Sei sulla pagina 1di 2

9.

Termo de Garantia
4.4 REGULANDO A TEMPERATURA DO FORNO (Modelos CF4/CF5/CF6).
O seu fogo indica qual a temperatura mais adequada para preparar cada alimento. Siga as instrues do painel como uma referncia. Alimento Preaquecer Pizza Assados Bolos e massas Biscoitos Temperatura 260 a 290 C Muito quente 240 a 260 C 210 a 240 180 a 210 C Quente Moderado Suave IMPORTANTE: Aps usar qualquer boca da mesa, certique-se que o boto correspondente est na posio fechado. SEO

5. Dicas de Operao

Dicas de Operao

4.8 PRATELEIRA DESLIZANTE (MODELOS CF5/CF6)


Retirando e remontando a prateleira 1. Desencaixe as hastes da posio (A) para que se soltem da porta, e puxe a prateleira para frente at remov-la. A 2. Para remontar, posicione nos trilhos, deslize parcialmente a prateleira para dentro e remonte as hastes. A

150 a 180 C Muito suave

(*) Temperatura com o forno vazio

No deixe de fechar o registro de gs aps a utilizao do fogo. Evite abrir constantemente a porta do forno. Acompanhe o assado atravs do visor panormico. Assim, voc economiza tempo, gs e melhora a qualidade do assado. Nunca coloque nada diretamente sobre a base do forno. Se precisar ter dois recipientes no forno ao mesmo tempo, coloque-os nas prateleiras em diferentes posies para que no coincidam um sobre o outro, obtendo uma melhor circulao de ar quente. Use, de preferncia, a prateleira do forno na posio central, principalmente para bolos, tortas e outros tipos de massas. Utilize este fogo somente para uso domstico. Abra e feche cuidadosamente a porta do forno para que a chama no se apague e para evitar o deslocamento do alimento. Ao utilizar o forno, para obter os melhores resultados no cozimento, preaquea-o na temperatura mxima por aproximadamente 10 minutos para os modelos 4 bocas e 15 minutos para os modelos 5 e 6 bocas. Obs.: Estalo e/ou barulho durante o funcionamento do forno considerado normal, devido dilatao natural de peas metlicas. Para garantir o bom desempenho do produto e a estabilidade das panelas necessria a montagem correta das grades (trempes). Para os modelos CF475/CF676, a grade do queimador central diferenciada e deve ser montada na posio central conforme a gura e indicado pela letra B. A B A

Nunca mergulhe os queimadores e espalhadores ainda quentes em gua fria. No deixe cair os queimadores, pois eles podem ser danicados. ATENO! Ao recolocar os queimadores e espalhadores aps a limpeza, observe o perfeito posicionamento na mesa. O vidro que protege a lmpada e o vidro interno da porta do forno so de uso obrigatrio para o funcionamento do fogo. Os botes podem ser retirados para limpeza (exceto o boto do Timer para os modelos CF5 e CF6). Certique-se de mont-los novamente para o uso do fogo. Limpe periodicamente as pontas das velas do acendimento das bocas para o perfeito funcionamento do fogo. Antes retire o plugue da tomada.

6.2 LIMPEZA DO FORNO


Limpeza do forno Desligue o fogo da tomada eltrica e feche o registro do gs. Depois, remova o excesso de gordura com um pano mido e morno. As paredes do forno so autolimpantes e eliminam as manchas de leo enquanto o forno est em funcionamento. Ao perceber maior acmulo de gordura nas paredes, pode-se utilizar a Funo Autolimpante. Para us-la, siga as instrues de limpeza do forno e a seguir, acenda o forno na Funo Autolimpante por 1 hora. Aps esse perodo, desligue o forno que estar pronto para o uso. Para limpar as prateleiras, as grades e as hastes das prateleiras, voc pode utilizar a lava-louas, ou lav-las com detergente e uma esponja macia. Aps a limpeza, seque-as adequadamente.

