Sei sulla pagina 1di 11

Alguns conceitos importantes em Transmissores de Presso

Csar Cassiolato Diretor de Marketing, Qualidade , Assistncia Tcnica e Instalaes Industriais cesarcass@smar.com.br

Introduo Hoje nos processos e controles industriais, somos testemunhas dos avanos tecnolgicos com o advento dos microprocessadores e componentes eletrnicos, da tecnologia Fieldbus, o uso da Internet, etc., tudo facilitando as operaes, garantindo otimizao e performance dos processos e segurana operacional.Este avano permite hoje que transmissores de presso, assim como os de outras variveis, possam ser projetados para garantir alto desempenho em medies que at ento utilizam somente a tecnologia analgica. Os transmissores usados at ento(analgicos) eram projetados com componentes discretos, susceptveis a drifits devido temperatura, condies ambientais e de processo, com ajustes constantes atravs de potencimetros e chaves. Com o advento da tecnologia digital, a simplicidade de uso tambm foi algo que se ganhou. Os transmissores de presso so amplamente utilizados nos processos e aplicaes com inmeras funcionalidades e recursos. A grande maioria dos processos industrias envolvem medies de presso, lembrando ainda, que presso uma grandeza bsica para a medio e controle de vazo, nvel e densidade, etc. Comentaremos neste artigo alguns detalhes e conceitos envolvidos com os transmissores de presso.

A Exatido de um Transmissor de Presso Vale lembrar que nas ltimas dcadas, uma enorme variedade de equipamentos se espalhou pelo mercado em diversas aplicaes. A exatido da caracterizao de presso s teve seu real valor a partir do momento em que conseguimos traduzi-la em valores mensurveis. Todo sistema de medio de presso constitudo pelo elemento primrio, o qual estar em contato direto ou indireto ao processo onde se tem as mudanas de presso e pelo elemento secundrio(Transmissor de Presso) que ter a tarefa de traduzir esta mudana em valores mensurveis para uso em indicao, monitorao e controle. A performance esttica ou exatido(muitas vezes confundida com preciso, onde exatido est associada proximidade do valor verdadeiro e preciso disperso dos valores resultantes de uma srie de medidas) de um transmissor de presso depende de quo bem calibrado o transmissor e quanto tempo ele pode manter sua calibrao. A calibrao de um transmissor de presso envolve o ajuste de zero e span.A exatido normalmente inclui efeitos de no-lineraridade, histerese e repetibilidade. Normalmente a exatido dada em % do span calibrado.

Alguns Importantes Conceitos Usualmente a relao entre entrada e sada de um transmissor de presso predominantemente linear (Y = ax + b), onde a conhecido como ganho e o b o zero ou offset, como podemos ver na figura 1. Range: a faixa de medio, compreendendo da mnima at a mxima presso que o transmissor pode medir, por exemplo, 0 a 5080 mmH2O. O Span mximo 5080 mmH2O. Zero: a menor presso na qual o transmissor foi calibrado.

Figura 1 Curva de Calibrao de um Transmissor de Presso

URL (Upper Range Limit): a mais alta presso que o transmissor de presso foi setado para medir, respeitando-se o limite superior do sensor. LRL (Lower Range Limit): a mais baixa presso que o transmissor de presso foi setado para medir, respeitando-se o limite inferior do sensor. Span (Range Calibrado): A faixa de trabalho onde feito a calibrao conhecida como span, por exemplo, de 500 a 3000 mmH2O, onde o span de 3000-500 = 2500 mmH2O. O Span igual a URL LRL.

Figura 2 Terminologia de Calibrao

Supresso de Zero ( a quantidade com que o valor inferior supera o valor zero da presso): a supresso acontece quandoo transmissor indica um nvel superior ao real. Em medies de nvel, por exemplo, onde o transmissor no est instalado no mesmo nvel que sua tomada de alta e h ento a necessidade de compensao da coluna de lquido na tomada do transmissor. Este tipo de instalao requisitado onde se tem o transmissor a um nvel inferior, que muitas vezes na prtica a maneira preferencial por facilitar acesso, visualizao e manuteno.Neste caso, uma coluna lquida se forma com a altura do lquido dentro da tomada de impulso e o transmissor indicar um nvel superior ao real.Isto deve ser considerado. o que chamamos de Supresso de Zero.

Figura 3 Medio indireta utilizando transmissor de presso diferencial em tanques abertos Supresso de Zero.

