Sei sulla pagina 1di 32

Antropologia Cultural ______________________________________________________________

FATEBOV

___________________________________________________ Programa de Convalidao de Bacharel em Teologia

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

FUNDAMENTOS SCIO-ANTROPOLGICOS

Carga Horria: 40horas-aula

EMENTA Anlise do fenmeno educativo e suas mltiplas inferfaces: poltica, cultural, social, econmica etc, por meio do resgate das concepes do homem e da sociedade em que ele esta inserido e diante das relaes com as transformaes do mundo do trabalho, a partir das referncias tericas construdas no mbito das cincias humanas e scias, numa

perspectiva interdisciplina , caracterizada pelas interfaces entre os enfoques sociolgicos, antropolgico e psicolgico.

OBJETIVOS
Compreender os princpios que regem os fatos sociais e distinguir as formas de organizao da sociedade em sistemas integrados.

Possibilitar ao aluno o contato com as formulaes tericas e prticas das reas de sociologia e antropologia na educao acerca do fenmeno educacional e dos determinantes scio-culturais do espao escolar. Desenvolver o raciocnio sociolgico e o olhar antropolgico essencial ao exerccio da licenciatura. Discutir, em nvel introdutrio, a produo do conhecimento sociolgico e antropolgico, considerando os fundamentos histrico-sociais e a especificidade e complexidade do estudo cientfico dos fenmenos sociais. Discutir os conceitos fundamentais da Teoria Sociolgica e antropolgica necessrios compreenso e anlise explicativa da realidade social. Discutir os principais processos envolvidos na formao e dinmica da sociedade, com nfase na natureza, reproduo e transformao da sociedade de classe.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

CONTEDO PROGRAMTICO

Fundamentos sociolgicos. Antropologia cultural: definio; evoluo histrica O que sociologia, sua origem, seus principais conceitos Cultura: conceito, funo da cultura, cultura e sub-cultura; cultura popular; o folclore Racionalidade e conhecimento: as diversas etapas do conhecimento. Conhecimento cientfico e conhecimento popular Objeto e mtodo da sociologia da educao. Educao, escola e sociedade O que antropologia Conceitos bsicos O campo e a abordagem da antropologia o mtodo etnogrfico O que cultura. Cultura x Natureza A alteridade e o etnocentrismo A cultura condicionante da viso do mundo do homem Desenvolvimento do scio-antropolgico Trajetria histrica do surgimento da cincia. O postivismo. Augusto Comte 2.2 - Herbert Spencer A contribuio de Emile Durkaheim para o estudo da educao 2.3 - mile Durkheim 2.4 - Karl Marx e Friedrick Engels A escola e a estratificao social. A alienao em Karl Marx Louis Althusser e os aparelhos ideolgicos de Estado

Desafios da realidade scio-cultural contempornea 5.1- Neoliberalismo 5.2- Globalizao

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

NDICE

1. FUNDAMENTOS SOCIOLGICOS 1.1. Correntes Sociolgicas 1.2. A cincia da sociologia 1.3. Comparao com outras Cincias Sociais 1.4. Sociologia da Ordem e Sociologia da Crtica da Ordem 1.5. A evoluo da sociologia como disciplina 1.6. reas de estudo em Sociologia 2. ANTROPOLOGIA CULTURAL 2.1-.Definies 2.2. Evoluo Histrica 3. ANTROPOLOGIA FSICA 4. CULTURA 4.1. Conceito 4.2. Funo da Cultura 4.3. Cultura e Sub-cultura 4.4. Cultura Popular 4.5. O Folclore 5. ORIENTAO PARA ESTUDOS 6. BIBLIOGRAFIA

5 8 10 11 12 12 13 15 15 16 16 18 18 20 22 25 27 30 31

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

1. FUNDAMENTOS SOCIOLGICOS Interaes sociais e suas consequncias so interesses comuns na sociologia. A Sociologia uma cincia que estuda o comportamento humano e os meios de comunicao em funo do meio e os processos que interligam o indivduo em associaes, grupos e instituies. Enquanto o indivduo na sua singularidade estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenmenos que ocorrem quando vrios indivduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.

Os resultados da pesquisa sociolgica no so de interesse apenas de socilogos. Cobrindo todas as reas do convvio humano desde as relaes na famlia at a organizao das grandes empresas, o papel da poltica na sociedade at o comportamento religioso a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a administradores, polticos, empresrios, juristas, professores em geral, publicitrios, jornalistas, planejadores, sacerdotes, mas, tambm, ao homem comum. Entretanto, o maior interessado na produo e sistematizao do conhecimento sociolgico o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina cientfica.

Assim como toda cincia, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa no seja objetivamente alcanvel, tarefa da Sociologia transformar as malhas da rede com a qual a ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razo, o conhecimento sociolgico, atravs dos seus conceitos, teorias e mtodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreenso das situaes com que se defrontam na vida quotidiana, das suas mltiplas relaes sociais e, conseqentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

A Sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observaes do que repetitivo nas relaes sociais, para da formular generalizaes tericas, como tambm de eventos nicos e sujeitos inferncia sociolgica, como o surgimento do capitalismo ou a gnese do Estado Moderno, para explic-los no seu significado e importncia singular.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

A Sociologia surgiu como uma disciplina no sculo XIX, na forma de uma resposta acadmica para um desafio de modernidade: se o mundo est ficando mais integrado, a experincia de pessoas do mundo crescentemente atomizada e dispersada. Socilogos no s esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas tambm desenvolver um "antdoto" para a desintegrao social. Hoje os socilogos pesquisam macroestruturas inerentes organizao da sociedade, como raa ou etnicidade, classe e gnero, alm de instituies como a famlia; processos sociais que representam divergncia, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divrcio. E pesquisam os microprocessos como relaes interpessoais. Socilogos fazem uso freqente de tcnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatstica) para descrever padres generalizados nas relaes sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanas sociais e como os indivduos respondero a essas mudanas. Em alguns campos de estudo da Sociologia, as tcnicas qualitativas como entrevistas dirigidas, discusses em grupo e mtodos etnogrficos permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.

