Sei sulla pagina 1di 16

OS PRELDIOS PARA PIANO DE CLAUDE DEBUSSY: UMA OBRA QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO MUSICAL E PIANSTICO DE ESTUDANTES UNIVERSITRIOS

Francis Dub
Traduo francs/portugus: Patricia De Carli Agosto/2008

Francis Dub estudou piano com Michle Royer, Robert Weisz, Marc Durand e Claude Lavelle, alm de se especializar em Paris com Monique Deschausses, pedagoga reconhecida internacionalmente e autora de cinco livros. Em seguida, realizou o doutorado em educao musical na universidade Laval sob orientao de Marie Michle Boulet. Seu foco de interesse a micro anlise atravs do processo de memorizao de uma partitura de piano. Apaixonado pela pedagogia, Dub leciona desde 1998 na Universidade Laval e possui alunos de futuro promissor no piano. Alguns deles ganharam prmios prestigiosos, como o prmio Europa (1998) e o primeiro prmio da Orquestra Sinfnica de Montral (2000). Como pianista, se apresentou com diversos instrumentistas e cantores. Gravou pela companhia ATMA um disco com o quarteto vocal masculino Figaro.

Resumo Os vinte e quatro preldios para piano de Claude Debussy ocupam um lugar de destaque em sua obra. Ricos em expressividade, com dificuldades e aprendizagens diversificadas, resumem uma escritura que revolucionou a linguagem musical do sculo XX. Este artigo trata primeiramente das inovaes musicais e piansticas que caracterizam a escrita do compositor francs. Atravs de exemplos selecionados entre estes preldios, explica-se como Debussy renova a harmonia, a forma, o

ritmo, o som, o timbre e a melodia. Em seguida, estabelece-se um paralelo entre os preldios para piano de Chopin e os de Debussy. Mencionam-se os diversos temas que inspiraram o compositor nesta obra. Por fim, demonstra-se como o estudo destes preldios permite o desenvolvimento da paleta sonora, os numerosos timbres e diversas tcnicas piansticas, a interpretao de texturas contrapontsticas e os ritmos complexos, assim como o emprego dos trs pedais.

Introduo Inicialmente, atravs de seu instrumento que Debussy exprime seus sonhos e afirma suas convices musicais. Sua obra pianstica pode ser considerada muito madura. Nela, a cor tonal, o timbre, a forma e o tempo musical aparecem de maneira inovadora. Os vinte e quatro preldios para piano de Claude Debussy so considerados uma de suas maiores obras. Compostos entre 1909 e 1912, resumem uma escrita musical que pe um fim a trs sculos de harmonia funcional. Poeta do som e mestre da liberdade, atravs desses preldios que Debussy renova esta forma musical e explora as riquezas sonoras do instrumento. Logo, estes vinte e quatro preldios constituem a obra ideal para compreender a sua escrita, que revolucionou a linguagem musical do sculo XX e encaminhou a msica para uma nova direo. Um aprendizado aprofundado destes preldios pode enriquecer o desenvolvimento musical e instrumental de todo pianista em formao.

A escrita musical de Claude Debussy A msica de Claude Debussy simboliza uma nova era na esttica musical do sculo XX. Procurando criar um universo sonoro com a ajuda de timbres e sons, Debussy liberta a arte musical das convenes tonais da poca. Para ele, apenas o prazer da audio tem o poder de ditar as leis harmnicas, temticas e de desenvolvimento formal. Como ele afirma: "No existe teoria: basta escutar.

O prazer a regra." No entanto, essa nova concepo de esttica musical nos forou a escutar a msica de maneira diferente e deu novos rumos para os compositores do sculo XX: a emancipao e escolha de suas prprias maneiras de se expressar. De acordo com Jean e Brigitte Massin, Debussy um "pioneiro da arte contempornea [...] [e] se recusa a adotar uma forma pr-existente na obra, procurando uma escrita que escapa, por fim, da tirania tonal, sem os subjugar obrigatoriamente aos temas [...] Nessa tica, ele o primeiro compositor a se preocupar com uma imagem sonora global da obra musical [...]". Todavia, certos contemporneos de Debussy sentem-se desconcertados pela originalidade e o lado vanguardista do compositor. Muitos o qualificam at de revolucionrio. De fato, partindo de uma linguagem conhecida para elaborar a sua prpria e utilizando um material tonal para criar uma msica atonal, Debussy provoca uma revoluo. No entanto, trata-se de uma mudana bem pacfica, pois o compositor no abandona a noo tonal, mas sim, a redefine. Inclusive, seu apego pelas msicas e modos antigos o assusta.
Qualificam-me de revolucionrio, mas eu no inventei nada. Apresentei as coisas antigas de uma outra forma. No h nada de novo em arte. Meus encadeamentos musicais, dos quais falamos vrias vezes, no so invenes. Eu j os ouvi anteriormente. No em igrejas, mas em mim mesmo. A msica est por toda a parte. Ele no est fechada dentro dos livros.