Elevao de Zero ( a quantidade com que o valor zero de presso supera o valor inferior): de acordo com a Figura 4, onde se pode ter o tanque fechado e o transmissor de presso diferencial localizado abaixo de sua tomada Hi e no h selagem liquida na tomada de Low, necessria a compensao da coluna de liquido aplicada na tomada Hi, fazendo-se a Supresso de Zero. No caso onde existe a selagem liquida na tomada de presso baixa (low), necessria a compensao da coluna de liquido aplicada na tomada Hi e na tomada Low. o que chamamos de Elevao de Zero.

Figura 4 Medio indireta utilizando transmissor de presso diferencial em tanques abertos Elevao de Zero.

Desvio de Zero (Zero Shift):este um erro constante em todas as medies.Pode ser positivo ou negativo. Pode acontecer por vrias razes, como por exemplo mudanas de temperaturas, choque mecnico, diferenas de potenciais, aterramento inadequado, etc. Vide figura 5.

Figura 5 Desvio de Zero e Desvio de Span

Desvio de Span (Span Shift): uma mudana na derivada da relao entrada/sada referida como desvio de span.Um erro de span pode ou no ser acompanhado por um erro de offset.Tipicamente, erros de calibrao envolvem somente erros de span e so menos comuns que erros que envolvem erros no span e no zero ao mesmo tempo.Na grande maioria dos casos os erros em transmissores so desvios de zero.Vide figura 5. Histerese: o fenmeno no qual a sada do transmissor de presso difere da mesma entrada aplicada dependendo da direo em que aplicado o sinal de entrada, isto , se ascendente ou descendente.Normalmente a calibrao de um transmissor de presso feita usando-se a sequncia: 0, 25, 50, 75, 100, 75, 50, 25 e 0% do span.Vide figura 6.

Figura 6 - Histerese

Repetibilidade: o desvio percentual mximo com o qual uma mesma medio indicada, sendo todas as condies reproduzidas extamente da mesma maneira. Turndown(TD) ou Rangeabilidade: a relao entre a mxima presso(URL) e a mnima presso medida(span mnimo calibrado). Por exemplo, um transmisssor tem o range de 0-5080 mmH2O e vai ser usado em 10:1, isto significa que transmissor ir medir de 0 a 508 mmH2O. TD = URL/Span Calibrado. Presso Absoluta: valor medido sob as condies de vcuo, isto , ausncia de presso.Tambm conhecida como zero absoluto. Presso Atmosfrica: presso exercida pela atmosfera e que depende da altitude.Este valor diminui com o aumento da altitude e ao nvel do mar vale 14,696 psia. Presso Manomtrica ou Gage: presso em relao atmosfera. Presso Diferencial: a presso tomada em relao a uma referncia. Presso esttica ou de linha: presso exercida em uma linha de presso onde se tem vazo de fluido. a presso de processo aplicada em ambos as tomadas de um transmissor diferencial. Presso Hidrosttica: presso exercida por um lquido sob a superfcie abaixo do mesmo.

Erro Total Provvel (ETP): todos os transmissores independentes de fabricantes possuem um erro que depende de vrios pontos. Este erro conhecido como Erro Total Provvel(ETP). Este erro depende de certas condies:

Variao da temperatura ambiente; Presso esttica; Variao da tenso de alimentao; Span Calibrado; URL do Transmissor; Range do Transmissor; Material de Construo; Etc.

O ETP tem a seguinte frmula:

Acc = Exatido ZeroStaticError = Erro no Zero devido a influncia da presso esttica SpanStaticError = Erro no Span devido a influncia da presso esttica TempErr = Erro devido a variao de temperatura VSErr = Erro devido a variao da tenso de alimentao StabilityErr = Erro de estabilidade

Mercado Segundo os usurios, as principais caractersticas de especificaes dos transmissores de presso conforme as aplicaes so: exatido, confiabilidade, durabilidade/robustez, segurana, fcil calibrao, repetibilidade, estabilidade em temperatura, fcil manuteno, intercambialidade, tempo de resposta, deve suportar EDDL e DTMs de comunicao, etc.

Segundo a ARC Advisory Group, o mercado mundial de transmissores de presso em 2008 foi de 2,38 bilhes de dlares e tem como previso, 2,8 bilhes em 2013.

Transmissores Inteligentes Um transmissor inteligente combina a tecnologia do sensor mais sua eletrnica. Tipicamente, deve prover as seguintes caractersticas: Sinal digital de sada, Interface de comunicao digital, Compensao de presso, Compensao de temperatura, Estabilidade,

Deve permitir fcil e amigvel calibrao, Re-range com e sem referncia, Recursividade, Auto Diagnsticos,

Fcil instalao, Alta confiabilidade,

Baixos custos de instalao e manuteno, Curtos tempos de instalao e manuteno, Reduo na intruso/penetrao(processo), Economizar espaos na instalao, Permitir upgrades para a tecnologia Foundation Fieldbus e Profibus PA, etc. Exemplos: LD301(HART/4-20mA), LD302(Foundation Fieldbus), LD303(Profibus-PA), LD400(Nova Srie de Transmissores de Alta performance SMAR, SIS, etc).