Os cursos de tcnicas quantitativas/qualitativas servem, normalmente, a objetivos explicativos distintos ou dependem da natureza do objeto explicado por certa pesquisa sociolgica: o uso das tcnicas quantitativas associado s pesquisas macro-socilogicas; as qualitativas, s pesquisas micro-sociolgicas. Entretanto, o uso de ambas as tcnicas de coleta de dados pode ser complementar, uma vez que os estudos micro-sociolgicos podem estar associados ou ajudarem no melhor entendimento de problemas macro-sociolgicos (ver: Elias, Norbert. Os Estabelecidos e os Outsiders. Rio de Janeiro, Jorger Zahar Ed., 2000. Introduo e cap. 1, pp. 19-60).

A Sociologia uma rea de interesse muito recente, mas foi a primeira cincia social a se institucionalizar. Antes, portanto, da Cincia Poltica e da Antropologia. Em que pese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a Histria, a Psicologia e a Economia, Montesquieu tambm pode ser encarado como um dos fundadores da Sociologia - talvez como o ltimo pensador clssico ou o primeiro pensador moderno.
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

Em Comte, seu esquema sociolgico era tipicamente positivista, (corrente que teve grande fora no sculo XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases histricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os remdios para os problemas de ordem social.

As transformaes econmicas, polticas e culturais ocorridas no sculo XVIII, como as Revolues Industrial e Francesa, colocaram em destaque mudanas significativas da vida em sociedade com relao a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradies.

A Sociologia surge no sculo XIX como forma de entender essas mudanas e explic-las. No entanto, necessrio frisar, de forma muito clara, que a Sociologia datada historicamente e que o seu surgimento est vinculado consolidao do capitalismo moderno.

Esta disciplina marca uma mudana na maneira de se pensar a realidade social, desvinculando-se das preocupaes especulativas e metafsicas e diferenciando-se progressivamente enquanto forma racional e sistemtica de compreenso da mesma.

Assim que a Revoluo Industrial significou, para o pensamento social, algo mais do que a introduo da mquina a vapor. Ela representou a racionalizao da produo da materialidade da vida social.

O triunfo da indstria capitalista foi pouco a pouco concentrando as mquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses (donos dos meios de produo) e proletrios (possuidores apenas de sua fora de trabalho). H paralelamente um aumento do funcionalismo do Estado que representa um aumento da burocratizao de suas funes e que est ligado majoritariamente aos estratos mdios da populao.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

O quase desaparecimento dos pequenos proprietrios rurais, dos artesos independentes, a imposio de prolongadas horas de trabalho, e etc., tiveram um efeito traumtico sobre milhes de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas tradicionais de vida.

No demorou para que as manifestaes de revolta dos trabalhadores se iniciassem. Mquinas foram destrudas, atos de sabotagem e explorao de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criao de associaes livres, formao de sindicatos e movimentos revolucionrios.

Este fato importante para o surgimento da Sociologia, pois colocava a sociedade num plano de anlise relevante, como objeto que deveria ser investigado tanto por seus novos problemas intrnsecos, como por seu novo protagonismo poltico j que junto a estas transformaes de ordem econmica pde-se perceber o papel ativo da sociedade e seus diversos componentes na produo e reproduo da vida social, o que se distingue da percepo de que este papel seja privilgio de um Estado que se sobrepe ao seu povo.

O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revoluo Industrial, pelas novas condies de existncia por ela criada. Mas uma outra circunstncia concorreria tambm para a sua formao. Trata-se das modificaes que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo. As transformaes econmicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o sculo XVI, no poderiam deixar de provocar modificaes na forma de conhecer a natureza e a cultura. 1.1. Correntes Sociolgicas

Porm, a Sociologia no uma cincia de apenas uma orientao terico-metodolgica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicao da realidade social. Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem ao menos trs linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clssicos, das quais podem se citar, no necessariamente em ordem de importncia: (1) a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clssico em mile Durkheim, de
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

fundamentao analtica; (2) a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz terico-metodolgica hermenutico-compreensiva; e (3) a linha de explicao sociolgica dialtica, iniciada por Karl Marx que mesmo no sendo um socilogo e sequer se pretendendo a tal, deu incio a uma profcua linha de explicao sociolgica.

Estas trs matrizes explicativas, originadas pelos seus trs principais autores clssicos, originaram quase todos os posteriores desenvolvimentos da Sociologia, levando sua consolidao como disciplina acadmica j no incio do sculo XX. interessante notar que a sociologia no se desenvolve apenas no contexto europeu. Ainda que seja relativamente mais tardio seu aparecimento nos Estados Unidos, ele se d, em grande medida, por motivaes diferentes que as da velha Europa (mas certamente influenciada pelos europeus, especialmente pela sociologia britnica e positivista de Herbert Spencer). Nos EUA a Sociologia esteve de certo modo "engajada" na resoluo dos "problemas sociais", algo bem diverso da perspectiva acadmica europia, especialmente a teuto-francesa. Entre os principais nomes do estgio inicial da sociologia norte-americana, podem ser citados: William I. Thomas, Robert E. Park, Martin Bulmer e Roscoe C. Hinkle.

A Sociologia, assim, vai debruar-se sobre todos os aspectos da vida social. Desde o funcionamento de estruturas macro-sociolgicas como o Estado, a classe social ou longos processos histricos de transformao social ao comportamento dos indivduos num nvel micro-sociolgico, sem jamais esquecer-se que o homem s pode existir na sociedade e que esta, inevitavelmente, lhe ser uma "jaula" que o transcender e lhe determinar a identidade. Para compreender o surgimento da sociologia como cincia do sculo XIX, importante perceber que, nesse contexto histrico social, as cincias tericas e experimentais desenvolvidas nos sculos XVII, XVIII e XIX inspiraram os pensadores a analisar as questes sociais, econmicas, polticas, educacionais, psicolgicas, com enfoque cientfico.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

1.2. A cincia da sociologia

Ainda que a Sociologia tenha emergido em grande parte da convico de Comte de que ela eventualmente suprimiria todas as outras reas do conhecimento cientfico, hoje ela mais uma entre as cincias.

Atualmente, ela estuda organizaes humanas, instituies sociais e suas interaes sociais, aplicando mormente o mtodo comparativo. Esta disciplina tem se concentrado particularmente em organizaes complexas de sociedades industriais.

