Sei sulla pagina 1di 7

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

1- Informaes Bsicas: Planta baixa e perfil das vias que se cruzam, com abrangncia suficiente verificao da observncia desta Norma; Projetos complementares se houver; Local, atravs da posio quilomtrica ferroviria e designao da via a atravessar; Limites da faixa do domnio ferrovirio, Instalaes fixas ferrovirias existentes nas proximidades; Indicao do ptio ferrovirio anterior e posterior travessia; Memorial descritivo da obra (MTODO CONSTRUTIVO); Assinatura no projeto do projetista, nome completo e n. do CREA; Projeto de drenagem; Placas de sinalizao.
2-

Condio Tcnicas

2.1- Travessias em nvel Desenhos do tipo de proteo adotada; Apresentar justificativa da excepcionalidade da soluo e a razo de no se adotar passagem superior ou inferior, conforme Decreto 1832 art. 10; Estudo quanto intensidade e natureza do trnsito (rodovirio) e do trfego (ferrovirio) na PN com a determinao do grau de importncia; Como medida de segurana o requente dever apresentar tambm uma proposta de sinalizao das PNs com o kit, contendo: - Vertical/horizontal Travessia Ferroviria; - 01 Conjunto Santo Andr: 02 placas em Silk Screen / 01 placa refletiva; - 01 Placa R-1 PARE refletiva; - 02 Taches monodirecional, amarelo, e cola PA-154 com catalisador; - 02 Placas A-39 Passagem de Nvel a 50 / 100 m; - 02 Faixas Filme Pr-formado Stamark, espessura 1,50 mm, cor amarela, com cola. Sto. Andr 3,00 m x 0,20 m.

responsabilidade do requente: - Todas as despesas com instalao, manuteno e vigilncia das PNs; - Realizar campanhas educativas para conscientizar populao sobre os riscos; - Afixar faixas nas proximidades de cada PN, com dizeres sobre obrigatoriedade de parar antes de transpor PNs sob pena de multa, providenciando guardas de trnsito nas PNs, por alguns dias subseqentes, objetivando conscientizar e notificar motoristas que transgredir o Art. 212. Cdigo Nacional de Trnsito.

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

2.2- Travessias Inferiores de veculos Sero estudadas como casos especiais 2.3- Travessias Inferiores de tubulaes. Indicar o produto a ser conduzido, informando devidamente quanto periculosidade do mesmo (inclusive para a contaminao do meio ambiente) e condies tcnicas de sua conduo. O ngulo da travessia, preferencialmente 90 graus; Tamanho nominal dos tubos (da camisa e de conduo); Natureza e especificao da tubulao, conexes e acessrios, de acordo com as Normas Tcnicas Brasileiras; Tipos de juntas; Revestimento; Vedao e ou proteo nas extremidades; Localizao de vlvulas; Respiros (nmero, forma e altura). Perfil da via frrea, no local da travessia, devidamente cotado; Projeto das caixas de passagens e cotao das mesmas em relao ao eixo da ferrovia, que devero estar localizadas fora da faixa de domnio; Projeto para proteo contra corroso, face correntes de fuga em trechos de via eletrificada. A travessia em linha reta. A travessia pode ser atravs de mni-tunel, sendo necessrio o envio da cpia da sondagem. A folga entre a tubulao transportadora e o tubo camisa de no mnimo 50 mm para tubulao de tamanho nominal inferior a 150 mm e de 100 mm no mnimo nos demais casos. O comprimento do tubo camisa observa a maior das seguintes distncias, medida perpendicularmente ao eixo da via: a) 0,50m alm do p do talude; b) 1,00m alm do eixo da valeta; c) 8,00m para cada lado do eixo da via, quando o tubo vedado em ambas s extremidades. d) 14,00m para cada lado do eixo da via, quando o tubo aberto nas extremidades. O tubo camisa instalado de modo a evitar a formao de correntes lquidas sob a via frrea, com um apoio liso e regular ao longo de toda a sua extenso, sendo inclinado para uma de suas extremidades. Na instalao do tubo camisa, observada uma distncia vertical MNIMA de 1,80m do boleto do trilho mais baixo ao ponto extremo mais alto do tubo. Na faixa de domnio ferroviria, no situada sob a via, profundidade do tubo camisa, a partir da superfcie do solo ou do fundo da valeta, de no mnimo 1,20 cm. Com indicao da distncia horizontal do trilho externo ao eixo da tubulao.

