Sei sulla pagina 1di 10

Faculdade Kurios Curso de Administrao

Nathan Felipe

A importncia da Sociologia na Administrao de Empresas

Maranguape Cear 2012

Pesquisa Terica sobre a Sociologia das Organizaes e sua repercusso nos processos organizacionais.

1 Sociologia Organizacional Por volta dos anos 40, a organizao administrativa tem novo significado em decorrncia do avano no desenvolvimento tecnolgico. Reaparece, ento, a discusso sobre a Sociologia da Burocracia, das teorias de Max Weber, (1864-1920), como referencial terico para a reviso e reorganizao dos processos administrativos e suas inter-relaes corporativas. Nesse contexto, pesquisar e implantar novas formas de racionalidade administrativa virou palavra de ordem nas organizaes, em busca de qualidade e produtividade no mundo dos negcios. Dentre os legados de maior relevncia nessa reviso, destacam-se:

As relaes inter e intrapessoal na empresa; A compreenso dos problemas organizacionais; A importncia da hierarquia e das competncias na viso corporativa; A importncia da estrutura organizacional e funcional para o desenvolvimento da empresa; a importncia da comunicao institucional na organizao; etc.

2 A burocracia na viso de Max Weber Dentre os aspectos da viso analtica de Weber sobre o estrutural nas organizaes, observa-se que a racionalidade se destaca, dando importncia eficincia e eficcia como parmetros de medio da capacidade organizacional e da capacidade sistmica na empresa. Segundo Motta (1975, p.46), A preocupao de Weber esta na racionalidade, entendida como a adequao dos meios aos fins. E uma organizao e racional quando e eficiente. Assim, para Weber a burocracia era a forma mais eficiente de uma organizao.Max Weber descreveu um tipo de estrutura burocrtica acreditando que era comum a maioria das organizaes formais. Do ponto de vista dos resultados, ou da anlise comparativa entre o planejado e o executado, essa viso racional tem grande significado quando a eficincia e a eficcia so compreendidas e consideradas tanto na fase de planejamento, quanto na anlise dos resultados esperados nas organizaes. De certa forma, essa proposta de Weber, em sua viso sistmica da burocracia, trouxe, para a sociedade moderna, a possibilidade de compreender e utilizar os conceitos da eficincia e eficcia nos processos administrativos empresariais.

Na literatura brasileira a burocracia uma forma de organizao, que se baseia na racionalidade, isto , na adequao dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a mxima eficincia possvel no alcance dos objetivos. Surgem, ainda, como resultado dessa concepo burocrtica os conceitos da profissionalizao, do Maximillian Weber (Erfurt, Alemanha, 21 de Abril de 1864) mrito, das competncias e da reduo de custos, largamente utilizados nos dias de hoje, evidentemente, analisados a partir de outros contextos e cenrios. Para Weber, so trs os principais fatores que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia: O desenvolvimento de uma economia monetria: Na Burocracia, a moeda assume o lugar da remunerao em espcie para os funcionrios, permitindo a centralizao da autoridade e o fortalecimento da administrao burocrtica; O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno; A superioridade tcnica em termos de eficincia do tipo burocrtico de administrao: serviu como uma fora autnoma para impor sua prevalncia. Outro ponto de forte influncia dessa viso burocrtica na gesto administrativa atual se refere diviso do trabalho considerado o meio de padronizao dos procedimentos tcnicos, do exerccio de autoridade, permitindo que haja ao mesmo tempo um aumento de produtividade do trabalho e de eficincia organizacional. Alguns autores atribuem a essa diviso do trabalho uma grande especializao do funcionrio na execuo das suas tarefas e trabalho, alm da definio implcita dos nveis e relaes de autoridade organizacional. Porm, outros, encontraram limitaes na obra de Weber, criticando a realidade burocrtica descrita por ele e algumas disfunes da burocracia. Para Merton: No existe uma organizao completamente racional, como proposto por Weber. Ate porque, o tipo ideal de burocracia tendia a ser modificado pelos homens. Merton notou que a burocracia leva tambm a consequncias imprevistas que conduzem as ineficincias e as imperfeies, e estas por sua vez, so enfatizadas e exageradas pelos leigos. A esse fenmeno, Merton denomina de disfunes da burocracia. Na viso de Chiavenato (2003), essas limitaes so identificadas como: Internalizaro das regras e apego aos regulamentos, excesso de formalismo e de papelrio, resistncia s mudanas e dificuldade no atendimento a clientes e conflitos. Com o publico. A partir desse cenrio, a viso burocrtica de Weber deixou um legado de importantes contribuies para as organizaes contemporneas, mas as limitaes destacadas por Merton e Chiavenato devem ser observadas, tendo em vista os impactos negativos que elas podem trazer para os resultados nas organizaes empresariais. Convm destacar que, o avano das TIC* tem forte influncia na burocracia moderna, impondo mudanas e trazendo novas formas racionais de eficincia e eficcia pelo uso sistmico do potencial tecnolgico e miditico na administrao contempornea. TIC * Tecnologias da Informao e Comunicao