Mesmo que se faam necessrios anos para que as audcias musicais de Claude Debussy sejam aceitas, nada impede a sua originalidade. Ele afirma: "Escrevo coisas que no sero compreendidas pelas crianas do sculo XX; Elas mesmas vero que 'o hbito no faz o msico'". Vejamos agora por que a escrita musical de Debussy freqentemente qualificada como revolucionria.

Harmonia A harmonia, no perodo de Debussy, ainda dependente da ordem tonal (herana harmnica com tenses musicais realizadas atravs de preparaes e resolues). No entanto, o compositor se ope s restries desta prtica, declarando:
O que poderamos esperar de melhor da msica francesa ver eliminar-se o estudo da harmonia que praticamos, que a maneira mais solenemente ridcula de combinar os sons. Ela tem o grave defeito de unificar a escrita a um certo ponto que todos os msicos, salvo algumas excees, harmonizam da mesma maneira.

Com esta citao, portanto, no de se surpreender que uma das principais caractersticas da escrita de Debussy quebrar a ordem tonal sem negar os princpios da tonalidade. Seus preldios para piano, por exemplo, so freqentemente escritos em uma tonalidade especfica, se estendendo muito alm da tonalidade de base. Como afirma Franoise Gervais: "[...] a maneira como a tonalidade empregada representa algo absolutamente original e novo". Outra caracterstica do sistema harmnico deste perodo o

estabelecimento da tonalidade de uma msica desde o seu incio. Ora, o jovem compositor se distancia rapidamente desta prtica procurando ocultar o tom desde o incio da pea. O preldio Voiles um belo exemplo, neste caso. Escrito na tonalidade de d maior, comea, todavia, por uma escala que vem turvar o senso tonal da pea (ver exemplo 1). Alm disso, para deformar o tom, Debussy no mais procura resolver os acordes. Ele afirma: "Acordes incompletos, flutuantes. preciso deformar o tom, afinal, ele nos leva a qualquer lugar e nos deixa sair por qualquer porta, para onde terreno se expande". Outra particularidade da escrita harmnica do mestre francs: compor uma pea em torno de uma "tnica" sem o seu acorde de dominante. Ela se encontra privada de seu principal suporte harmnico. Chega-se nela mesmo que esta nota principal no corresponda mais nem tnica, nem dominante. Essa tcnica de escrita utilizada no preldio Les sons et des parfums tournent dans l'air du soir onde tudo gira em torno do d durante os 16 ltimos compassos,

mesmo que o tom do preldio seja l (ver exemplo 2). Segundo Franoise Gervais, "estas diferentes prticas demonstram que, no somente a necessidade da presena de uma tnica no mais provada, mas que a existncia dela no se faz mais necessria coeso e continuidade do discurso musical". Assim, Debussy distancia-se do mundo da tonalidade e abre as portas para diversas tcnicas de escrita. O compositor insere a escala de tons inteiros de forma particular. Esse modo o permite se distanciar da influncia harmnica das principais notas do sistema tonal. O melhor exemplo para demonstrar esta tcnica de escrita o preldio Voiles, no qual a escala de tons inteiros onipresente do incio ao fim da pea. Debussy privilegia o emprego dos diversos modos antigos, tais como o drico, frgio e ldio, que o permitem dar cores originais sua msica e distanciar-se das limitaes tonais, alm de oferecerem a possibilidade de traduzir musicalmente certas atmosferas inspiradas em civilizaes antigas. O preldio Canope (urna funerria egpcia) um exemplo deste procedimento de escrita. Debussy inicia este preldio, desta vez, sobre um modo menor e drico em r, para convidar o ouvinte a mergulhar em uma era antiga (ver exemplo 3). O compositor gosta de criar atmosferas musicais de forma particular. Para isto, ele emprega notas pedais para ajud-lo a produzir as atmosferas estagnadas e obsessivas ou, simplesmente para criar um certo desfoque harmnico em suas composies. O preldio Des Pas sur la Neige um exemplo concreto dessa escolha de escrita (ver exemplo 4). So criados climas de suspenso utilizando sucesses de acordes com stima sem buscar a resoluo. s vezes, insere-se at um encadeamento paralelo com diversos acordes pertencentes a tonalidades diferentes para traduzir, atravs da msica, este famoso clima de suspenso. O preldio La Cathdrale engloutie um belo exemplo (ver exemplo 5).

