Sei sulla pagina 1di 11

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.

20, janeiro a junho de 2008

Universidade Federal do Rio Grande - FURG


Revista Eletrnica do Mestrado em Educao Ambiental

Revista do PPGEA/FURG-RS

ISSN 1517-1256

Programa de Ps-Graduao em Educao Ambiental

Volume 20, janeiro a junho de 2008

TRAANDO RELAES ENTRE O CONHECIMENTO ECOLGICO TRADICIONAL E A TEORIA DA COMPLEXIDADE

Cntia Pereira Barenho1 Margareth Copertino2 Humberto Calloni3 RESUMO Os estudos acerca da Complexidade vm subsidiando diversas pesquisas na academia/universidade, colaborando no relacionar-integrar conhecimentos em suas pesquisas. Para tanto, buscar-se-, neste artigo, discutir o integrar e o relacionar saberes atravs do Conhecimento Ecolgico Tradicional, um dos objetos de estudo da Etnoecologia, trazendo a abordagem sobre Complexidade, desenvolvida principalmente por Edgar Morin, para subsidiar a discusso. Entendendo-se que h uma grande necessidade em articular conhecimento ecolgico cientfico e tradicional, percebe-se na Complexidade - abordagem transdisciplinar por essncia - elementos que fortalecem o campo da investigao em Etnocincia. Os diferentes saberes e conhecimentos acerca da realidade aos poucos tm sido resgatados e considerados para o estudo e compreenso dos ecossistemas, contribuindo para a superao da idia de que a cincia convencional a nica capaz de resolver os problemas associados ao manejo e conservao dos recursos naturais. Nesse sentido a Etnoecologia, em
Programa de Ps-graduao em Educao Ambiental, Fundao Universidade Federal do Rio Grande c.p. 474 CEP 96201-900 - Rio Grande RS - Brasil; Licenciada e Bacharel em Cincias Biolgicas; cintia.barenho@gmail.com. 2 Lab. Ecologia Vegetal Costeira, Depto. Oceanografia, Fundao Universidade do Rio Grande; Doutora em Ecologia Marinha, doccoper@furg.br. 3 Professor do Departamento de Educao e Cincias do Comportamento (DECC/FURG); Doutor em Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; hcalloni@mikrus.com.br
1

477

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

especial o CET, vem se firmando como um novo campo de investigao de formas alternativas de conhecimento ecolgico. Palavras-chave: Conhecimento Ecolgico Tradicional, Complexidade e Etnoecologia. ABSTRACT Studies regarding Complexity have been subsidizing several academic/university spaces, collaborating to relate-integrate knowledge in its researches. For that, in this article, it will be discussed the integrate and the relate knowledge through the Traditional Ecological Knowledge, one of the subjects studied in Ethnoecology, bringing the Complexity approach developed by Edgar Morin, specially, for the discussion. Being aware that there is a great necessity to articulate ecological, scientific and traditional knowledge it is perceived in Complexity transdisciplinary approach by essence instruments that strengthen the investigating field of Ethnoscience. The different knowledge regarding reality have been slowly rescued and considered to study and understand ecosystems, contributing to overcome the idea that conventional science is the only capable of solving the problems associated to natural resources management and conservation. It is in this way that Ethnoecology, especially TEK, has been standing as a "new" field to investigate alternative forms of ecological knowledge. Keywords: Traditional Ecological Knowledge, Complexity and Ethnoecology.

Premissas do conhecimento ecolgico tradicional A Etnocincia pode ser entendida como uma etnografia da cincia do outro, construda a partir de um referencial da academia (DOlne Campos, 2001). Encontramos no Manuale de Etnoscienzia de Cardona (1985), a referncia da Etnocincia como um campo onde:
todas as formas de classificao que o homem escolheu para dar ordem e nome quilo que ele v em torno de si so substancialmente cientficas, se mais no fosse pelo sentido bvio atravs do qual o substantivo scientia deriva de scio, sei, e, portanto toda organizao do nosso conhecimento uma scientia; cada uma responde uma fundamental exigncia do homem, aquele de reencontrar-se, medir-se, conhecer-se, dar-se ordem medindo, conhecendo, ordenando tudo o que se encontra em torno, semelhante ou no a ele (Cardona apud DOlne Campos, 2006).

