Sei sulla pagina 1di 5

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso.

Esplanada dos Ministrios, Bloco L, 2 andar sala 200 CEP: 70.047-900 Braslia, Distrito Federal, Brasil. Fone: (61) 2022-9217/9218 Fax: (61) 2022-9020 NOTA TCNICA N 62 / 2011 / MEC / SECADI /DPEE Data: 08 de dezembro de 2011. Assunto: Orientaes aos Sistemas de Ensino sobre o Decreto n 7.611/2011. O Ministrio da Educao, por meio da Diretoria de Polticas de Educao Especial - DPEE, da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso SECADI recebeu manifestaes e pedidos de esclarecimento sobre o Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011, encaminhados por gestores de secretarias de educao, professores de instituies de educao superior e representantes dos movimentos sociais. A partir de tais manifestaes, consideram-se os seguintes aspectos: 1. A Poltica de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva O atual Decreto no determinar retrocesso Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (MEC, 2008), pois o direito a um sistema educacional inclusivo em todos os nveis est assegurado na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia ONU/2006, ratificada no Brasil com status de Emenda Constitucional pelos Decretos n. 186/2008 e n. 6.949/2009. Destaca-se tambm que a perspectiva inclusiva da educao especial foi amplamente discutida durante a Conferncia Nacional de Educao CONAE/2010, que em seu Documento Final, deliberou que a educao especial tem como objetivo assegurar a incluso escolar de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas turmas comuns do ensino regular. Este documento orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso ao ensino comum, a participao, a aprendizagem e a continuidade nos nveis mais elevados de ensino; a transversalidade da educao especial desde a educao infantil at a educao superior; a oferta do atendimento educacional especializado; a formao de professores para o atendimento educacional especializado e aos demais profissionais da educao, para a incluso; a participao da famlia e da comunidade; a acessibilidade arquitetnica, nos transportes, nos mobilirios, nas comunicaes e informaes; e a articulao intersetorial na implementao das polticas pblicas. (Brasil, 2010, p. 132-134) Atendendo a tais pressupostos, o Decreto n 7.611/2011 corrobora as orientaes para a construo de sistemas educacionais inclusivos, que garantam s pessoas com deficincia o acesso ao sistema regular de ensino. Para a efetivao do direito inalienvel educao, este Decreto, em seu art. 1, incisos I e III, dispe:

I - garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os nveis, sem discriminao e com base na igualdade de oportunidades; III - no excluso do sistema educacional geral sob alegao de deficincia.

2. A Educao Especial como modalidade no substitutiva escolarizao ofertada, preferencialmente, na rede regular de ensino. Os estudos atuais no campo da educao especial indicam que o uso de classificaes no se esgota na mera categorizao atribuda a condio de deficincia, pois as pessoas se modificam continuamente e transformam o contexto onde se inserem. Segundo a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (ONU, 2006), em seu art.1.
[...] a deficincia um conceito em evoluo e resulta da interao entre pessoas com deficincia e as barreiras devidas s atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participao dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Identifica-se nesse contexto, uma ruptura com o modelo de educao especial substitutiva ao ensino regular, que encaminha estudantes considerados no aptos s classes e escolas especiais, separando-os dos demais. Considerando a importncia de ambientes heterogneos para a aprendizagem e de medidas de apoio para a incluso escolar, a Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (MEC, 2008), define:
A Educao Especial uma modalidade de ensino que perpassa todos os nveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza recursos, servios e o atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar escolarizao, aos estudantes pblico alvo da educao especial.

O Decreto n 7.611/2011 no retoma o conceito anterior de educao especial substitutiva escolarizao no ensino regular, mantendo o carter complementar, suplementar e transversal desta modalidade, ao situ-la no mbito dos servios de apoio escolarizao, em seu art.2:
A Educao Especial deve garantir os servios de apoio especializados voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarizao de estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao.