Outros

procedimentos

de

escrita

permitiram

Debussy

que

revolucionasse a linguagem musical do sculo XX: o paralelismo, a bitonalidade, o pentatonismo, o emprego da escala rabe, etc. Suas utilizaes tambm contriburam para a expanso do mbito harmnico da poca, porm, esse artigo nos impe limitaes que nos permitem apenas nome-los. Resumidamente, Debussy no busca destruir a herana harmnica legada pelos compositores precedentes, mas sim, enriquec-la atravs do emprego de novas cores e atmosferas.
No acredito na onipotncia sempre presente das mesmas notas: d, r, mi f, sol, l, si, d. No necessrio exclui-las, mas sim, dar-lhes companhia, desde a escala de seis tons at a de vinte e um graus. Com os vinte e quatro semitons contidos na oitava, temos sempre acordes ambguos sua disposio, que pertencem a trinta e seis tons de uma vez.

Forma Debussy contribuiu generosamente para a expanso dos modelos tradicionais da forma, se recusando a afirmar que ela responde sistematicamente a uma sucesso e a uma progresso de encadeamentos ou a estruturas temticas, preferindo um desenrolamento musical submisso imaginao, ao subentendido, poesia dos sons, onde apenas o tema pode ditar esta forma. De fato, sua concepo desta mais ligada ao sujeito do que a uma forma arquitetnica pr-estabelecida. Alm disso, s vezes utiliza motivos que, uma vez adicionados uns aos outros, determinam esta estrutura. Em uma carta escrita ao seu editor Durand em 1907, Debussy afirma: Me conveno cada vez mais que a msica no , pela sua essncia, algo que possa se aprofundar em uma forma rigorosa e tradicional. Ela feita de cores e tempos ritmados. Todavia, esta desconstruo da forma em Debussy lhe traz

freqentemente crticas do meio musical da poca. De fato, diversos msicos censuram esta falta de forma em suas composies. Vincent-dIndy ainda ousa afirmar que a msica de Debussy no vai durar por muito tempo, pois no possui forma.

Notemos que essa expanso da harmonia e da forma em Debussy faz com que o desenvolvimento temtico seja tratado de maneira diferente. Ao invs deste ser construdo como anteriormente, o compositor visa primeiramente explorar a variedade de cores e de riquezas sonoras possveis de cada um dos motivos musicais. Assim, cada obra segue suas prprias leis de desenvolvimento.

O Ritmo e o Tempo Musical Para Debussy, apenas o motivo musical determina a forma, o desenvolvimento, a harmonia e o ritmo. De fato, sua concepo de ritmo dependente do movimento que ela espera imprimir ao objeto em questo. Enquanto isso, ele no busca, de forma alguma, inovar sobre o plano rtmico, mas sim, traduzir musicalmente o tema escolhido com a maior fidelidade possvel. Eis como Halbreich resume a contribuio de Debussy sobre o plano rtmico:
atravs do ritmo que podemos libertar a frase meldica da tirania das barras de compassos; que podemos pr um fim periodizao simtrica dos compositores clssicos; introduzir na msica uma variedade infinita de estruturas rtmicas; generalizar o emprego de uma escala de valores irracionais; enfim, recuperar os sculos de atraso que mantinha preso o elemento rtmica na msica ocidental.

