Sei sulla pagina 1di 13

Polietileno

O polietileno um dos plsticos mais comuns, sendo o mais produzido e vendido no mundo atualmente. Um fator fundamental para o seu elevado consumo o seu preo bastante vivel, o que faz com que seja considerado como um plstico barato. Essas caractersticas devem-se, principalmente, a grande versatilidade deste material que facilmente processado e no txico, podendo at serem usados em produtos alimentcios ou farmacuticos. Podem ser quase transparente ou translcido, rgido ou flexvel, natural ou pigmentado. um polmero que tem frmula geral (CH2-CH2)n, sendo n a varivel do processo de polimerizao.

O polietileno possui uma das mais simples estruturas de todos os polmeros, podendo ser reproduzido atravs de vrios processos que lhe conferem caractersticas prprias de densidade, peso molecular e distribuio de peso molecular. O que explica a sua grande variedade de processos de transformao e de aplicaes. Possui tambm elevada resistncia qumica, elevada resistncia a solventes, baixo coeficiente de atrito, macio e flexvel, fcil processamento, excelentes propriedades isolantes, baixa permeabilidade gua e inodoro. Em temperaturas abaixo de 60C, so parcialmente solveis em todos os solventes.

Processo de Formao
O processo se inicia com o preparo do etano (CH3)2, que submetido a altas temperaturas na presena de um catalisador, como na equao abaixo que representa o processo:
Pd

CH3-CH3 (g) + calor CH2=CH2 (g) + H2 (g)


Neste caso, foi utilizado como catalisador, para acelerar a reao, o metal paldio (Pd). O etano perdeu dois tomos de hidrognio formando ento, uma ligao dupla e como produto o etileno (C2H2), que dar origem ao polietileno a partir de uma reao em cadeia. A ligao dupla do etileno ser quebrada com a ajuda de catalisadores e aquecimento e dar origem a dois radicas de carbono ( C). O eltron desemparelhado do carbono o torna altamente reativo, fazendo com que comece a reao de polimerizao. Os radicais vo ganhando os eltrons e se unindo a outros radicais assim, vo se formando as extensas cadeias polimricas. Essas molculas de polietileno, produzidas deste modo, podem chegar a ter massa molecular de ate um milho de gramas/mol. O polietileno tem uma cor leitosa e translcida, podendo ser modificada com trs procedimentos comuns que seriam acrescentar pigmento em p ao polietileno antes de seu processamento, colorir todo o polietileno antes de seu processamento ou usar um concentrado de cor, que representa a forma mais econmica e fcil de colorir o polmero.

Tipos de Polietileno
- Polietileno de baixa densidade (PEBD ou LDPE)
Seu processo de produo de utiliza presses entre 1000 e 3000 atmosferas e temperaturas entre 100 e 300 C. Temperaturas acima de 300 C geralmente no so utilizadas, porque o polmero tende a se degradar. um reao altamente exotrmica, sendo a remoo do excesso de calor do meio reacional, uma das principais dificuldades do processo. Por possuir essa natureza altamente exotrmica e altas presses, o polietileno de baixa densidade tende a ter uma grande quantidade de ramificaes de cadeia. em polmero parcialmente cristalino que possui uma temperatura de fuso entre 110 e 115C. Possui tambm tenacidade, alta resistncia a impactos, alta flexibilidade, boa processabilidade, estabilidades e notveis propriedades eltricas mesmo sendo altamente resistente gua e a algumas solues aquosas, inclusive a altas temperaturas. O PEBD atacado lentamente por agentes oxidantes, pouco solvel em solventes polares como alcois e acetonas. tambm o mais leve e flexvel polietileno, transparente, inerte, com aspecto translcido, opaco e alta espessura. Sua polimerizao feita a partir de radical livres e sua iniciao por perxidos orgnicos. Este polietileno pode ser processado por extruso, moldagem por sopro e moldagem por injeo. utilizado em filmes para embalagens industriais e agrcolas, filmes destinados a embalagens, filmes laminados, embalagens para produtos farmacuticos e hospitalares, brinquedos, revestimento de fios e cabos, tubos e mangueiras