As primeiras pesquisas, neste campo, estiveram relacionadas ao conhecimento de plantas de interesse econmico, principalmente na pesquisa de plantas medicinais (etnobotnica), sendo ainda uma das reas mais expressivas (Hanasaki, 2006). Tambm aparece com freqncia nos estudos dos recursos marinhos e pesqueiros, atravs da etnoictiologia (DOlne Campos, 2001). Uma outra etno a etnobiologia, com a qual Darrell Posey trouxe diversas contribuies para o campo da biologia e antropologia, e que se caracteriza como o estudo do papel da natureza no sistema de crenas e da adaptao do 478

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

homem a determinados ambientes; relaciona-se com a ecologia humana, mas enfatiza as categorias e conceitos cognitivos utilizados pelos povos em estudo (Posey, 1987:15). Posteriormente a abordagem etnoecolgica4 emergiu, ampliando o dilogo entre as cincias naturais e cincias sociais na rea de ecologia (Marques, 2001). A etnoecologia pode ser entendida como:
Campo de pesquisa (cientfica) transdisciplinar que estuda os pensamentos (conhecimentos e crenas), sentimentos e comportamentos que intermediam as interaes entre as populaes humanas que os possuem e os demais elementos dos ecossistemas que as incluem, bem como os impactos da decorrentes. (Marques, 2001:37).

A etnoecologia entende o ambiente como constitudo de seres, saberes, relaes e cultura, e busca resgatar os saberes no intuito relacion-los aos conhecimentos cientficos. Ou seja, ela traz para a discusso acadmica a idia de que o manejo e o conhecimento dos ecossistemas significa, em ltima instncia, uma relao de conhecimento e ao entre as populaes e seu ambiente (Diegues, 1996). A partir do uso dos recursos naturais, na reproduo de seu modo de vida, as populaes tradicionais construram um territrio rico em diversidade biolgica e cultural (Diegues, 2004). E mais, estas populaes adquiriram conhecimento prprio e conseqentemente tradicional, sobre o ambiente no qual vivem. Esse conhecimento, denominado por muitos antroplogos e etnocientistas como Conhecimento Ecolgico Tradicional (CET), caracteriza-se como um sistema complexo de saberes, compreenses, hbitos e crenas, oriundos da vivncia de uma populao tradicional com o seu ambiente (Berkes, 2003). O CET um corpo cumulativo de conhecimentos e crenas, desenvolvido por geraes e transmitido culturalmente, a respeito das relaes dos seres vivos (incluindo humanos) entre si e com seu ambiente (Berkes, 1993). Portanto, o CET um atributo de sociedades que possuem uma continuidade histrica em prticas tradicionais de utilizao dos recursos naturais. Berkes (2003) afirma que a lio fundamental do CET que, para as populaes tradicionais, a viso de mundo e suas crenas so essenciais na manuteno do equilbrio entre estas e seu ambiente natural. Nos sistemas de CET existe, quase que universalmente, uma tica de no-dominao e de respeito sobre as relaes humanos-natureza, uma certa ecologia sagrada, onde as crenas so parte componente do CET.
4

Cabe ressaltar que h uma certa divergncia, devido criao de vrias etno-disciplinas, quase to numerosas, como os compartimentos disciplinares da cincia instituda (DOlne Campos, 2006). Porm, aqui buscaremos a transdisciplinaridade, ou seja, trabalharemos via integrao dos principais campos tericos utilizados na pesquisa (N.A).

