Sei sulla pagina 1di 4

CONTROLE EXTERNO Resumo aulas Aulas 01 e 02 1. Entidades Fiscalizadoras Superiores So os Tribunais de Contas e as Controladorias.

Tribunais de Contas: colegiados que auxiliam o Poder Legislativo na funo de Controle Externo. Controladorias: apuram as irregularidades e apenas recomendam ao Poder Legislativo as aes a serem tomadas. 2. O que TCU? um colegiado previsto na Constituio; Possui 9 ministros que fazem julgamento de processos; No faz parte do Poder Judicirio; Est disposto na CF na parte do Poder Legislativo, mas h controvrsias (autnomo) Funo de fiscalizar a Administrao Pblica (superioridade e exterioridade).

3. Controle interno Previsto pela CF tambm. Cada poder tem seu controle interno. Controle interno do Executivo: CGU; Cada Tribunal do Judicirio tem seu controle interno; Cada rgo do Legislativo tambm tem seu controle interno. TCU tambm tem seu controle interno. 4. Titular do Controle Externo o Congresso Nacional e no o TCU; mas como ele no tem capacidade administrativa para exercer esta fiscalizao, ento foi criado o TCU. O Congresso Nacional no pode executar as funes do TCU. O TCU presta auxlio ao CN, mas no rgo auxiliar. 5. Funcionamento bsico do TCU composto por 9 ministros. Possui tambm: 4 auditores no plenrio (ministros substitutos); 7 procuradores (do MP junto com TCU); Secretaria (parte administrativa, onde tem os auditores de controle externo). Cada unidade tcnica a analisa processos, como processo de contas, de fiscalizao, de tomada de contas especial, denncia, etc. 6. Funes do TCU Fiscalizar a aplicao de recursos pblicos federais; Fiscalizar atos de gesto, de admisso de pessoal, de concesso de aposentadoria, etc. (sem se intrometer nas funes tpicas de cada poder). OBS: tem competncia para fiscalizar quaisquer atos administrativos dos trs poderes da Unio e MP. 7. Modelo de Controle Externo (ou simetria) o mesmo, tanto para Unio como para os estados (claro que mudando a esfera). 1

Aulas 03 e 04 1. Fiscalizao do TCU As funes atpicas do TCU podem ser fiscalizadas pelo controle interno dele ou por ele mesmo (controle externo sendo exercido pelo Tribunal nele mesmo). 2. Histria do Controle Externo TCU criado em 1888 por Rui Barbosa (ministro da fazenda). Logo no seu incio quase foi eliminado por negar gasto do Presidente, mas em 1891 foi feito um decreto que manteve a existncia do Tribunal. 3. Tipos de Controle a) Concomitante: quando ocorre no mesmo momento da edio do ato. b) Prvio: antes da edio do ato. c) A posteriori: depois da edio do ato. 4. Controle do Tribunal de Contas Antes s era prvio, ou seja, tudo precisava de aval antes de ser feito; mas s funcionou bem enquanto a Administrao era pequena. Agora feito a posteriori. Em princpio, tem foco mais controlador, sancionador, mas hoje em dia j faz assessoramento (modelo de controladoria americano). O TCU pode exercer o controle de constitucionalidade, mas apenas em casos concretos e difusos. 5. Natureza dos Tribunais de Contas a) Administrativa: produz decises de natureza administrativa (pode ser revista pelo Judicirio). As decises do TCU no Brasil no so administrativas puras, ou seja, podem ser revistas pelo Judicirio, mas com restries. O Judicirio no pode julgar o mrito, apenas a forma (se respeitou direitos adquiridos, se deu direito de defesa, se no foi deciso arbitrria, etc.). b) Judicante 6. Concluses sobre o TCU No um Tribunal Judicirio, de natureza administrativa, mas possui as mesmas prerrogativas e aspectos dos tribunais superiores do Judicirio. Ex.: a remunerao dos ministros do TCU a mesma dos ministros do STJ. No tem personalidade jurdica prpria, faz parte da personalidade jurdica da Unio. Como um tribunal superior, todos os mandados de segurana (ordinrio) contra ele caem no STF. 7. Composio do TCU Nove ministros, dos quais 6 escolhidos pelo Congresso Nacional (livre) e 3 indicados pelo Presidente da Repblica. Requisitos para ser ministro: 35 a 65 anos; Reputao elevada; Notrios conhecimentos de administrao pblica, direito, contabilidade e economia; Mais de 10 anos em atividade que exija tais conhecimentos. Da escolha do presidente (antiguidade e merecimento): Um auditor (ministro substituto); Um procurador; Um livre. 2