- Polietileno de alta densidade (PEAD ou HDPE)


A polimerizao se efetua sob presses de etileno na faixa de 10 a 15 atm e temperaturas na faixa de 20 a 80C. Devido a mais alta cristalinidade (90%), com temperatura de fuso cristalina aproximada a 132C e densidade entre 0,95 e 0,97 g/ cm, um produto menos ramificado e por isso, tem maior densidade. Nos processos industriais de produo, o peso molecular do polmero fica entre 50.000 e 250.000(Mn), controlado por processo de transferncia de cadeia, geralmente com hidrognio. A grande densidade do PEAD faz com que a orientao, o alinhamento e o empacotamento das cadeias sejam mais eficientes e as foras intermoleculares possam agir com mais intensidade com isso, a cristalinidade fica maior e quanto maior a cristanilidade, maior poder ser a temperatura de fuso. O polietileno de alta densidade possui baixa reatividade qumica, estvel em solues alcalinas de qualquer concentrao e em solues salinas, independente do ph. No reage em cidos orgnicos. temperatura ambiente, insolvel a qualquer solvente j em temperaturas altas, se dissolve em alguns hidrocarbonetos alifticos e aromticos. Ele relativamente resistente ao calor e pouco permevel a compostos orgnicos tanto em fase liquida como gasosa. Porm sua permeabilidade gua e gases inorgnicos tambm baixa. Este polietileno duro, rgido e resistente. mais opaco e resistente trao, tenso, compresso e uma moderada resistncia ao impacto. Tambm impermevel, inerte e

apresenta baixa reatividade. Sua polimerizao feita por coordenao e o catalisador utilizado o Ziegler Natta ou Phillips O PEAD utilizado em diferentes setores da indstria de transformao de plsticos, incluindo os processamentos de moldagem por sopro, extruso e moldagem por injeo. usado para a confeco de baldes e bacias, bandejas para pintura, banheiras infantis, brinquedos, conta, potes, assentos sanitrios, engradados, caixas dgua, tanques, isolamento de fios telefnicos, sacos para congelados, revestimento de tubulaes, polidutos, fitas decorativas, sacos para lixo, sacolas de supermercado, etc.

- Polietileno linear de baixa densidade (PELBD ou LLDPE)


Apresenta uma estrutura de cadeias lineares com ramificaes curtas devido ao tipo de catalisador utilizado. Estas ramificaes curtas tem influencia sobre a morfologia e algumas propriedades fsicas do polietileno tais como a rigidez, a densidade, dureza e resistncia a trao, rasgamento e impacto. Isso porque a estrutura ramificada impede o arranjo ordenado das cadeias. Tambm apresenta fluidez e boa flexibilidade. O polietileno linear de baixa densidade mais cristalino, apresenta melhores propriedades mecnicas, maior temperatura de fuso e maior dificuldade de processamento do polietileno do que o PEBD. A polimerizao deste polietileno feita por coordenao aninica e utilizado como catalisador um metal de transio. O PELBD utilizado em filmes para uso industrial, fraldas e absorventes, lonas em geral, brinquedos, artigos farmacuticos e hospitalares e revestimentos de cabos e fios. Em misturas com o polietileno de alta densidade ou com o polietileno de alta densidade, este polietileno usado em sacaria em geral, embalagens e filmes agrcolas.

- Polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM ou UHMWPE)


um polietileno muito parecido com o polietileno de alta densidade, sendo os dois polmeros de cadeia essencialmente linear. Seu peso molecular atinge valores em torno de 3.000.000. Possui uma alta densidade entre 0,93 e 0,94 0,93-0,94 g/cm, e branco e opaco com temperatura de transio vtrea que varia de 100 e 125C, temperatura de fuso de 135C e cristalinidade em torno de 45%. Tem resistncia abraso maior que de outros termoplsticos, boa resistncia corroso, alta resistncia fadiga cclica, ao impacto, a qumica e ao tenso fissuramento. de alta dureza e baixo coeficiente de atrito. O PEUAPM altamente resistente a diversos produtos qumicos como cidos, solventes, combustveis, detergentes e oxidantes, absorve rudos e quando sua temperatura no excede a 80C, pode ser empregado em uma vasta gama de aplicaes industriais. Sua polimerizao

feita em lama porem tambm pode ser feita em massa ou em soluo e utiliza como catalisador o Ziegler Natta. Este material polimrico pode ser utilizado em revestimentos, bombas, vlvulas, embalagens, tacos, guias e artigos esportivos, entre outros.

- Polietileno de ultra baixa densidade (PEUBD ou ULDPE)


O PEUBD o mais novo membro da famlia do polietileno. um polietileno com densidade aproximadamente igual a 0,865 g/cm e oferece maior resistncia, mais flexibilidade e melhores propriedades pticas comparado ao PELBD. Este polietileno contm ramificaes longas, geradas a partir da incorporao de cadeias polietilnicas j terminadas e por isso h uma boa processabilidade e uma temperatura de fuso menor que a do PEBD. Assim como o polietileno de baixa densidade, sua polimerizao feita a partir de radicais livres e utiliza como catalisador o Ziegler Natta ou catalisadores metalocenos. O polietileno de ultra baixa densidade usado principalmente como resina modificadora para polietilenos de altas e baixas densidades e sua adio a outros polietilenos melhora a resistncia ao impacto e ao rasgamento e a flexibilidade. ideal para produzir filmes para embalagem de lquidos devida a capacidade de evitar a infiltrao e o derramamento e a resistncia ao rasgamento.

Mecanismos de polimerizao

Para a polimerizao do polietileno, so utilizados diversos tipos de polimerizao dependendo do tipo de polietileno.

- Polimerizao por radicais livres


A polimerizao por adio de radicais livres consiste em uma sequencia de trs passos: Iniciao, propagao e terminao. A Iniciao a etapa mais lenta e toda a energia usada para a decomposio do iniciador formando um radical monomrico. Na propagao h a formao do radical polimrico, uma etapa com velocidade alta e constante e as cadeias crescem devido a sucesso de reaes de adio de monmeros. Por fim, ocorre a terminao onde acontece o encontro de dois radicais polimricos, transferindo um H (hidrognio) da cadeia em crescimento para o sitio ativo. Como exemplo de um polietileno produzido por este tipo de polimerizao temos o polietileno de baixa densidade e o polietileno de ultra baixa densidade. Como exemplos de polietilenos que utilizam este tipo de polimerizao, temos o polietileno de baixa densidade e o polietileno de ultra baixa densidade.

- Polimerizao por coordenao


Como a polimerizao de radicais livres, tambm um tipo de polimerizao de adio e ocorre em trs fases: Iniciao, propagao e terminao. Onde um monmero se coordena com um tomo, possivelmente ocorre uma interao entre eltrons do monmero e orbital do metal e um grupo maior vai migrando fazendo com que a cadeia linear cresa e no forme ramificaes. O polietileno de alta densidade um polietileno formado a partir deste tipo de polimerizao. Este tipo de polimerizao utilizado para polietilenos de alta densidade.

- Polimerizao aninica
O iniciador utilizado ataca a molcula do monmero, formando um on carbonion. Um dos polietilenos feito por polimerizao aninica o polietileno linear de baixa densidade. Polietilenos lineares de baixas densidades so formados a partir deste tipo de polimerizao.

- Polimerizao em soluo
utilizado nesta reao o monmero, o iniciador e o solvente. Porm, o solvente deve ser barato, ter baixo ponto de ebulio e ser facilmente removvel do polmero. O polmero formado pode ser solvel ou no ao solvente. Sendo o polmero insolvel no solvente, obtido em lama, sendo facilmente separado do meio reacional por filtrao denominado ento polimerizao em lama. E sendo solvel, utilizase um no solvente para precipit-lo sob a forma de fibras ou p sendo caracterizada como polimerizao por precipitao. Forma-se a partir deste processo o polietileno de ultra alto peso molecular.

