Sei sulla pagina 1di 8

A EDUCAO PELO AMOR SUBSTITUINDO A EDUCAO PELO TEMOR

Por Robert Baden-Powell

Robert Baden-Powell chegando na estao Cornavin, em Genebra, proveniente de Paris, em 31 de julho de 1922.

A EDUCAO PELO AMOR SUBSTITUINDO A EDUCAO PELO TEMOR


Por Robert Baden-Powell

Titulo original:

Educacion in love in place of fear

Palestra de Robert Baden-Pwell apresentada em 1o de agosto de 1922 ao 3o Congresso Internacional de Educao Moral, em Genebra - Sua, e publicada na revista JAMBOREE: The World-wide Scout Journal - no 9, em janeiro de 1923. Traduo de Amrico Jacobina Lacombe, no ano de 1928

A PREDOMINNCIA DO TEMOR
Vendo um dia, num templo do Oriente, um Deus de trs faces, representando o Amor, o dio e a Paz, perguntei qual das trs faces tinha maior nmero de adoradores. Responderam-me que a maior parte das oferendas era dedicada ao dio. No que o povo desejasse o dio, mas o temor do dio dos outros fazia-lhe procurar a proteo do gnio mau. Parece um absurdo, primeira vista, que essa gente fosse assim dominada pelo temor. Mas, se refletirmos, no o medo, afinal, que rege a poltica em todos os pases do mundo? Queremos paz, e por isso preparamo-nos para a guerra, temendo o ataque do inimigo. Pregamos a paz, mas pelo terror dos horrores da guerra. Na organizao dos governos, se apelamos para a representao das diversas classes, que temos medo da legislao de uma classe em particular. E, em grande parte, praticamos o bem, pelo receio das conseqncias de ordem legal ou sentimental que se seguem descoberta das nossas faltas. O medo da pobreza obriga-nos a ganhar dinheiro. E no to comum ser o temor o no o amor de Deus, a base da moralidade, isto , a superstio substituir a f? No exrcito e na marinha, a pretendida disciplina obtida, principalmente, com ameaas de punio. E, antigamente, a educao dos meninos estava baseada no mesmo princpio. Os fortes serviram-se do medo como de uma arma para aterrorizar os mais fracos.

UMA NOVA ORIENTAO SE IMPE Os cristos, quando rezam, pronunciam uma orao chamada de Pai Nosso. Esta orao fala em um Deus de quem somos todos filho. De um Pai no de um tirano e diz que esperamos que ele possua um dia tudo o que lhe pertence aqui na terra. Deus amor. , pois, o reino do amor que pedimos. E, no entanto, suportamos o jogo do temor. No podemos ns, no satisfeitos de rezar passivamente pelo reino do amor, fazer alguma coisa que apresse a sua vinda? Creio que sim. Como diz o reverendo Alfredo Wishart: O homem , em grande parte, responsvel pelo estado social existente. E se esta situao provoca a guerra, a pobreza, o crime e a molstia, dever do homem remediar a esses males, fontes de sofrimentos humanos. Mas os que so os agentes da desgraa humana no reconhecem a sua responsabilidade, porque dizem que a Deus que compete salvar e curar. Esse hbito de atirar para Deus a responsabilidade das condies de vida de que o homem , de fato, o responsvel, engana os homens e impede a adoo dos remdios adequados". Para desarraigar o mal definitivamente, necessrio substitu-lo por uma outra influncia, pelo bem. Para abolir o domnio do temor, preciso substitu-lo por uma outra influncia, no menos poderosa. Se nos casos acima citados, substitussemos o temor pelo amor, veramos logo diminuir a pobreza, o crime, as molstias nos respectivos pases, e, pela mtua confiana, sem maldade e com boa vontade, a paz surgiria entre as naes.

