Sei sulla pagina 1di 12

Prefeitura de Manaus

Fundao de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT)


CONCURSO PBLICO EDITAL N 004/2012 04421M TCNICO MUNICIPAL ADMINISTRATIVA/ ADMINISTRATIVA
Nome do Candidato Nmero de Inscrio

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO


INSTRUES GERAIS
0 receber do fiscal: O candidato

Um Caderno de Questes contendo 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0 Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0 das Provas ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da A totalidade Prova Objetiva. 0 poder se retirar da sala de prova aps transcorridas 2 (duas) horas do efetivo incio da prova, entregando sua Folha O candidato de Respostas ao fiscal, a qual ser o nico documento vlido para a correo. 0 O candidato somente poder levar o Caderno de Questes faltando 60 (sessenta) minutos para o trmino do horrio estabelecido para o fim da prova, desde que o candidato permanea em sala at esse momento, deixando com o fiscal de sala a sua Folha de Respostas. 0 permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. No sero 0 necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal Caso seja volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0 Aps o trmino da prova, ao sair da sala de prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local de realizao das provas, no podendo permanecer nas suas dependncias, bem como no poder utilizar os sanitrios.

ATENO
0 seus dados esto corretos na Folha de Respostas. Verifique se 0 Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais A Folha de 0 alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou Assinale a

destinados s respostas.

azul. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0 O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo:
0 Todas as questes devero ser respondidas.

OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

04/2012
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

PREFEITURA DE MANAUS FDT CONCURSO PBLICO EDITAL N 004/2012


04421M TCNICO MUNICIPAL ADMINISTRATIVA/ ADMINISTRATIVA
CONCURSOS PBLICOS

Nome:__________________________________________________________

Inscrio:_______________________

O gabarito da Prova Objetiva estar disponvel no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 23 de abril de 2012.

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3.

nada. Talvez um manual de instruo fosse uma boa ideia, pensou. Mas em ingls, para a garotada se interessar.
(VERSSIMO, Lus Fernando. Comdias da vida privada. Disponvel em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-5-

A Bola O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma nmero 5 sem tento oficial de couro. Agora no era mais de couro, era de plstico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse Legal!. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou no querem magoar o velho. Depois comeou a girar a bola, procura de alguma coisa. Como que liga? perguntou. Como, como que liga? No se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho. No tem manual de instruo? O pai comeou a desanimar e a pensar que os tempos so outros. Que os tempos so decididamente outros. No precisa manual de instruo. O que que ela faz? Ela no faz nada. Voc que faz coisas com ela. O qu? Controla, chuta... Ah, ento uma bola. Claro que uma bola. Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Voc pensou que fosse o qu? Nada, no. O garoto agradeceu, disse Legal de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tev, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ba, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrnico na tela ao mesmo tempo em que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenao e raciocnio rpido. Estava ganhando da mquina. O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do p, como antigamente, e chamou o garoto. Filho, olha. O garoto disse Legal, mas no desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a (A) (B) (C) (D) (E) Intensamente. Rapidamente. Lentamente. Cuidadosamente. Reciprocamente. 3. (A) (B) (C) (D) (E) bola. mos. tela. olhos da tela. mentalmente. 2. Leia a frase abaixo, retirada do texto. (E) (D) (C) (B) 1. A partir da leitura do texto possvel inferir que (A)

bola.html).

no primeiro pargrafo o pai tem dvidas em relao ao presente que deve dar ao filho. o garoto fica muito contente com o presente que lhe dado e desiste do videogame, demonstrando que a tecnologia no importante. o humor da crnica decorre da simplicidade e da ateno com que o garoto recebe o presente dado pelo pai. o pai mostra-se furioso com a atitude do filho, por isso pensa em dar um manual de instrues junto com o presente para que ele possa entender a tecnologia do objeto dado. a crnica critica a importncia que a juventude d tecnologia, demonstrada pelo desinteresse e pela reao exagerada do garoto ao perguntar como se liga uma bola de futebol.

O garoto disse Legal, mas no desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. O termo destacado refere-se a

Assinale a alternativa que apresenta um sinnimo para a palavra destacada. monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrnico na tela ao mesmo tempo em que tentavam se destruir mutuamente.

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

4.

Assinale a alternativa em que as palavras apresentadas se caracterizam como antnimos. (A) (B) (C) (D) (E) Fatigado/ exausto. Sagaz/ tolo. Prudente/ cuidadoso. Aptico/ indiferente. Fnebre/ macabro.

