Sei sulla pagina 1di 69

DISTRIBUIO DAS HABILIDADES AO LONGO DAS SRIES Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 1 Nmeros e operaes TPICO

HABILIDADES BSICAS

1.1. Operar com os nmeros naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potncias, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos. 1. Conjunto dos nmeros naturais

Sexto ano X

Stimo ano X

Oitavo ano X

Nono ano

1.2. Utilizar os critrios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10.


1.3. Utilizar o algoritmo da diviso de Euclides. 1.4. Representar a relao entre dois nmeros naturais em termos de quociente e resto. 1.5. Fatorar nmeros naturais em produto de primos. 1.6. Calcular o mdc e o mmc de nmeros naturais. 1.7. Resolver problemas que envolvam tcnicas simples de contagem. 1.8. Resolver problemas envolvendo operaes com nmeros naturais.

X X X X X X X Sexto ano

X X

X X X X Stimo ano X

X X Oitavo ano Nono ano

TPICO

HABILIDADES BSICAS

2. Conjunto dos nmeros inteiros

2.1. Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros naturais atravs de situaes contextualizadas e resoluo de equao. 2.2. Operar com nmeros inteiros: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potncias. 2.3. Resolver problemas que envolvam operaes com nmeros inteiros. 2.4. Localizar nmeros inteiros na reta numrica, utilizando a ordenao no conjunto.
HABILIDADES BSICAS

X X X Sexto ano X Stimo ano Oitavo ano Nono ano

TPICO

3.1. Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros inteiros atravs de situaes

3. Conjunto dos nmeros racionais

contextualizadas e/ou resoluo de equao. 3.2. Operar com nmeros racionais em forma decimal e fracionria: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potncias e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos. 3.3. Associar uma frao sua representao decimal e vice-versa. 3.4. Resolver problemas que envolvam nmeros racionais. 3.5. Localizar nmeros racionais na reta numrica, utilizando a ordenao no conjunto.
HABILIDADES BSICAS

X X X Sexto ano

X X X Stimo ano Oitavo ano Nono ano X X

TPICO COMPLEMENTAR

I. Conjunto dos nmeros reais

Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros racionais atravs de situaes contextualizadas e da resoluo de problemas. Identifi car nmeros racionais com as dzimas peridicas. Identificar as dzimas no peridicas com os nmeros irracionais. Usar geometria para construir alguns segmentos de comprimento irracional. O nmero
HABILIDADES BSICAS

X X X

TPICO COMPLEMENTAR

II. Nmeros naturais

Os demais critrios de divisiblidade. Utilizar a representao decimal para justifi car critrios de divisibilidade. Representar geometricamente os conceitos de quociente e de resto na diviso de dois nmeros naturais. Raiz n-sima nmeros inteiros que so potncias de n.

Sexto ano X

Stimo ano X

X Oitavo ano

X Nono ano X X

Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES

Tema 2 Grandezas Proporcionais TPICOS 4. Proporcionalidade Direta e Inversa TPICO 5. Porcentagem TPICO
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

4.1. Identificar grandezas diretamente proporcionais. 4.2. Identificar grandezas inversamente proporcionais. 4.3. Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais.
HABILIDADES BSICAS

Stimo ano X X X Stimo ano X X Stimo ano X

Oitavo ano

Nono ano

X Oitavo ano X X Oitavo ano X Nono ano

5.1. Interpretar e utilizar o smbolo % . 5.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de porcentagem.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X X Sexto ano

Nono ano

6. Juros

6.1. Calcular descontos, lucros e prejuzos. 6.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de prestaes em financiamentos com poucas prestaes. 6.3. Comparar preos vista e a prazo. Eixo temtico II: LGEBRA Tema 1: Expresses Algbricas

X X

TPICO

HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

7. Linguagem Algbrica

7.1. Utilizar a linguagem algbrica para representar simbolicamente as propriedades das operaes nos conjuntos numricos e na geometria. 7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algbrica. 7.3. Utilizar a linguagem algbrica para resoluo de problemas.
HABILIDADES BSICAS

Stimo ano X

Oitavo ano X

Nono ano X

X X

X X Nono ano X X

TPICO 8. Valor Numrico de uma Expresso

Sexto ano

8.1. Calcular o valor numrico de uma expresso. 8.2. Utilizar valores numricos de expresses algbricas para constatar a falsidade de igualdade

Stimo ano X X

Oitavo ano X X

ou desigualdades. TPICO
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

Stimo ano

9.1. Somar, multiplicar e subtrair polinmios. 9. Operaes com 9.2. Dividir um monmio por um monmio. Expresses Algbricas 9.3. Dividir um polinmio por um monmio. Bsicas 9.4. Reconhecer os produtos notveis. 9.5. Fatorar uma expresso algbrica. Eixo temtico II: LGEBRA Tema 2:Equaes Algbricas TPICO HABILIDADES BSICAS 10.1. Identificar a raiz de uma equao do primeiro grau. 10. Equaes do Primeiro 10.2. Resolver uma equao do primeiro Grau grau. 10.3. Resolver problemas que envolvam uma equao do primeiro grau. TPICO HABILIDADES BSICAS 11.1. Identificar a(s) soluo (es) de um sistema 11. Sistemas de Equaes de duas equaes lineares. do PrimeiroGrau 11.2. Resolver problemas que envolvam um sistema de duas equaes do primeiro grau com duas incgnitas. TPICO HABILIDADES BSICAS 12.1. Identificar a(s) raiz(zes) de uma equao do segundo grau. 12.2. Identificar as razes de uma equao 12. Equaes do dada por um produto de fatores do primeiro Segundo Grau grau. 12.3. Resolver uma equao do segundo grau. 12.4. Resolver situaes-problema que envolvam uma equao do segundo grau.

Oitavo ano X X X X X

Nono ano

Sexto ano

Stimo ano X X X

Oitavo ano

Nono ano

X X Oitavo ano X X

X X Nono ano X X

Sexto ano

Stimo ano

Sexto ano

Stimo ano

Oitavo ano

Nono ano X X

X X

TPICO COMPLEMENTAR III. Operaes com expresses algbricas TPICO COMPLEMENTAR IV. Equaes

HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

Stimo ano

Oitavo ano

Dividir dois polinmios. Calcular o mdc e o mmc de polinmios simples (de grau baixo). Somar, multiplicar, subtrair e dividir polinmios.
HABILIDADES BSICAS

Nono ano X X X Nono ano X

Sexto ano

Stimo ano

Oitavo ano

Identificar as razes de uma equao dada por um produto de fatores do primeiro e do segundo graus. Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 1: Relaes Geomtricas entre Figuras Planas

