Sei sulla pagina 1di 5

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DA INFORMAO DISCIPLINA DE ORGANIZAO DE COMPUTADORES PERODO: 2011.

.2 PROFESSOR: LUIZ CARLOS DE LEMOS JNIOR Aluno: ________________________________________________________ Nota: _______

2 Estgio

1. O que cor? O que so espaos de cor? Cor uma interpretao visual da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnticas; e que corresponde parte do espectro eletromagntico que visvel que tem comprimento de onda entre 400 e 700 nanmetros. Espao de cores um modelo matemtico usado para descrever cada cor a partir de frmulas. Os mais usados so RGB e o CMYK, entre outros. 2. O que um pixel? uma juno dos termos Picture e Element, e representa cada ponto do elemento imagem (menor parte da imagem) e a soma deles foram o desenho completo. 3. Explique o que matiz, brilho e saturao de uma fonte luminosa. So propriedades que fazem variar de aspecto e definem a aparecia final da cor. Matiz a qualidade que difere azul do verde e vermelho. Saturao a qualidade que mede o grau de pureza ou brilho. E brilho mede a intensidade da energia, onde nula preto e total branco. 4. Como podemos verificar experimentalmente que a luz branca contm todas as componentes espectrais? A luz branca pode ser decomposta em cada uma de suas cores componentes se fizermos com que ela atravesse um prisma. Neste caso, cada uma das frequncias sofrer um desvio diferente e consequentemente haver uma separao das sete cores, comprovando o fato. 5. O que um processo subtrativo de formao de cores? Cite um exemplo de como possvel obter a cor vermelha atravs deste processo. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primrias tendem ao preto, ou seja, ausncia de luz (ciano, magenta e amarelo). Somando Amarelo mais o Magenta, obtemos o vermelho.

6. Qual a relao entre as cores no sistema RGB e no sistema CMY? O sistema aditivo chamado tambm de sistema RGB (red/green e blue), que so cores primrias decompostas a partir da luz branca. Enquanto o sistema subtrativo de CMY (ciano/magenta e yellow), so formados pelos elementos naturais, cores secundrias da luz e so ao mesmo tempo as cores primrias do sistema subtrativo.

7. Por que a evoluo do sistema CMY para o sistema CMYK? Qual a relao entre eles? Quais as vantagens e desvantagens? "K" representa o preto que adicionado aos pigmentos para obteno de maior ou menor saturao, visto que, no encontramos pigmentos puros na natureza. Vantagens: Adio do tom preto, pois o CMY no possui um escuro profundo. Desvantagem: Editar imagem nesse modo menos eficiente com relao a outro modelo.

8. Descreva como realizada a converso de RGB para HSV e de HSV para RGB. Seja uma cor definida por RGB, onde R, G e B esto entre 0 e 1, onde estes valores correspondem, respectivamente, ao maior e ao menor valor possvel para cada. A transformao para os parmetros (H, S, V) dessa cor pode ser determinada pelas frmulas abaixo. Seja MAX e MIN os valores mximo e mnimo, respectivamente, dos valores (R, G, B)

Os resultados do a tonalidade variando de 0 a 360, indicando o ngulo no crculo onde a tonalidade (H) est definido, e a saturao e o brilho variando de 0 a 1, representando o menor e o maior valor possvel.

Seja uma cor definida por HSV, onde H, varia de 0 a 360, informando o ngulo, em graus, no crculo onde este parmetro est definido, e com S e V variando de 0 a 1. A transformao para os parmetros (R, G, B) desta cor podem ser calculados conforme a formulao abaixo: Primeiramente, se S = 0, o resultado ser cinza. Para esse caso, os valores de R, G e B so iguais a V e, o valor de H irrelevante. Para S diferente de zero, as equaes abaixo so aplicveis:

essas equaes fornecem R, G e B variando de 0 a 1.

