Sei sulla pagina 1di 13

O ENSINO DA NORMA PADRO X VARIAO LINGSTICA SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGSTICA INTERACIONAL

Marcia Karlowski da Silva1


RESUMO: Que existe uma crise no sistema educacional, todos esto cansados de saber, mas o que os professores, escola e sociedade tm feito para mudar este quadro? O objeto desta pesquisa consiste no papel do professor como mediador, tendo como objetivo encontrar maneiras de se trabalhar em sala de aula a norma padro, mas sempre considerando as variaes lingsticas de seus alunos, partindo do que o aluno j sabe sobre a lngua, para que a partir da ele prprio possa construir novos conhecimentos. O objetivo principal desta pesquisa consiste na reflexo do uso da lngua e valorizao da mesma, tendo como vis a Lingstica Aplicada. Espera-se atravs deste estudo provocar nos professores uma reflexo sobre o ensino que temos e o ensino que queremos, para que assim possa-se melhorar a prtica e consequentemente, fazer com que a aprendizagem da lngua realmente acontea, tornando-a significativa para o aluno. PALAVRAS-CHAVE: Variao lingstica, norma padro, ensino. ABSTRACT: There is an educational crisis, this all people are tired to know, but what are the teachers, the school and the society doing for change it? The object this search consist in the teacher role as mediator, it has by purpose meet method how to work in the classroom the standard, but always considering the linguistics variations that the students use, starting out the knowledge that students have. The main purpose in this search consists in the reflection about the langue in use and her valuation, having as obliquity the Linguistic Applied. Waiting about this study provoke in the teachers a reflection about the teaching that there is, and the teaching that they want, thus will be possible improve the practice and consequently, doing the understanding really occur, become it significative for the student. KEYWORDS: Linguistic variation, standard, teaching, context, reflection.

PARA COMEAR: DIFICULDADES X NECESSIDADES As deficincias encontradas no ensino, as quais j nos habituamos em chamar de crise do sistema educacional brasileiro, ocupa baixo nvel de desenvolvimento lingstico demonstrado por estudantes na utilizao da lngua, quer na modalidade oral quer na modalidade escrita. E para comprovar os exemplos so abundantes: as redaes de vestibulandos, o vocabulrio da gria jovem, o baixo nvel de leitura, etc. (GERALDI, 2003, p.41).

1 Especializao em Lingstica Aplicada ao Ensino de Lngua Inglesa. Campo Mouro Paran.


Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p.

129

A todo momento ouvimos professores dizendo: os alunos no sabem portugus, na verdade eles sabem o portugus, j que sua lngua materna, e alm do mais eles conseguem se comunicar, o que eles podem no saber, ou no utilizar a norma padro da lngua. Muitos autores j pesquisaram sobre o ensino da LM, mas outros alm de pesquisarem sobre o ensino tm procurado trazer sugestes de como ensinar a LM de forma interacionista, e que faa sentido para a aprendizagem, partindo dos conhecimentos dos prprios alunos, de seus interesses. Pois quando os alunos vem para a escola j trazem uma bagagem, e ela no pode ser desprezada. Diante de tal problema questiona-se Como ensinar a norma padro levando em considerao as variedades lingsticas?. O objetivo da pesquisa consiste no processo ensino-aprendizagem da LP, propostas de como trabalhar a variao lingstica em sala de aula sem ignorar a presena das variantes, tendo como tema O ensino da norma padro x variao lingstica sob a perspectiva da sociolingstica interacional. A necessidade desta pesquisa justifica-se por se tratar de um tema de atualidade e evidente relevncia social, pois se refere ao ensino da lngua. Muitas pesquisas tm sido feitas em torno do ensino da lngua portuguesa brasileira, da gramtica normativa, como ensinar, quando ensinar, porque ensinar, etc. Mas juntamente com isto necessrio conscientizar os alunos sobre as variaes lingsticas, as influencias que sofrem, seja atravs do meio familiar, social, da mdia, que no preciso abandonar suas identidades, apenas saber quando se deve utilizar uma variante e no outra, sem estigmatizar ou menosprezar as variantes lingsticas. Pois isto que ocorre, as classes dominantes, usurias das normas padres da lngua, tacham pessoas com variantes diferentes como caipiras ou at mesmo como sem cultura, e isto no verdade, preconceito. Por isto preciso respeitar e preservar as diferentes manifestaes da linguagem utilizada por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socializao, compreendendo e usando a lngua portuguesa como Lngua Materna, geradora da organizao de mundo e da prpria identidade. O objeto desta pesquisa consiste no papel do professor como mediador, o qual convive e trabalha com a influncia da variao lingstica, tendo como objetivo encontrar melhores maneiras de se trabalhar em sala de aula a norma padro levando em considerao a variao lingstica, sem estigmatiz-la. Para o desenvolvimento desta pesquisa sero colocados tais objetivos: 1. Refletir sobre o uso da lngua; 1.1 Compreender e usar a LP de acordo com as diferentes situaes; 1.1.2 Analisar como que depois de anos de escolarizao, falantes

