Sei sulla pagina 1di 48

Textos para discusso

Textos para Discusso 26/2002

Os Servios no Brasil

Anita Kon NEITT/PUCSP

P E P G E P

Programa de Estudos Ps-Graduados em Economia Poltica - PEPGEP Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Aturia

PUCSP

OS SERVIOS NO BRASIL Anita Kon* 1. Introduo Este texto apresenta consideraes sempricas sobre pesquisa mais extensa, sobre as atividades de servios no pas. O objetivo global da pesquisa foi atualizar e aperfeioar o conhecimento sobre a evoluo das atividades de servios no Brasil, envolvendo um perodo a partir da dcada de oitenta at o perodo mais recente de 1995, em que foram disponveis as informaes estatsticas em tempo de serem tabuladas para os fins especficos da anlise. A finalidade da anlise foi a redao de um texto a ser publicado em livro, que examina o papel das atividades de servios no contexto do sistema econmico, por um lado, enquanto geradora de produto e absorvedora de mo-de-obra e, por outro, como propiciando a infra-estrutura bsica e a complementariedade necessria para o desenvolvimento dos demais setores. Os objetivos intermedirios que constituem as fases componentes de anlise global foram os seguintes: 1) Examinar as constataes mais recentes da literatura nacional e internacional sobre as transformaes ocorrentes na composio e no papel do setor de servios, em decorrncia da globalizao crescente da economia e do aumento da velocidade da modernizao tecnolgica observadas na atualidade. 2) Avaliar o comportamento do setor Tercirio brasileiro, no contexto global do sistema econmico, ou seja, em uma comparao com o comportamento dos setores Secundrio e Primrio. 3) Examinar as diferenas regionais na evoluo das atividades de servios no Brasil.

A autora agradece ao CEPE/PUCSP pelo apoio pesquisa.

Kon, A. Os Servios no Brasil

2. Evoluo da produo e da ocupao dos servios. Ao avaliar-se o desempenho do produto gerado pelo setores da economia brasileira, observa-se o papel de complementariedade das atividades de servios em relao evoluo das atividades industriais, em perodos de desenvolvimento econmico, particularmente nos centros polarizadores, e nos perodos de recesso ou estagnao, a capacidade de ampliao dos servios representou uma vlvula de escape para parte da populao liberada de outros setores, que embora muitas vezes permanecendo subempregada, continuou contribuindo para a gerao de produto. A Tabela 1 retrata a evoluo do produto real anual do Brasil1, no contexto da economia como um todo e nos diversos setores. Desde o perodo de incio do processo de industrializao brasileira da dcada de cincoenta, at o ano de 1980, o crescimento real mdio anual da produo dos servios, acompanhou a mdia de crescimento global da economia. Nestas dcadas, a expanso global das atividades secundrias, impulsionada por polticas governamentais de incentivo e protecionistas, alcanou taxas reais considerveis, entre 7% a 9% ao ano, embora alguns setores manufatureiros mostrassem um crescimento superior a 12%, particularmente nos anos setenta. Neste perodo, a taxa de expanso dos servios de apoio s atividades industriais e agropecurias superior aos servios que visavam o atendimento direto da populao, como ser analisado posteriormente, tendo em vista que a oferta de empregos no setor secundrio, ainda absorvia grande parte da mo-deobra rural que emigrava para a cidade, no se observando um considervel excedente de trabalhadores que se dirigissem ao tercirio por no encontrarem colocao nas indstrias.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

Por outro lado, a modernizao agropecuria, com acelerao da capitalizao do setor, que resultou em um crescimento da produo agrcola em torno de 11% nos anos setenta, requeria a difuso de uma srie de servios de armazenagem e distribuio. Nos anos de 1980 a 1983, com a situao econmica conjuntural adversa (Kon, 1992: Cap.3) e como conseqncia das polticas governamentais de ajuste, a produo do pas apresentou taxas negativas de evoluo, porm o produto do setor de servios continuou crescendo embora a taxas consideravelmente inferiores dos perodos anteriores em decorrncia da concentrao nessas atividades, da mo-de-obra subempregada, oriunda dos demais setores, que passou a trabalhar seja como autnoma ou sem carteira de trabalho assinada, ligada ao setor formal da economia, com salrios inferiores aos demais assalariados, seja no mercado informal. As taxas consideravelmente negativas do setor primrio refletem, alm do mais,uma situao de seca no Nordeste, quando se verificou um deslocamento considervel de trabalhadores rurais para setores urbanos, alocando-se mais intensamente em servios de baixa produtividade. No entanto, a

Tabela 1 Taxas reais de crescimento anual do PIB segundo os setores Brasil, 1950-99 (%a.a) _____________________________________________________________________________________ SETORES 1950-60 1960-70 1970-80 1980-83 1983-90 1990-99 TOTAL 6,9 6,8 9,4 -3,1 3,3 2,6 Primrio 4,4 4,4 10,7 -8,9 2,6 2,7 Secundrio 8,9 7,0 9,0 -1,9 2,8 2,5 Tercirio 6,9 6,8 9,5 2,7 3,9 2,6 _____________________________________________________________________________________ Fonte: Fundao Getlio Vargas e IBGE.

