Sei sulla pagina 1di 10

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ)

DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF) ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP)


DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

CONCURSO PBLICO Aplicao: 19/1/2002

CARGO:

PERITO CRIMINAL FEDERAL


REA 8 BIOLOGIA CADERNO DE PROVA: CONHECIMENTOS ESPECFICOS

LEIA COM ATENO AS INSTRUES NO VERSO.

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)


ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002

CARGO: PERITO

REA 8 BIOLOGIA

CRIMINAL FEDERAL

INSTRUES
1 2 Este caderno constitudo da prova objetiva de Conhecimentos Especficos. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o candidato dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. Recomenda-se no marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo acarretar a perda de 0,20 ponto, conforme consta no Edital n.o 45/2001 ANP/DRS DPF, de 31/10/2001. No permitida a consulta a livros, dicionrios, apontamentos, apostilas, rguas, calculadoras ou qualquer outro material. Durante a prova, o candidato no dever levantar-se ou comunicar-se com outros candidatos. A durao da prova de trs horas e trinta minutos, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer da prova e ao preenchimento da Folha de Respostas. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes Instrues, na Folha de Rascunho ou na Folha de Respostas poder implicar a anulao da prova do candidato.

5 6

AGENDA
I 22/1/2002 Divulgao dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas na Internet no endereo eletrnico http://www.cespe.unb.br ; nos quadros de avisos do CESPE/UnB, em Braslia; nas Superintendncias Regionais da Polcia Federal das cidades em que foram aplicadas as provas e na Academia Nacional de Polcia, em Braslia. II 23 e 24/1/2002 Recebimento de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas exclusivamente nos locais que sero informados na divulgao desses gabaritos. III 1.o/3/2002 Data provvel da divulgao (aps a apreciao de eventuais recursos), no Dirio Oficial e nos locais mencionados no item I, do resultado final das provas objetivas e do resultado provisrio da prova discursiva.

Observaes: No sero objeto de conhecimento recursos em desacordo com o estabelecido no item 9 DOS RECURSOS do Edital n.o 45/2001 ANP/DRS DPF, de 31/10/2001. Informaes relativas ao concurso podero ser obtidas pelo telefone 0(XX)614480100. permitida a reproduo deste material, desde que citada a fonte.

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)


ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002

CARGO: PERITO

CRIMINAL FEDERAL

REA 8 BIOLOGIA
Nas questes de 21 a 50, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21 QUESTO 23

Os compostos orgnicos mais simples, a partir dos quais os organismos vivos so constitudos, so exclusivos dos seres vivos, podendo tambm ocorrer na condio de produtos da atividade biolgica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. 1 Aparentemente, durante a evoluo biolgica, as unidades fundamentais das biomolculas foram selecionadas entre as que mais se ajustavam s funes biolgicas dessas biomolculas. 2 As unidades fundamentais a partir das quais as macromolculas so constitudas apresentam uma nica funo nas clulas vivas. 3 A variabilidade entre indivduos proporcionada pela grande diversidade de tipos de nucleotdeos. 4 Os polissacardeos no so considerados molculas informacionais pelo fato de serem constitudos apenas por unidades fundamentais no-repetidas. 5 Quando expostas a variaes extremas de temperatura, as protenas globulares perdem a sua atividade biolgica, mas no sofrem alteraes em sua estrutura quaternria.
QUESTO 22

O metabolismo celular aparentemente opera de acordo com o princpio de economia mxima. Assim, os mecanismos reguladores das vias metablicas centrais, particularmente daquelas que liberam energia na forma de ATP, so capazes de responder s necessidades metablicas de forma rpida e muito sensvel. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. 1 O metabolismo celular regulado por enzimas alostricas, por controle hormonal e por regulao da sntese de enzimas. 2 Em vias anablicas, o produto final funciona geralmente como um estimulador de um passo inicial da via respectiva. 3 As vias anablicas e as vias catablicas correspondentes esto localizadas nos mesmos compartimentos da clula e so enzimaticamente idnticas. 4 Alteraes genticas que atingem um nico gene podem fornecer evidncias acerca da natureza dos produtos intermedirios do metabolismo de um determinado composto. 5 O metabolismo intermedirio pode estar envolvido tanto na degradao das molculas ricas em energia como na biossntese de novos componentes celulares.
QUESTO 24