8.

Quanto ortografia, assinale a alternativa em que a palavra destacada est escrita conforme a norma-padro da Lngua Portuguesa. (A) (B) (C) (D) (E) Tenha conscincia de seus erros. Aproveite o domingo para descanar. Quando chegar, ascenda a luz. Se voc no concertar o fogo, no poderei cozinhar as batatas. Correu para alcansar o amigo.

5.

Leia as frases abaixo. Vrias propostas foram analisadas. Nenhuma atitude foi tomada. As atitudes devem ser tomadas. A partir do contexto dado, assinale a alternativa que apresenta corretamente a conjuno utilizada para expressar o sentido das frases. (A) (B) (C) (D) (E) Vrias propostas foram analisadas, no entanto nenhuma atitude foi tomada. Vrias propostas foram analisadas, de modo que nenhuma atitude foi tomada. Vrias propostas foram analisadas, pois nenhuma atitude foi tomada. Vrias propostas foram analisadas ou nenhuma atitude foi tomada. Vrias propostas foram analisadas, porque nenhuma atitude foi tomada. 10. Em relao concordncia nominal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Estes scios esto quite com o clube. As explicaes esto nas pginas anexas. Elas prpria costuravam suas roupas. So estes os documentos incluso no processo. Este contrato oferece poucas garantia. 9. Em relao ortografia, assinale a alternativa incorreta. (A) (B) (C) (D) (E) Os detergentes esto na sesso de limpeza. Os assessores acompanharam o diretor na ltima reunio. O acesso era permitido somente para pessoas autorizadas. exceo de Carlos, todos compareceram ao evento. Apressou-se para no chegar atrasado.

6.

Em relao ocorrncia de crase, assinale a alternativa incorreta. (A) (B) (C) (D) (E) Quando chegou, ficou vontade. Caminhava apressadamente frente da comitiva. Saiu s seis horas. O barulho aumentava medida que caminhvamos. Andava cavalo desde muito jovem. 11.

Em relao concordncia nominal, leia as frases abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) A me e a filha permaneceram a ss por alguns instantes. Luiza teve menas chances de estudar uma lngua estrangeira do que seu irmo. Marcela ficou meia comovida aps o discurso. O relgio da igreja bateu meia-noite e meia. F/ F/ F/ F F/ V/ V/ F V/ V/ F/ V V/ F/ F/ V V/ F/ V/ V

7.

Em relao crase, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. As vendas _____ prazo aumentaram neste trimestre. Nesta loja, os pagamentos so feitos somente _____ vista. Voltaram _____ Braslia ontem pela manh. Colocaram-se frente _____ frente para resolver o problema. Ficamos _____ espera de ajuda. (A) (B) (C) (D) (E) a/ / a/ a/ / / / / a/ a/ a/ a/ a / a/ / / a a/ a/ a/ /

( ) ( ) (A) (B) (C) (D) (E)

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

12.

Assinale a alternativa em que a concordncia verbal est de acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa. (A) (B) (C) (D) (E) Um ou outro funcionrio faro o levantamento dos dados. Os Estados Unidos investe bastante em tecnologia. Minas Gerais produzem muita soja. Prdios, rvores, derrubou. postes, tudo a tempestade

17.

Quanto regncia verbal, analise as assertivas abaixo. I. II. III. IV. Chegou atrasada no aeroporto. Preferia mais vinho do que cerveja. Ele esqueceu o dinheiro em casa. Lembrou-se de pegar o guarda-chuva antes de sair.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa, correto o que est contido em (A) (B) I e II, apenas. I, II, III e IV. III e IV, apenas. II e III, apenas. I, III e IV, apenas.

Vocs fez um bom negcio com este imvel.

13.

Em relao concordncia verbal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Faziam horas que as principais avenidas estavam congestionadas. Devem existir bons restaurantes no centro da cidade. Devem haver propostas mais interessantes que a sua. Haviam muitas pessoas aguardando na fila para entrar. Faziam alguns anos que no o encontrava. 18.

(C) (D) (E)

O emprego indevido de determinadas palavras ou expresses que provoquem interpretaes equivocadas, erros gramaticais ou sons desagradveis chamado de vcio de linguagem. Desse modo, assinale a alternativa que no apresenta um vcio de linguagem. (A) (B) (C) (D) (E) A grande maioria das pessoas estava vendo aquele filme na estreia pela primeira vez. Comi po com mortandela e presunto. A confirmao da apresentao causou comoo e emoo nos cidados. Deu vinte reais por cada presente. Todos os cidados se propuseram a ajudar.