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

A tubulao NO pode ser instalada dentro do bueiro, no vo de ponte ou pontilho ferrovirio, a menos de 15m de qualquer dessas obras de arte, assim como, de qualquer instalao fixa ferroviria. Devero ser instaladas vlvulas de interrupo e ou poos de visita, que permitiro isolar completamente a travessia, fora da faixa de domnio. No caso de existncia de estaes de controle automtico, as vlvulas podem ser dispensadas pela ferrovia. A travessia assinalada por uma placa indicativa a ser conservada pelo usurio localizada dentro da faixa de domnio ferrovirio que indica, pelo menos: a) Tamanho nominal; b) Profundidade; c) Produto conduzido; d) Entidade responsvel pela travessia; e) Providncias em caso de emergncia; A tubulao isolada de condutores de eletricidade subterrneos. O tubo camisa do tipo para uso mecnico e fludo dinmico, observada a CB15 e de ao com limite de escoamento de 250N/mm2. Considerar as estabilidades do terreno, das obras de terra e das obras da travessia para as cargas ferrovirias devido aos trens tipos adotadas pela FCA. Descrio do sistema de manuteno e operao. 2.4- Travessias Superiores Desenhos do tipo de proteo adotada; Projeto de drenagem; Angulo da travessia; Gabarito ferrovirio: Gabarito vertical: altura livre 6,75m a partir do topo do trilho; Gabarito lateral: 6,00m para cada lado a partir do eixo da ferrovia; Sinalizao ativa e/ou passiva; Memria do clculo Estrutural; Sondagens. 2.5- Travessias Areas ou Subterrneas (energia e telecomunicaes) Elaborao do Projeto de Travessia (completo), com as seguintes orientaes e itens bsicos listados que devem constar no projeto; O projeto de travessia (completo) dever ser elaborado por profissional / empresa habilitada e/ou credenciada pela concessionria / operadora local; Dever ser apresentada a ART do projetista responsvel pelo projeto com CREA, assinatura, endereos, telefones, contatos, etc. O projeto dever ter logotipo / Identificaes do solicitante, concessionrio, responsvel tcnico, CREA, assinatura, endereos, telefone, contatos, etc... O projeto dever apresentar a planta de situao com identificao e indicao dos ptios, estaes e das paradas de trens anteriores e posteriores travessia, localizao, referncias e escalas;

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

O projeto dever apresentar a planta baixa com medidas e escalas; O projeto dever apresentar a planta em perfil e corte com medidas, cotas, escala e informaes;

O projeto dever apresentar os postes ou estruturas da travessia com os devidos estaiamentos ou ancoragens; Para o estaiamentos: utilizar 3(trs) estais com cabo de ao galvanizado de dimetro mnimo 3/8. No havendo possibilidade de instalar estais, as bases dos postes ou estruturas devero ser concretada;

O projeto dever apresentar as tabelas com os clculos dos esforos de trao de montagem, conforme as Normas Vigentes ABNT, NBR, NB; O projeto dever apresentar as tabelas com caractersticas tcnicas eltricas e mecnicas, conforme as Normas Vigentes ABNT, NBR, NB; O projeto dever apresentar os detalhes das estruturas de sustentao e fixao: - postes, isoladores, identificao, tipo, vista superior, vista lateral, etc. Para os isoladores de disco: 150 mm para porcelana e 175 mm para vidro: - Classe 7,5 KV = > 02 isoladores. - Classe 25 KV = > 04 isoladores. - Classe 15 KV = > 03 isoladores. - Sistema de Neutro = > 01 isolador.

O projeto dever apresentar as detalhes dos aterramentos de toda as partes metlicas da travessia, com medio 5 ohms, sendo que os dados e mtodos de medio devem ser evidenciados e apresentados no projeto; ngulo permitido de cruzamento com a via frrea: - entre 60 e 120 (areo); - e 90 (subterrnea) em linha reta. Altura do condutor mais baixo da travessia em relao ao boleto do trilho: - Mnimo de 10m para ferrovia no eletrificada e no eletrificvel; - Mnimo de 12m para ferrovia eletrificada ou eletrificvel. Distncia do condutor mais baixo da travessia em relao s linhas areas de telecomunicaes da ferrovia: - D = 1,8 + 0,08 V (m) => at 15 KV (V em KV). - D = 3,0 + 0,015 V (m) => para tenses acima de 15 KV (V em KV).

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

Distncia do condutor mais baixo da travessia em relao s linhas areas de energia da ferrovia: - D = 1,8 + 0,08 (V1 + V2) / 2 (m) => at 15 KV (V1 e V2 em KV). - D = 3,0 + 0,015 (V1 + V2) / 2 (m) => para tenses acima de 15 KV (V1 e V2 em KV).

