Sei sulla pagina 1di 8

Ttulos extrajudiciais exeqveis na Justia do Trabalho

Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho

O rol de ttulos executivos extrajudiciais do art. 876 da CLT exemplificativo e no taxativo. Perfeitamente possvel, portanto, a aplicao subsidiria do rol do art. 585 do CPC ao processo do trabalho.
SUMRIO: 1 Introduo; 2 - Ttulos executivos extrajudiciais no processo do trabalho; 3 Execuo de multas administrativas na Justia do Trabalho; 4 Consideraes finais; 5 - Bibliografia.

1 INTRODUO
Como salientam Luiz Guilherme Marinoni e Srgio Cruz Arenhart, os ttulos executivos extrajudiciais nada mais so do que "pedaos de papel" ou "documentos" que fazem concluir que provavelmente um direito existe. Eles diferem de outros da mesma natureza apenas em razo de o legislador, levando em considerao a probabilidade da existncia desse direito e o fato de ele no poder demorar muito tempo para ser concretamente realizado, atribuir-lhes uma qualidade que dispensa o credor de propor ao de conhecimento e possibilita o imediato aforamento da ao de execuo. Com isso permite-se a pronta agresso do patrimnio do devedor atravs da penhora [01]. Segundo entendimento doutrinrio e jurisprudencial dominante, o Processo do Trabalho, como inicialmente idealizado, no previa a hiptese de execuo de ttulos extrajudiciais. Esta concluso alicerava-se na literalidade do artigo 876 da CLT original que previa execuo na Justia do Trabalho apenas para os casos de decises e acordos l proferidos ou celebrados. Analisando-o em sua verso inicial, Manoel Antnio Teixeira Filho destacou que o legislador deliberadamente no incluiu os ttulos extrajudiciais no elenco dos executivos. O fundamento de sua concluso residia na observao de que texto consolidado surgiu quando j em vigor o Cdigo de Processo Civil de 1939, onde estavam previstas as denominadas aes executivas, baseadas em ttulos extrajudiciais (art. 298). Em seu entendimento, se o legislador trabalhista tinha conhecimento desta classe de aes e optou por no incorpor-las ao texto da CLT, limitando-se, ao contrrio, a atribuir executoriedade apenas aos ttulos judiciais, o fez de caso pensado e no por omisso [02]. Referido autor

apontava ainda razes de ordem prtica para no aceitar a execuo de ttulo executivo extrajudicial, como se depreende da seguinte passagem:

Ainda que nos fosse possvel ignorar, por inteiro, a manifestao literal do art. 876 da CLT e a clareza que ele espelha razes de ordem prtica recomendariam a inadmissibilidade da execuo lastreada em ttulos extrajudiciais, pois a aparente celeridade na satisfao do crdito, que eles propiciariam (pela eliminao da fase de conhecimento), seria, em muitos casos, comprometida pelas inevitveis controvrsias que se estabeleceriam a propsito da regularidade formal do ttulo, da origem da causa debendi e o mais; comprovada que fosse a inexigibilidade do ttulo, a execuo seria declarada nula (CPC, art. 618, I), com absoluta perda de tempo para o credor e dispndio intil de atividade jurisdicional, cabendo ao empregado, diante disso, ajuizar ao ordinria ("reclamao", sic) para, provando no processo cognitivo o seu crdito, munir-se, agora sim, de um ttulo judicial que o habilitar a promover a correspondente execuo forada.

Com o advento da Lei n. 9.958/00 esta discusso perdeu fora. Referida norma modificou o artigo 876 da CLT para possibilitar expressamente que os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia, inquestionavelmente ttulos executivos extrajudiciais, fossem executados na justia especializada. A partir de ento passou a haver consenso acerca da possibilidade de execuo de ttulo extrajudicial na Justia do Trabalho. A discusso remanescente passou a ser quanto a taxatividade ou no do rol legal. Em outras palavras, passou-se a discutir se outros ttulos judiciais previstos no artigo 585 do CPC, poderiam ser executados na Justia Especializada, o que ser objeto de estudo neste trabalho. A Emenda Constitucional n. 45 gerou novas discusses acerca do rol de ttulos exeqveis na Justia do Trabalho. A partir da nova redao do artigo 114, VIII do texto constitucional, muitos magistrados e renomados juristas passaram a defender que a execuo de multas administrativas passou para o mbito da Justia Laboral. Este entendimento, que tambm ser analisado ao longo deste texto, resulta em um aumento significativo no apenas de hipteses, mas tambm de nmero de execues de ttulos executivos judiciais na Justia Especializada. Por tudo isto, h que se reconhecer que esta modalidade de execuo vem demandando um estudo mais aprofundado. Sobretudo porque, pelas questes histricas

antes apontadas, a doutrina juslaboralista sempre dedicou pouca ateno ao estudo do tema.

