Sei sulla pagina 1di 8

Comentrios Adicionais do Mtodo de Newton-Raphson a) Mtodo de Newton Modificado Seja a expresso geral do mtodo:

x k +1 = x k f (xk )

f ' (xk ) Observe que a cada iterao calculada a derivada da funo no novo ponto. A interpretao grfica do mtodo est na figura abaixo. A cada iterao a inclinao da reta tangente modificada. Grfico do Mtodo de Newton original
50 f(x) 40

30

20

10

xk

......

x1

xo

-10 -2

-1

O Mtodo de Newton modificado mantm constante o valor da derivada calculada na primeira iterao, ou seja f ' ( x o ) , em todo o processo iterativo. A interpretao geomtrica significa manter-se a reta tangente com inclinao constante em todas as iteraes. Pode-se observar comparando as figuras do mtodo original com o mtodo modificado que o modificado necessita de um nmero maior de iteraes para alcanar a convergncia. Na prtica este mtodo modificado utilizado na soluo de sistemas de equaes no-lineares, no qual, em vez de uma derivada, deve-se calcular uma matriz Jacobiana e a sua inversa a cada iterao. O custo computacional de realizar-se estes clculos, normalmente muito maior do que realizar um maior nmero de iteraes com a matriz Jacobiana constante. O mtodo modificado pode ser computacionalmente vantajoso.

44

Grfico do Mtodo de Newton modificado


50 f(x) 40

30

20

10

xk ......... x1

xo

-10 -2

-1

b) Razes Mltiplas Multiplicidade de Razes de Polinmios


Seja F um campo e p(x) de uma nica varivel e coeficientes em F. Um valor a F chamado de raiz de multiplicidade k de p(x) se existir um polinmio s(x) tal que s (a) 0 e p( x) = ( x a) k s ( x) .

o polinmio p( x) = x 4 + 7 x 3 + 18 x 2 + 20 x + 8 . Este polinmio tem como razes -2 e -1 e pode ser escrito da forma: p ( x ) = ( x + 2) 3 ( x + 1) . Portanto, a raiz -2 tem multiplicidade 3 e a raiz -1 tem multiplicidade 1. Para exemplificar seja
Multiplicidade de Razes de uma Funo
Seja I um intervalo de , seja f(x) uma funo de I para e c I seja uma raiz de f(x), ou seja f (c) = 0 . O ponto c uma raiz de multiplicidade k da funo f(x) se existir um nmero real l 0 tal que: f ( x) lim x c k = l x c Est definio tambm valida para polinmios, entretanto mais comum a definio anterior.
45

Exemplo1: Seja a funo f ( x) = sin( x) . O valor 0(zero) raiz da funo, pois f (0) = sin(0) = 0 . Qual a multiplicidade desta raz? Pode-se mostrar que: sin( x) lim x = 1 x c Portanto, 0 uma raiz de multiplicidade 1. Porque no de multiplicidade 2? sin( x) lim x 2 = x c
Exemplo2: Seja a funo f ( x) = 1 cos( x) . O valor 0(zero) raiz da funo, f (0) = 1 cos(0) = 0 . Qual a multiplicidade desta raz? Pode-se mostrar que: 1 cos( x) 1 lim x 2 = 2 x c Portanto, 0 uma raiz de multiplicidade 2. Porque no de multiplicidade 3?

lim
x c

1 cos( x) x
3

Geometricamente pode-se observar que a curva definida por uma funo f(x), com razes mltiplas em um ponto a, ter uma tangente horizontal no eixo das abscissas. Genericamente, se para uma funo contnua f(x) tem-se f (a) = f ' (a) = f '' (a) = .......... f m 1 (a) = 0 , ento a uma raiz de f(x) com multiplicidade m. Para exemplificar, seja o grfico da funo f ( x) = x 3 5 x 2 + 7 x 3 , que possui raiz dupla em x=1. Observe que possui tangente horizontal ao eixo das abscissas.
10

f(x)

-2

-4

0.5

1.5

2.5

3.5

46

Observe no grfico que para x igual ao valor da raiz tem-se f ( x) = 0 e f ' ( x) = 0 . Na utilizao do mtodo de Newton-Raphson aparecer uma diviso por zero. O zero no denominador acarretar o surgimento de um overflow. Entretanto, os matemticos Ralston e Rabinowitz provaram que a funo f (x ) alcana o zero anter da derivada f ' ( x). Uma checagem na funo f (x) pode levar a parar o processo antes que f ' ( x) alcance o zero e desta forma foge-se do overflow. A convergncia do Mtodo de Newton-Raphson normalmente lenta, a convergncia quadrtica passa a ser linear. Uma modificao que pode ser introduzida para melhorar a convergncia mudar a expresso de recorrncia do mtodo pela expresso: x k +1 = x k m f (xk )

f ' ( xk ) onde m o nmero de multiplicidade das razes. Observe que este mtodo de pouca valia, pois raramente em aplicaes prticas se conhece a multiplicidade da raiz. Os matemticos Ralston e Rabinowitz propuseram uma nova formulao: f ( x) U ( x) = ' f ( x) U (x ) x k +1 = x k ' k U ( xk ) Sendo que:
U ' ( xk ) = Resultando em: f ' ( x k ) f ' ( x k ) f ( x k ) f '' ( x k )