Ao contrrio das explicaes filosficas das relaes sociais, as explicaes da Sociologia no partem simplesmente da especulao de gabinete, baseada, quando muito, na observao casual de alguns fatos. Muitos dos tericos que almejavam conferir sociologia o estatuto de cincia, buscaram nas cincias naturais as bases de sua metodologia j mais avanada, e as discusses epistemolgicas mais desenvolvidas. Dessa forma foram empregados mtodos estatsticos, a observao emprica, e um ceticismo metodolgico a fim de extirpar os elementos "incontrolveis" e "dxicos" recorrentes numa cincia ainda muito nova e dada a grandes elucubraes. Uma das primeiras e grandes preocupaes para com a sociologia foi eliminar juzos de valor feitos em seu nome. Diferentemente da tica, que visa discernir entre bem e mal, a cincia se presta explicao e compreenso dos fenmenos, sejam estes naturais ou sociais.

Como cincia, a Sociologia tem de obedecer aos mesmos princpios gerais vlidos para todos os ramos de conhecimento cientfico, apesar das peculiaridades dos fenmenos sociais quando comparados com os fenmenos de natureza e, conseqentemente, da abordagem cientfica da sociedade. Tais peculiaridades, no entanto, foram e continuam sendo o foco de muitas discusses, ora tentando aproximar as cincias, ora afastando-as e, at mesmo, negando s humanas tal estatuto com base na inviabilidade de qualquer controle dos dados tipicamente humanos, considerados por muitos, imprevisveis e impassveis de uma anlise objetiva.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

10

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

1.3. Comparao com outras Cincias Sociais

No comeo do sculo XX, socilogos e antroplogos que conduziam estudos sobre sociedades no-industrializadas ofereceram contribuies Antropologia. Deve ser notado, entretanto, que mesmo a Antropologia faz pesquisa em sociedades industrializadas; a diferena entre Sociologia e Antropologia tem mais a ver com os problemas tericos colocados e os mtodos de pesquisa do que com os objetos de estudo.

Quanto a Psicologia social, alm de se interessar mais pelos comportamentos do que pelas estruturas sociais, ela se preocupa tambm com as motivaes exteriores que levam o indivduo a agir de uma forma ou de outra. J o enfoque da Sociologia na ao dos grupos, na ao geral.

J a Economia diferencia-se da Sociologia por estudar apenas um aspecto das relaes sociais, aquele que se refere a produo e troca de mercadorias. Nesse aspecto, como mostrado por Karl Marx e outros, a pesquisa em Economia freqentemente influenciada por teorias sociolgicas.

Por fim, a Filosofia social intenta criar uma teoria ou "teorias" da sociedade, objetivando explicar as varincias no comportamento social em suas ordens moral, esttica e histricas. Esforos nesse sentido so visveis nas obras de modernos tericos sociais, reunindo um arcabouo de conhecimento que entrelaa a filosofia hegeliana, kantista, a teoria social de Marx e, ao mesmo tempo, Max Weber, utilizando-se de valores morais e polticos do iluminismo liberal mesclados com os ideais socialistas. primeira vista, talvez, seja complexo apreender tal abordagem. Entretanto, as obras de Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jrgen Habermas, entre outros, representam uma das mais profcuas vertentes da filosofia social, representada por aquilo que ficou conhecido como Teoria Crtica ou, como mais popularmente se diz, Escola de Frankfurt.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

11

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

1.4. Sociologia da Ordem e Sociologia da Crtica da Ordem

A Sociologia, em vista do tipo de conhecimento que produz, pode servir a diferentes tipos de interesses.

A produo sociolgica pode estar voltada para engendrar uma forma de conhecimento comprometida com emancipao humana. Ela pode ser um tipo de conhecimento orientado no sentido promoo do melhor entendimento dos homens acerca de si mesmos, para alcanar maiores patamares de liberdades polticas e de bem-estar social.

Por outro lado, a Sociologia pode ser orientada como uma 'cincia da ordem', isto , seus resultados podem ser utilizados com vistas melhoria dos mecanismos de dominao por parte do Estado ou de grupos minoritrios, sejam eles empresas privadas ou Centrais de Inteligncia, revelia dos interesses e valores da comunidade democrtica com vistas a manter o status quo.

As formas como a Sociologia pode ser uma 'cincia da ordem' so diversas. Ela pode partir desde a perspectiva do socilogo individual, submetendo a produo do conhecimento no ao progresso da cincia por si ou da sociedade, mas aos seus interesses materiais imediatos. H, porm, o meio indireto, no qual o Estado, como principal ente financiador de pesquisas nas reas da sociologia escolhe financiar aquelas pesquisas que lhe renderam algum tipo de resultado ou orientao estratgicas claras: pode ser tanto como melhor controlar o fluxo de pessoas dentro de um territrio, como na orientao de polticas pblicas promovidas nem sempre de acordo com o interesse das maiorias ou no respeito s minorias. Nesse sentido, o uso do conhecimento sociolgico potencialmente perigoso, podendo mesmo servir finalidades anti-democrticas, autoritrias e arbitrrias.

1.5. A evoluo da sociologia como disciplina

A sociologia no mundo foi se mostrando presente em vrias datas importantes desde as

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

12

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

grandes revolues, desde l cada vez mais foi de fundamental participao para a sociedade mundial e tambm brasileira.

Desde o incio a sociologia vem se preocupando com a sociedade no seu interior, isto diz respeito, por exemplo, aos conflitos entre as classes sociais. Na Amrica Latina, por exemplo, a sociologia sofreu influencias americanas e europias, na medida em que as suas preocupaes passam a ser o subdesenvolvimento, ela vai sofrer influncias das teorias marxistas.

No Brasil nas dcadas de 20 e 30 a sociologia estava num estudo sobre a formao da sociedade brasileira, e analisando temas como abolio da escravatura, xodos, e estudos sobre ndios e negros. Nas dcadas seguintes de 40 e 50 a sociologia voltou para as classes trabalhistas tais como salrios e jornadas de trabalho, e tambm comunidades rurais. Na dcada de 60 a sociologia se preocupou com o processo de industrializao do pas, nas questes de reforma agrria e movimentos sociais na cidade e no campo e a partir de 1964 o trabalho dos socilogos se voltou para os problemas scio-polticos e econmicos originados pela tenso de se viver em um pas cuja forma de poder o regime militar.