4.5 REGULANDO A TEMPERATURA DO FORNO


Para selecionar a temperatura mais adequada para o seu assado, consulte a tabela abaixo: Temperatura (C) 260 a 290 240 a 260 210 a 240 180 a 210 150 a 180 Forno com Termoseletor Forno muito quente Forno quente Forno moderado Forno suave Forno muito suave

SEO

7. Solucionando Problemas

Solucionando Problemas

4.9 INSTALANDO/TROCANDO A LMPADA DO FORNO (MODELOS CF4/CF5/CF6)


ATENO! O seu produto bivolt porm, sai de fbrica para funcionar em 127V. Caso sua residncia seja 220V, antes de ligar o produto na tomada, troque a lmpada 127V pela 220V que est dentro do forno. Utilize somente lmpadas de 25W e com rosca E14, cujo uso seja recomendado para foges. Assegure-se de que o aparelho est desligado antes de substituir a lmpada, para evitar a possibilidade de choque eltrico. 1. Feche o registro do gs, desligue o fogo da tomada eltrica e certique-se de que o boto Dupla Funo esteja na posio desligado. 2. Gire o protetor da lmpada no sentido horrio at solt-lo completamente. 3. Desrosqueie e remova a lmpada queimada. 4. Rosqueie a nova lmpada com cuidado e certique-se que est bem encaixada. 5. Ligue o fogo na tomada e teste o funcionamento da lmpada acionando o boto Dupla Funo para cima. 6. Aps vericar o funcionamento da lmpada, coloque novamente o boto Dupla Funo na posio desligado e desligue novamente o fogo da tomada. 7. Recoloque o vidro protetor rosqueando no sentido anti-horrio. Certique-se que est bem encaixado e ligue o fogo na tomada eltrica.

Em alguns casos, com um simples procedimento voc poder solucionar um eventual problema em seu fogo. Caso voc no consiga resolver o problema, entre em contato com a Rede de Servios Consul.
Modelos CF475/CF676

Problema: O queimador no acende

(*) Temperatura com o forno vazio

5.1 CUIDADOS COM AS PANELAS


Utilize panelas ou recipientes que tenham dimetro mnimo de 12 cm. Nunca deixe os cabos das panelas voltados para fora do fogo. Utilize somente utenslios resistentes ao calor para evitar danos aos mesmos.

4.6 ACENDENDO A LUZ DO FORNO


Para acender a luz do forno, aperte para baixo o boto Dupla Funo. Para apagar a luz do forno, retorne o boto para a posio desligado (central). A voltagem da lmpada deve estar de acordo com a voltagem do local de instalao (127 V ou 220 V). Aps a compra, siga as instrues de Instalando/Trocando a lmpada do forno na pgina 7.

IMPORTANTE Utilize apenas panelas de fundo plano. Panelas com fundo arredondado no se apiam adequadamente sobre as grades.

ERRADO

ERRADO

CERTO

5.2 CUIDADO COM A TAMPA DE VIDRO AO USAR O FOGO


Nunca acenda as bocas da mesa com a tampa de vidro abaixada. Nunca coloque panos e toalhas sobre a tampa de vidro ou porta do forno durante o uso do fogo. Nunca abaixe a tampa de vidro enquanto os queimadores da mesa estiverem quentes, pois o calor pode provocar a quebra do vidro. Ao abrir e fechar a tampa de vidro, manuseie com cuidado. No coloque objetos sobre a tampa, evitando que ela se quebre. Todo o respingo ou qualquer tipo de sujeira deve ser removido da tampa, antes da sua abertura.

4.7 PRATELEIRA FIXA


Para retirar a prateleira: empurre a prateleira para trs. Levante-a na parte frontal e puxe-a para a frente. Para recolocar a prateleira: coloque a prateleira no nvel desejado, encaixando-a primeiro na parte frontal. IMPORTANTE: Crianas e animais devem ser mantidos afastados do fogo. Durante o uso do fogo, algumas partes acessveis podem esquentar, inclusive partes externas. Mantenha produtos inflamveis ou objetos plsticos longe do fogo. Caso no consiga acender o forno em at 15 segundos, pare a operao e abra totalmente a porta do forno. Aguarde pelo menos 1 minuto antes de uma nova tentativa de acendimento. No caso da chama do forno se apagar acidentalmente retorne imediatamente o boto do forno para a posio fechado, abra a porta do forno e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. S ento, tente acender novamente o forno, conforme procedimento Acendendo o Forno (pgina 6). Sempre use luvas trmicas ao manusear o forno. Algumas partes acessveis podem se tornar quentes quando o forno estiver em uso. Manter crianas e os animais afastados. Nunca deixe o forno do fogo em funcionamento sem alimentos, a no ser durante o preaquecimento/limpeza.
7

