Sei sulla pagina 1di 18

UNIVERSIDADE FERDERAL DO TOCANTINS UFT PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES Curso de Ps-Graduao em Coordenao Pedaggica

O PROFESSOR E O DESAFIO DO LAPTOP EM SALA DE AULA

Maria Aparecida Rodrigues dos Santos*

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

RESUMO

A pesquisa trata sobre a importncia da criatividade do professor, aliada conscincia das funes dos componentes da aprendizagem e das caractersticas particulares dos diferentes recursos, o elemento fundamental para que, cada vez mais, se torne eficaz a sua atuao no processo da aprendizagem. A experincia apresentada refere-se coleta de dados de professores que utilizam o laptop educacional como ferramenta de aprendizagem com objetivo de desenvolver habilidades intelectuais e cognitivas, levando o educando a explorar suas potencialidades, criando autonomia na aprendizagem.

Palavra-chave: Laptop; Ao do Professor; Desafios e Expectativas

1. INTRODUO

Com a exigncia de novos paradigmas educacionais, os governos da esfera municipal, estadual e federal tm feito grandes investimentos em equipamentos tecnolgicos para as escolas, bem como a conexo banda larga a fim de melhorar a qualidade de ensino e possibilitar o ingresso dos alunos na cultura digital, preparando os cidados para melhores condies de insero no mercado de trabalho. A pesquisa ora apresentada busca entender os princpios norteadores do Projeto UCA (Um computador por Aluno) que um projeto de iniciativa do Governo Federal que tem em sua meta a disseminao de uso pedaggico da tecnologia digital. A experincia apresentada refere-se coleta de dados de professores que fazem parte do corpo docente da Escola Municipal Professora Luzia Tavares, na tentativa de perceber as perspectivas e desafios enfrentados no que diz respeito utilizao do laptop na sala. Essas experincias tiveram incio a partir do momento que a escola foi contemplada com o projeto. A viso de utilizao dos recursos tecnolgicos na sala de aula vai alm de aspectos tcnicos e fazem parte da perspectiva de formao humana dentro das especificidades da sociedade contempornea, que exige um novo paradigma educacional mediado pelo computador. Nesse sentido a ao do professor na sala de aula com a utilizao dos recursos interativos de fundamental importncia.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

O Projeto UCA traz uma nova forma de utilizao das tecnologias digitais na escola, uma vez que proporciona a cada aluno um laptop com conexo a internet para realizao de atividades pedaggicas em sala de aula. Durante a pesquisa foi buscado destacar as potencialidades dos recursos interativos na aprendizagem, para justificar que o laptop conectado nas mos dos estudantes podem ser ferramentas importantes no processo de aprendizagem, sendo que o principal ponto est na ao do professor, na forma de como ele acolhe a ferramenta e planeja suas aulas, com objetivos claros daquilo que pretende desenvolver nos alunos, que uma educao de qualidade. Pensando nisso a coordenao do Projeto ofereceu durante o ano de 2010/2011 uma formao continuada da equipe pedaggica.

A formao dos professores visa o desenvolvimento da aprendizagem significativa e contextualizada, permitindo aos aprendizes ativos o uso de habilidades, a expresso da criatividade e a capacidade da crtica. O laptop passa a ser um suporte para o desenvolvimento de habilidades e competncias bsicas previstas na formao do cidado crtico e participativo. Este artigo apresenta e discute os principais resultados de uma pesquisa quantitativa realizada pelos coordenadores pedaggicos da Escola Municipal Professora Luzia Tavares, com a participao dos professores que atuam na referida Unidade Escolar e investiga o uso do laptop educacional e da internet como recurso pedaggico para utilizao em sala de aula. O artigo apresenta um breve referencial terico que embasou a investigao e as anlises, a metodologia para elaborao e aplicao do instrumento de coletas de dados e a partir da anlise dos dados coletados, aponta alguns indcios e problemas, bem como apresenta sugestes de possveis aes. Ao implantar o Projeto Um Computador por aluno, surge-se a necessidade de a discusso sobre a formao do professor, condio necessria e primordial para construo de um modelo educacional com o professor como mediador do processo de aprendizagem e no somente como mero transmissor de informaes. uma situao onde o professor tem a oportunidade de estar refletindo sobre sua prtica e tambm possa estar construindo novas formas de ao que possibilitem no s lidar com essa nova realidade, como tambm constru-la. De acordo com Valente (1997b;1998), o computador uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem, autonomia e criatividade do aluno. Porm, para que isso venha acontecer preciso que o professor assuma o papel de mediador da interao entre aluno, conhecimento e computador, o que supe formao para exerccio deste papel.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