Nesse sentido, a modalidade de Educao Especial parte integrante do ensino regular e no se constitui em sistema paralelo de educao. 3. A oferta complementar ou suplementar do atendimento educacional especializado e demais servios da educao especial: A Constituio Federal (1988) estabelece, no art. 208, inciso III, a garantia de atendimento educacional especializado, aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN (1996), esse atendimento cabe modalidade de Educao Especial, realizado preferencialmente na rede de ensino regular. 2

A Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (MEC, 2008) orienta para que o atendimento educacional especializado, ao longo de todo o processo de escolarizao, esteja articulado proposta pedaggica do ensino comum, definindo que:
[...] o atendimento educacional especializado tem como funo identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos alunos, considerando suas necessidades especficas.

Cabe destacar que o Decreto n 7.611/2011 em seu art. 2, alm de definir como funo da Educao Especial garantir os servios de apoio especializado, explicita o contedo e o carter de tais servios:
1 Para fins desse Decreto, os servios de que trata o caput sero denominados atendimento educacional especializado, compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedaggicos organizados institucional e continuamente, prestados da seguinte forma: I complementar formao dos estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento [...]; ou II suplementar formao de estudantes com altas habilidades/superdotao. 2 O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedaggica da escola, envolver a participao da famlia para garantir pleno acesso e participao dos estudantes, atender s necessidades especficas das pessoas pblico alvo da educao especial, e ser realizado em articulao com as demais polticas pblicas.

4. O financiamento pblico s instituies privadas filantrpicas de Educao Especial: O Decreto n 7.611/2011 no apresenta inovao com relao ao apoio financeiro s instituies privadas filantrpicas que atuam na educao especial, considerando que seus dispositivos transcrevem o art. 60 da Lei n 9.394/1996 e o art. 14 do Decreto n 6.253/2007, que regulamenta a Lei n 11.494/2007, que institui o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB. Igualmente, essas instituies continuam tendo o financiamento pblico por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE e Programa Nacional de Alimentao Escolar PNAE. O apoio financeiro s instituies especializadas mencionadas, referente ao atendimento de pessoas que no esto matriculadas no ensino regular, destina-se, especialmente, quelas que se encontram fora da faixa etria de escolarizao obrigatria, em razo de um processo histrico de excluso escolar. Por outro lado, importa ressaltar que para a transformao de sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, a atual poltica de Educao Especial desenvolvida pelo MEC em parceria com os demais entes federados, desde 2003, implementa aes, ampliando o financiamento pblico direcionado melhoria das condies de acesso e participao dos estudantes pblico alvo da educao especial nas escolas da rede regular de ensino. Com respeito revogao do Decreto n 6.571/2008, que instituiu o duplo financiamento no mbito do FUNDEB, ressalta-se que esta medida se deu em razo de que todo seu contedo foi incorporado pelo Decreto n 7.611/2011, conforme art.8, a seguir: 3

Art.9-A Para efeito da distribuio dos recursos do FUNDEB, ser admitida a dupla matrcula dos estudantes da educao regular pblica que recebem atendimento educacional especializado. 1 A dupla matrcula implica o cmputo do estudante tanto na educao regular da rede pblica, quanto no atendimento educacional especializado. 2 O atendimento educacional especializado aos estudantes da rede pblica de ensino regular poder ser oferecido pelos sistemas pblicos de ensino ou por instituies comunitrias, confessionais ou filantrpicas sem fins lucrativos, com atuao exclusiva na educao especial, conveniadas com o Poder Executivo competente, sem prejuzo do disposto no art. 14. (NR)