130

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

de variedades lingsticas no prestigiadas socialmente permaneam falando a variedade de origem; 1.1.3 Trabalhar as relaes entre linguagem, educao e classe social. TEORIAS SO NECESSRIAS Temos que saber qual a necessidade do aluno (gramtica textual, normativa, descritiva), pois a gramtica normativa no a nica, e alm do mais a gramtica do sistema funcional no pode ser deixada de lado. Alguns professores como registra Neder (p. 56, 1992, In TRAVAGLIA, 2000) ensinam a gramtica para se cumprir um programa previamente estabelecido sem se levar em conta as dificuldades ou no dos alunos no emprego que fazem efetivamente da linguagem, nessa ou naquela ocasio, num processo de interao verbal. Muitos princpios tericos, tanto da sociolingstica, como da psicolingstica e das teorias do discurso, so hoje correntes na preparao pedaggica de professores, que nem sempre, ou quase nunca, os pem em prtica, por no terem, em geral, os respaldos prticos necessrios. Alguns dos reflexos dos avanos tericos na prtica pedaggica no ensino da lngua que pode ser citado como exemplo a aceitao cada vez mais difundida (no necessariamente aplicada) de que a lngua falada na sua natural variao deve ser o ponto de partida, base inicial, em direo ao treinamento das variantes de dialetos Standard, socialmente exigidas e que, regra geral tambm tradicional, costumam ser a base para o ensino da escrita e da leitura; implementao da compreenso mais profunda dos mecanismos psicolgicos, motores e outros envolvidos na aquisio da capacidade de ler e escrever; compreenso e explicitao da multiplicidade de formas discursivas que exigem formulaes lingsticas diferenciadas tanto na sua manifestao escrita como oral e no processo de decodificao de texto e de diversas formas de interao social refletidas em formas de comunicao distintas; enriquecimento na compreenso de que o processo de alfabetizao no um ato mecnico, mas complexo, que envolve capacidades intelectuais, afetivas e motoras; que um embasamento psicolingstico, semitico e fonolgico por parte dos mestres leva a resultados de muito maior sucesso para os alfabetizados. Desta forma questiona-se: Qual gramtica ensinar? A GT ou a Interacionista? Deve-se ensinar a interacionista, mas sempre que preciso recorrer a GT. A gramtica Tradicional dever ser ensinada, a partir do momento em que se considerar necessrio regular a fala e a escrita do aluno. (VIRGNIA, 2004) Geraldi (2003) mostra dois objetivos bem diferentes a que se pode propor um professor no ensino de uma lngua: o uso da lngua ou o saber a respeito da lngua.
Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

131

Como se sabe, muito antes de a criana vir para a escola, ela opera sobre a linguagem, reflete sobre os meios de expresso usados em suas diferentes interaes, em funo dos interlocutores com que interage, em funo de seus objetivos nesta ao. Gumperz (1986) em uma de suas pesquisas expe que existe evidncia suficiente para mostrar que todas as crianas normais tm domnio completo do sistema gramatical de sua variedade aos cinco anos de idade. Geraldi, (1984: 41-45):
O professor um mediador, deve-se ensinar algo de maneira que o outro reconhea o porqu, a necessidade daquilo que ensinamos. A lngua uma prtica social, por isso a necessidade de se ensinar lngua dentro de um contexto. A inter-ao acontece dentro da diferena do outro, onde ir contribuir para sua formao.

