Sei sulla pagina 1di 16

FACULDADE PIO DCIMO ADRIANA LIMA JOSEANE SANTOS TASE CARVALHO

RELATRIO DE ANLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: NVEL OPERANTE TREINO DE BEBEDOURO MODELAGEM E REFORAMENTO CONTINUO.

Aracaju 2012

ADRIANA LIMA JOSEANE SANTOS TASE CARVALHO

RELATRIO DE ANLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: NVEL OPERANTE TREINO DE BEBEDOURO MODELAGEM E REFORAMENTO CONTINUO.

Relatrio n1 apresentado no curso de graduao em Psicologia da Faculdade Pio Dcimo, como parte dos requisitos para a aprovao na disciplina de Anlise Experimental do Comportamento, tendo como docente responsvel a prof. Msc. Marcela Flores.

Aracaju 2012

RESUMO

O presente relatrio foi elaborado a partir das aulas prticas da disciplina Anlise Experimental do Comportamento, realizadas no Biotrio da Faculdade Pio Dcimo tendo como objetivo principal relacionar as teorias aprendidas durante as aulas expositivas da disciplina. O estudo terico e as prticas experienciais foram realizados atravs da tcnica de Skinner, fazendo uso da observao para anlise do comportamento de estmulo-resposta de um rato albino. Inicialmente, antes de qualquer operao experimental, as experimentadoras mediram o nvel operante dos comportamentos do sujeito, em seu primeiro contato com a caixa de Skinner. Na sesso seguinte, denominada Treino de Bebedouro, o objetivo foi fazer com que o sujeito associasse o rudo do bebedouro com a apresentao da gua (reforo). Feita essa discriminao, as experimentadoras puderam modelar a resposta de presso na barra, isto , instalaram no sujeito experimental alguns comportamentos que ainda no faziam parte do seu repertrio. Isto foi possvel atravs da apresentao do reforo (gua) mediante respostas prximas resposta desejvel de pressionar a barra. Assim, o sujeito apresentou alta frequncia de respostas de presso na barra entrando no esquema de reforamento contnuo. Aps os experimentos feitos e as folhas de respostas devidamente preenchidas, os dados foram organizados em tabelas ou grficos apresentados nesse relatrio. Com isso, foi possvel compreender o comportamento envolvido na aprendizagem, saber utilizar o conhecimento cientfico para a observao do comportamento com a utilizao de tcnica e mtodo observacional e experimental.

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano Jonh B. Watson, este termo ingls behavior, significa comportamento e traduz perfeitamente aquilo que Watson considerava ser o objeto da psicologia. Influenciado por ideias mecanicistas e positivistas, pretendia transformar a psicologia numa cincia aplicvel no apenas a animais, mas tambm aos seres humanos. O comportamentalismo defendia que a psicologia deveria ser a cincia do comportamento, deixando de lado o estudo introspectivo da conscincia. Assim, o objetivo da psicologia deveria ser a predio e o controle do comportamento, utilizando o mtodo da observao, de tese, relato verbal e do reflexo condicionado. (SHULTZ, 2000) Em seus estudos, Watson fundamenta-se no condicionamento clssico, conceito desenvolvido por Ivan Pavlov, que atravs do estudo da salivao de ces, concluiu que os ces no salivavam apenas por causa da comida, mas tambm pela associao de algum som, gesto ou imagem obteno da comida. Pavlov realizou diversos experimentos em situao controlada de laboratrio baseando-se nessas observaes e denominou esse fenmeno de condicionamento clssico. Tambm averiguou que um estmulo neutro quando emparelhado a um estmulo incondicionado gera um reflexo condicionado. (MOREIRA & MEDEIROS, 2007) Watson confirmou a teoria pavloviana do condicionamento atravs de um experimento conhecido como o pequeno Albert e o Rato, segundo o qual se confirma que se os organismos podem aprender novos reflexos, podem tambm aprender a sentir novas emoes (MOREIRA & MEDEIROS, 2007) Watson, atravs do conceito de condicionamento clssico de Pavlov, estudou o comportamento respondente, enquanto outro terico comportamentalista chamado B. F. Skinner, dedicou-se ao estudo do comportamento operante. Skinner foi, segundo Bock (2002, p. 46), o mais importante behaviorista depois de Watson. Sua perspectiva foi batizada por ele mesmo de Behaviorismo Radical, termo usado para denominar uma filosofia da cincia do comportamento, a qual se props defender por meio da anlise do comportamento e tendo coo base o comportamento operante. Vale fazer uma ressalva sobre a diferena que existe entre Anlise Experimental do comportamento e o Behaviorismo Radical. A Anlise Experimental do Comportamento considerada uma abordagem psicolgica cujo objeto o homem e suas relaes de interao

