Sei sulla pagina 1di 4

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO CMP - Bda Op Esp CI Op Esp DIVISO DE ENSINO

CAC 2012 Seo Psicopedaggica

AS PRIMEIRAS AES DE COMANDOS NO MUNDO

A atual concepo de emprego dos Comandos tem sua origem no ano de 1940 (IP 31-20), durante a 2 Guerra Mundial. Quando, aps a rpida derrota da Fora Expedicionria Britnica nos Pases Baixos e na Frana, que culminou com a retirada de Dunquerque, que durou de 25 de maio a 4 de Junho de 1940. Uma enorme fora britnica e francesa ficou encurralada por uma diviso panzer alem a nordeste da Frana e entre o canal costeiro de Calais. Mais de 300 000 soldados aliados foram evacuados por via martima. Em seguida a Inglaterra viu-se ameaada de invaso. Disposto a no aceitar a derrota, o Primeiro Ministro Britnico Winston Churchill aprovou o recrutamento, seleo e formao de unidades concebidas pelo coronel Dudley Clarke, cuja misso seria realizar incurses anfbias contra a costa da Europa ocupada. Estas unidades, numa aluso Guerra dos Bors (nativos da frica do Sul que causaram pesadas baixas aos ingleses, atravs de aes diversionrias, por ocasio da colonizao inglesa de 1880 a 1902, pela descoberta do ouro), foram denominadas COMANDOS. Com o decorrer da 2. Guerra, o quadro geral do conflito se alterou, devido audcia das unidades Comandos que possibilitou aos aliados reconquistar a iniciativa e desencadear uma srie de invases ao continente (Siclia, Itlia, Frana). Entre as principais operaes destacamos Lofoten, Vaagso, St.-Nazaire, Dieppe... Paralelamente, em outra frente, no Norte da frica, novamente os ingleses, em 1941, empregaram pequenas patrulhas motorizadas para realizar incurses e reconhecimentos profundos, primeiro contra a retaguarda italiana e posteriormente contra o frica Korps( o conjunto das foras da Alemanha na Lbia durante a Campanha do Norte da frica na Segunda Guerra Mundial), estas pequenas unidades receberam a denominao de Long Range Desert Group (LRDG, Grupo de Longo Alcance do Deserto). Ficaram conhecidos como os Escorpies do Deserto. Pouco tempo depois, um oficial escocs, David Stirling, props o audacioso plano de atacar aerdromos do Eixo com o objetivo de destruir aeronaves inimigas ainda em solo, organizando desta forma o Special Air Service (Servio Areo Especial SAS). O LRDG e o SAS operaram em conjunto realizando incurses contra aerdromos, portos e outros alvos, motivo pelo qual ficaram conhecidos como os Comandos do Deserto.