Verique: Se o plugue do cabo de fora est conectado. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Se o registro de gs junto ao botijo est aberto. Se o botijo est vazio ou se h gs na rede. Se os queimadores (bocas) ou o acendedor do queimador esto sujos ou molhados. O perfeito posicionamento das bocas de sada de gs junto aos acendedores dos queimadores. Se h falta de energia eltrica. A chama est baixa e Se h chama em todos os furos. no aumenta Se o gs do botijo est no m ou se a torneira do registro no est aberta. A chama est sujando as panelas Se o gs do botijo est no m. A luz do forno no acende Se h lmpada no interior do forno. Se o plugue do cabo de fora est conectado. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Se h mau contato na tomada ou falta de energia eltrica. Se a lmpada est queimada. Se o fusvel da instalao da sua casa est queimado ou se o disjuntor no desarmou. Se a lmpada est de acordo com a tenso da rede. A chama do forno no acende/ Se o procedimento para acendimento do forno foi seguido, vide pgina 6, no segura a chama/ apaga Acendendo o forno.

SEO

6. Manuteno e Limpeza

Manuteno e Limpeza
SEO

6.1 LIMPEZA GERAL


No deixe acumular gordura no forno, mesa ou outras partes do fogo. Caso ocorra o derramamento de lquido ou alimento sobre a mesa do fogo, tubos injetores ou dentro do forno, desligue o fogo e limpe para evitar manchas e entupimento. Certique-se que o produto esteja frio antes de iniciar qualquer tipo de limpeza e/ou manuteno. Retire o plugue da tomada eltrica, feche o registro do gs e verique se o fogo est frio antes de fazer qualquer servio de manuteno e/ou limpeza. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peas do seu fogo pois pode afetar a sua segurana. Nunca tente remover a mesa de inox. Nunca utilize papel alumnio ou similares para revestir a mesa e queimadores, pois eles podem entupir a sada de gs e manchar a mesa de inox. Para limpeza da mesa, reas em inox ou qualquer outra parte do fogo, exceto as grades e as capas esmaltadas, no utilize produtos abrasivos (ex. palha de ao), cloro ou similares. Utilize apenas pano ou esponja macia com gua, sabo ou detergente neutro. Seque imediatamente aps a limpeza para evitar manchas. As grades (trempes) e as capas dos queimadores que so esmaltadas podem ser limpas com palha de ao sem danicar os componentes. Aps a limpeza, seque-as completamente para evitar o acmulo de gua e garantir que a chama que uniforme em toda a volta do queimador. As grades (trempes) podem apresentar manchas devido ao acmulo do prprio alumnio das panelas utilizadas. Limpe com palha de ao para remover as manchas.
8

4.10 TIMER SONORO (MODELOS CF5/CF6)


Aps o acendimento do forno, d uma volta completa no boto no sentido horrio. Em seguida, gire-o no sentido anti-horrio at a posio desejada. O Timer iniciar automaticamente uma contagem regressiva. Ao nal do tempo programado, o Timer emite um sinal sonoro por alguns segundos, avisando que o tempo acabou. IMPORTANTE: O Timer sonoro no interrompe a passagem de gs aps o trmino do tempo programado. O boto do Timer no deve ser retirado para a limpeza do painel.

