Sei sulla pagina 1di 6

Conceitos Bsicos

1. ARQUIVO DE MODELO DE BLOCOS (*.MOD) O arquivo de modelo de blocos contm a informao indexada dos recursos presentes no jazimento, isto : Coordenadas de cada bloco (i,j,k) Unidades geolgicas Teores dos diferentes elementos de interesse Alm disso, possvel encontrar outras caractersticas como: Tonelagens Fatores de ajuste A estrutura deste arquivo a seguinte: Linha Header: Primeira linha (para cada bloco). Contm a informao principal do bloco: i j k np pmcaf ppcaf tonT 22, 33, 15, 6, 1.000, 1.000, 71550 ? i j k: ndices do bloco, com origem no vrtice mais ao sul, mais a oeste e com menor cota do modelo de blocos (fig.1).

Figura 1 Origem ? np: Nmero de pacotes que contm o bloco. Representa as subunidades geolgicas ou litolgicas que formam o bloco. ? pmcaf: Fator de ajuste posicional sobre o custo de lavrar o bloco. ? ppcaf: Fator de ajuste posicional sobre o custo de processamento do bloco. ? tonT: Tonelagem total do bloco.

Linha parcela: Contm a informao correspondente a cada parcela que compe o bloco. i j k rock tonp tonf1 tonf2 12, 58, 60, ITCP, 21450, 28957.5, 1213212.0 ? i j k: ndices da parcela, idnticos aos da linha header respectiva. ? rock: Tipo de rocha que forma parte do bloco (No maior que 4 caracteres) ? tonp: Tonelagem correspondente ao tipo de rocha. ? tonf(x): Tonelagem de fino do elemento x, correspondente ao tipo de rocha que a contm. A quantidade mxima de elementos que pode conter o modelo de blocos 10. A soma de todos os tonp que formam parte de um bloco deve ser menor ou igual a tonp da linha header. Se a soma menor que tonT, ento a diferena considerada como estril. Os diferentes tipos de blocos que podemos encontrar em um arquivo de modelo so os seguintes: ? Blocos de ar: No contm parcelas (np=0) e tonelagem zero (tonT = 0 ). 55, 27, 12, 0, 0.000, 0.000, 0.000 ? Blocos de estril franco: No contm parcelas (np=0) e tonelagem > 0. 32, 27, 12, 0, 1.000, 1.000, 64800 ? Bloco de Minrio: Apresenta nmero de parcelas (np>0), tonelagem total maior que zero e tantas linhas de parcelas como definidas no np. 22, 21, 14, 2, 1.000, 1.000, 64800 22, 21, 14, OX, 2350.000, 408.000, 360.000 22, 21, 14, SF, 8700.000, 384.000, 336.000 Todos os blocos que no apaream fisicamente no arquivo de modelo de blocos, sero considerados com uma tonelagem definida por default no arquivo de parmetros, o qual poder ser ar ou outro valor.

2. ARQUIVO DE PARMETROS (*.PAR) Este arquivo contm principalmente a informao relacionada a: Modelo Econmico (preos, custos e os fatores de ajuste a aplicar). Modelo de Processamento (recuperaes e elementos a obter). Modelo Geotcnico (ngulos de talude).

Entre as variveis bsicas a definir temos: - Dimenses do modelo de blocos: Dimenses de cada bloco, em cada direo. Nmero de blocos em cada direo. Coordenadas de origem do modelo.

- Valores globais: Actives Blocks: Blocos que sero considerados para a otimizao. Restar Interval: Cada quantas horas o programa gravar em um arquivo de trabalho os dados processados.

- Refering Mining Cost: Custo de explotar um bloco de estril referencial localizado em um nvel referencial. Com base a este valor se obter o custo de lavra de qualquer bloco a aplicar o fator de custo referencial pmcost.

