Sei sulla pagina 1di 17

Exames Nacionais - Ensino Secundrio

Informaes aos alunos


(Resumo da Norma 02/ES/2011) Neste resumo esto inseridos na ntegra os pontos 4, 5.6, 9, 10, 12, 13, 19, 20, 21, 22, 24.2 e 30 da Norma 02/ES/2011, bem como todo o Captulo III - Reapreciao das Provas de Exame e reclamao ao resultado da reapreciao e as Informaes/Exame Nacional de Lngua Portuguesa e de Matemtica, emanadas do Gabinete de Avaliao Educacional. Sero tambm afixados com estas instrues os Modelos JNE/ES nmeros 03/ES, 9/ES, 10/ES, 10-A/ES, 11/ES, 11-A/ES, 13/ES, 14/ES e 14-A/ES, que so de utilizao directa por parte dos alunos interessados.

Norma 02/ES/2011
()

4. Material especfico autorizado 4.1. As folhas de prova a utilizar nos exames nacionais e nos exames a nvel de escola equivalentes a exames nacionais so de modelo prprio. 4.2. As folhas de prova so enviadas aos estabelecimentos de ensino pela Editorial do Ministrio da Educao, em quantidade adequada ao nmero de estudantes que a prestam provas. 4.3. O papel de rascunho (formato A4) fornecido pela escola devidamente carimbado, e datado e rubricado por um dos professores responsveis pela vigilncia. O papel de rascunho no pode ser entregue ao examinando antes da distribuio dos enunciados. 4.4. Durante a realizao das provas de exame, os estudantes apenas podem usar o material autorizado nas Informaes-Exame, emitidas pelo GAVE, devendo cada aluno, na sala de exame, utilizar apenas o seu material.

4.4.1. As Informaes-Exame devem ser afixadas, com a devida antecedncia, para conhecimento dos estudantes. 4.4.2. Mquinas de calcular: a) Matemtica A (Prova 635), Matemtica B (Prova 735), Matemtica Aplicada s Cincias Sociais (Prova 835) e Fsica e Qumica A (715) S so autorizadas as calculadoras que respeitem as caractersticas tcnicas previstas no ofcio circular S-DGIDC-DSDC-JNE/2011/310, de 21 de Janeiro. Este ofcio circular deve ser afixado na escola, j que seu objectivo apoiar os candidatos e os professores coadjuvantes que vo verificar o material permitido durante a realizao do exame, constituindo por conseguinte apenas uma referncia dos modelos existentes em Portugal que obedecem s condies exigidas. b) Economia A (712) e Geografia A (719) S pode ser utilizada uma mquina de calcular no alfanumrica e no programvel. NOTA: Todo o aluno que se candidate a exame e possua uma mquina calculadora que seja susceptvel de levantar dvidas relativamente s suas caractersticas dever, at 31 de Maio, impreterivelmente, solicitar na escola onde se inscreve a confirmao da possibilidade de utilizar a mesma nas provas de exame referidas. Nesta situao, a escola deve passar declarao a ser entregue ao aluno, ficando uma cpia arquivada no estabelecimento de ensino.
ATENO
Sempre que o estudante se apresente a exame com uma calculadora cujas caractersticas tcnicas no se enquadrem nas condies previstas, levantando dvidas quanto legitimidade da sua utilizao, permitido ao estudante o seu uso, devendo obrigatoriamente ser preenchido o modelo 03/JNE/ES. No entanto, na situao referida ou em casos excepcionais em que a mquina de calcular se avaria, a escola pode proceder ao emprstimo de uma calculadora, devendo o examinando preencher igualmente o modelo 03/JNE/ES, para arquivo na escola. No primeiro caso, o modelo 03/JNE/ES enviado ao Responsvel do Agrupamento, aps o termo da prova, que, por sua vez, o remete Presidncia do JNE, para anlise da situao e deciso final, informando simultaneamente a Coordenao Regional do JNE deste procedimento. Caso se venha a confirmar o uso de mquina calculadora com caractersticas tcnicas diferentes das previstas, a prova de exame anulada. O estudante s pode levar para a sala de exame, uma nica calculadora.