Para as anlises empricas utilizado o Produto Interno Bruto como indicador da

Kon, A. Os Servios no Brasil

partir de 1984, a atividade econmica apresentou uma recuperao, culminando em 1986 com uma acelerao em decorrncia do Plano Cruzado que temporariamente aqueceu a demanda, para nos anos seguintes se observarem novamente taxas menores de crescimento anual do produto, e para alguns setores industriais, taxas negativas. Como consequncia, o produto global, de 1983 at o final da dcada, acusou um crescimento mdio anual de 3,3% para o pas como um todo, enquanto os servios cresceram em quase 4% ao ano. No incio da dcada de noventa, as fortes medidas estabilizadoras tiveram como resultado a considervel queda da atividade econmica da economia brasileira, observandose at 1994 uma taxa de crescimento anual do produto gerado pelos servios de apenas 2,3%, inferior absoro de trabalhadores no setor, porm que se situava na mdia da evoluo mdia do pas, tendo em vista que as atividades industriais foram as que observaram menores taxas de crescimento do produto. Neste perodo o setor de atividades primrias revelou as maiores taxas de crescimento, embora no muito considerveis. Aps o Plano Real, embora com a estabilizao do crescimento dos preos, a poltica de juros altos e contencionista continuou gerando um crescimento global pouco representativo. Em toda a dcada de noventa, at 1999 o crescimento anual do valor adicionados dos trs setores se aproximou da mdia global do pas, em torno de 2,6%.

Tabela 2 Participao percentual do PIB segundo os setores Brasil, 1950-99 SETORES 1950 1960 1970 TOTAL 100 100 100 Primrio 26,6 22,6 10,2 Secundrio 23,6 25,2 36,3 Tercirio 49,8 52,2 53,5 Fonte: Fundao Getlio Vargas e IBGE.

(%) 1980 100 13,0 34,0 53,0 1983 100 9,8 33,5 56,7 1990 100 9,1 34,3 56,6 1999 100 13,1 34,5 52,4

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

O exame da composio setorial do produto do pas, apresentada na Tabela 2, revela a importncia relativa do setor de servios no processo de desenvolvimento econmico. No decorrer do desenvolvimento das atividades industriais, a partir da dcada de cincoenta, a participao dos servios na composio setorial veio aumentando constantemente, at o o final da dcada de oitenta. A forte concentrao do produto no setor de servios no ano de 1950, de quase metade do produto gerado pelo pas, evidenciava que, mesmo anteriormente ao incio da industrializao acelerada que ento se iniciava, a produo de servios visava o atendimento do escoamento e comercializao de produtos primrios, desenvolvendo nesta primeira etapa, servios de infra-estrutura de transportes, e financeiros, mas tambm que o capital acumulado na agropecuria no era ainda consideravelmente reaplicado no prprio setor ou na indstria, mas ainda se destinava grandemente ao consumo de bens de luxo importados aqui comercializados, como herana de uma mentalidade da era colonial. No auge do processo de industrializao, quando a produo secundria alcanou acima de 36% do produto brasileiro, a participao dos servios neste produto tambm evoluiu, atingindo cerca de 54% em 1970. At meados da dcada de setenta, perodo em que as atividades secundrias expandiram consideravelmente sua representatividade no produto gerado, o aumento paralelo da produo de servios representou um papel complementar a estas atividades; no entanto, nos anos posteriores de recesso econmica, particularmente a partir de 1980, o continuado aumento da participao da produo de servios no volume global de produo do pas, se efetuou pela maior incorporao de pessoas no setor, porm com taxas decrescente de produto por trabalhador (Tabela 4)

Kon, A. Os Servios no Brasil

(Kon, 1997). Porm em 1994, tendo em vista as taxas de crescimento relativamente mais acentuadas do produto do setor primrio, como vimos, aumentou a participao do produto gerado por estas atividades, em detrimento da representatividade do setor tercirio. No final da dcada a participao do Tercirio havia diminudo relativamente em relao dcada anterior, situando-se em 52,4 % em 1999 para um aumento relativo considervel da representatividade do Primrio, para 13,1%. Isto se verificou porque estas atividades de servios desde o incio da dcada de noventa, absorveram de modo mais intenso um contingente elevado de trabalhadores, porm na sua maior parte de baixa qualificao, cuja remunerao e produtividade se mostraram inferiores relativamente. A Tabela 3 permite observar-se a contribuio dos vrios setores econmicos ao crescimento do PIB brasileiro desde a dcada de setenta. Observe-se que a relevncia da contribuio do setor Secundrio se verificou at o ano de oitenta. J no perodo seguinte de crise at 1983, quando se observou queda no produto real do Brasil, a maior contribuio a esta queda foi constatada neste setor (-2,5%), enquanto que o setor de servios contribuiu menos para o decrscimo (-0,7%) tendo em vista a continuidade de aumento do setor informal. Ainda em 1990, com o Plano Collor e as polticas restritivas, o mesmo comportamento se verificou para estes seetores, com maior intensidade para as atividades secundrias. No ano de 1993 em que se observou o incio de uma recuperao da gerao de produto, ainda o setor secundrio mostrou-se como maior propulsor de crescimento, embora os servios tambm tenham aumentado sua taxa de contribuio, que se equiparou dos pases industrializados.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

Tabela 3 Contribuio ao crescimento do PIB segundo os setores Brasil, 1973-93 SETORES 1973 1980 1983 Primrio 0,0 0,9 -0,1 Secundrio 7,6 4,5 -2,7 Tercirio 6,8 3,7 -0,7 Fonte: World Bank, World Development Report 1999.

