Sei sulla pagina 1di 48

l i v r o d e r e c e i t a s

um banquete

todo dia

Um Banquete todo dia!


Desde sua fundao, em 1979, a Ninfa busca oferecer alimentos preparados com muita criatividade, prezando sempre a qualidade de vida que voc busca para sua famlia. Assim, oferecemos neste livro, deliciosas e inusitadas receitas com os produtos Ninfa. Todas elaboradas especialmente para voc transformar as refeies do dia-a-dia, num verdadeiro banquete! At a prxima e bom apetite! Roberta Edna Zadinello
[ Nutricionista ]

Massas

Massas

Macarro ao Molho de Atum Macarro Putanesca Macarro ao Forno com Requeijo Macarro ao Molho Branco com Frango Macarro de Pizza Macarro com Abbora Espaguete ao Alho e leo Espaguete com Alcachofras Penne ao Creme de Espinafre com Trs Queijos Macarro ao Strogonoff Parafuso ao Frango Xadrez

Macarro ao Molho de Atum


Ingredientes: Modo de preparar:

1 pacote de macarro Espaguete NINFA 2 latas de molho de tomate refogado 1 xcara (ch) de gua 2 tabletes de caldo de galinha Organo, sal e pimenta-do-reino a gosto 2 latas de atum slido em conserva escorridos e separados em lascas 1 lata de creme de leite 1 copo de requeijo cremoso Queijo parmeso ralado para polvilhar a gosto (opcional)

Prepare o Espaguete: Numa panela grande, coloque bastante gua, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o macarro de uma s vez, deixe abrir fervura novamente e cozinhe at ficar al dente. Prepare o molho: Coloque o molho de tomate, a gua, o caldo de galinha, organo, sal e pimentado-reino a gosto numa panela, leve ao fogo mdio e cozinhe, mexendo sempre, at o molho ficar espesso. Acrescente o atum, o creme de leite e o requeijo, misture e verifique o tempero e se necessrio, junte mais sal e pimenta a gosto. Cozinhe, mexendo cuidadosamente at o molho ficar bem quente. Retire do fogo. Tire o macarro do fogo e escorra. Coloque num prato de servir, cubra com o molho de atum, polvilhe com queijo parmeso a gosto e leve imediatamente mesa.

Dica

O atum deste prato no cozido antes de ser adicionado massa. Voc vai perceber que, por ter sido cortado em fatias finas, o calor da massa suficiente para o cozinhar. Se preferir, pode utilizar atum em lata bem escorrido.

Macarro Putanesca
Ingredientes:

500g de macarro Espaguete ou Parafuso NINFA Azeite de oliva 3 dentes de alho amassados 1 cebola picada 500g de tomate fresco, sem pele e sem sementes 50g de fil de anchovas 100g de azeitonas pretas grandes, sem caroo 1 lata de molho de tomate pronto 1 xcara (ch) de manjerico picado 50g de alcaparras
Modo de preparar:

Dica

H algumas regras bsicas que podem fazer voc aproveitar melhor as massas: massas finas e compridas, no caso o Espaguete, precisam de um molho mais ligado e mais homogneo, j as massas penne ou parafuso pedem um molho substancioso.

Refogue o alho e a cebola em azeite quente. Deixe murchar e acrescente os tomates cortados em cubinhos. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Acrescente os fils de anchovas, as azeitonas cortadas em rodelas e o molho de tomate pronto e deixe cozinhar por 10 minutos. Por ltimo, acrescente o manjerico e as alcaparras. Cozinhe o macarro de acordo com as instrues. Coloque o molho sobre a massa e sirva.

Macarro ao forno com requeijo


Ingredientes: Modo de preparar:

1 pacote de macarro Espaguete NINFA 2 cebolas mdias fatiadas 1 xcara (ch) de leo 1 lata de molho de tomate (a mesma medida de gua 25 azeitonas sem caroos 4 cubos de caldo de galinha (dissolvidos em um copo de gua quente) 3 colheres (sopa) de amido de milho (dissolvido em um copo de gua fria) 1 copo de requeijo

Dica

As lascas de queijo parmeso so um timo ingrediente para muitos pratos de massas. Para fazer as lascas, necessrio o parmeso fresco. Use um descascador de vegetais ou um ralador grosso.

Frite a cebola no leo, at que fique bem macia e transparente. Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de gua. Deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o caldo de galinha e deixe cozinhar. Dissolva o amido de milho na gua, coloque aos poucos, mexendo sempre para no empelotar. Quando engrossar coloque 6 colheres (sopa) de requeijo. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo. Numa panela com gua e sal a gosto, cozinhe o macarro "al dente". Unte uma assadeira com o restante do requeijo, coloque o macarro, acrescente o molho e leve ao forno pr-aquecido por 20 minutos e sirva.

Macarro ao Molho Branco com Frango


Ingredientes: Modo de preparar:

1 pacote de macarro Penne NINFA 1 lata de creme de leite 1 maionese pequena 1 cebola grande 2 colheres (sopa) de margarina 1 peito de frango 1 copo de leite 1 pacote de queijo ralado parmeso 1 caldo de galinha
Dica

Quando o macar ro quente acrescentado ao molho tambm quente, continua cozinhando.

Cozinhe o frango com a cebola, o alho, o pimento, temperos de sua preferncia e gua. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, depois retire o frango do molho e desfie. Numa panela, adicione a margarina e coloque no fogo, depois de derretida coloque a cebola, mexa um pouco. Coloque o creme de leite. Em um copo de leite morno, desmanche o caldo de galinha e logo depois misture aos ingredientes na panela, juntando depois a maionese e o frango desfiado, misture tudo e deixe subir fervura, desligue o fogo em seguida. Em outra panela, cozinhe o macarro Penne, al dente, desligue e escorra. Coloque o macarro num refratrio, despeje o molho e polvilhe queijo parmeso por cima, leve ao forno por 5 minutos para gratinar e sirva.