Debussy representa freqentemente personagens mgicos em suas obras (La fille aux cheveux de lin, Puck, Ondine). Estes e outros seres imaginrios lhe permitem ignorar a presena do homem em suas composies. Assim, sua msica no mais submissa ao ritmo biolgico do homem e sua dimenso temporal. O tempo musical pode, durante um perodo de tempo, aparecer em um novo dia. Alm disso, excluindo o jogo de tenses-relaxamento do corao e da experincia humana, Debussy liberta a harmonia e o ritmo de sua estagnao. Agora, cada sesso pode comear e terminar como lhe convm e sua msica d a impresso de estar submersa no espao. Essa noo de distncia e

de espao constante em sua msica para piano. Um belo exemplo disso preldio Feux dArtifice (ver exemplo 6). Timbre e Som O som e o timbre so soberanos em Claude Debussy. Sua concepo esttica do som inspirada no Oriente, ou seja, antes de compor com notas, ele compe com sons.

importante ressaltar que essa viso fez com que Debussy contribusse para a evoluo do tratamento sonoro do piano. Nela, busca-se explorar a luz do som, tal como a "pintura" com as cores. Em sua msica, o som se faz timbre e o piano torna-se uma orquestra real que responde s suas necessidades descritivas. Trata-se, de fato, de uma revoluo sonora que no permite em hiptese alguma um retorno ao passado.

Como intrprete, Debussy igualmente enfeitiado pelo som. O pianista mile Vuillermoz, contemporneo de Debussy, deixou um testemunho sobre a interpretao pianstica do compositor:

Ele gosta de apalpar, manipular e modelar sua msica, alm de faz-la afundar em suas mos como um faiso avarento banhado em ouro entre seus dedos para entender que a pintura mgica [...], sob seu dedo, o martelo percute precauciosamente a corda... Debussy se interessa pelas longas ressonncias, traando sua trajetria no espao at o esvanecimento do ltimo som harmnico.

A pianista francesa Marguerite Long teve a oportunidade de tocar para Debussy e de o ouvir em concertos. Ele descreve sua interpretao pianstica da seguinte maneira: Ele tocava quase quase tudo de maneira 'plida', porm, com uma sonoridade plena e intensa, sem nenhuma dureza no ataque. Os graus de nuances iam do pianissimo ao forte, sem jamais atingir sonoridades desordenadas onde a sutileza das harmonias se perdesse".

Melodia interessante constatar que as inovaes de Debussy sobre o plano da tonalidade da ordem harmnica do acorde deixam mais espao s suas melodias. De fato, tudo se torna melodia em sua msica, pois esta no depende mais de funes harmnicas. Resultado: Ela ser responsvel por encaminhar a harmonia, j que esta no possui mais a funo de sustent-la, pois agora auxiliada pelo ritmo. Franoise Gervais frisa: o ritmo , por essncia, muito mais prximo da melodia do que a harmonia. Sua autonomia, mobilidade, estrutura baseada em referncias e propores internas, o designam como um alter ego da melodia [...].

Os Prludes para piano de Claude Debussy O preldio surge, pela primeira vez, no sculo XVI, como uma pea instrumental de estilo improvisado independente do cantus firmus. Mais tarde, no perodo barroco, serve para introduzir outra obra ou um grupo de peas s quais no possui ligao alguma, tais como o preldio que abre as Sutes Inglesas ou Preldios e Fugas de Johann Sebastian Bach. Outros compositores, como Clementi e Hummel, tambm se interessaro por essa forma musical. No entanto, nos preldios opus 28 de Chopin, esta ser utilizada pela primeira vez como uma forma independente, sem necessariamente preceder uma outra pea como se fosse uma introduo. Setenta anos mais tarde, Debussy segue os passos do mestre polons, compondo vinte e quatro preldios divididos igualmente em dois livros.

Preldios de Chopin versus Preldios de Debussy Os preldios para piano de Debussy diferem dos de Chopin, porm, de forma respeitosa. Inicialmente, os preldios do mestre polons so, de certa forma, estados de alma. Por outro lado, os de Debussy so mais destinados a