TPICO

HABILIDADES BSICAS

13. Figuras planas

13.1. Reconhecer as principais propriedades dos tringulos issceles e equilteros, e dos principais quadrilteros: quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, losango. 13.2. Identificar segmento, ponto mdio de um segmento, tringulo e seus elementos, polgonos e seus elementos, circunferncia, disco, raio, dimetro, corda, retas tangentes e secantes. 13.3. Identificar ngulo como mudana de direo. 13.4. Identificar retas concorrentes, perpendiculares e paralelas. 13.5. Reconhecer e descrever objetos do mundo fsico utilizando termos geomtricos. 13.6. Reconhecer a altura de um tringulo relativa a um de seus lados.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X

Stimo ano X

Oitavo ano X

Nono ano

X X X X Sexto ano Stimo ano X Oitavo ano X Nono ano

TPICO

14.1. Utilizar os termos ngulo, paralelas e transversais e perpendiculares para descrever

14. ngulos formados entre paralelas e transversais

situaes do mundo fsico ou objetos. 14.2. Reconhecer as relaes entre os ngulos formados por retas paralelas com uma transversal. 14.3. Utilizar as relaes entre ngulos formados por retas paralelas com transversais para obter a soma dos ngulos internos de um tringulo.
HABILIDADES BSICAS

X X

TPICO

Sexto ano

Stimo ano

15. Congruncia de tringulos

15.1. Reconhecer tringulos congruentes a partir dos critrios de congruncia. 15.2. Resolver problemas que envolvam critrios de congruncia de tringulos. 15.3. Utilizar congruncia de tringulos para descrever propriedades de quadrilteros: quadrados, retngulos, losangos e paralelogramos.
HABILIDADES BSICAS

Oitavo ano X X X

Nono ano

TPICO 16. Construes geomtricas

16.1. Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz de um segmento usando rgua e compasso. 16.2. Construir um tringulo a partir de seus lados, com rgua e compasso.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X

Stimo ano X

Oitavo ano X

Nono ano

X Sexto ano Stimo ano

X Oitavo ano Nono ano X X X

TPICO

17. Teorema de Tales e semelhana de tringulos TPICO 18. Teorema de Pitgoras

17.1. Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales. 17.2. Reconhecer tringulos semelhantes a partir dos critrios de semelhana. 17.3. Resolver problemas que envolvam semelhana de tringulos.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

Stimo ano

Oitavo ano

18.1. Utilizar semelhana de tringulos para obter o teorema de Pitgoras. 18.2 . Resolver problemas que envolvam o teorema de Pitgoras.

Nono ano X X

TPICO COMPLEMENTAR

HABILIDADES BSICAS

Sexto ano

Stimo ano

V. Pontos notveis de um tringulo

Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das medianas de um tringulo (baricentro). Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das trs alturas de um tringulo (ortocentro). Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das bissetrizes de um tringulo (incentro). Resolver problemas que envolvam segmentos que unem cada vrtice de um tringulo a pontos do lado oposto (cevianas).
HABILIDADES BSICAS

Oitavo ano X X X X

Nono ano

TPICO COMPLEMENTAR VI. Semelhana e trigonometria no tringulo retngulo TPICO COMPLEMENTAR VII. Simetrias TPICO COMPLEMENTAR

Sexto ano

Stimo ano

Oitavo ano

Utilizar semelhana de tringulos para descrever as relaes mtricas no tringulo retngulo. Resolver problemas que envolvam as razes trigonomtricas seno, cosseno e tangente.
HABILIDADES BSICAS

Nono ano X X

Identificar simetrias de figuras em relao a uma reta ou em relao a um ponto.


HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X Sexto ano

Stimo ano X Stimo ano X

Oitavo ano X Oitavo ano

Nono ano X Nono ano

VIII. Construes geomtricas

Reconhecer o ponto mdio de um segmento, a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ngulo com figuras obtidas a partir de simetrias. Construir com rgua e compasso: a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ngulo, retas paralelas, retas perpendiculares, transporte de ngulos e de segmentos. Construir tringulos issceles e eqilteros, quadrados e hexgonos regulares.
HABILIDADES BSICAS

X Sexto ano X Stimo ano X Oitavo ano X Nono ano

TPICO COMPLEMENTAR IX. ngulos em uma

Identificar ngulos centrais e inscritos em uma circunferncia.

circunferncia

Relacionar medidas de ngulos centrais, inscritos e arcos em uma circunferncia. Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 2:Expresses Algbricas
HABILIDADES BSICAS

TPICO

19. Medidas de comprimento e permetros

19.1. Reconhecer a necessidade de medidas padro. 19.2. Relacionar o metro com seus mltiplos e submltipos. 19.3. Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro para efetuar medidas. 19.4. Utilizar instrumentos para medir comprimentos. 19.5. Fazer estimativas de medidas lineares tais como comprimentos e alturas. 19.6. Resolver problemas que envolvam o permetro de fi guras planas.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X X X X X X Sexto ano X X X X

Stimo ano

Oitavo ano X X X X X

Nono ano

X Nono ano

TPICO

Stimo ano

20. reas e suas medidas

20.1. Relacionar o metro quadrado com seus mltiplos e submltipos. 20.2 . Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro quadrado para efetuar medidas. 20.3. Fazer estimativas de reas. 20.4. Resolver problemas que envolvam a rea de figuras planas: tringulo, quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, discos ou fi guras compostas por algumas dessas.
HABILIDADES BSICAS

Oitavo ano X

X X

TPICO

21. Volume, capacidade e suas medidas

21.1. Relacionar o metro cbico com seus mltiplos e submltipos. 21.2. Relacionar o decmetro cbico com o litro e o mililitro. 21.3. Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro cbico para efetuar medidas.

Sexto ano X X X

Stimo ano

Oitavo ano X X

Nono ano

21.4. Fazer estimativas de volumes e capacidades. 21.5. Resolver problemas que envolvam clculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros. TPICO
HABILIDADES BSICAS

X X

X X

X X

22. Medidas de ngulo

22.1. Utilizar o grau como unidade de medida de ngulo. 22.2. Utilizar instrumentos para medir ngulos. 22.3. Resolver problemas que envolvam o clculo de medida de ngulos internos ou externos de um polgono.
HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X X

Stimo ano X X

Oitavo ano

Nono ano

X Sexto ano X Stimo ano Oitavo ano X Nono ano X

TPICO COMPLEMENTAR X. reas laterais e totais de fi guras tridimensionais TPICO COMPLEMENTAR

Calcular a rea lateral ou total de fi guras tridimensionais, bloco retangular, cilindro, pirmide.
HABILIDADES BSICAS

XI. Planificaes de fi guras tridimensionais

Reconhecer a planificao de figuras tridimensionais - cubo, bloco retangular, cilindro, cone e pirmide. Construir figuras tridimensionais a partir de planificaes Calcular a rea lateral ou total de uma fi gura tridimensional a partir de sua planificao.