2 - TTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS NO PROCESSO DO TRABALHO


Como inicialmente destacado, a Lei n. 9.958/00 ps fim s controvrsias acerca da possibilidade de execuo de ttulos executivos extrajudiciais na Justia. Aps as alteraes por ele promovidas, a discusso direcionou-se para a taxatividade ou no do rol do artigo 876. Seria possvel executar, por aplicao subsidiria, outros ttulos executivos previstos no artigo 585 do CPC, quando com relaes de trabalho (relaes de emprego, antes da EC 45)? Carlos Henrique Bezerra Leite, defende que os demais ttulos extrajudiciais previstos no artigo acima referido, ainda que decorrentes da relao empregatcia, continuam a depender de uma sentena que lhes confira fora executiva para serem executados na Justia do Trabalho, tendo em vista a regra procedimental instituda pela IN 27/2005 do C. TST [04]. No obstante a respeitabilidade de seu autor, no h como se partilhar desta opinio. Uma vez aberto o caminho para o ajuizamento de execues de ttulos extrajudiciais na Justia do Trabalho e diante da lacuna na CLT, no h razo para no se aceitar que as hipteses previstas na legislao processual comum sejam utilizadas tambm no processo do trabalho quando compatveis com seus princpios. Interpretando teleologicamente a lei 9.958/00, percebe-se que ausncia de referncia a outros ttulos executivos extrajudiciais lacunosa e no proposital. Com efeito, referida norma teve por escopo instituir as Comisses de Conciliao Prvia, visando com isso apresentar uma soluo alternativa de soluo dos conflitos trabalhistas que reduzisse o elevado nmero de demandas ajuizadas na Justia do Trabalho. Para que esta medida se tornasse efetiva dotou os termos lavrados nestas comisses de eficcia executiva, fazendo o mesmo em relao aos termos de ajustamento de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho. Ora, se a alterao legal visou justamente criar mecanismos de desafogar o assoberbado Poder Judicirio Trabalhista, uma interpretao que permita a utilizao de outros ttulos executivos extrajudiciais por aplicao subsidiria do CPC, no pode ser tida como incompatvel com o processo do trabalho. Afinal, executar diretamente outros ttulos ajuda a reduzir a morosidade dos processos trabalhistas e, por conseguinte, o alto volume de processos inconclusos na medida em que as execues de ttulo extrajudicial so bem

mais cleres do que as reclamaes que seriam levadas a cabo caso elas no fossem admitidas. Esta tambm a opinio de Manoel Antnio Teixeira Filho, segundo quem "A numerao dos ttulos executivos extrajudiciais, constante do art. 876, no exaustiva" [05]. Feita esta concluso, cumpre analisar individualmente as hipteses de ttulos executivos previstas no rol do artigo 585 do CPC. Manoel Antnio Teixeira Filho defende que a exceo das hipteses dos incisos VI, VII e VIII, as demais no seriam aplicveis ao processo do trabalho, em razo da incompetncia ratione materiae da Justia do Trabalho [06]. Esta interpretao, contudo, mostra-se demasiadamente restritiva, razo pela qual com ela no se pode concordar. Confrontando os ttulos previstos em todos os incisos do referido artigo do CPC com os princpios do processo do trabalho e com a competncia material da Justia Especializada, h que se concluir pela impossibilidade de nela serem executados contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida; o crdito decorrente de foro e laudmio; o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio (artigo 585, III, IV, V do CPC com a redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). A explicao simples. praticamente impossvel que estes ttulos tenham consignaes que demonstrem haver ligao entre o valor a ser pago e determinada relao de trabalho. Contudo, no h razo plausvel para que no se aceite a execuo de escritura pblica ou de documento particular subscrito pelo empregador e por mais duas testemunhas estipulando o compromisso de pagar a determinado empregado um bnus caso atinja meta previamente estabelecida. Tampouco se justifica a recusa em executar, na Justia do Trabalho, o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial. Sobretudo agora que a sua competncia alberga as relaes de trabalho, categoria na qual se insere, inquestionavelmente, estes servios. A este respeito, mostram-se valiosos os seguintes ensinamentos de Manoel Antnio Teixeira Filho:
Se esses horrios (sic. Leia-se honorrios) constarem de sentena condenatria, a execuo ser fundada em ttulo judicial. O inciso VI, do art. 585, do CPC, trata, porm, de ttulo extrajudicial, motivo por que no se alude condenao, e sim, aprovao judicial do crdito. Ocorrendo de o Juiz do Trabalho vir a aprovar, fora da sentena, os honorios (sic) do perito, do tradutor ou do intrprete), estar, em tese, aberta a possibilidade de esse honorrios serem cobrados na Justia do Trabalho contanto que os servios desses profissionais tenham sido prestados em causa da competncia desta Justia Especializada.