- Polimerizao em massa
A polimerizao em massa uma reao altamente exotrmica, que utiliza apenas o iniciador e o monmero e no h formao de subprodutos no meio reacional. Nesta polimerizao o polmero pode atingir pesos moleculares muito elevados. Um polmero formado por este tipo de polimerizao o polietileno de ultra alto peso molecular.

Catalisadores

Para a polimerizao, so utilizados diversos catalisadores e so esses diversos sistemas de catalisao que so responsveis pela diversidade de polietilenos. A escolha de um catalisador importante, pois pode controlar o tipo e a distribuio de ramificaes geradas por esses diferentes mecanismos, influenciando assim a densidade, a cristalinidade, as propriedades e assim as aplicaes desses polmeros.

No inicio, o nico polietileno produzido era caro devido ser altamente ramificado por ser produzido via radicais livres, que um processo que necessita de altas presses. Com a inveno dos catalisadores Ziegler-Natta, o polmero foi produzido sob menores presses e se apresentou bem menos ramificado e mesmo sendo um processo utilizado com grande sucesso, os catalisadores Ziegler Natta apresentaram certos problemas e questes fundamentais que no foram resolvidos. Porm, os catalisadores metalocenos so considerados o mais importante desenvolvimento em tecnologia de catalisadores desde a descoberta dos sistemas Zielger Natta porque, comparada a tecnologia convencional, os metalocenos oferecem algumas vantagens significativas de processo, pois so mais econmicos e mais deficientes, ou seja, so mais ativos e especficos, produzindo assim polmeros com propriedades especiais.

A superioridade dos catalisadores base de metalocenos est associada distribuio de peso molecular ao tamanho das ramificaes e incorporao de comonmero.

Sendo assim, os materiais polimricos obtidos a partir dos catalisadores metalocnicos apresentam propriedades especiais com estruturas diferenciadas em relao aos polmeros obtidos por sistemas catalticos convencionais. A utilizao desses novos catalisadores, associada ao processo de polimerizao, possibilita o surgimento de muitos produtos de polietileno com propriedades diferenciadas.

Processamento de Polmeros
O polietileno pode ser processado por diversos tipos de processamento como extruso produzindo pelculas, cabos, fios e tubulaes, moldagem por injeo que produz partes em terceira dimenso com formas complexas, injeo e sopro que faz diversas garrafas de tamanhos diferentes, extruso e sopro que capaz de produzir bolsas ou tubos de calibre fino, extruso e sopro de corpos ocos que tambm produz garrafas de tamanhos diferentes e rotomoldagem que capaz de formar depsitos e formas ocas de grandes dimenses.

- Extruso
um processo de transformao de termoplsticos que consiste em empurrar o material a ser moldado atravs de uma matriz de extruso. Os materiais plsticos so misturados conforme o produto final a ser fabricado, e colocados na extrusora que ir empurr-los at a matriz de extruso. Sendo a extrusora uma mquina que, como princpio geral, possui uma entrada de material chamada de funil de alimentao, vindo em seguida um corpo formado por um cilindro, dentro do qual gira um parafuso sem fim e uma cabea que serve de suporte para a matriz de extruso. No caso do polietileno utilizado na sada da extrusora um equipamento circular que cria um tubo onde o mesmo expandido formando um tubo maior ainda, que se eleva na vertical formando um cilindro plstico totalmente malevel, que sobe at o alto da extrusora. Neste ponto j est resfriado, e ento dobrado e desce para ser rebobinado. Desta forma produz-se uma pelcula de polietileno que sair pronta em forma de uma bobina. Com outro tipo de extrusora tambm se pode fabricar, semelhante utilizada para o poliestireno, chapas planas de polietileno, j com seu uso mais reduzido. Ainda dentro deste processo encontramos a fabricao de tubos flexveis e rgidos de polietileno.