O foco do projeto no s a incluso digital dos alunos, mas a incluso dos professores e dos pais. Os alunos denominados nativos digitais no so a parte fundamental da formao para o uso do laptop, mas os professores, muitos deles com dificuldades na apropriao tecnologia do computador. O processo de gesto de tecnologias que assinala Vieira (2007) trata da necessidade de se criar condies necessrias de uma cultura favorvel mudana, refere-se ao desenvolvimento de uma estrutura organizacional adequada. Isso requer mudanas no ambiente escolar e no ambiente externo escola, surge a demanda por um perfil de gestor escolar que seja capaz de gerenciar ambientes cada vez mais complexo, com manejos de tecnologias emergentes e que tenha viso em longo prazo. Segundo Valente (1997b),
A formao do professor deve lhe permitir condies para que ele

construa conhecimento sobre as tcnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prtica pedaggica e seja capaz de superar de ordem administrativa e pedaggica. Essa prtica possibilita a transio de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de contedo e voltado para a resoluo de problemas especficos de interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condies para que o professor saiba contextualizar o aprendizado e a experincia vivida durante a sua formao para a realidade de sala de aula compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedaggicos que se dispe a atingir.

Para DAmbrsio (1999 p.5), educao ao. Um princpio bsico que toda ao inteligente se realiza por meio de estratgias que so definidas a partir de informaes da realidade. Portando, a prtica educativa, como ao, tambm estar amparada em estratgias que permitem atingir as grandes metas da educao. As estratgias, todavia esto apoiados em ferramentas, recursos que viabilizam sua realizao. Sabemos que agora mais do que nunca o professores esto recorrendo tecnologia. Ao contrrio de que muitos pensam de que a informtica facilita o processo de ensino-aprendizagem, o computador dificulta o processo, podendo enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. O conhecimento no repassado para o aluno, ele no mais instrudo, ensinado, mas construtor de seu prprio conhecimento. Conforme Valente (1998), o computador tem sido usado na educao como mquina de ensinar que consiste na informatizao dos mtodos de ensino tradicionais; o professor

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

implementa no computador uma srie de informao que devem ser passadas ao aluno, na forma tutorial, exerccio e prtica ou jogo. Desta forma o computador no contribui para a construo do conhecimento, pois a informao no processada, mas simplesmente memorizada. A abordagem denominada por Papert de construtivismo permite que o aprendiz possa construir seu conhecimento atravs do computador.Segundo essa concepo, a construo s acontece quando o aluno constri um objeto de se interesse, um texto, um programa, etc. Para Valente (1998), a diferena entre a teoria de Piaget e construtivismo de Papert que o conhecimento construdo atravs do computador, o computador utilizado como uma ferramenta de aprendizagem.

A introduo dos recursos tecnolgicos na educao, segundo uma concepo construtivista, tem ocasionado o questionamento dos mtodos e prticas educacionais uma vez que as mesmas devem ser utilizadas como catalisadores de uma mudana do paradigma educacional. Um paradigma que promova a aprendizagem ao invs do ensino, que coloque no centro do processo o aprendiz, que possibilite ao professor refletir sobre sua prtica e compreender que a aprendizagem no um processo de transferncia de conhecimento, mas de construo do conhecimento, que se efetiva atravs do engajamento intelectual do aprendiz como um todo. A simples utilizao do computador por professores e alunos nem sempre garantem abordagens inovadoras no processo ensino-aprendizagem, pois o uso do computador e os recursos das TIC a ele associados podem acontecer de duas maneiras: 1 Para tornar mais fceis as rotinas de ensinar e aprender, nesse caso o computador estaria sendo utilizado como mquina de ensinar e repetindo os mesmos esquemas do ensino tradicional; 2 Como organizador de ambientes de aprendizagem onde os alunos so encorajados a resolverem situaes-problemas e o professor capaz de identificar e acatar o estilo de pensamento de cada um.