Sexto ano X

Stimo ano X

Oitavo ano X

Nono ano

X X X

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 1: Representao Grfi ca e Mdia Aritmtica TPICO
HABILIDADES BSICAS

23.1. Organizar e tabular um conjunto de dados. 23.2. Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas.

Sexto ano X X

Stimo ano X X

Oitavo ano

Nono ano

23. Organizao e apresentao de um conjunto de dados em tabelas ou grficos

23.3. Utilizar um grfico de segmentos para representar um conjunto de dados. 23.4. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de segmentos. 23.5. Utilizar um grfico de colunas para representar um conjunto de dados. 23.6. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de colunas. 23.7. Utilizar um grfico de setores para representar um conjunto de dados. 23.8. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de setores.
HABILIDADES BSICAS

X X X X X X X X Sexto ano Stimo ano Oitavo ano Nono ano X

TPICO 24. Mdia aritmtica

24.1. Resolver problemas que envolvam a mdia aritmtica. Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Probabilidade
HABILIDADES BSICAS

TPICO 25. Contagem TPICO 26. Conceitos bsicos de probabilidade

25.1. Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da rvore.


HABILIDADES BSICAS

Sexto ano X Sexto ano

Stimo ano X Stimo ano

Oitavo ano X Oitavo ano

Nono ano

26.1. Relacionar o conceito de probabilidade com o de razo. 26.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de probabilidade de eventos simples.

Nono ano X X

DISTRIBUIO DO CONTEDO DO CBC POR SRIE SEXTO ANO


Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 1 Nmeros e operaes
TPICO Revendo conceitos HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS Utilizao de material concreto para certificao do entendimento do sistema de numerao decimal. Identificao e utilizao das diferentes funes dos naturais: contar, ordenar, codificar, transmitir 1.1. Operar com os nmeros naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potncias, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos. As operaes com os nmeros naturais so adicionar, multiplicar, subtrair e dividir. As propriedades comutativa, associativa o elemento neutro da adio e o elemento identidade da multiplicao, a distributividade da multiplicao em relao adio e a subtrao (sem citar nomes). Verificar a existncia ou no existncia de propriedades em relao s outras operaes. Calcular expresses numricas simples. 1. Conjunto dos nmeros naturais 1.2. Utilizar os critrios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10. 1.3. Utilizar o algoritmo da diviso de Euclides. 1.4. Representar a relao entre dois nmeros naturais em termos de quociente e resto. 1.5. Fatorar nmeros naturais em produto de primos. 1.6. Calcular o mdc e o mmc de nmeros naturais. Obter os divisores comuns e o mdc de dois nmeros naturais a partir de seqncias de divisores. Obter os mltiplos comuns e o mmc de dois nmeros naturais a partir de seqncias de mltiplos. 1.7. Resolver problemas que envolvam tcnicas simples de contagem. Enumerao de elementos, utilizar agrupamentos. Nmeros primos. Escrever na forma N = pq + r, 0 < r < p. O conceito de Mltiplos e divisores. Padres e regularidades. Estimativa de CH

10

5 1 1 5 6

1.8. Resolver problemas envolvendo operaes com nmeros naturais. Links: TPICO HABILIDADES BSICAS 3.1. Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros inteiros atravs de situaes contextualizadas e/ou resoluo de equao. 3.2. Operar com nmeros racionais em forma decimal e fracionria: adicionar, multiplicar, 3. Conjunto dos nmeros racionais subtrair, dividir e calcular potncias e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.

Fazer clculos mentais e escritos para resolver problemas que envolvam essas operaes. Utilizar a calculadora para resolver problemas.

COMENTRIOS

1
A terminologia correspondente para notao de frao: numerador, denominador e seus significados. A definio de fraes equivalentes A relao entre fraes decimais e os nmeros decimais: apenas outra notao. Adio e subtrao de fraes com mesmo denominador. Adio e subtrao de fraes com denominadores diferentes. Multiplicao de natural por nmero decimal em especial a multiplicao por 10 - e decimal por decimal. A diviso de um nmero natural por outro natural com a obteno do quociente decimal exato e dzima peridica (sem citar nome). Frao de um nmero natural. No deve ser visto calcular potncias e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.

13

3.3. Associar uma frao sua representao decimal e vice-versa. 3.4. Resolver problemas que envolvam nmeros racionais. 3.5. Localizar nmeros racionais na reta numrica, utilizando a ordenao no conjunto. Apenas com nmeros naturais quando do estudo de nmeros naturais e depois com fraes e decimais positivos. Comparao de nmeros decimais. LInks:

4 10 4

Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 2 Grandezas Proporcionais

TPICO

HABILIDADES BSICAS 5.1. Interpretar e utilizar o smbolo % .

COMENTRIOS As porcentagens simples podem ser estudadas quando do estudo de fraes decimais como uma notao de nmero decimal.

1 6

5. Porcentagem

5.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de porcentagem.

Problemas que recaiam no clculo de porcentagens diretamente como, por exemplo, 25%, 50%, 75% e 100% de um nmero.

Links:

Eixo temtico II: LGEBRA Tema 1: Expresses Algbricas


TPICO 7. Linguagem Algbrica Links: HABILIDADES BSICAS 7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algbrica. COMENTRIOS As informaes devem ser bem simples como, por exemplo, o triplo de um nmero, a metade de um nmero.

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 1: Relaes Geomtricas entre Figuras Planas
TPICO HABILIDADES BSICAS 13.1. Reconhecer as principais propriedades dos tringulos issceles e equilteros, e dos principais quadrilteros: quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, losango. 13.2. Identificar segmento, ponto mdio de um segmento, tringulo e seus elementos, polgonos e seus elementos, circunferncia, 13. Figuras planas disco, raio, dimetro, corda, retas tangentes e secantes. 13.3. Identificar ngulo como mudana de direo. Identificar ngulos retos , agudos e obtusos. COMENTRIOS

11

13.4. Identificar retas concorrentes, perpendiculares e paralelas. 13.5. Reconhecer e descrever objetos do mundo fsico utilizando termos geomtricos. 13.6. Reconhecer a altura de um tringulo relativa a um de seus lados. Links: TPICO HABILIDADES BSICAS 16.1. Construir perpendiculares, paralelas e 16. Construes geomtricas Links: TPICO COMPLEMENTAR VII. Simetrias HABILIDADES BSICAS Identificar simetrias de figuras em relao a uma reta ou em relao a um ponto. COMENTRIOS Apenas simetrias de figuras em relao a uma reta. Desenhar figuras simtricas em relao a uma reta. Construo de faixas decorativas e panis usando simetria. Links: TPICO COMPLEMENTAR IX. ngulos em uma circunferncia Links: HABILIDADES BSICAS Identificar ngulos centrais e inscritos em uma circunferncia. Apenas ngulos centrais. COMENTRIOS mediatriz de um segmento usando rgua e compasso. COMENTRIOS As construes devem se restringir s construes com rgua, transferidor e esquadro.