479

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

Em Diegues (1996) nos apresentada, numa perspectiva marxista, o conceito de culturas tradicionais como aquelas associadas a modos de produo pr-capitalistas, ou seja, sociedades em que o trabalho ainda no se tornou uma mercadoria; onde h grande dependncia dos elementos naturais e dos ciclos da natureza. A dependncia do mercado existe, porm, no total. Diegues afirma que:
essas sociedades desenvolveram formas particulares de manejo dos recursos naturais que no visam diretamente ao lucro, mas a reproduo social e cultural, como tambm percepes e representaes em relao ao mundo natural marcadas pela idia de associao com a natureza e dependncia de seus ciclos (Diegues, 1996:82).

Nesse sentido, a tradio entendida no como algo imutvel, mas como um processo histrico no qual elementos da cultura moderna so continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida:
as culturas tradicionais no so estticas, esto em constante mudana seja por fatores endgenos ou exgenos, sem que por isso deixem de estar inseridas em um modo de produo que denominamos de pequena produo mercantil. A assimilao de determinados padres de consumo da sociedade nos pases capitalistas perifricos no significa necessariamente mudana radical de padres culturais bsicos, uma vez que toda cultura tem capacidade de assimilar elementos culturais externos (Diegues, 2004:40).

Enfim, percebe-se que a abordagem inter e transdisciplinar5 presente na etnoecologia vai ao encontro da abordagem complexa, onde na busca do integrar-relacionar os diferentes saberes, vislumbra-se uma compreenso do todo menos fragmentria. Complexificando a etnoecologia Na teoria da complexidade encontramos diversos aspectos e caractersticas, sobretudo em Edgar Morin, que enunciam uma reforma no pensamento, uma mudana do paradigma cientfico clssico. Discutindo sobre essa reforma, Morin (1999) fala que a complexidade um pensamento que une. Por isso a noo de complexidade to expressiva, j que complexus significa o que tecido junto (Morin, 1999). Tal autor tambm afirma que o pensamento complexo o pensamento que se esfora para unir, no na confuso, mas operando diferenciaes. Ou seja, unir no significa homogeneizar, mas saber distinguir as diferentes vertentes que constituem um determinado pensamento. identificar nas relaes existentes no

Na transdisciplinaridade o objeto de estudo transcende as delimitaes das disciplinas. Nesta existe um dilogo fundamental entre os diversos nveis de conhecimento cientfico e filosfico, onde a idia de disciplina perde sua especificidade, dando lugar a um trnsito de saberes no aderentes a mtodos ou conceitos preestabelecidos, mas que se produz e reproduz luz dos encontros dialgicos entre os conhecimentos (Calloni, 2006).

480

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

mundo, a diversidade, sejam elas, culturais, histricas, tnicas ou ambientais. E tambm identificar que o mundo mundo porque esse sistema diverso de relaes ora se une, ora de distingue, ora se distancia, ora se complementa. O pensamento complexo no vem para significar tais relaes, mas para evidenciar que esse sistema de relaes est a e no pode ser subjugado, complementa o filsofo. Morin identifica a Ecologia como uma cincia sistmica porque tem seu ncleo na noo de ecossistema, isto , nas interaes entre os diferentes seres vivos, vegetais, animais e unicelulares (Morin, 1999). Mais adiante, o autor francs afirma que o objeto da cincia o sistema e que, no caso da ecologia-cincia, esta descobriu isto espontaneamente6 no final dos anos 30, sendo que as demais cincias ainda esto para fazer essa revoluo (Morin, 1999). Morin parece corroborar com alguns autores do campo terico da ecologia. Por exemplo, em Ricklefs, ecologia vista como cincia pela qual estudamos como os organismos (animais, plantas e micrbios) interagem entre si e com o mundo natural (Ricklefs, 2003). Tambm encontramos no trabalho Ernst Haeckel (1870) apontamentos significativos sobre a ecologia-cincia:
Por ecologia, queremos dizer o corpo do conhecimento referente economia da natureza - a investigao das relaes totais dos animais tanto com seu ambiente orgnico quanto com seu ambiente inorgnico; incluindo, acima de tudo, suas relaes amigveis e no amigveis com aqueles animais e plantas com os quais vem direta ou indiretamente entrar em contato - numa palavra, ecologia o estudo de todas as inter-relaes complexas denominadas por Darwin como as condies de luta pela existncia (Haeckel apud Ricklefs, 2003: 7).