Na dcada de 80 a sociologia finalmente volta a ser disciplina no ensino mdio,e tambm ocorreu a profissionalizao da sociologia. Alm da preocupao com a economia poltica e mudanas sociais apropriadas com a instalao da nova republica, voltam tambm em relao ao estudo da mulher, ao trabalhador rural, e outros assuntos culminantes.

1.6. reas de estudo em Sociologia

Os socilogos estudam uma variedade muito grande de assuntos. Segue uma pequena lista de reas e tpicos de estudo na Sociologia.

Demografia social Micro-sociologia Sociologia ambiental Sociologia da arte


Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

13

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

Sociologia do conhecimento Sociologia da cincia Sociologia da cultura Sociologia econmica Sociologia da comunicao Desenvolvimento econmico Sociologia das Organizaes Sociologia da educao Sociologia das histrias em quadrinhos Sociologia industrial Sociologia jurdica Sociologia mdica Sociologia do esporte Sociologia poltica Sociologia das relaes de gnero Sociologia da religio Sociologia rural Sociologia do trabalho Sociologia urbana Sociologia da Violncia e da Criminalidade .

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

14

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

2. ANTROPOLOGIA CULTURAL

2.1. Definies

Segundo o Dicionrio de Antropologia: o corpo de disciplinas que se consagram ao estudo dos grupos humanos sob o prisma dos tipos fsicos e biolgicos e sob o prisma das formas de civilizao sem escrita atualmente existentes... a cincia do homem tomado na totalidade das suas manifestaes e das suas dimenses. O termo Antropologia vem do grego antropos = homem e logia = estudo. Da a definio de que antropologia o estudo, ou tratado do homem. a cincia que estuda o homem. Etimologicamente significa o ramo dos saber que tem por objeto de estudo, o homem. Segundo Broca, antropologia a cincia que tem por objeto o grupo humano, considerado no seu conjunto, nos seus pormenores e nas suas relaes com o resto da natureza. J para Lehman Nitsche, a antropologia o estudo fsico e psquico do gnero humano, no ponto de vista comparado. Isto , comparativamente com os outros animais e das raas humanas entre si. O professor Mendes Corra enunciou, dizendo que a antropologia estuda os caracteres humanos, fsicos e psquicos, que tem sob o triplo ponto de vista: a) Da posio do homem na escala zoolgica; b) Da origem do homem e conhecimento dos primeiros homindeos; c) Da classificao das raas, povos e tipos humanos. Em poucas palavras e de uma maneira simples, definimos antropologia como a cincia que estuda o homem, e tudo que o envolve, fsica e psiquicamente.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

15

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

2.2. Evoluo Histrica

A antropologia comeou a desenvolver-se especificamente como cincia na segunda metade do sculo XIX, num momento histrico em que as colees etnolgicas, antes meras curiosidades de particulares, passavam a constituir verdadeiros museus, e em que os conhecimentos da cultura europia sobre outros povos comeavam a ser sistematizados e submetidos a revises metdicas. O aparecimento do darwinismo, com o debate sobre a origem do homem, suscitou o incio do estudo comparativo das diversas lnguas; esse fator e o interesse em conhecer a histria de outras culturas distanciadas da Europa fizeram convergir os esforos dos pesquisadores, at que se aglutinassem numa s cincia - a antropologia - as descobertas, os procedimentos, os mtodos e os achados de muitas outras que, sob ngulos diversos, empreenderam o estudo das sociedades humanas. Ao longo de duas dcadas, entre 1840 e 1860, apareceram sucessivamente as sociedades antropolgicas de Londres, dos Estados Unidos e de Paris, as quais agrupavam peritos oriundos de variados campos - zoologia, fisiologia, geografia, geologia, lingstica e outras cincias -, unidos no interesse comum pelo estudo homem.

3. ANTROPOLOGIA FSICA

Como se viu, na segunda metade do sculo XIX ficou bem clara uma primeira diferenciao dos estudos antropolgicos entre os que se referiam ao homem como ser social e os que o tomavam como objeto de estudo do ponto de vista de suas caractersticas biolgica. Desde ento, a antropologia fsica se desenvolveu em torno de dois objetivos principais: de um lado, o desejo de encontrar o lugar que o homem ocupa dentro da classificao animal, e averiguar
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

16

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

sua histria natural. De outro, a inteno de oferecer uma definio inequvoca das diversas categorias em que se pode dividir o conjunto do gnero humano, de acordo com as diferenas biolgicas que os homens apresentam entre si. O primeiro desses objetivos se traduziu na tentativa por parte dos pesquisadores, de reconstruir a linha evolutiva que teria vindo dos primatas at o homem. Foi essa tarefa que se popularizou, na segunda metade do sculo XIX, com o nome de busca do elo perdido. No sculo XX, a matria adquiriu um carter mais cientfico e se vinculou estreitamente com a paleontologia ou estudo dos fsseis. Importantes descobertas de homens macacos, primeiro na frica oriental, permitiram um conhecimento mais precioso da evoluo dos homindeos. Destacaram-se nesse nesses trabalhos antroplogos como os da famlia queniana Leaky (Louis Seymour Blazett e Mary, assim como o filho do casal, Richard) e o americano D. C. Johanson. Curiosamente, essa disciplina adquiriu tal importncia nos pases da Europa continental, tais pesquisas no costumam ser consideradas propriamente antropolgicas e so classificadas como uma forma de paleontologia, a qual vista como um instrumento da outra. De qualquer modo, realizaram-se classificaes raciais bastante complexas, mais que logo demonstrariam sua insuficincia, j que se guiavam basicamente pelo critrio de dar importncia maior aos traos mais visveis do corpo humano formato do rosto, cor da pele etc. - que no so necessariamente os traos diferenciadores mais importantes. Por volta de 1900, desencavaram-se os velhos trabalhos de Mendel sobre a hereditariedade, publicados 35 anos antes, e rapidamente a cincia da gentica ganhou enorme vigor. Por outro lado, a descoberta dos grupos sangneos, seguida de muito perto pelas outras relativas s caractersticas bioqumicas do corpo humano, ps a descoberto a superficialidade das classificaes raciais baseadas nas caractersticas morfolgicas externas.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

17

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

4. CULTURA

4.1. Conceito Proveniente de culto, que significa atitude de venerao e respeito coisa alguma ou algum, a cultura o conjunto de atitudes e modos de agir caractersticos do homem, que exerce no meio e/ou em os mesmos visando uma transformao de forma a melhorar sua condio de vida. A cultura se transmite de uma a outra gerao, formando um sistema de comportamentos humanos. Mas no s isso. Cultura e o conjunto de conhecimentos de algum; instruo. Como podemos ver, a cultura e empregada em dois sentidos principais: a) Sentido absoluto, filosfico e pedaggico: Diferencia de civilizao, designa a vida intelectual de pensamento crtico e reflexivo de um indivduo, de uma poca ou de um pas. b) Sentido relativo, antropolgico, sociolgico, etnogrfico: Designa aquele conjunto de estilos, de mtodos, de valores materiais juntamente com os morais que caracterizam um povo ou sociedade. Compreende por um lado, um acervo de objetos, utenslios e instrumentos. E, por outro lado, um conjunto de hbitos corporais ou mentais que servem direta ou indiretamente para a satisfao de necessidades humanas.

