Sei sulla pagina 1di 4

NRs 6, 9 e 15: EFEITOS DO STRESS TRMICO EM TRABALHADORES

http://trabalhoacidentezero.blogspot.com.br

O que leva os trabalhadores a cometerem erros cognitivos quando a temperatura maior do que 35.C?
O artigo abaixo mais uma traduo do NRFACIL (obtida do site Segurana+Sade - Safety+Health). O texto responde a uma importante questo sobre o conforto trmico no trabalho, condio essencial para a sade, segurana e produtividade dos trabalhadores. O assunto tem sido estudado em conexo com o EPI, visto que em alguns casos o EPI, mesmo indicado de forma correta em relao ao risco, no tem levado em considerao o conforto trmico do trabalhador, principalmente em ambientes a cu aberto. O resultado que, dependendo do EPI, este pode agravar situaes de desconforto trmico e causar erros operacionais. Considerando que o corpo humano depende da evaporao do suor para ter um controle efetivo da temperatura, o uso de um EPI que recobre todo o corpo certamente interfere negativamente na termorregulao corporal. Estudos sobre o meio ambiente e a perda de calor corporal baseiam-se no gradiente de temperatura entre a superfcie corporal e o meio ambiente, porm com o uso de vestimenta surge um novo fator de estudo, o espao de ar resultante da vestimenta e a superfcie corporal. No projeto e na fabricao de um EPI no se deve, apenas, considerar o fator de risco, mas tambm a resposta fisiolgica do organismo em funo da utilizao do EPI, adicionado condio climtica do local onde o trabalho ser utilizado. Veja artigo neste Blog sobre O STRESS DO EPI. Do ponto de vista da sade ocupacional, deve se considerar ainda que a hipertenso arterial a segunda maior contra-indicao para trabalhos em altas temperaturas, sendo responsvel por 40% dos casos de aposentadoria

precoce e de absentesmo no trabalho, devendo ser dada ateno especial a esse detalhe no PCMSO (NR-7). Finalmente, deve-se mencionar que a OIT recomenda um intervalo de temperatura entre 20-25 graus como o ideal nos ambientes de trabalho. O que leva os trabalhadores a cometerem erros cognitivos quando a temperatura maior do que 35.C? Scott Gammons, vice president of Adroit Medical Systems Inc.; Rich Shafer, president of Shafer Enterprises LLC/Cool Shirt.net Traduo: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab Coord NRFACIL O efeito negativo do stress trmico na performace humana est bem documentada. Pesquisas e testes tem consistentemente provado que em um ambiente em que a temperatura exceda a temperatura normal da pele (3035C) causa fadiga mental e exausto fsica. A razo simples: a pele constitui o sistema primrio de ventilao. De fato, 65% do calor gerado pelos nossos corpos escapa ou irradia da nossa pele. Adicionais 25% evaporam atravs de glandulas que produzem suor em nossa pele. Entretanto, este extraordinrio e eficiente sistema de refrigerao uma faca de dois gumes. A mesma pele que ajuda a nos manter refrigerados praticamente indefensvel contra fontes externas de calor maiores que a nossa prpria temperatura corporal. Enquanto o nosso corpo libera calor para fora, ela tambem libera calor para dentro. Assim, qualquer circunstancia ambiental que desequlibre esse balano natural entre o calor corporal a ventilao ao redor ir rapida e dramaticamente perturbar a habilidade do organismo para funcionar em sua melhor performance.

Um Estudo da NASA concluiu que quando a temperatura de 35C por um perodo de tempo mais longo, o indvduo pode cometer 60 erros por hora sem se dar conta de que est cometendo esses erros. Quanto a temperatura do ambiente atinge 35 graus, quase a metade do sangue se move para a pele para produzir uma mistura (na forma de transpirao) para tentar um arrefecimento natural. O corao bombeia cerca de 150 vezes por minuto com menos volume para manter o sangue na pele. Isto significa que o resto dos rgos, inclusive o crebro e msculos, vo operar somente com a metade do fluxo de sangue que eles normalmente precisam. Isto vai interferir na capacidade mental e habilidades cognitivas e assim provocar emoes, como raiva e at um comportamento agressivo. Um ambiente ou circunstncia que bloqueie a capacidade natural do organismo de liberar o calor interno inclusive trabalho pesado a cu aberto, condies extremas de trabalho ou qualquer atividade envolvendo roupas de proteo ou equipamento pesado pode causar stress trmico. Da mesma forma, qualquer

ambiente ou circunstncia que exponha o corpo a fontes de calor maiores do que 35 graus ir rapidamente causar sobrecarga fsica e mental. Isto pode acontecer ainda sob baixas temperaturas ao longo de um tempo ou instantaneamente sob condies extremas. Concluindo, erros cognitivos cometidos por trabalhadores em ambientes com temperatura cima de 35 graus so devidos inabilidade do organismo de liberar energia interna sob a forma de calor e eventual superaquecimento e desidratao do organismo. Esses dois fatores so responsveis por reaes em cascata de eventos que levam uma pessoa a ficar fisicamente desconfortvel e fatigada, ao mesmo tempo com uma diminuio das habilidades de pensar.

CALOR, Equipe NRFACIL

EPI

NRs

A questo do calor pode ser analisada sob a perspectiva de 3 NRs: a NR-6 aborda a questo do EPI na proteo de riscos mas no faz referncia utilizao do EPI sob condies de desconforto trmico causado pelo prprio EPI. Por exemplo, na coleta de lixo urbano, os trabalhadores utilizam EPI que recobre a maior parte da superfcie corporal com tecido impermevel, ocasionando uma interface entre a pele e o meio externo e assim suscetvel de produzir desconforto trmico. A prpria NR-21, que trata do Trabalho a Cu Aberto, no faz qualquer referncia ao EPI utilizado nessa atividade. Na NR-9 (PPRA) a nfase recai nas medidas de controle dos riscos ambientais, ficando o EPI como a ltima opo e aqui que o profissional do SESMT ter de ser criativo para considerar o conflito entre a proteo ao risco obtida com alguns EPI e o desconforto trmico resultante de sua utilizao.

Na NR-15, estabelecem-se regras quantitativas na percia para verificao de insalubridade em relao ao calor (veja no infogrfico abaixo, extraido da pasta da NR-15); ao clicar na pasta e abrir o remissivo, selecionase o Anexo 3 sobre o limite de tolerncia para a exposio ao calor e no quadro menor as regras para se caracterizar a insalubridade em relao a esse risco. Logo abaixo, o resultado de clculos para a caracterizao da insalubridade, dependendo do tipo de trabalho desenvolvido.

Edio: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab

Potrebbero piacerti anche