Mesmo possuindo uma viso terica sistmica, muitos criticam a cincia ecologia, devido esta ter se preocupado pouco com as questes efetivamente humanas. Hans Jonas entende que a ecologia a cincia do meio ambiente. Para o filsofo alemo, o ensinamento da ecologia ocorre em face da vulnerabilidade da natureza provocada pela interveno tcnica do homem. Tcnica essa que modificou inteiramente a representao que temos de ns mesmos como fato causal do complexo sistema das coisas (Jonas, 2006:39). Para Berkes, a ecologia ainda se configura como uma cincia reducionista, embora j existam abordagens mais recentes que proporcionem uma nova e mais ampla viso do planeta, onde seus ecossistemas esto conectados s relaes humanas e onde os seres humanos fazem parte da

Mesmo Morin fazendo tal assertiva, o desenvolvimento da ecologia-cincia reproduziu o modelo de conhecimento cientfico clssico. O desenvolvimento de um conhecimento no fragmentrio ainda precisa ser superado na ecologia-cincia (N.A).

481

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

Teia da Vida (Berkes, 2003). o caso dos estudos de CET, por exemplo, que faz com que no seja surpreendente que vises alternativas de pensamento incorporem o componente do valor, da sabedoria, da tica ou das crenas no gerenciamento ambiental (Berkes, 2003). A etnoecologia busca (re) significar o entendimento ecolgico existente e superar a forma predominante de conhecimento cientfico disciplinar e fragmentado - o qual no prioriza a integrao e a totalidade do ambiente. A etnoecologia evidencia e identifica as relaes socioambientais, ou melhor, a auto-eco-organizao7 dos seres vivos, em um determinado espao, seja ele num ecossistema costeiro, num sistema rural, num ecossistema florestal. Tambm investiga o conhecimento produzido no ambiente, entre os atores sociais de determinado espao, entre os que vivenciam e produzem-reproduzem relaes socioambientais. E ainda considera o CET como vertente integradora, onde prticas, saberes e crenas formam uma rede constituindo as representaes sociais, culturais, econmicas e ambientais de determinada populao tradicional. Diferentes estudos (Berkes, 1999; Berkes et al., 1998) corroboram com uma viso ecossistmica nos sistemas de conhecimento de sociedades locais ou tradicionais. Os conceitos ou noes refletem caractersticas apreendidas localmente, bem como, as interaes percebidas entre os diferentes componentes do sistema. Berkes (1999) afirma que estes sistemas de conhecimento ecolgico local so compatveis com a viso emergente de ecossistemas como imprevisveis e incontrolveis, cujos processos so no-lineares e possuem mltiplos estados de equilbrio. Buscando subsidiar a discusso entre complexidade e etnoecologia, encontramos na obra A inteligncia da complexidade, de Edgar Morin e Jean-Louis Le Moigne (2000), princpios que vo ao encontro da abordagem etnoecolgica. Ou seja, princpios complementares e interdependentes os quais so: sistmico ou organizacional, hologramtico, auto-eco-organizao, e de reintroduo do conhecimento em todo conhecimento. O princpio sistmico ou organizacional liga o conhecimento das partes ao conhecimento do todo. Este princpio refora a necessidade de superar fragmentao do conhecimento, transpondo a forma de conhecimento disciplinar para formas inter e transdisciplinares. Se nos detivermos apenas no campo das cincias naturais, da ecologia, percebemos o quanto estas precisam extrapolar o estudo dos ecossistemas apenas em seus aspectos biticos ou abiticos. O pensamento ecolgico cientfico necessita integrar as

Em A inteligncia da complexidade, Morin diz que no caso do ser vivo, este bastante autnomo para tirar a energia do seu meio e at para extrair as informaes e integr-las na organizao. Ele chama isso de auto-ecoorganizao (Morin e Le Moigne, 2000).