14.

Assinale a alternativa em que a concordncia verbal est realizada de maneira incorreta. (A) (B) (C) (D) (E) Alugam-se apartamentos prximos praia. Oferecem-se diversas vagas temporrias nesta empresa. Precisam-se de analistas com experincia. Vendem-se artigos de luxo. Consertam-se bicicletas e motos nesta oficina. 19.

Assinale a alternativa em que a conjuno destacada imprime orao um sentido de condio, como na frase abaixo. Os ingressos sero devolvidos, caso o show seja cancelado. (A) A equipe viajar na primeira classe, desde que haja um desconto. Diminui a mortalidade infantil, segundo revelam as ltimas estatsticas. Como o dlar aumentou, as compras no exterior diminuram. O professor observava os alunos enquanto aplicava a prova. A polcia interditou um trecho da rodovia a fim de garantir a segurana dos motoristas.

15.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase cuja regncia nominal est incorreta. (A) (B) (C) (D) (E) O funcionrio no foi favorvel com as mudanas. Esta estrada no acessvel a todos. O pblico foi generoso com o artista. O filme era imprprio para menores de 14 anos. Eles no eram adeptos s novas tecnologias.

(B) (C) (D) (E)

16.

Assinale a alternativa que apresenta a mesma figura de sintaxe indicada na frase abaixo. Nas tardes da fazenda h muito azul demais. (A) (B) (C) (D) (E) Eu, no me importa a desonra deste mundo. Move-se o tronco, o vento se suspende. A turma organizou uma festa e me convidaram. Toda a equipe campeonato. comemoramos para a vitria da no sala

Os alunos entraram rapidamente.

dentro

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

20.

Assinale a alternativa em que a conjuno destacada estabelece uma relao de oposio entre duas oraes, como na frase abaixo. Mariana revirou todas as gavetas, porm no encontrou a blusa que procurava. (A) (B) (C) (D) (E) O parque continuava ensolarado e havia muitas pessoas. O mdico no s examinou Carlos, como tambm prescreveu-lhe um medicamento. Os clientes ficaram muito obtiveram bons descontos. satisfeitos, porque

23.

Assinale a alternativa que apresenta o prximo termo da sequncia abaixo. 3, 5, 9, 15, 23, ? (A) (B) (C) (D) (E) 31. 32. 33. 34. 35.

O vestido era exatamente seu tamanho, contudo no gostou de seu comprimento. Gastaram tudo o que tinham, por isso foram embora.

24.

Considere as seguintes premissas: P1 P2 P3 Os macacos so mamferos. Os mamferos so irracionais. Quem sabe ensinar um gato no irracional.

RACIOCNIO LGICO
21. Observe a seguinte sequncia de nmeros: 4, 13, 40, 119, 364. Assinale a alternativa que apresenta o nmero que no faz parte desta sequncia. (A) (B) (C) (D) (E) 4. 13. 40. 119. 364. 25.

Assinale a alternativa que no apresenta uma consequncia lgica das trs premissas apresentadas. (A) (B) (C) (D) (E) Macacos no sabem ensinar gatos. Irracionais so mamferos. Irracionais no sabem ensinar gatos. Mamferos no sabem ensinar gatos. Macacos so irracionais.

22.

Em torno da mesa representada na figura abaixo, encontram-se sentados quatro tcnicos. Fernando, o mais novo entre eles, tcnico em enfermagem. H tambm um tcnico administrativo, um de preparo de alimentos e outro condutor de veculos. Joo est sentado esquerda de Fernando. Lus est esquerda do tcnico administrativo. sabido que, Marcelo, que no tcnico em preparo de alimentos, encontra-se frente de Joo. Assim, 26.

Amlia bailarina ou Beatriz bailarina. Se Beatriz bailarina, ento Carla no bailarina. Carla bailarina se e somente se Daniela no bailarina. Ora, Daniela no bailarina. Portanto, (A) (B) (C) (D) (E) Carla e Beatriz so bailarinas. Carla e Daniela no so bailarinas. Amlia e Beatriz so bailarinas. Amlia e Carla so bailarinas. Amlia e Daniela no so bailarinas.

