Sei sulla pagina 1di 5

Modernidade Reflexiva e Sociedade de Riscos

Prof. Ronei Ximenes Martins 1


Centro Universitrio do Sul de Minas-UNIS-MG, Instituto de tecnologia,Engenharia e Cincias Exatas - ITEC. Av. Cel. Jos Alves, 256, Vila Pinto, CEP:37010-540, Varginha-MG/Brasil. e.mail: ronei@unis.edu.br

RESUMO

Este trabalho resume as propostas de Giddens e Beck para a caracterizao da sociedade moderna. O autor discorre sobre a modernidade reflexiva e a sociedade de riscos e sobre as fontes do dinamismo da modernidade.

PALAVRAS CHAVE Modernidade.

INTRODUO

Pelo prisma de Anthony Giddens, a sociedade moderna caracteriza-se cada vez mais por uma configurao espacial desvinculada do conceito geomtrico e remetida ao contexto do virtual. Um evento virtual algo inexistente no nosso meio fsico mas que admitimos concedemos a permisso ou convencionamos - a ele pertencer.

Prticas sociais, atividades culturais, a convivncia, as relaes comerciais e a educao so cada vez mais orientadas por e para as tecnologias de informao e comunicao. Como conseqncia deste conjunto de tecnologias - por exemplo o uso massificado da rede Internet - uma nova perspectiva para o contexto social, diferente dos paradigmas da sociedade industrial, est surgindo. A superao de barreiras geogrficas (no sentido das distncias) e temporais nas relaes de sociabilidade, no contato entre pessoas e nas trocas comerciais, cada vez mais globais, modificam a noo do espao-tempo social.

A MODERNIDADE REFLEXIVA E A SOCIEDADE DE RISCOS.


1

Pr-Reitor de Ps-Graduao, Pesquisa e Extenso do UNIS-MG e Mestre Pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

As reflexes propostas por Anthony Giddens socilogo diretor da Londom School od Economics and Political Science, terico da Terceira Via 2 - e por Ulrich Beck - socilogo alemo parceiros na publicao de Modernizao Reflexiva, em 1994, questionam nosso momento histrico e apresentam propostas para a caracterizao de nosso tempo.

A ps-modernidade descrita por muitos para caracterizar uma nova era, sugerindo o encerramento da modernidade, questionada por Giddens (1991): Em vez de estarmos entrando num perodo de ps-modernidade, estamos alcanando um perodo em que as conseqncias da modernidade3 esto se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes ... No vivemos ainda um universo social ps-moderno, mas podemos ver mais do que uns poucos relances de emergncia de novos modos de vida e organizao social... (p. 13, 58 ).

A modernizao reflexiva proposta por Giddens um processo contnuo pouco percebido e praticamente autnomo de mudanas que afeta as bases da sociedade industrial.

O prprio capitalismo - que forjou esta sociedade industrial - agente de sua transformao. Assim, diante de uma realidade que no para de se alterar, as pessoas tendem a valorizar as antigas certezas da sociedade industrial criando momentos em que necessrio decidir entre uma convico do passado e uma realidade transformadora. Este confronto entre as convices herdadas e as novas formas sociais conferem modernizao um carter reflexivo.

Para Giddens (1991), a reflexividade provoca exames e reformulaes em prticas sociais, que so constantemente examinadas luz de informaes renovadas sobre as prprias prticas, alterando de forma constitutiva e contnua seu carter.

A modernidade aqui descrita um fenmeno que parece oferecer s pessoas oportunidades de uma existncia segura e gratificante se comparada ao perodo pr-moderno. Porm, os riscos gerados pelo prprio desenvolvimento lanam problemas antes

desconsiderados. Questes, como por exemplo o controle de armas nucleares e degradao do meio ambiente, so capazes de colocar em risco toda a sociedade - de forma global - e afetam a todos indistintamente. Neste ambiente incerto, onde as instituies no so mais
2 3

Caminho alternativo a tradicional social democracia e ao neoliberalismo. Estilo, costume de vida ou organizao social que emergiram na Europa a partir do Sculo XVII.

capazes de oferecer a segurana observada na sociedade industrial, cada indivduo do grupo social se v diante da socializao dos riscos, independente da ao individual. Beck (1992) caracteriza esta sociedade como sendo uma sociedade de risco, atribuindo-lhe tambm a condio de autocrtica visto que a os riscos geram multiplicidade de opinies sobre os mais variados assuntos. A tabela 1 demonstra a transio da Modernidade para a Modernidade Reflexiva em alguns aspectos. Modernidade Sociedade Industrial - Sociedade do Trabalho e do Pleno emprego. - Rede Previdenciria. - Linearidade e localizao da produo. - Estado com soberania econmico-territorial. - Burocratizao. Modernidade Sociedade de Riscos - Capitalismo sem trabalho. - Trabalho Flexibilizado e temporrio. - Pluralizao do Trabalho. Descentralizao da arena poltica. Novos atores no-territoriais como capital internacional e conglomerados financeiros. Individualizao alm das classes. Pluralidade de estilos de vida. Internalizao do medo e da angstia na presena de riscos globais. Explorao auto-sustentvel. Universalidade do risco.