Assim, observa-se que o financiamento pblico da Educao Especial tem consolidado uma poltica de acessibilidade nas escolas das redes pblicas de ensino em todo pas. Esta agenda envolve a gesto dos estados, dos municpios e do Distrito Federal na construo de estratgias para a garantia de acessibilidade fsica, pedaggica, nas comunicaes e informaes. Esta poltica de incluso torna-se, cada vez mais, presente nos sistemas de ensino, orientando a elaborao dos projetos pedaggicos das escolas e a formao de professores. 5. O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficincia 2011/2014 e a construo da educao inclusiva nos sistemas de ensino. O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficincia 2011/2014 congrega um conjunto de aes em desenvolvimento nas diferentes reas do Governo Federal, visando promover a incluso social das pessoas com deficincia. O eixo educao consolida as principais aes que vem sendo implementadas pelo MEC, no mbito do Plano de Desenvolvimento da Educao PDE, cujo foco o fortalecimento do regime de colaborao entre os entes federados, visando o desenvolvimento inclusivo das escolas pblicas, conforme o art. 2, inciso IV, do Decreto 6.094/2007, que dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. Assim, ao eixo educao foram incorporadas as seguintes aes: Implantao de Salas de Recursos Multifuncionais; Escola Acessvel; BPC na Escola; Formao Inicial de Professores e de Tradutores e Intrpretes da Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS e Incluir - acessibilidade na educao superior. Com vistas a ampliar o apoio implementao da Poltica de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, o Plano contempla ainda: a ao Transporte Escolar Acessvel; a formao profissional das pessoas com deficincia, por meio do PRONATEC e a criao de cargos de professores e tcnicos para o ensino e traduo/interpretao da Libras nas Instituies Federais de Educao Superior. O Plano reflete os programas voltados efetivao da poltica de incluso escolar, apoiando a promoo de recursos, servios e oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes pblico alvo da educao especial, matriculados na rede pblica de ensino regular. Nesse sentido, o atendimento demanda de instituies especializadas filantrpicas conveniadas fica vinculado oferta do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar escolarizao, da mesma forma que o disposto pelo art. 9 - A que trata do duplo financiamento do FUNDEB.

6. A organizao da educao bilnge nas escolas da rede pblica de ensino: Ao caracterizar-se em compndio dos principais aspectos legais, que regulam a educao das pessoas com deficincia no Brasil, o Decreto n 7.611/2011 considera as disposies constantes do Decreto n 5.626/2005, que institui a educao bilnge e define estratgias para sua construo nos sistemas de ensino. Com a finalidade de cumprir o estabelecido nesse Decreto, o MEC orienta e monitora a insero progressiva da disciplina de LIBRAS nos cursos de formao de professores e de fonoaudilogos, das instituies pblicas e privadas de educao superior. Tambm foram criados os cursos de Letras/LIBRAS, visando a formao inicial de professores e tradutores/intrpretes da LIBRAS; o curso de Pedagogia com nfase na educao bilngue; o Exame Nacional para Certificao de Proficincia no Uso e no Ensino da Libras e para Certificao de Proficincia na Traduo e Interpretao da Libras/Portugus/Libras PROLIBRAS. Nesse sentido, as aes desenvolvidas pela educao especial vem constituindo as condies para a implementao de projetos pedaggicos nas escolas, que atendam a poltica de incluso escolar, assegurando a oferta da educao bilnge aos estudantes surdos, bem como a oferta do atendimento educacional especializado e demais recursos de acessibilidade necessrios para sua efetiva educao. 7. O Decreto n 7.611/2011 a luz dos fundamentos legais da educao inclusiva: Considerando que a Constituio Federal ocupa o topo da hierarquia no ordenamento jurdico brasileiro, a legislao infraconstitucional deve refletir os dispositivos legais nela preconizados. Sabendo que a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia - ONU/2006 foi ratificada pelo Brasil, com fora de Emenda Constitucional, por meio do Decreto n 6.949/2009, seus princpios e compromissos devem ser assumidos integralmente, assim como, devem ser alterados os instrumentos legais que os contrapem. Desta maneira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, promulgada em 1996, o Decreto n 5.626/2005 e o Decreto n 7.611/2011 devem ser interpretados luz dos preceitos constitucionais atuais.

Ministrio da Educao/ MEC Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso/SECADI Diretoria de Polticas de Educao Especial/DPEE

Potrebbero piacerti anche