Juntamente com o sistema endcrino, o sistema nervoso coordena as atividades conscientes e inconscientes do organismo humano. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo. 1 As glndulas endcrinas so reguladas por mecanismos neurais ou por outras glndulas endcrinas, criando um mecanismo complexo e sensvel de inter-relaes neuroendcrinas. 2 O sistema nervoso, assim como o endcrino, exerce sua funo por meio de mensageiros qumicos transportados, essencialmente, pelo sangue. 3 A especificidade e a seletividade dos receptores de neurotransmissores so proporcionadas por hormnios. 4 O sistema endcrino se equipara ao sistema nervoso no que diz respeito velocidade e durao da resposta a um determinado estmulo. 5 Neurnios de uma determinada regio do crebro so capazes de produzir hormnios.

A figura acima representa a atividade das enzimas I, II e III. Com base nessa figura, julgue os itens a seguir. 1 A figura permite concluir que a enzima II sofre renaturao em pH 1 ou em pH 11. 2 As enzimas I e III atuam sobre o mesmo substrato. 3 Se a concentrao das trs enzimas for duplicada, a velocidade da reao tambm ser duplicada. 4 Os grficos representativos da velocidade de uma reao enzimtica, em funo da temperatura, so iguais aos apresentados na figura acima. 5 A regulao da velocidade das reaes enzimticas nas clulas pode ser feita, em parte, por meio de variaes nas concentraes intracelulares.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 1 / 8

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 25

QUESTO 27

A respeito da natureza qumica e da funcionalidade do DNA, julgue os itens subseqentes.

A anlise de DNA teve sua primeira aplicao no contexto criminal em 1986 e, desde ento, tem experimentado um enorme desenvolvimento, caracterizando-se como uma especialidade das cincias forenses. A esse respeito, julgue os itens a seguir. 1 De forma geral, as regies codificantes do genoma humano so altamente polimrficas. 2 As repeties curtas em tandem (STR) fazem parte de uma classe de marcadores que rene caractersticas altamente desejveis na identificao humana. 3 Quando comparados aos marcadores genticos, alguns marcadores proticos polimrficos tm expresso tecidoespecfica e, conseqentemente, aplicao limitada a algumas categorias de material biolgico. 4 Os marcadores de DNA, quando comparados aos marcadores convencionais, possibilitam a identificao de vestgios em elevado estado de putrefao ou submetidos a altas temperaturas. 5 O seqenciamento dos nucleotdeos da molcula de DNA, por si s, no suficiente para determinar os limites de um gene ou para identificar os aminocidos que o mesmo codifica.
QUESTO 28

1 O contedo informacional do DNA reside na seqncia em que suas unidades monomricas esto ordenadas. 2 As unidades monomricas do DNA de um indviduo sofrem alteraes de acordo com a sua idade, o seu estado nutricional e as modificaes ambientais s quais ele exposto. 3 Espcimes de DNA isolados de diferentes tecidos da mesma pessoa possuem a mesma composio de bases. 4 Durante a desnaturao do DNA so quebradas as ligaes covalentes presentes em sua estrutura. 5 Nas molculas de DNA dos eucariotos, a ocorrncia das bases G + C aproximadamente igual de T + A.
QUESTO 26