com o meio, enquanto o Behaviorismo Radical uma filosofia que fundamenta a anlise do comportamento. Toda a teoria de Skinner segue um vertente empirista, necessitando de comprovao prtica atravs de experimentos em laboratrio. O objetivo de seus experimentos era comprovar que o comportamento determinado (controlado) pelo ambiente, no sentido de que o ambiente alteraria as possibilidades de ocorrncia de um determinado comportamento (comportamento operante). Skinner, preocupado com o controle cientfico de seus experimentos, realizou a maioria de seus estudos com animais inferiores, em especial o rato branco e o pombo. Desenvolveu um aparelho adequado para o estudo animal que ficou conhecido como Caixa de Skinner, composta por uma alavanca (barra) e um fornecedor de gua ou comida. O animal colocado dentro da caixa e quando pressiona a barra sob as condies antecipadamente estabelecidas pelo condutor do experimento, recompensado com a obteno de gua ou comida. Assim, o comportamento do animal vai paulatinamente se modificando (moldando) at que se obtenham respostas que no faziam parte do seu repertrio comportamental.
O comportamento operante fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta. Enquanto o comportamento respondente controlado por seus antecedentes, o comportamento operante controlado por suas consequncias. (REESE apud FADIMAN, 1986, p.194)

Aos estmulos consequentes cuja apresentao aumenta a probabilidade de um comportamento, deu-se o nome de reforo. As concluses de Skinner depois de seus experimentos com a sua caixa homnima, o levaram a afirmao de que o repertrio comportamental de homens e animais composto quase que totalmente de aes denominadas operantes e cujo principal caracterstica seria operar no ambiente. Partindo do conhecimento adquirido sobre o condicionamento operante e as definies que o envolvem, iniciamos os experimentos relatados neste documento, a fim de verificar na prtica a veracidade dos conhecimentos aprendidos em aulas expositivas. Baseando-nos nos princpios da Anlise Experimental do Comportamento, pretendamos modificar o repertrio comportamental de um sujeito experimental atravs da aplicao sistemtica dos princpios do reforamento logo aps um comportamento desejvel. (WHALEY & MALLOT, 1980)

MTODO

Sujeito

Nas sesses experimentais foi usado um nico sujeito, um rato branco da raa Rattus Norvegicus, do sexo masculino e com idade entre 90 e 120 dias aproximadamente. O animal experimentalmente ingnuo e foi privado de gua antes de cada experimento por uma media de tempo entre 12 e 27 horas, apresentando bom rendimento em todos os exerccios realizados. O sujeito mantido em condies apropriadas no biotrio da Faculdade Pio Dcimo, que fica localizado em seu hospital-escola. O responsvel pelos cuidados com o animal o bioterista, o Sr. Jos Carlos.

Aparelhos

O instrumento utilizado para os experimentos foi a caixa de condicionamento operante, tambm conhecida como Caixa de Skinner, constituda de alumnio na cor cinza. Em sua lateral direita existe um bebedouro na altura do piso e alguns centmetros acima uma barra que ao ser pressionada aciona um interruptor que leva o pescador (dispositivo de conduo da gota de gua) at a cuba de gua acoplada caixa e trs uma gota de gua at o bebedouro. Tambm foi feita a utilizao dos controles da caixa de Skinner, que permitem seu uso manual ou automtico. As experimentadoras tambm utilizaram um cronmetro, caneta e folha de registro especfico para cada experimento realizado.