Espaguete ao Alho e leo


Ingredientes: Modo de preparar:

500g de macarro Espaguete NINFA 2 colheres (sopa) de sal 5 dentes de alho grandes 1 xcara (ch) de azeite 1 pimenta dedo-de-moa inteira
Dica

Este delicioso prato de massa perfeito para uma refeio informal, que pode comear por uma salada verde com po torrado. Para terminar, uma seleo de frutas frescas da estao.

Cozinhe o macarro al dente, escorra e reserve. Descasque os dentes de alho e corte em lascas ou fatias finas. Em uma frigideira, acrescente o azeite e espere aquecer. Coloque a pimenta inteira e as lascas de alho. Assim que comear a dourar, retire as lascas de alho com uma escumadeira para no queimar. Transfira para um prato forrado com papel toalha. Despreze a pimenta se quiser, e reserve o azeite para depois. Coloque o macarro em uma panela. Junte o azeite e misture bem em fogo alto, apenas para aquecer. Se for preciso, regue com um pouco mais de azeite. Desligue o fogo e junte a metade das lascas de alho. Coloque o macarro num refratrio e salpique o restante do alho. Sirva imediatamente com queijo parmeso ralado.

Espaguete com Alcachofras


Ingredientes: Modo de preparar:

350g de macarro Espaguete NINFA 300g de cogumelos pequenos cortados em lascas 3 alcachofras mdias ou 3 fundos j prontos 20 azeitonas pretas sem caroo 1 fatia grossa de presunto cru, cortada em cubos 50ml de creme de leite fresco 6 tomates, sem peles e sem sementes, picados 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de manteiga Queijo parmeso ralado Suco de 1 limo

Cozinhe o macarro al dente, escorra e reserve. Limpe as alcachofras para obter somente os fundos. Corte em tiras e deixe de molho em gua com suco de limo. Numa panela antiaderente funda, coloque o azeite e a manteiga e frite o presunto cru. Junte as alcachofras em tiras, os cogumelos, as azeitonas e os tomates. Deixe cozinhar em fogo brando. Em um refratrio, acrescente o molho, o creme de leite e o queijo parmeso ao macarro. Sirva com um bom vinho.

Dica

Qualquer erva aromtica fresca pode ser utilizada em lugar do organo. Tomilho, manjerico ou manjerona so boas alternativas. Se quiser dar um toque especial, use o manjerico, pois ele uma das ervas mais caractersticas da cozinha italiana.

Macarro ao Strogonoff
Ingredientes: Modo de preparar:

500g de Espaguete NINFA 800g de fil mignon cortado em cubinhos 1 lata de creme de leite 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 cebola grande ralada 3 colheres ( sopa) de catchup 2 colheres (ch) de mostarda 1 colher (sopa) de molho ingls 3 colheres (sopa) de margarina 3 copos de gua fervente 1 vidro de cogumelos

Refogue a cebola ralada com a margarina, junte o fil (para fritar bem a carne sem acumular gua, acrescente a farinha de trigo junto com a carne). Depois de frita, acrescente o catchup, a mostarda, o molho ingls, deixe cozinhar por 5 minutos, adicione a gua fervente aos poucos. Deixe no fogo at que a carne esteja bem macia e o molho consistente. Coloque os cogumelos fatiados e por ltimo creme de leite. Prepare o Espaguete ou o Macarro NINFA de sua preferncia e sirva com o molho Strogonoff. Sugerimos servi-lo com batata palha e uma salada verde de sua preferncia.

Macarro

Ninfa

Macarro de Pizza
Ingredientes:

Macarro com Abbora


Ingredientes:

500g de macarro Parafuso NINFA 250g de presunto ralado ou picado em pedaos pequenos 350g de mussarela ralada ou picada em pedaos pequenos 2 tomates, sem pele picados lata de ervilha 8 colheres (sopa) de maionese para ligar o macarro Sal a gosto 2 colheres (sopa) de organo 100g de queijo ralado 20 azeitonas sem caroos

500g de macarro Parafuso NINFA 1 abbora pequena Azeite de oliva Organo e sal 300g de queijo minas Salsa

Modo de preparar:

Modo de preparar:

Cozinhe o macarro no ponto al dente. Escorra e lave o macarro. Coloque num refratrio, adicione o presunto, a mussarela, os tomates, a ervilha, a maionese, o sal, o organo, as azeitonas e o queijo ralado. Leve ao forno e deixe gratinar. Sirva e bom apetite!

Corte a abbora em quadradinhos e asse no forno com azeite, organo e um pouco de sal. parte, corte pedaos de queijo mineiro em quadradinhos e salsa. Cozinhe o macarro e coloque a abbora assada, o queijo, a salsa e misture tudo com um pouco de azeite. fcil, gostoso e muito light.

Dica

Para uma refeio completa, sirva este saboroso macarro com uma salada de alface e outras verduras frescas.

Penne ao Creme de Espinafre com trs Queijos


Ingredientes: Modo de preparar:

250g de macarro Penne NINFA 125g de espinafre picado 100g de requeijo 1 colher (sopa) de queijo parmeso ralado 2 colheres (sopa) de catupiry 1 dente de alho picado de cebola picada 1 colher (ch) de manteiga 1 xcara (ch) de leite 2 colheres (sopa) de creme de leite de xcara (ch) de farinha de trigo 1 colher (caf) de pprica doce 1 colher (caf) de noz-moscada ralada Sal e pimenta-do-reino a gosto

Enquanto prepara o molho, cozinhe o macarro al dente, escorra e reserve. Lave as folhas do espinafre e corte em fatias finas. Reserve. Em uma panela mdia, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos ou at que fique transparente. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o espinafre picado e refogue por mais 2 minutos. Misture a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto. Acrescente o leite aos poucos, a pprica, a noz-moscada, o sal e pimenta-doreino. Retire do fogo, junte os queijos, o creme de leite e sirva sobre o macarro.

Dica

Para uma refeio fcil e completa em famlia, complemente este prato com uma salada verde ou de vegetais cozidos no vapor.

