decorrer do projeto, basta passar o mouse em cima do mesmo e automaticamente ir aparecer o boto Edit Hole, clicando nele a janela de criao do comando Hole ir aparecer com todos os parmetros conforme ajustado anteriormente. Execute todas as alteraes necessrias e confirme com OK.

os Note que para furos roscados, uma representao do filete ser apresentada afim de facilitar o entendimento da pea gerada.

Pronto, o furo esta executado!!!! Prof. Daniel M. Severino


E-mail: prof.danielseverino@yaho oo.com.br Twitter: @danielautocad Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compro compromisso com o MEIO AMBIENTE

www.Autodesk.com.br/comunidade

10

Potrebbero piacerti anche