(%) 1990 -0,4 -3,3 -0,9

1993 -0,2 3,5 2,0

necessrio observar-se que as transformaes estruturais para o global do pas, foram menos drsticas do que nas regies polarizadoras, como por exemplo em So Paulo, plo centralizador de desenvolvimento, onde desde o incio do perodo analisado, a representatividade da produo de servios era acima de 78% no ano de 1950, para uma participao de quase 14% do Secundrio, e medida do crescimento da importncia relativa da produo industrial nesta regio, a participao dos servios decresceu acentuadamente, pois no ano de 1980, esta composio era respectivamente de 53% e 34%. Se examinarmos o produto do trabalhador como indicador da produtividade setorial, retratado na Tabela 4, observamos no entanto que as taxas mdias anuais de crescimento no setor de servios esteve sempre abaixo da mdia global do pas, em quase todo o perodo (com exceo da dcada de setenta), o que confirma as constataes de que apesar das taxas considerveis de aumento de trabalhadores que em perodos recessivos ou de menor nvel de atividades ultrapassam consideravelmente as do setor secundrio o produto gerado cresceu menos que proporcionalmente, em virtude de que o setor tercirio absorve parcela representativa de ocupados com baixa qualificao, em ocupaes de menor remunerao e pouca intensidade de capital. Haja vista que nos anos posteriores a partir de 1984, em que se observou certa retomada nas atividades econmicas em relao ao perodo

Kon, A. Os Servios no Brasil

de crise do incio da dcada de oitenta, a produtividade dos servios apresentou maior taxa de decrscimo, embora os demais setores tambm tenham apresentado queda deste indicador.

Tabela 4 Taxas anuais de crescimento do produto por trabalhador e da PEA, segundo os setores. Brasil, 1950-97 (%a.a) _______________________________________________________________________________ SETORES 1950 1960 1970 1980 1983 1989 1960 1970 1980 1983 1989 1997 _______________________________________________________________________________ PIB/PEA 4,7 2,6 4,5 -0,3 -2,7 1,3 Primrio 2,8 2,9 5,4 0,3 -0,6 5,8 Secundrio 6,5 2,3 2,0 1,8 -1,1 3,6 Tercirio 3,2 1,0 3,0 0,9 -4,7 0,5 PEA 2,9 2,7 Primrio 1,8 1,0 Secundrio 2,3 4,6 Tercirio 5,2 4,0 Fonte: Fundao Getlio Vargas e IBGE. 3,8 0,01 7,3 5,5 5,9 1,7 6,6 8,2 3,8 1,1 2,6 5,7 1,9 2,2 0,3 2,8

Se no perodo de maior crescimento industrial do final da dcada de sessenta at 1980 estas atividades absorviam de forma mais significativa a mo-de-obra liberada pelas atividades rurais, em toda a dcada de oitenta, o aumento de trabalhadores no setor de servios esteve consideravelmente acima em relao ao setor manufatureiro. Nos anos noventa a produtividade mostrou um comportamento positivo nos setores Agropecurio e Secundrio, e com maior intensidade no primeiro, embora a populao ocupada neste ltimo mostrasse mostrasse taxas anuais negativas, ou seja diminuio de postos de trabalho disponveis. No entanto no setor Tercirio da economia, a absoro de trabalhadores se deu a taxas anais superiores do que nos demais setores no entanto o

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

produto por trabalhador apresentou um decrscimo, o que significa que os postos de trabalho gerados se revestiram de baixa remunerao e qualidade.

Tabela 5 Distribuio da populao ocupada segundo os setores Brasil, 1970-97 (%) ________________________________________________________________________ SETORES 1970 1980 1990 1997 ________________________________________________________________________ TOTAL 100 100 100 100 Primrio 44,3 30,0 22,8 24,2 Secundrio 17,9 15,5 22,7 19,8 Tercirio 37,8 44,6 54,5 56,0 ________________________________________________________________________ Fonte: IBGE.

De fato, o exame da Tabela 5 nos revela que a diminuio da populao ocupada no setor rural foi efetuada a partir da absoro mais intensa de trabalhadores no setor de servios que no ano de 1990 j absorvia acima da metade da mo-de-obra brasileira. No entanto no perodo mais recente, observa-se que o decrscimo de postos de trabalho na indstria teve repercusses importantes na composio do produto desde que em 1997 a representatividade dos trabalhadores neste setor decresceu para menos de 20%. Ao mesmo tempo em que observou-se uma retomada de trabalho no setor rural que elevou sua participao para acima de 24%, tambm o setor Tercirio absorveu parte do aumento da fora de trabalho no incorporada na indstria

3. A estruturao ocupacional nas atividades de servios As Tabelas 6 e 7 retratam para os anos oitenta (1983 e 1989) e para 1995 a distribuio de ocupados nos vrios gneros de servios, em grupos ocupacionais

10

Kon, A. Os Servios no Brasil

especficos, segundo a alocao dos ocupados dentro ou fora de empresas, e nestas, segundo a atuao como Dirigente (administradores, gerentes, proprietrios), na rea da produo direta de servios ou na rea da administrao, segundo o nvel de qualificao2. Observando-se as diferenas na distribuio ocupacional brasileira, entre os gneros de servios, verifica-se que os trabalhadores autnomos esto localizados com maior concentrao no Comrcio e em Servios de Reparao, com maior intensidade nos anos noventa. O ano de 1983, correspondeu ao perodo de pico da crise econmica da dcada, em que se observou considervel estagnao e liberao de pessoas ocupadas dos setores industriais, por um lado, e do setor agrcola em funo da seca que assolou o Nordeste. A representatividade de trabalhadores nas ocupaes dos gneros acima mencionados esteve consideravelmente acima do que nos anos posteriores, indicando que estes setores acolhem com maior intensidade os trabalhadores por conta prpria vindos de outros setores. Haja vista que se em 1983 nos Servios de Reparao quase 40% dos ocupados exerciam atividades de forma autnoma e no Comrcio aproximadamente 1/3, j em 1995 estas participaes se elevaram para 50% e quase 39% em detrimento da participao de ocupados nas empresas. Nas primeiras atividades, os autnomos correspondiam na sua maior parte a semi-qualificados de menor qualificao, os quais no Comrcio, tambm so muito representativos porm com menor intensidade que os no-qualificados.