482

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

relaes econmicas, culturais e sociais, ou seja, entender o ambiente a partir de sua organizao socioambiental; estudar de forma efetivamente integrada os ecossistemas. O princpio sistmico evidencia que a integrao dos diversos ramos do conhecimento (cientfico) imprescindvel, corroborando com a proposta da etnoecologia, que busca uma maior conexo dos saberes tradicionais com os cientficos. A ecologia necessita ser efetivamente sistmica e transdisciplinar. Loureiro (2004) refora que a natureza deve ser pensada como:
um movimento permanente de auto-organizao e criao do universo e, portanto, da vida. Define-se em sua gnese, pelo sentido de ordem presente na organizao csmica, mas igualmente pelo caos; pelo sentido de permanncia de variaes, junes e disjunes, manuteno e ruptura (Loureiro, 2004:79).

O autor ainda demonstra que desse tipo de entendimento de natureza, pode-se demonstrar que a cultura a especificidade organizacional de nossa espcie. Em sociedade nos relacionamos produzindo e reproduzindo, aprendendo e reaprendendo, como totalidade dinmica cultural (Loureiro, 2004: 79). O princpio hologramtico coloca em evidncia esse aparente paradoxo dos sistemas complexos em que no somente a parte est no todo, mas em que o todo est inscrito nas partes. Esse princpio nos remete ao entendimento de que o todo se configura como algo tanto maior, como menor que a soma das partes. De acordo com Morin e Le Moigne:
[...] o todo mais que a soma das partes. Isso significa que existem qualidades emergentes que nascem da organizao de um todo e que podem retroagir as partes [...] acrescento que o todo igualmente menos do que a soma das partes porque as partes podem ter qualidades que so inibidas pela organizao do conjunto (Morin e Le Moigne, 2000: 202).

Porm, a realidade outra, pois, na maioria das vezes, o que acontece que apenas uma parte desse todo utilizada com o intuito de compreend-lo, como no caso do conhecimento cientfico que, em geral, se intitula como nico capaz de responder sobre o todo. O que no cientfico posto de lado e nem sequer debatido. Na etnoecologia, o CET tem sido empregado como um instrumento para o conhecimento do ambiente, potencializando o entendimento das relaes socioambientais8. Relaes que so do tipo indivduo-natureza, indivduo-indivduo, indivduo-coletivo. O indivduo parte da sociedade, e a sociedade est presente em cada indivduo enquanto todo,
Mesmo no estando de acordo com a norma culta da lngua portuguesa, acredita-se que tal configurao pode apontar para a superao da tendncia fragmentaria, dualista e dicotmica, buscando preencher de sentido essa expresso, com a idia de que as questes sociais e ambientais da atualidade encontram-se imbricadas em sua gnese e que as conseqncias manifestam essa interposio (Guimares, 2004).
8

483

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

atravs da sua linguagem, sua cultura, suas normas (Morin e Le Moigne, 2000). O conhecimento est intrinsecamente ligado ao indivduo-sociedade-meio, um-est-para-ooutro. Atravs da etnoecologia, o conhecimento desenvolvido por determinadas populaes, atravs das vivncias com o meio, entra na soma desse todo composto de relaes. Relaes que so em sua maioria, antagnicas, pois no so apenas de povos tradicionais, mas que tambm so permeadas de interesses polticos, empresariais e cientficos. Enfim, configura-se como uma trama complexa de interesses e entendimentos sobre o ambiente, onde o CET permanece ainda pouco valorizado e inclusive subjugado. Guimares utiliza Morin (2000) para questionar as abordagens descontnuas de compreenso e interveno no espao:
unidades complexas, como o ser humano ou a sociedade, so multidimensionais: o conhecimento pertinente deve reconhecer esse carter multidimensional e nele inserir estes dados: no apenas no se poderia isolar uma parte do todo, mas as partes umas das outras; ... (Morin apud Guimares, 2003:184).