8. Fale com a Consul

Fale com a Consul

Para solucionar dvidas, agendar servios, registrar sugestes ou reclamaes, ligue para: Capitais e regies metropolitanas: 3003-0777 Demais localidades: 0800 970 0777 Ou acesse o site: www.consul.com.br REDE DE SERVIOS CONSUL Mais de 3.000 tcnicos treinados pela fbrica Peas originais Atendimento em horrio comercial

O seu fogo Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal ao consumidor, sendo: 3 meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela a Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos. As garantias legal e/ou especial cam automaticamente invalidadas se: o uso no for exclusivamente domstico; na instalao do fogo, no forem observadas as especicaes e recomendaes do Manual de Instrues quanto s condies para instalao do fogo, tais como, nivelamento do fogo, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o fogo, lmpada, etc; na instalao, as condies eltricas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual de Instrues; na utilizao do fogo no forem observadas as instrues de uso e recomendaes do Manual de Instrues; tiver ocorrido mau uso, m conservao, uso inadequado, descuido com o fogo, ou ainda, sofrido alteraes ou modicaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Rede de Servios Consul; houver sinais de violao do fogo, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identicao do fogo. As garantias legal e/ou especial no cobrem: despesas com a instalao do fogo realizada pela Rede de Servios Consul ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos; despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao fogo, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos, salvo os especicados para cada modelo; despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do fogo, ou seja: rede eltrica, de gs, alvenaria, aterramento e etc.; falhas no funcionamento do fogo decorrentes de insucincia, interrupes, problemas ou falta no fornecimento de energia eltrica ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no manual do consumidor e etc.; servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do fogo; falhas no funcionamento normal do fogo decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e nalidade de utilizao; transporte do fogo at o local denitivo da instalao; fogo ou peas que tenham sido danicados em conseqncia de remoo, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais

como relmpago, chuva, inundao e etc.; despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no fogo foi causada por motivo no coberto por esta garantia; Despesas com instalao dos ps pela Rede de Servios Consul ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos; Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: deslocamentos para atendimentos de foges instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Consul, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, botes de comando, puxadores, bem como, a mode-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes gerais: A Whirpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranqilidade, mantenha o Manual de Instrues com este Termo de Garantia e Nota Fiscal de compra do produto em local seguro e de fcil acesso. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor: Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia - So Paulo/SP CEP 04183-901 - Caixa Postal 5171 Capitais e Regies Metropolitanas, ligue: (11) 3003-0777 Demais localidades, ligue: 0800 970 0777

MANUAL DE INSTRUES
Parabns! Voc adquiriu um fogo com a Qualidade Consul! Antes de utilizar o fogo, leia com ateno as instrues deste Manual.
SEO

1. Segurana

Segurana

Instrues importantes de segurana

A sua segurana e a de terceiros muito importante.


Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras signicam: Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas imediatamente. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas.

PERIGO ADVERTNCIA

Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

Itens de segurana
Utilize sempre mangueiras metlicas e reguladores de presso certicados pelo INMETRO. Verique a validade das mangueiras e reguladores de presso e substitua-os, se necessrio. Fixe e aperte adequadamente todas as conexes de gs durante a instalao. Instale o Fogo de acordo com as especicaes descritas no manual de instrues. Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno do produto. No remova o o de aterramento do seu produto. Ligue seu produto a um terra efetivo. No use extenses, adaptadores ou Ts. W10306439 rev. A 01/10 No seguir estas instrues pode causar exploso, incndio ou possveis danos integridade fsica das pessoas. Se o cabo de alimentao estiver danicado, ele deve ser substitudo pela Rede de Servios Consul, a m de evitar riscos. Assegure-se de que o aparelho est desligado antes de substituir a lmpada, para evitar a possibilidade de choque eltrico.

