Sei sulla pagina 1di 4

Dez Regras Simples Para Fazer Uma Boa Apresentao Oral

Philip E. Bourne
Fonte: Bourne PE (2007) Ten Simple Rules for Making Good Oral Presentations. PLoS Comput Biol 3(4): April 27, 2007

Dr. Philip E. Bourne, Professor do Department of Pharmacology, University of California San Diego, La Jolla, California, United States of America. E-mail: bourne@sdsc.edu

Traduo: Professor Alfredo Scheid Lopes, DCS-UFLA, Caixa Postal 3037, 37200-000 Lavras MG e-mail: ascheidl@dcs.ufla.br

Continuando nossa srie Dez Regras Simples, aqui consideramos o que preciso para fazer uma boa apresentao oral. Conquanto as regras se apliquem a um amplo nmero de disciplinas, elas so certamente importantes sob a perspectiva de sua leitura. A apresentao clara e lgica de suas idias e resultados cientficos um componente importante em uma carreira cientfica de sucesso. Apresentaes encorajam uma maior disseminao do seu trabalho e destacam trabalhos que podem, muitas vezes, receber ateno na forma escrita.

Regra 1: Fale para a Audincia

Ns no queremos dizer encare a audincia, apesar de manter contato visual com o maior nmero possvel de pessoas durante a sua apresentao ser importante, pois isso d um certo grau de intimidade e segurana para sua apresentao. Queremos dizer: prepare sua apresentao para atingir sua platia alvo. Tenha certeza de saber qual a sua platia quais so os seus backgrounds e seus nveis de conhecimento sobre o material que voc est apresentando e o que eles esperam de obter de sua apresentao? Tpicos fora do seu tema so usualmente enfadonhos e no iro ligar voc com a sua audincia. Apresente o que a platia quer ouvir.

Regra 2: Menos Mais

Um erro comum dos apresentadores inexperientes tentar falar muito. Eles sentem a necessidade de provarem para si mesmos mostrando para a audincia que eles sabem muito. Como resultado, a mensagem principal normalmente perdida, e o tempo que seria dedicado s perguntas da platia usualmente invadido. Seu conhecimento ser melhor expresso atravs de uma apresentao clara e concisa que seja provocante e leve a um dilogo durante o perodo de

perguntas e respostas quando a audincia se torna participante efetiva. Neste ponto, seu conhecimento do material ir tornar-se claro. Se voc no tem nenhum questionamento, ento voc no seguiu as outras regras. Muito provavelmente, sua apresentao ou foi incompreensvel ou sem interesse. Outro efeito de voc apresentar material em excesso que voc far sua apresentao com muita rapidez, outro fator de perda da mensagem principal.

Regra 3: Fale Somente Quando Voc Tem Algo a Dizer

No seja excessivamente zeloso sobre o que voc pensa que voc ter disponvel para apresentar quando o momento chegar. Pesquisa nunca caminha to depressa quanto voc gostaria. Lembre-se que o tempo da audincia precioso e no se deve cometer abusos pelo excesso de materiais no interessantes na parte preliminar.

Regra 4: Faa Com Que as Mensagens Principais Sejam Persistentes

Uma boa regra de bolso poderia ser pedir a um membro da audincia uma semana aps sua apresentao, se ele poderia lembrar-se de trs pontos importantes da mesma. Se esses trs pontos forem os mesmos que voc planejava como os mais importantes, voc fez um belo trabalho. Se ele se lembrar de quaisquer outros trs pontos, que no sejam os pontos chave que voc pensava, ento sua nfase foi errada. bvio o que significa se ele no pode lembrarse destes trs pontos!

Regra 5: Seja Lgico

Pense na apresentao como uma histria. Deve existir um fluxo lgico um incio claro, um meio, e um fim. Voc prepara o palco (o comeo), voc conta a histria (o meio), e voc tem um grand finale (o fim) onde as mensagens que devem persistir sero enfatizadas e claramente compreendidas.

Regra 6: Trate o Local da Apresentao Como Um Palco

As apresentaes devem manter a ateno, mas no exagere e conhea seus limites. Se voc no tem muito humorismo por natureza, no tente ser um humorista. Se voc no bom contando piadas, no tente contar uma, e assim sucessivamente. Um bom apresentador ir cativar a audincia e aumentar a possibilidade de obedecer regra 4.