4.4.3. Dicionrio s permitido o uso de dicionrios nas provas para as quais tal est expressamente previsto nas Informaes-Exame e de acordo com a tipologia a prescrita, e ainda na situao mencionada no Ofcio CircularDGIDC/JNE/DSDC/2011/1, de 25 de Janeiro. 4.5. O Secretariado de exames, em conjunto com o professor coadjuvante, define os procedimentos para verificao do material a usar pelos estudantes. Tal verificao deve ocorrer, sempre que possvel, antes do incio da prova, salvaguardando o caso dos alunos referidos em 10.1 em que essa verificao decorre com a maior brevidade, aps a sua entrada na sala de exames. 5. Salas e vigilncia () 5.6. Para a realizao das provas de exame os estudantes no podem ter junto de si quaisquer suportes escritos no autorizados (exemplo: livros, cadernos, folhas), nem quaisquer sistemas de comunicao mvel (computadores portteis, nem aparelhos de vdeo ou udio, incluindo telemveis, bips, etc.). Os objectos no estritamente necessrios para a realizao da prova (mochilas, carteiras, estojos, etc.) devem ser colocados junto secretria dos professores vigilantes, sendo que os equipamentos de comunicao devero estar devidamente desligados.
Qualquer telemvel ou outro meio de comunicao mvel que seja detectado na posse de um examinando, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulao da prova pelo director do estabelecimento de ensino.

9. Identificao dos estudantes 9.1. Os estudantes no podem prestar provas sem serem portadores do seu Carto de Cidado/Bilhete de Identidade ou de documento que o substitua, desde que contenha fotografia. O Carto de Cidado/Bilhete de Identidade ou o documento de substituio devem estar em condies que no suscitem quaisquer dvidas na identificao do aluno. 9.2. Os estudantes nacionais ou estrangeiros que no disponham de bilhete de identidade emitido pelas autoridades portuguesas podem, em sua substituio, apresentar ou ttulo de residncia ou passaporte ou documento de identificao utilizado no pas de que so nacionais ou em que residem e que utilizaram no acto
3

de inscrio. Neste caso, devem ser igualmente portadores do documento emitido pela escola onde efectuaram a inscrio com o nmero interno de identificao que lhes foi atribudo (cf. n. 8 da Norma 01/ES/2011). 9.3. Os estudantes que se apresentarem com total falta de documentos de identificao podem realizar a prova, devendo o Secretariado de Exames elaborar no final da mesma um auto de identificao do estudante perante duas testemunhas, utilizando para o efeito o modelo 01/JNE/ES. 9.3.1. O auto assinado por um elemento do Secretariado de Exames, pelas testemunhas e pelo estudante que nele deve apor, igualmente, a impresso digital do indicador direito. 9.3.2. No dia til seguinte ao da realizao da prova, o estudante em causa deve comparecer na escola, com o documento de identificao, sob pena de anulao da mesma. 9.3.3. No caso de no se verificar a confirmao da identidade do aluno no prazo estabelecido e se a prova j tiver sido enviada para classificao no Agrupamento, a escola deve solicitar de imediato ao Responsvel do Agrupamento que proceda anulao da prova.

10. Atraso na comparncia de estudantes 10.1. O atraso na comparncia dos estudantes s provas no pode ultrapassar 15 minutos aps a hora do incio da mesma. A estes estudantes no concedido nenhum prolongamento especial, pelo que terminam a prova ao mesmo tempo dos restantes. 10.2. Aps os 15 minutos estabelecidos no ponto anterior, um dos professores responsveis pela vigilncia deve assinalar na pauta os alunos que no compareceram prova.
()