traduzir uma atmosfera e so o equivalente sonoro do sujeito. Chopin escreve seus preldios em vinte e quatro tonalidades; Debussy privilegia, antes disso, certas tonalidades, como f maior. Certos preldios do compositor romntico so executados em cerca de segundos, enquanto que, os de seu sucessor possuem uma durao de trs a sete minutos. Uma das maiores diferenas entre os preldios destes compositores se encontra em seus ttulos. O polons no intitula nenhum, enquanto que o francs o faz, entre parnteses, no fim de cada preldio. Talvez ele queira nos dizer que so preldios destinados a qualquer coisa, como o Prlude laprsmidi dun faune? Marguerite Long v este acrscimo ao ttulo no fim da pea como um post-scriptum. Alfred Cortot, que tambm conheceu Debussy, acredita que essa tipografia original se inspira em uma prtica puramente simbolista la Mallarm, [...] como se parecesse desejar que o prazer do leitor fosse o de adivinhar o sentimento descrito musicalmente e quedesabrochasse o seu ntimo. O bigrafo de Debussy, Franois Lesure, diz que o direito inusitado do ttulo significa, talvez, que o compositor quer minimizar o impacto no intrprete, ao limite de lhe dar liberdade caso prefira um outro". Certamente a forma preldio oferece a Debussy a liberdade de escrever uma msica com aspectos improvisativos que correspondem sua personalidade artstica. Da mesma maneira, esta forma o permite realizar poticas condensadas sem obrigatoriamente precisar de um desenvolvimento.

Fontes de Inspirao Os preldios de Debussy fazem aluso diversas fontes de inspirao: a natureza, os pases estrangeiros, as civilizaes antigas, o mundo mgico, o humor e os personagens irreais. A natureza est em primeiro lugar, juntamente com a "terra" (Feuilles mortes, Bruyres, Des pas sur la neige), o "mar" (La Cathdrale engloutie, Ce qu'a vu le vent d'Ouest, Voiles), e o "ar" (Les sons et les parfums tournent dans l'air du soir, Brouillards, Le vent dans la plaine). Debussy sempre foi fascinado pelos pases estrangeiros, como o Extremo-

Oriente (La terrasse des audiences du clair de lune), a Espanha (La srnade interrompue, La Puerta del Vino) e a Itlia (Les collines d'Anacapri). Tambm fascinado pelas civilizaes antigas, particularmente a antigidade greco-egpcia (Danseuses de Delphes, Canope). A magia dos personagens fantsticos tambm presente (Danse de Puck, Les Fes sont d'exquises danseuses, Ondine). Sua atrao pelo humor tipicamente anglo-saxo inclui-se s suas outras fontes de inspirao (Ministrels, General Lavine-exxentric, Hommage S. Pickwick). Por fim, o personagem irreal de La fille aux cheveux de lin e os preldios Feux d'artifice e Les tierces alternes (pea que anuncia os dois livros de estudos que surgiro 3 anos mais tarde) completam a srie.

Benefcios trazidos ao intrprete atravs do estudo dos Prludes pour piano de Debussy Antes de mencionar os benefcios trazidos ao intrprete atravs do estudo dos Prludes, importante sublinhar que a variedade de dificuldades tcnicas, a diversidade de meios de expresso que podemos explorar e sua durao relativamente curta permitem ensinar essa obra aos estudantes inscritos aos diversos programas de estudos universitrios: bacharelado (concentrao instrumental, educao musical ou histria da msica) e mestrado (interpretao ou didtica instrumental). Por exemplo: um estudante pianista no primeiro ano do bacharelado em educao musical poderia estudar Bruyres; um outro inscrito no ltimo ano de bacharelado em instrumento poderia trabalhar alguns preldios que revelam maiores exigncias tcnicas como Ce qu'a vu le Vent d'Ouest ou Les tierces alternes; por fim, um estudante de mestrado poderia apresentar integralmente um dos dois livros de preldios. O essencial da obra de piano de Debussy apresenta-se em seu terceiro perodo de vida criativa, ou seja, entre 1902 e 1912. Isto significa que o seu modo criativo teve o tempo de amadurecer quando ele comea a escrever seus preldios. Enfim, esta obra revela a arte em seu apogeu.