Em uma investigao de estupro seguido de morte, na tentativa A figura acima esquematiza os procedimentos bsicos da tecnologia do DNA recombinante. Considerando como (A) o plasmdeo intacto, (B) o plasmdeo tratado com Eco RI, (C) um fragmento de DNA exgeno tambm tratado com Eco RI e (D) o plasmdeo de DNA recombinante, julgue os itens que se seguem. 1 Sangue, cabelo e smen encontrados no local do crime constituem material com potencial para fornecimento de 1 O plasmdeo intacto (A) apresenta fita simples de DNA. 2 A Eco RI uma enzima de restrio que cliva o DNA em seqncias de bases especficas. 3 Se o fragmento de DNA (C) tivesse sido tratado com uma enzima de restrio diferente da Eco RI, no seria possvel obter o plasmdeo recombinante (D). 4 Para se unir o DNA de (B) ao de (C) necessria a utilizao da enzima transcriptase reversa. 5 O emprego de molculas recombinantes nos processos biotecnlogicos pode levar produo industrial de molculas de interesse humano, como a insulina ou o hormnio de crescimento. DNA para a realizao da tcnica de PCR. 2 A tcnica de PCR possibilita a clonagem de seqncias especficas de DNA, de forma rpida, numerosa e sem a necessidade de uma clula viva. 3 Por ser bastante simples, a tcnica de PCR dispensa o uso de luvas descartveis, reagentes e solues de alta qualidade ou micropipetas de uso exclusivo. 4 Independentemente da tcnica de PCR, a presena de espermatozides do criminoso em esfregao vaginal da vtima de estupro possibilita a identificao inequvoca deste. 5 Alm da molcula de DNA, o RNA tambm pode ser usado como molde original para a tcnica de PCR. de identificao do criminoso por meio da tcnica de reao em cadeia da polimerase (PCR), os investigadores coletaram material junto ao corpo da vtima. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 2 / 8

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 29

QUESTO 31

A anlise de DNA tem sido feita em grupos da populao humana brasileira com o objetivo de se traar seus perfis genticos, o que tem relevncia do ponto de vista forense. Os dados obtidos dessa anlise so, em seguida, tratados pela gentica de populaes. A esse respeito, julgue os itens que se seguem. 1 Em populaes naturais, as freqncias de alelos podem variar consideravelmente, tanto no tempo quanto no espao. 2 A freqncia dos genes pode ser alterada por fatores como mutao, deriva aleatria, migrao e seleo. 3 As freqncias dos gentipos encontrados nos grupos sangneos A, B e O podem ser determinadas usando-se a frmula (p + q)2, em que p a freqncia do gene IA e q, a do gene IB. 4 Segundo o teorema de Hardy-Weinberg, qualquer populao ter as freqncias genotpicas mantidas na ausncia dos processos evolutivos. 5 O ser humano interfere nos processos evolutivos, mantendo, s vezes elevada a freqncia de genes potencialmente deletrios.
QUESTO 32

A figura acima mostra etapas do procedimento relativo tcnica de PCR. Com referncia a esse assunto, julgue os itens abaixo. 1 Para o funcionamento correto da tcnica de PCR so necessrios iniciadores que devem possuir, pelo menos, 1.000 pares de bases. 2 A separao das fitas do fragmento de DNA a ser amplificado realizada por enzimas de restrio. 3 No processo de PCR, a adio de novos nucleotdeos na sntese da nova fita de DNA feita por uma DNA-polimerase extrada de eucariotos. 4 Entre os diferentes ciclos, o aumento do nmero de molculas de DNA ocorre em progresso aritmtica. 5 Depois de vrios ciclos de PCR, todas as fitas de DNA clonadas tero o mesmo comprimento.
QUESTO 30

A evoluo dos conhecimentos cientficos uma histria de inovao que, freqentemente, provoca choques culturais profundos. Nesse sentido, muita polmica tem sido causada pelos organismos geneticamente modificados. A capacidade de produzir vegetais transgnicos acelerou grandemente o progresso de muitas reas da biologia celular vegetal e tambm abriu novas possibilidades na agricultura, que tanto podem trazer benefcios ao produtor, quanto ao consumidor. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. 1 Os genes introduzidos em uma planta devem, necessariamente, ser oriundos de outras plantas. 2 A quantidade de lipdeos, amido e protenas armazenada nas sementes e a resistncia a patgenos e a herbicidas so algumas das caractersticas passveis de modificao pela transferncia de genes nas plantas. 3 O emprego de clulas totipotentes prejudicial para o processo de obteno de transgnicos. 4 Um dos perigos que as plantas transgnicas podem representar para o meio ambiente a possibilidade de que o transgene seja transferido para outras plantas, inclusive para espcies silvestres. 5 Em concordncia com a legislao e com os preceitos ticos e scio-econmicos, necessrio que os produtos transgnicos sejam avaliados por testes fisiolgicos, bioqumicos, alimentares, de impacto ambiental e testes de campo.