As autoridades do TCU so os 9 ministros, os 4 auditores e os 7 procuradores. Aula 05 1. Normas Fiscalizao FOpCOP : Financeira, Operacional, Contbil, Oramentria e Patrimonial. Aspectos que o TCU analisa (LeLEco): Legitimidade, Legalidade, Economicidade, Subveno e Renncia de Receitas. No pode analisar convenincia e oportunidade. No permitida criao de Tribunal de Contas Municipais. nicos que existem so do Rio e So Paulo (j existiam antes de 1988). Os estaduais fiscalizam os municpios. Existe Tribunal de Contas dos Municpios em 4 estados, que de competncia estadual, com jurisdio sobre as contas municipais. Aulas 06 e 07 1. Funcionamento O auditor fiscaliza um gestor; Se encontrar irregularidade, elabora relatrio; O tribunal julga o relatrio (aberto o contraditrio); O gestor pode recorrer no prprio TCU para discutir o mrito. No o TCU quem julga as contas do Presidente da Repblica. Apenas analisa e emite parecer. 2. Decises do TCU Apesar de terem natureza jurdica administrativa, so chamadas de vinculantes, pois vincula a Administrao Pblica (a deciso tem que ser cumprida). Deciso de indenizao (no prescrevem). Outro tipo de deciso (podem prescrever). Estas decises so prova pr-constituda (ttulo executivo extrajudicial). Passa direto para a fase de execuo do processo (no precisa da de conhecimento). 3. O TCU pode executar suas prprias decises? No. Quem executa a AGU (imediatamente aps a publicao). Aulas 08, 09 e 10 1. Contas Seu conceito abstrato, jurdico. O TCU s pode julgar a responsabilidade de algum, se esta pessoa possuir contas abertas. 2. Prestao de Contas Presidente da repblica presta contas ao Congresso Nacional. Chefes de poder, administradores pblicos e gestores prestam contas ao TCU anualmente. Prefeito municipal, servidores pblicos comuns e pessoas jurdicas normais s tm contas criadas se houver desvio ou prejuzo. Presidente tem prazo de 60 dias para prestar as contas aps o trmino (fevereiro) e caso no preste, a Cmara dos Deputados toma as contas. O TCU faz um parecer prvio das contas do Presidente (funo opinativa), mas o Congresso toma a deciso que quiser.

3. Tipos de contas Contas anuais: prestadas independentemente de desvios e desfalques. Contas especiais: abertas exclusivamente para julgar uma pessoa em razo de determinados fatos. 4. Funes do Tribunal Opinativa, julgadora, consultiva, sancionadora, fiscalizadora. 5. Julgamento de prefeito Se o prefeito est executando oramento do municpio, um agente poltico. julgado pela Cmara de Vereadores. Em cidades pequenas, quando o prefeito participa ativamente das atividades administrativas, responde tanto na Cmara quanto pelo Tribunal de Contas. 6. Controle de constitucionalidade O TCU pode, no mbito de suas competncias, reconhecer a incompatibilidade de uma norma jurdica com a Constituio (no caso concreto); ou seja, afasta aquela lei do julgamento especfico. 7. Eficcia do TCU Para irregularidade sem desvio, o TCU pode condenar o gestor, aplicando uma sano (multa) pode prescrever. No precisa de abertura de conta especial. Mas para irregularidade com dbito (ou desvio), converte o processo de auditoria em um processo de contas especiais para poder fazer a citao e a pessoa pode ser condenada em dbito (devolver o dinheiro) aes de ressarcimento so imprescritveis; e como no cumpriu a lei, pode pagar uma multa de ate 100% do valor do dbito. 8. O TCU pode tomar contas de empresa comercial estrangeira? Pode, se ela causar prejuzo para a Unio ou se a Unio detiver capital em empresa estrangeira, pois o tribunal tem jurisprudncia sobre as contas destas empresas (ex. Itaipu).

Potrebbero piacerti anche