Regra 7: Pratique e Controle o Tempo de Sua Apresentao

Isto particularmente importante para os apresentadores sem experincia. Mais importante ainda, quando da sua apresentao, faa aquilo que praticou. comum desviar-se do praticado, e, pior ainda comear a apresentar um trabalho do qual voc conhece menos do que a audincia. Quanto mais voc praticar, menos provvel ser que voc

saia do rumo planejado. Recursos visuais ajudam neste aspecto. Quanto mais apresentaes voc fizer melhor voc vai se sentir. No ambiente cientfico, aproveite todas as oportunidades para colaborar com os pesquisadores e com os professores nas suas rotinas de trabalho. Uma palestra importante no deve ser feita pela primeira vez para uma platia altamente especializada. Voc deve apresentar primeiro para os seus colegas de pesquisa que sero gentis e carinhosos, mas que mesmo assim indicaro as bvias discrepncias. Encontros de grupos de laboratrio so um meio adequado para isso.

Regra 8: Use Recursos Visuais Adequados Mas de Forma Eficiente

Os apresentadores tm formas diferentes de apresentao. Alguns podem cativar a audincia sem nenhum recurso audiovisual (raro); outros necessitam de recursos visuais e, alm disso, dependendo do material, no so capazes de apresentar bem um tpico em particular sem recursos visuais adequados como grficos e figuras. A preparao de bons recursos visuais ser objeto de outras Dez Regras Simples. A regra 7 (anterior) ir ajudar a voc definir o nmero adequado de recursos visuais (slides, transparncias, etc) para uma apresentao em particular. Uma regra de bolso que funciona que se voc tem mais de um recurso visual para cada minuto de sua apresentao, voc tem recursos visuais em excesso e vai estourar o tempo disponvel. Obviamente alguns visuais so de rpida explanao, outros levam mais tempo para completar a mensagem; outra vez, a regra 7 vai ajudar. Evite ler o visual a menos que voc deseje enfatizar o ponto mais explicitamente, a audincia tambm pode ler! O visual deve dar suporte ao que voc est falando seja pela nfase ou com dados que provem o que voc est falando. Finalmente, no coloque dados em excesso nos seus visuais. Faa os pontos a enfatizar poucos e claros.

Regra 9: Faa Uma Reviso de udio e/ou Vdeo de Suas Apresentaes

No existe nada mais eficiente do que ouvir, ou ouvir e ver, a apresentao que voc fez. Violaes das outras regras tornam-se bvias. Ver o que est errado fcil, corrigir os erros na prxima vez difcil. Provavelmente voc vai ter que quebrar maus hbitos que levam s violaes das outras regras. Trabalhe duro para eliminar maus hbitos; isso importante.

Regra 10: Agradea de Modo Apropriado

As pessoas adoram serem reconhecidas por suas contribuies. Entretanto, agradecimentos em exagero diminuem a importncia daqueles que realmente contriburam para a realizao do trabalho. Se voc no seguir a Regra 7, voc no ter como agradecer s pessoas e organizaes de forma adequada porqu voc vai exceder o tempo disponvel. Em geral adequado agradecer s pessoas que colaboraram no inicio da apresentao ou em algum ponto da apresentao em que a contribuio foi mais evidente.

Uma palavra de alerta ao final. Tem sido observado que mesmo seguindo as Dez Regras Simples (ou talvez pensando que ns estamos seguindo estas regras), um bom resultado da apresentao nem sempre est garantido. A dinmica entre apresentador e audincia difcil de ser prevista muito embora o nmero e profundidade das perguntas e a persistncia dos pontos importantes sejam indicadores excelentes de sua performance. Algumas vezes voc est seguro que uma apresentao ir bem, e aps o trmino voc sente que ela no foi bem. Outras vezes voc teme pela reao da audincia e a sua apresentao mais que supera os seus objetivos. Assim a vida.

Agradecimentos
A idia dessas Dez Regras Simples foi inspirada em uma conversa com Fiona Addison.

Referncias
1. 2. 3. 4. Bourne PE (2005) Ten simple rules for getting published. PLoS Comp Biol 1: e57. Bourne PE, Chalupa LM (2006) Ten simple rules for getting grants. PLoS Comp Biol 2: e12. Bourne PE, Korngreen A (2006) Ten simple rules for reviewers. PLoS Comp Biol 2: e110. Bourne PE, Friedberg I (2006) Ten simple rules for selecting a postdoctoral fellowship. PLoS Comp Biol 2: e121. 5. Vicens Q, Bourne PE (2007) Ten simple rules for a successful collaboration. PLoS Comp Biol 3: e44.

Potrebbero piacerti anche