A SITUAO ATUAL DA EUROPA AMEAA A MANUTENO DO MILITARISMO A Guerra que devia matar a guerra, concedeu a alguns Estados pequenos os dons preciosos da liberdade e da livre-determinao. Mas, seguiu-se o efeito da lio que foi esta guerra, e, porque estes Estados temem pela sua segurana, h agora1 mais pases armados do que em 1913. Alguns dos grandes exrcitos de ento, esto substitudos por numerosos exrcitos de menos importncia, mas que formam, no total, maior nmero de homens armados. Isto , muito mais centelhas prontas para atear um incndio. O sistema da livre determinao levou certas naes a exagerarem suas ambies nacionais quando, muitas vezes, elas ainda no conseguiram se organizar. No tiveram pacincia de percorrer as lentas etapas da evoluo, preferindo os mtodos mais rpidos da revoluo. Em princpio, a revoluo tem por fim libertar o povo. Praticamente, ela se tem manifestado como uma das formas mais brutais do militarismo. No a supresso dos exrcitos que acabar com a guerra, como no ser a abolio da polcia que acabar com os crimes. preciso suprimir a causa da guerra: os exrcitos so antes o efeito, o resultado da desconfiana e
1

O texto refere-se ao ano de 1923, quando o artigo foi escrito. 3

do esprito combativo. E entramos em pleno domnio da educao. At agora, quase sempre, quando uma dificuldade surge entre os povos, acostumamo-nos a pensar na guerra. E a situao atual da Europa ameaa-nos ver continuar o reino do temor. O ensino acadmico mostrou a sucessivas geraes a histria nacional, como uma srie de guerras vitoriosas, muitas vezes omitindo deslealmente as derrotas, caluniando os inimigos ao mesmo tempo que exaltando todos os atos de seus filhos, ainda que fossem simples atos de pirataria. Estaria chegado o momento de mudar tudo isto: de ensinar s novas geraes as vitrias pacficas de seu pas, e de ensinar-lhes a pensar nos outros pases pacificamente.

URGE SUBSTITUIR A EDUCAO MILITAR POR OUTRA EDUCAO Pessoalmente, como soldado durante a maior parte da vida, j vi alguma coisa dos horrores e da brutalidade da guerra, este assassnio autorizado pelo homem, das criaturas de Deus, nossos irmos e j vi tambm, os lares arruinados e os martrios das mulheres e das crianas inocentes. Por outro lado, pude tambm verificar as magnficas qualidades de coragem que suscitam a guerra e a arte militar, qualidades que se encontram, indiscutivelmente, nos jovens das naes mais guerreiras. A renncia que exige a aceitao de uma disciplina rude, a resistncia, a leal camaradagem, o esprito de solidariedade, o herosmo e a energia com que os homens afrontam uma morte certa pelos seus pases, tudo isto, deve-se confessar, uma conseqncia geral da educao militar que desenvolve no homem a virilidade do corpo, da inteligncia e da alma. Por isso temem alguns que a supresso dos exrcitos venha a atrofiar e mesmo extinguir essas preciosas qualidades viris. Em um notvel artigo intitulado O Equivalente Moral da Guerra, publicado no Atlantic Monthly Journal, William James admitia a idia de que era chegado o tempo de imaginar alguma coisa para substituir a educao com o fim guerreiro; alguma coisa que conduzisse paz, sem desvirilisar os homens, sem transform-los em poltres. A histria da queda do Imprio Romano confirma a fora desta verdade. Por isso, algumas naes conservam ainda o servio militar, menos em vista da guerra do que como meio de educao e para preservar a raa do desaparecimento das qualidades viris.

PODE UMA NAO CONSERVAR SUA VIRILIDADE SEM O MILITARISMO ? Poucos contestaro a necessidade da conservao da virilidade e do carter de uma raa. necessrio achar um meio de alcanar esse fim, sem preparar os homens com um fim guerreiro. W. James sugere uma soluo para desenvolver a resistncia e a disciplina que teria, ainda, a vantagem de dar ocasio s classes ricas e desocupadas para ganharem virilidade tal qual os deserdados da fortuna. Ele quer o recrutamento durante um certo nmero de anos de toda a mocidade do pas, que trabalharia, no no exrcito, mas nas usinas de carvo e de ferro, nos trens de carga, a bordo dos navios de pesca, na construo de estradas, de tneis, nas fundies ou na construo de edifcios. No h dvida que seria um meio magnfico de desenvolver a existncia dos rapazes. Resta saber at que ponto os construtores e industriais estaro dispostos a educar, sua custa, a mocidade inapta. Mas a resistncia fsica no a nica qualidade necessria. Sem dvida, todos esses trabalhos teriam a vantagem aprecivel de enrijecer o indivduo e de abolir a separao das classes, mas de que modo contribuiriam para a formao do carter? E esta, exatamente, a necessidade mais premente da educao futura. A vida do mar, com as qualidades que exige de disciplina, audcia, engenhosidade, com as ocasies que oferece de se por em contato com os povos estrangeiros e a facilidade de por em prtica as qualidades seria um meio a preconizar, sem dvida, se todos esses trabalhos pudessem estar ao alcance de todos. Mas a pequena extenso do comrcio martimo reduziria-o a uma percentagem mnima. O esporte internacional seria, tambm, um bom meio de desenvolver a virilidade e a amizade recproca. Mas os operrio e os fracos seriam excludos. De mais a mais, em todas estas solues, no se considera seno um sexo o masculino quando o homem reparte, hoje, com a mulher, o trabalho do mundo. Depende, mais dela que do homem, a sade da alma e do corpo da gerao futura. A educao racional da mulher , pois, de importncia no mnimo igual do homem. Ela precisa receber o mesmo desenvolvimento.

