Sei sulla pagina 1di 4

ANO LECTIVO 2011 / 2012 FICHA FORMATIVA DE CINCIAS NATURAIS - 7 ANO Nome ________________________________________________ N.

______ Ano_____ Turma ______

Estrutura Interna da Terra


1. Com base no esquema da figura 1, responde s questes que se seguem.

1.1. Faz a legenda da figura 1.


A ____________________________________ B ____________________________________ C ____________________________________ D ____________________________________ E ____________________________________ F ____________________________________ G ____________________________________ H ____________________________________
H F Figura 1 G

1.2. Completa os espaos em branco com os termos adequados. A ____________ _____________ mais espessa e mais antiga que a ______________ ______________, sendo esta ltima mais fina e mais recente constituindo o fundo dos oceanos. A litosfera uma camada muito rgida que formada pela ______________ e pela parte ______________ do ________________. Est dividida em ____________ _______________que se movimentam sobre uma camada viscosa e plstica que se chama _________________.

2. Classifica as afirmaes que se seguem como verdadeira (V) ou falsa (F).

A Para o estudo da estrutura interna da Terra existe apenas um mtodo: o mtodo directo. _____ B A observao da constituio das rochas superfcie faz parte dos mtodos indirectos. _____ C As exploraes de jazigos e as sondagens so considerados mtodos directos. _____ D Os estudos realizados pelos mtodos directos fornecem-nos informaes sobre todas as camadas da Terra. _____ E Atravs da actividade vulcnica possvel tirar informaes sobre a composio qumica e as condies de temperatura dos materiais que constituem o interior da Terra. _____ F O estudo da velocidade das ondas ssmicas e do seu percurso, no interior da Terra, permite concluir que esta apresenta uma variedade na sua constituio. _____ G O estudo comparativo dos meteoritos faz parte dos mtodos directos. _____ 2.1. Corrige as afirmaes que consideraste falsas.

A importncia da explorao dos fundos ocenicos


1. Com a evoluo da tecnologia, foi possvel melhorar o conhecimento dos fundos ocenicos, permitindo traar cartas dos fundos marinhos. Observa atentamente a figura 2, que pretende representar a morfologia dos fundos ocenicos.
1 2 3

Figura 2

1.1. Faz a legenda da figura 2. 1 - ________________________ 2 - _________________________ 3 - ________________________ 4 - ________________________ 5 - _________________________ 6 - ________________________ 1.2. Completa as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada espao em branco o respectivo nmero da figura 2. A Nos fundos ocenicos existem cadeias montanhosas submarinas, as ____ rodeadas por extensas regies planas, as ____. B - Os continentes prolongam-se atravs da ____, que termina num declive acentuado, o _____. C Os fundos ocenicos formam-se a partir do _____ e so destrudos ao nvel das _____. 1.3. Comenta a seguinte afirmao: Nas dorsais ocenicas forma-se, continuamente, nova litosfera.

Teoria da Tectnica de Placas


1. Observa com ateno os esquemas da figura 3, onde est assinalado, com setas, o sentido do movimento das placas litosfricas.

2 1
L M

II

a.
3 III Figura 3

1.1. Identifica a placa tectnica na qual de situa o Arquiplago da Madeira.

1.2. As rochas das zonas L e M do fundo ocenico foram comparadas entre si, concluindo-se que: A - As rochas L e M formaram-se ao mesmo tempo . B - A rocha L formou-se antes de M. C - A rocha L formou-se depois de M. D - A rocha L formou-se depois de M, mas so de natureza diferente. (Assinala com uma cruz X - a opo correcta.) 1.3. Faz a correspondncia entre os limites 1, 2, 3, e 4 e os esquemas I, II e III da figura 3. Limite1 - _____ Limite 2 - _____ Limite 3 - _____ Limite 4 - _____ 1.4. Dos termos a negrito, risca o que no interessa, de modo a tornar as afirmaes correctas. A - No esquema I, as placas esto a aproximar-se / afastar-se, numa zona que tem o nome de rifte / zona de subduco. Com o choque, a placa continental / ocenica mergulha sob a placa continental porque mais leve/ densa. Os seus bordos so classificados como convergentes / divergentes. B - No esquema II, as placas esto a aproximar-se / afastar-se e o espao que se cria preenchido por novo material proveniente do interior da Terra / da eroso das rochas. Os seus bordos so classificados como convergentes / divergentes. 1.5. A simbologia utilizada na figura significa que os limites das placas so: a. divergentes b. convergentes c. transformantes ou deslizantes (Assinala a opo correcta) 1.6. Segundo a teoria anteriormente referida, qual o motor responsvel pelo movimento dessas mesmas placas? Explica sucintamente em que consiste esse mecanismo.

2. Na figura 4, observa-se uma representao esquemtica de duas estruturas resultantes de deformao das rochas.

Figura 4

2.1. Identifica as estruturas I e II.

2.2. Indica o tipo de foras que ter originado as estruturas I e II.

2.3. Em qual dos esquemas pode ocorrer um encurtamento dos terrenos?

3. A figura 5 representa os principais acontecimentos na formao dos Himalaias.

Figura 5

3.1 Indica a ordem cronolgica correcta dos acontecimentos A, B e C.

3.2 Classifica o tipo de limite entre placas litosfricas que levou formao dos Himalaias.

3.3 Explica, resumidamente, como se formou a cadeia montanhosa dos Himalaias.

Potrebbero piacerti anche