A figura acima mostra o padro eletrofortico do DNA de trs indivduos suspeitos de crime de estupro A, B e C e do DNA obtido na cena do crime F. A eletroforese realizada revela o nmero de repeties (VNTR) de uma seqncia curta de DNA encontrado em um locus do genoma humano. A respeito dessa situao e com o auxlio da figura acima, julgue os itens subseqentes. 1 Para ter validade na identificao do suspeito do crime, os padres eletroforticos mostrados na figura devem estar analisando o mesmo locus dos suspeitos. 2 Os loci em que as seqncias de DNA apresentam pouca variabilidade so ideais para a realizao desse tipo de teste. 3 O indivduo B pode ser eliminado das investigaes, enquanto os indivduos A e C permanecem como suspeitos. 4 Os padres de bandas de A e B excluem a possibilidade de os mesmos terem qualquer grau de parentesco. 5 No esquema, enquanto as bandas inferiores (nmero de repeties prximo de 5) refletem material com carga positiva, as bandas superiores (nmeros de repeties prximos de 30 ou de 35) refletem material com carga negativa.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 3 / 8

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 33

Texto CE questes de 36 a 38 O aterro industrial da Granja Rosada, utilizado como depsito de rejeitos industriais, predominantemente de fibras de vidro, localiza-se a cerca de 5 km ao norte do centro urbano de Rio Claro SP. Apesar de a indstria geradora do resduo ter caracterizado a fibra de vidro como material inerte e no perigoso, a CETESB realizou monitoramento na rea. A disposio geogrfica dos pontos de coleta, nascentes e cursos dgua ilustrada na figura I, abaixo. Os resultados desse monitoramento, referentes concentrao de boro contaminante nos anos de 1992 e 1993, nos pontos de coleta 1, 2 e 5, so apresentados, respectivamente, nas figuras II, III e IV a seguir.

Com relao aos organismos transgnicos e s tcnicas utilizadas na obteno destes, julgue os itens seguintes. 1 A clivagem do DNA por endonucleases de restrio facilita o processo de isolamento e manipulao de genes individuais de interesse. 2 Para ser expressa em novos organismos, a seqncia codificadora do gene de interesse deve ser colocada sob controle de genes regulatrios. 3 A integrao de forma estvel de um gene em um novo organismo garante que seu produto gnico se expresse de maneira hereditria. 4 O sistema Agrobacterium e o bombardeamento com microprojteis so mtodos que possibilitam a obteno de animais transgnicos. 5 Em relao s tcnicas de melhoramento gentico clssico, as tcnicas para a obteno de organismos transgnicos apresentam a vantagem de permitir a adio de uma nica caracterstica em uma variedade melhorada sem a necessidade de retrocruzamentos para remover ligaes gnicas no-desejveis.
QUESTO 34

Recentemente, o mundo foi alertado acerca dos perigos das armas biolgicas, devido distribuio de cartas contendo antraz. Com referncia a esse assunto, julgue os itens abaixo. 1 Uma arma biolgica um sistema capaz de disseminar toxinas ou microorganismos causadores de doenas infecciosas. 2 Pela eficincia dos agentes indutores da doena, as armas biolgicas independem da eficincia de um sistema de delivery ou de um sistema de disperso. 3 Alm do antraz, os agentes e toxinas mais conhecidos como armas biolgicas so a tuberculose e a toxina botulnica. 4 A biotecnologia pode ser aplicada para a produo de novos agentes biolgicos mais adequados a fins militares. 5 As mesmas tcnicas que possibilitam o desenvolvimento das armas biolgicas acarretam o rpido desenvolvimento das vacinas ou antdotos correspondentes.
QUESTO 35

Figura I Pontos de coleta das guas superficiais do aterro industrial da Granja Rosada.