A AUTO-EDUCAO DO CARTER POSSVEL No teremos ns para apresentar aos jovens, ideais que, sem inculcar gostos guerreiros e sanguinrios, lhes despertem aspiraes viris, a admirao da coragem e da audcia, da independncia e do herosmo, da abnegao e de costumes cavalheirescos? Perguntemos aos rapazes quais os livros que lem. Eles lem, verdade, descries de batalhas e de combates, mas se perguntarmos quais os preferidos, respondero que apreciam muito mais as aventuras em terra e no mar, exploraes dos sertes, as grandes caadas, a vida nos campos, a aviao e outras narraes em que aparecem as virtudes viris. E mesmo que no saibam ou no gostem de ler, so raros os rapazes que no imitem em seus jogos ou brinquedos dos heris destas histrias. Qual o rapaz que no tem interesse pelas artes, pelos costumes, e os hbitos dos ndios ou Zulus? O prazer de construir um barco, de explorar uma terra desconhecida, de realizar ascenses em montanhas altas, de colecionar objetos de histria natural pelos matos, o campismo, a cincia das florestas, os trabalhos dos pioneiros, tudo isto os entusiasma. preciso saber servir-se de todos esses atrativos para dourar a plula da educao. A educao, tal como a entendo, no consiste em introduzir no crebro da criana uma certa dose de conhecimentos, mas sim, em despertar-lhe o desejo de conhecer e indicar-lhe o mtodo de estudo. Alm da formao puramente escolar, a educao moderna procura desenvolver o carter, a habilidade tcnica e a sade do corpo. Esse desenvolvimento poder ser alcanado por meio das atividades enumeradas acima, desde que se elabore um sistema inteligente e hbil. Vejamos, ainda, que a vida ao ar livre, com suas ocasies de estudar as coisas da natureza, o campismo, as exploraes, a cartografia, os croquis feitos em excurses, tudo isso no atrai menos vantagens para os moos. , pois, a mocidade do mundo inteiro que est a espera dessa educao viril, pronta para receb-la, bastando, para isto, ser posta ao seu alcance. E esta educao seria uma auto-educao voluntria, em que a mocidade colocaria toda a sua energia e todo seu entusiasmo. Esta instruo poderia ser dada fora das horas de aula, pois no convm que os estudos escolares fiquem prejudicados durante o tempo de folga, durante o qual, to comumente, ocupaes inconvenientes vm comprometer o trabalho realizado na escola. A idia que expomos dever ter, pois, a aprovao dos professores.

RELAES INTERNACIONAIS Mas h, ainda, maiores horizontes a desvendar. Se quisermos pr trmino ao reino do terror e instaurar a paz no mundo, o remdio ser antes a educao da nova gerao em vista das boas relaes internacionais, do que uma legislao de limitao de armamentos, para a qual tendem vrios pases atuais. Os ideais e os modos de atividade a que me referi acima, tm o mesmo atrativo para rapazes e moas de qualquer nacionalidade. Todas as crianas do mundo se assemelham bastante, psicologicamente falando, at o momento em que, crescendo, se orientam em diferentes direes, segundo os meios diversos. Elas se assemelham, primeiro, no ardor com que recebem as idias e com que se dedicam s ocupaes da sua idade que realmente lhes interesse. De modo que, para aplicar uma educao universal, temos, neste entusiasmo, um terreno preparado, graas ao qual estamos com metade da obra realizada. Em vez de recrutamento, teremos o esforo voluntrio da mocidade. Graas comunho de interesses, ao intercmbio mais fcil, e uma grande semelhana de sistemas de educao, as particularidades nacionais apagam-se dia a dia, e tendemos, de um modo mais efetivo, para a realizao do bem geral do mundo. J se realizaram, mesmo, experincias no terreno de uma educao internacional. Uma formao uniforme, no campo das atividades que indiquei, no parece, pois, uma coisa irrealizvel, contando que ela receba uma boa animao e que se faa a propaganda necessria. Cada pas tem seus jogos nacionais que so conhecidos pela mocidade. Se pudssemos colocar as atividades que falei no mesmo nvel que os jogos nacionais, no haveria menino nem menina que no se interessasse. No seriam somente os mais fortes e mais vigorosos que se entusiasmariam, pois esses exerccios so to variados que mesmo os fracos, fsica ou mentalmente, aproveitariam tudo de que fossem capazes e no poderiam seno lucrar.
5