Tereza Cristina Jordo em um artigo ao Programa Salto para o Futuro diz que:
Os recursos digitais de aprendizagem, tambm chamados objetos de aprendizagem, so timos para apoiar a prtica dos professores preocupados em motivar seus alunos para que participem, de forma efetiva, do processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido o professor deve mudar sua forma de pensar e agir na educao, pois existe uma grande tendncia de repetio, em sala de aula, dos modelos que funcionaram na aprendizagem deste. O professor precisa ser um pesquisador permanente, que busca novas formas de ensinar e apoiar alunos em seu processo de aprendizagem.
* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Muito tem se falado sobre a formao dos professores para a utilizao de mdias na sala de aula, mas este no o nosso objetivo neste trabalho, demandaria uma pesquisa diferente. No entanto, para utilizar os recursos digitais nas aulas, os professores precisam de uma formao pedaggica para tal, Pedro Demo diz que:
O professor precisa, com absoluta nfase, de oportunidades de recuperar a competncia, de preferncia a cada semestre, atravs de cursos longos (pelo menos de 80 horas), nos quais se possa pesquisar controlar, elaborar, discutir de modo argumentado, (re) fazer propostas e contrapropostas, formular projeto pedaggico prprio, e assim por diante. (2002, p. 51).

Para que a tecnologia exera seu real potencial na sala de aula, a ao do professor deve ser a de permanente estudo terico e prtico, caso contrrio, corre-se o risco de fazer dos recursos tecnolgicos as mesmas funes com as quais j utilizado o quadro de giz. Nesta perspectiva, ensinar por meio de tecnologias digitais deve ter como principal objetivo ajudar o aluno a entender melhor aquilo o professor no conseguir apenas com a verbalizao, assim, um dos grandes desafios para o educador ajudar a tornar a informao significativa, a escolher as informaes verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreend-las de forma cada vez mais abrangente e profunda. (Moran, 2009, p. 23)

2. O PROFESSOR E O DESAFIO DO LAPTOP EM SALA DE AULA

Esta seo apresenta a metodologia adotada para conduo desta pesquisa que foi realizada de forma documental e de campo na escola Municipal Professora Luzia Tavares em Paraso do Tocantins. A escola Municipal Professora Luzia Tavares foi fundada em 1990, atende entre 300 a 400 alunos atualmente, sendo alunos do Ensino Fundamental de 9 anos , compreendido em 6 ao 9 ano. A histria da escola encontra-se no blog criado recentemente para divulgar atividades relativas implantao do Projeto UCA:
A Escola Municipal Professora Luzia Tavares foi criada em outubro de 1990, atravs da lei de criao e denominao n. 555/90 de 20 de dezembro de 1990. Reconhecida pela portaria seduc n. 2.969 de 25 de maio de 2007. O nome da escola foi em homenagem pstuma a professora Luzia Tavares da Silva. A escola iniciou suas atividades acadmicas em 1991.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

(Disponvel HTTP://LUZIATAVARES.BLOGSPOT.COM)

em:

Situada no Setor Pouso Alegre em Paraso do Tocantins, atende uma clientela de classe baixa e mdia baixa. So alunos, em sua maioria de famlias carentes de tudo. Nesse sentido o projeto UCA vem oportunizar a esta clientela uma incluso digital, associando-se a uma proposta de educao de qualidade. Em 2008 a escola foi contemplada com o Projeto UCA. A escola recebeu 365 laptops em julho de 2010. A partir da chegada dos laptop na Unidade Escolar, foi dado incio tambm uma formao para o aperfeioamento da equipe pedaggica, no que diz respeito a utilizao desse recurso. A formao dos professores para atender ao Projeto UCA, vai alm das perspectivas de formao tcnica de apropriao tecnolgica do laptop, abrange a perspectiva de formao humana para a criao de estratgias inovadoras que atenda aos anseios da sociedade contempornea mediada pelo computador. Isso porque a estrutura educacional vigente ainda no se encontra preparada para mudanas estruturais de funcionamento no que se refere a espaos e tempos escolares para atender as novas demandas de prticas pedaggicas mediadas pelas tecnolgicas emergentes.