W10306439_RevA_01-10.indd 1

12/01/2010 10:11:13

SEO

2. Guia de Montagem dos Ps

Guia de Montagem dos Ps


2. Com a ajuda de outra pessoa, incline o fogo para frente.
1 2 3 3 3 4 4 4 4 5 5 5 6 6 6 6 7 8 8 1 8 8 8 9a 9b 10 11

Caractersticas do produto Tampa de vidro Temperado Grades duplas com arames nicos Mesa em Inox de fcil limpeza Mesa sobreposta sem furao Indicao das bocas estampadas na mesa Queimador gigante Queimador Dupla Chama Queimador Ultra Rpido Queimadores em alumnio com capas esmaltadas Acendimento automtico total (mesa e forno) Luz do forno Boto de acendimento automtico Botes removveis (exceto o boto do timer) Boto de controle de temperatura do forno Forno Autolimpante (a 290 C) Vlvula de segurana do forno Timer sonoro Porta do forno com parada intermediria e visor amplo Sensor Preaquecimento Vidro duplo na porta do forno Porta do forno inteira de vidro Puxador do forno em metal Esmalte anti-aderente na porta do forno Prateleira do forno deslizante Prateleira do forno com 3 regulagens na altura (1 pea) Ps robustos e altos* Proteo traseira

A COLOCAO DOS PS NESTE PRODUTO OBRIGATRIA. OS MESMOS ACOMPANHAM O PRODUTO. Alm de deixar na altura adequada, facilita a limpeza da sua cozinha!
1. Instale os ps antes de retirar a fita adesiva. Cuide para que o tampo de vidro no abra durante a instalao.

3. Encaixe os ps nas furaes traseiras e gire at o nal (duas voltas completas). Repita para o outro lado. Certifique-se que os ps esto bem encaixados e voltados para a frente.

4. Remova a ta adesiva e continue com a instalao do seu fogo conforme este manual de instrues.

CONVENCIONAL (PISO) 4 BOCAS 5 BOCAS 6 BOCAS CF150 CF350 CF450 CF550 CF475 CF676 CF376 CF476 CF576 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 1 1 2 2 2 2 2 2 2 1 1 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

3.2 INSTALANDO SEU FOGO


Este manual oferece todas as informaes necessrias para instalar seu fogo. Caso prera, a instalao poder ser feita pela Rede de Servios Consul (essa instalao no gratuita). Os foges Consul saem de fbrica para uso com gs tipo GLP. Para uso com GN (Gs Natural) contate a Rede de Servios Consul para converter o fogo para o novo tipo de gs antes de proceder a instalao. No perodo de garantia a primeira converso gratuita.

ADVERTNCIA
Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu fogo. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos. Risco de Fogo Utilize sempre mangueiras e reguladores de presso certicados pelo INMETRO. Verique as validades das mangueiras e reguladores de presso e substitua-os se necessrio. Fixe e aperte adequadamente todas as conexes de gs durante a instalao. Instale o fogo de acordo com as especificaes descritas no manual de instrues. No seguir estas instrues pode causar exploso, incndio ou possveis danos integridade fsica das pessoas. Risco de Choque Eltrico No use o de extenso. No use o produto sem aterramento. No use adaptadores ou Ts. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico. No movimente o produto pelo puxador. O fogo de uso domstico. No usar o forno como armrio. Retire todos os plsticos, isopores e tas adesivas que protegem seu fogo. Nunca retire a etiqueta de identicao do produto. Nunca tente embutir um fogo convencional. Seu fogo deve ser instalado em um local arejado, livre de correntes de ar que apaguem as chamas e longe de reas de circulao de pessoas. O local de instalao do produto deve prever uma distncia mnima de 10 65 cm cm em toda a volta do fogo para circulao 10 cm de ar e um vo superior 10 cm de 65 cm de altura em relao mesa, para permitir a abertura da tampa de vidro. No caso de uso e gs engarrafado (botijo), necessrio utilizar um botijo de 13 kg. Instale-o fora da cozinha em local protegido e bem ventilado. Antes de iniciar a instalao, certique-se que todos os botes/registros estejam na posio fechado.