3 As relaes interpessoal e intrapessoal na empresa Na sociedade complexa em que vivemos as relaes entre as pessoas assumem vital importncia, tendo em vista as variveis dessa relao e os seus impactos na vida individual e coletiva das pessoas. Do ponto de vista individual, o ser humano tem particularidades que podem classific-lo em introvertido, autodidata, extrovertido, crtico, discreto, pacato, agitado, e outros adjetivos que recebe, quando analisado diante de determinadas situaes ou contextos. Nesse vis, as observaes e analises so no campo da individualidade, da essncia do sujeito como pessoa humana. Dependendo dessas qualidades ou adjetivos pessoais, o individuo reage e se relaciona no coletivo, quer nas relaes de trabalho, lazer ou sociais. Do ponto e vista do individual e do seu impacto no coletivo, o olhar para dentro extremamente importante, procurando descobrir a sua essncia, seus objetivos de vida, suas competncias, seus medos e suas possibilidades. Nesse sentido, Bom Sucesso (1997) destaca que:

O autoconhecimento e o conhecimento do outro sao componentes essenciais na compreenso de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relaes. Dentre as dificuldades mais observadas, destacam-se: falta de objetivos pessoais, dificuldade em priorizar, dificuldade em ouvir. (p.38) Essa preocupao tem sentido para se compreender melhor o significado da relao intrapessoal, em que o individuo faz com ele mesmo, a partir das suas convices, do seu olhar interior. Quanto mais seguro o individuo est em relao a sua essncia como ser humano, como indivduo, e a escala de importncia dessa essncia, mais facilmente ele ter condies de sobrevivncia harmoniosa nas relaes interpessoais, em que ele experimenta a habilidade de se relacionar com pessoas, com o coletivo.

Segundo alguns autores do conhecimento das cincias humanas, estabelecer um bom nvel de relacionamento com as pessoas, independente das suas classes sociais, raciais, religiosas ou polticas, uma responsabilidade no s individual como tambm organizacional. Nesse contexto, Bom Sucesso (1997), acrescenta a importncia da preocupao com a essncia do indivduo, suas emoes e sentimentos nas relaes interpessoais do trabalho e na qualidade de vida: A valorizao do ser humano, a preocupao com sentimentos e emoes, e com a qualidade de vida so fatores que fazem a diferena. O trabalho e a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivncia, e, por outro, estabelece relaes interpessoais, que teoricamente serviriam para reforar a sua identidade e o senso de contribuio. (p.36). Do ponto de vista organizacional, especialistas recomendam algumas dicas que podem estimular um bom relacionamento interpessoal nas empresas: Desenvolver um esprito de cooperao e trabalho em equipe; Fazer pesquisas peridicas de clima organizacional; Dar oportunidades para se vivenciar crises e limitaes pessoais no ambiente corporativo; Manter um canal de comunicao aberto com a equipe, como forma de Minimizar tenses e fantasias acerca dos relacionamentos;