Se consegussemos, pois, fazer adotar esses exerccios em vrias naes, no beneficiaramos somente a sade fsica e moral da mocidade, mas, por meio dos interesses comuns, essa mocidade cresceria em um ambiente de compreenso mtua muito mais largo e uma nova simpatia pelos outros povos. Teramos ento alcanado o nosso ideal de fazer a mocidade pensar com sentimentos de paz, sem contudo abdicar de suas qualidades viris.

FORMAO ESCOTEIRA: MASCULINA E FEMININA Essa pergunta j pode ser respondida. O projeto foi realizado. Ainda que jovem, o escotismo, quer masculino, quer feminino, conta atualmente, (1923) com dois milhes de membros entre as novas geraes dos diferentes pases do mundo. H escoteiros de quase todas as regies. J formam eles uma fraternidade verdadeira, tendo como objetivo a valorizao do indivduo para melhor servir a todos. Haver programa cvico mais elevado? Mas, disse eu, o movimento ainda novo, insuficientemente conhecido e compreendido em certos pases. Eis porque passo agora a exp-lo, indicando as possibilidades que ele compreende. O princpio sobre o qual repousa a organizao o mesmo para menino e meninas, ainda que os detalhes sejam diferentes. Do mesmo modo, para todas as idade das crianas, o princpio sempre idntico, mas as aplicaes diferem. H, pois, uma progresso. E mais ainda, esse princpio d, e tem dado, os mesmos resultados em todos os graus sociais, desde os mais elevados aos mais baixos. Tende, portanto, a fazer desaparecer as distines de classe.

INSTRUO Em cada uma das sees, a instruo orientada em vista de quatro objetivos principais. Ela tem por fim desenvolver: 1. O carter e a inteligncia, isto , a virilidade e o sentimento de responsabilidade individual. 2. A habilidade manual, isto , uma habilidade e um esprito inventivo pessoais. 3. O hbito de servir ao prximo, isto , a cooperao e a boa vontade coletiva. 4. A sade e o vigor fsico, isto , a energia individual, a resistncia a alegria de viver. O mtodo consiste em obter do jovem que ele desenvolva essas qualidades por si prprio, em virtude de um incentivo pessoal interior e no por um ensinamento exterior imposto. As atividades se apresentam de vrias formas: exerccio ao ar livre, jogos de conjunto, vida nos campos, etc. Por exemplo Quer-se desenvolver a faculdade de observao um dos elementos constitutivos do carter ensinar-se- a arte de seguir uma pista. um estudo to atraente quanto til.

OPINIES AUTORIZADAS Esse programa no uma utopia pois j foi posto prova e praticado em muitos pases. E mais ainda: foi calorosamente aprovado em toda a parte pelas maiores autoridades em educao. Contentar-me-ia em citar dois exemplos entre os numerosos testemunhos que possuo. O Deo Russel professor de pedagogia na Universidade de Columbia (New York) escreve: certo dizer que o programa escoteiro completa o trabalho da escola. Est organizado de tal modo, que quanto mais o estudardes, professores, mais vos convencereis de que quando ele nasceu, havia sido uma enorme descoberta. O programa escoteiro a tarefa de um homem reduzida ao tamanho da criana. Atrae-a, no s como criana, mas ainda como homem em formao. este exatamente o ponto que produziu a falncia de tantas organizaes da mocidade. O programa escoteiro no exige da criana nada que no constitua tarefa de um homem; mas a conduz do ponto em que a encontra ao que ela deseja alcanar. E o mtodo escoteiro ainda mais admirvel que seu plano. H qualquer coisa neste mtodo, ouso dizer, que no se encontrar mais em parte alguma. Meus amigos, como conselheiro da mocidade, quero vos dizer: minha sincera convico, que nossas escolas no estaro altura do nosso ideal se no lhe inocularmos, tanto quanto possvel, o esprito e o mtodo escoteiro; e se no fizermos com que o maior nmero possvel das horas de lazer dos nossos rapazes sejam empregadas em um programa to completo.
6

