Sei sulla pagina 1di 5

Estranhas mortes comeam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itlia durante a baixa idade mdia, onde as vtimas

aparecem sempre com os dedos e a lngua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso s publicaes sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, ir mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalao do tribunal da santa inquisio.

Resenha de "O Nome da Rosa"


A Baixa Idade Mdia (sculo XI ao XV) marcada pela desintegrao do feudalismo e formao do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse perodo, transformaes na esfera econmica (crescimento do comrcio monetrio), social (projeo da burguesia e sua aliana com o rei), poltica (formao das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e at religiosas, que culminaro com o cisma do ocidente, atravs do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517. Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florena no sculo XIV e se propagou pela Itlia e Europa, entre os sculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antigidade greco-romana os valores antropocntricos e racionais, que adaptados ao perodo, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja. No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trs dos crimes cometidos no mosteiro.

1. Contextualizao
Discusso dos elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no perodo da transio da Idade Mdia para a Modernidade. O Filme O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um carter filosfico, quase metafsico, j que nele tambm se busca a verdade, a explicao, a soluo do mistrio, a partir de um novo mtodo de investigao. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, tambm o filsofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu mtodo emprico e analtico, desvenda o mistrio, ainda que para isso seja pago um alto preo. O Tempo Trata-se do ano 1327, ou seja, a Alta Idade Mdia. L se retoma o pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos ltimos filsofos antigos e o primeiro dos medievais, que far a mediao da filosofia grega e do pensamento do incio do cristianismo com a cultura ocidental que dar origem filosofia medieval, a partir da interpretao de Plato e o

neoplatonismo do cristianismo. As teses de Agostinho nos ajudaro a entender o que se passa na biblioteca secreta do mosteiro em que se situa o filme. Doutrina Crist Neste tratado, Santo Agostinho estabelece precisamente que os cristos podem e devem tomar da filosofia grega pag tudo aquilo que for importante e til para o desenvolvimento da doutrina crist, desde que seja compatvel com a f (Livro II, B, Cap. 41). Isto vai constituir o critrio para a relao entre o cristianismo (teologia e doutrina crist) e a filosofia e a cincia dos antigos. Por isso que a biblioteca tem que ser secreta, porque ela inclui obras que no esto devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval. O acesso biblioteca restrito, porque h ali um saber que ainda estritamente pago (especialmente os textos de Aristteles), e que pode ameaar a doutrina crist. Como diz ao final Jorge de Burgos, o velho bibliotecrio, acerca do texto de Aristteles a comdia pode fazer com que as pessoas percam o temor a Deus e, portanto, faz desmoronar todo esse mundo.

2. Disputa de Filosofia
Entre os sculos XII e XIII temos o surgimento da escolstica, que constitui o contexto filosfico-teolgico das disputas que se do na abadia em que se situa O Nome da Rosa. A escolstica significa literalmente "o saber da escola", ou seja, um saber que se estrutura em torno de teses bsicas e de um mtodo bsico que compartilhado pelos principais pensadores da poca. 2.1 Influncia aos Pensamentos A influncia desse saber corresponde ao pensamento de Aristteles, trazido pelos rabes (mulumanos), que traduziram muitas de suas obras para o latim. Essas obras continham saberes filosficos e cientficos da Antigidade que despertariam imediatamente interesses pelas inovaes cientficas decorrentes. 2.2 Consolidao Poltica A consolidao poltica e econmica do mundo europeu fazia com que houvesse uma maior necessidade de desenvolvimento cientfico e tecnolgico: na arquitetura e construo civil, com o crescimento das cidades e fortificaes; nas tcnicas empregadas nas manufaturas e atividades artesanais, que comeam a se desenvolver; e na medicina e cincias correlatas. 2.3 Pensamento Aristotlico O saber tcnico-cientfico do mundo europeu era nesta poca extremamente restrito e a contribuio dos rabes ser fundamental para este desenvolvimento pelos conhecimentos de que dispunham de matemtica, de cincias (fsica, qumica, astronomia, medicina) e de filosofia. O pensamento agora (Aristotlico) ser marcado pelo empirismo e materialismo.