Sendo assim, se o professor tiver uma formao adequada, o que acontecer com uma minoria, ter de trabalhar com a variao da sintaxe nas suas aulas e saber, na maioria das vezes de maneira intuitiva e tentativa, j que no h materiais prontos para isso, definir o que ser o uso lingstico socialmente aceitvel para que seus alunos no fracassem no curso de sua futura vida profissional em nossa sociedade. Assim, entre as variantes sintticas em convvio nas falas brasileiras, o professor ter de distinguir, pelo menos, as estruturalmente mais salientes e socialmente mais estigmatizadas, para sem desprestigiar as segundas, selecionar ambas, a fim de treinar o uso formal falado e os usos escritos de seus alunos. A est a grande contribuio que a sociolingstica sobre o portugus brasileiro poder dar para uma efetiva virada no ensino da lngua portuguesa no Brasil. Seria este talvez, um dever patritico: o conhecimento e o reconhecimento, na escola, da realidade do portugus brasileiro. O saber metalingstico intuitivo, do mesmo modo que o saber lingstico natural, no deveria nunca estar excludo, pelo contrrio, faria parte do processo pedaggico contnuo de enriquecimento da lngua que o indivduo j traz na sua bagagem que precede a escolarizao. Talvez por a o ensino da lngua materna deixasse de ser estigmatizado, desde as primeiras sries escolares, pelos estudantes, por deixar de ser um instrumento de limitao, de represso at, para vir a ser uma das formas de desenvolvimento de uma capacidade natural humana e por isso criativa e criadora. (VIRGNIA, 2004) Dada diversidade regional, cultural e poltica existente no pas, os PCNs buscam parametrizar referncias nocionais para as prticas educativas, procurando fomentar a reflexo sobre os currculos estaduais e municipais, j em andamento em diversos estados e municpios. Mas a construo dos prprios currculos para o Ensino Fundamental, adequados s necessidades

132

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

e caractersticas culturais e polticas regionais, dever ser feita pelos rgos educacionais de estados e municpios e pelas prprias escolas, com base na reflexo fomentada por estes referenciais, pautados essencialmente no processo de construo da cidadania. (ROJO, 2000) importante criar situaes reais de uso da lngua, o professor precisa provocar nos alunos a necessidade em se aprender algo. O ensino de gramtica nas aulas de Portugus como lngua materna tem sem dvida, representado um problema constante para os professores de Lngua Portuguesa das escolas de 1 e 2 graus deste pas. Estes, principalmente depois das constantes e reiteradas crticas ao ensino de gramtica nesse nvel e tambm prpria teoria da gramtica tradicional e gramtica normativa, sentem-se angustiados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio tal que professores acabam no fazendo nada que seja significante para a vida dos alunos. (TRAVAGLIA, 2000) O professor como mediador no processo ensino/aprendizagem deve considerar os possveis conhecimentos partilhados e no partilhados pelos interlocutores e as necessidades reais do grupo. O desafio que se coloca, portanto, de que de um lado o professor deve exigir esforo, dedicao, disciplina dos alunos e de outro, deve exigir-se de maneira a construir uma adequada proposta de trabalho. Em sntese, para exigir disciplina, o professor precisa ter moral... Deve, portanto, rever a proposta de trabalho, tanto do ponto de vista do contedo, como a metodologia (criana motivada no problema de indisciplina). (TURRA In Klein, 2003). a escola o primeiro lugar pblico em que o aluno se expe (ou deveria se expor) como locutor. Admitindo-se que a escola, de uma forma ou outra, tem possibilitado a seus alunos interlocues nesta instncia pblica de uso da linguagem, e como estas exigem o dialeto culto, como explicar que depois de anos de escolarizao, falantes de variedades lingsticas no prestigiadas socialmente permaneam falando a variedade de origem? Nos resultados destes estudos podemos detectar sistematizaes que fazem corresponder determinadas variedades a determinadas variveis sociais (classes, sexos, faixas etrias etc.) (ROJO, p. 56- 57, 2000) importante o respeito s variedades lingsticas, mas o aluno precisa acrescentar ao seu conhecimento, para uniformizao, se no fosse assim, ele no precisaria ir para a escola, mas isso no quer dizer que ele no poder usar sua variante. Precisa-se ensinar ao aluno o uso da reflexo. A lngua culta tem que ser preservada, pois ns nos expomos em diferentes instncias pblicas. Porm a escola age como se a lngua culta fosse esttica, pronta, inabalavelmente infensa a seu uso nos processos interlocutores. (ROJO, p. 59, 2000) Um dos objetivos gerais assumidos pelos PCNs -(...) necessidade
Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