J do lado alemo, em 1943, uma pequena unidade das Waffen SS, tropas de elite alem, liderada pelo ento Capito Otto Skorzeny, mais um grupo de pra-quedistas resgataram do cativeiro nas escarpas italianas do Gran Sasso, o lder fascista deposto Benito Mussolini. Skorzeny foi ainda responsvel, dentre outras aes, pelo seqestro do filho do Regente da Hungria e na ltima ofensiva alem, em dezembro de 1944, seus homens, descaracterizados com uniformes, viaturas e equipamentos norte-americanos, uma vez infiltrados na retaguarda aliada, realizaram uma srie de sabotagens. No Teatro de Operaes do Pacfico, o ingls, Orde Wingate, liderou a 77 Brigada Indiana, os Chindits, contra a retaguarda nipnica. Os Comandos da Selva, empregando tticas heterodoxas, destruram o mito da invencibilidade japonesa na guerra na selva. Ao final da 2 Guerra Mundial, firmara-se o conceito de que unidades com efetivos reduzidos, rigorosamente selecionados e especialmente treinadas, poderiam realizar aes profundas, calcadas na surpresa e na ousadia, contra alvos significativos, mesmo quando guarnecidos por um inimigo potencialmente mais forte, como aconteceu com os engenheiros pra-quedistas alemes que neutralizaram a fortaleza de Eben Emael em 1940 (esta era considerada a mais slida fortaleza europia na Blgica, no entanto a guarnio de mais de setecentos soldados foi derrotada por 2 oficiais e 83 homens, todos engenheiros pra-quedistas alemes.). Nas dcadas seguintes, alm das j consagradas aes tipo Comandos, uma forma de emprego tornou-se freqente: o resgate. Dentre os quais, destacou-se o clebre resgate dos refns israelenses em Entebbe. Esta foi uma espetacular operao militar, levada a cabo pelas foras de segurana de Israel, em julho de 1976, para libertao de mais de 200 pessoas, sequestradas durante um vo comercial, cujo avio fora desviado para o aeroporto de Entebbe, situado nos arredores de Kampala, capital de Uganda. Essa complexa misso envolveu 4 aeronaves C 130, alem de viaturas em seu interior. Alem do resgate foram destrudos 11 MIGs 21 das tropas Hugandenses. O emprego eficiente das Aes de Comandos tem proporcionado a deteriorao das capacidades militares do inimigo, atravs de aes diretas ou indiretas contra sua infra-estrutura logstica, seus sistemas de comando e controle, e de defesa aeroespacial, obrigando-o a empenhar meios na defesa e segurana de sua retaguarda.

EVOLUO NO BRASIL Datam de 1624 (IP 31-20) as Primeiras Operaes Tipo Comandos, realizadas por nossos antepassados, quando os holandeses invadiram e ocuparam a cidade de Salvador. Com o despertar de nossa nacionalidade, foram escolhidos entre os baianos cerca de 600 brasileiros, que foram divididos em Companhias de Emboscadas, de 25 a 60 homens cada uma, com a misso de se aproximarem da cidade e nas nicas vias de acesso, realizar emboscadas, enfraquecendo os invasores, mantendo-os em estado de alerta e desgastando-os. Nessas aes destacou-se o capito

brasileiro - FRANCISCO PADILHA, que conseguiu, em uma delas, matar o prprio governador holands da praa, VAN DORTH. Fruto de sua gloriosa e destemida atuao o capito hoje considerado o patrono do 1BAC, sendo as companhias de emboscadas reconhecidas como as precursoras das tropas de comandos brasileiras. Em 1953, aps um acidente areo na Amaznia, a diretoria de rotas do Ministrio da Aeronutica sentiu necessidade de contar com pra-quedistas em estado de sobreaviso para serem empregados em misses de busca e salvamento. Ligaes oficiais foram feitas entre o Ministrio da Guerra e o Ministrio da Aeronutica e ficou autorizado o trabalho conjunto da Diretoria de Rotas e do ento Ncleo da Diviso Aeroterrestre para empregarem pra-quedistas do Exrcito como Unidade de Salvamento. Foram ento formadas seis equipes de salvamento compostas de oficiais e sargentos pra-quedistas. Esta idia no parou e baseado nas informaes dos Special Forces, os famosos boinas verdes norte americanos, e de seus Rangers, a misso de busca evoluiu para o conceito de Operaes Especiais. Surge ento o primeiro Curso de Operaes Especiais em 1957. Em 1961, por sugesto da Seo de Estudo e Pesquisa do Gabinete do Ministro, foi a ttulo experimental o Curso de Operaes Especiais, dividido em duas fases; a primeira fase, com durao de doze semanas para formar o lder de pequenas fraes; a segunda fase, com durao de dezesseis semanas, visava habilitar o homem a cumprir misses especiais. Em 12 de Agosto de 1968, a portaria nr 292/ Gabinete do Ministro, do Ministrio do Exrcito, determinou a criao do Curso de Aes de Comandos, Curso de Foras Especiais e do Destacamento de Foras Especiais, subordinado ao Centro de Instruo Pra-quedista General Penha Brasil. Na ocasio, a organizao adotada foi toda baseada na doutrina norte-americana de emprego dos Special Forces, j que no Brasil, at ento, nada havia sobre o assunto. No ano de 1969, quando a desordem tentava instalar-se no pas, o destacamento participou com vrios elementos de uma equipe da Brigada Pra-quedista, que foi empregada na regio de Registro (Vale da Ribeira, SP). Esta rpida atuao durou cerca de vinte dias e foi realizada sob o controle do Segundo Exrcito. Em 1972, no ms de junho, o destacamento recebeu a misso de resgatar na regio de Xambio, sudeste do Par, o corpo de um Cabo da 8 Regio Militar, que havia sido morto por guerrilheiros. Aps o resgate, o Destacamento ainda permaneceu atuando na rea sob o comando da Oitava Regio Militar por perodo de um ms aproximadamente, sendo empregado como Fora de Reao. Em 1973, nos meses de julho e agosto, o destacamento fez um adestramento nos Estados Unidos da Amrica, de 45 dias, junto s Foras Especiais norte-americanos, obtendo excelente resultado e causando tima impresso.