Em 1997, foi sancionada a lei que regula direitos e obrigaes relativos propriedade industrial no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes. 1 Uma das formas de se efetuar a proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerando o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do pas, mediante a concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade. 2 De acordo com essa lei, patentevel o todo ou parte dos seres vivos naturais e materiais biolgicos encontrados na natureza ou dela isolados, inclusive os processos biolgicos naturais e o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo. 3 Segundo a lei, as teorias e os mtodos matemticos no so considerados invenes e, portanto, no so patenteveis. 4 So patenteveis os microrganismos transgnicos que atendam aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. 5 A violao do direito de patente de inveno e de modelo de utilidade considerada um crime contra a propriedade industrial.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 4 / 8

C. A. Mauro (org.). Laudos periciais em depredaes ambientais. Rio Claro: UNESP, p. 90-109 (com adaptaes).

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 36

QUESTO 39

Com base nas informaes do texto CE, julgue os itens a seguir. 1 Em todo o perodo em que foi feito o monitoramento, a nascente Nb recebeu maior contaminao de boro do aterro do que a nascente Na, provavelmente devido ao fato de a nascente Nb estar mais prxima do aterro que Na. 2 No perodo do monitoramento, o ponto 4 deve ter apresentado concentrao de boro superior do ponto 2. 3 No perodo do monitoramento, a concentrao de boro chegou a atingir mais de cem vezes o limite mximo permitido por lei em alguns trechos dos cursos dgua prximos ao aterro. 4 Os pontos na regio ilustrada na figura I correspondentes aos pontos 1 e 6 situam-se na mesma altitude. 5 No perodo do monitoramento, o crrego Me Preta constituiu um fator de diluio do poluente.
QUESTO 37

H um inqurito conduzido pelo Ministrio Pblico, estabelecido com base em uma denncia apresentada curadoria do estado de Santa Catarina em outubro de 1994, relatando uma agresso ao ecossistema de restinga situado entre a Lagoinha Pequena e a praia do Campeche, em Florianpolis. O laudo pericial produzido a partir de observaes de campo constata, entre outros fatos, a supresso de mancha de vegetao e a abertura de um canal de drenagem em linha reta a partir de uma regio de solo alagado junto Lagoinha Pequena, ligando-se a um antigo canal natural de drenagem. Acerca dessa situao e do conhecimento a ela pertinente, julgue os itens abaixo. 1 A vegetao de restinga no considerada rea de preservao permanente no Cdigo Florestal Brasileiro, com exceo da faixa marginal de 50 m junto lagoa. 2 A restinga possui vegetao de porte arbustivo, alm de espcies herbceas e epfitas. 3 Na situao em apreo, a implantao do canal de drenagem dever estabilizar o terreno, diminuindo o transporte de partculas de solo. 4 No caso considerado, o solo alagado, tendo sua gua drenada para o canal, dever contrair-se e fraturar-se. 5 A remoo da cobertura vegetal no tem influncia nos processos de movimentao de dunas, pois estes ocorrem naturalmente.
QUESTO 40

A respeito do boro e considerando o texto CE, julgue os itens seguintes. 1 O limite mximo de concentrao de boro, definido em lei, de 0,75 mg/L para as guas da classe 1 e de 1,00 mg/L para as guas das classes 2, 3 e 4. 2 Os compostos contendo boro podem ser absorvidos pelas vias digestiva e cutnea, assim como pelo trato respiratrio. 3 A excreo de boro no organismo humano predominantemente renal. 4 O boro considerado um metal pesado. 5 A origem do boro mencionado no texto CE pode estar no composto CaMgB6O11, matria-prima empregada pela indstria na fabricao de fibra de vidro.
QUESTO 38

Com relao legislao ambiental aplicvel situao descrita no texto CE, julgue os itens subseqentes. 1 O Brasil dispe, h mais de uma dcada, da Poltica Nacional de Resduos, que disciplina a disposio final de resduos e procura evitar problemas como os decorrentes do aterro industrial da Granja Rosada. 2 No presente caso, a indstria causadora da contaminao est necessariamente obrigada a reparar os danos ambientais, conforme a Constituio da Repblica. 3 O Cdigo Penal Brasileiro no trata de aspectos ambientais semelhantes aos mencionados no texto CE. 4 A Lei n. 9.605/1998, conhecida como Lei da Natureza, no aplicvel ao caso descrito no texto, uma vez que essa lei trata apenas de crimes contra a fauna e a flora. 5 Segundo a Lei n. 9.433/1997, que instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cabe ao comit de bacia hidrogrfica constitudo arbitrar, em primeira instncia, o conflito gerado pelo aterro industrial da Granja Rosada acerca do uso dos recursos hdricos.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 5 / 8