133

de se construir uma escola voltada para a formao de cidados. (PAULO RENATO SOUZA, p.5, PCNs) (p.151) Alguns estudos lingsticos e psicolingsticos acabaram por promover uma fragmentao do objeto linguagem verbal ainda maior entre modalidade oral e modalidade escrita. Se de um lado, a escola no to decisiva para o aprendizado do oral, por outro, as prticas de ensino tradicionais desconsideram a presena, a fora e a constncia do oral na vida dos alunos. As variantes lingsticas no so erros, mas diferenas. A soluo no consiste apenas em respeitar as variedades dialetais, mas ir, alm disso, partindo de uma concepo de linguagem mais abrangente, que englobe, inclusive, a modalidade padro. A sensibilidade lingstica um dado real, concreto, cabendo escola aprofundar essa habilidade pela explorao do fenmeno da variao. Enfim, faz parte do papel do professor e da escola ensinar/aprender a jogar o jogo lingstico. (Rossi-Landi 1985), (In Suassuna,1995) Maria Helena de Moura Neves, em seu livro Gramtica na Escola (1994) fez alguns questionamentos sobre o ensino da gramtica, eis alguns: O para qu do ensino da gramtica. 1- Para que se ensina a gramtica? Para se ter um bom desempenho, melhor expresso, melhor comunicao, melhor compreenso. 2- Para que se usa a gramtica que ensinada? Especificamente para falar e escrever melhor, quanto finalidade de ensino para simples cumprimento do programa, sua utilizao vem ligada ao sucesso na prpria sala de aula, o que significa no se apontar necessidade real para o ensino da gramtica. O que ensinado. As aulas de gramtica consistem numa simples transmisso de contedos expostos no livro didtico em uso. Essa foi a primeira verificao que Neves fez ao pesquisar a natureza do ensino da gramtica nas escolas. O difcil no ensino da gramtica. A grande maioria dos professores que fizeram parte da pesquisa de Neves (60%) atribui as dificuldades a problemas dos alunos: falta de esforo, falta de interesse, falta de vontade de pensar, falta de maturidade, falta de capacidade de percepo da utilidade da gramtica. Outros 7%, atriburam as dificuldades escola (mtodos ultrapassados, alfabetizao deficiente, exercitao entediante) e cerca de 3% consideraram que a prpria matria que se ligam as dificuldades. As respostas dadas pergunta: Para que voc ensina gramtica? permitem analisar os conceitos que os professores de 1 e 2 graus tm de gramtica: 1- Gramtica como um conjunto de regras de bom uso (= gramtica normativa).