9. Compare as vantagens e desvantagens dos sistemas RGB e HSV. RGB tem como vantagens as diferentes combinaes desse modelo so capazes de gerar qualquer tipo de cor, editar imagem nesse modo mais eficiente com relao a outros modelos, e como desvantagens, dependncia de dispositivo que pode ocorrer variao de cores entre monitores e scanners, podendo levar a um desvio nas suas especificaes, exibindo assim, as cores de maneira diferente, enquanto que o HSV tem como vantagem o espao do modelo muito semelhante maneira em que os seres humanos percebem a cor, e

como desvantagem que, no componente H, a imagem gerada apresenta uma descontinuidade em certos pontos. Passando bruscamente de cores claras para escuras.

10. Dada uma distribuio espectral de energia, como podemos determinar o comprimento de onda dominante, a pureza, a intensidade e a luminosidade da cor que ela representa? Pela Matiz, pelo Brilho e pela Saturao, onde a Matiz corresponde intensidade espectral de cor (isto , qual o comprimento de onda dominante); O Brilho, que corresponde intensidade luminosa (isto , mais brilho, mais luz, mais "claridade"); E por fim a Saturao que corresponde pureza espectral relativa da luz (alta saturao = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuio espectral).

11. Explique qual a diferena (caractersticas gerais, vantagens e desvantagens) entre uma imagem vetorial e uma matricial (bitmap). A representao vetorial empregada para a definio e modelagens de objetos que sero representados pela imagem, so usados pontos, linhas, curvas e etc. Tem como vantagens a facilidade de armazenamento dos elementos geomtricos, facilidade de manipulao, e alterao simples, e como desvantagem, requer um dispositivos de sada especficos para ter bons resultados e tem uma reconstruo mais lenta. J a matricial, a imagem descrita por um conjunto de clulas em um arranjo espacial bidimensional (matriz), onde cada clula representa os pixels da imagem e os objetos so formados usando adequadamente esses pixels. Tem como vantagens a fcil traduo para dispositivos baseados em pontos, fcil armazenamento e leitura e valores dos pixels podem ser alterados individualmente ou em grupo, e como desvantagens o tamanho da imagens que podem ser muito grandes e a dificuldade em realizar operaes de escala.

12. Ordene e descreva sucintamente as etapas associadas ao processamento de imagem. 13. Caracterize o Processamento Digital de Imagem no Domnio Espacial e o Processamento no Domnio da Frequncia. Exemplifique aplicaes para cada um destes. 14. Diferencie Compresso de Imagem com Perdas e Compresso sem Perdas. Exemplifique tcnicas (no mnimo duas) para cada uma dessas formas de compresso. 15. Descreva as principais caractersticas dos formatos de imagem BMP, GIF, JPG, TIFF e PNG. 16. O que caracteriza cada um dos parmetros perceptuais do som? Utilizando uma ferramenta de sua preferncia, altere no mnimo dois desses dos parmetros e comente os resultados obtidos. 17. A voz humana um sinal de udio?

18. Qual a largura de banda da voz humana? 19. De acordo com Fourier, qualquer sinal peridico pode ser representado pela soma, possivelmente infinita, de senos e cossenos com frequncias mltiplas da Frequncia Fundamental, F0. Segundo Nyquist, para que um sinal seja totalmente reconstitudo em seu destino, necessria a amostragem de duas vezes a largura de banda (2W) do canal. Baseado nisso explique porque uma amostragem maior no influencia na recuperao deste sinal. 20. O que ocorrer se o Teorema de Nyquist no for respeitado? O que significa o fenmeno de Aliasing? 21. Seja 100 Hz a frequncia mais elevada contida em um sinal analgico, qual deve ser a frequncia de amostragem utilizada na sua digitalizao? 22. Apresente (e caracterize) no mnimo trs operaes em um sinal de udio que podem ser realizadas nos domnios do tempo e da frequncia, respectivamente. 23. Descreva um dos princpios utilizados na compresso com perdas de um sinal de udio? 24. Quais os efeitos provocados pela filtragem passa-baixa, passa-alta e passa-faixa em arquivos de udio? Exemplifique aplicaes para esses filtros. 25. O que caracteriza arquivos do tipo MIDI, WAVE, MP3 e WMA?

Potrebbero piacerti anche