2 2 2

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 2:Expresses Algbricas


TPICO HABILIDADES BSICAS 19.1. Reconhecer a necessidade de medidas padro. COMENTRIOS Explorar a idia de medida: comprimento, superfcie, massa, volume e outras grandezas. Medidas de tempo (horas, minutos e segundos, ms, ano). Transformaes entre as unidades de medida de tempo.

Operaes com medidas de tempo. 19.2. Relacionar o metro com seus mltiplos e 19. Medidas de comprimento e permetros submltipos. 19.3. Escolher adequadamente mltiplos e submltiplos do metro para efetuar medidas. 19.4. Utilizar instrumentos para medir comprimentos. 19.5. Fazer estimativas de medidas lineares tais como comprimentos e alturas. 19.6. Resolver problemas que envolvam o permetro de figuras planas. Links: TPICO Revendo conceitos 20.1. Relacionar o metro quadrado com seus mltiplos e submltipos. 20.2 . Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro quadrado para efetuar medidas. 20. reas e suas medidas 20.3. Fazer estimativas de reas. 20.4. Resolver problemas que envolvam a rea de figuras planas: tringulo, quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, discos ou figuras compostas por algumas dessas. Links: TPICO HABILIDADES BSICAS 21.1. Relacionar o metro cbico com seus mltiplos e submltipos. 21.2. Relacionar o decmetro cbico com o litro e o mililitro. COMENTRIOS Ao resolver problemas utilizar apenas os retngulos (e quadrados) ou figuras compostas por elas. Resolver problemas que envolvam a rea de figuras planas utilizando a malha quadrculada. HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS O conceito de unidade de medida de rea. Utilizar o metro quadrado e o centmetro quadrado Resolver problemas que envolvam o permetro de figuras planas utilizando a malha quadriculada. Unidades de medida de massa e transformaes de unidade.

2 1 1 1 5

2 3 1 2 8

3 3

21. Volume, capacidade e suas medidas

21.3. Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro cbico para efetuar medidas. 21.4. Fazer estimativas de volumes e capacidades. 21.5. Resolver problemas que envolvam clculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros.

3 3 9

Links: TPICO 22. Medidas de ngulo HABILIDADES BSICAS 22.1. Utilizar o grau como unidade de medida de ngulo. 22.2. Utilizar instrumentos para medir ngulos. Links: TPICO COMPLEMENTAR X. reas laterais e totais de figuras tridimensionais Links: TPICO COMPLEMENTAR Revendo Conceitos HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS Classificao dos slidos geomtricos. Poliedros e seus elementos: vrtices, arestas e faces. Estudo do bloco retangular. Prismas e pirmides. Principais corpos redondos. XI. Planificaes de fi guras tridimensionais Reconhecer a planificao de figuras tridimensionais- cubo, bloco retangular, cilindro, cone e pirmide. Construir figuras tridimensionais a partir de planificaes. blocos retangulares. HABILIDADES BSICAS Calcular a rea lateral ou total de figuras tridimensionais, bloco retangular, cilindro, pirmide. Bloco retangular. COMENTRIOS Rgua, esquadros, transferidor. COMENTRIOS

2 4

Montagem e desmontagem de caixas em forma de bloco retangulares.

Links:

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Representao Grfi ca e Mdia Aritmtica
TPICOS HABILIDADES BSICAS 23.1. Organizar e tabular um conjunto de dados. 23. Organizao e apresentao de um conjunto de dados em tabelas ou grficos 23.2. Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas. 23.5. Utilizar um grfico de colunas para representar um conjunto de dados. 23.6. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de colunas. COMENTRIOS

3 4 4

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Probabilidade


TPICOS 25. Contagem HABILIDADES BSICAS 25.1. Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da rvore. Links: COMENTRIOS

DISTRIBUIO DO CONTEDO DO CBC POR SRIE STIMO ANO


Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 1 Nmeros e operaes
TPICO
HABILIDADES BSICAS

Estimativa de CH
COMENTRIOS Operaes com potncias de mesma base. Potncia de potncia. Aproximao por falta e por excesso da raiz quadrada de nmeros naturais, por exemplo, 5 33 6

1.1. Operar com os nmeros naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potncias, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos. 1. Conjunto dos nmeros naturais

1.2. Utilizar os critrios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10.


1.3. Utilizar o algoritmo da diviso de Euclides. 1.5. Fatorar nmeros naturais em produto de primos. 1.6. Calcular o mdc e o mmc de nmeros naturais. Reconhecer e obter os mltiplos e divisores de um nmero natural pela fatorao de nmeros naturais em produto de nmeros primos. Calcular o mdc de nmeros naturais com utilizao do algoritmo. Utilizao de algoritmo para a determinao de todos os divisores de um nmero natural utilizando fatorao e potncias. Clculo do mdc utilizando a fatorao em fatores primos e potncias. Clculo do mmc utilizando a fatorao em fatores primos e potncias. 1.7. Resolver problemas que envolvam tcnicas simples de contagem. 1.8. Resolver problemas envolvendo operaes com nmeros naturais. Resoluo de problemas que envolvam os conceitos de mltiplos e divisores, mdc e mmc. Uso da calculadora pra resolver problemas. Introduo do princpio multiplicativo.

2 1 3 4

4 6

Links TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS A no existncia no conjunto dos nmeros inteiros da raiz quadrada de nmeros inteiros negativos.

Introduzindo conceitos

2.1. Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros naturais atravs de situaes contextualizadas e resoluo de equao. 2. Conjunto dos 2.2. Operar com nmeros inteiros: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potncias.

Evoluo histrica.

Diviso de nmeros inteiros. Propriedades das operaes. Potncia positiva de nmeros inteiros.

10

nmeros inteiros 2.3. Resolver problemas que envolvam operaes com nmeros inteiros. 2.4. Localizar nmeros inteiros na reta numrica, utilizando a ordenao no conjunto. Links TPICO
HABILIDADES BSICAS

Calcular expresses numricas mais simples.

6 3

COMENTRIOS A equivalncia entre a diviso de dois nmeros 5 3 2 inteiros e uma frao. Expresses numricas da forma:

3.2. Operar com nmeros racionais em forma 3. Conjunto dos nmeros racionais decimal e fracionria: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potncias e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.

12

Multiplicao de frao por frao. Diviso de inteiros por uma frao. Diviso de decimal por decimal.

3.3. Associar uma frao sua representao decimal e vice-versa. 3.4. Resolver problemas que envolvam nmeros racionais. 3.5. Localizar nmeros racionais na reta numrica, utilizando a ordenao no conjunto. Representao dos nmeros racionais negativos

2 8

Links

TPICO COMPLEMENTAR II. Nmeros naturais Links

HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

Os demais critrios de divisiblidade.

Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 2 Grandezas Proporcionais


TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS Caracterizao de duas grandezas (ou variveis) diretamente proporcionais. Exemplos e contra-exemplos de grandezas diretamente proporcionais. Definio de grandezas (ou variveis) inversamente proporcionais.

4.1. Identificar grandezas diretamente proporcionais. 4. Proporcionalidade Direta e Inversa 4.2. Identificar grandezas inversamente proporcionais.