134

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

2- Gramtica como descrio das entidades da lngua e suas funes (gramtica descritiva). Durante o desenvolvimento da pesquisa foi constatado que os professores usam o texto como pretexto, e os mesmos consideram que seus trabalhos/ estudos esto modernizados, simplesmente por partirem de textos. Dificuldades e problemas. As dificuldades dizem respeito a uma incapacidade de avaliar a lngua em uso nas suas diversas dimenses, e ainda existe um descaso generalizado pela disciplina Lngua Portuguesa. Para Suassuna, (op. Cit.):
A prpria prtica de ensino em todos os nveis, torna evidente a crise na linguagem. comum vermos professores insatisfeitos com seu trabalho, frustrados e tomados de uma sensao insupervel de derrota, o que d lugar a uma certa nostalgia do ensino de antigamente. Espalham-se as queixas: os alunos se caracterizam por um baixo desempenho lingstico; desprezam a lngua; no entendem o que lem; abusam, na produo textual, de lugares comuns; so incapazes de pensar e se expressar (!)...

Para a autora citada acima as origens do problema dessa crise em termos de causa, ela diz que muitos poderiam ser os motivos, mas que no momento importa situar o problema da escolarizao da lngua, traduzido num princpio pedaggico excludente, que o do ensino do certo em detrimento do errado. Alguns pontos ficam claros na discusso do problema do ensino da gramtica de acordo com Neves (op. Cit.) 1- Os professores em geral acreditam que a funo do ensino da gramtica levar a escrever melhor. 2- Os professores foram despertados para uma crtica dos valores da gramtica tradicional. 3- Os professores tm procurado dar aulas de gramtica nonormativa. 4- Os professores verificam que essa gramtica no est servindo para nada. 5- Apesar disso, os professores mantm as aulas sistemticas de gramtica como um ritual imprescindvel legitimao de seu papel. Sabe-se que o ensino da gramtica cobrado pelos pais, e que o mau desempenho da maioria dos alunos mais facilmente atribudo a um mau desempenho do professor se ele no fez registrar nos cadernos dos alunos uma teorizao das regras gramaticais. Como a viso funcionalista pode permitir uma melhor operacionalizao da anlise lingstica em nvel escolar? Neves estabeleceu, nesse sentido, trs postulados:
Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

135

- O texto tem de ser visto como organizao da informao. - O texto tem de ser visto como organizao da interao lingstica. - O texto tem de ser visto como organizao semntica. Se a gramtica ensinada deve servir a que os alunos se expressem melhor, ela deve ser tal que sirva a esse fim. O objetivo da Lingstica Aplicada o estudo da linguagem em uso, na interao face a face ou distncia, de um lado, um dos interesses da Lingstica Aplicada tem sido o estudo das interaes ocorridas em contextos institucionais pblicos; de outro lado, d-se tambm importncia ao estudo de eventos que envolvam textos orais e/ou escritos, na dimenso da produo e/ou da recepo, e em contextos pblicos e/ou privados. Assumindo esse ponto de vista na pesquisa em Lingstica Aplicada, d-se prioridade ao estudo de eventos de interao. Como afirma Kleiman (1996) a respeito da prtica em sala de aula, se a interao se d entre sujeitos sociais e cognitivos, as diferentes disciplinas que se encarregam de estud-la confluem e se transformam na pesquisa Lingstica Aplicada. de conhecimento de todos que, desde o perodo colonial, por alguns sculos predominou no Brasil o mtodo de ensino tradicional, que consistia em transmitir aos alunos conhecimentos que deveriam ser por eles memorizados e depois repetidos para o professor para que este pudesse verificar o que eles haviam aprendido. Piaget e Vygotsky defendiam propostas de que o aluno, ao chegar escola, j possuiria conhecimentos prvios, e que a partir desses conhecimentos, aplicar uma nova metodologia que viria renovar o ensino, era o movimento construtivista que iniciava. Nos ltimos anos as idias piagetianas foram complementadas com outras, como a de que preciso ensinar o aluno a pensar e a refletir sobre as coisas do mundo de maneira inteligente, pela anlise crtica e criativa e no apenas pelo que lhe imposto ou por aquilo em que o fazem acreditar, como acontecia na chamada aprendizagem das superficialidades. Comeou-se ento a pensar e a acreditar no verdadeiro sentido de aprender, cuja significao adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e dos fatos, alm disso as atividades pedaggicas devem ter como foco o aluno e suas capacidades, tornando-o agente e participante ativo de sua aprendizagem. A diferena do ensino tradicional do ensino renovado, que no primeiro se d tudo pronto e acabado para o aluno, na segunda se instiga a busca pelos prprios alunos, o professor deixa de ser o centro. A abordagem sociolingstica interacional foca na interao dos pressupostos lingsticos, contextuais e sociais, os quais se complementam para criar as condies apropriadas para o aprendizado em sala de aula. A tarefa do sociolingsta interacional em cenrios modernos de