Para maiores detalhes sobre a Tipologia de Ocupaes criada pela autora, consulte-se Kon (1995).

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

11

Tabela 16 Estruturao Ocupacional no setor de servios Brasil 1983-89


Categorias Transport Ativid. Ocupacio Comrcio e Comun. Financ. nais 1983 1989 1983 1989 1983 1989 TOTAL 100 100 100 100 100 100 EMPRESAS 67,4 Dirigentes 10,8 Produo1 Total Q SQ 15,8 NQ 40,5 0,4 35,1 5,0 44,4 0,5 38,7 5,2 82,0 2,2 70,4 9,4 77,5 3,0 63,4 11,1 21,8 1,5 20,2 0,1 31,8 1,2 30,4 0,2 63,2 52,7 9,6 0,9 64,6 53,4 10,6 0,6 25,4 6,5 16,7 2,2 30,5 6,4 18,4 5,7 46,7 0,4 44,9 1,4 14,2 2,9 4,5 9,8 12,1 3,9 5,2 6,6 6,4 9,1 76,9 97,4 97,3 94,7 100 95,8 96,7 100 100 60,6 Servios Sociais 1983 100 1989 100 Administr. Pblica 1983 100 1989 100 Servios Reparo

(%)
Serv.Auxil. Empresas 1983 100 Demais Servios_____

1983 1989 100 100

1989 1983 1989__ 100 100 100

72,6 12,2 55,9 0,4 54,0 1,5

84,4 8,3 34,0 6,8 23,0 4,2

92,0 11,3 39,9 15,6 21,1 3,2

26,0 3,1 14,8 0,8 11,2 2,8

36,0 4,7 9,6 1,2

2,6

Administrao1 Total Q SQ NQ 16,1 1,2 12,1 2,8 18,3 1,5 13,1 3,7 12,5 2,1 7,8 2,6 15,3 3,0 8,9 3,4 63,1 10,7 41,0 11,4 56,1 11,0 34,5 10,6 28,7 0,9 15,2 12,6 26,9 0,8 14,3 11,8 68,0 12,3 45,6 10,1 63,1 12,3 40,0 10,8 4,8 0,2 1,5 3,1 4,5 0,2 1,9 2,4 42,1 4,5 30,8 6,8 40,8 3,6 28,6 8,5 8, 1 11,7 0,2 1,1 6,8 0,3 1,7 9,7

CONTA-PRPRIA Total PL Outros 32,5 32,5 23,1 23,1 2,6 2,6 2,7 2,7 5,3 5,3 4,1 2,6 1,5 3,3 2,3 1,0 39,3 27,3 15,5 8,4 7,1 1,4 6,6 8,0 24,0 18,3 24,0 18,3

39,3 27,3

SERVIO DOMSTICO 0,1 0,1 0,1 0,1 50,0 45,7

________________________________________________________________________________________________________________ Fonte dos dados brutos: IBGE - PNADs 1983 e 1989. Tabela extrada de Kon (1995). 1 Q = Qualificados; SQ = Semi-qualificados; NQ = No-qualificados; PL = Profissionais Liberais.

12

Kon, A. Os Servios no Brasil

Tabela 7 Estruturao Ocupacional no setor de Servios Brasil - 1995


Categorias Ocupacionais Empresas Dirigentes Proprietrios Assalariados Produo Qualificados 1 Qualificados 2 Semiqualific. 1 Semiqualific. 2 No qualific. Administrao Qualificados 1 Qualificados 2 Semiqualific. 1 Semiqualific. 2 No qualific. Serv. Domstico Conta Prpria Profiss. Liberais Gerentes Qualificados 1 Semi-qualific.1 No qualificados TOTAL Comrcio Transp. e Servios Comunic. Sociais 61,4 99,9 98,9 Admin. Publica 100 Serv. Serv. Demais Reparao* Auxil Servios Empresas 88,5 92,0 19,4

7,4 3,5

1,7 1,6

0,9 3,0

0,0 6,9

2,4 0,8

5,6 1,8

2,3 8,6

0,1 0,2 32,4 2,1 3,0

1,2 0,7 21,0 51,2 9,9

3,5 42,5 18,4 0,7 2,6

0,7 4,7 32,8 4,8 2,9

1,0 0,1 32,6 0,4 3,8

2,2 3,7 24,8 2,1 2,1

1,8 0,1 0,11 3,6 2,3

0,9 0,1 9,2 0,4 2,3 0,0 38,6 0,0 0,1 0,0 16,1 22,4 100

2,1 0,5 6,8 0,7 2,4 0,0 0,1 0,0 0,1 0,0 0,0 0,0 100

0,8 0,4 11,5 2,9 11,7 0,0 1,1 0,2 0,0 0,7 0,3 0,0 100

2,9 7,5 22,7 2,6 11,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 100

2,2 0,1 1,6 0,1 4,9 0,0 50,1 0,0 0,7 0,6 48,0 0,8 100

5,8 12,1 23,4 2,7 5,8 0,0 8,0 0,0 2,7 4,4 0,1 0,8 100

0,7 0,6 6,5 0,4 0,8 80,4 0,2 0,0 0,1 0,0 0,0 0,1 100

Fonte dos dados brutos: IBGE- PNAD/1995. Elaborao da autora. * Neste ano, s informaes da PNAD para este setor foram incorporadas as Atividades Financeiras, que representam cerca de 2% dos ocupados do pas.