Parafuso ao Frango Xadrez


Ingredientes: Modo de preparar:

500g de macarro Parafuso NINFA 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 cebolas mdias cortadas em cubos 2 dentes de alho esmagados 500g de fil de frango, sem pele e cortado em cubos Sal a gosto 1 pimento verde cortado em cubos 1 pimento vermelho cortado em cubos 1 pimento amarelo cortado em cubos 1 xcara (ch) de cogumelos em conserva, cortados ao meio 1/4 de xcara de molho shoyu 1 colher (sopa) de amido de milho 1/2 xcara (ch) de gua 2 colheres (sopa) de amendoim torrado

Em uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe fritar. Retire e coloque em um prato. Na mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentes e os cogumelos por 5 minutos. Tire e reserve. Ainda na mesma panela, coloque o frango e frite at dourar. Coloque todos os ingredientes novamente na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutos. Em uma xcara, misture o molho shoyu, o amido de milho e a gua. Mexa bem e junte ao frango. Cozinhe mexendo constantemente at formar um molho espesso. Enquanto prepara o molho cozinhe o macarro al dente. Coloque em um refratrio o macarro, cubra com o molho e polvilhe com amendoim. Sirva quente.

Dica

Voc pode substituir o Macarro Parafuso pelo Macarro Instantneo NINFA, e acrescentar ao molho outros legumes da sua preferncia, por exemplo: brcolis, vagem, cenoura em cubos.

salgadas

Delcias Salgadas
Hambrguer de Salsicho Torta Salgada Lasanha Crocante de Biscoito Salgado Abobrinhas Italianas Recheadas Torta de Cenoura Mousse de Queijo com Geleia de Pimenta Pat de Atum e Ricota Torta Fria de Biscoitos Saldutti ao Frango com Molho de Tomate Torta Palpit Salpick Supreme

Torta Palpit
Ingredientes:
Massa: Massa:

Modo de preparar:

2 pacotes de biscoito Palpit NINFA 8 colheres (sopa) de manteiga ou margarina


Recheio:

Triture o biscoito Palpit com as mos deixando pedaos bem pequenos. Misture a manteiga e coloque em uma forma de fundo falso acompanhando seu formato.
Recheio:

cebola picada em cubos 6 tomates picados em cubos Salsinha 3 fils de frango cozidos e temperados desfiados 1 pacote de frango empanado ou filzinhos de frango picados em cubos 2 latas de ervilha 2 latas de milho Requeijo

Misture os ingredientes, exceto o requeijo, em uma vasilha e coloque o recheio dentro da massa anteriormente preparada. Aps acomodados os ingredientes cubra a torta com uma camada de requeijo. Asse durante 30 minutos. Sirva quente ou fria.

Salpick Supreme
Ingredientes: Modo de preparar:

1 pacote de biscoito Salpick NINFA 1 lata de milho verde 1 lata de ervilha 1 peito de frango grande 1 mao de salsinha 1 cebola grande Sal a gosto 1 vidro de 500g de maionese 1 pacote de batata palha 3 dentes de alho 2 colheres (sopa) de leo de soja 2 colheres (sopa) de extrato de tomate

Cozinhe o peito de frango, aps cozido em gua e sal, desfie. Depois pegue o alho, a cebola picada e refogue at dourar. Em seguida acrescente o frango desfiado e sal a gosto, junte a salsinha e duas colheres de sopa de extrato de tomate, ervilha, milho e acrescente 2 copos de 200ml de gua e deixe cozinhar por 20 min. Deixe esfriar e acrescente a metade do vidro de maionese ao molho e mexa bem at misturar tudo. Em seguida, pegue uma travessa de vidro, quadrada de preferncia, e coloque uma camada de biscoito Salpick fazendo um fundo, depois coloque uma camada de molho e v alternando uma de molho, uma de biscoito Salpick at preencher a travessa. Acrescente por ltimo, uma leve camada de maionese sobre a ltima camada de biscoito Salpick e leve geladeira. Por fim acrescente uma camada de batata palha por cima da torta e sirva.

Saldutti ao Frango com molho de tomates


Ingredientes:
Creme: Creme:

Modo de preparar:

200ml de leite de coco 800ml de leite 1 colher (sopa) de margarina xcara de queijo parmeso ralado 5 colheres (sopa) de amido de milho 1 xcara de maionese Sal
Molho:

Misture uma parte do leite com o amido e reserve. Ferva o leite restante com o leite de coco e a margarina. Acrescente o amido dissolvido em um pouco de leite. Leve ao fogo, mexendo at engrossar. Retire do fogo e adicione o queijo parmeso ralado. Verifique se est bom de sal. Acrescente a maionese.
Molho:

2 tomates picados, sem pele e sem sementes 500g de coxa e sobrecoxa cozidos e picados grosseiramente 1 colher (sopa) de cebola picadinha Complemento: 100g de queijo mussarela ralado grosso ou fatiado 150g de biscoitos Saldutti NINFA Catupiry

Misture todos os ingredientes e reserve.


Montagem: Em um refratrio, coloque uma camada de biscoito Saldutti, o creme e por ltimo, o molho de frango. Polvilhe mussarela e espalhe colheradas de catupiry. Leve ao forno, s para derreter o queijo.

Hambrguer de Salsicho
Ingredientes:

Torta Salgada
Ingredientes:

1 pacote de linguia toscana (salsicho6 unidades) cebola inteira 1 po francs ou po dgua picado 1 ovo 4 biscoitos gua e Sal NINFA 3 colheres (sopa) de tempero verde picado
Modo de preparar:

500g de biscoito Cream Cracker NINFA 1 lata de atum 1 cenoura cozida e picada bem fininha 1 pimento cortado bem fininho xcara (ch) de azeitonas, sem caroo e cortadas bem finas 1 tomate, sem pele e semente cortado bem fininho 250g de maionese

Coloque aos poucos os ingredientes no processador, comeando pela cebola, o ovo e os demais ingredientes, triture bem at ficar uma massa homognea. Se precisar junte mais biscoitos salgados para dar o ponto desejado. Modele os hambrgueres com modelador plstico ou com a mo, faa as bolinhas e achate cuidadosamente. Para servir, frite-os normalmente. Pode ser em panela antiaderente para no precisar de leo ou no grill. Para facilitar, congele os hambrgueres num filme plstico ou papel manteiga e frite-os congelados. A massa deve ficar bem macia e cremosa, no ponto para modelar.