12. Preenchimento do cabealho do papel de prova 12.1. No cabealho das folhas de resposta, o estudante deve inscrever: a) Na parte destacvel: o seu nome completo, de forma legvel e sem abreviaturas;

o nmero do Carto de Cidado/ Bilhete de Identidade e respectivo local de emisso; assinatura, conforme Carto de Cidado /Bilhete de Identidade; o nome e cdigo da prova que se encontra a realizar ex: prova de Matemtica B, cdigo 735; o nome do estabelecimento de ensino em que se encontra a realizar a prova. b) Na parte fixa: de novo, o nome e cdigo da prova que se encontra a realizar; o curso do ensino secundrio; a fase respectiva; o nmero de pginas utilizadas na realizao da prova, ainda que efectuada em diferentes tipos de papel de prova; verso 1 ou 2, no caso das provas do quadro seguinte, conforme enunciado distribudo.
Biologia e Geologia 10./11. anos Economia A 1./11. anos Fsica e Qumica A 10./11. anos Geografia A 10./11. anos Matemtica A 12. ano Portugus 12. ano 702 712 715 719 635 639

NOTA: Caso haja rasura no preenchimento do que referido nos dois ltimos itens, a alterao registada tem que ficar legvel. Esta alterao deve tambm ser registada no reverso da parte destacvel do cabealho sendo neste local apostas as assinaturas dos professores vigilantes e do aluno

12.2. Os estudantes referidos em 9.2. (nacionais ou estrangeiros) devem registar, no local destinado ao nmero do Carto de Cidado/Bilhete de Identidade, o nmero interno de identificao que lhes foi atribudo, indicando como local de emisso a referncia nmero interno.
ATENO: Se no for indicada a verso (verso 1 ou verso 2) so cotadas com 0 (zero) pontos todas as questes de escolha mltipla.

13. Advertncias aos estudantes 13.1. Os professores responsveis pela vigilncia devem avisar os estudantes de que: a) No podem escrever o seu nome em qualquer outro local das folhas de resposta, para alm dos mencionados no n. 12; b) No podem tambm escrever comentrios despropositados, nem mesmo invocar matria no leccionada; c) S podem usar caneta/esferogrfica de tinta indelvel azul ou preta; d) No podem utilizar fita ou tinta correctora para correco de qualquer resposta; e) A utilizao do lpis s permitida nas provas de Geometria Descritiva A, e Desenho A, devendo, mesmo nestas provas, ser utilizada caneta/esferogrfica nos textos escritos. Nas provas de Matemtica A, Matemtica B e Matemtica
6

Aplicada s Cincias Sociais, a utilizao do lpis s permitida nos itens que envolvem construes que impliquem a utilizao de material de desenho. f) Devem utilizar a lngua portuguesa para responder s questes das provas de exame. Exceptuam-se, obviamente, as disciplinas de Lngua Estrangeira. g) O uso de dicionrio para interpretao do enunciado ou apoio da resposta no permitido, salvo nas situaes especiais previstas no Ofcio-CircularDGIDC/JNE/DSDC/2011/1, de 25 de Janeiro. h) No podem abandonar a sala antes de terminado o tempo regulamentar da prova. 13.2. Aos estudantes deve tambm ser dado a conhecer o disposto nesta Norma 02/ES/2011, nos nmeros 19 (Desistncia da resoluo de prova), 21 (Irregularidades), 22 (Fraudes) e 24.2. (No aceitao de folhas de rascunho para classificao).
()

19. Desistncia de resoluo da prova 19.1. Em caso de desistncia de resoluo da prova no deve ser escrita pelo aluno qualquer declarao formal de desistncia, nem no papel da prova nem noutro suporte qualquer. 19.2. O estudante no pode abandonar a sala antes do fim do tempo regulamentar da prova. 19.3. A prova sempre enviada para classificao no Agrupamento de Exames, ainda que tenha s os cabealhos preenchidos. 20. Abandono no autorizado da sala 20.1. Se, apesar de advertido em contrrio, algum estudante abandonar a sala antes do fim do tempo regulamentar da prova, os professores responsveis pela vigilncia devem comunicar imediatamente o facto ao Director. 20.2. O Director toma as providncias adequadas para impedir a divulgao da prova por parte dos estudantes referidos no ponto anterior, nomeadamente no permitindo que estes levem consigo o enunciado, a folha de resposta e o papel de rascunho, assegurando que o aluno em nenhum caso volte a entrar na sala de exame.
7