3. A poca
O enredo desenvolve-se na ultima semana de 1327, num monastrio da Itlia medieval. A morte de sete monges em sete dias e noites, cada um de maneira mais inslita - um deles, num barril de sangue de porco, o motor responsvel pelo desenvolvimento da ao. A obra atribuda a um suposto monge, que na juventude teria presenciado os acontecimentos. Este filme uma crnica da vida religiosa no sculo XIV, e relato surpreendente de movimentos herticos. Para muitos crticos, o nome da rosa uma parbola sobre a Itlia contempornea. Para outros, um exerccio monumental sobre a mistificao.

4. O Ttulo
A expresso "O nome da Rosa" foi usada na Idade Mdia significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que no esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de ento" , centro real desse romance, a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande nmero, cdigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram atravs dos sculos.

5. Biblioteca do Mosteiro
Durante a Idade Mdia umas das prticas mais comuns nas bibliotecas dos mosteiros eram apagar obras antigas escritas em pergaminhos e sobre elas escreve ou copiar novos textos. Eram os chamados palimpsestos, livretes em que textos cientficos e filosficos ma Antigidade clssica eram raspados das pginas e substitudos por oraes rituais litrgicos. O nome da rosa um livro escrito numa linguagem da poca, cheio de citaes teolgicas, muitas delas referidas em latim. tambm uma crtica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violncias sexuais, os conflitos no seio dos movimentos herticos, a luta contra a mistificao e o poder. Uma parbola sangrenta pattica da histria da humanidade Baseado: No romance de mesmo nome de Umberto Eco. 5.1 - Pensamento O pensamento dominante, que queria continuar dominante, impedia que o conhecimento fosse acessvel a quem quer que seja, salvo os escolhidos. No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar no final era morto. S alguns tinham acesso. uma alegoria do Umberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Mdia, dominado pela igreja. A informao restrita a alguns poucos representava dominao e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorncia todos os outros.

6. Histria
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um novio que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itlia. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a ateno desviada por vrios assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville comea a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, alm dos mais religiosos acreditarem que obra do Demnio. William de Baskerville no partilha desta opinio, mas antes que ele conclua as investigaes Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Gro-Inquisidor, chega no local e est pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele no gosta de Baskerville, ele inclinado a coloc-lo no topo da lista dos que so diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideolgica entre franciscanos e dominicanos, travada enquanto o motivo dos assassinatos lentamente solucionado. O ano 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegao Papal se renem num monastrio Beneditino para uma conferncia. Mas a misso deles subitamente ofuscada por uma srie de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de deduo, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu novio Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistrio. Mas antes que William possa completar sua investigao, o monastrio visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor est determinado a erradicar a heresia atravs da tortura e se William, o caador, persistir na sua busca, tambm se tornar caa. Mas medida que Bernardo Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisio, William e Adso voltam biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinria ...

Resumo de "O Nome da Rosa"


Do ponto de vista do filme que hoje est sendo abordado, notamos que a histria passa em um mosteiro na Itlia Medieval. A idade mdia assistiu, em sua agonia um grande debate Filosfico Religioso. Perdido o equilbrio do tomismo, o homem medieval caiu em dois extremos opostos. De um lado os humanistas racionalistas Frei Guilherme de Ockham, um dito moderno. Tais humanistas cultivaram o antropocentismo julgaram que graas Pa cincias e a tcnica, o homem seria capaz de vencer todas as misrias do mundo, at criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural. De outro lado msticos com viso extremamente pessimista da realidade. Para eles o mundo era intrinsecamente mau e irredimvel por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade. Acreditavam que a razo humana era m e s seria desejvel perder-se no nada divino. No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, isto aborda muito a violncia.

H tambm uma violncia sexual, no qual mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois so mortas. Movimentos eclticos do sculo XIV, a luta contra a mistificao, o poder, o esvaziamento de valores pela demagogia, so mostrados em um cenrio sangrento sobre a poltica da historia da humanidade.

Potrebbero piacerti anche