Sei sulla pagina 1di 3

Ecologia

Receitas naturais para cuidar da sua horta, pomar ou jardim.


fundamental que as plantas estejam saudveis para resistirem ao ataque de pragas e doenas. As variedades locais, adaptadas ao clima e aos solos, so, normalmente, as mais imunes. Assim, prefervel escolher as melhores plantas, na poca da colheita, para recolher sementes. Tambm evitar comer os melhores legumes e as safras que amadurecerem no incio. Reservando as melhores sementes para as novas plantaes, a cada ano suas safras melhoraro em produo e resistncia. durante a primavera, perodo de fertilidade na natureza, que a maioria das pragas ataca, afetando as espcies vegetais. O excesso ou escassez de gua, a insolao inadequada, a falta de nutrientes no solo e a ventilao insuficiente as deixam vulnerveis, favorecendo o desenvolvimento e a reproduo rpida dos insetos. Folhas velhas e restos de culturas so os locais preferidos das pragas. Evitar tais materiais amontoados. Incorpor-los ao solo ou us-los no composto. Os inseticidas sintticos, originrios da petroqumica, matam indiscriminadamente insetos e larvas. Favorecem o surgimento de novas pragas e de doenas; poluem o ambiente; intoxicam operadores, seus familiares, e at mesmo os consumidores. Frmulas Verdes, amigas do meio ambiente. CAROS O mais comum o caro-vermelho, cuja aparncia de uma aranha de cor avermelhada. Ataca flores, folhas e brotos, deixando marcas semelhantes ferrugem, diminuindo o ritmo de crescimento e favorecendo a m formao de brotos. Sua presena detectada pelo aparecimento de uma teia fina. Geralmente as plantas em vasos so mais atacadas do que em canteiros. Defensivos naturais: Borrifar a planta com gua, regularmente, j que este inseto no gosta de umidade. Extrato de coentro. COCHONILHAS Insetos minsculos, geralmente so amarelos ou marrons. Alojam-se na parte inferior das folhas e nas fendas, sugando a seiva da planta. H dois tipos: 1. O inseto com carapaa, que traz riscos ou bolas cortadas no corpo. 2. Sem carapaa, que libera uma substncia pegajosa e esbranquiada, semelhante a um chumao de algodo. Defensivos naturais: As joaninhas e certos tipos de vespas so suas predadoras naturais.

Preparado ecolgico FORMIGAS Antes de elimin-las, observe se elas voltam ao formigueiro com folhas cortadas, que servem de nutrio para os fungos, seus verdadeiros alimentos, pois nem todas as espcies de formiga atacam as plantas. A sava considerada uma das mais agressivas. Defensivos naturais: Espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros e sobre o formigueiro. Intoxica os fungos e ajuda a eliminar os seus "ninhos". LAGARTAS Comem brotos e hastes. Geralmente se enrolam nas folhas jovens e macias, devorando-as, abrindo um caminho parecido com um tnel e formando uma espcie de "teia" para proteger-se. As "taturanas" possuem plos. Algumas espcies podem queimar a pele de quem as toca. Defensivos naturais: Usar luvas na operao. Antes do tratamento, podar as partes afetadas e destruir o ninho. O controle das lagartas pode ser manual, sendo retiradas uma a uma, caso no haja um ataque macio. A arruda, considerada uma planta repelente, pode ajudar a mant-las afastadas. Aves e pequenas vespas so suas "inimigas" naturais. Ch de angico. Extrato de alho OBS. Sem as lagartas, no h borboletas. OUTRAS DICAS: BASLICO E TOMATE - O crescimento e o sabor do tomate so favorecidos. O baslico repele moscas e mosquitos. RBANO - Repele insetos que atacam a batata. HORTEL - Melhora o sabor e a sanidade da couve e do tomate; tambm mantm afastada a lagarta-da-couve. PETNIA E FEIJO - Protege o feijo dos insetos. ARRUDA - Repele os insetos que atacam a roseira e a framboesa. Frmulas Verdes Para evitar que o pulverizador fique entupido, sempre coar as misturas. As frmulas verdes so volteis. Assim, devem ser usadas imediatamente. As aplicaes tambm devem ser persistentes. De preferncia, aplic-las na hora do poente, ou logo depois, para causar o mnimo dano possvel aos predadores teis.

CH DE ANGICO Deixar 100 g de folhas de angico em 1 litro de gua em repouso por dez dias, mexendo a mistura um pouco, diariamente. Coar e guardar em garrafa tampada. Na hora de utilizar para a pulverizao, diluir uma parte desse extrato. PREPARADO ECOLGICO 50 g de sabo de coco em p 5 l de gua Colocar 50 gramas de sabo de coco em p em 5 litros de gua fervente. Deixe esfriar e pulverizar freqentemente sobre as plantas, na primavera e no vero para combater lagartas e cochonilhas. EXTRATO DE ALHO Esmagar 10 dentes de alho em 2 litros de gua e deixar descansando por duas semanas. Misturar em 20 litros de gua e pulverizar. EXTRATO DE COENTRO Bater 200 g de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de gua. Pulverizar.

Potrebbero piacerti anche