20.3. Nesta situao, a prova anulada pelo Director, ficando a prova anulada em arquivo na escola, para eventuais averiguaes. 21. Irregularidades 21.1. A ocorrncia de quaisquer situaes anmalas durante a realizao da prova deve ser comunicada de imediato ao Director, o qual decide do procedimento a adoptar, devendo ser posteriormente elaborado relatrio da situao para comunicao ao JNE, atravs do Responsvel do Agrupamento de Exames. 21.2. A indicao no papel de prova de elementos susceptveis de identificarem o examinando implica a anulao da prova pelo JNE. 21.3. A utilizao de expresses despropositadas ou desrespeitosas no papel da prova de exame pode implicar a anulao da mesma por deciso do JNE. 21.4. Os procedimentos anteriormente referidos so adoptados sem prejuzo de ulterior procedimento criminal. 22. Fraudes 22.1. Aos professores vigilantes compete suspender imediatamente as provas dos examinandos e de eventuais cmplices que no decurso da realizao da prova de exame cometam ou tentem cometer inequivocamente qualquer fraude, no podendo esses examinandos abandonar a sala at ao fim do tempo de durao da prova. 22.2. A situao referida no nmero anterior deve ser imediatamente comunicada ao Director, a quem compete a anulao da prova, quer se trate de exame nacional/exame a nvel de escola ou prova de equivalncia frequncia, mediante relatrio devidamente fundamentado, ficando em arquivo na escola a prova anulada, bem como outros elementos de comprovao da fraude, para eventuais averiguaes. 22.3. A suspeita de fraude levantada em qualquer fase do processo de exames ou que venha a verificar-se posteriormente implica a interrupo da eventual eficcia dos documentos entretanto emitidos, aps a elaborao de um relatrio

fundamentado em ordem possvel anulao da prova, na sequncia das diligncias consideradas necessrias. 22.4 A anulao da prova, no caso a que se alude no nmero 22.3, da competncia do Presidente do JNE, qualquer que seja a modalidade de exame.
8

() 24. Recolha das folhas de resposta () 24.2. As folhas de rascunho no so recolhidas, j que em caso algum podem ser objecto de classificao.
()

30. Admisso realizao de exame na 2. Fase 30.1. Os alunos que no comparecerem ou reprovarem na 1. fase dos exames nacionais ou dos exames a nvel de escola para alunos com necessidades educativas especiais no necessitam de se reinscrever para a realizao dos mesmos exames na 2. fase, uma vez que so admitidos automaticamente a esta ltima fase. 30.2. Os servios de administrao escolar devem proceder ao levantamento dos candidatos que faltaram ou reprovaram na 1. fase e verificar aqueles que renem as condies de admisso, para a elaborao da pauta da 2. fase. 30.3. Os alunos que se inscreveram para exame num determinado tipo de prova e pretendam realizar outro tipo de exame na 2. fase tm de efectuar nova inscrio. 30.4. Os alunos que pretendem realizar provas de equivalncia frequncia, exames nacionais de disciplinas em que no houve inscrio na 1. fase ou em que no foram admitidos a exame e ainda para melhoria de classificao de exames que j tenham sido efectuados na 1. fase tm obrigatoriamente que proceder a nova inscrio para serem admitidos 2. fase. 30.5. Os alunos que realizam exame exclusivamente como prova de ingresso e pretendam repetir o exame na 2. fase tm tambm que proceder a nova inscrio para serem admitidos 2. fase.
()

CAPTULO III
REAPRECIAO DAS PROVAS DE EXAME

55. Competncia para a reapreciao de provas 55.1. da competncia do JNE a reapreciao das seguintes provas de exame: Exames finais de mbito nacional das disciplinas referidas nos Quadros IV do REES. Provas de equivalncia frequncia e outros exames realizados a nvel de escola. 56. Possibilidade de reapreciao das provas 56.1. admitida a reapreciao de todas as provas de exame de cuja resoluo haja registo em papel ou produo de trabalho tridimensional. 56.2. Quando a prova, para alm da resoluo registada em papel, incluir a observao do desempenho de outras competncias, s passvel de reapreciao a parte escrita 57. Efeitos da apresentao do pedido de reapreciao 57.1. A formalizao do pedido de reapreciao de uma prova implica a suspenso da classificao que fora inicialmente atribuda, sem prejuzo da sua utilizao a ttulo provisrio para efeitos de introduo do processo de candidatura ao ensino superior. 57.2. A classificao que resultar do processo de reapreciao aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior inicial, sem prejuzo do estabelecido no ponto seguinte. 57.3. Se a reapreciao implicar a reprovao do aluno que j obtivera aprovao com base na classificao da correco, atribuda a classificao mnima que possibilite a aprovao do aluno, para efeitos exclusivos de concluso do ensino secundrio. Para efeitos de candidatura ao ensino superior, sempre considerada a classificao que resultar da reapreciao. 58. Fases do processo de reapreciao No processo de reapreciao, h a considerar duas fases distintas:

10

a) A da consulta das provas, que se destina a permitir que o estudante possa conhecer a classificao que foi atribuda a cada questo da prova; b) A da reapreciao propriamente dita, que tem incio quando o estudante, aps a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciao e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciao e a alegao. 59. Pedido de consulta da prova 59.1. O requerimento de consulta da prova (Modelo 09/JNE/ES), feito pelo Encarregado de Educao ou pelo prprio examinando quando maior, deve ser sempre dirigido ao Director do estabelecimento de ensino onde foram afixados os resultados do exame. 59.2. O requerimento apresentado no prazo de dois dias teis aps a publicao da respectiva classificao, em duplicado, servindo este de recibo a devolver ao requerente. 60. Realizao da consulta 60.1. No prazo mximo de dois dias teis aps a entrega do requerimento devem ser facultados aos estudantes o enunciado da prova com as cotaes, os critrios de classificao e a fotocpia da prova realizada (mediante o pagamento dos encargos), devendo assegurar-se a ocultao da assinatura do professor classificador pelos meios adequados (no usar fita ou tinta correctora no original da prova), no sentido de preservar o seu anonimato. 60.2. A consulta do original da prova s pode ser efectuada na presena de um elemento de direco da escola ou de um membro do secretariado de exames, sempre com salvaguarda do anonimato do professor classificador. 61. Formalizao do pedido de reapreciao Se, aps a consulta da prova, o requerente considerar que existem motivos para solicitar a reapreciao da mesma, deve apresentar requerimento, nos dois dias teis seguintes data em que a prova lhe foi facultada, em impresso prprio Modelo 10/JNE/ES dirigido Presidente do JNE. 61.1. No requerimento, feito em duplicado, devem ser indicados o nome da disciplina e o cdigo da prova a que respeita o pedido de reapreciao.

11

61.2 Os servios administrativos procedem cobrana da quantia de 15, emitindo o correspondente recibo (nmero 30.1 do REES). 61.3. O pedido de reapreciao acompanhado de alegao justificativa, a apresentar no Modelo 11/JNE/ES (eventualmente tambm em folhas de continuao de Modelo 11-A/JNE/ES), a qual indica os motivos que justificam o pedido de reapreciao, podendo ainda o estudante anexar pareceres e relatrios que melhor o fundamentem, tendo em conta o anonimato da autoria destes pareceres e relatrios. 61.4 Quando forem apresentados documentos de alegao noutro suporte, o Modelo 11/JNE/ES serve de rosto da demais documentao. 61.5. A alegao deve indicar as razes que fundamentam o pedido de reapreciao, as quais s podem ser de natureza cientfica ou de juzo sobre a aplicao dos critrios de classificao, ou a existncia de vcio processual. A alegao no pode conter elementos identificativos do aluno ou referncias sua situao escolar ou profissional, nestes se incluindo a referncia a qualquer estabelecimento de ensino frequentado, ao nmero de disciplinas em falta para completar a sua escolaridade ou s classificaes obtidas nas vrias disciplinas, bem como a classificao necessria para concluso do ensino secundrio e para acesso ao ensino superior, sob pena de indeferimento liminar do processo de reapreciao (n. 30.3 do REES). 61.6. Sempre que se verificar que a alegao no se baseia em argumentos de natureza cientfica ou de juzo sobre a aplicao dos critrios de classificao, o indeferimento dos processos de reapreciao liminar, sendo da competncia do Responsvel do Agrupamento. 61.7. Se a reapreciao incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotaes, o requerente deve apresentar o modelo 10-A/JNE/ES devidamente preenchido. Neste caso, no h lugar a alegao nem devido o depsito de qualquer quantia (n. 30.5 do Regulamento dos Exames do Ensino Secundrio). 62. Organizao do processo de reapreciao na escola 62.1. Cada pedido de reapreciao d origem organizao de um processo constitudo por: a) modelo 10-B/JNE/ES;
12