[f

'

(xk )

x k +1 = x k

2 ' '' f ( x k ) f ( x k ) f ( x k )

f ( xk ) f ' ( xk )

Exerccio Para a funo f ( x) = x 3 5 x 2 + 7 x 3 ache as raizes com x o = 0 e x o = 4 utilizando o mtodo original e o mtodo proposto por Ralston e Rabinowitz. A partir da anlise dos processos iterativos, conclua sobre a aplicao dos dois mtodos na determinao de razes.

2.3.4 - Mtodo da Secante


47

O mtodo de Newton-Raphson tambm conhecido como o mtodo da tangente, como viu-se, em cada iterao determina-se a reta tangente ao ponto calculado na iterao. No Mtodo da Secante se aproxima a tangente por uma secante determinada por dois pontos anteriormente calculados, ou seja: f ( x k ) f ( x k 1 ) f ' (xk ) x k x k 1 sendo, x k e x k 1 duas aproximaes para a raiz. O processo iterativo resulta em: f ( x k )( x k x k 1 ) x k +1 = x k f ( x k ) f ( x k 1 ) Observe que so necessrias duas aproximaes para inicializar o processo iterativo. Observe tambm que o processo pode divergir se f ( x k ) = f ( x k 1 ) . A ordem de convergncia do Mtodo da Secante est situada entre a convergncia linear do Mtodo de Iterao Linear e a convergncia quadrtica do Mtodo de Newton-Raphson. Mais precisamente, p=1,618.

Interpretao Geomtrica do Mtodo

50 f(x) 40

30

20

10 xo 0 x2 x5 x6 x4 x1

x3

-10 -2

-1

2.3.5 Equaes Polinmiais


Nesta seo ser feito um estudo especfico para as equaes polinmiais.

48

Forma Geral

p( x) = a o + a1 x + ..... + a n x n
Com a i , i = 0,1,..., n e a n 0 para garantir que o polinmio do grau n..

Teorema

Se p(x) um polinmio de grau n, ento para qualquer , existe um nico polinmio q(x) com grau (n-1), tal que: p( x) = ( x )q ( x) + p ( )

Observe pela expresso que a expresso resulta da diviso do polinmio por ( x ) , resultando q (x) como quociente e p( ) como resto. p( ) o valor numrico do polinmio.

Exemplo:
p( x) = x 3 + 2 x 2 + x + 1 e = 1

x 3 + 2x 2 + x + 1
x3 + x2

x 1

x 2 + 3x + 4

3x 2 + x + 1 3x 2 + 3x
4x + 1 4x + 4 5 q ( x) = x 2 + 3 x + 4 p(1) = 5

Observao: O resto da diviso de q(x) por ( x ) o valor de p ' ( ) .

Valor Numrico de um Polinmio


Exemplo: p( x) = x 2 3x + 1

49

Deseja-se o valor numrico do polinmio em x = 3 . p(3) = 1 3 3 3 3 + 1 = 1 Observe que para a determinao do valor do polinmio realizou-se 2 operaes de soma e trs operaes de multiplicao. Pode-se estender este nmero de operaes para um polinmio de grau n:

n adies multiplicaes n(n + 1) 2 Em computao numrica sempre deve-se ter a preocupao de utilizar mtodos eficientes e numericamente estveis no desenvolvimento de algoritmos. o caso do clculo do valor numrico de polinmios, que possui um mtodo mais eficiente e numricamente mais estvel que simplesmente realizar as operaes na sequncia conforme feito no exemplo.
Mtodo de Horner

Seja o polinmio p( x) = a 4 x 4 + a 3 x 3 + a 2 x 2 + a1 x + a o . Este polinmio pode ser escrito na forma: p( x) = (((a 4 x + a 3 )x + a 2 )x + a1 )x + a o Definindo: b4 = a 4
b3 = a 3 + a 4 x = a 3 + b 4 x b2 = a 2 + b3 x b1 = a1 + b2 x bo = a o + b1 x O valor do polinmio em x = determinado por p( ) = bo , onde: b4 = a 4 b3 = a 3 + a 4 = a 3 + b 4 b2 = a 2 + b3 b1 = a1 + b2 bo = a o + b1

As operaes necessrias para o clculo do valor do polinmio, utilizando o Mtodo de Horner so: n adies n multiplicaes De forma similar pode-se calcular o valor da derivada do polinmio em x = .

50

c 4 = b4 c 3 = b3 + c 4 x c 2 = b2 + c 3 x c1 = b1 + c 2 x

O valor da derivada do polinmio em x = dada por p ' ( ) = c1 , onde: c 4 = b4


c 3 = b3 + c 4 c 2 = b2 + c 3 c1 = b1 + c 2

51

Potrebbero piacerti anche