Analise os argumentos abaixo. I. II. Todo humano inteligente, e tudo que inteligente vermelho. Logo, todo humano vermelho. Alguns animais jogam bola. Todos os homens jogam bola. Logo, alguns animais so homens. Toda mulher usa bolsa. Cris usa bolsa. Logo Cris mulher.

(A) (B) (C) (D) (E)

Joo tcnico em preparo de alimentos e Lus condutor de veculos. Joo tcnico administrativo e Lus tcnico em preparo de alimentos. Lus condutor de veculos e Marcelo tcnico administrativo. Lus tcnico em preparo de alimentos e Marcelo tcnico administrativo. Marcelo condutor de veculos e Joo tcnico em preparo de alimentos.

III.

So vlidos os argumentos que se apresentam em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

27.

Trs moas Regina, Fabiana e Laura praticam esportes diferentes: vlei, ciclismo e ginstica (no necessariamente nesta ordem). Perguntadas sobre os esportes que praticavam, as trs moas fizeram as seguintes declaraes: Laura: Fabiana pratica vlei. Regina: Laura no est falando a verdade, pois Fabiana pratica ciclismo. Fabiana: Laura e Regina mentiram, pois eu pratico ginstica. Sabendo que a pessoa que pratica ginstica mentiu e que a pessoa que pratica vlei disse a verdade, correto afirmar que os esportes praticados por Fabiana, Regina e Laura so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) ciclismo, vlei e ginstica. vlei, ginstica e ciclismo. ciclismo, ginstica e vlei. ginstica, vlei e ciclismo. vlei, ciclismo e ginstica.

30.

Em uma cozinha, todo eletrodomstico branco. Todo utenslio, se no for talher, ou eletrodomstico ou panela. Ora, no h talher e no h panela que no seja branco. Portanto, tem-se que, necessariamente, (A) (B) (C) (D) (E) todo branco utenslio. algum eletrodomstico talher. todo branco talher ou panela. algum talher panela. todo utenslio branco.

NOES DE DIREITO
31. Em relao aos crimes contra a Administrao Pblica, analise as assertivas abaixo. I. Considera-se funcionrio pblico para fins penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. Quando o autor de crimes contra a Administrao Pblica for ocupante de cargo em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo Poder Pblico, a pena ser aumentada da tera parte.

II. 28. Em uma reunio, tem-se Mdicos, Professores, Advogados, Fotgrafos e Cozinheiros. Todos os Mdicos so tambm Professores. Mas nenhum Professor Advogado. Todos os Fotgrafos so, tambm, Cozinheiros, e alguns Cozinheiros so, tambm, Advogados. Sabe-se que nenhum Cozinheiro Professor, e no h um s indivduo que seja Cozinheiro, Fotgrafo e Advogado ao mesmo tempo, ento (A) (B) (C) (D) (E) pelo menos um Mdico Advogado. todos os Cozinheiros so Mdicos. pelo menos um Fotgrafo Advogado. todos os Cozinheiros so Fotgrafos. nenhum Fotgrafo Mdico. (A) (B) (C) 29. Os bichinhos de estimao de trs crianas Bia, Cris e Duda so, no necessariamente nesta ordem, um cachorro, um gato e um hamster. Um deles se chama Lal, o outro Lel, e o outro Lili. O bichinho de Bia se chama Lal. O bichinho de Duda um hamster. O bichinho da Cris no se chama Lel e no um cachorro. Logo, os nomes do gato, do hamster e do cachorro so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) Lal, Lel, Lili. Lel, Lal, Lili. Lili, Lel, Lal. Lel, Lili, Lal. Lal, Lili, Lel. (D) (E) (D) (E)

III.

correto o que se afirma em I, II e III. III, apenas. I e II, apenas. I, apenas. II, apenas.

32.

Mrio, funcionrio pblico, apropriou-se de dinheiro pblico de que tinha posse em razo do cargo por ele exercido. Considerando essa situao hipottica, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) Mrio cometeu o crime de peculato. Mrio cometeu o crime de peculato culposo. Mrio cometeu o crime de peculato mediante erro de outrem. Mrio no praticou administrativo. crime, mas mero ilcito

Mrio praticou o crime de concusso.

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

33.

Danilo sofreu limitao fsica verificada em inspeo mdica. Em virtude disso, ele foi investido em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que sofreu. Com base no Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Manaus, assinale a alternativa que apresenta a mutao funcional que ocorreu no presente caso hipottico. (A) (B) (C) (D) (E) Transferncia. Reverso. Reintegrao. Reconduo. Aproveitamento.

