Sei sulla pagina 1di 2

TCNICO JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA rea do Conhecimento N de quest es 30 30 -

Etapa

Prova/tipo

Peso

Carter

Contedo bsico Objetiva I Discursiva II Prtica Contedo especfico Redao Digitao

1 Habilitatrio 3 2 Habilitatrio e classificatrio

1. REA DE CONHECIMENTO: CONTEDO BSICO 1.1. PARA TODOS OS CARGOS 1.1.1. PORTUGUS Compreenso e estruturao de textos. Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal: Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Pontuao. Valor lgico e sinttico das preposies e conjunes. 1.1.2. RACIOCNIO LGICO Compreenso de estruturas lgicas. Lgica de argumentao; analogias, inferncias, dedues e concluses. Diagramas lgicos. Princpios de contagem e probabilidade. 1.1.3. NOES DE INFORMTICA Conhecimentos bsicos de computao e microinformtica. Noes de trabalho em rede. Conceitos de internet. Intranet. Navegadores de internet. Preveno de vrus de computador e utilizao de correio eletrnico. Conceitos de organizao de arquivos e mtodos de acesso. Sistema Operacional Windows XP e superiores. Uso de editores de texto, em especial, o BR Office.

Conhecimentos especficos:
TCNICO JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA 2.3.1. NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Constituio da Repblica: conceito. A Constituio da Repblica de 1988: Princpios Fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. Dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos polticos. Da organizao do Estado: Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios. Da Administrao Pblica: disposies gerais, dos servidores pblicos. Da Organizao dos Poderes: do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do Poder Judicirio. Funes Essenciais Justia: do Ministrio Pblico. 2.3.2. NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Lei n 8.112/1990 e alteraes posteriores. Regime Jurdico dos Servidores Pblicos. Das Disposies Preliminares; Do Provimento, Da Vacncia; Do Vencimento e Da Remunerao; Das Frias; Do Direito de Petio. Da Remoo e da Redistribuio; Da Substituio; Dos Direitos e Vantagens. Dos Deveres e Proibies. Da Acumulao. Das Responsabilidades. Das Penalidades. Do Processo Administrativo. Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992 e alteraes posteriores.

2.3.3. NOES DE DIREITO DO TRABALHO Aspectos gerais. Conceito de relaes de trabalho e relao de emprego. Princpios. Definio e fontes do Direito do Trabalho. Normas gerais de tutela do trabalho: da durao do trabalho, trabalho extraordinrio e trabalho noturno. Contrato individual do trabalho: do salrio e da remunerao. Da alterao do contrato de trabalho. Suspenso e interrupo. Resciso do contrato de trabalho. Aviso prvio. Trabalho da mulher, estabilidade da gestante. Do salrio do menor e do aprendiz. Direitos Constitucionais dos Trabalhadores. Da Justia do Trabalho: dos servios auxiliares da Justia do Trabalho (da Secretaria da Vara do Trabalho, dos Distribuidores, das Secretarias dos Tribunais Regionais). 2.3.4. NOES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Justia do Trabalho. Organizao. Jurisdio e Competncia. Processo judicirio do trabalho. Atos, termos e prazos processuais, distribuio, custas e emolumentos. Partes e Procuradores. Nulidades. Contestao. Excees. Conflitos de jurisdio. Deciso e sua eficcia. Dissdios individuais: procedimento ordinrio e sumarssimo. Forma da reclamao. Forma da notificao. Audincia de conciliao, instruo e julgamento: fases de seu desenvolvimento, finalidade. Provas: noes fundamentais, espcies, testemunhas e peritos, incapacidade, impedimentos, suspeio. Liquidao de Sentena. Execuo. Ttulos executivos.

Potrebbero piacerti anche