Na Escola Municipal Professora Luzia Tavares, em Paraso do Tocantins o primeiro momento de implantao do Projeto UCA, trouxe expectativas e desafios para todos os agentes escolares, desde a equipe de gestores ao corpo docente e discente da Unidade Escolar. O corpo discente, o anseio de poder mexer no laptop, de manuse-lo. O corpo docente o desafio de aprender algo novo, de levar novas estratgias sala de aula. Aliado s reais expectativas dos professores encontra-se o desafio, o medo do novo, o medo de no conseguir aprender o suficiente para sentir-se seguro para levar o laptop para os alunos. Atravs dos depoimentos no dia-a-dia e durante as formaes, percebe-se que os professores esto abertos s novas aprendizagens e que entendem a necessidade de novas prticas pedaggicas aliadas ao uso do computador na sala de aula.

Nos primeiros contatos que os alunos tiveram com os laptops educacionais em sala de aula ouvimos da aluna Ana Lcia do 6 ano o seguinte relato:
Achei muito bom, nossa escola receber esse projeto, pois acredito que ao
utilizar o computador tambm na escola poderei estar ampliando meu

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

conhecimento, alm de conhecer o programa instalado no Laptop que o Metasys, que tem vrias ferramentas interessantes.

O laptop Educacional uma ferramenta de grande potencial na escola, desde que os professores e toda equipe estejam abertos a novas aprendizagens e a testar na prtica a utilizao deste recurso na aprendizagem, para que se possa assinalar atravs dos resultados finais de rendimento escolar a funo que essa ferramenta poder exercer no contexto escolar. Desde a implantao do Projeto na Escola essa ferramenta vem sendo utilizadas pela equipe docente, diante disto sentimos a necessidade de verificar os positivos e negativos quanto ao uso do computador em sala de aula. Dentre os pontos positivos podemos dizer que houve um maior entrosamento entre professores e alunos, a formao de alunos monitores que auxiliam nas tarefas, realizao de projetos, envolvimento da comunidade e tambm ocorre o protagonismo cientfico do corpo docente e discente. Quanto aos pontos negativos observei que acontecem problemas em relao de conectividade com internet quando uma atividade foi planejada, falta suporte pedaggico para os professores, o tempo para o planejamento das aulas insuficiente, os aspectos fsicos da escola no so adequados. Durante a pesquisa a Coordenadora do Projeto UCA na escola levantou dados em relao aos quantitativos de utilizao dos laptops por professores como recurso na sala de aula. Podemos analisar esse quantitativo observando os grficos a seguir

3. GRFICO REFERENTE AO 1 BISMESTRE/2011

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Fonte: blog da escola, disponvel em http://luziatavares.blogspot.com

Fonte: blog da escola, disponvel em http://luziatavares.blogspot.com

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Como podemos observar o uso do laptop no 1 bimestre de 2011, a disciplina que mais utilizou o recurso foi a de geografia e um pouco menos matemtica, porm todas as disciplinas utilizaram o computador de alguma forma. No que se refere ao 2 bimestre/20011, vemos que a disciplina que mais utilizou foi Lngua Portuguesa e Cincias, j na disciplina de arte no foi utilizado. Na utilizao do computador como recurso pedaggico para repasse de contedos aos alunos o professor se depara com uma realidade diferente daquela que habitualmente est acostumado porque entre o aluno e o professor h a mquina. Dessa forma o professor passa a ser o facilitador do processo ensino-aprendizagem, ele ir coordenar o processo e os alunos iro interagir com a mquina para aquisio do conhecimento. O professor ao planejar uma aula utilizando os computadores, precisa estar seguro e dominar aquilo que vai trabalhar, pois sabemos que as mquinas podem falhar e ocasionar imprevistos havendo necessidade de mudana no planejamento. No incio da implantao do Projeto, podemos ver por meio de depoimentos, que alguns professores no primeiro momento encontraram algumas dificuldades. A professora de Cincias das turmas do 6 ano e 7 ano acredita que no incio da implantao do projeto, no ter encontrado muitas dificuldades, apesar de no saber manusear praticamente nada, nem o computador e nem os programas existentes. Mas sentiu que com o passa dos trabalhos e das aulas, essas dificuldades foram sendo diminudas. Evangelista disse:
Eu achei que mudou bastante a forma de fixao do contedo, pois em sala de aula, o aluno recorda-se, ainda, do que visualizou na tela. bom ter esta nova opo de fixao e avaliao, pois o aluno j sai da sala com o valor obtido, alm de ser menos trabalhoso para o professor.

