Sei sulla pagina 1di 7

TC e TP

1 - TRANSFORMADOR DE POTENCIAL (TP)

1.1 - INTRODUO Equipamento utilizado para reduzir a tenso do circuito a nveis compatveis com a mxima suportvel pelos aparelhos de medio.

Os TPs so construdos para serem ligados entre fases ou entre fase e neutro de um sistema. Devem suportar uma sobretenso de at 10% em regime permanente, sem que nenhum dano lhes ocorra. So prprios para alimentarem instrumentos de alta impedncia (voltmetro, bobinas de potencial de medidores de energia etc). 1.2 - CARACTERSTICAS DE UM TP 1.2.1 - Tenso primria nominal Depende da tenso do sistema ao qual est ligado. 1.2.2 - Tenso secundria nominal Padronizada por norma em 115 V.

1.2.3 - Classe de exatido Valor mximo do erro (percentual) que o TP introduz na indicao do medidor em condies especificadas.

CLASSE DE EXATIDO Melhor do que 0,3

0,3 0,6 ou 1,2

1.2.4 - Carga nominal

APLICAO TP padro Medies em laboratrio Medies especiais Medio de energia eltrica para faturamento a consumidor Medio de energia eltrica sem finalidade de faturamento Alimentao de rels Alimentao de instrumentos de controle: Voltmetro Wattmetro Varmetro Fasmetro Frequencmetro etc

a carga admitida no secundrio do TP sem que o erro percentual ultrapasse os valores estipulados para sua classe de exatido. P12,5 P25 P75 P200 P400 1.2.5 Potncia trmica

Maior potncia aparente que o TP pode fornecer em regime contnuo sem que sejam excedidos os limites de temperatura especificados. 1.2.6 - Nvel de isolamento Tenso mxima suportvel pela isolao dentro dos limites especificados. 1.3 - EXEMPLO ( TP PARA MEDIO ) Especificar um TP para medio de energia eltrica para faturamento a um consumidor energizado em 69 kV, no qual sero utilizados os seguintes instrumentos: Medidor de kWh com indicador de demanda mxima; Medidor de kVARh sem indicador de demanda mxima.

SOLUO: a) Classe de exatido: 0,3 b) Potncia do TP: Quadro de perdas dos instrumentos em 115 V, 60 Hz: INSTRUMENTOS Medidor de kWh (bobina de potencial) Motor do conjunto de demanda mxima Medidor de kVARh (bobina de potencial) TOTAL WATT 1,2 2,8 2,0 6,0 VAR 7,8 7,5 7,5 19,3

TP com tenso primria nominal 69 kV, relao nominal 600:1, 60 Hz, carga nominal ABNT P25, classe de exatido ABNT 0,3 P25, potncia trmica 1.000 VA, uso exterior (ou interior), nvel de isolamento: tenso mxima de operao: 72,5 kV, tenso suportvel nominal frequncia industrial: 140 kV e tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico: 350 kV.

2 - TRANSFORMADOR DE CORRENTE (TC)

2.1 - INTRODUO Equipamento utilizado para reduzir a corrente que circula no seu primrio a um valor no secundrio compatvel com os instrumentos de medio.

Os TCs devem alimentar instrumentos de baixa impedncia (ampermetros, bobinas de corrente de Wattmetros, bobinas de corrente de medidores de energia eltrica, rels de corrente etc). 2.2 - O SECUNDRIO DO TC NUNCA DEVE FICAR ABERTO A corrente I1 fixada pela carga ligada ao circuito externo, com o qual o TC est em srie. I2 consequncia de I1, independentemente do instrumento que estiver no secundrio. Se I2 = 0 (secundrio aberto), no haver efeito desmagnetizante dessa corrente, e a corrente de excitao Io passar a ser a prpria corrente I1, da originando um fluxo muito elevado no ncleo. CONSEQUNCIAS: Aquecimento excessivo causando a destruio do isolamento, podendo provocar contato do circuito primrio com o secundrio e a terra; F.E.M. induzida E2 elevada, com iminente perigo para o operador; Ao fluxo elevado corresponder uma magnetizao forte no ncleo que alterar suas caractersticas de funcionamento e preciso.