36.

Joo h muitos anos aterrorizava a cidade de Manaus com a prtica de crimes brbaros e sua ficha de antecedentes criminais era uma das maiores conhecidas na regio. Ocorre que da ltima vez que foi condenado, Joo resolveu mudar de vida, converteu-se a uma religio, constituiu famlia e no mais praticou qualquer tipo de crime. Hoje, passados 20 (vinte) anos daquela sua vida criminosa, no consta mais nenhum crime em sua ficha de antecedentes criminais e tem um estilo de vida exemplar. De uns tempos pra c, um policial que o conhecia, na poca em que era bandido, resolveu implicar com ele e sempre o ameaa de restringir sua liberdade de locomoo a qualquer custo, ou seja, ainda que ilegalmente ou com abuso de poder. Considerando essa situao hipottica, assinale a alternativa que apresenta qual poder ser o remdio constitucional em favor de Joo. (A) (B) (C) (D) (E) Mandado de segurana coletivo. Mandado de injuno. Habeas data. Habeas corpus preventivo. Habeas corpus repressivo.

34.

Com base na Lei Orgnica do Municpio de Manaus, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) O escotismo dever receber apoio dos rgos municipais. O calendrio escolar municipal ser flexvel e adequado s peculiaridades locais climticas e s condies sociais e econmicas dos alunos. O Municpio aplicar, anualmente, nunca menos de 30% (trinta por cento) da receita resultante de impostos e das transferncias recebidas do Estado e da Unio na manuteno e desenvolvimento do ensino. O municpio no manter escolas de nvel superior at que estejam atendidas todas as crianas demandantes do Ensino Fundamental, mas poder subvencion-las nas mesmas condies. F/ F/ V/ V V/ V/ V/ F V/ V/ V/ V F/ F/ V/ F F/ F/ F/ F 37.

( )

Sobre nacionalidade, assinale a alternativa correta. (A) John ser considerado brasileiro nato se, nascido no Brasil, for filho de poloneses que moram no pas a servio do governo da Inglaterra. Sara, filha de estrangeiros residentes no Brasil e que no esto a servio de seu pas, nasceu em Manaus, mas mesmo assim no poder ser considerada brasileira nata. Se Sara nascer no Brasil, ser considerada brasileira nata independentemente da nacionalidade de seus pais e da funo pblica que eles exercem. Dagmar nasceu no estrangeiro, mas filha de brasileiros que prestam servio para a Repblica Federativa do Brasil naquele pas. Sendo assim, Dagmar no poder ser considerada brasileira nata. Luiza, filha de pai e me brasileiros que no prestam servio para a Repblica Federativa do Brasil, nasceu no estrangeiro e, por isso, no poder mais, em qualquer hiptese, ser considerada brasileira nata.

( )

(B)

(A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E) 35. Nas eleies desse ano, Patrcia deseja exercer o seu direito ao voto a fim de ser considerada cidad pela legislao brasileira. Por isso, ela fez questo de se informar antecipadamente sobre os requisitos constitucionais necessrios. Considerando essa situao hipottica, analise as alternativas abaixo, relacionadas aos direitos polticos e assinale a correta. (A) (B) Patrcia ter a obrigao de votar se contar, na data das eleies, com 16 (dezesseis) anos. Ainda que Patrcia seja analfabeta, seu voto ser obrigatrio se possuir mais de 18 (dezoito) anos na data das eleies. Se Patrcia for estrangeira, no poder se alistar como eleitora no Brasil. Patrcia somente ser obrigada a votar se contar com 21 (vinte e um) anos na data das eleies. Caso Patrcia tenha sido condenada criminalmente, com trnsito em julgado, ainda assim poder exercer seu direito de voto se o juiz assim o permitir.

38.

Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos, exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta. (A) (B) (C) (D) (E) Universalidade de cobertura e do atendimento. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. Redutibilidade do valor dos benefcios. Equidade na forma de participao no custeio.

(C) (D) (E)

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

39.

Assinale a alternativa abaixo que no apresenta um patrimnio nacional constitucionalmente previsto. (A) (B) (C) (D) (E) Floresta Amaznica Brasileira. Mata Atlntica. Zona Costeira. Pantanal Mato-Grossense. Cerrado.

43.