Trabalho

Poltica

Individualiza o

Identidade tecida por classes sociais, partidos e ideologias. -

Crises Ecolgicas

Explorao ilimitada da natureza. Distribuio desigual dos riscos entre pases ricos e pobres

Tabela 1 paralelo entre a modernidade e a modernidade reflexiva. Fonte: Artigo Sociedade de Risco, Caderno Mais!, pagina 5 Folha de So Paulo, 23 de maio de 1999. O dinamismo da modernidade sob a tica de modos de vida marcados por transformaes apresentado por Giddens est baseado: na separao entre tempo e espao, que propicia meios de zoneamento preciso temporal e espacial, sendo pr-condio para o desencaixe. Desencaixe refere-se ao deslocamento das relaes sociais de contextos locais de interao e sua reestruturao atravs de extenses indefinidas de tempo-espao (GIDDENS, 1991, p.29).

O dinamismo da Modernidade baseia-se tambm no desenvolvimento de mecanismos deste desencaixe, retirando a atividade social dos contextos localizados e reorganizando-a

atravs de grandes distncias tempo-espaciais (op. cit., 1991). O elemento fundamental da formao da comunidade, que o sentimento de pertencer, "desencaixa-se" da localizao

geogrfica e temporal e refora a idia de que as pessoas podem ter todo tipo de experincia comunitria, independente de estarem vivendo ou no prximas umas das outras. O que no implica na substituio de um tipo de relao (de proximidade), por outro ( distncia), mas possibilita a coexistncia de ambas as formas, sendo o sentido de ligao comum s duas.

Baseia-se ainda, na apropriao reflexiva do conhecimento, onde a prpria produo de conhecimento sistemtico torna-se integrante da reproduo do sistema, deslocando a vida social para fora de padres relacionados tradio.

Os mecanismos de desencaixe propostos por Giddens so: Fichas simblicas meios de intercmbios que podem ser circulados sem ter em indivduos ou grupos que lidam com eles...

vista as caractersticas especficas dos

( GIDDENS, 1991, p. 30). O dinheiro, por exemplo, uma ficha simblica.

Sistemas peritos sistemas de excelncia tcnica ou competncia profissional que organizam grandes reas dos ambientes material e social em que vivemos hoje (op. cit., 1991, p. 35). Exemplos de sistemas peritos so servios prestados por engenheiros, mdicos e advogados.

Estes mecanismos dependem de

confiana, que segundo Simmel, existe quando

acreditamos em algum ou em algum princpio. uma forma de f na qual a segurana adquirida em resultados provveis expressa mais um compromisso com algo do que apenas compreenso cognitiva (SIMMEL, apud. GIDDENS, 1991). Risco e confiana se entrelaam normalmente servindo para reduzir ou minimizar os perigos aos quais

somos expostos no exerccio de qualquer atividade. A Internet pode ser vista como um sistema perito. O virtual uma criao de sistemas peritos. De uma certa maneira, os sistemas peritos sustentam as fichas simblicas.

CONCLUSO

A sociedade moderna est adquirindo uma configurao na dimenso virtual, que se agrega a sua configurao na dimenso espacial real. Na viso de Negroponte (1995),

existe uma mentalidade descentralizadora crescendo em nossa sociedade, trazida pelos cidados do mundo digital, que fazem parte de uma nova gerao desembaraada de muitos dos antigos preconceitos, livres tanto como tambm das impostas pelo tempo. da limitaes impostas pela fronteiras geogrficas,

As caractersticas que so ao mesmo tempo causa e efeito de desencaixes to marcadamente constitutivos da modernidade, na viso de Giddens, determinam o caminhar como ferramentas de difuso e

rumo s tecnologias de informao e comunicao, construo de conhecimento, e

assim, impelindo para o processo educativo indivduos que

hoje esto margem das polticas e programas educacionais.

Ao contrrio do que parece ser, a parafernlia tecnolgica incorporada nos sistemas peritos no se constitui, por si s, elemento modificador do estado de coisas da sociedade atual. conseqncia da modernidade e, portanto, no causadora de impacto. Est inserida na modernidade e no , necessariamente, fator de excluso social, desde que as polticas pblicas direcionem sua utilizao ao atendimento das demandas da sociedade.

BIBLIOGRAFIA:

BECK, U. Risk Society. Towards a New Modernity. London, Sage, 1992. GIDDENS, A. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: Unesp, 1991. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. So Paulo: Cia das Letras, 1995. 231p.

Potrebbero piacerti anche