Sei sulla pagina 1di 4

ESCOLA ESTADUAL ABLIO CAIXETA DE QUEIROZ

Disciplina Geografia
Aluno (a)

Professora

Adriane

Srie

1ano

Data

____/ Valor:

/2011

N___

01-(FATEC) Analise o mapa a seguir.

A zona sombreada no mapa representa a rea tpica de ocorrncia de uma vegetao do pas. Essa vegetao corresponde a) aos Cerrados. b) Mata Atlntica. c) Floresta Temperada. d) Mata das Araucrias. e) s Pradarias ou Pampas. 02-(UNIOESTE) Conforme levantamento divulgado pelo INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre agosto de 2008 e julho de 2009 foram devastados 7.464 km de vegetao na rea correspondente Amaznia. Legal.Fonte: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2175; acesso em 23/06/2010. Tomando como referncia a informao apresentada, assinale a alternativa INCORRETA. a) A delimitao territorial da Amaznia Legal utilizada pelo governo brasileiro para integrar as polticas de desenvolvimento na regio. b) Persistindo essa intensidade de desmatamento na Amaznia, nas prximas dcadas haver considervel alterao dos ciclos de absoro e evaporao das guas, mudando o regime das chuvas na regio e tornando o clima mais seco. c) A ocupao e o consequente aumento do desflorestamento na Amaznia se intensificaram a partir da dcada de 1970, quando os governos militares brasileiros incentivaram a migrao e a elaborao de

grandes projetos (agropecurios, de explorao mineral, entre outros) com o objetivo de ocupar a fronteira norte do pas enquanto doutrina de segurana nacional. d) O governo brasileiro concebeu, na dcada de 1990, o SIVAM Sistema de Vigilncia da Amaznia, com o propsito de constituir uma rede de coleta e processamento de informaes sobre o uso do solo na Amaznia Legal, constituindo-se em um sistema de fiscalizao sobre questes relacionadas ao desflorestamento, ao narcotrfico, s terras indgenas, entre outras possibilidades. e) Com o objetivo de viabilizar o povoamento no norte do pas, o governo militar construiu, na dcada de 1970, a rodovia Transamaznica. Esta constitui-se no principal eixo rodovirio asfaltado da regio em condies de garantir o escoamento da produo agropecuria, apesar de incentivar o desmatamento no seu entorno. 03-(UECE) Toca Tocantins Tuas guas para o mar Os meios no so os fins Por que vo te matar? Por que te transformar Em guas assassinas E nelas afogar a vida? Os versos acima apresentados exprimem Toca Tocantins - Composio: Nilson Chaves e Jamil Damous a) a condio de rio de fronteira, por onde pistoleiros de aluguel conseguem escapar aps resolverem, bala, conflitos pela posse da terra no Par. b) a devastao da biodiversidade da Amaznia, sem nenhum respeito com as prticas conservacionistas e a riqueza da cultura local. c) a concentrao de indstrias qumicas s margens do rio Tocantins, essenciais para a produo de adubos e fertilizantes necessrios ao Centro-Oeste. d) as disputas entre o Estado do Par e Tocantins pelas riquezas naturais das regies em suas margens, ricas em ouro e solos agricultveis. 04-(UFPR) O territrio brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amaznica, o Cerrado e a Mata Atlntica. Sobre esses biomas, correto afirmar: a) O cerrado, que se localiza na regio central do Brasil, tem como caracterstica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequncia, pouco ameaado pela expanso agrcola. b) A Floresta Amaznica, formao localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas prximas dcadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas tm seus ndices elevados ano a ano, evidenciando a ausncia de polticas pblicas voltadas conservao daquela floresta. c) A Mata Atlntica, formao que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do pas, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservao, o que lhe garante a maior extenso em reas preservadas do Brasil. d) Uma caracterstica comum entre esses trs biomas que todos apresentam elevada biodiversidade e presena de espcies endmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

e) No Norte do Brasil, a urbanizao excessiva das cidades tem como consequncia o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservao da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimenso na imprensa. 05-(UECE) A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos, a) o aumento da absoro de matrias orgnicas pelo solo. b) o aumento dos processos de desertificao. c) o aumento das chuvas durante o ano. d) o aumento exagerado da evapotranspirao. 06-(UNIOESTE) Sobre o domnio de vegetao formado pela Mata Atlntica, assinale a alternativa correta. a) A floresta atlntica fisionomicamente semelhante ao domnio de vegetao do cerrado. b) Em toda sua extenso de abrangncia a rede hidrogrfica caracteriza-se pela predominncia de rios intermitentes e sazonais. c) Originalmente, antes de ter a maior parte de sua rea devastada, o territrio ocupado por esse tipo de vegetao extendia-se da faixa litornea da regio sul at a fronteira com a Bolvia, dominando a paisagem do centro-oeste brasileiro. d) Desenvolve-se predominantemente em reas de baixo ndice pluviomtrico e de solo arenoso. e) Apesar da reduo significativa de sua rea de abrangncia, ao longo de sculos de ocupao, ainda destaca-se pela grande biodiversidade encontrada por hectare nos fragmentos de mata preservados. 07-(UFPR) O territrio brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amaznica, o Cerrado e a Mata Atlntica. Sobre esses biomas, correto afirmar: a) O cerrado, que se localiza na regio central do Brasil, tem como caracterstica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequncia, pouco ameaado pela expanso agrcola. b) A Floresta Amaznica, formao localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas prximas dcadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas tm seus ndices elevados ano a ano, evidenciando a ausncia de polticas pblicas voltadas conservao daquela floresta. c) A Mata Atlntica, formao que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do pas, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservao, o que lhe garante a maior extenso em reas preservadas do Brasil. d) Uma caracterstica comum entre esses trs biomas que todos apresentam elevada biodiversidade e presena de espcies endmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados. e) No Norte do Brasil, a urbanizao excessiva das cidades tem como consequncia o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservao da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimenso na imprensa. 08-(UECE) A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos, a) o aumento da absoro de matrias orgnicas pelo solo. b) o aumento dos processos de desertificao. c) o aumento das chuvas durante o ano. d) o aumento exagerado da evapotranspirao.

Gabarito: 1 2 3 4 5 6 7 8

Potrebbero piacerti anche