Analise as situaes hipotticas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao uso ou abuso de poder administrativo ocorrido. 1. Fulano, servidor administrativo, aproveitando-se das frias de Cicrano, seu superior hierrquico, invade a competncia deste e resolve punir, com demisso, Beltrana, que praticou um desvio funcional punvel com advertncia. Maria, chefe de uma repartio administrativa, brigou com o namorado Jos, que trabalha no mesmo local. Aproveitando-se de sua condio de superior hierrquica e competente para aplicar punies administrativas aos seus subordinados, resolveu punir Jos por desvio funcional alegando que ele era insubordinado, improbo e desidioso. No mesmo dia, Maria contou a Karla que Jos era um excelente funcionrio pblico, nunca tinha cometido nenhuma falta funcional, mas que aquela medida foi necessria porque no aguentava mais conviver com Jos no mesmo local e tendo o relacionamento amoroso rompido. No caso de nmero 1 houve abuso de poder na modalidade excesso de poder. No caso de nmero 2 houve abuso de poder na modalidade excesso de poder. No caso de nmero 1 houve abuso de poder na modalidade desvio de poder. Apenas no caso de nmero 2 no houve nenhuma modalidade de abuso de poder. No h abuso de poder no caso de nmero 1, pois qualquer do povo poder aplicar pena de advertncia a servidor que pratique desvio funcional.

2. 40. H um princpio constitucional bsico de Direito Administrativo que impe ao administrador pblico tanto o dever de tratar os administrados com igualdade proporcionando oportunidades iguais a todos, quanto neutralidade em sua atuao de modo a coibir que o agente pblico atue pautado apenas pela promoo pessoal. Trata-se do Princpio da (A) (B) (C) (D) (E) Impessoalidade. Legalidade. Publicidade. Moralidade. Eficincia. (A) (B) (C) (D) (E)

41.

Analise as situaes hipotticas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os fenmenos de organizao administrativa ocorridos. 1. 2. Criao da Fundao de Apoio ao Idoso Doutor Thomas pela Prefeitura de Manaus. Criao de uma nova Secretaria Municipal de Administrao na Prefeitura de Manaus. 44. (A) (B) (C) (D) (E) Descentralizao e descentralizao. Desconcentrao e desconcentrao. Descentralizao e desconcentrao. Desconcentrao e descentralizao. Concentrao e descentralizao.

Os funcionrios pblicos de Manaus se submetem a um rol extenso de incompatibilidade, entre as quais se inclui a proibio de acumular cargo, emprego ou funo assim no permitidos na Constituio Federal. Com base no caso de um suposto servidor pblico de Manaus que faa tal acumulao proibida, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Se verificada, em processo administrativo, a acumulao proibida de cargos municipais e caracterizada boa-f, ser o servidor exonerado de algum deles, a critrio da administrao. Se verificada, em processo administrativo, a acumulao proibida de cargos municipais e caracterizada m-f, poder o servidor optar por qualquer um deles. Se a acumulao proibida se der com cargo de entidade estadual, ser o funcionrio exonerado do cargo estadual. No caso de aposentadoria por invalidez, permitido ao funcionrio exercer cargo em comisso e participar de rgo de deliberao coletiva. F/ F/ F/ F V/ F/ F/ V V/ F/ F/ F V/ V/ V/ V V/ F/ V/ V
8

42.

Levando em considerao as modalidades de licitao da Lei n 8.666/90, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ______________ modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos apreendidos ou legalmente penhorados. (A) (B) (C) (D) (E) Prego Tomada de preos Convite Concurso Leilo

( )

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

45.

Com base no Estatuto dos Servidores Pblicos de Manaus, correlacione a coluna referente penalidade com a coluna referente conduta praticada pelo servidor pblico e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Penalidade Demisso. Conduta Casos de natureza leve de servio no intuito de aperfeioamento profissional do funcionrio. Reincidncia de infrao a que foi aplicada pena de repreenso. Crime contra a administrao pblica. Funcionrio que sem justa causa deixa de se submeter a exame mdico determinado por autoridade competente.

48.

Em relao ao servio de correio eletrnico, correto afirmar que (A) usurios, para acessar suas caixas postais, por meio de um software de correio eletrnico, utilizam somente o protocolo POP. o recurso de cpia oculta permite que a mensagem chegue ao usurio, mas ele no consegue ler o seu contedo porque est criptografado. uma mensagem de correio eletrnico formada por trs sees: cabealho (header), endereos (address) e corpo (body). MIME um padro Internet que amplia o formato dos e-mails para suportar contedos multimdia. a nica forma de acesso ao servio de correio eletrnico por intermdio de softwares especficos, como o Microsoft Outlook Express.

