Sei sulla pagina 1di 4

Vitaminas e sais minerais

As vitaminas e os sais minerais recebem o nome de micronutrientes. So necessrios em quantidades muito mais reduzidas do que as protenas, as gorduras e os carboidratos, mas so essenciais para uma boa nutrio. Ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a sade. Alguns minerais tambm fazem parte dos tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contm clcio e flor e o sangue contm ferro que um componente importante dos glbulos vermelhos e necessrio para o bom funcionamento de todas as clulas do corpo. A importncia das vitaminas e sais minerais As vitaminas e minerais so imprescindveis para a manuteno e desenvolvimento de cada clula do corpo humano. Como no so "fabricadas" pelo prprio corpo, necessrio adquirlas atravs da alimentao. As vitaminas so 16 no total e subdividemse em lipossolveis (que se dissolvem em gordura) e hidrossolveis (que se dissolvem na gua). Lipossolveis: so as vitaminas A, D, E e K e dependem da existncia de gordura para poderem agir. As vitaminas A, D e K so armazenadas pelo fgado e a vitamina E, no tecido adiposo (clulas de gordura da pele). Hidrossolveis: so as vitaminas C e todas do complexo B. So absorvidas pelo intestino delgado, exceto a B12 que armazenada no fgado. Os minerais tambm so solveis em gua e esto diretamente relacionados s vitaminas, para poderem ser absorvidos pelo organismo. Eles participam desde a constituio dos ossos, dentes, msculos, sangue e clulas nervosas, at a formao de hormnios, equilbrio hdrico etc. Tanto o excesso como a falta de vitaminas e minerais so prejudiciais sade, mesmo sabendo-se que o excesso de vitaminas eliminado pela urina. Nenhum alimento contm sozinho a quantidade e variedade de vitaminas e minerais que precisamos. Portanto, recomendvel que se mantenha sempre o equilbrio atravs de uma alimentao saudvel e variada, que alm de fornecer os nutrientes necessrios, mantm o corpo todo em perfeito funcionamento para que o mesmo possa aproveit-los. Vitaminas

Vitamina A .....Auxilia a viso noturna, garante a elasticidade e a hidratao da pele e das mucosas. Ajuda no crescimento. Fontes: Fgado, manteiga, ovo cru, legumes verdes, frutas e legumes amarelos e alaranjados (melo, laranja, abbora, batata-doce), leo de fgado de bacalhau e peixes. Vitamina B1 .....Permite a transformao de acar em energia, o bom funcionamento dos msculos e do sistema nervoso. Fontes: Po integral, arroz integral, massas integrais, fgado, gema de ovo, peixe, carne de porco, leite, queijos, feijo, ervilha, amendoim e tangerina. Vitamina B6 .....Regula o metabolismo das protenas e da hemoglobina. indispensvel ao crescimento das clulas. Fontes: Fgado, salmo fresco, cavala, batatas, nozes, bananas, milho, soja, peixe (corvina, anchova, atum), melancia, car, cebola, alho e goiaba. Vitamina B9 .....Auxilia na fabricao dos glbulos vermelhos e das clulas. Fontes: Levedura de cerveja, espinafre, ervilhas, cogumelos, ostras, fgado e ovos. Vitamina B2 .....Auxilia o crescimento e a regenerao celular. Fontes: Fgado, rim, leite, queijos, germe de trigo, cereais integrais, ovos, cogumelos, amndoas, avels, espinafre, agrio e peixe (corvina e namorado). Vitamina B12 .....Combate a anemia, favorece o crescimento dos tecidos e dos msculos, protege o fgado e as clulas nervosas. Fontes: Fgado, rim, carne vermelha, leite e laticnios, gema de ovo, peixes, crustceos e frutos do mar. Vitamina C .....Ajuda no combate s infeces. antioxidante e cicatrizante. Participa tambm na formao e na sntese do colgeno. Fontes: Kiwi, acerola, limo, laranja, tangerina, pimento, salsinha e espinafre. Vitamina E .....Antioxidante, retarda o envelhecimento das clulas, protege os vasos e os glbulos vermelhos. Fontes: Cereais integrais, nozes, azeite de oliva, legumes verdes, legumes secos, soja e cacau.

Vitamina D .....Associada aos raios ultravioleta do sol, permite a absoro e a utilizao do clcio e do fsforo pelos ossos e dentes. Fontes: Peixes, ovos, manteiga, no sal, frutas em especial na banana.

Minerais Clcio .....Participa na formao dos ossos, previne a osteoporose, regula a coagulao sangnea. Fontes: Queijos, leites, iogurte e legumes verdes. Fsforo .....Ajuda na construo de ossos e dentes, permite a estocagem e a liberao rpida de energia. Fontes: Peixe, carnes vermelhas, ovos, queijos (branco), soja, frutas frescas ou secas, chocolates e cereais integrais. Ferro .....Participa na formao das hemoglobinas, na oxigenao das clulas e no equilbrio metablico. Fontes: Carnes, aves, embutidos (salsicha, lingia, salame), soja, cacau, legumes secos e legumes verdes.

Mtodo de dosagem laboratorial de ferro, clcio e fsforo

Dosagem de ferro Mtodo mais utilizado: Colorimtrico

QUALIFICAES DO MTODO Metodologia colorimtrica de ponto final, simples, rpida e de grande sensibilidade para a dosagem do ferro srico. O mtodo emprega um reagente indicador de ferro em meio aquoso, eliminando a etapa de desproteinizao responsvel por acentuada parcela de erro. O volume de amostras e reagentes podem ser alterados proporcionalmente. Dosagem de clcio e fsforo Materiais e mtodos:

Tubos de ensaio Estantes para tubos de ensaio Cubetas e pipetas Espectrofotmetro e papel absorvente Reagentes e reativos. Princpios da determinao de clcio srico: O clcio total freqentemente determinado por meio de mtodos espectrofotmetros simples utilizando-se indicadores que mudam de cor seletivamente ao se ligarem ao clcio. Principio da determinao do fosfato srico: Os ons fosfato reagem, em meio acido, com o molibdnio, sob a forma de molibdato de amnio, formando um complexo amarelado (fosfomolibdato de amnio) que, por ao de um tampo alcalino, reduzido a azul de molibdnio.

Referencias bibliogrficas: Praticas de laboratrio de bioqumica e biofsica COMPRI - NARDI, Mariane; BREDA STELA, Mrcia; DE OLIVEIRA, Carolina.
http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/051-educacao/vitaminas.htm

Potrebbero piacerti anche