Nas empresas, a concentrao maior de ocupados se verifica em ocupaes que exigem semi-qualificao, sendo que na rea da produo direta de servios, respectivamente em 1989 e 1995, os gneros de Transportes e Comunicaes (63,4% e

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

13

72,2%), Servios de Reparao (54% e 33%) e Comrcio (38,7% e 34,5%) apresentavam as maiores representatividades, e na rea administrativa a Administrao Pblica (40% e 25,3%) e os Servios Auxiliares s Empresas (28,5% e 26,1%). Observa-se nestas

atividades que a concentrao no ano de 1983 foi consideravelmente inferior nos servios de Comrcio e de Reparao das Empresas, o que foi contrabalanado com a maior participao em ocupaes autnomas destas atividades, como vimos. As ocupaes uqe requerem maior qualificao concentram-se prioritariamente nos Servios Sociais, na rea da Produo (em atividades de Ensino e Sade) e na rea burocrtica e de escritrio, no gnero de Servios Auxiliares s Empresas. Entre os Dirigentes, a participao nos servios de Comrcio, Reparao,

Atividades Financeiras e Auxiliares s Empresas, foi consideravelmente acima da mdia global da economia, o que nem sempre corresponde a mtodos mais modernos de

organizao, como se verifica em pases mais avanados, mas sim difuso de pequenas empresas baseadas particularmente no trabalho do proprietrio do capital. Apenas nas Atividades Financeiras esta representatividade superior corresponde a uma modernizao.

4. Segmentao Setorial e Ocupacional segundo o gnero As informaes estatsticas revelam a forte segmentao setorial da populao ocupada no setor Tercirio, segundo o gnero, apresentada pela economia brasileira, que retratada tambm entre as diversas categorias ocupacionais, como visualizado nas Tabelas 8 e 9 respectivamente para a populao masculina e feminina ocupada nas empresas. Assim, determinados setores e categorias ocupacionais concentram maior percentual da fora de trabalho feminina. Entre os setores, observa-se que a concentrao feminina nas

14

Kon, A. Os Servios no Brasil

Tabela 8 Participao dos homens ocupados nas empresas por categorias ocupacionais Setor Tercirio Brasil 1989 e 1995 (%)
Categorias Ocupacionais EMPRESAS 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 Qualificaos1 Qualificados2 Semiqualific.1 Semiqualific.2 No- qualific. 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 Tercirio 59,7 56,9 71,7 68,2 78,0 72,8 62,8 62,5 61,0 57,8 36,5 31,4 25,6 21,8 66,6 58,6 84,1 97,7 72,9 66,1 53,5 51,5 68,9 76,7 75,4 75,4 51,1 42,5 29,9 15,2 Com. 65,2 62,1 76,2 72,5 77,3 74,4 74,0 68,4 67,6 63,8 72,2 68,9 54,9 44,6 62,5 58,3 98,2 99,4 84,2 88,8 51,1 48,6 72,7 74,8 76,3 53,3 42,5 41,3 18,9 5,7 Transp. e Ativ.Fin. Comum. 92,2 91,5 84,2 90,2 90,8 87,7 77,1 92,9 98,1 95,8 83,8 89,5 95,6 84,4 94,3 87,0 99,4 99,3 98,3 98,1 64,6 63,5 75,1 74,4 73,6 73,4 62,2 63,2 22,2 3,0 65,4 59,4 78,2 70,7 93,0 70,9 75,8 70,2 69,0 56,1 59,5 79,7 73,6 72,5 59,4 57,8 72,0 79,6 100,0 97,0 60,6 69,6 78,4 91,9 74,1 66,8 50,2 42,8 24,1 5,5 Servios Sociais 23,6 24,6 34,1 38,6 39,7 39,2 32,3 38,5 21,1 22,2 23,9 20,3 15,9 18,4 30,0 21,2 97,3 90,8 24,1 20,0 27,5 29,0 34,7 47,0 ... 57,6 25,5 27,3 21,1 11,3 Adm. Pbl. 70,5 66,6 67,5 56,2 67,1 56,4 77,7 78,1 64,0 71,6 50,4 40,4 81,9 79,6 98,9 99,1 74,0 89,4 67,3 57,0 65,3 65,9 75,6 82,1 72,6 74,9 49,5 45,5 61,2 65,2 Serv.Aux. Demais Empr. Serv. 68,6 65,0 73,6 73,0 82,6 77,5 50,5 59,0 82,1 75,5 83,8 58,3 78,8 73,1 79,7 74,3 97,3 96,9 95,4 91,1 53,9 56,5 70,3 70,7 ... 73,2 51,2 45,9 8,7 0,9 78,4 75,6 56,3 65,3 68,6 79,3 69,6 75,9 63,3 80,2 53,3 75,6 72,8 80,1 30,0 41,0 54,5 56,9 93,3 81,7 28,5 31,7 56,6 54,0 61,5 61,9 ... 70,1 44,4 51,9 29,9 5,7 59,0 74,7