A professora de Lngua Portuguesa desenvolveu o Projeto na turma do 9 ano com o tema: Leitura e Escrita para insero social fez questo de frisar o trabalho, por ela realizado, utilizando o computador. Os alunos pesquisaram na internet e escolheram
uma poesia e copiaram no processador de texto, em seguida foi realizada uma leitura

individualizada das poesias escolhidas por eles. Aps a leitura foi feito uma produo de uma poesia coletiva, utilizando o processador e a projeo desta construo, fazendo as

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

adequaes necessrias de concordncias com a turma. Ao terminar foi impresso esta poesia e entregue a cada um.

Iolanda e Ana Maria, professoras de matemtica do 6 ao 9 ano do ensino fundamental comentaram que os alunos fizeram vrias aulas, realizando as seguintes atividades: desafios matemticos e reviso de exerccios e, ainda trabalharam com outros softwares educativos de matemtica. A professora Ana Maria disse: A atividade que achei bastante interessante foi
construo de grficos e tabelas. Recursos usados para o fechamento de uma pesquisa na internet.

A professora tambm falou sobre as dificuldades encontradas e suas expectativas quanto ao uso desse recurso:
As dificuldades encontradas somente, em relao ao uso da internet, pois tem dia que no se consegue a conexo e muitas vezes muito lenta e as minhas perspectivas que o uso dessa ferramenta facilite o trabalho e a aprendizagem e tambm que possamos alcanar com mais rapidez o ndice alcanado.

O uso de um laptop por aluno, para os alunos tem um efeito, para os professores outro. Para os ltimos a prtica pedaggica com a mdia digital contida nos laptops atravs da conexo com a internet e os softwares que esto no notebook, precisam ser objetos de aprendizagem. E para isso necessrio que o professor descubra possibilidades de insero desses objetos nos contedos curriculares. E muito comum ouvir o aluno pedir para mexer no computador, para ele significa jogar, ouvir msica, se conectar com stios de relacionamentos e bate papo. Mas para o professor, cada uma dessas ferramentas constitui um espao de estudo de como eles podem ser inseridos na prtica da sala de aula. E isso ainda um desafio da formao do professor para o uso pedaggico do laptop na sala de aula. Conforme o depoimento dos professores perante o questionrio respondido durante a pesquisa em relao aos pontos negativos encontrados at o trmino da

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

pesquisa, foi sugerido pelos professores algumas sugestes para que melhore o interesse em utilizar o recurso em suas aulas: Adequao do ambiente fsico; Aumentar quantidade de megas do acesso a internet, para tornar o acesso mais rpido; Tempo maior para o planejamento das aulas em que sero utilizados os laptops.