Ambiente Experimental

Os procedimentos foram realizados no biotrio da Faculdade Pio Dcimo, localizado em seu hospital-escola. Ao entrar na sala pode-se observar um bir com uma cadeira para o professor, uma estante de metal e duas portas, uma que vai dar numa sala onde ficam alojados os animais e outra que serve para guardar os objetos dos alunos. A sala ampla e dividida em trinta e trs pequenas cabines numeradas, cada uma equipada com uma mesa de alumnio, com a caixa de condicionamento operante em cima, e um banco tambm de alumnio. Durante os experimentos realizados houve interferncias de rudos que vinham de outros experimentadores, de portas que bateram ou dos bancos de alumnio sendo arrastados. No houve em nenhum dos experimentos realizados, o silencio apropriado para o ambiente experimental.

Procedimentos

Os experimentos foram distribudos nas etapas abaixo discriminadas: - 1 exerccio: Nvel Operante - 2 exerccio: Treino de bebedouro - 3 exerccio: Modelagem e reforamento contnuo (CRF)

1 EXERCICIO: NVEL OPERANTE

A primeira sesso de aulas prticas da disciplina Analise Experimental do Comportamento tinha como objetivo a observao e o registro do nvel operante dos comportamentos do sujeito experimental em seu primeiro contato com a caixa de Skinner. O nvel operante a forma como o sujeito experimental age sobre o ambiente antes que ocorra qualquer tipo de alterao no mesmo. Isto preciso porque s possvel determinar qual seria o efeito de uma mudana no ambiente sobre o sujeito, se j soubermos como ele atua no ambiente livre e sem manipulao alguma. A partir da observao do sujeito experimental, foi possvel a coleta e a manipulao de dados sobre o seu comportamento antes e depois da manipulao de variveis e da apresentao do estmulo reforador.

Procedimentos

Realizado no dia 22 de maro de 2012 das 17hs e 40 minutos s 18hs e 15 minutos. O primeiro procedimento adotado foi a pesagem do animal (privado de gua durante 12 horas), cujo peso inicial era de 284 g. Verificou-se a posio manual de funcionamento da caixa de condicionamento operante e o animal foi colocado dentro da caixa, onde no havia gua disponvel. As experimentadoras registraram na folha de registro o repertrio de comportamentos apresentados por minuto, pelo sujeito sem qualquer interferncia, durante trinta minutos. Durante a pratica desse exerccio foram observados e registrados comportamentos especficos. Esses comportamentos foram descritos por Moreira e Medeiros (2007), so eles: a) Pressionar a barra (de modo a ouvir seu clic); b) Tocar a barra (sem produzir rudo caracterstico); c) Farejar; d) Levantar-se;

e) Limpar-se.

RESULTADOS

TABELA 1: REGISTRO DOS COMPORTAMENTOS NO NVEL OPERANTE MIN PRESSIONAR TOCAR FAREJAR LEVANTAR LIMPAR-SE TOTAL 01 1 1 12 1 1 23 3 3 34 1 1 2 45 1 1 56 1 1 67 1 1 2 78 1 1 89 1 1 9 10 1 1 10-11 1 1 11-12 1 1 12-13 1 1 13-14 1 1 14-15 1 1 15-16 1 1 16-17 1 1 17-18 18-19 1 1 19-20 20-21 21-22 22-23 23-24 24-25 25-26 26-27 1 1 27-28 28-29 1 29-30 0 10 8 2 3 24

Nos minutos que correspondem aos totais vazios o sujeito apresentou comportamento de deitar ou de dormir.