Se a residncia for abastecida com gs GLP em botijo, verique a distncia entre o botijo e o fogo. Nunca faa emendas na mangueira. O comprimento mximo permitido para a mangueira plstica de PVC de 1,25 m. Para outras condies de instalao deve-se adequar o ponto de gs (para mais informaes, consulte a Rede de Servios Consul). Esteja atento s datas de validade do regulador de presso, do botijo e da mangueira. Nunca deixe de substitu-los antes de vencer o prazo de validade. Nunca instale o fogo em um piso de madeira, sinttico, plstico, carpete, etc., ou sobre piso inclinado ou irregular. Caso necessite instalar o fogo sobre uma base, certique-se que o fogo est totalmente estvel sobre a base. CONDIES PARA A INSTALAO ELTRICA Verique se a sua residncia possui uma tomada exclusiva e em perfeito estado para conectar o plugue do seu fogo. recomendada a utilizao de disjuntores trmicos para a proteo de seu fogo. Caso no estejam disponveis no quadro de distribuio de fora de sua residncia, consulte um eletricista especializado para instal-los. Conecte o o terra da instalao eltrica de sua residncia ao o de aterramento existente atrs do fogo (o verde/amarelo). Se necessrio, consulte um eletricista especializado. IMPORTANTE: No use benjamins, adaptadores, extenses ou ligaes improvisadas entre o fogo e a tomada. Nunca altere o cabo de fora do fogo. Caso necessite de instalao ou reparo, chame a Rede de Servios Consul. O aterramento da rede eltrica dever ser feito conforme a norma NBR 5410 seo aterramento. Na dvida, consulte um eletricista especializado. No ligue o o terra rede eltrica nem o prenda a torneiras, canos de gs, tubos de PVC, etc. Em caso de dvida, consulte um eletricista especializado. O seu fogo bivolt, isto , ele funciona tanto em 127V quanto em 220V. Porm, se fogo for instalado em uma tomada de 220V, a lmpada do forno dever ser trocada conforme instrues da seo Trocando a lmpada do forno. Mangueira plstica de PVC Instalao da rede eltrica

INSTALAO COM GS BOTIJO (GLP) NOTA: Consulte sobre a aquisio desses componentes na Rede de Servios Consul (estes itens no so 2 gratuitos). 1 4

INSTALAO COM GS ENCANADO (GLP e GN) NOTA: Consulte sobre a aquisio desses componentes na Rede de Servios Consul (estes itens no so gratuitos). 3 Peas necessrias para instalar seu fogo: 1) Mangueira metlica 4 3 exvel de . 2) Arruela de vedao. 2 3) Pasta para vedar ou ta Teon. 5 4) Adaptador (para sada de gs com bico tipo mamadeira). 5) Chaves de boca. Instalando o seu fogo 1. Rosqueie o adaptador junto mangueira metlica exvel. Para auxiliar na vedao, utilize pasta vedante ou ta Teon. 2. Faa a xao com auxlio de duas chaves de boca.

SEO

4. Usando o Fogo

Usando o Fogo
2. Acione a fasca e ao mesmo tempo pressione o boto do forno por 10 segundos para que a chama permanea acesa.

Peas necessrias para instalar seu fogo: 1) Regulador de presso de gs conforme NBR 8473. - Presso 2,75kPa (280mmca) e sada para mangueira - Observe a data de validade. 2) Braadeiras de metal com parafusos. 3) Mangueira plstica de PVC marcada com tarja amarela e selo de certicao do INMETRO conforme NBR 8613. - Observe a data de validade. 4) Chave de fenda. Instalando o seu fogo 1. Coloque uma braadeira de metal em uma das pontas da mangueira. Em seguida, encaixe a mangueira no ponto de entrada de gs. 2. Aperte a braadeira com o auxlio de uma chave de fenda.

IMPORTANTE: Retire a pelcula adesiva que est colada sobre a mesa. Use um pano macio com gua e sabo neutro para limpar a mesa e retirar totalmente a substncia adesiva, evitando o amarelamento e/ou aparecimento de manchas. Certique-se que os queimadores e as grades (trempes) esto posicionadas corretamente, para garantir o funcionamento do acendimento automtico. Ligue o produto na tomada e verique se o abastecimento do gs est normal.

10 segundos 3. Certique-se de que a chama do forno est acesa. Se a chama no acender ou apagar, volte o boto do forno para a posio fechado e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. Reinicie o procedimento. 4. Ajuste a posio do boto do forno para a temperatura desejada. 5. Para desligar o forno, coloque o boto na posio fechado e certique-se que no h chama. Para acendimento manual ou em caso de falta de energia eltrica 1. Com a porta do forno aberta, gire o boto do forno at a temperatura mxima. No se preocupe, o gs no vazar. 2. Acenda o fsforo. 3. Pressione o boto do 3 forno e solte o fsforo atravs do furo de acendimento. 4. Continue pressionando o boto do forno por mais 10 segundos para que a chama permanea acesa.

