Sei sulla pagina 1di 3

Universidade do Sul de Santa Catarina

Atividade de Avaliao a Distncia


Disciplina: Gesto de Projetos e de Equipes I Curso: Disciplinas Especiais Professor: Luciana Manfroi Nome do aluno: Paulo Zucco Data: 11/05/2012 Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia os enunciados com ateno e responda as questes que seguem:

1. No quadro a seguir vemos o resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostra que, enquanto o desvio de tempo fica na ordem de 40%, o desvio de custo pode chegar at a 200% do originalmente planejado. Pergunta-se: (2,0 pontos)

a) Que fatores contribuem para que o desvio de custos seja maior, e no proporcional ao desvio de tempo?

b) Por que o desvio maior nos projetos governamentais/militares do que nos projetos privados? Desvios no planejamento.
Projeto Desvio entre o planejado e o realizado Desvio de tempo Desvio de custo

Universidade do Sul de Santa Catarina


Governamental / militar Privado 40 a 50% 40% 100 a 200% 70%

2. Para uma anlise de viabilidade so considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefcios e prazo. Vamos considerar ento o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indstria de microeletrnica e produo nacional de chips. A anlise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma poca a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indstria poderosa e com tecnologia prxima dos americanos. (2,0 pontos)

a) Como voc interpreta a anlise de viabilidade brasileira da poca? O estudo de viabilidade incompleto, por no analisar com abrangncia os fatores preponderantes que interferem no julgamento, a saber, os recursos, os custos e os benefcios (bem como o prazo de concluso, segundo alguns autores, fator isoladamente considerado). b) Que fator no foi estrategicamente avaliado? Considera-se que, por tratar-se de projeto governamental, os recursos para execuo sejam suficientes; bem como no haja prazo. Ento, conclui-se que os benefcios, ou resultados positivos esperados, certamente no foram considerados. Visto que, na anlise chinesa, em que pese os recursos, custos e prazo envolvidos, determinou-se que fosse executado o projeto, considerando o retorno que se traduziu na formao de uma indstria poderosa e tecnolgica.

3. Como voc aplicaria os quatro passos crticos do desenvolvimento cientfico no desenvolvimento de um projeto? Responda por meio de um exemplo. (2,0 pontos)

4. As colunas abaixo apresentam ideias, conceitos e definies.

Universidade do Sul de Santa Catarina


1 Compreende as funes de planejamento, organizao de recursos, distribuio e comunicao das tarefas s pessoas da equipe. Prazo de um projeto competitivo pode definir o fracasso ou a liderana em determinado mercado. A inovao tecnolgica corresponde inteno de novas tecnologias, mas com uma racionalidade econmica, nem sempre presente na base das descobertas cientficas. A gerncia do projeto tem uma preocupao constante com o dia a dia dos trabalhos, visando adequar recursos e prazo. A obsolescncia de uma determinada tecnologia acontece quando h o aparecimento de uma nova tecnologia ou h mudanas de hbitos dos consumidores. A Oportunidade de projeto tecnolgico que nasce puxado pela demanda, gerado pela demanda empresarial que busca diferenciao no mercado. Alguns softwares e sistemas tm alto impacto econmico, mas sofrem de rpido padecimento. Por esse motivo a Google busca criar novos produtos, alm do sistema de busca. Monitoramento constante das atividades e motivao do grupo para a conquista do objetivo.

Atividades decorrentes da viso ampla dos objetivos do projeto, definidos por definies detalhadas junto ao contratante/cliente, bem como pela disponibilizao dos recursos adequados. Muitos projetos no ambiente industrial esto endereados a novas oportunidades de negcios, posicionamento estratgico ou lanamento de novas linhas de produtos.

a) Faa as associaes pertinentes e anote as correspondncias: (2,0 pontos) 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

5. Escolha um projeto da rea de Multimdia Digital e identifique os riscos tpicos*: (2,0 pontos) a) De origem interna? b) De origem externa?

*Obs.: No se esquea de esclarecer qual projeto voc est analisando.

Potrebbero piacerti anche