Muitos podem perguntar: Qual a melhor cultura? Ou, existe uma cultura modelo? A resposta que no h cultura melhor que a outra. No podemos dizer que um civilizado melhor que um ndio nativo. O conceito de certo e errado para um civilizado diferente para um nativo. Os valores e os padres podem ser diferentes e no serem errados, piores ou melhores. Tudo depende do ponto de vista cultural de cada um. muito comum acharmos que nossa cultura melhor que uma outra, baseando apenas no nosso conceito, daquilo que nos rodeia e que nos comum.
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

18

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

Com os padres de comportamento predominantes nas relaes entre animais no-humanos so transmitidos pela herana biolgica, usa-se denominar, a exemplo de Kingsley Davis, essas sociedades de sistemas biossociais. As formas de organizao das relaes sociais entre os homens, pelo fato de elas se basearem em padres artificiais, no derivados das caractersticas orgnicas especficas da nossa espcie, so classificadas como sistemas bio-scio-culturais, segundo a denominao do mesmo socilogo, pois o que caracteriza a sociedade humana precisamente a cultura. Mas o que significa cultura para o cientista social? O sentido sociolgico da palavra cultura no o mesmo da linguagem do senso comum. Na linguagem cotidiana, a palavra cultura empregada com vrios significados. Ora significa erudio, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que fulano tem cultura, ora significa determinado tipo de

realizao humana, como a arte, a cincia e a filosofia. Isto sem falar no sentido agrcola original da expresso. J, o sentido sociolgico dessa palavra no se limita a essas acepes. , no entanto, to amplo que no exclui nenhum desses significados. Na linguagem sociolgica, cultura tudo que resulta da criao humana. A cultura, portanto, tanto compreende idias quanto artefatos. clssica a definio de Edward B. Tylor: Um todo complexo que abarca conhecimentos, crenas, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade. O que deve ser ressaltado nessa definio a indicao de que a cultura compreende todas as elaboraes resultantes das capacidades adquiridas pelo homem como

integrante da sociedade, pois a cultura, como j deve ter ficado claro, no decorre da herana biolgica do homem, mas de capacidades por ele

desenvolvidas atravs do convvio social. S o homem, possui cultura. Todos os homens possuem culturas, no sentido de que, vivendo em sociedade, participam de alguma cultura. Ao contrrio do que se afirma na linguagem vulgar, quando se diz que alguns indivduos no tem cultura, a cultura no exclusiva das pessoas letradas, j que qualquer indivduo normalmente socializado participa dos
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

19

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

costumes, das crenas e de algum tipo de conhecimento da sua sociedade. Por esta razo, comum o emprego, principalmente entre antroplogos, da expresso enculturao como sinnimo de socializao, j que esta implica necessariamente a interiorizao da cultura pelo indivduo. Todas as sociedades, e no apenas as que possuem escrita, tm uma cultura. Tanto a mais simples e isolada sociedade tribal quanto a mais complexa sociedade urbano-industrial possuem cultura. A cultura, compreendendo

conhecimentos, tcnicas de transformao da natureza, valores, crenas de todo o tipo, normas, pois o modo de vida de cada povo. Ela o fundamento da sociedade e o que distingue o homem dos animais irracionais. Cada povo, cada sociedade tem modo prprio de convvio que ele desenvolveu para a adaptao s circunstncias ambientais. Ela tambm a parte do ambiente resultante da transformao da natureza pelo homem. Por isto, a cultura , por excelncia, o domnio do artificial e do convencional.

4.2. Funes da Cultura

Nascendo do trabalho humano para responder aos desafios da natureza, a cultura tem como funo evidente satisfazer necessidades humanas. Quando o homem faz um instrumento de caa, impelido pela necessidade de alimentar, quando confecciona um casaco com peles de animais, levado pela necessidade de se proteger do frio. Mas esta no a nica funo da cultura. Toda cultura compreende, alm dos meios de satisfao correto de de necessidades, satisfaz-las, idias isto : a respeito do um modo fato

convencionalmente

normas.

tipicamente humano que a satisfao das necessidades seja culturalmente regulamentada. prprio da condio social do homem que ele no apenas se preocupe com a satisfao das suas necessidades, mas tambm com as formas estabelecidas como corretas na cultura da sua sociedade para satisfaz-las, pois toda cultura inevitavelmente necessidades humanas. Na medida em que a
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

20

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

cultura compreende uma regulamentao de satisfao de necessidades, ela estabelece limites a essa satisfao. Observe-se, por exemplo, a alimentao humana. O homem, como sabemos, onvoro, no entanto, a sua alimentao, sendo culturalmente regulada, seletiva. Alimentos tidos como nutritivos e agradveis ao paladar em uma cultura, em outras no so sequer includos no cardpio do homem, mesmo sendo disponveis no ambiente natural. Alm do mais, a alimentao humana feita dentro de ritmos culturalmente estabelecidos. Toda cultura no s estabelece que alimentos podem ou no ser comidos., no s as possibilidades de combinao, mas tambm as horas do dia em que determinados alimentos podem ser ingeridos. E isto artificial. A alimentao humana um exemplo do quanto a cultura molda as inclinaes animais mais elementares do homem atravs da regulamentao da satisfao de