Dirigentes

Proprietrios Assalariados Produo Qualificado1 Qualificados2 Semiqualific.1 Semiqualific.2 No-qualific. ADMINISTRAO

1989 58,3 78,5 74,7 84,3 31,4 1995 58,2 74,6 70,9 70,2 32,9 Fonte dos dados brutos: IBGE-PNADs 1989 e 1995. Tabulaes Especiais pela autora.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

15

Tabela 9 Participao das mulheres ocupadas nas empresas por categorias ocupacionais Setor Tercirio Brasil, 1989 e 1995 (%)
Categorias Ocupacionais Tercirio Com. Transp.e Comum. 7,8 8,5 15,8 9,8 9,2 12,3 22,9 7,1 1,9 4,2 16,2 10,5 4,4 15,6 5,7 13,0 0,6 0,7 1,7 1,9 35,4 36,5 24,9 25,6 26,4 26,6 37,8 36,8 77,8 97,0 25,3 29,1 Ativ. Fin Servios Sociais 34,6 40,6 21,8 29,3 7,0 29,1 24,2 29,8 31,0 43,9 40,5 20,3 26,4 27,5 40,6 42,2 28,0 20,4 ... 3,0 39,4 30,4 21,6 8,1 25,9 33,2 49,8 57,2 75,9 94,5 15,7 29,8 76,4 75,3 65,9 61,4 60,3 60,8 67,7 61,5 78,9 77,9 76,1 79,7 84,1 81,7 70,0 78,8 2,7 9,2 75,9 80,0 72,5 71.0 65,3 53,0 ... 42,4 74,4 72,7 78,9 88,7 68,6 67,1 32,9 43,6 22,3 21,9 36,0 28,4 49,6 59,6 18,1 20,5 1,1 0,9 26,0 10,6 32,7 43,0 34,7 34,1 24,4 17,9 27,4 55,1 50,5 54,5 38,8 34,8 Adm. Pbl. 29,5 33,3 32,5 43,8 Serv.Aux. Empr. 31,4 35,0 26,4 27,0 17,4 22,5 49,5 41,0 17,9 24,5 16,2 41,7 21,2 26,9 20,3 25,7 2,7 3,1 4,6 8,9 46,1 43,6 29,7 29,3 ... 26,8 48,8 54,1 91,3 99,1 21,6 24,5 Demais Serv. 43,7 34,8 31,4 20,7 30,4 24,1 36,7 19,8 46,7 24,4 27,2 19,9 70,0 59,0 45,5 43,1 6,7 18,3 71,4 68,3 43,4 46,1 38,5 38,2 ... 29,9 55,6 48,1 70,1 94,3 41,0 25,3

Empresas Dirigentes
Proprietrios Assalariados

1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995

40,3 43,1 28,3 31,8 22,0 27,2 37,2 37,5 39,0 42,1 63,5 68,6 74,4 78,3 33,4 41,4 5,9 2,3 27,1 33,9 46,1 48,5 31,1 23,33 24,6 24,6 48,9 57,5 70,1 84,8 41,7 41,8

34,8 37,9 23,8 27,5 22,7 25,6 26,0 31,6 32,4 36,2 27,8 31,1 45,1 55,4 37,5 41,7 1,8 0,6 15,8 11,2 48,9 51,4 27,3 25,3 23,7 46,7 57,5 58,7 81,1 94,3 21,5 25,4

Produo
Qualificados 1 Qualificados 2 Semiqualific. 1 Semiqualific. 2 No-qualific.

Administrao
Qualificados 1 Qualificados 2 Semiqualific. 1 Semiqualific. 2 No qualific.

Fonte dos dados brutos: IBGE-PNADs 1989 e 1995. Tabulaes Especiais pela autora

16

Kon, A. Os Servios no Brasil

empresas se verifica apenas nos Servios Sociais compostos pelas atividades de Sade, Ensino e outras sem fins lucrativos, onde acima de 76% dos ocupados eram mulheres em 1989; para o ano de 1995, observa-se uma queda no significativa nesta participao, que porm no representa grandes mudanas estruturais. No setor Primrio, embora no final da dcada de oitenta a representatividade masculina era de quase 74%, observou-se para a dcada de noventa, um aumento considervel da participao feminina, que aumentou de cerca de 26% para quase 42%. Este aumento se verificou com maior intensidade na rea da produo em quase todas as categorias ocupacionais, embora tenha tambm ocorrido da rea administrativa, particularmente entre as semi-qualificadas. Nas atividades do setor Secundrio como um todo os ocupados do gnero masculino que representavam em 1989 quase 73% aumentaram a participao em meados da dcada de noventa, quando representavam cerca de 85% do total de trabalhadores ali alocados. Este aumento se verificou particularmente na Indstria de Transformao, desde que no se constatou alterao na Construo, em que a quase totalidade de trabalhadores de homens, e nas atividades de Outras Indstrias (Servios Industriais de Utilidade Pblica como fornecimento de gua, gs, esgoto e energia eltrica e Indstria Extrativa Mineral) apresentou-se um decrscimo da participao masculina. Com relao s atividades tercirias como um todo, quase 60% eram compostas por trabalhadores masculinos em 1989, observando-se um discreto crescimento da participao feminina no ano de 1995. No entanto entre os setores de servios, observam-se algumas diversidades, pois as atividades de Transportes de Comunicaes a concentrao masculina