- Sopro
Existem diversos tipos de mquinas de sopro, com diferenciaes entre o tipo de recipiente e o volume de produo. No caso do polietileno, o polmero fundido proveniente de uma extrusora expulso de uma fenda onde est o molde do recipiente a ser utilizado. Neste momento, um fluxo de ar previamente dimensionado 'soprado' para dentro do molde hermeticamente fechado, fazendo com que o polmero assuma a forma do mesmo. Uma vez em contato com a parede fria do molde o plstico se solidifica e se ajusta a todas as paredes do mesmo, ento o molde aberto e a garrafa moldada retirada ou expulsa. A principal utilizao deste processo se encontra na fabricao de garrafas e recipientes plsticos, que o principal mercado do sopro e o polietileno largamente utilizado neste processo.

- Injeo
A injeo um processo de moldagem de materiais plsticos (termoplsticos e termofixos) onde o material fluidificado por aquecimento e a seguir injetado em um molde de uma ou mais partes. Na injetora existe um conjunto denominado de rosca-pisto, onde o plstico fluidificado para ser injetado no molde. A cavidade do molde essencialmente o negativo da pea a ser produzida. A cavidade se enche de plstico sob grande presso e sofre um resfriamento, indo para o estado slido quando finalmente a pea expulsa da cavidade resultando no produto final. As presses aplicadas neste processo podem variar de 5000 a 20.000 psi, e por este motivo, o molde seguro e fechado durante a injeo e resfriamento, com foras medidas em toneladas. Este processo permite produzir peas com uma grande preciso, com tolerncias de medidas muito pequenas. Esta preciso alcanada com a elaborao de moldes especficos e utilizando-se o plstico adequado ao produto que se deseja produzir. Normalmente estes moldes so fabricados em ao endurecido, com um ciclo de produo alto, ou em alumnio, ou em outros materiais quando o ciclo de produo no for grande. Por este motivo torna-se um processo caro quando a quantidade de peas no for

grande, s ficando vivel quando se produz uma grande quantidade de peas que compense os custos do molde. O polietileno muito utilizado neste processo para fabricao de recipientes de armazenagem lquida dada as suas caractersticas e, para objetos em geral.

- Rotomoldagem
um processo altamente verstil que possibilita uma grande produo a partir da transformao de termoplsticos. possvel idealizar e viabilizar diversos projetos com a vantagem da personalizao, de baixo custo e no exige altas presses como os outros processos. Tambm conhecido como moldagem rotacional ou fundio rotacional, este processo se da por meio do aquecimento do polmero na qual a fuso e a transformao de uma determinada pea acontecem pela ao conjunta de temperatura e rotao, tendo ao final a fabricao de uma pea com qualquer dimenso. A Rotomoldagem acontece em 4 etapas. A primeira consiste na alimentao do molde com o polmero utilizado pr-medido. A segunda o aquecimento, onde o molde aquecido e gr;cs ao efeito entre o calor recebido e a movimentao, o aquecimento ocorre de forma uniforme dentro molde possibilitando a moldagem so produto desejado. A terceira etapa o resfriamento em que o molde, com o material distribudo de forma uniforme, levada at a resfriao e ganha a forma final. Por fim, temos como quarta etapa a desmontagem que acontece numa rea especial em que a pea retirada cuidadosamente do molde.

Formas de apresentao
O polietileno pode ser encontrado em diversas formas de apresentao, dependendo do tipo do polietileno, de suas propriedades, ramificaes e etc.