Logo aps o regresso dos Estados Unidos foi organizado no destacamento um Destacamento de Contraguerrilha, para atuar na regio de Marab e Xambio, j utilizando nova tcnica operacional, com emprego de Cabos e Soldados. Em 1978, o Centro de Instruo Pra-quedista General Penha Brasil, teve aprovado seu novo Quadro Organizacional, no qual no previa o Destacamento de Foras Especiais. Mas o Comando da Brigada de Infantaria Pra-quedista, delegou a misso de formao ao Centro de Instruo Praquedista General Penha Brasil. Em novembro de 1983, o Ministro do Exrcito, no uso de suas atribuies, resolveu organizar o 1 BFEsp, por transformao do ento Destacamento de Foras Especiais, virando assim uma nova pgina na evoluo da histria dos Foras Especiais e Comandos brasileiros. Finalmente, coroando o esforo dos pioneiros e desbravadores, em 04 de Setembro de 2003, o Comandante do Exrcito criou a Bda de Op Esp, sediada em Goinia, com o 1.BAC, o 1BFEsp, tambm em Goinia, e o CIOpEsp que permaneceu no Rio de Janeiro. Desde o incio da criao da BdaOpEsp, vem ocorrendo uma srie de misses em mbito nacional e internacional (Colmbia, Haiti, Costa do Marfim, Congo), realizao de intercmbios com outras tropas de Operaes Especiais, assim como o envio de militares para realizao de Cursos de combate em naes amigas (mergulho e Foras Especiais na Espanha, Comandos no Peru, Special Forces nos EUA entre outros). Tudo isso vem enriquecendo essas unidades de conhecimento e excelncia no cumprimento de suas misses. Com isso, fica claro a capacidade operacional desses homens que por um ideal, seja ele de liberdade, de patriotismo e mesmo o simples gosto pela atividade operacional de alto risco, abrem mo de uma vida convencional e colocam seus nomes annimos na histria das guerras com feitos carregados de herosmo e gloria. A atividade desses soldados fantasmas resume a vontade da maioria dos militares combatentes, mas nem sempre a vontade suficiente para alcanar xito nos cursos de formao de tropas especiais, necessrio muito mais do que uma simples vontade. Tudo isso torna essa profisso to desejada e odiada, pois iniciar um Curso de Aes de Comandos e estar a um passo do sucesso e do fracasso, e seja qual for o passo certamente marcar a vida dessa pessoa. Tudo isso contribui para construo do imaginrio, da mstica desse curso. Por isso, apesar da srie de atribuies impostas na vida do militar especializado, esse curso ainda muito cobiado.

Obs: Pesquisem e estudem sobre o que vocs realmente querem, s decidam buscar o objetivo, quando estiverem convictos disto!!!

COMANDOS!!!

Potrebbero piacerti anche