A figura acima representa um esquema geral de um sistema de tratamento de efluentes. Analise o esquema quanto sua correo e julgue os itens que se seguem. 1 Tanto o fluxo 1 quanto o fluxo 3 so admissveis em um sistema de tratamento de efluentes. 2 O tratamento secundrio inclui a separao dos slidos grossos com grades ou desintegradores, a equalizao do fluxo e da composio e a neutralizao. 3 Em um sistema esquematizado de modo correto, os fluxos 4 e 5 deveriam ser substitudos por uma cadeia linear de tratamento primrio, secundrio e tercirio. 4 Na disposio final dos lodos, identifica-se a ocorrncia dos seguintes processos: espessamento, secagem e incinerao. 5 O esquema mostrado na figura no apresenta o efluente tratado como sada, cujo fluxo deve sair a partir do tratamento dos lodos.

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 41

Em cada um dos itens abaixo, julgue se est correta a correspondncia entre os poluentes de ambientes aquticos, impactos ambientais e fontes tpicas.
poluente impactos morte dos peixes, distrbios no sistema nervoso em humanos, magnificao biolgica desoxigenao, condies anaerbias, morte dos peixes alterao do balano qumico por esgotamento rpido de oxignio, crescimento seletivo de microrganismos mudana nas caractersticas da gua: aparecimento de cor, dureza, salinidade, incrustaes infeces gastrointestinais em humanos, doenas em plantas
QUESTO 43

fontes refinarias de bauxita e fbricas de baterias cervejarias, indstrias de processamento de leite, indstria de papel e celulose, efluentes com grande quantidade de hidrocarbonetos dissolvidos fbricas de gs, coque e fibras sintticas, produtores de fertilizantes e indstrias de tintura metalrgicas e fbricas de cimento e de cermica

1 2 3 4 5

metais pesados materiais orgnicos biodegradveis ons Fe, Ca, Mg, Mn, SO4 agentes oxidantes e redutores NH3, NO2, NO3, S, SO3!2 microrganismos patognicos

matadouros e indstrias de processamento de l

QUESTO 42

O problema da poluio do ar intenso nas grandes cidades, especialmente naquelas localizadas nos pases em desenvolvimento. Segundo uma avaliao do Sistema Global de Monitoramento Ambiental (GEMS), mais de 1,3 bilho de pessoas moram em cidades onde a concentrao de partculas no ar, principalmente de xido de enxofre, ultrapassa os valores estabelecidos nos padres da Organizao Mundial de Sade (OMS). Para se avaliar o grau de poluio da atmosfera, aplicamse modelos determinsticos para o clculo da concentrao de poluentes no ar, que so embasados, via de regra, na equao de difuso representada abaixo.

A figura abaixo representa os possveis enquadramentos da estratificao trmica da atmosfera, com grande influncia nos impactos dos poluentes, e mostra a relao entre o gradiente de temperatura da atmosfera e sua estabilidade.

E. E. S. Lora. Preveno e controle da poluio nos setores energtico, industrial e de transporte. Braslia: ANEEL, 2000. p. 230 (com adaptaes). Idem, p. 266.

A respeito dos problemas ligados poluio atmosfrica e de suas conseqncias, julgue os itens a seguir. Com base nessa figura, julgue os itens seguintes. 1 A equao de difuso acima descrita mostra como a variao de um poluente c em um volume dv funo da intensidade da fonte emissora, do transporte por conveco e da difuso molecular turbulenta. 2 Na equao, no se considera o fluxo de massa atravs da superfcie, mas a natureza da fonte. 3 Na atmosfera, o enxofre encontra-se nas seguintes formas: COS (carbonil sulfeto), CS2 (sulfeto de carbono), (C2H5)2S (dimetil sulfeto), H2S (sulfato de hidrognio) e SO2 (dixido de enxofre). 4 O mtodo de anlise do dixido de enxofre legalmente prescrito o mtodo da quimioluminescncia. 5 Nas plumas, o teor de contaminantes maior que o valor mdio atmosfrico.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 6 / 8

1 A situao 5 corresponde ao gradiente vertical adiabtico. 2 Na situao 2, a atmosfera apresenta um gradiente superadiabtico. 3 No conjunto de situaes 3, 4 e 5, a atmosfera encontra-se instvel. 4 Nas atmosferas caracterizadas como instveis, h melhor disperso de poluentes do que nas atmosferas estveis. 5 Na situao 1, observa-se a ocorrncia de uma inverso trmica.