b) alegao justificativa (Mod.11/JNE/ES); c) original da prova prestada pelo estudante, sem o talo destacvel, que fica guardado na escola; d) enunciado da prova e critrios de classificao (tanto nos exames nacionais como nos exames elaborados a nvel de escola), tendo em ateno a existncia de enunciados e respectivos critrios de classificao de provas adaptadas para alunos com necessidades educativas especiais; e) matriz da prova, no caso dos exames/provas de equivalncia frequncia. 62.2. O processo organizado de forma a garantir rigorosamente o anonimato do estudante. 62.3. O original do requerimento da reapreciao fica arquivado no estabelecimento de ensino. 63. Envio dos processos ao Agrupamento Os processos, depois de organizados, devem ser agrupados por prova

cdigo/disciplina e entregues pelo Director, no dia til imediatamente a seguir, na sede do Agrupamento, em envelopes separados que, no exterior, so identificados com a etiqueta do Modelo 07/JNE/ES e vo acompanhados da guia de entrega Modelo 12/JNE/ES. 64. Gesto da bolsa de professores relatores Os professores relatores so designados de entre os professores classificadores, constituintes das bolsas. 65. Apreciao das provas pelos professores relatores 65.1. A reapreciao incide sobre toda a prova, independentemente das questes identificadas na alegao justificativa. 65.2 As provas de exame nacional e dos exames elaborados a nvel de escola que sejam objecto de pedido de reapreciao so submetidas anlise de um professor relator, o qual no pode ter corrigido nem classificado essas mesmas provas. 65.3. Ao professor relator compete antes de mais proceder rectificao de eventuais erros que verifique na soma das cotaes da totalidade dos itens da prova.

13

65.4. Ao professor relator compete propor e fundamentar a nova classificao (inferior, igual ou superior inicial) a atribuir prova, justificando nomeadamente as questes alegadas pelo aluno e aquelas que foram sujeitas a alterao por discordncia com a classificao atribuda pelo classificador. 65.5. A proposta do professor relator e a sua fundamentao assumem a forma de parecer, o qual deve ser objectivo, completo e circunstanciado. 65.6. Do no cumprimento destas condies resulta a ineficcia do parecer e sua consequente anulabilidade. 65.7. Os professores relatores devolvem as provas reapreciadas e restante documentao ao Agrupamento de Exames, dentro do prazo definido pelo respectivo Responsvel. 66. Determinao do resultado da reapreciao 66.1. Caso se verifique diferena igual ou superior a 25 pontos entre a classificao resultante da incorporao da classificao proposta pelo professor relator e a classificao inicial da prova, o Responsvel de Agrupamento de Exames remete todo o processo ao Coordenador da Delegao Regional do JNE, para as diligncias prescritas no n. 31.7 do REES. 66.2. O segundo relator reaprecia de novo a prova nos termos referidos no n 65 desta Norma, com conhecimento do parecer/proposta e da grelha elaborados pelo primeiro relator, cujo anonimato deve ser devidamente garantido. 66.3. A classificao resultante da incorporao da proposta do segundo professor relator passa a constituir a classificao final da prova, aps homologao pela Presidente do JNE. 66.4. A deciso da reapreciao definitiva para todos os efeitos legais, sem prejuzo da possibilidade de reclamao prevista no n. 32 do REE. 67. Procedimentos a adoptar pela escola aps a reapreciao 67.1. O Director ou seu delegado devidamente credenciado faz o levantamento, na sede do Agrupamento, das provas reapreciadas, das alegaes justificativas, dos pareceres dos relatores, das grelhas de classificao e dos despachos de homologao. 67.2. Desvendado o anonimato das provas, o Director afixa os resultados da reapreciao nas datas fixadas no despacho do calendrio de exames - 19 de
14