Desenvolver uma gesto mais participativa e com portas abertas; Desenvolver um dilogo franco e aberto com todos os membros da equipe, facilitando o feedback. 4 A compreenso dos problemas organizacionais Antes da compreenso das dificuldades organizacionais, talvez seja interessante relembrar o modo como a teoria cientfica da administrao teve inicio. At o inicio do sculo XX, a atividade administrativa era vista como uma prerrogativa da intuio ou da habilidade de determinadas pessoas. Eis que surge em 1911, o primeiro tratamento cientfico dado aos problemas da organizao do trabalho, escrito pelo americano Frederick Winslow Taylor em sua obra The Principles of Scientific Management (1911; Princpios de administrao cientfica). Naquela poca o autor concentrou suas pesquisas na observao do funcionamento das empresas e no estudo de tempos e movimentos necessrios para a realizao de tarefas dentro das organizaes empresariais, preocupando-se em encontrar formas e mecanismos de tornar o trabalho mais produtivo com menor esforo. Dessa pesquisa surge ento a escola clssica de administrao de empresas com o foco na sociologia industrial. Com o surgimento de novas prticas administrativas decorrentes de novas teorias da sociologia organizacional, no campo da administrao moderna, surge, tambm, o aumento das dificuldades e problemas advindos das novas estruturas organizacionais. Para compreender essas mudanas os novos administradores se renem nos fruns de discusso em torno desses problemas, considerados o centro das atenes dos gestores modernos. Tem-se como elemento propulsor desse crescimento a complexidade surgida com a formao da nova sociedade, a sociedade da informao. A informao transformada em conhecimento tem estabelecido o status de qualidade e progresso entre as empresas, desencadeando o crescimento significativo das Universidades. Corporativas. Outro pilar importante neste cenrio se refere necessidade permanente de atualizao da linha de produo e servios, e do conhecimento novo, e atualizado, para que a gesto dos processos administrativos seja de fato sustentvel e diferenciada. Do ponto de vista prtico observa-se que essa tenso surge nos diversos nveis e setores da administrao: problemas na concepo, criao e sustentabilidade da empresa, no recrutamento e seleo de pessoas; na formao continuada de colaboradores; na estruturao organizacional e funcional da empresa; na luta para vencer a concorrncia de mercado; na dificuldade de internacionalizao da empresa; na dificuldade de gesto de negcios e de pessoas, etc. Os administradores e pensadores da administrao moderna utilizam de estratgias para a compreenso e gesto dessas dificuldades administrativoorganizacionais, estudando e aplicando os princpios da unidade e objetivos, da amplitude e da autoridade, da eficincia e da eficcia, da diviso e especializao do trabalho, da unidade de comando, da liderana, do planejamento estratgico e outros que compem o leque de arranjos e teorias que auxiliam na gesto do cotidiano administrativo e seus problemas.

5 A importncia da hierarquia e das competncias na viso corporativa Segundo alguns especialistas brasileiros, as hierarquias e competncias nas organizaes precisam de uma definio bem clara, para evitar problemas tanto de ordem estrutural, quanto processual. Acredita-se que a importncia dessas definies

est associada aos princpios da administrao, tendo como base as teorias de Taylor e de Fayol. Mas o que se v na prtica so essas teorias reformuladas por novos pensadores da burocracia organizacional, de modo a estabelecer novos parmetros para a definio de hierarquia e competncia no mundo dos negcios e da administrao contempornea. Dentre os fatores de maior significado na reformulao terica da hierarquizao est o estudo da cultura organizacional. Em muitos aspectos essa cultura pode determinar a sobrevivncia, em curto e longo prazo, em especial, no mundo conturbado de negcios e da concorrncia. Dessa forma, compreender a importncia da cultura organizacional pode significar um grande diferencial na formao de hierarquias e novas competncias. Com o avano das TICs e a consolidao da sociedade da informao, o conceito de hierarquia com a viso corporativa moderna muda de configurao e estratgias. Deixa aos poucos, a concepo e o sentido vertical, traduzido pelo modelo matricialfuncional, do presidente para o cho de fbrica, indo na direo esperial, chamado de modelo organizacional circular, trazendo como mudana principal a proposta matricial por processos. Nessa perspectiva administrativa, centrada na gesto de processos, o cliente ocupa o espao principal da hierarquia, sendo o centro das atenes, por onde passam todas as decises hierrquicas e de planejamentos. O cliente passa, simbolicamente, a fazer parte do organograma da empresa e os empregados so orientados a atender as necessidades do cliente. Nesse novo modelo, os especialistas afirmam que h uma exigncia de que todos na organizao conheam quem faz o que e como podem ser acionados para que o cliente seja atendido no menor espao de tempo. Nesse contexto, a importncia da estrutura organizacional e funcional deixa de ser uma representao diagramtica de autoridades e intenes organizacionais, para assumir o veculo estruturado de articulaes e decises entre os diversos processos administrativos da empresa. No mbito da gesto das competncias individuais nas organizaes, Carlos Hilsdorf, julho, 2010, em O desafio do lder estabelece trs parmetros para a escolha do profissional certo, para o lugar certo: Competncia, Pertinncia e Atitude. Segundo ele: A pessoa mais adequada para um cargo/funo ser a que apresentar o maior resultado na equao Competncia Pertinncia Atitude. Competncia e Pertinncia nos dizem se estamos colocando, tecnicamente, o profissional certo no lugar certo e Atitude nos diz se estamos colocando nesta posio, um profissional cujo comportamento (aspecto psicolgico) vai trazer os resultados esperados. Muitos enganos ocorrem aqui, quando os aspectos comportamentais so deixados em segundo plano. No e difcil encontrarmos um individuo tecnicamente adequado, mas emocionalmente despreparado,ocupando uma posio estratgica na organizao e comprometendo gravemente os resultados. Com respeito ao perfil ideal que varia conforme os pr-requisitos de cada rea -, uma vez atendidos, devem ser complementados por um profissional que possua: carter, transparncia, tica, humildade (no confundir com submisso) e senso de misso pessoal e profissional um objetivo claro a atingir. Entender a proposta da existncia hierrquica e compreender a necessidade de se definir competncias dentro das organizaes so fatores primordiais para o sucesso na obteno dos resultados esperados pela empresa, mas para isso, necessrio agir com cautela, sabedoria e, buscar constantemente novas alternativas para o enriquecimento do