2.3 - TIPOS DE TCs a) TC tipo enrolado: O primrio constitudo de uma ou mais espiras, envolvendo o ncleo. b) TC tipo barra: O primrio formado por uma barra, montada permanentemente atravs do ncleo do transformador. c) TC tipo janela: TC sem primrio prprio, construdo com uma abertura atravs do ncleo, por onde passa o condutor do circuito primrio. d) TC tipo bucha: Variao do tipo janela, projetado para ser instalado sobre uma bucha de um equipamento eltrico, fazendo parte integrante deste. e) TC de ncleo dividido: Variao do tipo janela, em que o ncleo pode ser separado para permitir envolver o condutor que funciona como enrolamento primrio. Ex.: ampermetro tipo alicate. 2.4 - CARACTERSTICAS DE UM TC a) Corrente secundria nominal: Normalmente de 5 A. b) Corrente primria nominal: Valor nominal de I1 suportvel pelo TC. c) Classe de exatido: Valor percentual mximo do erro que poder ser introduzido pelo TC na indicao de um instrumento. Pode ter os valores 0,3; 0,6 e 1,2. d) Carga nominal: Carga na qual se baseiam os requisitos de exatido do TC. e) Fator trmico: Fator pelo qual se deve multiplicar a corrente primria nominal para se obter a corrente primria mxima que um TC capaz de conduzir em regime permanente, sob frequncia nominal, sem exceder os limites de elevao de temperatura especificados e sem sair de sua classe de exatido. Valores: 1,0 1,2 1,3 1,5 2,0 f) Corrente trmica nominal: Maior corrente primria que um TC capaz de suportar durante 1 segundo, com o enrolamento secundrio curto-circuitado, sem exceder, em qualquer enrolamento, uma temperatura mxima especificada. g) Nvel de isolamento: Tenso mxima suportvel pela isolao dentro dos limites especificados. 2.5 - EXEMPLO ( TC DE MEDIO ) Especificar um TC para medio de energia eltrica e controle, sem finalidade de faturamento, sabendo-se que a tenso entre fases de 13,8 kV e a corrente de linha mxima de 80 A. Os instrumentos ficaro ligados a 25 m do TC atravs de fio de seo nominal igual a 2,5 mm2. Os instrumentos so:

Medidor de kWh com indicador de demanda mxima Medidor de kVARh Wattmetro Varmetro Ampermetro Fasmetro SOLUO: a) Classe de exatido: 0,6 ou 1,2 b) Carga nominal do TC: Quadro de perdas dos instrumentos em 5 A, 60 Hz: INSTRUMENTOS Medidor de kWh (bobina de corrente) Medidor de kVARh (bobina de corrente) Wattmetro Varmetro Ampermetro Fasmetro SUBTOTAL Perdas com 5 A nos 50 m de condutor 2,5 mm2 (5,3 & / km) TOTAL S = (14,8) 2 + (8,3) 2= 16,971VA
Escolhe-se carga nominal 25 VA

WATT 1,4 1,4 0,7 0,7 1,5 2,5 8,2 6,6 14,8

VAR 0,8 0,8 2,0 2,0 0,7 2,0 8,3 0 8,3

c) A especificao ser:

Tc para medio, corrente primria nominal de 100 A., relao nominal 20:1,60 Hz, carga nominal ABNT C25, classe de exatido ABNT 0,6 C25, fator trmico 1,5, uso exterior (ou interior), nvel de isolamento: tenso nominal de operao: 13,8 kV, tenso mxima de operao: 15 kV, tenso suportvel nominal frequncia industrial: 36 kV e tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico: 110 kV.

Potrebbero piacerti anche