Modo de preparar:

Num refratrio arrume os ingredientes em camadas, e por ltimo enfeite com raminhos de salsinha e tomate. Sirva gelado.

Lasanha Crocante de Biscoito Salgado


Ingredientes: Modo de preparar:
Para o molho de queijos:

250g de biscoito gua e Sal NINFA quebradinho 1 lata de molho de tomate pronto 3 xcaras de presunto modo 160g de queijo mussarela ralado grosso
Molho branco: 3 xcaras de leite 3 colheres (sopa) de amido de milho 6 colheres (sopa) de queijo gorgonzola amassadinho 1 caixinha de creme de leite 1 copo de requeijo cremoso 40g de queijo parmeso

Dissolva o amido de milho no leite, leve ao fogo brando, mexendo sempre. Junte o requeijo, o gorgonzola, e mexa sempre, at engrossar. Junte o creme de leite , verifique o sal.
Para montar:

Unte um refratrio grande com a manteiga, acomode as camadas: primeiro de molho de tomate, por cima o biscoito, o queijo mussarela, o presunto e molho de queijos. Caso a forma seja pequena, repita a sequncia de camadas uma vez. Cubra com o molho de queijos e polvilhe com queijo parmeso, leve ao forno mdio s para derreter o queijo, cerca de 20 minutos. Esta receita tambm pode ser feita no micro-ondas.

Pat de Atum e ricota


Ingredientes:

Torta fria de biscoitos


Ingredientes:

2 latas de atum ralado bem escorrido 1 copo de requeijo cremoso xcara de pepinos em conserva bem picadinhos xcara de azeitonas, sem caroo bem picadinhas 1 xcara de cenoura crua bem picadinha 1 ricota light bem amassadinha Sal
Complemento:

Biscoitos salgados NINFA.


Modo de preparar:

300g de biscoito salgado NINFA bem picadinho 1 xcara de azeitonas picadas 1 lata de cenoura com ervilhas escorridas 2 latas de fils de sardinha, escorridas e picadas 4 colheres (sopa) de tempero verde picado 1 xcara de pepino em conserva bem picadinho 1 caixinha de creme de leite 1 xcara de maionese
Decorao:

Misture muito bem todos os ingredientes e sirva como aperitivo com os biscoitos salgados NINFA.

Folhas de alface Beterraba em conserva escorrida Rodelas de ovos cozidos Rodelas bem finas de tomate
Modo de preparar:

Dica

Para obter um creme bem homogneo, voc pode usar o processador para picar os legumes e amassar a ricota, separadamente.

Misture delicadamente todos os ingredientes e acomode em uma embalagem plstica forrada com filme plstico. Gele por 1 hora e desenforme. Decore com beterraba, folhas de alface, ovos e tomate.

Torta de Cenoura
Ingredientes:

Mousse de queijo com geleia de pimenta


Ingredientes:

400g de biscoito Cream Cracker NINFA modo 200g de manteiga em temperatura ambiente 50g de queijo parmeso ralado 4 xcaras de cenouras cruas, cortadas em rodelas bem fininhas em um fatiador manual 1 xcara de maionese 4 ovos Sal
Modo de preparar:

xcara de gua fervente xcara de leite frio 1 colher (sopa) de gelatina incolor 1 cubo de caldo de legumes 150g de queijo tipo gorgonzola 100g de cream cheese 1 xcara de maionese 1 xcara de creme de leite Sal e pimenta-do-reino Geleia de pimenta para decorar, pode ser industrializada ou caseira
Modo de preparar:

Com a ponta dos dedos faa uma farofa com a manteiga e os biscoitos modos, tempere com a metade do parmeso. Em refratrio retangular de tamanho mdio, acomode a metade dos biscoitos, aperte bem esta camada e distribua as cenouras. Com o garfo bata os ovos, a maionese, o parmeso restante e coloque sobre as cenouras. Cubra com o que sobrou da farofa de biscoitos. Leve ao forno mdio para dourar, aproximadamente 40 minutos.

Cubra a gelatina com um pouco de gua fria e deixe hidratar. Coloque no liquidificador os queijos, a maionese e o leite. Bata at obter uma pasta bem lisa. Dissolva a gelatina e o caldo de legumes na gua fervente e acrescente mistura. Bata at obter um creme homogneo. Deixe esfriar levemente. Bata levemente o creme de leite e acrescente delicadamente mistura. Unte uma forma com um pouco de leo e encha com o creme. Depois desenforme e cubra com a geleia de pimenta. Leve geladeira por 6 8 horas. Sirva com Biscoitos NINFA: Palpit, Salpick ou Saldutti.

Abobrinhas Italianas Recheadas


Ingredientes: Modo de preparar:

6 abobrinhas italianas de tamanho mdio, abertas ao meio no comprimento e retirada as sementes, formando uma canoa 1 lata de molho pronto pasta picante 1 lata de atum ralado escorrido xcara de azeitonas picadas pimento bem picadinho 1 xcara de queijo minas bem picado (pode ser em processador) 1 xcara de arroz cozido ( medir cozido)

Misture todos os ingredientes do recheio e coloque dentro das canoas, polvilhe com farinha de biscoito temperada com queijo parmeso ralado. Acomode-as em refratrio untado e com xcara de gua, uma ao lado da outra. Leve ao forno mdio para cozinhar as abobrinhas e dourar.