4.1 ACENDENDO AS BOCAS DA MESA


Para acendimento automtico (exceto CF1) 1. Localize na indicao da mesa, o boto correspondente da boca a ser utilizada. 2. Empurre o boto e gire2 o no sentido anti-horrio at a posio de temperatura mxima.

2 3. Coloque a porca do 3 adaptador na entrada de gs. Em seguida, encaixe o adaptador e rosqueie a porca de fixao. Utilize duas chaves de boca para auxiliar o aperto. 4. Coloque a arruela de vedao dentro da rosca interna da mangueira metlica. 4 5. Verique se o registro 5 de gs est totalmente fechado. Rosqueie a mangueira metlica no registro de gs com o auxlio de duas chaves de boca. Utilize ta Teon ou pasta vedante para auxiliar na vedao. 6. Aps a instalao, 6 verique se h vazamento de gs, abrindo o registro de gs e colocando um pouco de espuma de sabo em todas as conexes que foram manuseadas. Se houver formao de bolhas, feche o registro, refaa a operao ou consulte a Rede de Servios Consul. 4

*Os ps altos devem ser montados no produto (vide Guia de Montagem dos Ps pg. 2). IMPORTANTE: Evite arrastar o fogo. As irregularidades no piso podem danicar o produto.
CONVENCIONAL (PISO) 4 BOCAS 5 BOCAS 6 BOCAS CF150 CF350 CF450 CF550 CF475 CF676 CF376 CF476 CF576 II2,3 88,2 49,8 59,8 22 24 8 29,0 40,0 48,0 A/A 2,40 2,00 1,46 2,20 2,20 1,50 II2,3 88,2 49,8 59,8 22 24 8 29,0 40,0 48,0 A/A 2,40 2,00 1,46 2,20 2,20 1,50 II2,3 88,2 49,8 59,8 22 24 8 29,0 40,0 48,0 A/A 2,40 2,50 1,70 2,20 2,50 1,70 II2,3 88,2 49,8 59,8 22 24 8 29,0 40,0 48,0 II2,3 88,2 77,1 59,8 32 35 10 32,0 61,0 48,0 II2,3 88,2 77,1 59,8 32 35 10 32,0 61,0 48,0 II2,3 88,2 77,1 59,8 32 35 10 32,0 61,0 48,0 A/A 3,50 2,00 1,46 3,30 2,20 1,50 II2,3 88,2 77,1 59,8 32 35 10 32,0 61,0 48,0 A/A 3,50 2,50 1,70 3,30 2,50 1,70 II2,3 88,2 77,1 59,8 32 35 10 32,0 61,0 48,0 A/A 3,50 2,50 1,70 3,30 2,50 1,70

Especicaes Tcnicas Foges de uso domstico Categoria Dimenses Altura com tampa fechada (cm) Largura (cm) Profundidade (cm) Peso Lquido (kg) Peso Bruto (kg) Peso suportado pelas prateleiras do forno (kg) Dimenses internas do forno (cm) Altura Largura Profundidade Classicao Energtica - INMETRO (mesa e forno) Mesa / Forno Potncias nominais (kW) Queimador do forno Queimador Dupla Chama Queimador Ultra Rpido Queimador gigante Queimador normal Potncias nominais (kW) Queimador do forno Queimador Dupla Chama Queimador Ultra Rpido Queimador gigante Queimador normal

SEO

3. Coloque a outra braadeira na extremidade oposta da mangueira. Encaixe a mangueira no regulador de presso e aperte-a com o auxlio de uma chave de fenda. 4. Certique-se de que o registro do regulador esteja fechado antes de rosque-lo no botijo. Rosqueie com cuidado.