4. CONCLUSO

A tecnologia digital invade a sociedade e a escola no poder ficar imune. Quando se fala em escola trata-se dos professores, dos alunos, dos pais e das equipes de acompanhamento, portanto todas essas pessoas precisam acreditar em um projeto de formao que atingir o aluno na sociedade contempornea, uma vez que os ndices de rendimento precisam avanar. E esse avano depende entre outros aspectos da formao dos professores. A pesquisa aqui apresentada, com dados empricos sobre a importncia do laptop educacional como recurso metodolgico, defende a idia de que para que o projeto seja efetivado com melhores resultados, tanto na formao dos professores como em atividades na sala de aula, carece de mudanas que podem ser desde a estrutura da escola, quanto de aes estratgicas de estudo individuais e coletivas dos professores. Isso porque a formao do professor precisa de espao e tempo para acontecer Outro fator que merece nossa ateno a organizao estrutural da escola. Quando uma instituio abraa um projeto com este propsito a estrutura da escola precisa de alguns ajustes. Seja no calendrio, na carga horria de cada professor ou nas estratgias de estudo coletivo e individual dos cursistas. A Secretaria no poder olhar da mesma forma todas as escolas, mesmo que elas sigam o mesmo sistema de ensino, o mesmo currculo. E preciso que toda a equipe de acompanhamento da escola, bem como da secretaria estejam voltados para o projeto. Conclui-se que o laptop educacional conectado nas mos dos alunos a partir de um planejamento sistematizado do professor se configura em oportunidades impar no contexto da sociedade contempornea, alm de vencer o desafio de elevar os ndices de desenvolvimento humano.

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

5. REFERNCIA BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, M. Elizabeth. Informtica e formao de professores. Ministrio da Educao. Braslia, 2000 (Srie de estudos/ Educao Distncia.). BRASIL, Ministrio da Educao. Cartilha do Projeto UCA. Braslia/Escola Superior RNP, 2010. DAMBRSIO, U. Educao para uma sociedade em transio. Campinas, SP: Papirus, 1999. MORAN Jos Manoel. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. PARPET, Seymour. A Mquina das crianas: repensando a escola na era da informtica. Porto Alegre: Artes mdicas, 1994. VALENTE, Jos Armando (et all.) Aprendizagens na era das tecnologias digitais. So Paulo: Cortez, 2007. VALENTE, Jos Armando. Porqu o computador na Educao.In: Proinfo. VALENTE, Jos Armando. Computadores e conhecimento. Campinas: Grfica Unicamp, 1993

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

ANEXOS

QUESTIONRIO 1 Prezados Professores, da Escola Municipal Professora Luzia Tavares Com o objetivo de concluir um trabalho de Concluso de curso da Especializao em Coordenao Pedaggica que tem como tema: O uso do laptop educacional como recurso metodolgico,

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

peo por gentileza que responda ao questionrio ora apresentado para que possamos analisar o processo de utilizao do laptop educacional como recurso metodolgico na sala de aula. 1. Srie que leciona: ___________________ Disciplinas: ________________________ 2. Turno de trabalho: ( ) Matutino ( ) Vespertino 3. Horas de trabalho semanal em sala de aula: ( )20 horas ( ) 40 horas ( ) 60 horas 4. Escolas em que trabalha: ( )Uma ( ) Duas ( ) trs ( 5. Tem acesso a computador em: ( ) Em casa ( ) Na escola 6. Tem acesso internet. ( ) Em casa ( ) Na escola 7. Dificuldades encontradas na Utilizao dos Laptops em sala de aula. ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 8. Qual a sua perspectiva em relao a esse recurso? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 9. O que voc acha que precisa ser feito para um melhor desenvolvimento em relao a esses recursos multimiditicos?_______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 10- Cite uma experincia vivenciada em sala de aula com o uso do laptop educacional, como recuso metodolgico. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Obrigada por sua contribuio. Maria Aparecida R. Santos ) mais

QUESTIONRIO 2

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Pesquisa realizada para verificao do uso do laptop educacional classmate do Projeto UCA na Escola Municipal Professora Luzia Tavares pelos professores do Ensino Fundamental II.

Modalidades de utilizao dos laptops pelos professores Modalidade Processador de textos (kword) Planlha eletrnica (kspread) Pesquisa na internet Processador grfico (kshart) Sites de jogos Sites educacionais Jogos do metasys Tuxpaint sim no

FOTOS

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Fonte: blog da escola, disponvel em http://luziatavares.blogspot.com

Fonte: blog da escola, disponvel em http://luziatavares.blogspot.com

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Fonte: blog da escola, disponvel em http://luziatavares.blogspot.com

* Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-To

Potrebbero piacerti anche