Complemento: 1 xcara de biscoito gua e Sal NINFA modo 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado xcara de gua

Biscoitos

atender os paladares

mais exigentes.

elaborados

sobremesas

Sobremesas

Torta de Pssegos Pav de Pssego Torta Mousse de Bombons Torta de Ameixas com Biscoito Maria Torta de Limo com Biscoito Maria Gelado Divino Salaminho de Chocolate Torta de Biscoito Maria Torta de Biscoito de Leite Torta Palpite com Rosca de Calda

Torta de Sorvete com Rosca de Leite Torta de Queijo e Caf Torta Palha Italiana com Rosca de Coco Pav de Chocolate Tradicional Pav de Laranja Pav de Morangos com Coco Pav de Chocolate e Caf Brigadeiro Falso com Biscoito Maria Chocolate Bolo Diferente de Nozes Pudim de Biscoitos Recheados

Brigadeiro falso com biscoito maria chocolate


Ingredientes:
Para o falso brigadeiro:

Modo de preparar:
brigadeiro:

1 pacote de biscoito Maria Chocolate NINFA 1 lata de leite condensado 1 colher (ch) de baunilha Chocolate granulado
Para o falso brigadeiro branco:

1 pacote de biscoito Maizena NINFA 1 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de leite em p 100g de coco ralado

Em um recipiente, coloque a baunilha e o biscoito de chocolate passado pelo multiprocessador ou liquidificador. Mexa. Junte o leite condensado e misture com as mos. Deixe na geladeira at endurecer um pouco. Unte as mos com manteiga e enrole os brigadeiros. Em seguida, passe pelo chocolate granulado.

brigadeiro branco:

Em um recipiente coloque o leite em p e o biscoito doce passado pelo liquidificador ou multiprocessador. Misture. Adicione o leite condensado aos poucos. Mexa com as mos. Deixe na geladeira at endurecer um pouco. Unte as mos com manteiga e enrole o brigadeiro branco. Em seguida, passe pelo coco ralado.

Bolo Diferente de Nozes


Ingredientes: Modo de preparar:

6 claras 6 gemas 2 xcaras de acar 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 1 xcara de nozes picadas 200g de biscoito Maria NINFA modo Chocolate modo como farinha 400g de doce de leite 1 pote de creme de leite fresco Complemento: 1 tubo de calda de damasco Nozes inteiras

Bata as claras em neve e junte 1 xcara de acar, sempre batendo e reserve. Bata as gemas com a manteiga e xcara de acar. Junte as claras ao creme, as nozes, o biscoito e misture at ficar uma massa. Coloque em refratrio mdio untado com manteiga e leve ao forno mdio para assar delicadamente. Retire do forno, cubra com doce de leite misturado com o creme de leite e decore com calda de damasco. Enfeite com nozes inteiras.

Pav de Chocolate e Caf


Ingredientes: Modo de preparar:

1 tablete de 200g de chocolate tipo cobertura picado 3 colheres de gua 2 colheres (ch) de caf solvel 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 1 xcara de acar 1 gema 1 lata de creme de leite 400g de biscoito Maria Chocolate NINFA 1 clice de vinho licoroso xcara de gua 1 xcara de ameixas pretas, sem caroo picadas

Misture o chocolate picado, a gua e o caf. Leve ao fogo brando, mexendo at o chocolate derreter e engrossar. Bata a manteiga, a gema e o acar at ficar esbranquiado. Misture com o chocolate. Sem deixar de bater, v acrescentando o creme de leite aos poucos. Misture o vinho e a gua e umedea os biscoitos pouco a pouco. Coloque num refratrio uma camada de biscoitos, alternando com o creme e as frutas picadas, sendo a ltima de biscoito. Reserve um pouco do creme. Gele por 24 horas. Desenforme e cubra com o restante do creme.

Complemento: Use passas ou nozes misturadas com as ameixas pretas.

Torta Palha Italiana com Rosca de Coco


Ingredientes:

Pav de Chocolate Tradicional


Ingredientes:

500g de Roscas de Coco NINFA 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de chocolate em p
Modo de preparar:

5 ovos 5 colheres de acar 150g de chocolate tipo cobertura picado 200g de biscoito Maria Chocolate NINFA 6 colheres (sopa) de rum 6 colheres ( sopa) de gua

Cozinhe o leite condensado, a margarina e o chocolate. parte, quebre as Roscas de Coco, acrescente ao creme e leve para gelar.

Modo de preparar:

Dica

Pode-se acrescentar uma lata de creme de leite. Rendimento: 10 pores.

Bata as gemas com o acar at obter um creme quase branco. Dissolva o chocolate em banho-maria e misture as gemas, batendo sempre. Bata as claras em neve e misture. Umedea os biscoitos na mistura de rum com gua. Forre uma forma redonda alta com papel de alumnio e arrume os biscoitos em p, ao lado da forma. Pique o restante dos biscoitos e acrescente ao creme. Despeje o creme na forma e leve gelar por 24 horas. Desenforme e decore com creme chantilly.

Pudim de Biscoitos Recheados


Ingredientes: Modo de preparar:

1 lata de leite condensado 2 xcaras de leite 4 ovos 1 caixinha de creme de leite 1 pacote de biscoitos recheados Turma da Floresta de chocolate NINFA Complemento: Cobertura de chocolate industrializada. Biscoitos recheados.

Bata no liquidificador o leite com os biscoitos e depois os demais ingredientes. Coloque na forma de pudim caramelizada com calda de chocolate e leve ao forno em banho-maria, por 1 hora, deixe gelar de um dia para o outro e desenforme. Decore com biscoitos recheados e sirva com calda de chocolate.

Pav de Laranja
Ingredientes:

Pav de Morangos com Coco


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 1 copo de leite 3 colheres de acar 3 ovos kg de biscoitos Maizena NINFA Suco de 3 laranjas adoado a gosto
Complemento:

kg de morango quilo de biscoitos Maizena NINFA litro de creme de leite fresco 3 colheres de acar 250g de coco ralado 1 copo de vinho licoroso 1 copo de leite
Complemento:

Molhe os biscoitos na calda e intercale com o creme e pedaos de frutas em compota: abacaxi, pssegos, goiabas... Se preferir, cubra o pav com creme chantilly ou creme de leite gelado sem o soro.
Modo de preparar:

Substitua o vinho licoroso por rum ou conhaque.