136

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

educao mapear o processo pelo qual o que ensinado diariamente posto em prtica e desvendar a teoria implcita de aprendizagem que direciona a nossa escolha do modelo certo. O trabalho dos sociolingstas sobre as bases gramaticais e histricas da diversidade dialetal nas instituies de ensino traz implicaes importantes. Um exemplo pode ser visto quando uma criana perde o interesse pela aula e se recusa a cooperar porque sente que sua maneira de falar desvalorizada ou desrespeitada pelo professor ou colegas da turma. As escolas que no compreendem a verdadeira natureza das diferentes variedades lingsticas das crianas provavelmente subestimam as dificuldades que elas enfrentam para se adaptar realidade escolar. Isso nos remete questo inicial sobre o porqu de crianas pobres e de diferentes grupos minoritrios tirarem notas baixas depois de alguns anos de educao formal. O que precisamos de uma melhor compreenso de como a linguagem entra no contexto social de uma escola e suas implicaes a partir da. Diante desta situao, qual poderia ser a atitude do professor de LP? Qual postura a ser adotada? Como aponta Magda Soares (1983), In Geraldi (1984): De um lado h os que pretendem que a escola deva respeitar a preservar a variedade lingstica das classes populares, e sua peculiar relao com a linguagem, considerada to vlida e eficiente, para comunicao. Neste caso, a escola deveria assumir a variedade lingstica das classes populares como instrumento legtimo do discurso escolar (dos professores, dos alunos e do material didtico). Por outro lado, h os que afirmam a necessidade de que as classes populares aprendam a usar a variedade lingstica socialmente privilegiada, prpria das classes dominantes, e aprendam a manter, com a linguagem, a relao que as classes dominantes com ela mantm, porque a posse dessa variedade e dessa forma especfica de relao com a linguagem instrumento fundamental e indispensvel na luta pela superao das desigualdades sociais. (SOARES, Magda,1983 In GERALDI,1984, P.45) ALGUNS MTODOS SO INDISPENSVEIS A pesquisa ser desenvolvida atravs da pesquisa bibliogrfica, momento este em que a literatura ser a ferramenta bsica para fundamentar o assunto em questo. Nesta etapa sero levados em considerao os postulados tericos de Geraldi (1984,2003), Rojo (2000), Suassuna (1995), Virgnia (2004), entre outros. De posse de informaes tericas, a segunda etapa fazer-se atravs da pesquisa etnogrfica,
Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