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

17

quase total (92%), enquanto que nos demais setores, se situava em torno de 60% e 70% no final da dcada de oitenta e em 1995 a representao feminina teve ligeiro acrscimo, porem sem mudanas estruturais. Com respeito segmentao entre as categorias ocupacionais, observa-se para o total do pas uma ntida segmentao entre gneros, pois a representatividade masculina consideravelmente superior na maior parte dos grupos de ocupaes nas empresas, situando-se mais freqentemente em torno de 65% a mais de 80%. As excees so representadas pela forte participao feminina nas categorias de semi-qualificadas com atribuies de chefia da rea administrativa, que em 1989 representavam acima de 71% e em 1995 j se situavam em 87%. Tambm considervel a concentrao de mulheres alocadas nas ocupaes qualificadas da rea da produo direta de bens e servios: entre as que possuam nvel superior, no final dos anos oitenta correspondiam a quase 71% dos trabalhadores e em 1995 j agregavam dos ocupados nestas atividades; a representatividade feminina tambm superior masculina entre as ocupaes de

qualificadas com nvel tcnico que trabalham na rea da Produo, onde atingem quase 60% dos ocupados. Por outro lado, as concentraes masculinas mais significativas para o global da economia, se encontram entre os semi-qualificados com atribuies de chefia da rea da produo direta de bens e servios (95% e 98% respectivamente em 1989 e 1995), entre os no-qualificados da rea da produo (77% e 71%) e entre os qualificados da rea administrativa (75%). Entre os Dirigentes, onde os proprietrios representavam em torno de 77% e os assalariados 69%.

18

Kon, A. Os Servios no Brasil

A segmentao se torna mais evidente entre as categorias ocupacionais das empresas, quando se analisam separadamente os setores de atividade, verificando-se particularmente no setor Primrio e na Indstria da Construo que a concentrao masculina consideravelmente superior mdia nacional em alguns grupos ocupacionais atingindo a quase totalidade dos ocupados. No setor Secundrio, as mulheres apenas apresentam concentrao superior nas atividades administrativas semi-qualificadas com atribuies de chefia, porm com maior intensidade nas indstrias de Transformao e Construo, onde atingem participaes de 80% a acima de 95%, respectivamente em 1989 e 1995. Nesta categoria, o mesmo acontece com quase todos os setores do Tercirio, com exceo da Administrao Pblica, onde a concentrao feminina menor, um pouco acima de 50%. Observa-se que nas atividades tercirias, que entre os trabalhadores das ocupaes semi-qualificadas com atribuies de chefia da rea da Produo, em todos os setores a concentrao masculina quase total, exceto nas Atividades Financeiras onde porm chega a quase 80% em 1995.

5 A distribuio setorial dos ocupados por Conta Prpria Em pesquisa anterior (Kon, 1995), verificou-se que a distribuio setorial dos trabalhadores autnomos no final da dcada de oitenta, mostra que os Profissionais Liberais se concentravam apenas em atividades de Servios Sociais (particularmente Ensino e Sade), onde correspondiam a pouco mais de 2% de ocupados do setor, dos quais quase 60% eram do sexo masculino, e tambm nos Servios Auxiliares s Empresas ocupando menos de 1,5% da mo-de-obra, representada por 66% de homens. Os demais autnomos correspondendo a ocupaes que requerem

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

19

principalmente semi-qualificao, alocavam-se mais intensamente nos Servios de Reparao, no Comrcio, na Agropecuria, na Indstria da Construo e nos Demais Servios, com participaes entre 18% e 28% dos setores. As maiores concentraes femininas so observadas na Indstria de Transformao, nos Servios Sociais, nos Servios Auxiliares s Empresas e nos Demais Servios, onde correspondiam entre 40% a 70% dos trabalhadores, pois nos demais setores a absoro de trabalhadores do sexo masculino predominante, situando-se em torno de 70% dos ocupados no Comrcio e na quase totalidade nos demais. Do total de autnomos, apenas 8% contribuam Previdncia Social. A tabela 10 apresenta a distribuio setorial para o ano de 1997, tendo em vista a composio em cada categoria ocupacional separadamente. Dessa forma, verifica-se que do total pouco acima de 32% dedicavam-se a ocupaes do setor Primrio, 25,6% do Secundrio e a maior concentrao se apresenta no Tercirio com 42,3% dos trabalhadores. Os Profissionais Liberais concentravam-se em mais de 90% no setor de servios e pouco abaixo de 8% nas atividades secundrias. Como no perodo anteriormente analisado, localizavam-se particularmente em atividades de Servios Sociais (quase 68%), embora nos servios de manuteno e reparao se alocassem pouco acima de 20% dos ocupados desta categoria. Na Administrao Pblica a participao de pouco acima de 4% era composta por consultores especializados em vrias reas de especializao. Os autnomos englobados na categoria de Outros Administradores

correspondem a trabalhadores que possuem e gerenciam um montante de capital fixo investido na produo prpria, que se situa num intervalo de valor amplo, e ocupam