necessidades. E assim ocorre com a satisfao de todas as necessidades humanas. Mas, alm de possibilitar a satisfao das necessidades humanas e de limitar normativamente essa satisfao, a cultura tambm cria necessidades para o homem. As necessidades humanas no se restringem s estritamente decorrentes dos imperativos de sua condio animal. Mesmo estas, como j vimos, so moldadas pela cultura e por ele assimilado atravs da socializao. Veja-se, por exemplo, o vesturio. Como qualquer pessoa pode facilmente constatar, o vesturio no tem como principal funo proteger o indivduo dos rigores do clima. Tem, igualmente, uma funo moral, associado que est s noes de decoro. Alm dessas funes, tem ainda, uma funo claramente simblica. Estar na moda, quando ao vesturio, significa obedecer s normas referentes a essa rea da vida social e, ao mesmo tempo, satisfazer uma necessidade esttica cultural. Mesmo quando prevalecem as consideraes morais na escolha e no uso do vesturio, ainda a o indivduo est simultaneamente obedecendo normas e satisfazendo necessidades psquicas originadas na cultura, j que mesmo a observncia de normas se torna uma necessidade, quando estas so suficientemente assimiladas pelos indivduos.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

21

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

oportuno notar que, proporcionando ao homem meios de satisfazer as suas necessidades, a cultura nem sempre inteiramente harmonizada com as condies orgnicas da nossa espcie. Ao contrrio. A cultura, em geral, implica alguma forma de violao da condio natural do homem. O uso do palet e da gravata e de tecidos e cores incompatveis com o Bem-estar humano em regies de clima tropical so um exemplo do carter arbitrrio da cultura de como ela nem sempre representa a forma mais adequada de adaptao do homem s condies ambientais.

4.3. Cultura e Sub-cultura

A cultura das sociedades simples, como notadamente as sociedades tribais, tende a possuir um grau muito alto de homogeneidade e de integrao. O ritmo de transformao dessas culturas, como j foi observado, tende a ser lento, quando comparado com o ritmo da mudana nas sociedades complexas, como a sociedade em que vivemos. Quando afirmamos que a cultura das sociedades simples tem um alto grau de homogeneidade, estamos, de outro modo, dizendo que a grande maioria dos seus padres so compartilhados por todos os seus participantes. Todos os indivduos, nessas sociedades, participam das mesmas crenas e dos mesmos possuem valores motivos, bsicos, observam e as mesmas normas

fundamentais,

sentimentos

atitudes

semelhantes,

compartilham de formas anlogas de perceber e interpretar as situaes da existncia. Isto no acontece nas sociedades complexas, como as predominantemente organizadas com base na industrializao e na urbanizao. As culturas de tais sociedades so altamente heterogneas. Nelas, a participao cultural dos indivduos fragmentada e diversificada. Por esta razo, para compreender as culturas das sociedades complexas em toda a sua diversificao necessrio

identificar as subculturas que as compem. Na linguagem sociolgica, ao contrrio do uso que se faz da palavra na linguagem do senso comum, subcultura
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

22

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

no significa cultura inferior. Subcultura significa parte de uma cultura. As subculturas sendo diferentes do todo, no so contudo, independentes da cultura total. Uma subcultura no tambm um simples conjunto de pessoas. As

pessoas participam de subculturas, mas no so as subculturas. Nas sociedades complexas, as pessoas tendem a participar simultaneamente de vrias

subculturas. Uma subcultura antes constituda de valores, crenas, normas e padres de comportamento, ou seja de um modo de vida prprio, compartilhados por uma parte da populao total de uma sociedade. O que distingue uma subcultura o fato de que as crenas, os valores, as normas e os padres de comportamento que ela implica so exclusivos dela. Ao mesmo tempo, sendo parte de uma cultura total, uma subcultura participa do modo de vida comum da cultura total, o que equivale a dizer de todas as outras subculturas. Podemos, assim definir subcultura como parte de uma cultura, distinta desta ltima pela posse de crenas, valores, normas e padres de comportamento exclusivos, mas dependente do todo atravs da participao de elementos culturais comuns ao todo. Do mesmo modo que uma subcultura no um conjunto de pessoas, tambm no necessariamente uma regio. Existem, verdade, subculturas regionais, ou seja, modos de vida culturalmente caractersticos de determinadas populaes localizadas em uma regio comum. Esse tipo de subcultura, porm cada vez menos freqente nas sociedades onde as comunicaes de massa tenham um papel relevante. Ser que ainda possvel a identificao no Brasil de subculturas regionais? Uma subcultura sulista tpica, por exemplo, ou mesmo gacha? Uma subcultura da Regio Norte? Uma subcultura nordestina? Uma subcultura de Copacabana-Ipanema-Leblon? Ser que existe uma subcultura urbano-industrial paulista? Embora seja tentador tipificar o comportamento do

brasileiro com base nessas sugestes de localizao geogrfica, pelo menos aconselhvel no negligenciar o risco de simplificao exagerada que a

identificao de subculturas regionais pode ter no Brasil de hoje.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

23

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

Numa sociedade complexa como a nossa, mais viveis so as subculturas no regionais, como as subculturas etrias, profissionais, religiosas etc. Os indivduos que participam, por exemplo, da subcultura dos jovens de classe mdia alta urbana no esto necessariamente localizados em um mesmo espao geogrfico. As pessoas que compartilham de um modo de vida caracterstico em razo da sua filiao religiosa tambm no esto situadas em uma rea geogrfica comum. Os indivduos que participam de formas semelhantes de perceber e enfrentar situaes sociais em decorrncia de alguma profisso, do mesmo modo, no so confinados a um mesmo espao geogrfico. De especial importncia nas sociedades complexas so as subculturas de classe. Estas constituem provavelmente o tipo mais evidente de subcultura nessas sociedades. Pertencer a uma determinada classe social, no significa apenas ter grau de escolaridade, significa tambm participar de certas crenas, possuir determinados valores morais e mesmo estticos, ter determinadas aspiraes, perceber a existncia de um certo modo, pois as classes sociais tendem a possuir modos prprios de vida, isto , subculturas correspondentes. O que torna possvel a integrao da cultura de uma sociedade complexa a existncia de elementos culturais comuns a todo, os chamados universais da cultura, segundo Ralph Linton, elementos compartilhados por todos os adultos socializados, independente da sua participao nas subculturas existentes: um idioma comum, os mesmos princpios ticos bsicos, uma tradio histrica compartilhada e sentimentos de participao dessa tradio e da totalidade da cultura. Ao conjunto de valores, das crenas, das atitudes, dos sentimentos, dos motivos, das normas e dos padres de comportamento compartilhados por todos os adultos socializados em uma cultura podemos denominar de ncleo de integrao cultural, ou como mais usual, cultura dominante. Na sociedade de classe da atualidade, no se deve subestimar o fato de que as classes dominantes, detendo a possibilidade de controle dos meios de papel na difuso de