Modo de preparar:

Bata as gemas com o leite e leve ao fogo misturando sempre at engrossar. Espere esfriar um pouco e misture as claras batidas em neve. Molhe os biscoitos no suco de laranja adoado. Num refratrio coloque camadas de biscoitos alternando com o creme. Gelar por no mnimo 2 horas antes de servir.

Lave bem os morangos e deixe de molho na gua por 20 minutos. Escorra e corteos em fatias, deixando alguns inteiros para decorar. Bata o creme de leite com o acar at o ponto de chantilly. Misture o leite e o vinho e umedea os biscoitos na mistura. Em um refratrio, v alternando as camadas, comeando com uma de biscoitos e terminando com o chantilly. Polvilhe com coco ralado e decore com os morangos inteiros. Deixe gelar por pelo menos 8 horas antes de servir. Fica melhor se for preparado na vspera.

Torta de Queijo e Caf


Ingredientes:
Massa: 200g de biscoito Energicau NINFA modo 100g de manteiga Recheio: xcara de requeijo cremoso 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 xcara de leite 2 colheres (sopa) de caf em p 1 envelope de gelatina, sem sabor e sem cor Cobertura calda de chocolate

Modo de preparar:

Misture muito bem, com as pontas dos dedos a margarina com o biscoito e forre o fundo e laterais de uma forma redonda refratria de tamanho mdio. Dissolva o caf em um pouco de leite quente. No liquidificador, bata todos os ingredientes do recheio e no final junte a gelatina dissolvida de acordo com as instrues da embalagem, sempre batendo. Deixe no refrigerador at gelar e sirva com a calda de chocolate.

Torta de Sorvete com Rosca de Leite


Ingredientes: Modo de preparar:

1kg de Rosca de Leite NINFA 1 camada: 2 latas de leite condensado 2 latas de leite 1 pacote de acar de baunilha 3 gemas batidas 2 camada: 1 xcara (ch) de leite 2 colheres (sopa) de chocolate em p 3 colheres (sopa) de acar 1 colher (sopa) de amido de milho 3 camada: 3 claras em neve 3 colheres (sopa) de acar 1 lata de creme de leite

Junte os ingredientes da 1 camada e leve ao fogo, mexendo sempre. Leve a 2 camada ao fogo e quando estiver engrossando, retire e deixe esfriar. Na 3 camada, bata as claras em neve, junte o acar e quando estiver em ponto de suspiro acrescente o creme de leite. Feito isso, monte a torta em camadas, coloque o primeiro creme, os biscoitos passados no segundo creme e por ltimo, coloque a terceira camada e leve para gelar. Rendimento: 12 pores.

Torta Palpite com Rosca de Calda


Ingredientes: Modo de preparar:

1kg de biscoito Rosca de Calda NINFA 1 litro de leite 120g de farinha de trigo 1 pitada de acar baunilha 300g de acar 5 gemas 1 pitada de sal 50g de margarina 1 pote de chantilly 1 pacote de suspiro 100g de nozes 100g de amendoim torrado

Faa um creme com o leite, a farinha, a baunilha, o acar, as gemas, o sal e a margarina, cozinhe e reserve. Num refratrio, coloque o creme, o biscoito, o suspiro e as nozes, formando camadas e por ltimo, para enfeitar, o chantilly com as nozes e o amendoim. Rendimento: 24 pores.

Torta de Biscoito Maria


Ingredientes:

Torta de Biscoito de Leite


Ingredientes:

500g de biscoito Maria NINFA 2 xcaras (ch) de amendoim torrado 2 xcaras (ch) de acar 1 lata de creme de leite 1 gema
Modo de preparar:

500g de biscoito de Leite NINFA 100g de margarina, sem sal ou manteiga 2 xcaras (ch) de acar 1 gema 3 colheres (sopa) de chocolate em p
Modo de preparar:

Bata o acar com a gema at formar um creme. Acrescente o creme de leite e bata ligeiramente, coloque o amendoim e por ltimo forme num refratrio, camadas de creme com os biscoitos molhados no leite.
Dica

Fazer um creme com o acar e a gema, colocar a manteiga e por ltimo o chocolate em p. Num refratrio, fazer uma camada de biscoito e outra de creme.
Dica

No lugar do amendoim pode-se usar nozes ou castanhas. Fazer 2 ou 3 dias antes de comer, fica mais saborosa. Rendimento: 10 pores.

Pode-se usar uma lata de creme de leite e molhar o biscoito de Leite Ninfa numa bebida de sua preferncia. Rendimento: 10 pores.

Gelado Divino
Ingredientes:

Salaminho de Chocolate
Ingredientes:

500g de biscoito Maria NINFA 1 lata de leite condensado 250g de manteiga 2 xcaras (ch) de acar 4 gemas 2 latas de creme de leite tablete de chocolate meio amargo
Modo de preparar:

500g de biscoito Maria chocolate NINFA 1 xcara (ch) de acar de confeiteiro xcara (ch) de manteiga 1 ovo inteiro 100g de chocolate em p clice de Vinho do Porto
Modo de preparar:

Cozinhe o leite condensado na panela de presso por 10 minutos, retire e reserve. Bata a manteiga com o acar e as gemas at obter uma consistncia cremosa, sem parar de bater junte o creme de leite e bata por mais 10 minutos. Num refratrio, coloque uma camada de biscoito quebrado em pedaos e o creme. Repita at acabar o creme, leve para gelar por 10 minutos. Retire da geladeira, espalhe o leite condensado cozido, leve de volta geladeira. Para a cobertura, pique o chocolate, dissolva em banho-maria e despeje sobre o creme.

Coloque o acar de confeiteiro com a manteiga, bater at obter um creme fofo, acrescente o ovo e bata novamente. Em seguida, coloque o chocolate e o Vinho do Porto e por ltimo, coloque os biscoitos quebrados em pedaos pequenos. Distribua esta massa sobre um papel de alumnio, fazendo rolos finos como salame. Leve para a geladeira para gelar. Para servir corte em tirinhas com papel de alumnio. Rendimento: 50 pores.