Esse mesmo autor avalia a necessidade de referenciais tericos habilitados compreenso da realidade de forma complexa em suas relaes interativas (a abordagem etnoecolgica pode ser um destes referenciais). E utiliza Santos (1997) para corroborar com seu pensamento:
O todo somente pode ser conhecido atravs do conhecimento das partes e as partes somente podem ser conhecidas atravs do conhecimento do todo. Essas duas verdades so, porm, parciais. Para alcanar a verdade total necessrio reconhecer o movimento do todo e das partes, atravs do processo de totalizao (Santos apud Guimares, 2003: 185).

O princpio da auto-eco-organizao enfatiza que os seres humanos desenvolvem sua autonomia dependendo da sua cultura e onde as sociedades se desenvolvem dependendo do seu meio ambiente geo-ecolgico. Os seres vivos so seres auto-organizadores que se autoproduzem ininterruptamente e gastam energia para salvaguardar sua autonomia (Morin e Le Moigne, 2000). Tanto auto-eco-organizao como autoproduo so interdependentes dos seres e do meio, ou melhor, do ambiente geoecolgico, histrico e cultural. Em Loureiro (2004) temas a idia da realizao humana em sociedade, enquanto forma de organizao coletiva de nossa espcie, e no pela simples cpia de uma natureza descolada do movimento total (Loureiro, 2004:78). Em especial nas sociedades humanas um outro fator torna-se imprescindvel nesse entendimento da auto-eco-organizao: a cultura. Morin (1999) diz que a cultura uma emergncia social que retroage sobre os indivduos. Tambm podemos entend-la como: 484

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

o conjunto de normas, instituies sociais, valores, crenas, hbitos e artefatos que permitem ao Homem, organizar a sua convivncia e sua sobrevivncia, conjunto este transmitido de uma para outra gerao por um processo educativo designado de socializao ou endoculturao (Viertler, 1988)

No estudo do CET as manifestaes culturais e as crenas esto fortemente presentes. Uma vertente conhecida como ecologia cultural, subsidia bastante a discusso do CET, na medida em que se caracteriza:
o estudo da rede de relaes que existe entre as comunidades ou sociedades humanas e seus ambientes de vida. Na medida que as populaes humanas so dotadas de culturas, necessrio inserir o conceito de cultura no estudo ecolgico do Homem (Viertler, 1988).

Esse estudo entende as culturas tradicionais como no-estticas, ou seja, em constante mudana, tanto por fatores endgenos, como exgenos (Diegues, 2004). A abordagem etnoecolgica refora a concepo de cultura como um referencial dinmico, muito sensvel a mudanas extraculturais de origem biolgica ou inorgnica (Viertler, 1988). As culturas so sistemas abertos movimentando-se, renovando-se, renascendo entre os indivduos, entre as sociedades, entre as relaes. Sistemas abertos nos quais os aspectos histricos e polticos influenciam a todo o momento uma dada cultura, bem como as questes relacionadas distribuio, acesso e poder que do forma aos sistemas de conhecimento e nas prticas deles resultantes, afirma Nazarea (Nazarea apud Hanazaki, 2006). O Princpio da reintroduo do conhecimento em todo conhecimento ressalta que todo conhecimento uma reconstruo/traduo por um esprito/crebro numa cultura e num tempo determinado. Esse ltimo princpio justamente o que remete necessidade de resignificar o que conhecimento, atravs de uma viso de interdependncia dos diversos saberes que compem uma determinada realidade. Um conhecimento cientfico fragmentado em apenas sociolgico, ecolgico, antropolgico ou econmico no responde mais complexidade de nossa sociedade. Contextualizar e globalizar so procedimentos absolutamente normais do esprito. Contextualizar o problema da ecologia. Nenhum servivo pode viver em seu ecossistema, sem seu meio ambiente, afirma Morin (1999). Ou seja, no podemos compreender alguma coisa autonomamente, seno compreendendo aquilo de que ele dependente (Morin, 1999). Percebemos o quanto o pensamento navega em um mar de incerteza, por entre arquiplagos de certeza, e deve detectar a dialgica certeza-incerteza, separaoinseparabilidade (Morin, 1999). Na compreenso e na busca de solues para os problemas 485