Vimos que os Prludes de Debussy apresentam um retrato de sua escrita musical, representando a obra ideal para ser descoberta e estudada. Porm, ela pode, da mesma forma, favorecer o estudante pianista em sua aprendizagem e desenvolvimento de diversos elementos musicais em variados aspectos, tais como: 1) Paleta sonora e numerosos timbres piansticos 2) Diversas tcnicas de piano 3) Interpretao de texturas contrapontsticas e de ritmos complexos tais como o emprego correto do rubato 4) Interpretao de melodias debussystas 5) Utilizao dos trs pedais

Paleta Sonora Debussy explora, atravs de seus preldios para piano, todos os recursos sonoros do instrumento. As nuances vo de fff (Les collines d'Anacapri) ppp (Danseuses de Delphes, La terrasse des audiences du clair de lune etc). Empregando diversas tcnicas de escrita, o piano torna-se uma orquestra real, com timbres variados que necessitam de uma reproduo feita apenas atravs das teclas de marfim e dos martelos. Citamos apenas alguns exemplos: o violo (La srnade interrompue), o pandeiro (Gnral Lacine-eccentric), os sinos (La Cathdrale engloutie), a flauta (Les collines d'Anacapri), a trompa (Les sons et les parfums tournent dans l'air du soir) etc. Eis o principal desafio sobre o plano sonoro que o intrprete dessa obra aguarda! Alm disso, esses preldios obrigam-no a encontrar uma variedade infinita de timbres piansticos para traduzir fielmente o conjunto de atmosferas e carteres contidos nestas peas. Cada um dos preldios est repleto de indicaes especficas nas quais pianista deve se inspirar para dar vida sua interpretao. Por exemplo, as indicaes expressif et tendre1, e expressif et

Expressivo e tenro.

douloureux2 (Des pas sur la neige) necessitam de toques expressivos de maneiras diferentes. Cada uma das numerosas indicaes estimulam a imaginao e contribuem no desenvolvimento da paleta sonora de um intrprete como poucas obras podem o fazer.

Tcnicas piansticas diversas Debussy chega um pouco depois de Liszt e Chopin, mas trata a virtuosidade pianstica de maneira diferente. Em sua msica, tudo tido como atmosfera e ambincia sonora, ao mesmo tempo em que so mantidas as exigncias tcnicas desenvolvidas pelos romnticos. Alfred Cortot afirma que: "Essa concepo to nova do carter e do poder do instrumento confere tcnica pianstica de Debussy uma personalidade potica que a impede de se confundir, mesmo exteriormente, com a virtuosidade intensiva de Liszt ou de Chopin, de onde ela nasceu[...]". Essa concepo de virtuosidade exige mais do que nunca que a tcnica do intrprete esteja ao servio da msica. Alm disso, Debussy se libertou dos "modelos" de virtuosidade herdados do sculo XIX para inventar outros de acordo com seu mundo sonoro. Assim, diversos preldios reservam novas dificuldades piansticas com as quais o pianista deve se familiarizar para super-las. Como afirma Robert Schmitz: " proftico que as obras para piano de Debussy no caiam na automaticidade; cada obra nova traz um novo conjunto de problemas tcnicos, uma nova forma de virtuosismo a ser conquistada".3

A interpretao de texturas contrapontsticas e de ritmos complexos A escrita musical de Debussy repleta de texturas contrapontsticas complexas que obrigam o intrprete a adquirir um senso aguado de planos
Expressivo e doloroso. Do original em ingls: " It is proverbial that Debussy's piano works do not 'fall under the fingers'; each new work brings a new set of technical problems, a new form of virtuosity to conquer".
2 3

sonoros. Deve-se obter de duas a trs sonoridades diferentes por vez, com a mesma mo. Por exemplo: a mo direita em Danseuses de Delphes deve insinuar um canto situado no interior de um acorde de quatro sons (ver exemplo 7).

Os novos problemas rtmicos encontrados nessas peas exigem do intrprete uma reflexo e uma adaptao constantes. A dificuldade de interpretar adequadamente certas estruturas rtmicas (Les collines d'Anacapri: 12/16 = 2/4; ver exemplo 8), certas novas periodizaes simtricas (Les sons et les parfums tournent dans l'air du soir: 3/4 e 5/4; ver exemplo 9) ou simplesmente de tocar habilmente toda a srie de valores assimtricos (Feux d'artifices; ver exemplo 10) obrigam o pianista a se adaptar s novas dificuldades e a aumentar os seus conhecimentos rtmicos. O carter improvisado dos prludes acrescenta uma outra dificuldade de interpretao: o rubato, herana do Romantismo. As numerosas indicaes de ritmo, tais como au mouvement, cdez, serrez un peu, rubato, retenu, plus lent etc, pontuam esses preldios e oferecem pontos importantes ao intrprete. Apesar da preciso dessas indicaes, difcil imaginar que os sons e os perfumes que percorrem o ar da noite ou que o ondulaes de uma Ondine pudessem ser submetidos a um rigor metronmico. O intrprete deve aprender a render ritmicamente todas as nuances de impulso e de flexibilidade requeridas para traduzir musicalmente o objeto de cada preldio. Alis, Debussy afirmava, em relao a isto: "Vocs sabem a minha opinio quanto a indicaes metronmicas: So corretas para um compasso, como 'roses, the span of one morning'. No entanto, h os que no escutam como deveriam e se aproveitam desta ausncia (de indicaes metronmicas) para escutar ainda menos".4

