Sei sulla pagina 1di 2

UNCUYO Facultad de Filosofa y Letras PROFESORADO DE GRADO UNIVERSITARIO EN PORTUGUS Taller de Comprensin y Produccin de Textos en Portugus II

PROF LIDIANE C. RAMOS Como Ler e Entender Bem um Texto Basicamente, deve-se alcanar dois nveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informaes sobre o contedo abordado e prepara-se o prximo nvel de leitura. Durante a interpretao propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idia central de cada pargrafo. Este tipo de procedimento agua a memria visual, favorecendo o entendimento. No se pode desconsiderar que, embora a interpretao seja subjetiva, h limites. A preocupao deve ser a captao da essncia do texto. No caso de textos literrios, preciso conhecer a ligao daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestaes de arte da poca em que o autor viveu. Se no houver esta viso global dos momentos literrios e dos escritores, a interpretao pode ficar comprometida. Aqui no se podem dispensar as dicas que aparecem na referncia bibliogrfica da fonte e na identificao do autor. A ltima fase da interpretao concentra-se nas perguntas e opes de resposta. Aqui so fundamentais marcaes de palavras como no, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferena na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretao, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto , o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder pergunta, mas no ser a alternativa mais completa. Ainda cabe ressaltar que algumas questes apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de anlise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente parea ser perda de tempo. A descontextualizao de palavras ou frases, certas vezes, so tambm um recurso para instaurar a dvida. Leia a frase anterior e a posterior para ter idia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta ser mais consciente e segura.

Dicas de interpretao de textos


01. Ler todo o texto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, no interrompa a leitura; 03. Ler o texto pelo menos umas trs vezes; 04. Ler com perspiccia, sutileza; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. No permitir que prevaleam suas idias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaos (pargrafos, partes) para melhor compreenso; 08. Centralizar cada questo ao pedao (pargrafo, parte) do texto correspondente; 09. Verificar, com ateno e cuidado, o enunciado de cada questo.

Leia com ateno o texto abaixo:

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no intrito, mas no cabo: diferena radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis, in Memrias Pstumas de Brs Cubas)

1) Pode-se afirmar, com base nas idias do autor-personagem, que se trata: a) de um texto jornalstico b) de um texto religioso c) de um texto cientfico d) de um texto autobiogrfico e) de um texto teatral 2) Para o autor-personagem, menos comum: a) comear um livro por seu nascimento. b) no comear um livro por seu nascimento, nem por sua morte. c) comear um livro por sua morte. d) no comear um livro por sua morte. e) comear um livro ao mesmo tempo pelo nascimento e pela morte. 3) Deduz-se do texto que o autor-personagem: a) est morrendo. b) j morreu. c) no quer morrer. d) no vai morrer. e) renasceu.
Adaptado de: http://www.tudosobreconcursos.com/interpretacao-de-textos http://www.analisedetextos.com.br/2010/06/exercicio-de-interpretacao-de-textos_9726.html

Potrebbero piacerti anche