Alguns pontos que os usurios devem estar atentos:

Exatido & Rangeabilidade: se necessrio equipamentos com tais requisitos, analise as frmulas de exatido ao longo de toda a faixa. Veja outras caractersticas tambm como tempo de resposta, Totalizao, PID block,etcelas podem ser mais teis nas aplicaes. Modelos com estabilidade e garantia prolongada so mais caros. Verifique se a sua aplicao realmente necessita de tal requisito.Normalmente existem condies de processo e de instalao como requisitos para que esta garantia seja vlida. Proteo ao investimento: analise o preo de sobressalentes, intercambialidade entre modelos, simplicidade de especificao, atualizao para outras tecnologias(Fieldbus Foundation, Profibus PA), prestao de servios, suporte tcnico, prazo de reposio, etc. So fatores que podem fazer com que a disponibilidade da planta possa ficar comprometida.

Transmissores Seguros Um transmissor de presso especificado para reas crticas, isto , para a funo de segurana, um equipamento projetado com probabilidades de falhas baixas e alta confiabilidade de operao. No mercado existem dois conceitos.Um que o baseado no Prove in Use e outro baseado na certificao da IEC 61508. Tem-se visto na prtica em muitas aplicaes a especificao de equipamentos com certificao SIL para serem utilizados em sistemas de controle, e sem funo de segurana. Acredita-se tambm que exista no mercado desinformao, levando a compra de equipamentos mais caros, desenvolvidos para funes de segurana, onde na prtica sero aplicados em funes de controle de processo, onde a certifio SIL no traz os benefcios esperados, dificultando inclusive a utilizao e operao dos equipamentos. Os Sistemas Instrumentados de Segurana (SIS) so os sistemas responsveis pela segurana operacional e que garantem a parada de emergncia dentro dos limites considerados seguros, sempre que a operao ultrapassa estes limites.O objetivo principal se evitar acidentes dentro e fora das fbricas, como incndios, exploses, danos aos equipamentos, proteo da produo e

da propriedade e mais do que isto, evitar riscos de vidas ou danos sade pessoal e impactos catastrficos para a comunidade. Nenhum equipamento totalmente imune a falhas e sempre deve proporcionar mesmo em caso de falha, uma condio segura. Os transmissores certificados de acordo com a IEC 61508 devem tratar basicamente 3 tipos de falhas: falhas de hardware randmicas, falhas sistemticas, falhas de causas comuns.

O que o usurio deve saber sobre Transmissores com certificao para aplicaes SIL e por que eles no so a melhor opo para controle e monitorao?

Nenhuma mudana de configurao, simulao, multidrop ou teste de loop pode ser feita com o equipamento em operao normal (isto , exigindo segurana). Nestas condies a sada no est em condio de ser avaliada seguramente. Ou seja, um equipamento HART/4-20mA com certificao SIL2, no estar com nvel SIL caso a comunicao HART esteja habilitada e possibilitando escritas. Na condio segura deve estar com a proteo de escrita habilitada; Nenhum ajuste local pode ser realizado(Ajuste local deve ser desabilitado); Nada totalmente seguro. O que se busca reduzir a probabilidade de ocorrncia de falhas. Em caso de falha , esta deve ser segura, isto , ela pode ser identificada e permitir aes corretivas.

Concluso Vimos atravs deste artigo a importncia de alguns conceitos em transmissores de presso e alguns detalhes em que os usurios devem estar atentos em suas aplicaes.

Referncias

Manuais de Operao e Treinamento dos transmissores de presso SMAR: LD301, LD302, LD303 e LD400 http://www.smar.com/Brasil2/products/LD300Series.asp http://www.smar.com/Brasil2/products/LD400Series.asp

Controle&Instrumentao Edio 93 Transmissores de Presso, Csar Cassiolato, 2004 Controle&Instrumentao Edio 106 O Brasil quebrando as barreiras tecnolgicas com a inovao Transmissores de Presso, Csar Cassiolato, 2005

Intech Edio 74 , Transmissores de Presso: sensores, tendncias, mercado e aplicaes, Csar Cassiolato, 2005 Controle&Instrumentao Edio 113, Alguns importantes conceitos em transmissores de Presso, Csar Cassiolato, 2006. Intech Edio 93 , Medio de Presso-Tutorial, Csar Cassiolato, 2007

Potrebbero piacerti anche