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 44

QUESTO 46

Os possveis impactos fauna pela inundao de grandes reas por ocasio da formao do reservatrio de gua das usinas hidreltricas tm acarretado a implantao de programas de resgate e soltura de animais. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. 1 A translocao de animais pode ser uma prtica nociva ao prprio animal assim como fauna do local de destinao. 2 A ISO 14.000 obriga legalmente todos os empreendimentos hidreltricos a realizarem o resgate e a soltura de animais por eles afetados. 3 Uma das prticas usuais nos programas de resgate e soltura a identificao de fazendas que aceitem receber os animais. 4 A formao de reservatrios de gua no fragmenta habitats, porque os habitats contguos so submersos homogeneamente. 5 O manejo da fauna resgatada requer, alm de uma avaliao prvia da diversidade faunstica, uma avaliao do perfil fitogeogrfico dos habitats envolvidos e de seus aspectos geomtricos e topolgicos.
QUESTO 47

Idem, p. 236.

Julgue os itens a seguir, considerando o grfico acima, que relaciona os custos e benefcios no controle da poluio do ar. 1 Entende-se como custo marginal da poluio o custo adicional para a sociedade de cada unidade adicional de poluio. 2 O custo marginal de controle da poluio aumenta medida que a poluio diminui. 3 O grfico apresenta o custo marginal da poluio em progresso aritmtica, refletindo o crescente aumento da poluio em nossa sociedade. 4 Entende-se como custo marginal de controle da poluio o lucro ou benefcio para a sociedade resultante do controle da poluio. 5 O ponto Z no grfico representa o chamado timo econmico da poluio.
QUESTO 45

Diversas toxinas, de origens vegetal e animal, e diversos produtos qumicos, empregados na indstria e na agricultura, so capazes de produzir intoxicaes. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqentes. 1 Nos casos de envenenamento por inseticidas organofosforados, cujos sintomas, entre outros, so sudorese e vmitos, pode-se ministrar sulfato de atropina como antdoto de emergncia. 2 O fungo Aspergillus flavus que se desenvolve em gros, como no amendoim, produz a toxina ciclosporina, de efeito imunossupressor. 3 No Norte do Brasil, vegetais contendo toxinas mortais so utilizados no preparo de alimentos tradicionais. 4 A variedade de fumo Y1 foi introduzida no Brasil por possuir menor teor de nicotina. 5 Os fungos podem ser diferenciados entre venenosos e no-venenosos de acordo com a sua cor, sendo que os venenosos apresentam colorao vistosa, geralmente avermelhada, ao passo que os no-venenosos apresentam cor neutra, como o branco.

Os estudos relacionados aos impactos do fogo no cerrado tm permitido compreender melhor o prprio ecossistema, alm de fornecerem bases cientficas para o uso racional do fogo. Muitos desses estudos tm utilizado stios experimentais com queimada planejada, para se avaliar os efeitos da periodicidade e da intensidade do fogo, tanto na flora como na fauna. Em estudo a respeito do impacto do fogo na florao de orquidceas, coletas e observaes foram realizadas por um perodo de oito meses, concluindo-se que o fogo pode ser um fator de induo de florao em algumas espcies de orqudeas do cerrado. Em outro estudo, a respeito do efeito das queimadas na fauna de lagartos, em que se registrou a freqncia de lagartos tambm por oito meses, concluiuse que menos de um tero das espcies estudadas podem ser apontadas como resistentes s queimadas, pois a maioria delas desapareceu dos stios avaliados aps as queimadas. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 1 No estudo a respeito do efeito do fogo na florao de orquidceas, os espcimes coletados devem ser prensados para a sua identificao. 2 Algumas espcies de cerrado podem estar adaptadas a queimadas peridicas. 3 No estudo a respeito dos lagartos, o ideal seria poder saber se os mesmos indivduos permanecem na rea queimada, mas essa informao no pode ser obtida pelo fato de no se poder marcar e recapturar lagartos como se faz com grandes mamferos. 4 As orquidceas constituem uma subordem. 5 Para se saber a densidade de orqudeas na rea de estudo, podese fazer amostragem por rea ou por transectos.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 7 / 8