Os ensinamentos do Professor paranaense merecem, data venia, alguns reparos. Ao contrrio do que conclura o preclaro jurista, parece claro que aps a Emenda Constitucional 45 a Justia do Trabalho passou a ser competente para apreciar todas as demandas concernentes cobrana de honorrios do perito, do tradutor ou do intrprete que no constarem do dispositivo sentencial, independentemente do rgo jurisdicional junto a qual os servios correspondentes tenham sido prestados. A explicao simples, trata-se de uma relao de trabalho no estatutrio. E a competncia para a apreciao das lides decorrentes destas, nos termos da nova redao do artigo 114, I da Constituio Federal, da Justia do Trabalho. Outra possibilidade de execuo de ttulo extrajudicial na Justia do Trabalho seria o acordo firmado pelos advogados da empresa e do empregado para, por exemplo, a quitao dos dbitos relativos ao contrato de trabalho. Conquanto seja certo que referido acordo no poder resultar na quitao plena do contrato de trabalho, consoante entendimento jurisprudencial dominante, nada impede que o empregado prefira execut-lo de imediato, sem discutir outros dbitos, a ter que ajuizar uma reclamao trabalhista. Isto sem falar que a Lei n 11.382 de 2006 inseriu o inciso VIII do referido artigo possibilitando que lei posterior atribua a determinado negcio a qualidade de ttulo executivo extrajudicial, nada impedindo que sejam criados ttulos exeqveis na Justia do Trabalho. Ademais, as multas aplicadas pelos rgos de Fiscalizao das Relaes de Trabalho so inseridas na certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, o que as torna ttulo executivo extrajudicial. Neste sentido o magistrio de Manoel Antnio Teixeira Filho, segundo quem:
Se a Delegacia Regional do Trabalho, por exemplo, impuser multa a determinado empregador, esta dever ser cobrada na forma da Lei n. 6.830/80, que dispe sobre a execuo judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica. E a precitada norma legal estabelece, no art. 6, que a petio inicial "dever ser instruda com a Certido da Divida Ativa, que dela far parte integrante, como se estivesse transcrita". Esta certido constitui, pis, ttulo, ttulo executivo extrajudicial.

E, como se ver no tpico a seguir, j se aceita a competncia da Justia do Trabalho para execut-las. Por fim, h que se ressaltar que, em uma primeira anlise no seria exeqvel na Justia do Trabalho a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o

cheque. A explicao simples. A sua execuo na Justia Especializada demandaria cognio acerca de sua derivao de uma relao de trabalho. E uma cognio desta intensidade se mostra incompatvel com o procedimento executivo. Nestes casos, embora eles no caracterizem ttulos executivos extrajudiciais, certamente podem ser considerados documentos aptos a ensejar o ajuizamento de ao monitria. Como leciona Estvo Mallet "A prova escrita, referida pelo legislador apenas no singular, no precisa necessariamente resumir-se a um nico documento. Poder resultar da combinao de distintos documentos" [09]. Neste caso bastaria que se ajuizasse a ao monitria juntando a letra de cmbio, nota promissria, duplicata, debnture, ou cheque ao contrato de trabalho ou qualquer outro documento que deixe transparecer que ela visava pagar obrigao decorrente de relao de trabalho.

3 EXECUO DE MULTAS ADMINISTRATIVAS NA JUSTIA DO TRABALHO


Aps a Emenda Constitucional n. 45 o artigo 114 da Constituio Federal passou a contar com um inciso VIII que assevera competir Justia do Trabalho processar e julgar "as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho". Muito embora o texto legal fale em "aes" e no em "execues" relativas s penalidades administrativas, a doutrina vem, com acerto, se posicionando em sentido contrrio. Irrepreensvel neste ponto se mostra o entendimento de Carlos Henrique Bezerra Leite:
em virtude do princpio da mxima efetividade das normas constitucionais, "qualquer ao", seja ela de cognio, cautelar ou executiva, que tenha por objeto matrias relacionadas a penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao do trabalho. Logo, por ser a ao de execuo fiscal uma espcie do gnero "ao", parece-nos que no h como olvidar que a Justia do Trabalho agora a competente para process-la e julg-la.