Dica

Pode-se decorar com chocolate raspado ou granulado. Rendimento: 12 pores.

Torta de Ameixas com Biscoito Maria


Ingredientes:

Torta de Limo com Biscoito Maizena


Ingredientes:

600g de biscoito Maria NINFA 100g de ameixa picada, amolecida com um pouco de gua e acar no fogo 1 lata de leite condensado cozido ou 1 copo de doce de leite 1 xcara (ch) de leite morno
Creme:

250g de biscoito Maizena NINFA 200g de manteiga 2 latas de leite condensado 6 ovos 12 colheres (sopa) de acar 3 colheres (sopa) de suco de limo

1 lata de creme de leite sem soro 4 gemas 1 xcara (ch) de manteiga


Modo de preparar:

Modo de preparar:

Bata as gemas com o acar at obter um creme claro. Acrescente o creme de leite e as ameixas picadas e mexa bem. Montar num refratrio: uma camada de biscoito embebido no leite morno, uma camada de creme e por cima, o leite condensado cozido. Cubra com as claras em neve. Enfeite com ameixas e leve para gelar. Rende: 50 pores.

Amasse os biscoitos com a manteiga, coloque na forma ajeitando as bordas para cima, como torta. Bata o leite condensado, o suco de limo e as gemas, coloque este creme sobre a massa feita de biscoito. Bata as claras em neve com o acar e coloque sobre o recheio. Leve ao forno brando por 20 minutos. Sirva gelada.

Pav de Pssego
Ingredientes:

Torta Mousse de Bombons


Ingredientes:

1 lata de pssego em calda 1 lata de creme de leite 1 caixinha de p para pudim de baunilha 500ml de leite 300g de biscoito Maizena ou Maria NINFA Complemento: 1 xcara de leite.

300g de biscoito Maizena NINFA 1 xcara de leite para umedecer os biscoitos Mousse de coco industrializado, batido de acordo com as instrues da embalagem Mousse de chocolate batido de acordo com as instrues da embalagem 2 caixinhas de creme de leite 10 bombons Sonho de Valsa picados
Modo de preparar:

Modo de preparar:

Bata o pssego com a calda no liquidificador e reserve (deixe um pssego para decorao). Dissolva o p para pudim no leite e leve ao fogo, mexendo sempre at engrossar. Monte a torta com camadas de creme de baunilha, biscoito umedecido em leite, o pssego, os biscoitos e no final o creme de leite misturado com seu soro. Decore com pedacinhos de pssego ou cerejas e sirva bem gelado.

Em um refratrio, faa camadas de mousse, biscoito umedecido no leite, bombons picados. Cubra com creme de leite e decore com os bombons.

Torta de Pssegos
Ingredientes:
Massa: Massa:

Modo de preparar:

1 pacote de biscoito Energicau NINFA triturado 100g de margarina


Recheio:

2 ovos 3 colheres (sopa) de acar 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 copos de iogurte natural lata de pssego em calda fatiado 50g de geleia de damasco 2 colheres (sopa) de gua

Coloque a margarina em um refratrio redondo tipo torta e leve ao micro-ondas por 1 2 minutos na potncia alta. Retire e misture os biscoitos modos at obter uma massa homognea. Forre o fundo e as laterais da forma. Leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potncia alta. Reserve.

Recheio:

Bata os ovos com o acar, at ficar homogneo. Junte a farinha de trigo e o iogurte, misture bem. Coloque esta mistura em um refratrio e leve ao microondas por 4 minutos na potncia alta, mexendo a cada minuto. Retire do microondas e coloque o recheio sobre a massa reservada. Disponha as fatias de pssego sobre o creme. Misture a geleia com a gua e espalhe sobre a superfcie da torta. Leve geladeira por 4 horas.

Bebidas
b e d b e i l d a cs i a

Delcias
s

Bebidas

Coquetel de Frutas TOMY Refresco de Uva Especial Escondidinho de Abacaxi Brigadeiro de Maracuj Frango ao Pur de Cogumelos

Frango ao Pur de Cogumelos


Ingredientes: Modo de preparar:

3 peitos de frango 2 colheres (sopa) de cebola ralada 1 colher (ch) de limo xcara de gua pacote de TOMY sabor laranja 1 pacote de caldo de galinha light em p 200g de cogumelo fresco Pimenta a gosto

Lavar os peitos de frango e cortar em tirinhas bem fininhas, temperar com caldo de galinha em p, limo e pimenta a gosto, deixar marinando 5 minutos e reservar. Bater o cogumelo fresco no liquidificador com xcara de gua at formar um pur. Em uma frigideira antiaderente, colocar a cebola para secar, adicionar o pur de cogumelo, deixando secar um pouco mais. Mexer e adicionar o TOMY sabor laranja, deixar apurar e reservar. Grelhar o frango reservado e servir por cima o pur de cogumelos.

Escondidinho de Abacaxi
Ingredientes:

1 caixa de creme de leite 1 lata de leite condensado 1 copo de iogurte natural 200ml 1 pacote de TOMY sabor abacaxi 1 pacote de gelatina incolor 1 abacaxi grande 10 colheres (sopa) de acar
Modo de preparar:

2 passo: No liquidificador, coloque o creme de leite, o leite condensado, o iogurte natural, o TOMY sabor abacaxi, a sobra da calda do abacaxi e a gelatina incolor desidratada e derretida, e bata por 2 minutos. 3 passo: Molhe a forma de pudim com gua e no a seque, coloque a metade do creme depois coloque o abacaxi e em seguida a outra metade do creme. Leve geladeira por 3 horas e desinforme.

1 passo: Descasque o abacaxi, corte em pedaos pequenos e coloque numa panela com as 10 colheres de acar. Deixe cozinhar em fogo brando por 8 minutos. Deixe esfriar e coe o abacaxi da calda que sobrar.