comunicao de massa, desempenham um importante

padres culturais e, conseqentemente, no controle da cultura dominante. Este


Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

24

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

fato, contudo, no significa que a cultura seja uma pura conseqncia das chamadas relaes de classe. evidente que a existncia de classes sociais, ou de outras formas de estratificao, constitui um fenmeno de significativa relevncia sociolgica nas sociedades que conhecem esse tipo de desigualdade, mas isto no diminui a importncia crucial da cultura na vida social, pois no possvel a compreenso sociolgica das relaes de classe pondo de lado os componentes culturais de tais relaes como, de resto, de qualquer fenmeno social, de vez que a cultura perpassa tudo o que os seres humanos fazem em sociedade.

4.4. A Cultura Popular

Outra parte da cultura merecedora de ateno nas sociedades complexas a chamada cultura popular. Do mesmo modo que a cultura de massa, a cultura popular no se confirma a uma nica subcultura, mas ao contrrio daquela, no perpassa todas as subculturas. Enquanto a cultura de massa resulta da indstria cultural, a cultura popular est ligada quelas subculturas nas quais a permanncia de padres tradicionais mais forte. No Brasil, a cultura popular est presente em vria subculturas regionais espalhadas por todo o territrio nacional. H, desse modo, uma cultura popular gacha como h uma cultura popular tpica da Regio Norte, bem como uma cultura popular nordestina. comum a associao da idia de cultura popular apenas s manifestaes ldicas: escolas de samba, maracatu, bumba-meu-boi, por exemplo a arte em geral msica, dana, cermica etc, mas a cultura popular no se restringe diverso e s criaes artsticas do povo. A cultura popular uma realidade bem mais vasta do que estes campos da vida social, incluindo as prticas mdica, por exemplo, como, acentuadamente, a linguagem, os meios de conviver, do ver e de sentir o mundo. Outro equvoco freqente consiste em identificar a cultura popular com as annimas do povo: as lendas, as cantigas de roda e de ninar. A cultura popular,
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

25

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

porm, tanto compreende as invenes annimas do povo como inclui muitas criaes, principalmente no campo das artes, de autores conhecidas. Nesse sentido, tanto pertence cultura popular um provrbio ou uma anedota de autor desconhecido, como uma composio musical ou um folheto de literatura elaborado por um autor conhecido. , ainda, freqente identificar a cultura popular apenas com o que sobrevive do passado, o que tambm representa um equvoco. Afirmar que a cultura popular est ligada a padres tradicionais no significa que estes padres no sejam continuamente alterados e reinterpretados pelo povo, sem que isto signifique, que a cultura seja necessariamente substituda pelos padres da cultura de massa. Como todo fenmeno social, a cultura popular uma realidade viva e, portanto, dinmica, em contnua transformao. Assim, ela feita e refeita a todo momento graas a criatividade do povo. Mas inegvel que a cultura popular pode incorporar padres provenientes dos setores modernos da sociedade e, at mesmo, da cultura de massa. Este processo se d, antes, atravs da reinterpretao do significado de tais padres, de acordo com o modo prprio de agir, pensar e sentir do povo, e no como repetio pura e mecnica. Se a cultura popular est presente nas sociedades mais industrializadas, desenvolvidas e urbanizadas do mundo contemporneo, ela tem, no entanto, um significado especial nas sociedades do chamado Terceiro Mundo, pelo fato de que, nessas sociedades, a cultura popular compreende um grande nmero de subculturas das quais participa uma proporo significativa da populao. Embora as expresses da cultura popular sejam mais visveis nas comunidades rurais mais isoladas (chamadas de cultura de folk, de acordo com a classificao do antroplogo Robert Redfiel), a cultura popular est presente, tambm, no ambiente urbano, como se pode ver nas grandes metrpoles brasileiras, nas quais so muito fortes, ainda, as marcas da tradio rural, apesar da influncia da cultura de massa.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

26

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

4.5. O Folclore
http://www.folclorebrasileiro.cjb.net/

No dia 22 de agosto comemora-se O "Dia do Folclore", porque foi nessa data que a palavra apareceu pela primeira vez, ou seja, nesse dia ela foi criada. William John Thoms, um estudioso ingls, sugeriu o seu uso em um artigo publicado no peridico The Athenaeum, no ano de 1846, para explicar o que antes era chamado "antigidades populares". Mas exatamente o que significa a palavra "folclore"? Analisando a sua origem os especialistas chamam isso de "etimologia"- encontramos folk = povo, nao, raa; e lore = ato de ensinar, instruo. Portanto folclore significa "ensinamento do povo", ou seja, a voz do povo. Mas o que folclore na prtica? So as histrias que ouvimos de nossas mes, ou nas rodas de amigos, sobre o nosso povo e a nossa raa. O Saci-Perer garoto negro com gorro vermelho e cachimbo na boca, de uma perna s, que passa toda a sua existncia fazendo travessuras -, por exemplo, faz parte do folclore brasileiro; assim como as festas do Bumba Meu Boi, o Carnaval e as Quadrilhas; o Lobisomem (que tambm faz parte do folclore norte-americano, e de muitas outras culturas), a Mula-Sem-Cabea e o Bicho-Papo. Os contos e histrias tradicionais que ouvimos desde bem pequenos fazem parte do folclore de muitos povos. Os irmos Jakob e Wilhelm Grimm, por exemplo, escreveram histrias que j faziam parte do folclore alemo; Chapeuzinho Vermelho, A gata borralheira e O rei Sapo so algumas delas. Na Espanha temos as touradas. Os norte-americanos se divertem no dia 31 de Outubro, comemorando o dia das Bruxas com cantorias, danas e brincadeiras: o Halloween. Em todas as partes do mundo, cada povo tem formas prprias de manifestar suas crenas e costumes: este o folclore. Mas, o folclore no s isso. Todos os elementos que fazem parte da cultura popular, tradies das mais diversas passadas de pai para filho, e que nos ensinam muito a respeito de determinado povo fazem parte do folclore. Os
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