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

ambientais da nossa era, a cincia precisa reformar seu pensamento, reconhecendo a complexidade do mundo em que vivemos e a interdependncia dos saberes existentes nele. O conhecimento, a cultura, assim como a vida a todo o momento se renova e se redimensiona. Nesse sentido uma reforma do pensamento dentro da cincia ecologia poderia reconhecer que o conhecimento ecolgico tradicional pode complementar o conhecimento cientfico atravs do fornecimento de experincias prticas derivadas da convivncia nos ecossistemas e respondendo a mudanas no ecossistema, numa perspectiva que converge com as propostas de manejo adaptativo (Holling et. al apud Hanazaki, 2006). E para isso pode ter reforo na abordagem etnoecolgica que, como prope Hanazaki (2006) tem um arcabouo terico e metodolgico para compreender sistemas de percepo, cognio e classificao do ambiente natural por sociedades locais ou tradicionais. Tambm tem estabelecido uma ligao direta entre o conhecimento construdo localmente e o conhecimento acadmico-cientfico. E por fim vislumbra o resgate e a valorizao do valorizar um conhecimento que tende a desaparecer rapidamente. Referncias Bibliogrficas BERKES, F. Toward a unity of mind and nature. In: _____ Conservao da diversidade biolgica e cultura em zonas costeiras. Florianpolis: APED, 2003. p. 115-143. BERKES, F. Traditional Ecological Knowledge in Perspective. In: _____ INGLIS J. T. (org). Traditional Ecological Knowledge: concepts and cases. Canad: IDRC, 1993. CALLONI, H. Os sentidos da interdisciplinaridade. Pelotas: Seiva, 76p., 2006. CASTORIADIS, C. Para si e subjetividade. In: _____ O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. p.35-46. DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. So Paulo: Hucitec, 169p., 1996. _____. Enciclopdia Caiara. V.1. So Paulo: Hucitec, 2004. DOLNE CAMPOS, M. D. Etnocincia ou etnografia de saberes, tcnicas e prticas. In: _____SEMINRIO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DO SUDOESTE, 1ed., 2001. Anais...Rio Claro: UNESP. p. 47-92. _____. Estar aquie estar l: tenses e intersees com o trabalho de campo. Disponvel em: http://paje.fe.usp.br/~etnomat/anais/MarcioDOlneCampo.html . Acesso em 8/11/2006. GUIMARES, M. Educao Ambiental Crtica. In: _____LAYRARGUES, P.P.(coord) Identidades da educao ambiental brasileira. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2004. p.25-35. 486

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, janeiro a junho de 2008

HANASAKI, N. Etnoecologia, Etnobiologia e as interfaces entre o conhecimento cientfico e o conhecimento local. In: REUNIO ANUAL DA SBPC, 58 ed., 2006. Anais eletrnicos... Florianpolis: SBPC/UFSC. Disponvel em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra. JONAS, H. O princpio responsabilidade: ensaio de uma tica para a civilizao tecnolgica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio. 2006. MARQUES, J.G.W. O Olhar (Des)Multiplicado. O Papel do Interdisciplinar e do Qualitativo na Pesquisa Etnobiolgica e Etnoecolgica. In: _____SEMINRIO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DO SUDOESTE, 1ed., 2001. Anais...Rio Claro: UNESP. p. 47-92. MORIN, E., LE MOIGNE, J. A inteligncia da complexidade. So Paulo: Petrpolis, 2000. _____. Por uma reforma do pensamento. In: _____ O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. p. 21-34. POSEY, D. A. Introduo: Etnobiologia, teoria e prtica. Suma Etnolgica Brasileira. D. Ribeiro. Petrpolis: Vozes/FINEP. 1, 1987. p.15-25. RICKLEFS, R. A economia da natureza. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 503p., 2003. VIERTLER, R. Ecologia Cultural: uma antropologia da mudana. So Paulo: tica, 61p.,1988.

487

Potrebbero piacerti anche