Brigadeiro de Maracuj
Ingredientes: Modo de preparar:

250g de chocolate branco picado 1 xcara (ch) de leite 1 lata de leite condensado 4 ovos 1 embalagem de TOMY sabor maracuj 50g de raspas de chocolate branco Margarina e acar para untar

Pr-aquea o forno em temperatura mdia de 80C. Unte e polvilhe com acar uma forma de furo central mdia (24cm de dimetro) e reserve. Coloque o chocolate branco em uma tigela mdia. Derreta em banho-maria ou no forno de micro-ondas em potncia mdia por 2 minutos, mexendo aps passado a metade do tempo. Bata no liquidificador o leite, o leite condensado, os ovos, o TOMY sabor maracuj e o chocolate derretido, por 1 minuto ou at obter uma mistura homognea. Despeje na for ma reservada, cubra com papel alumnio e leve ao forno em banho-maria por 40 minutos. Retire o papel alumnio e retorne ao forno por mais 10 minutos ou at que espetando um palito, ele saia limpo. Espere amornar e desenforme em uma travessa. Decore com raspas de chocolate. Leve geladeira por no mnimo 30 minutos antes de servir.

Coquetel de Frutas TOMY


Ingredientes:

Refresco de Uva Especial


Ingredientes:

2 copos (200ml) TOMY sabor manga 2 copos (200ml) TOMY sabor de uva 1 copo (200ml) TOMY sabor maracuj 1 copo (200ml) TOMY sabor abacaxi 1 copo (200ml) TOMY sabor pssego 2 copos de groselha 2 copos de leite condensado
Modo de preparar:

1 xcara de TOMY sabor uva Acar a gosto 1 xcara de sorvete de creme ou nata 2 colheres de (ch) de TOMY sabor limo
Modo de preparar:

Bata todos os ingredientes com gelo modo em coqueteleir a ou no liquidificador. Sirva em copo para coquetel decorado com uma meia lua de laranja e uma cereja. Use canudo largo.

Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador deixando por alguns minutos em velocidade moderada. Agora sirva gelado em copos altos.

A Ninfa quer ouvir voc!

www.ninfa.com.br

Ninfa Indstria de Alimentos Ltda. BR 277, Km 667,4 CEP 85884-000 Cx. Postal 161 Medianeira Paran

ninfa@ninfa.com.br

seven

Potrebbero piacerti anche

  • Espíritos aprisionados e libertação
    Espíritos aprisionados e libertação
    Documento8 pagine
    Espíritos aprisionados e libertação
    leonardo trancoso
    86% (22)
  • ESTUDO A Armadura de Deus
    ESTUDO A Armadura de Deus
    Documento6 pagine
    ESTUDO A Armadura de Deus
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 3
    3
    Documento1 pagina
    3
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • A Fé Nos Leva A Deus
    A Fé Nos Leva A Deus
    Documento4 pagine
    A Fé Nos Leva A Deus
    alexandrecheckok4132
    Nessuna valutazione finora
  • Matriz Exemplo PDF
    Matriz Exemplo PDF
    Documento3 pagine
    Matriz Exemplo PDF
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Documento2 pagine
    Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Sandra Rosa Santana Silva
    Nessuna valutazione finora
  • Web Aula 9
    Web Aula 9
    Documento3 pagine
    Web Aula 9
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Web Aula 7
    Web Aula 7
    Documento3 pagine
    Web Aula 7
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Documento2 pagine
    Recurso de apelação cão ataque vizinho
    Sandra Rosa Santana Silva
    Nessuna valutazione finora
  • Folha Pautada
    Folha Pautada
    Documento2 pagine
    Folha Pautada
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Apostila Lidere 1
    Apostila Lidere 1
    Documento96 pagine
    Apostila Lidere 1
    Neilton Libanio
    Nessuna valutazione finora
  • Matriz Exemplo PDF
    Matriz Exemplo PDF
    Documento3 pagine
    Matriz Exemplo PDF
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Apostila Lidere 1
    Apostila Lidere 1
    Documento96 pagine
    Apostila Lidere 1
    Neilton Libanio
    Nessuna valutazione finora
  • Modelo Apelação
    Modelo Apelação
    Documento6 pagine
    Modelo Apelação
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 6
    6
    Documento33 pagine
    6
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Universidade Estácio de Sá
    Universidade Estácio de Sá
    Documento7 pagine
    Universidade Estácio de Sá
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Atividade Estruturada 4
    Atividade Estruturada 4
    Documento3 pagine
    Atividade Estruturada 4
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Universidade Estácio de Sá
    Universidade Estácio de Sá
    Documento7 pagine
    Universidade Estácio de Sá
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Constitucional 3
    Constitucional 3
    Documento6 pagine
    Constitucional 3
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 1 - Webaula Direito Penal III OK
    1 - Webaula Direito Penal III OK
    Documento4 pagine
    1 - Webaula Direito Penal III OK
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Atividade Estruturada 8
    Atividade Estruturada 8
    Documento3 pagine
    Atividade Estruturada 8
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Atividade Estruturada 14
    Atividade Estruturada 14
    Documento3 pagine
    Atividade Estruturada 14
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Atividade Estruturada 6
    Atividade Estruturada 6
    Documento2 pagine
    Atividade Estruturada 6
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Constitucional 2
    Constitucional 2
    Documento4 pagine
    Constitucional 2
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 8 Direito Penal
    8 Direito Penal
    Documento3 pagine
    8 Direito Penal
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Constitucional 1
    Constitucional 1
    Documento8 pagine
    Constitucional 1
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 15 Direito Penal
    15 Direito Penal
    Documento3 pagine
    15 Direito Penal
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Direito Civil I - 7
    Direito Civil I - 7
    Documento12 pagine
    Direito Civil I - 7
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • 10 Direito Penal
    10 Direito Penal
    Documento2 pagine
    10 Direito Penal
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora
  • Direito Civil I - 3
    Direito Civil I - 3
    Documento10 pagine
    Direito Civil I - 3
    Luis Ricardo Ferreira
    Nessuna valutazione finora