Do original em ingls: "You know my opinion on metronomic indications: They are correct for one mesure, like 'roses, the span of one morning', but there are those who do not hear and who take advantage of this absence (of metronomic indications) to hear still less".

Interpretao das melodias debussystas Vimos que a melodia possui um lugar preponderante na obra de Debussy. Como o autor de Prludes expande a ordem harmnica dos graus da escala, preciso procurar interpretar suas melodias de maneira diferente. Assim, as mudanas de dinmica, registro, textura, cor sonora, ritmo etc., serviro de apoio e para inspirar o movimento meldico. Alm disso, a grande variedade de carteres que nos oferecida por estas melodias exigiro do intrprete uma imaginao criativa e constantemente renovada. O pianista que trabalha Debussy diversifica os refinamentos de sua interpretao pianstica.

Utilizao dos trs pedais Uma das maiores dificuldades para interpretar os Prludes de Debussy o emprego exato dos trs pedais do piano e das diferentes combinaes possveis que eles oferecem. O pianista deve aprender a utilizar o pedal forte em diversos nveis (pedal completo, meio-pedal, um quarto de pedal, vibrato de pedal, pedal meldico, pedal rtmico, pedal rtmico prolongado). Ele deve tambm utilizar o pedal doce, chamado tambm de una corda, com uma sutileza inigualvel para reproduzir todos os timbres, carteres, sonoridades, ambincias exigidas em suas obras. Finalmente, Debussy escreve com tanta riqueza harmnica que o intrprete deve utilizar freqentemente o pedal tonal, chamado tambm de pedal de sustentao, para esclarecer certas escritas sem perder, todavia, as notas pedais ou o suporte harmnico do baixo. Ele ainda pode fazer o uso dos trs pedais ao mesmo tempo (La terrasse des audiences du clair de lune). Jamais, antes de Debussy, um compositor escreveu msica exigindo tal controle dos pedais. justo dizer que o estudo de seus preldios desenvolve um grande conhecimento do seu emprego.

Concluso Claude Debussy revolucionou a escritura musical, enriquecendo-a de novos procedimentos que inspiraram a msica do sculo XX. Sua necessidade de liberdade, criatividade e originalidade o fez redefinir a linguagem musical de sua poca, expandindo a utilizao das leis harmnicas, temticas e formais que haviam sido herdadas. De fato, ele criou uma nova corrente esttica musical que no nos permite nenhum retorno ao passado. Obras maduras como os seus Prludes para piano representam uma oportunidade nica de compreender essa nova escrita que ps um fim a trs sculos de harmonia funcional. No entanto, estas obras beneficiam o estudante pianista, atravs do desenvolvimento de diversos aspectos piansticos tais como a sonoridade, a tcnica, os diversos toques, a interpretao de ritmos complexos e de melodias de carter variado assim como uma utilizao pouco comum dos pedais. Esses preldios exploram todas as possibilidades sonoras do piano, forando os pianistas a revelar as cores e novos timbres e a redefinir a sua interpretao pianstica. Alm disso, a variedade de dificuldades encontradas nessas peas permite os ensinar de acordo com os diversos programas de estudos universitrios. Eis as razes que nos permitem afirmar que o estudo dos Prludes pour piano de Claude Debussy pode favorecer o desenvolvimento musical e pianstico de estudantes de nvel universitrio. Enfim, eles representam uma obra musical de escolha para ajudar jovens pianistas a tornarem-se melhores instrumentistas, intrpretes e artistas.

Potrebbero piacerti anche