137

caractersticas importantes na pesquisa etnogrfica a descrio e a induo. O pesquisador faz uso de uma grande quantidade de dados descritivos: situaes, pessoas, ambientes, depoimentos, dilogos, que so por ele reconstrudos em forma de palavras ou transcries literais. O que esse tipo de pesquisa visa a descoberta de novos conceitos, novas relaes, novas formas de entendimento da realidade. (ANDR, 2003) Erikson (1993) defende uma postura cooperativa, de dilogo aberto, de modo que o objetivo da pesquisa no se limite a mostrar o que e como algo est ocorrendo, mas tambm como seria possvel mudar a situao, tornandoa melhor. Se queremos mudar a escola, tornando-a fundamentalmente melhor, no sentido emancipatrio, diz ele, temos que mudar as relaes de poder. Temos que estabelecer relaes de parceria entre pesquisador e agentes escolares. A etnografia tenta diminuir a distncia entre pesquisador e grupo pesquisado e busca-se tornar o trabalho cada vez mais pblico. Enfatiza-se a necessidade de justificativa clara e objetiva das opes e das interpretaes do investigador e defendem-se formas de colaborao e parceria entre pesquisador e pesquisado, expondo a crticas. (ERIKSON In Andr, 2003). Os estudos etnogrficos, que se estruturam sobre observaes de cenrios naturais de interao, trouxeram uma nova perspectiva na anlise do estudo do uso da linguagem. A noo de competncia comunicativa central nesses estudos. Ou seja, no bastam conhecimentos de fonologia, lxico e sintaxe. A fala dirigida pelas normas da cultura, e no plural do contexto especfico, o que limita as opes de comunicao e interpretao do que dito. O que se diz vai alm da competncia e da performance propostas por Chomsky. Enquanto os mtodos generativistas so basicamente dedutivos e os lingistas usam seus prprios conhecimentos sobre a gramtica de uma lngua, os etngrafos da comunicao usam uma abordagem emprica e indutiva vendo a parte gramatical como um conhecimento compartilhado pelos diferentes falantes de uma comunidade lingstica. A variabilidade lingstica se torna ento um fenmeno comunicativo a ser explicado atravs de uma anlise sociolingstica. Um dos objetivos determinar o nvel das regras e normas de uma comunidade as quais determinam ou limitam que variantes so usadas, quando, por quem, e em que circunstncias. Atravs desta pesquisa etnogrfica, sero feitas observaes, anotaes de campo e roteiros de pesquisa, baseados nos modelos sociolingsticos de Labov. Aps unir a teoria com as anotaes de campo e com os roteiros de pesquisa, momento da aplicao das propostas sugeridas na fundamentao terica, para a verificao das contribuies esperadas.

138

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

CONSIDERAES FINAIS: O INCIO DE NOVAS PRTICAS Os professores devem dedicar-se a encontrar formas de refletir sobre o portugus brasileiro e de mostrar que se pode utilizar as variaes lingsticas em sala de aula e fora dela, pois preciso possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso cultura com os mesmos instrumentos disponveis para os falantes j pertencentes s camadas sociais privilegiadas, pois a escola no pode ser reprodutora das desigualdades sociais e de preconceitos. Desta forma necessrio que professores deixem de acreditar em algo que no existe (o erro de portugus) e passar a contemplar os fenmenos de variao e mudana lingstica, para que se possa transformar a educao em Lngua Materna num compromisso com a formao plena do cidado e contra toda forma de excluso social pela linguagem. Zanini, 1999:
Sentimos que hoje, utilizar a lngua corretamente alm do domnio da forma de modo aceitvel, usa-la adequadamente ao contexto e ao usurio a que se destina a mensagem veiculada. o momento, pois, de reconhecermos que no h como ensinar e aprender palavras sem aprender os seus sentidos, de que a simples e vazia forma de repetir modelos no significa compreenso, e de que a formao no se simplifica em habilidades no manuseio de mquinas e de instrumentos, a fim de que entendamos a necessidade de redefinir os objetivos do ensino/aprendizagem de lngua materna. S assim, o professor encontrar o seu caminho e por ele trilhar com conscincia, um lugar que seu neste processo. (Zanini, p.80-83)

Mas, no adianta s sabermos que o problema existe e que o fracasso da escola algo que no podemos negar, precisamos questionar buscar solues, refletir sobre o ensino que temos e o ensino que queremos. Sobre o ensino que temos, podemos dizer que ele se constri por determinantes externos aos limites da ao da /na prpria escola. Dessa forma, o trabalho do professor, em sala de aula, de acordo com Zanini (1999) pressupe:
- a associao da variedade lingstica modalidade escrita; - a associao da variedade lingstica tradio gramatical; - a dicionarizao dos signos da variedade lingstica; - a considerao dessa variedade.