Caracterizao de duas grandezas (ou variveis) inversamente proporcionais. Exemplos e contra-exemplos de grandezas inversamente proporcionais. Mostrar a diferena entre os conceitos de grandezas diretamente proporcionais e o de crescimento.

4.3. Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais. Links TPICO
HABILIDADES BSICAS

Nos problemas no utilizar da regra de trs.

8
COMENTRIOS Significado de porcentagem. Interpretar e utilizar o smbolo % como outra notao para frao decimal. Calcular uma porcentagem de uma quantia ou quantidade dada.

5.1. Interpretar e utilizar o smbolo % .

5. Porcentagem

5.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de porcentagem.

Resolver problemas que envolvam o clculo de porcentagem do tipo x%, sendo x um nmero natural.

Links TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

6. Juros Links

6.1. Calcular descontos, lucros e prejuzos.

Eixo temtico II: LGEBRA Tema 1: Expresses Algbricas


TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

7.1. Utilizar a linguagem algbrica para representar simbolicamente as propriedades 7. Linguagem Algbrica das operaes nos conjuntos numricos e na geometria. A expresso algbrica de situaes simples: mltiplos de um nmero fixo, o permetro, rea e volume de figuras geomtricas em funo de suas dimenses lineares (lados para um retngulo, base e altura para um tringulo, superfcie e volume de uma caixa, etc.), relaes de proporcionalidade direta e inversa entre duas grandezas, o termo geral de sequncias aritmticas de lei de formao simples, expresso algbrica de padres e regularidades. de padres e regularidades.

7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou

7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algbrica.

Links Introduzindo conceitos 8. Valor Numrico de uma Expresso 8.1. Calcular o valor numrico de uma expresso. 8.2. Utilizar valores numricos de expresses algbricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdades. Links Caracterizar uma expresso algbrica. A terminologia correspondente:coeficientes e variveis.

4 3 2

Eixo temtico II: LGEBRA

Tema 2:Equaes Algbricas


TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS O que uma equao de primeiro grau com uma incgnita. A terminologia correspondente: 1 membro, 2 membro, incgnita, termos, etc.

Introduzindo conceitos 10. Equaes do Primeiro Grau 10.1. Identificar a raiz de uma equao do primeiro grau. 10.2. Resolver uma equao do primeiro grau. 10.3. Resolver problemas que envolvam uma equao do primeiro grau. Links

2 1 5 5

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 1: Relaes Geomtricas entre Figuras Planas
TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS ngulos congruentes, adjacentes, complementares e suplementares, opostos pelo vrtice, bissetriz de um ngulo. Polgonos regulares. Diagonais de um polgono convexo.

Introduzindo conceitos

13. Figuras planas

13.1. Reconhecer as principais propriedades dos tringulos issceles e equilteros, e dos principais quadrilteros: quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, losango. 13.2. Identifi car segmento, ponto mdio de um segmento, tringulo e seus elementos, polgonos e seus elementos, circunferncia, disco, raio, dimetro, corda, retas tangentes e

secantes. 13.6. Reconhecer a altura de um tringulo relativa a um de seus lados. Links TPICO COMPLEMENTAR
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

16.1. Construir perpendiculares, paralelas e 16. Construes geomtricas mediatriz de um segmento usando rgua e compasso. 16.2. Construir um tringulo a partir de seus lados, com rgua e compasso. Links TPICO COMPLEMENTAR VII. Simetrias
HABILIDADES BSICAS

Segmentos de reta. Tringulos conhecidas as medidas dos lados e ngulos.

COMENTRIOS Identificar simetrias com o auxlio de malhas quadriculadas.

Identificar simetrias de figuras em relao a uma reta ou em relao a um ponto.

Links TPICO COMPLEMENTAR


HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

Reconhecer o ponto mdio de um segmento, VIII. Construes geomtricas a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ngulo com figuras obtidas a partir de simetrias. Links TPICO COMPLEMENTAR IX. ngulos em uma circunferncia
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS ngulo central.

Identificar ngulos centrais e inscritos em uma circunferncia.

Links

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 2:Expresses Algbricas


TPICO
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS Operaes com medidas de ngulos.

22.1. Utilizar o grau como unidade de medida de ngulo. 22. Medidas de ngulo 22.2. Utilizar instrumentos para medir ngulos.

3 4

Rgua, esquadros, transferidor.

Links TPICO COMPLEMENTAR


HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS Retomar e aprofundar o estudo dos slidos geomtricos: poliedros e corpos redondos.

Revendo conceitos

Poliedros convexos e no convexos. Relao de Euler.

XI. Planificaes de fi guras tridimensionais

Reconhecer a planificao de figuras tridimensionais - cubo, bloco retangular, cilindro, cone e pirmide. Construir figuras tridimensionais a partir de planificaes

Planificaes de blocos retangulares.

Construir figuras tridimensionais a partir de planificaes

Links

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Representao Grfi ca e Mdia Aritmtica

TPICO 23. Organizao e apresentao de um conjunto de dados em tabelas ou grficos

HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS

23.1. Organizar e tabular um conjunto de dados. 23.2. Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas. 23.5. Utilizar um grfico de colunas para representar um conjunto de dados. 23.6. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de colunas.

2 2

Links

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Probabilidade


TPICO 25. Contagem
HABILIDADES BSICAS

COMENTRIOS Os problemas devem ser um pouco mais elaborados.

25.1. Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da rvore.

Links

DISTRIBUIO DO CONTEDO DO DO CBC POR SRIE OITAVO ANO


Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 1 Nmeros e operaes
TPICO HABILIDADES BSICAS 1.1. Operar com os nmeros naturais: adicionar, 1. Conjunto dos nmeros naturais multiplicar, subtrair, calcular potncias, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos. 1.7. Resolver problemas que envolvam tcnicas simples de contagem. 1.8. Resolver problemas envolvendo operaes com nmeros naturais. Links TPICO Introduzindo conceitos HABILIDADES BSICAS

3. Conjunto dos nmeros racionais

3.2. Operar com nmeros racionais em forma decimal e fracionria: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potncias e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.

3.4. Resolver problemas que envolvam nmeros racionais. Links

TPICO COMPLEMENTAR I. Conjunto dos nmeros reais

HABILIDADES BSICAS Identifi car nmeros racionais com as dzimas peridicas. O nmero

Links Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 2 Grandezas Proporcionais TPICO 4. Proporcionalidade Direta e Inversa Introduo dos algortmo da regra de trs Revendo conceitos HABILIDADES BSICAS

4.3. Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente poporcionais.