Agosto, para as provas da 1 Fase e 8 de Setembro para as provas da 2 fase, constituindo este o nico meio oficial de comunicao aos interessados. 67.3. Compete ainda ao Director, atravs do Secretariado de Exames, assegurar a repetio dos procedimentos definidos no n. 54 desta Norma de forma a actualizar os dados em funo das classificaes da reapreciao e ordenar o envio dos dados correspondentes ao JNE - Programa ENES, por correio electrnico. 68. Reclamaes ao resultado da reapreciao 68.1. Do resultado da reapreciao pode ainda haver reclamao a dirigir Presidente do JNE, mediante requerimento a apresentar pelo encarregado de educao ou pelo examinando, quando maior, no prazo de quatro dias teis a contar da data da afixao dos resultados da reapreciao, na escola onde foi realizado o exame. 68.2. O requerimento da reclamao deve ser formulado no Modelo 13/JNE/ES e a fundamentao deve ser exarada nos Modelos 14/JNE/ES e 14-A/JNE/ES (folha de continuao). 68.3. A reclamao deve refutar os argumentos apresentados pelo professor relator, constituindo apenas fundamento desta a discordncia na aplicao dos critrios de classificao das provas e a existncia de vcio processual, sendo indeferidas liminarmente as reclamaes baseadas em quaisquer outros fundamentos, e, ainda, aquelas que, na sua fundamentao, contenham elementos identificativos do aluno ou referncias sua situao escolar ou profissional, nestes se incluindo a meno a qualquer estabelecimento de ensino frequentado, ao nmero de disciplinas em falta para completar a sua escolaridade, as classificaes obtidas nas vrias disciplinas, bem como a classificao necessria para concluso do ensino secundrio e para acesso ao ensino superior. 68.4. A reclamao apenas pode incidir sobre as questes que foram objecto de reapreciao, quer aquelas que foram alegadas pelo aluno quer aquelas que, no tendo sido alegadas, mereceram alterao da classificao por parte do professor relator. 68.5. Para efeitos de reclamao, devem ser facultadas ao interessado (mediante pagamento dos encargos) fotocpias das diferentes peas do processo
15

nomeadamente do(s) parecer(es) do(s) professor(es) relator(es) e da(s) grelha(s) de classificao -, devendo proceder-se, na escola, ocultao das assinaturas do professor classificador e do(s) professor(es) relator(es) pelos meios adequados (no usar fita ou tinta correctora no original da prova) no sentido de preservar o seu anonimato. 69. Organizao do processo de reclamao 69.1. Compete ao Director enviar ao Presidente do JNE (Avenida 24 de Julho, n. 140, 6. andar, 1399-025 LISBOA) as reclamaes apresentadas ao resultado da reapreciao, no dia seguinte ao da respectiva entrada nos servios administrativos da escola. 69.2. Do processo de reclamao do resultado da reapreciao devem constar: a) o requerimento do interessado devidamente preenchido (e sem ocultao dos dados identificativos); b) a fundamentao da reclamao; c) o original da prova (incluindo o talo destacvel); d) a matriz da prova, no caso dos exames/provas de equivalncia frequncia e) o enunciado da prova e os critrios de classificao; f) a alegao justificativa da reapreciao; g) a(s) grelha(s) e o(s) parecer(es) do(s) professor(es) relator(es); h) a acta de homologao do resultado de reapreciao. 70. Concluso do processo de reclamao Devolvido o processo de reclamao escola pela Presidente do JNE, a ocorrer no prazo mximo de trinta dias teis contados a partir da data da apresentao da reclamao na escola, o Director nomeia responsveis pela repetio dos procedimentos definidos no n. 54 desta Norma, de forma a actualizar os dados em funo do resultado da reclamao e a envi-los ao Responsvel do Agrupamento e ao JNE Programa ENES, por correio electrnico. Carregal do Sal, 6 de Junho de 2011 O Presidente da Comisso Administrativa Provisria _________________________________
16

(Hermnio Alexandre da Cunha Marques)

17

Potrebbero piacerti anche