O professor Russel diz ainda que est convencido de que quando os professores compreenderem seus deveres para com o Estado, quando compreenderem do que precisa o povo e o que necessrio que ele obtenha, quando medirem a profundeza do prprio patriotismo, quando se compenetrarem que sobre eles, mais que qualquer outra classe, repousa o futuro da ptria, no deixaro de lado sem ter experimentado, o instrumento que produz esses resultados. Edmundo Holmes, o conhecido educador ingls, em seu ltimo livro Give Me the Young demonstra esta tese a prtica deve proceder a profisso e insiste na idia de que, para corresponder s necessidades atuais, a educao precisa ser radicalmente reformada. O mtodo antigo pecou pela base porque desenvolvia no aluno o medo da punio, o desejo da recompensa, a vaidade e o esprito de competio, em vez de desenvolver a necessidade inerente criana de se expandir e se manifestar. E, para exemplificar o que ele desejaria estabelecer, escreve: preciso procurar os princpios gerais que devem ser colocados na base da escola. Em seguida, acha que uma indicao seria digna de ser seguida: O movimento escoteiro o esforo mais profcuo que se tem realizado no terreno da educao dos adolescentes. E o seu sucesso devido habilidade com que responde a duas necessidades imperiosas da natureza humana: a necessidade de trabalhar para formao de si prprio e a de trabalhar como se para os outros. Na filosofia da educao escoteira h sempre equilbrio entre o eu individual e o eu coletivo. Conseguir e manter esse equilbrio tal deve ser o principal objetivo de todos que se interessam pela educao da mocidade. Aprender agindo e contribuindo para a formao de si prprio e no recebendo passivamente as idias de outrem, eis o princpio. Era a esse princpio que se referia o professor austraco Cisek, quando, respondendo a algum que lhe perguntava como obtinha de seus alunos resultados to espantosos, disse: Abro-lhes as portas, os outros professores fecham-nas, eis a diferena. Como observa o Sr. Edmundo Holmes, esta diferena quase a diferena entre o bom e mau mtodo de educao.

CONCLUSO H algum tempo que a cincia da educao estendeu o seu campo de ao muito alm das paredes da escola e, especialmente, tomou uma expanso internacional. Procurei demonstrar, aqui, como um sistema de educao voluntria, baseado na boa vontade e no servio mtuo, poderia ser estabelecido em relao educao escolar e substituir o velho sistema em que a criana educada ou em revolta contra uma disciplina de represso, ou na satisfao de todos os seus caprichos. Se esse novo mtodo aplicado aos dois sexos fosse suficientemente propagado, exerceria, sem dvida, uma influncia visvel sobre o carter e o bem geral de uma nao. Ele daria atividade uma direo nova e contribuiria grandemente para a abolio da diferena de classes, para a substituio do temor pelo amor, as desconfianas pela mtua simpatia, a guerra pela paz. Esse mtodo procuraria formar carteres independentes, fortes, cavalheirescos, ao mesmo tempo que encorajaria a atividade o e desenvolvimento fsico. Seria, pois, capaz de desenvolver nos rapazes uma virilidade nova e nas meninas um carter mais forte. Seria um substitutivo da educao militar e as proezas guerreiras tantas vezes exaltadas. Se pudesse este mtodo ser animado em todos os pases, de modo que no mundo inteiro a nova gerao se sentisse reunida por um vinculo intangvel, contribuiria, notavelmente, para a abolio da guerra e a inaugurao dessa era to desejada de paz e de boa vontade entre os homens.

Unio dos Escoteiros do Brasil Escritrio Nacional Rua Coronel Dulcdio, 2107 80250-100 - Curitiba - PR Tel. (41) 3353-4732 www.escoteiros.org.br

Potrebbero piacerti anche