Links TPICO HABILIDADES BSICAS 5.1. Interpretar e utilizar o smbolo % . 5. Porcentagem 5.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de porcentagem. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 6.1. Calcular descontos, lucros e prejuzos. 6. Juros Links Eixo temtico II: LGEBRA Tema 1: Expresses Algbricas

TPICO

HABILIDADES BSICAS 7.1. Utilizar a linguagem algbrica para representar simbolicamente as propriedades das operaes nos conjuntos numricos e na

7. Linguagem Algbrica

geometria. 7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algbrica. 7.3. Utilizar a linguagem algbrica para resoluo de problemas.

Links TPICO HABILIDADES BSICAS 8.1. Calcular o valor numrico de uma expresso. 8. Valor Numrico de 8.2. Utilizar valores numricos de expresses algbricas para constatar a falsidade de igualdadeou desigualdades.

Links TPICO HABILIDADES BSICAS 9.1. Somar, multiplicar e subtrair polinmios. 9. Operaes com Expresses Algbricas 9.2. Dividir um monmio por um monmio. 9.3. Dividir um polinmio por um monmio.

Bsicas

9.4. Reconhecer os produtos notveis.

9.5. Fatorar uma expresso algbrica.

Links Eixo temtico II: LGEBRA Tema 2:Equaes Algbricas TPICO Revendo conceitos 10. Equaes do Primeiro Grau 10.2. Resolver uma equao do primeiro grau. HABILIDADES BSICAS

equao do primeiro grau. Links TPICO Introduzindo conceitos HABILIDADES BSICAS

11. Sistemas de Equaes do PrimeiroGrau 11.1. Identificar a(s) soluo (es) de um sistema de duas equaes lineares.

11.2. Resolver problemas que envolvam um sistema de duas equaes do primeiro grau com duas incgnitas. Links

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 1: Relaes Geomtricas entre Figuras Planas TPICO HABILIDADES BSICAS 13.1. Reconhecer as principais propriedades dos tringulos issceles e equilteros, e dos

principais quadrilteros: quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, losango.

13. Figuras planas

13.2. Identificar segmento, ponto mdio de um segmento, tringulo e seus elementos, polgonos e seus elementos, circunferncia, disco, raio, dimetro, corda, retas tangentes e secantes. 13.6. Reconhecer a altura de um tringulo relativa a um de seus lados. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 14.1. Utilizar os termos ngulo, paralelas e transversais e perpendiculares para descrever 14. ngulos formados entre paralelas e transversais situaes do mundo fsico ou objetos. 14.2. Reconhecer as relaes entre os ngulos formados por retas paralelas com uma transversal. 14.3. Utilizar as relaes entre ngulos formados por retas paralelas com transversais para

obter a soma dos ngulos internos de um tringulo. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 15.1. Reconhecer tringulos congruentes a partir dos critrios de congruncia. 15. Congruncia de tringulos 15.2. Resolver problemas que envolvam critrios de congruncia de tringulos. 15.3. Utilizar congruncia de tringulos para descrever propriedades de quadrilteros: quadrados,retngulos, losangos e paralelogramos. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 16.1. Construir perpendiculares, paralelas e 16. Construes geomtricas mediatriz de um segmento usando rgua e compasso. 16.2. Construir um tringulo a partir de seus lados, com rgua e compasso. Links TPICO COMPLEMENTAR Introduzindo conceitos Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das medianas de um tringulo (baricentro). V. Pontos notveis de um tringulo Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das trs alturas de um tringulo (ortocentro). Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das bissetrizes de um tringulo (incentro). Resolver problemas que envolvam segmentos que unem cada vrtice de um tringulo a pontos do lado oposto (cevianas). HABILIDADES BSICAS

Links TPICO COMPLEMENTAR VII. Simetrias HABILIDADES BSICAS Identifi car simetrias de figuras em relao a uma reta ou em relao a um ponto.

Links TPICO COMPLEMENTAR VIII. Construes geomtricas HABILIDADES BSICAS Construir com rgua e compasso: a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ngulo, retas paralelas, retas perpendiculares, transporte de ngulos e de segmentos. Construir tringulos issceles e eqilteros, quadrados e hexgonos regulares. Links TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS Identificar ngulos centrais e inscritos em IX. ngulos em uma circunferncia uma circunferncia. Relacionar medidas de ngulos centrais, inscritos e arcos em uma circunferncia. Links Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 2:Expresses Algbricas TPICO HABILIDADES BSICAS 19.2. Relacionar o metro com seus mltiplos e submltipos. 19.3. Escolher adequadamente mltiplos ou submltiplos do metro para efetuar medidas. 19.4. Utilizar instrumentos para medir comprimentos. 19. Medidas de 19.5. Fazer estimativas de medidas lineares tais

comprimento e permetros

como comprimentos e alturas. 19.6. Resolver problemas que envolvam o permetro de fi guras planas.

Links TPICO 20. reas e suas medidas HABILIDADES BSICAS 20.1. Relacionar o metro quadrado com seus mltiplos e submltipos. 20.4. Resolver problemas que envolvam a rea de fi guras planas: tringulo, quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, discos ou fi guras compostas por algumas dessas. Links TPICO 21. Volume, capacidade e suas medidas HABILIDADES BSICAS 21.1. Relacionar o metro cbico com seus mltiplos e submltipos. 21.2. Relacionar o decmetro cbico com o litro e o mililitro. 21.5. Resolver problemas que envolvam clculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 22.3. Resolver problemas que envolvam o clculo 22. Medidas de ngulo de medida de ngulos internos ou externos de um polgono.

Links TPICO COMPLEMENTAR X. reas laterais e totais de fi guras tridimensionais Links TPICO COMPLEMENTAR Introduzindo conceitos HABILIDADES BSICAS HABILIDADES BSICAS Calcular a rea lateral ou total de fi guras tridimensionais, bloco retangular, cilindro, pirmide.

XI. Planificaes de figuras tridimensionais

Reconhecer a planificao de figuras tridimensionais - cubo, bloco retangular, cilindro, cone e pirmide. Construir figuras tridimensionais a partir de planificaes Calcular a rea lateral ou total de uma fi gura tridimensional a partir de sua planificao.

Links

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Representao Grfi ca e Mdia Aritmtica TPICO 23. Organizao e apresentao de um conjunto de dados em tabelas ou grficos Links Eixo temtico IV: Tratamento de Dados HABILIDADES BSICAS 23.7. Utilizar um grfico de setores para representar um conjunto de dados. 23.8. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de setores.

Tema 2: Probabilidade TPICO 25. Contagem HABILIDADES BSICAS 25.1. Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da rvore. Links

Estimativa de CH
COMENTRIOS Raiz cbica nmeros inteiros que so potncias de 3. Aproximao por falta e por excesso da raiz cbica de nmeros naturais.

Resoluo de problemas mais complexos com a utilizao do princpio multiplicativo.

3 2

Resoluo de problemas mais complexos.

COMENTRIOS O conjunto dos nmeros racionais. Notao cientfica. Diviso de frao por frao. Potenciao de fraes. Expoentes negativos. Raiz quadrada e raiz cbica de fraes. Utilizao da calculadora para o clculo das razes quadradas e cbicas de fraes.