3. Guia de Instalao
Veja descrio abaixo.

Guia de Instalao
1

3. Aperte o boto de acendimento em direo estrela, mantendo o boto da boca pressionado. 4. Verifique se a chama cou acesa e regule o boto da boca para a chama desejada. 5. Para apagar a chama, gire o boto at a posio fechado.

10 segundos

ATENO! Este fogo equipado com vlvula de segurana FORNO SUPER SEGURO, que corta a sada do gs caso a chama do forno se apague acidentalmente. Veja as instrues completas de acendimento do forno no item Acendendo o forno no interior deste guia. NOTA: Verique quais so as caractersticas disponveis em seu modelo (veja tabela de caractersticas do produto na pgina seguinte).

3.1 CONHECENDO SEU FOGO

2 3 5 4 7 11 9b

8 9a

A / A A/A A / A Botijo (GLP) 2,40 3,50 3,50 3,00 3,50 2,50 2,50 2,40 1,70 1,70 1,80 Natural 2,20 3,30 3,30 3,00 3,50 2,50 2,50 2,40 1,70 1,70 1,80

5. Aps a instalao, 5 verique se h vazamento de gs, abrindo o regulador de presso e colocando um pouco de espuma de sabo em todas as conexes que foram manuseadas. Se houver formao de bolhas, feche o registro, refaa a operao ou consulte a Rede de Servios Consul.

Para acendimento manual ou em caso de falta de energia eltrica 1. Localize o boto correspondente a boca a ser utilizada. 2. Acenda o fsforo e aproxime-o do queimador. 3. Empurre o boto e gire3 o no sentido anti-horrio at a posio de temperatura mxima.

5. Certique-se que a chama do forno est acesa. Se a chama no acender ou apagar, volte o boto do forno para a posio fechado e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. Reinicie o procedimento. 6. Ajuste a posio do boto do forno para a temperatura desejada. 7. Para desligar o forno, coloque o boto na posio fechado e certique-se que no h chama.

4.3 PREAQUECENDO O FORNO (Modelos CF4/CF5/CF6)


O seu fogo possui o Sensor Preaquecimento que avisa quando o forno est aquecido e pronto para usar. Para preaquecer o forno, acenda conforme o item 4.2 e mantenha o boto na posio Preaquecer ( ). Aguarde at que o Sensor Preaquecimento mude de cor mostrando a palavra AQUECIDO. Esse processo deve demorar aproximadamente 10 minutos. Coloque o alimento no forno e regule a temperatura adequada ao alimento que ser preparado.

12 cm

IMPORTANTE: Nunca passe a mangueira plstica de PVC pela regio indicada na gura

4.2 ACENDENDO O FORNO


Vlvula de segurana FORNO SUPER SEGURO IMPORTANTE: Durante o funcionamento do forno, a tampa de vidro deve estar levantada.

IMPORTANTE: Nunca passe os fios pela traseira do fogo.

Caractersticas Eltricas
Modelos (*) Tenso de entrada Freqncia Lmpada do forno CF2/CF3 127 - 220 V 50 - 60 Hz CF4/CF5/CF6 127 / 220 V 50 - 60 Hz 25 W

Tabela de Tenses
Tenso Nominal* 127VAC / 60Hz 220VAC / 60Hz Mnimo 106VAC 200VAC Mximo 132VAC 240VAC

(*) De acordo com a portaria n 047 de 17/04/78 do DNAEE.

10
*A foto meramente ilustrativa

*O modelo CF1 no possui caractersticas eltricas Presso ideal do gs (em coluna de gua)
No injetor Gs de Botijo (GLP) Gs Natural 12 10 No injetor
Todos os queimadores ligados

9 mnima 6 mnima

Este fogo est equipado para ser ligado a uma rede eltrica de acordo com a sua tenso especca, suportando oscilaes conforme os limites da tabela de tenses acima. Todos os componentes trabalham nas duas tenses de rede, exceto a lmpada.
4 5

Para acendimento automtico (exceto modelo CF1) 1. Com a porta do forno aberta, gire o boto do forno at a temperatura mxima. No se preocupe, o gs no vazar.

W10306439_RevA_01-10.indd 2

12/01/2010 10:11:15

Potrebbero piacerti anche