GRAFICO 1: FREQUENCIA DE COMPORTAMENTOS APRESENTADOS NO NVEL OPERANTE

NVEL PERANTE
12 10 8 6 4 2 0 PRESSIONAR TOCAR FAREJAR LEVANTAR LIMPAR-SE

DISCUSSO

Os resultados deste exerccio apresentaram o desempenho inicial do sujeito experimental em seu primeiro contato com a caixa de Skinner, sem que houvesse qualquer interferncia por parte das experimentadoras. Diante do nvel operante do animal, observa-se uma grande variabilidade de comportamentos, sendo que os comportamentos que apresentam uma maior frequncia so: Tocar a barra e Farejar. Observaram-se outros comportamentos como: deitar, dormir e roer, sendo que nos ltimos minutos do exerccio o comportamento de deitar e de dormir foram constantes.

2 EXERCCIO: TREINO DE BEBEDOURO

O experimento denominado Treino de bebedouro foi realizado logo depois da verificao do nvel operante do sujeito. O objetivo desse experimento a associao de um estmulo neutro com a apresentao do estmulo reforador, ou seja, associar o barulho do bebedouro com a obteno de gua (reforo). Como se trata de um sujeito que nunca emitiu a resposta que desejamos reforar foi necessrio utilizar um procedimento de aprendizagem para que o animal seja capaz de emitir o comportamento desejvel. Para que o sujeito alcanasse o objetivo final, foi indispensvel o uso de um reforador positivo, que no caso foram as gotas de gua apresentadas logo aps o barulho do bebedouro.

Procedimento

Verificou-se o funcionamento da caixa de condicionamento, que deveria funcionar no modo manual. Logo que o animal entrou na caixa uma das experimentadoras ofereceu o reforo pressionando a chave de forma que uma gota de gua entrasse no bebedouro. Depois disso, esperou-se que o sujeito encontrasse a gua e a bebesse, enquanto as experimentadoras tomavam nota do tempo gasto pelo animal para tal. A princpio foram oferecidos trs reforos sem que o animal se afastasse do bebedouro (bastando apenas que levantasse a cabea). Em seguida, as experimentadoras aguardaram que o sujeito andasse pela gaiola, se afastando da barra para que acionassem novamente o bebedouro, esperando mais uma vez que o animal encontrasse a gua. Esse procedimento foi repetido por quinze vezes at que o sujeito experimental demorasse de um a trs segundos para encontrar a gua. Ao final dos procedimentos o animal foi pesado e verificou-se que seu peso era de 285 g.

RESULTADOS

Segundo os dados da folha de registro abaixo, o tempo de reao em segundos para que o espcime encontrasse a gua (reforo) aps a apresentao do estmulo neutro, variou entre 60 e 1 segundo, seguindo uma mdia decrescente.

Tentativas 1 tentativa 2 tentativa 3 tentativa 4 tentativa 5 tentativa 6 tentaiva 7 tentativa 8 tentativa 9 tentativa 10 tentativa 11 tentativa 12 tentativa 13 tentativa 14 tentativa 15 tentativa 16 tentativa 17 tentativa

RT. (Tempo em segundos) 60 seg 17seg 1seg 42 seg 09 seg 16 seg 9 seg 9 seg 9 seg 9 seg 6 seg 10 seg 2 seg 3 seg 3 seg 2 seg 2 seg

R. de beber X X X X X X X X X X X X X X X X X

Observao Primeira gota apresentada

No grfico 2 podemos visualizar melhor esta diminuio do tempo de resposta:

Treino de bebedouro (tempo em seg)


70 60 50 40 30 20 10 0

DISCUSSO

Podemos perceber atravs dos dados apresentados acima que houve variao de tempo entre as tentativas realizadas. O tempo de reao do sujeito foi caindo a medida que o mesmo associava o barulho caracterstico do bebedouro obteno do reforo. Em momento algum o sujeito demonstrou qualquer perturbao em funo do barulho que podia ser ouvido na sala, apesar de esses rudos em alguns momentos (como por exemplo, na 4 tentativa) ter atrasado a reao do sujeito. Assim, fica ntida a influencia do ambiente experimental na obteno dos resultados. Embora no tenha sido demonstrado por grficos ou tabelas, as experimentadoras puderam observar tambm grande variao no tempo em que o sujeito permanecia no bebedouro antes de afastar-se novamente (em mdia 50 30 segundos). De acordo com os dados apresentados durante esse exerccio, foi possvel concluir que o sujeito conseguiu cumprir a meta de associar o som do bebedouro (estmulo neutro) obteno de gua (reforo). Durante o exerccio foi observado tambm que o sujeito subiu na barra trs vezes e pressionou-a de baixo para cima quatro vezes.