O ensino da gramtica deve partir do conhecimento terico de seu objeto, mostrando a relao entre lngua e pensamento para efeito da reflexo e subsdio tcnico aos professores, mas no que tange aos alunos, estas reflexes devem resultar em atividades prticas, a fim de que estes
Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

139

possam adquirir uma segurana lingstica necessria s diversas situaes de interao comunicativa. (RIBEIRO, 1999) Sendo assim, esta pesquisa visa conscientizar os professores sobre a importncia e at mesmo da necessidade de partir dos conhecimentos que os alunos tm da lngua, para ensinar novos, contextualizando-os a sua realidade, pois desta forma o ensino deixa de ser artificial, passando a fazer sentido real para os alunos, pois tudo que se aprende para a vida, para o uso, internaliza-se, assim motiva os alunos a estudarem, a buscarem novos conhecimentos, j que vem uma necessidade prtica para a aprendizagem. Para Chomsky todo falante sabe instintivamente sua lngua e s precisa ser ajudado a desenvolver-se por meio de prtica e de exerccios agradveis. Ao estigmatizar as variantes lingsticas no prejudiciais comunicao, valorizadas e utilizadas majoritariamente por comunidades populares, a escola enseja dificuldades de aprendizagem e contribui para a perda da auto-estima e a insegurana lingstica dos alunos. A represso lingstica igualmente caminho para a represso social e cidad. Ela contribui para a reproduo das desigualdades sociais. A funo da escola , sobretudo, ajudar a criana a compreender a realidade material, social e espiritual, com suas contradies e sua variedade, para que possa atingir sua emancipao individual e coletiva. O ensino da lngua materna deve, sobretudo, ensejar que as crianas compreendam a estrutura, o funcionamento, as funes da lngua como instrumento de comunicao, com todas as suas variedades, sociais, regionais e situacionais. REFERNCIAS
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educao em Lngua Materna. A sociolingstica na sala de aula. So Paulo: Parbola, 2004. GERALDI, Joo Wanderley. Portos de Passagem. So Paulo:Martins Fontes, 2003. _______. O texto na sala de aula leitura e produo. Cascavel, Pr: Assoeste, 1984. GUMPERZ, John J. Interactional Sociolinguistic in the study of schooling. In COOK Gumperz, Jenny. The Social Construction of Literacy. Cambridge: CUP 1986, p. 45-68. , KLEIN, Rejane. A formao de professores das sries iniciais os processos de subjetivao e a escrita em si In Literatura e Diversidade da Linguagem. Marechal Candido Rondon,Pr: Escala, 2003, p.183-196. NEVES, Maria Helena de Moura. Gramtica na Escola. 3 ed. So Paulo: Contexto, 1994. RIBEIRO, Ormezinda Maria. O ensino de gramtica na escola: suas relaes com o signo lingstico e com a articulao do pensamento na lngua. Tese defendida em: 1999. ROJO, Roxane (org.) A prtica de linguagem em sala: praticando os PCNs . So Paulo: Educ, 2000.

140

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmero 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

SILVA, Rosa Virgnia M. O Portugus so dois. Novas fronteiras velhos problemas. So Paulo: Parbola, 2004. SUASSUNA, Lvia. Ensino de Lngua Portuguesa. Uma Abordagem pragmtica. So Paulo: Papirus, 1995. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e Interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2000. ZANINI, Marilurdes. Uma viso panormica da teoria e da prtica do ensino de lngua materna. Actas Encontro Internacional. Braga: Universidade do Minho Instituto da criana, p. 79-88, 1999.

Universidade Estadual do Oeste do Paran Colegiado do Curso de Letras Campus de Mal. Cndido Rondon REVISTA TRAMA Verso eletrnica disponvel na internet:

www.unioeste.br/saber

Trama Volume Nmero Revista Trama - Volume 2 - Nmer o 4 - 2 Semestre de 2006 - p. 1 2 9 - 1 4 1

141

Potrebbero piacerti anche