Sei sulla pagina 1di 2

Intoxicao por Agrotxicos Agrotxicos so produtos qumicos utilizados para combater pragas.

Tambm so chamados de praguicidas, pesticidas, defensivos agrcolas, agroqumicos ou biocidas. Utilizao: Agricultura: controlar insetos, fungos, caros, ervas daninhas, etc; Pecuria: no controle de carrapatos, pulgas, mosca-do-chifre, etc; Domiclio: para matar pulges e larvas em plantas, eliminar cupins, ratos, baratas, algas em piscinas, e carrapatos e pulgas em animais. Todos os agrotxicos so potencialmente perigosos, podem causar danos sade de pessoas, animais e ao meio ambiente. a classe de produto que mais leva a bito. Formas de intoxicao: Contato direto: no preparo, aplicao ou qualquer tipo de manuseio com o produto. Contato indireto: contaminao de gua e alimentos ingeridos. Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respirao e ingesto. Sintomas: Intoxicao aguda: nuseas, tonturas, vmitos, desorientao, dificuldade respiratria, sudorese e salivao excessiva, diarria, chegando at coma e morte. Intoxicao crnica: distrbios comportamentais como irritabilidade, ansiedade, alterao do sono e da ateno, depresso, cefalia (dor de cabea), fadiga (cansao), parestesias (formigamentos), etc. Primeiros socorros: Intoxicao cutnea (pele): retirar as roupas sujas e coloc-las em saco plstico; lavar bem a pele contaminada com gua corrente e sabo por, no mnimo, 10 minutos; no esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; no caso de contaminao nos olhos lavar bem com gua corrente por 15 minutos.

Intoxicao inalatria (pela respirao): - remover a vtima para local fresco e ventilado; - afrouxar as roupas; - fazer respirao boca a boca se houver dificuldade respiratria. Oral: - ler o rtulo do produto para ver se recomendado provocar vmito; - no provocar vmito em pessoas desmaiadas, durante convulses ou em crianas menores de 3 anos; - quando recomendado, provocar vmito baixando bem a cabea do intoxicado e pressionando a base da lngua com o cabo de uma colher ou objeto similar. - no fazer com que o intoxicado beba leite ou lcool. Aps os primeiros socorros deve-se procurar os servios de sade mais prximos, levando o rtulo ou embalagem do agrotxico e o receiturio agronmico. Telefone imediatamente para o Centro de Informaes Toxicolgicas (CIT) 0800 722 6001 Preveno de acidentes com agrotxicos:

Comprar agrotxico somente com receita agronmica; Ler e seguir rigorosamente as recomendaes do rtulo; No carregar nem armazenar junto com alimentos; No utilizar embalagens vazias; No utilizar utenslios domsticos na mistura de produtos; Crianas, gestantes e mulheres que esto amamentando no podem ter contato com agrotxicos; No fumar, beber ou comer enquanto estiver manuseando agrotxicos; Aps o trabalho, tomar banho com gua corrente e sabo; Lavar as roupas de trabalho e equipamentos de uso dirio aps o trabalho; Utilizar equipamento protetor: mscara; culos; luvas; chapu; botas; avental; camisa de manga comprida; cala comprida. Fonte: Ministrio da Sade www.saude.gov.br

CONCLUSO
As doenas causadas pelos agrotxicos representam um grave problema de sade pblica. Pelos registros de intoxicaes feitos pelo Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas (SINITOX) que consolida os dados gerados nos diversos Estados do pas, e coordenado pela Fundao Oswaldo Cruz do Ministrio da Sade, que publica anualmente as estatsticas de casos de intoxicao registrados pelos Centros). Observa-se que h um grande subregistro de efeitos adversos, principalmente os de longo prazo, que podem determinar doenas crnicas. A falta de uma poltica pblica de sade que defina aes de vigilncia e monitoramento de populaes expostas, associada a deficincias estruturais que limitam o diagnstico de efeitos de longo prazo (falta de laboratrios de Toxicologia com equipamentos e metodologias atualizadas, principalmente no setor pblico de sade), so fatores determinantes do atual perfil epidemiolgico das doenas causadas por esses produtos, que representam uma endemia nacional acometendo todos os segmentos da populao rural e urbana do pas. fundamental e urgente reestruturar e implementar Programas de Vigilncia da Sade de Populaes Expostas em todo o Brasil, assim como adequar as instituies acadmicas e de assistncia do Sistema nico de Sade, com tecnologias mais modernas para um melhor e mais precoce diagnstico das doenas causadas pelos agrotxicos, buscando reduzir o nmero de intoxicaes, doenas e mortes causadas por estes agentes qumicos.

Potrebbero piacerti anche