Interpretar referido dispositivo de outra forma constituir-se-ia em desconsiderar o objetivo do legislador constituinte derivado ao inserir referido dispositivo. Como salienta Estvo Mallet h que se considerar na interpretao deste dispositivo a finalidade da previso legal, contida no artigo 114, inciso VII, ou seja, o problema que com ela se quis resolver. E este, segundo o mesmo autor, consiste em afastar a inconsistncia e desarmonia provocada pelo fato de a competncia mais restrita da Justia do Trabalho abrir a indesejvel possibilidade de, sobre o mesmo fato, surgirem provimentos divergentes,

emanados de rgos judicirios diferentes, sem espao para uniformiz-los [11]. Em remate, afirmou o Professor da Universidade de So Paulo que "a finalidade da nova hiptese de competncia leva a afirmar-se que a prpria execuo fiscal das multas e dos valores deve ser feita perante a Justia do Trabalho, admitindo-se a discusso da legalidade do lanamento em embargos do executado". Outro festejado processualista do trabalho, o magistrado Marcos Neves Fava, ponderou ser incoerente, para dizer o mnimo, "exigir dos litigantes que se defendessem ou postulassem, perante a Justia do Trabalho, mas que, consolidada a obrigao de pagamento da dvida, aforassem ou se defendessem perante a Justia Federal, durante a execuo" [13]. Alm de em evitar decises conflitantes, o legislador constituinte buscou tambm, ao transferir a execuo das multas aplicadas pela Fiscalizao das Relaes de Trabalho, para a Justia Especializada, "o interesse da Unio, no recolhimento dos valores impostos aos transgressores da legislao trabalhista, o que no vem, historicamente, sendo bem realizado pela Justia Federal, premida pelo abarrotamento de processos" [14]. Segundo Fava, este entendimento decorre do sucesso reconhecidamente alcanado pela execuo das contribuies sociais, inovao trazida pela Emenda Constitucional n. 20/98, deps regulada pela Lei n. 10.035 [15]. As suspeitas do referido autor so corroboradas pela existncia de Projeto de Emenda Constitucional que visa acrescentar o inciso XI ao art. 114 da CF que, uma vez aprovado, possibilitar que a Justia do Trabalho execute, de ofcio, as multas por infrao legislao trabalhista, reconhecida em sentena que proferir. Inquestionvel, portanto, que as execues de multas aplicadas pelos rgos de Fiscalizao do Trabalho passaram para a Competncia da Justia do Trabalho.

4 - CONSIDERAES FINAIS.
A partir do estudo feito at aqui foi possvel se chegar as seguintes concluses: 1) O rol de ttulos executivos extrajudiciais do artigo 876 da CLT exemplificativo e no taxativo. Esta a concluso a que se chega interpretando teleologicamente a Lei 9.958/00 que alterou a sua redao, eis que esta norma objetivou diminuir o nmero de reclamaes ajuizadas no Judicirio Trabalhista. E um aumento no leque de ttulos executivos extrajudiciais ajuda a reduzir a morosidade dos processos trabalhistas e, por conseguinte, o alto volume de processos inconclusos, porquanto a sua execuo bem mais clere do que as reclamaes que seriam levadas a cabo caso estas no fosse

admitidas. Perfeitamente possvel, portanto, a aplicao subsidiria do rol do artigo 585 do CPC ao Processo do Trabalho, quando compatvel com os princpios e com a competncia material da Justia especializada; 2) Com a Emenda Constitucional n. 45/04, a Justia do Trabalho passou a ser competente para a execuo de multas aplicadas pelos rgos de Fiscalizao das Relaes de Trabalho. Esta concluso se afina com as finalidades da referida alterao constitucional, pois afasta a inconsistncia e desarmonia provocada pelo fato pela possibilidade de provimentos divergentes, emanados de rgos judicirios diferentes, existentes quando esta competncia era da Justia Federal, e assegura o recolhimento dos valores impostos aos transgressores da legislao trabalhista, que antes nem sempre ocorria;

Potrebbero piacerti anche