processo hierrquico administrativo, de modo que a burocracia no seja um empecilho no desenvolvimento da organizao e dos seus empregados colaboradores, mas uma forte aliada na busca de melhores resultados. Do ponto de vista das competncias, acredita-se que investir no potencial humano apostar no sucesso da organizao, investindo no desenvolvimento de novas competncias, para tornar mais competitiva a sua estrutura organizacional e os seus responsveis.

6 A importncia da comunicao institucional na organizao Dentre os elementos que compem o processo da sociologia organizacional, a comunicao institucional assume lugar de destaque tendo em vista as suas vrias facetas e a sua importncia na articulao, difuso e compreenso dos dilogos e processos administrativo-institucionais. Atua como elo na interlocuo interpessoal e d sustentao ao processo decisrio gerencial. Segundo a Wikipdia, a comunicao deve ser entendida como: Comunicao e um campo de conhecimento acadmico que estuda os processos de comunicao humana. Entre as subdisciplinas da comunicao, incluem-se a teoria da informao, comunicao intrapessoal, comunicao interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relaes publicas, analise do discurso, telecomunicaes e Jornalismo. Tambm se entende a comunicao como o intercambio de informao entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicao inclui temas tcnicos (por exemplo, a telecomunicao), biolgicos (por exemplo, fisiologia, funo e evoluo) e sociais (por exemplo, jornalismo, relaes publicas, publicidade,audiovisual e meios de comunicao de massa). A comunicao humana e um processo que envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos como suporte para este fim. Esto envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa faceaface, ou atravs de gestos com as mos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicaes, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. O termo smbolo, com origem no grego (smbolon), designa um elemento representativo que est (realidade visvel) em lugar de algo (realidade invisvel) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O "smbolo" um elemento essencial no processo de comunicao, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. No processo de comunicao em que esta envolvido algum tipo de aparato tcnico que intermdia os locutores, diz-se que ha uma comunicao mediada. Levando-se em conta o estgio atual de desenvolvimento tecnolgico e miditico, comunicar-se, e comunicar-se de forma efetiva, de modo eficiente e eficaz nas organizaes palavra de ordem. Um dos legados das TICs, o aparato miditico, no processo comunicacional organizacional, disposio da reconstruo de mdias e

canais comunicativos em vrias dimenses e possibilidades da inteligncia humana tem contribudo sobremaneira para a sofisticao e segurana dos meios e processos comunicativos, tanto no campo da individualidade (intrapessoal) quanto nas comunicaes interpessoais, interorganizaes, etc. Graas a esse contexto, a comunicao mediada assume no cotidiano organizacional um papel fundamental de dimenses e conquistas incalculveis: No processo decisrio; Na linha de produo e servios; Na gesto de pessoas e logstica; No marketing e negcios nacionais e internacionais; No campo da interveno jurdica, etc.