Figura 2 Custo Mina

O custo de explotao para um bloco qualquer estar dado pela seguinte equao: Custo Bloco = CAFPOSIC. * CAFTipo de rocha * CAFREF ? CAFPOSIC.: Fator de ajuste de explotao em funo da localizao que tenha o bloco no modelo. ? CAFTipo de Rocha: Fator de ajuste de explotao em funo ao tipo de rocha que contm. ? CAFREF: Valor do custo referencial de explotao. - Fator de Diluio: Maior ou igual a 1. - Fator de Recuperao da Mina: Menor o igual a 1 (no recuperao de planta). - Tonelagem do bloco (valor default). - Modo de seleo: por cut-off ou por fluxo de caixa. O teor que Whittle utiliza para a avaliao o teor de corte crtico, sem considerar custo de mina Cm, j que o toma como custo submergido. Teor de corte crtico = Cp R*$ (caso de um elemento)

Onde: ? Cp = Custo processo; ? R = Recuperao; ? $ = Preo produto. O modo de Cut-off compara os teores de cada bloco o teor de corte crtico (TCC) definindo se o bloco de estril ou de minrio. Se existe mais de um processo de tratamento aplicvel, ento Whittle compara os teores com o primeiro processo que aparece na lista do arquivo (.par) e o envia a esse processo. O modo Cash Flow compara os fluxos de caixa de cada bloco, tratando-o como minrio se paga os custos (fluxo de caixa maior ou igual a zero) ou estril no caso contrario. - Incluir ou no incluir blocos de ar: inclui-se os blocos de ar na otimizao j que o no faze-lo poderia anular alguns arcos.

Figura 3 Excluso de blocos de ar - Revenue factor (RF): Fator de receita pelo qual se gera o set de cavas alinhadas. Por exemplo, se o preo base de 0.7 US$/Lb e quero analisar um mnimo preo de 0.5 US$/Lb e um mnimo de 50 cenrios at mximo de 101. Para o caso de gerar 60 cenrios os valores para RF sero: 1.1 0.5 = 0.6 isto dividido pelos 60 cenrios 0.6/60 = 0.01 ento, RF mnimo: 0.5/0.7 = 0.714 (start) RF mximo: 1.1/0.7 = 1.571 (end) Com um salto de: 0.01 (step) Nmero de decimais: para totais, tonelagens por bloco, revenue factor, quantidades parciais de dinheiro (custos), quantidades totais de dinheiro (VAN). (Para abreviar por milhares utilizar nmeros negativos, por exemplo, para milhares usar 3). Sub-regies: Para especificar setores com distintas caractersticas, possuem forma de paraleleppedos, podendo existir at 20 sub-regies. A unio de todas as sub-regies igual ao modelo completo. As estruturas so geradas de acordo a cada sub-regio. As sub-regies devem ser definidas de acordo ao nmero de blocos, por exemplo em x de 1-65, em y de 1-70 em z de 1-40. Nmero mximo de bancos para gerar estruturas: Whittle recomenda utilizar a seguinte frmula emprica dada para determinar o nmero mximo de bancos a empregar na gerao de estruturas: N = a*8/h Onde: ? a = lado maior do bloco ? h = altura do bloco

Tonelagem: impor este valor default em cada sub-regio onde no exista tonelagem designada no arquivo do modelo. Taludes por sub-regio: permite entrar com at um mximo de 8 ngulos de talude em forma discreta. Para isso deve-se entregar para cada sector considerado, o azimute e sua inclinao medida desde a horizontal (max. 90). O programa interpolar entre cada setor entregando e mostrar o erro de interpolao. O aconselhvel que no supere os 2. Elementos Para cada elemento entrar: Cdigo que representa o elemento. Posio no arquivo de modelo. Nmero de decimais a considerar em totais parciais. Nmero de decimais para cada total global. Nmero de decimais para cada teor Preo Base Custos de venda por unidade: entrar os custos associados com o fino, por exemplo: royalties, fretes, seguros e outros similares.

Tipos de rochas: Cdigo de cada rocha que vem no arquivo do modelo de blocos. Processos: Permite associar a cada tipo de rocha um processo de tratamento correspondente. Por processo entrar: Cdigo do processo Rocha a tratar Custo de processar uma tonelada dessa rocha Element processing cost: custo em separar um elemento de um processo (no um selling cost), por exemplo separar o Au do Cu. Indicar se esse elemento estar afetado por teor de corte ou ser um sub-produto. Recuperao (tanto por um) Os trs ltimos itens servem para impor um teor de corte mnimo ou mximo a cada processo.

Frmulas: permite definir frmulas em funo dos teores, custos, recuperaes, etc. Grupos: servem para agrupar processos simplificando a anlise.

Potrebbero piacerti anche