Sei sulla pagina 1di 1

O povo se manifesta

No dia 23 de outubro de 2005, os eleitores brasileiros compareceram s urnas para votar no referendo sobre o desarmamento. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral foi a maior consulta popular do mundo: cerca de 125 milhes de pessoas opinaram sobre a comercializao de armas de fogo no pas, referendando ou no, isto , aprovando ou rejeitando, o Estatuto do Desarmamento (lei 10.826 de 22/12/03). Mas o que um referendo? Bem, a democracia brasileira basicamente representativa, ou seja, os cidados elegem representantes para fazer e executar as leis. Entretanto, nossa Constituio estabelece alguns instrumentos caractersticos da democracia direta. O referendo um deles. Trata-se de uma forma de consulta ao cidado sobre um tema de importncia efetivamente grande. Ele ocorre quando o povo chamado a manifestar-se sobre uma lei aps ela ter sido elaborada e aprovada pelos rgos competentes do Governo nacional. O referendo est previsto no artigo 14 da Constituio brasileira, promulgada em 1988.

Soberania popular
Na verdade, esse artigo prev que a soberania popular - ou seja, o poder supremo, que pertence populao como um todo - ser exercida pelo sufrgio universal - isto , por um processo de escolha em que todos os cidados tm direito ao voto, a partir dos 16 anos de idade - e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Isso pode acontecer mediante: a) referendo; b) plebiscito; c) iniciativa popular. Pois bem, j vimos o que significa o referendo, vejamos agora as outras duas formas de manifestao. Assim como o referendo, o plebiscito tambm uma consulta direta ao cidado, em que ele se manifesta sobre um assunto de extrema importncia, porm, antes que uma lei sobre o tema seja estabelecida. Historicamente, j foram realizados dois plebiscitos no Brasil. O primeiro foi realizado em 6 de janeiro de 1963, com o objetivo de ouvir os eleitores sobre a continuidade ou o fim do sistema parlamentarista de governo, institudo dois anos antes, depois que Jnio Quadros renunciou presidncia da Repblica.

Soluo de um impasse
Na ocasio, os militares se opuseram posse do vice-presidente Joo Goulart (Jango), a quem consideravam radical e esquerdista. Para evitar que se descumprisse a Constituio ento em vigor, a qual, como a de hoje, determinava a posse do vice-presidente, em caso de renncia ou qualquer tipo de impedimento do titular, optou-se por uma forma de conciliao: Joo Goulart assumia a presidncia, mas tinha seus poderes diminudos, pois no sistema parlamentar quem governa o primeiro-ministro. O parlamentarismo, contudo, foi rejeitado pelo povo brasileiro no plebiscito de 1963, Jango conquistou seus plenos poderes, mas acabou deposto pelos militares, em 31 de maro do ano seguinte, num golpe de Estado. Evidentemente, os golpes de Estado so uma violncia, uma medida de fora, que desrespeita a vontade do povo, a soberania popular e a democracia. Eles instalam regimes autoritrios ou ditatoriais e o Brasil viveu um regime como esse entre 1964 e 1985. O segundo plebiscito aqui acontecido, em 21 de abril de 1993, foi realizado novamente para o povo se manifestar sobre o sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo) e ainda para decidir se o pas deveria continuar sob o regime republicano ou optar pela restaurao da monarquia. Desnecessrio dizer qual foi o resultado desse ltimo plebiscito, no ?

Leis propostas pelo cidado


J a iniciativa popular o direito que os cidados brasileiros tm de apresentarem projetos de lei para serem votados e eventualmente aprovados pelo Congresso nacional. Para os cidados apresentarem um projeto de lei necessrio a assinatura de 1% dos eleitores do pas (cerca de 1,2 milho), distribudos em pelo menos cinco Estados brasileiros. Pode parecer um nmero muito alto, mas no impossvel obt-los. Um exemplo de projeto de iniciativa popular que deu certo aconteceu em tempo recorde e dizia respeito compra de votos de eleitores (corrupo eleitoral). O projeto foi apresentado ao Congresso em 10 de agosto de 1999 e foi aprovado em 21 e 23 de setembro, respectivamente, pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Feral. Cinco dias depois foi estabelecida a lei 9.840, que prev punio ao "candidato que doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, com o fim de obter o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou funo pblica, desde o registro da candidatura at o dia da eleio". A pena prevista a cassao do mandato do eleito, alm de multa.

Potrebbero piacerti anche