2 8

COMENTRIOS Verificar a existncia das dzimas peridicas. Esse conhecimento imprescindvel apesar de no fazer parte do CBC.

1 1

Deve ser comentado pois aparece em reas e comprimentos.

COMENTRIOS Grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais Regra de trs simples. Regra de trs composta. Problemas que envolvem mais de duas grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Problemas que envolvem mais de duas grandezas diretamente proporcionais.

COMENTRIOS Conceituar os termos desconto, aumento, lucro e prejuzo. Retomada do estudo de porcentagem. Porcentagem do tipo x%, sendo x um nmero decimal ou fracionrio.

3 4

COMENTRIOS Conceituar e calcular juros compostos. Conceituar e calcular juros simples.

COMENTRIOS

2
Modelagem de situaes contextualizadas envolvendo equaes e inequaes de primeiro grau e sistemas lineares de duas equaes e duas incgnitas, isto , utilizar a linguagem algbrica para resoluo de problemas.

COMENTRIOS

2
Utilizar valores numricos de expresses algbricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdades utilizar contra-exemplos. Os cuidados que se devem tomar na substituio numrica em uma expresso, com os problemas de anular um denominador, por exemplo.

COMENTRIOS Identidades algbricas simples.

4 1 4

As propriedades abstratas das operaes elementares (comutatividade, distributividade e associatividade) e suas interpretaes, quando pertinente. Por exemplo, a distributividade da multiplicao com respeito adio pode ser interpretada em termos da rea de um retngulo de lados a e b + c. Simplificar expresses algbricas.

4
a

COMENTRIOS Retomada do assunto equaes de primeiro grau. Resolver uma equao do primeiro grau com coeficientes fracionrios ou decimais.

1 4 4

COMENTRIOS O que um sistema de equaes de primeiro grau com duas incgnitas. A terminologia correspondente: 1 membro, 2 membro, 1a equao, 2a equao, incgnita, termos, etc. O que soluo de um sistema de equaes de primeiro grau com duas incgnitas.

Resolver um sistema de equaes do primeiro grau com duas incgnitas com coeficientes inteiros, fracionrios e decimais que tem soluo nica. Sistemas equivalentes.

COMENTRIOS Ampliar o estudo dos tringulos. Condio de existncia de um tringulo (desigualdade triangular)

Relaes envolvendo as medidas dos ngulos e dos lados de um tringulo. Ampliar o estudo dos quadrilteros. Paralelogramos: Propriedades dos paralelogramos Propriedades dos retngulos Propriedades do losango. Trapzios Tipos de trapzio Base mdia de um trapzio. Ampliar o estudo dos polgonos: Polgonos convexos e no convexos. Nome dos polgonos de acordo com o nmero de lados. Polgonos regulares. Ampliar o estudo da circunferncia: Posies relativas de uma reta e de uma circunferncia. Circunferncias inscritas e circunscritas. Posies relativas de duas circunferncias.

COMENTRIOS

4 2

COMENTRIOS

5 6 4

COMENTRIOS

COMENTRIOS Conceituar mediana, bissetriz e altura de um tringulo.

COMENTRIOS

COMENTRIOS

COMENTRIOS

COMENTRIOS

2 2 2 2

Permetro de um polgono. Comprimento de uma circunferncia. Comprimento de um arco de circunferncia.

COMENTRIOS

2
Deduo das frmulas para o clculo de reas das principais figuras planas.

COMENTRIOS

2 1
Frmulas para o clculo do volume de um paraleleppedo, de um prisma qualquer e de uma pirmide.

COMENTRIOS

COMENTRIOS

COMENTRIOS Poliedros regulares e suas planificaes. Representaes de slidos geomtricos no plano: usando malha pontilhada, malha quadriculada e malha triangular.

Vistas de um slido. Desenhos em perspectivas.

COMENTRIOS

4 4

COMENTRIOS

DISTRIBUIO DO CONTEDO DO CBC POR SRIE NONO ANO


Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 1 Nmeros e operaes
TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS Introduzindo conceitos Intervalos reais. No esquecer dos nmeros Reconhecer a necessidade da ampliao do conjunto dos nmeros racionais atravs de situaes contextualizadas e da resoluo I. Conjunto dos nmeros reais de problemas. Identificar nmeros racionais com as dzimas peridicas. Identificar as dzimas no peridicas com os nmeros irracionais. Usar geometria para construir alguns segmentos de comprimento irracional. O nmero Links TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS Utilizar a representao decimal para justifi car critrios de divisibilidade. II. Nmeros naturais Representar geometricamente os conceitos de quociente e de resto na diviso de dois nmeros naturais. COMENTRIOS COMENTRIOS

Estimativa de CH

2 e 3.

Assunto imprescindvel.

Raiz n-sima nmeros inteiros que so potncias de n. Links

Eixo temtico I: NMEROS E OPERAES Tema 2 Grandezas Proporcionais


TPICO HABILIDADES BSICAS 6.2. Resolver problemas que envolvam o clculode prestaes em financiamentos com poucas prestaes. 6.3. Comparar preos vista e a prazo. Links COMENTRIOS Resolver problemas que envolvam o clculo de prestaes em financiamentos em duas ou trs parcelas. Os financiamentos mais longos ficam para o ensino mdio. Fazer estimativas dos juros cobrados em um financiamento.

10 10

Eixo temtico II: LGEBRA Tema 1: Expresses Algbricas


TPICO HABILIDADES BSICAS Introduzindo conceitos COMENTRIOS Caracterizar uma identidade algbrica como um fato geral sobre nmeros arbitrrios.

1 2

7.1. Utilizar a linguagem algbrica para representar simbolicamente as propriedades das operaes nos conjuntos numricos e na 7. Linguagem Algbrica geometria. 7.2. Traduzir informaes dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algbrica. Modelagem de situaes contextualizadas envolvendo equaes de segundo grau, inequaes e sistemas lineares de duas equaes e duas incgnitas, isto , utilizar a algbrica para resoluo de problemas. 7.3. Utilizar a linguagem algbrica para resoluo de problemas. Links

TPICO

HABILIDADES BSICAS 8.1. Calcular o valor numrico de uma expresso.

COMENTRIOS Os cuidados que se devem tomar na substituio numrica em uma expresso, a saber, os problemas de anular um denominador ou tornar negativa a expresso dentro de um radical com valores numricos especficos.

8. Valor Numrico de uma Expresso Links

8.2. Utilizar valores numricos de expresses algbricas para constatar a falsidade de igualdade igualdades ou desiguadades.