1.

( )

(B)

(C)

2.

Suspenso.

( )

(D) (E)

3. 4.

Represso. Advertncia.

( ) ( )

(A) (B) (C) (D) (E)

1/ 3/ 2/ 2 3/ 2/ 1/ 2 4/ 2/ 1/ 2 2/ 2/ 1/ 1 3/ 2/ 3/ 1

49.

O Microsoft Windows XP permite que sejam fornecidos avisos visuais para sons que o sistema emite, nos casos em que o usurio possuir algum grau de deficincia auditiva. A configurao desse recurso se encontra no Painel de Controle, na opo (A) (B) (C) (D) (E) Ferramentas Administrativas. Sistema. Opes de Acessibilidade. Contas do Usurio. Usabilidade.

NOES DE INFORMTICA

46.

Nos microcomputadores, o responsvel por carregar o sistema operacional na memria quando o computador ligado (A) (B) (C) (D) (E) o Disco Rgido (HD). a BIOS. a prpria memria. o usurio por meio de comandos. um circuito eletrnico especial chamado Bootstrap.

50.

No navegador Microsoft Internet Explorer 9, a sequncia de comandos para adicionar a pgina atual na Barra de Favoritos

(A)

, na seta do boto Adicionar a clicar no boto Favoritos e na opo Adicionar a barra de favoritos. , em Opes da Internet e no clicar no boto boto Adicionar a Favoritos. clicar no boto e no boto Adicionar a Favoritos.

(B) 47. Em relao s medidas de segurana da informao, analise as assertivas abaixo. I. A exigncia da troca peridica das senhas dos usurios uma das atividades do processo de segurana da informao. A educao dos usurios quanto ao uso de senhas seguras deve ser uma das tarefas relacionadas a segurana da informao. Para garantir a segurana da informao em uma rede corporativa de computadores, no necessrio verificar toda a atividade dos usurios na rede.

(C) (D)

clicar no boto , na seta do boto Adicionar a Favoritos e na opo Adicionar a barra de favoritos. clicar no boto e no boto .

II.

(E)

III.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)


9

I, II e III. II e III, apenas. I e II, apenas. I, apenas. II, apenas.


Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

51.

Assinale a alternativa que apresenta a funo do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). (A) (B) Esse protocolo roteia mensagens de correio eletrnico entre diferentes servidores de e-mail. Esse protocolo usado para compartilhar mensagens de correio eletrnico entre dois usurios diferentes. Esse protocolo roteia mensagens de correio eletrnico entre o servidor de e-mail e o computador que vai ler a mensagem. Esse protocolo permite que o programa de correio eletrnico bloqueie mensagens que possuam anexos. Esse protocolo permite que sejam computadas as quantidades dirias de mensagens que um determinado usurio recebeu.

54.

Em relao ao cdigo de erro 404, apresentado na Internet, correto afirmar que ele indica que (A) (B) (C) (D) (E) o acesso a esse site no autorizado. o navegador est desatualizado para mostrar o contedo do site. o acesso a esse site s pode ocorrer em um determinado perodo do dia. o acesso a esse site protegido por senha. o servidor que hospeda esse site no consegue encontrar o documento HTML na URL digitada.

(C)

(D)

(E)

55.

No Microsoft Word XP, o atalho de teclado para imprimir um documento (A) CTRL + A. CTRL + I. CTRL + S. CTRL + P. CTRL + G.

52.

Sobre os conceitos relacionados s opes de salvamento dos arquivos do Microsoft Word, analise as afirmaes abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Um usurio que no possua a senha de um documento protegido por Senha de Proteo pode acessar os dados de um documento somente para leitura. Um usurio que no possua a senha de um documento protegido por Senha de Gravao pode gravar os dados desse documento. No possvel atribuir Senha de Proteo e Senha de Gravao para o mesmo documento. A Senha de Proteo no permite que o arquivo seja copiado de uma pasta para outra. F/ F/ V/ F F/ V/ F/ V V/ F/ F/ F V/ F/ V/ V F/ V/ F/ F 56.