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 48

Deseja-se saber se a exposio ao conjunto de produtos qumicos lanados atmosfera pelas indstrias de um distrito industrial pode causar diminuio dos glbulos brancos nos indivduos residentes em bairros contguos a esse distrito industrial. Para essa verificao, colheu-se sangue de uma amostra de 100 indivduos adultos residentes nesses bairros, tendo sido encontrada uma mdia de 5.950 leuccitos por mm3 de sangue. Nessa situao, considerando que a mdia normalmente observada entre adultos seja de 6.000 leuccitos por mm3, com um desvio-padro de 400 leuccitos por mm3 e uma probabilidade de acerto de 95%, julgue os itens seguintes. 1 As hipteses mais adequadas para o problema apresentado so: H0 = a mdia de leuccitos da populao alterada pela poluio atmosfrica; H1 = a mdia de leuccitos da populao mantm o valor : = 6.000. so os pontos que determinam as regies crticas de rejeio de hiptese, a hiptese

2 A probabilidade de Erro Tipo I de 0,05. 3 Se X # ou se X $ , em que e H0 ser rejeitada.

4 Considerando-se zp = 1,96 para o nvel de significncia proposto, pode-se concluir que a diferena observada nas mdias devida s flutuaes prprias da amostragem. 5 Dentro do nvel de significncia, se a mdia da amostra fosse de 5.900 leuccitos por mm3, o resultado do teste de hiptese aceitao ou rejeio permaneceria o mesmo.
QUESTO 49

A aquacultura tem sido apontada como uma das alternativas para o fortalecimento socioeconmico de comunidades litorneas, bem como para o fornecimento de alimentos de origem marinha (crustceos, moluscos, algas), ricos em sais minerais. Embora semelhante estruturalmente s atividades agropecurias, a aquacultura baseia-se no meio aqutico e, em funo disso, sensvel s variaes desse ambiente, principalmente s poluies costeiras, sobretudo as originrias de derramamento de leo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes. 1 A aquacultura pode ter impactos negativos ao equilbrio da biodiversidade costeira, como, por exemplo, pela introduo de novas espcies e pela propagao de doenas, o que exige, entre outras medidas, a quarentena das matrizes. 2 A aquacultura no gera impactos sobre os manguezais pois aproveita a caracterstica de berrio dos mangues. 3 A aquacultura intensiva por meio de redes flutuantes, quando realizada em sacos ou reentrncias no fundo de baas protegidas e relativamente confinadas, produz poluio ambiental. 4 Acidentes com derramamento de grande quantidade de petrleo podem afetar a cultura de ostras e mexilhes, com a morte imediata de organismos e a dificuldade em retomar o cultivo pela contaminao do substrato. 5 O petrleo, apesar de no apresentar toxidade direta aos organismos planctnicos, pode ser nocivo ao plncton, pelo fato de impedir a penetrao de luz na gua.
QUESTO 50

A construo e a ampliao de aeroportos no Brasil tm ocupado posio de destaque na pauta de investimentos em infra-estrutura por parte do governo federal. Essas obras exigem a elaborao de EIA/RIMA, de acordo com a legislao vigente. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 1 Um EIA/RIMA para a construo de uma nova pista de pouso deve analisar o impacto negativo do rudo nas comunidades localizadas na trajetria das aeronaves. 2 O impacto negativo nas comunidades pode classificar uma alternativa de traado de pista como invivel. 3 Os aeroportos apresentam zonas de proteo facultativas e plano de zoneamento de rudo obrigatrio. 4 Os EIA/RIMA devem levar em considerao dados de nvel de rudo, dados acerca do uso do solo, dados planialtimtricos e dados de geologia, entre outros, sendo recomendvel o uso de geoprocessamento para avaliar as inter-relaes desses dados. 5 Para um EIA/RIMA de aeroporto, um mapeamento de uma mesma rea na escala de 1:10.000 menos detalhado que um mapeamento na escala de 1:50.000.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 8 Biologia 8 / 8

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Potrebbero piacerti anche