- Filmes e pelculas
Grande parte do polietileno extrusado toma a forma de filmes e pelculas, levando-se em conta que seu peso especfico bem menor que o PVC e o PS, obtm-se um produto leve, com grande maleabilidade. Encontramos filmes extrusados na largura de 1,40m lisos em vrias cores e tambm estampados, que possuem um grande uso em decorao e confeccionados. Com o polietileno de baixa densidade consegue-se uma pelcula mais flexvel e com um toque bem suave, igual ao que encontramos em geral em sacos plsticos transparentes totalmente flexveis. J com o polietileno de alta densidade temos uma pelcula muito mais resistente, com um toque mais seco, como as sacolas plsticas de compras que resistem muito bem ao peso colocado nelas sem se romperem. Ainda dentro desta categoria temos as lonas pretas e transparentes de grande largura, que so fabricadas por extruso. No caso das pelculas fabricada uma esticvel e transparente que utilizada na embalagem de alimentos.

- Chapas
Apresenta-se como um produto muito leve e com pouca resistncia mecnica, mas que aumentada modificando-se a estrutura da mesma, como por exemplo, a chapa 'polionda', que formada pela unio de duas chapas finas atravs de vrias ligaes formando canais que melhoram sua resistncia. Podem ser fabricadas tambm simples e com espessuras que chegam a 6.000 mm. Em funo de seu peso, acabam sendo um produto com aplicaes onde se necessita produtos leves.

Usos e aplicaes
- Construo Civil
Os tubos e conduintes so empregados largamente na construo dentro das instalaes eltricas e materiais de acabamento eltrico. Sua flexibilidade a principal caracterstica. muito importante para este emprego, pois permite pequenas curvas sem o auxlio de peas adicionais, como no caso do PVC, porm, em contrapartida possuem baixa resistncia mecnica.

- Minerao
Revestimentos, misturadores, raspadores, mancais e tubos podem ser fabricados a partir do polietileno de ultra alto peso molecular.

- Agricultura
Na agricultura os filmes, 'lonas pretas', so muito usados para proteger a safra e para realizar canais de irrigao. possvel fabricar lonas com uma grande largura sem emendas, o que a faz ideal para este fim.

- Confeco
O filme extrusado na largura padro de 1,40 m em vrias cores e com diferentes tipos de estampas muito usado na confeco de vrios acessrios do lar, como uma cortina para box, toalha de mesa, capa de mquina, avental plstico e muitos outros.Encontramos tambm como forro de bolsas, malas, sofs e acessrios de moda. Na decorao de festas, eventos e vitrines encontram-se o filme liso e colorido com uma variedade de cores muito grande, permitindo aos decoradores criar um ambiente alegre e colorido.

- Indstria txtil, qumica e alimentcia


Nestes tipos de indstrias, o polietileno pode ser empregado em tacos, guias, mancais, redutores de rudos, tubos, bombas, vlvulas, filtros, gaxetas, misturadores, revestimentos de tanques metlicos e de concreto, guias para linhas de embalagem, transportadores, roletes, bicos de enchimento e cepos de corte que so materiais que podem ser obtidos a partir do polietileno de ultra alto peso molecular.

- Embalagens
Saco de lixo de vrias cores, sendo o mais comum na cor preta, representa um grande mercado para o polietileno, e a temos, em funo da sua fabricao, dois tipos diferentes de embalagens. O saco plstico transparente feito com o polietileno de baixa densidade que apresenta baixa resistncia, mas muito macio ao toque, servindo para guardar pequenos objetos e documentos em pastas e arquivos. O saco plstico em geral opaco feito com o polietileno de alta densidade que apresenta alta resistncia, mas muito seco ao toque, servindo para carregar volumes grandes e pesados, facilmente encontrado em supermercados e magazines. Alm destes tipos de embalagens temos o filme de polietileno retrtil ou auto encolhvel, que serve para embalagens de gargalos de garrafas, lacres de segurana de alimentos e remdios, embalagem de brinquedos e outros.

Referncias Bibliogrficas
- www.triplicecor.com.br - www.plasticoscarone.com.br ... - www.brasilescola.com/quimica/polietileno.htm - www.scielo.br/pdf/po/v13n1/15064.pdf - www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26318/000253960.pdf?sequence=1 - pt.scribd.com/doc/33471415/Tecnicas-de-Polimerizacao - emc5707.barra.prof.ufsc.br/polietileno.pdf

Potrebbero piacerti anche