27

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

gneros folclricos so muitos e variados, manifestando-se na msica, na comida, no artesanato, nas danas regionais, nas festas e folguedos populares, nas cantigas, nos brinquedos e brincadeiras, nos provrbios, nas parlendas, nos trava-lnguas etc. Desta forma, aprendemos mais sobre o povo brasileiro, suas origens, suas crenas, sua maneira de agir e de pensar, ou seja, aprendemos mais sobre ns mesmos, conhecendo o nosso folclore. O folclore brasileiro apresenta vrias heranas culturais: A dos povos indgenas; A dos colonizadores portugueses; A dos negros africanos trazidos para o pas como escravos; A dos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemes. O estudo do folclore brasileiro comeou com Amadeu Amaral (1875-1929) que era poeta e pesquisador das coisas nacionais. Posteriormente, Slvio Romero, Nina Rodrigues, Figueiredo Pimentel e muitos outros contriburam para o desenvolvimento dos estudos sobre o folclore brasileiro. Mas, no d para falar de folclore sem mencionar um autor que dedicou sua vida a pesquisar as histrias, os costumes, as tradies, as supersties, as crenas, as lendas e mitos do povo brasileiro. Lus da Cmara Cascudo nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte em 1898. As manifestaes do folclore brasileiro podem se concentrar numa nica cidade ou pequena regio, ou se espalhar por vrios estados. O carnaval, as festas juninas e a capoeira so exemplos de manifestaes que ocorrem por todo o pas. No geral, as manifestaes folclricas brasileiras podem ser classificadas de acordo com a diviso do pas em grandes regies: Regio Norte: no estado do Par, sobrevivem importantes festas populares como o Crio de Nazar e a dana popular chamada carimb, alm de pratos tpicos de quase toda a regio como o pato no tucupi e o tacac.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

28

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

Regio Nordeste: o folclore nordestino um dos mais ricos do pas e inclui os folguedos do bumba-meu-boi, do pastoril, da nau catarineta e do fandango; as danas populares como a ciranda, o frevo, o maracatu, o tambor de crioula e a dana dramtica do quilombo tpica do estado de Alagoas; o artesanato de rendas e bordados, e a cermica nordestina cujo maior expoente foi Mestre Vitalino; a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a culinria baiana com seus acarajs, moquecas, carurus, abars e outros quitutes.

Regio Sudeste: predominam as congadas, o artesanato do vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, as festas para Iemanj no final do ano em todo o litoral do Rio de Janeiro, as duplas de msica caipira etc.

Regio Centro-oeste: se destaca com as cavalhadas e pelo bailado moambique.

Regio Sul: a influncia dos imigrantes europeus e da cultura gacha se faz presente nas tradies folclricas atravs das danas, do artesanato e da culinria.

Conclumos que, tudo enfim, que surgiu do povo e por ele conservado e transmitido, tendo por base a influncia dos escravos, ndios, portugueses e imigrantes constitui-se no conjunto das tradies folclricas brasileiras.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

29

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

5. ORIENTAO PARA ESTUDOS Visando auxiliar na sua compreenso e no seu crescimento intelectual, achamos necessrio apresentar algumas dicas, simples, mas de extrema importncia para um bom aproveitamento de estudos. 1. Leia a primeira vez para conhecer o contedo; 2. Releia, lentamente, pargrafo por pargrafo; 3. Grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionrio; 4. Sintetize, oralmente, o que leu; 5. Responda s perguntas porventura existentes no final do texto.

PERGUNTAS 1- D o conceito de: Antropologia, Antropologia Fsica e Cultura. 2- Comente sobre as funes da cultura. 3- Qual a diferena entre cultura e subcultura? 4- Comente sobre o folclore.

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

30

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

6. BIBLIOGRAFIA

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideolgico de Estado. Lisboa: ed Presena, 1975 AKOUN, Andr. Dicionrio de Antropologia. Ed. Verbo, 1983 BERGER, P. Perspectivas sociolgicas. Petrpolis: Vozes, 1973 COSTA, Cristina. Sociologia: introduo a cincia da sociedade. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2000. DURKHEIM, Emile. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Maritm Claret, 2001 ENCICLOPDIA FUNDAMENTAL VERBO. Editora Verbo, 1982. GOMES, Candido. A educao na perspectiva sociolgica. So Paulo: E.P.U., 1985 GRANDE ENCICLOPDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Editora Enciclopdia, Ltda Lisboa/Rio de Janeiro. KRUPPA, S.M.P. sociologia da educao. 157 ed. So Paulo: Cortes, 1998 HUBERMAN, L. Historia da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 MARTINS, Carlos B. o que sociologia, so Paulo:Brasiliense, 1988 (col. Primeiros Passos, vol 57) MARTINS, C. B. O que e Sociologia. So Paulo: Brasiliense, 1982 MARX, Carl, ENGELS, Friederich. Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L & M, 2002 MENDONA, David A. (tradutor). A misso da igreja da atualidade. Cruzada de Literatura Evanglica do Brasil, 1966 MILLS, W. A imaginao sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965 MODERNO DICIONRIO DA LNGUA PORTUGUESA. Convergncia, Crculo de Leitores, 1985. RIOS, Eduardo Del. Conhea Marx (traduo Elisabeth Marie). So Paulo: Proposta editorial, 1981 TOSCANO, Moema. Introduo sociologia educacional. Petrpolis: Vozes, 1999 TURA, Maria de Lourdes Rangel (org) Sociologia para educadores , rio de Janeiro: Quartel, 2 ed., 2002. VIEIRA, Evaldo. Sociologia da educao: reproduzir para transformar. So Paulo: FTD, 1994 VILA NOVA, Sebastio introduo sociologia. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2000
Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

31

FACIBA Faculdade de Cincias da Bahia

WEBER, Max. Conceitos bsicos de sociologia. So Paulo: Moraes, 1987

Sites pesquisados: http://www.folclorebrasileiro.cjb.net/ http://www.antropologia.com.br/ http://www.sebantropologiacom.blogspot.com/2008/02/fundamentossociolgicos.html

Programa de Proficincia em Filosofia Mdulo Fundamentos Scio-Antropolgicos

32

Potrebbero piacerti anche