3 EXERCICIO: MODELAGEM E REFORAMENTO CONTINUO

Realizados no dia 03 de Abril de 2012, tendo incio as 19hs e terminando s 19hs e 42 minutos. O objetivo desse exerccio instalar no repertrio do sujeito o comportamento de pressionar a barra por meio da tcnica de aproximaes sucessivas. Isso consiste em reforar respostas aproximadas ao comportamento desejado de forma que cada vez se aproximem mais do comportamento de presso na barra. Ao final desse exerccio, o animal precisa estar apto a obter reforo (gua) sem a interveno das experimentadoras.

Procedimentos

Antes do inicio do experimento e depois do seu trmino, o espcime foi pesado e verificou que seu peso era de 302g no inicio e de 308g no final. As experimentadoras fizeram funcionar o bebedouro manualmente depois de t-lo colocado na caixa e esperaram que o animal encontrasse o reforo. To logo o sujeito encontrou a gua, foi iniciada a modelagem atravs do reforamento de respostas aproximadas da resposta pretendida. Foram escolhidos como comportamentos aproximados: Ficar prximo barra, Ficar em p e Subir na barra. Estes comportamentos aproximados foram reforados pelas experimentadoras por 3 vezes cada um. Logo aps a 3 tentativa, o sujeito experimental emitiu o comportamento desejado de presso barra por 5 vezes consecutivas. Logo aps essas 5 respostas de presso barra consecutivas, as experimentadoras colocaram a caixa para o modo de funcionamento automtico, iniciando assim o reforamento continuo at que o sujeito passa 10 minutos sem emitir o comportamento de presso barra.

RESULTADOS

A modelagem do sujeito aconteceu depois da 3 tentativa de aproximaes sucessivas (aos 2min e 15seg de exerccio). Ao colocarem a caixa experimental no modo automtico, o exerccio passou para a fase de reforamento contnuo. Durante essa fase do experimento, o sujeito pressionou a barra por 27 vezes em um curto intervalo de tempo. A ltima (tentativa n 27) resposta de presso barra apresentada ocorreu aos 24min e 28seg do exerccio. Durante os 10min em que no houve resposta de presso barra o sujeito permaneceu prximo barra e emitiu comportamentos de farejar a barra e o bebedouro. O exerccio de modelagem alcanou o seu objetivo final na medida em que o animal emitiu o comportamento de pressionar a barra recebendo reforo sem a interveno das experimentadoras. Essa rpida aquisio da resposta desejada se deve ao fato de que o processo desse exerccio se focalizou em apenas 3 comportamentos muito prximos a resposta de pressionar a barra. O sujeito j demonstrava desde a primeira sesso experimental, o comportamento de subir na barra, facilitando a modelagem.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. & TRASSI, T. M. L. Psicologias: Uma nova Introduo ao estudo da psicologia. 13ed. So Paulo: Saraiva 2002. FADIMAN, J. & FRAGER, R. Teorias da Personalidade. So Paulo: Harbra, 1986. WHALEY, D. L. & MALOTT, R. W. Princpios Elementares do Comportamento. So Paulo: E.P.U., 1980. MOREIRA, M. B. & MEDEIROS, C. A. Princpios Bsicos de Anlise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. SHULTZ, D. P. & SHULTZ, S. E. Histria da Psicologia Moderna. So Paulo: Cultrix, 2000.

Potrebbero piacerti anche