Eixo temtico II: LGEBRA Tema 2:Equaes Algbricas


TPICO 10. Equaes do Primeiro Grau HABILIDADES BSICAS 10.2. Resolver uma equao do primeiro grau. 10.3. Resolver problemas que envolvam uma equao do primeiro grau. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 11.1. Identificar a(s) soluo (es) de um 11. Sistemas de Equaes do PrimeiroGrau sistema de duas equaes do primeiro grau com duas incgnitas. sistema de duas equaes lineares. 11.2. Resolver problemas que envolvam um Resolver sistemas de equaes do primeiro grau com duas incgnitas que tenham: soluo nica, infinitas solues e no tenha soluo. Sistemas equivalentes. Solues do sistema que resolve um problema e que no so solues do PROBLEMA. COMENTRIOS COMENTRIOS Retomar a equao de primeiro grau.

1 4

2 13

Links TPICO HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS

Introduzindo conceitos

O que uma equao de segundo grau com uma incgnita. A terminologia correspondente: 1 membro, 2 membro, incgnita, termos, etc. O que soluo de uma equao do segundo grau com uma incgnita.

12.1. Identificar a(s) raiz(zes) de uma equao do segundo grau.

Aqui importante introduzir as razes irracionais tais como

2 e 3. para que os alunos vejam esses tipos de razes.


O aluno deve perceber que no caso desses produtos no preciso de frmulas para obtermos as solues da equao. Usar equaes com mais de dois fatores tambm.

12.2. Identificar as razes de uma equao 12. Equaes do Segundo Grau dada por um produto de fatores do primeiro grau. 12.3. Resolver uma equao do segundo grau. 12.4. Resolver situaes-problema que

12
Observar que a soluo da equao nem sempre soluo do problema.

11

envolvam uma equao do segundo grau. Links TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS Dividir dois polinmios. III. Operaes com expresses algbricas Calcular o mdc e o mmc de polinmios simples (de grau baixo). COMENTRIOS

Links TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS Identificar as razes de uma equao dada IV. Equaes por um produto de fatores do primeiro e do segundo graus. Links COMENTRIOS Para completar e fixar a idia de 12.2.

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 1: Relaes Geomtricas entre Figuras Planas
TPICO HABILIDADES BSICAS 17.1. Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales. 17. Teorema de Tales e tringulos 17.2. Reconhecer tringulos semelhantes a partir dos critrios de semelhana. O teorema de Tales. Diviso de um segmento em partes iguais. Teorema da bissetriz de um ngulo interno de um tringulo. Ampliao e reduo de figuras. Figuras semelhantes e figuras congruentes.
Semelhana de polgonos e critrios de semelhana de tringulos

COMENTRIOS

10

Razo entre permetros de polgonos semelhantes. Razo entre reas de regies poligonais semelhantes.

17.3. Resolver problemas que envolvam semelhana de tringulos.

Links TPICO HABILIDADES BSICAS Revendo conceitos 18.1. Utilizar semelhana de tringulos para 18. Teorema de Pitgoras obter o teorema de Pitgoras. 18.2 . Resolver problemas que envolvam o teorema de Pitgoras. Aplicaes importantes do Teorema de Pitgoras: - Diagonal de um quadrado. - Altura de um tringulo eqiltero. - Diagonal de um bloco retangular. COMENTRIOS Elementos de um tringulo retngulo.

2 4 10

Links TPICO COMPLEMENTAR HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS Definio de seno, cosseno e tangente por meio da semelhana de tringulos. Relaes entre seno, cosseno e tangente. Razes trigonomtricas para ngulos de 30, 45 e 60. A tabela das razes trigonomtricas. Relaes trigonomtricas em um tringulo qualquer. Seno e cosseno de ngulos obtusos, Lei dos senos; Lei dos cossenos. Resolver problemas que envolvam as razes trigonomtricas seno, cosseno e tangente. Relaes mtricas na circunferncia: Relaes entre duas cordas de uma circunferncia. Relao entre segmentos secantes e um segmento tangente a uma circunferncia. Relao entre um segmento secante e um segmento tangente a uma circunferncia. Uso das relaes trigonomtricas em polgonos regulares inscritos em uma circunferncia.
Medida do lado, do raio e do aptema de um polgono regular.

VI. Semelhana e trigonometria no tringulo retngulo Utilizar semelhana de tringulos para descrever as relaes mtricas no tringulo retngulo.

Links TPICO COMPLEMENTAR VII. Simetrias HABILIDADES BSICAS Identificar simetrias de figuras em relao a uma reta ou em relao a um ponto. Links COMENTRIOS

Eixo temtico III: Espao e Forma Tema 2:Expresses Algbricas


TPICO HABILIDADES BSICAS COMENTRIOS

19. Medidas de comprimento e permetros

19.6. Resolver problemas que envolvam o permetro de fi guras planas.

Retomando as medidas de comprimento e permetros. Permetro de um polgono. Comprimento de uma circunferncia. Comprimento de um arco de circunferncia.

Links TPICO 20. reas e suas medidas HABILIDADES BSICAS 20.3. Fazer estimativas de reas. COMENTRIOS Retomando e aprofundando o clculo de reas. Clculo aproximado de reas. 20.4. Resolver problemas que envolvam a rea de figuras reas do tringulo, quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, discos ou figuras compostas por algumas dessas. planas: tringulo, quadrado, retngulo, paralelogramo, trapzio, discos ou fi guras compostas por algumas dessas. Links TPICO HABILIDADES BSICAS 21.4. Fazer estimativas de volumes e capacidades. 21.5. Resolver problemas que envolvam clculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros.

2 6

COMENTRIOS Retomando e aprofundando o clculo de volumes.

Volume do prisma e do cilindro.

21. Volume, capacidade e suas medidas

8
Volume da pirmide e do cone. Volume da esfera. Volume da esfera.

Links TPICO COMPLEMENTAR X. reas laterais e totais de fi guras tridimensionais Links HABILIDADES BSICAS Calcular a rea lateral ou total de fi guras tridimensionais, bloco retangular, cilindro, pirmide. COMENTRIOS

TPICO COMPLEMENTAR XI. Planificaes de fi guras tridimensionais Links

HABILIDADES BSICAS Calcular a rea lateral ou total de uma figura tridimensional a partir de sua planificao.

COMENTRIOS

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Representao Grfi ca e Mdia Aritmtica
TPICO 23. Organizao e apresentao de um conjunto de dados em tabelas ou grficos Links TPICO 24. Mdia aritmtica HABILIDADES BSICAS 24.1. Resolver problemas que envolvam a mdia aritmtica Moda. Mediana. Links COMENTRIOS HABILIDADES BSICAS 23.3. Utilizar um grfico de segmentos para representar um conjunto de dados. 23.4. Interpretar e utilizar dados apresentados num grfico de segmentos. COMENTRIOS

4 6

Eixo temtico IV: Tratamento de Dados Tema 2: Probabilidade


TPICO HABILIDADES BSICAS 26.1. Relacionar o conceito de probabilidade 26. Conceitos bsicos de probabilidade com o de razo. 26.2. Resolver problemas que envolvam o clculo de probabilidade de eventos simples. COMENTRIOS

4 8

Potrebbero piacerti anche