(B) (C) (D) (E)

Pedro criou a seguinte planilha no Microsoft Excel 2007:

( )

( ) ( )

(A) (B) (C) (D) (E)

Como essa lista de nomes vai crescer, Pedro decidiu que era interessante aplicar um filtro para facilitar a busca dos nomes por idade. Para isso, ele clicou em A1 e, na guia Dados, clicou na opo Filtro. Quando Pedro tenta usar o filtro, ele percebe que no aparece valor algum (como se a tabela estivesse vazia). Isso aconteceu porque (A) Pedro deixou uma linha em branco entre o ttulo das colunas da tabela e os dados propriamente ditos (os nomes e idades). Pedro no indicou qual linha possua o ttulo das colunas da tabela. Pedro clicou somente em A1. Ele deveria ter selecionado A1 e B1 antes de aplicar o filtro. a tabela que Pedro criou tem poucos dados. O filtro s comea a ter efeito quando a tabela de dados tem mais do que 10 linhas. Pedro ainda no havia salvado o documento. Aps o primeiro salvamento, o filtro passa a atuar na planilha.

53.

Em relao ferramenta de busca e pesquisa Google correto afirmar que (A) o recurso Google Instant permite uma prvisualizao das pginas que resultaram de uma busca. digitar 200..500 m como texto para busca resultar em pginas que possuam em seu texto valores entre 200 metros e 500 metros. digitar a palavra Gripe e a palavra Pneumonia, sem qualquer outro smbolo para busca, resultar em pginas que possuam uma ou outra palavra, mas nunca em pginas que possuam as duas palavras simultaneamente. possvel configurar o Google para buscar pginas escritas em apenas dois idiomas especficos. no possvel selecionar um tipo de arquivo como parmetro de busca de pginas.

(B) (C) (D)

(B)

(C)

(E)

(D) (E)

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

10

57.

Em relao ao software de correio eletrnico Microsoft Outlook Express, correto afirmar que (A) o usurio pode configurar previamente qual ser a pasta de mensagens padro do Outlook Express para a busca realizada pela funo Localizar. ao utilizar a funo Localizar, a busca acontece na pasta de mensagens do Outlook Express, selecionada no momento. ao utilizar a funo Localizar, a busca acontece em todas as pastas do computador que possam conter alguma mensagem de e-mail armazenada. ao utilizar a funo Localizar, a busca acontece em todas as pastas de mensagem do Outlook Express. a funo Localizar s consegue realizar buscas quando o computador estiver online (conectado Internet).

60.

Em relao ao Microsoft Excel 2007, analise as assertivas abaixo. I. Em uma tabela, foram inseridos os nomes Marcia (sem acento) e Mrcia (com acento). Quando a tabela for classificada em ordem crescente, o nome Marcia (sem acento) aparecer primeiro que o nome Mrcia (com acento). Em uma tabela formada por palavras que se iniciam com letras (exemplo, caneta) e palavras que se iniciam com nmeros (exemplo, 3M), quando a tabela for classificada em ordem crescente as palavras iniciadas com nmeros aparecero antes das palavras iniciadas por letras. Em uma tabela formada por nomes, existem algumas clulas em branco (vazias). Quando a tabela for classificada em ordem crescente (levando em considerao as clulas vazias tambm), as clulas com nomes aparecero antes das clulas vazias.

(B)

II.

(C)

(D) (E)

III.

58.

Em relao ao Microsoft Word 2007, assinale a alternativa que apresenta o que acontece com um texto quando ele formatado com o efeito Versalete. (A) (B) (C) (D) O texto ser apresentado com todas as letras inclinadas para a direita. O texto ser apresentado com uma sombra acinzentada direita de cada uma das letras. O texto ser apresentado com uma linha no centro de cada uma das letras. O texto ser apresentado com todas as letras com o formato de maisculas, mas com as letras maisculas originais em um tamanho maior que as letras minsculas originais. O texto ser apresentado com a primeira letra com um tamanho muito maior que todas as outras letras do texto (como no incio de livros antigos).

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e III, apenas. I, apenas. I, II e III. II, apenas. II e III, apenas.

(E)

59.

Em relao segurana da informao, quando utilizado um processo de aplicar uma frmula para traduzir o texto normal para uma linguagem incompreensvel com intuito de manter o sigilo, refere-se a() (A) (B) (C) (D) (E) antivrus. programas de compactao. assinatura digital. firewall. criptografia.

11

Prefeitura de Manaus 04421M Tcnico Municipal Administrativa/ Administrativa

Potrebbero piacerti anche