Para travessia subterrnea, a instalao do eletroduto deve ser observada uma distncia vertical MNIMA de 1,80m do boleto do trilho mais baixo ao ponto extremo mais alto do tubo.

Para travessia subterrnea, na faixa de domnio ferroviria, no situada sob a via, profundidade do eletroduto, a partir da superfcie do solo ou do fundo da valeta, de no mnimo 1,20cm. Com indicao da distncia horizontal do trilho externo ao eixo da tubulao; Para travessia subterrnea, a tubulao NO pode ser instalada dentro do bueiro, no vo de ponte ou pontilho ferrovirio, a menos de 15,0m de qualquer dessas obras de arte, assim como, de qualquer instalao fixa ferroviria; Para travessia subterrnea, o projeto das caixas de passagem dever apresentar a cotao das mesmas em relao ao eixo da ferrovia e devero estar localizadas fora da faixa de domnio; O projeto dever ser aprovado pela concessionria / operadora e apresentar os procedimentos de instalao e memorial descritivo (mtodo construtivo); O projeto dever apresentar as relao bsica de materiais com especificao ou tipo do material e quantitativo; Esta norma com suas respectivas orientaes aplicam-se tambm aos projetos de repotenciao, reisolamento e/ou reforma de linhas areas ou subterrnea de energia; O projeto dever apresentar as justificativas da excepcionalidade da soluo e a razo de No se adotar a locao das estruturas fora da faixa de domnio da FCA.

3- Condies Gerais Considerar as estabilidades do terreno, das obras de terra e das obras da travessia para as cargas ferrovirias, devido aos trens tipos adotadas pela FCA. As obras somente podero ser iniciadas aps a assinatura do Contrato pelo requerente. Toda alterao nas travessias existentes considerada como nova instalao e dever, pois, satisfazer os requisitos desta Norma, destacando-se no projeto: - Parte existente a permanecer;

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

- Parte existente a ser eliminada; - Parte existente a ser substituda; - Parte nova a acrescentar.

A aprovao da FCA ao projeto e/ou a sua modificao, caracteriza-se para fins de acordo da mesma com a parte interessada, no implicando em hiptese alguma em responsabilidade quanto verificao dos estudos, clculos e dimensionamento que encerra que exclusivamente do profissional responsvel e da referida parte; A sinalizao para o trafego obedecer s recomendaes do Cdigo Nacional de Transito quanto s dimenses, formatos e dizeres. Tais sinais devero ser executados pela empreiteira, que fornecer os materiais necessrios tanto para sinalizao diurna como noturna. Qualquer sinalizao complementar de obras nas vias publica dever seguir a Resoluo 561/80 do CONTRAN. Durante as obras, dever ser previsto que, se for retirada ou causar danos as placas de sinalizaes originais de vias, estas sero restauradas, no fim das obras;

Manter e conservar toda e qualquer obra de drenagem existente no local, responsabilizando pela sua reparao caso seja destruda;

Qualquer tubulao, duto de fios, etc., que venham a ser descoberto durante a execuo da obra, dever ser comunicado a FCA antes de sua demolio sendo restaurada a sua forma primitiva antes do trmino da obra e de responsabilidade do requerente; Os cruzamentos devem ser transversais s vias; as escavaes a cu aberto NO PODEM ser aplicadas para o caso dos cruzamentos com ferrovias. Devero ser adotados mtodos no-destrutivos, tais como a utilizao de tubo camisa; O requerente dever assumir todas as despesas com a instalao, manuteno e conservao da travessia; As atividades Construtivas nas reas Urbanas devero ter um planejamento detalhado, visando minimizar os transtornos s pessoas, as reas adjacentes faixa de obras e assegurar rapidez e eficincia na construo, restaurando a faixa no menor prazo possvel; As Normas de Segurana e Sade Ocupacional (SSO) da empresa devero ser cumpridas nas atividades previstas para implantao de travessias na faixa de domnio ferrovirio;

obrigatrio o uso de equipamento de proteo individual (EPI) pelos empregados da Vale e por parte de terceiros que estejam na execuo da obra.

RECEITAS ALTERNATIVAS

Ttulo:

NORMAS PARA ANALISE E APROVAO DE TRAVESSIA NA FAIXA DE DOMNIO FERROVIRIO

Doc Tec:

Pg. : 01

Cd. Trein.: N.A.

Rev.: 02

Elaboradores NOME Agenor Araujo Eustquio Santos Neiva Bueno MATRCULA 0000 30100041 c0151183 VALE FCA MCA

Potrebbero piacerti anche