No eixo da importncia do processo comunicacional, como elemento de socializao, de ligao entre as pessoas, de conexes abstratas e concretas, alguns especialistas dessa rea de conhecimento destacam a posio de interveno desse elemento como sistema, e que como tal, exerce um papel transformador dentro e fora da empresa. Segundo Vidigal, Fernanda, junho, 2007: Independente da maneira como os planos so elaborados, um fator determinante do sucesso na implementao de novos projetos a comunicao. Um bom sistema de comunicao o que far com que todos dentro da empresa trabalhem na mesma direo, focalizando os esforos para alcanar os mesmos objetivos. E este sistema que far com que clientes, fornecedores e outras pessoas externas organizao entendam qual a funo da empresa na sociedade. Diante disso, comunicar-se preciso... mas preciso tambm estabelecer com segurana os modos, os parmetros, a midiatizao, a origem, o lastro de confiabilidade, e principalmente, o impacto do contedo da comunicao nas pessoas e no meio ambiente organizacional, interno e externo, de modo que ela seja objeto de provocao para mudanas, de reorganizao, de intercmbios comerciais, de humanizao do trabalho e de crescimento da organizao e seus colaboradores.

7 A importncia da sociologia organizacional nos resultados do processo ensinoaprendizagem corporativo. Entendendo a educao como um processo de mo dupla, (ensinar aprendendo e aprender ensinando, Paulo Freire,1996) a sociologia organizacional tem forte ligao com esse processo. Alm desse vis, a sociologia organizacional exerce grande influncia na contextualizao e aculturamento dos meios e mtodos para o ensino e aprendizagem corporativos. No texto produzido pela professora Ivone Boechat, ela nos lembra que : A etimologia revela que o substantivo aprendizagem deriva do latim "apprehendere", que significa apanhar, apropriar, adquirir conhecimento. O verbo aprender deriva de preenso, do latim "prehensio-onis", que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar,

prender, fazer entrar, apossar-se de. Ensinar: palavra latina insignre, quer dizer "marcar, distinguir, assinalar". E a mesma origem de "signo", de "significado". Ensinar e aprender. Ensinar nao e transmitir conhecimentos. O educador no tem o vrus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles prprios encontrem as suas opes. Ainda no sentido amplo do ensinar e aprender, o estudo das comunidades sociais nas organizaes tem grande significado, com grandes possibilidades de agregao de valores no processo educacional, bilateral e corporativo, levando-se em conta o conhecimento scio-organizacional e as novas habilidades e competncias desenvolvidas internamente. Dessa forma, compreender o significado da sociologia organizacional e o impacto dos seus princpios e ensinamentos significa estar atento importncia desse elemento articulador no desenvolvimento de pessoas e competncias dentro das organizaes, pelo processo do ensino-aprendizagem. Pensando na educao corporativa como um celeiro de criao do conhecimento implcito e explicito, da troca de experincias e gesto do conhecimento; a sociologia organizacional e a sua cultura, nesse contexto, representadas pelos seus subsistemas institucionais: o sistema de comunicao, a hierarquia, as competncias pessoais e organizacionais e o sistema burocrtico, so consideradas fontes de pesquisas para diagnsticos e produo de novos conhecimentos, gerando grandes transformaes nos programas de formao, capacitao, aperfeioamento e qualificao dos empregados colaboradores, em todos os nveis hierrquicos.

Bibliografia recomendada BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1.ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997,183p. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 6.ed. So Paulo: Campus, 2000, 700p. MERTON, Robert K. Sociologia: Teoria e Estrutura. Traduo de Miguel Maillet. So Paulo: Mestre Jou, 1970. CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administrao. Vol.2, 6a ed., Rio de Janeiro: Campus, 2002. HILSDORF, Carlos, O desafio do lder, julho, 2010, disponvel em: http://www.ritaalonso.com.br/?tag=hierarquia BOECHAT, Ivone, Ensinar aprender, no transmitir conhecimentos, disponvel em: http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/artigos/ensinar-e-aprender-naoetransmitir-conhecimentos VIDIGAL, Fernanda M. P., A importncia da Comunicao Dentro e Fora da Empresa, junho, 2004, disponvel em: http://www.administradores.com.br/informese/artigos/aimportancia-da-comunicacao-dentro-e-fora-da-empresa/10052/.

Potrebbero piacerti anche