20

Kon, A. Os Servios no Brasil

atividades de comerciantes, corretores, proprietrios, produtores e diretores de espetculos e eventos. Estes ocupados localizam-se em sua totalidade no setor de servios, especificamente em servios de manuteno ou reparao e em servios auxiliares s empresas. Por sua vez, entre os qualificados com nvel tcnico de escolaridade, acima de 18% se alocam em atividades secundrias, em sua quase

totalidade na Indstria de Transformao e os demais 82% em atividades tercirias, concentrando-se especificamente nos Servios de Manuteno e Reparao (quase 41%), nos servios auxiliares s empresas (quase 23%) e nos Servios Sociais (16%) em ocupaes tcnicas especficas descritas no Anexo. Podem ser encontrados ainda em outros setores tercirios, com representatividades no significativas.
Tabela 10 Distribuio setorial da populao ocupada por Conta Prpria segundo categoria Ocupacional Brasil Setores Profis. Outros Qualific(1). SemiNoTOTAL Liberais Admin. qual. Qualific. TOTAL PRIMRIO SECUNDRIO Ind.Transformao Ind.Construo Demais Indstrias 100,0 0,0 7,6 7,6 0,0 0,0 100,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 100,0 0,0 18,4 18,3 0,1 0,1 100,0 12,2 45,1 16,5 28,6 0,02 100,0 0,0 0,9 0,2 0,7 0,01 99,1 97,0 0,0 0,5 0,1 0,0 1,1 0,4 100,0 32,1 25,6 9,6 16,0 0,0 42,3 27,0 0,0 13,1 0,6 0,03 1,5 0,1

92,4 100,0 81,5 42,7 TERCIRIO Comrcio 0,0 3,1 0,3 22,2 Transp. e Comunic. 0,0 0,7 0,1 0,0 Servios de Manut. e Repar. 20,4 50,9 40,6 20,1 Servios Sociais 67,8 0,0 16,1 0,3 Adm Pblica 4,2 0,0 1,5 0,0 Servios Auxiliares 0,0 43,5 22,8 0,1 Demais Servios 0,0 1,9 0,0 0,0 Fonte dos dados brutos: IBGE-PNAD/1997. Elaborao da autora. (1) Qualificados sem nvel Superior de escolaridade.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

21

A categoria de semi-qualificados a nica a ter participao no setor Primrio, onde se alocam mais de 12% destes trabalhadores por Conta Prpria, como tratoristas agrcolas, outros trabalhadores agrcolas, caadores, pescadores, madeireiros, lenhadores, carvoeiros, seringueiros, ervateiros, apanhadores de produtos vegetais, mineiros, entre outros. A maior parte de trabalhadores desta categoria se dedicam a atividades do Setor Secundrio, particularmente na Construo (quase 29%) como pedreiros, serventes de pedreiros, pintores, caiadores, estucadores, vidraceiros, asfaltadores, calafetes e operadores de mquinas da construo civil e na Indstria de Transformao (mais de 16%), seja fornecendo seu trabalho para empresas (em geral de menor porte), seja produzindo produtos vendidos diretamente no mercado. Os demais se localizam no Tercirio principalmente no Comrcio como vendedores, pracistas e viajantes, representantes comerciais e propagandistas e em Servios de Manuteno e Reparao como mecnico de veculos, outros mecnicos, soldadores, rebitadores, ferreiros/serralheiros, funileiros, costureiras, modelistas, bordadeiras, cerzideiras, chapeleiros, sapateiros, alfaiates,

marceneiros,

carpinteiros, estofadores, reparadores de equipamentos eltricos, eletrnicos ou eletrodomsticos. So encontrados tambm autnomos nas atividades de Servios Sociais e Auxiliares s empresas, com participaes pouco significativas. Os ocupados por Conta Prpria no-qualificados se localizam em sua quase totalidade em atividades do Comrcio, embora representatividades pouco significativas sejam observadas no setor Secundrio (menos de 1%) e em outras atividades de servios.

22

Kon, A. Os Servios no Brasil

A Tabela 11 apresenta uma abordagem diversa, onde so observadas para cada gnero de atividades tercirias, a distribuio de autnomos segundo a categoria ocupacional. Para o total da economia, verifica-se que quase 3/4 dos ocupados por Conta Prpria se alocam em ocupaes de semi-qualificados, e quase 20% de noqualificados.

Tabela 11 Distribuio da populao ocupada nos setores segundo a categoria ocupacional de Conta Prprias Brasil Gneros Profis. Outros Qualific(1). Semi-qual. NoTOTAL Liberais Admin. Qualific. 0,2 2,7 2,5 74,8 19,9 100,0 TOTAL 0,2 4,7 3,6 56,4 TERCIRIO Comrcio 0,0 0,2 0,0 45,9 Transp. e Comunic. 0,0 84,0 16,0 0,0 Serv. Manut. e Repar. 0,0 7,7 5,8 85,7 Servios Sociais 0,1 0,0 50,2 30,9 Adm. Pblica 0,0 0,0 82,1 0,0 Servios Auxiliares 0,0 58,3 28,7 2,6 Demais Servios 0,0 40,1 0,0 0,0 Fonte dos dados brutos: IBGE-PNAD/1997. Elaborao da autora. (1) Qualificados sem nvel Superior de escolaridade. 35,0 53,8 0,0 0,6 2,2 0,0 10,5 59,9 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Entre os gneros do Tercirio observa-se grande heterogeneidade. Em cada gnero as concentraes de autnomos localizam-se em ocupaes diferenciadas, de acordo com a necessidade de disponibilidade de capital fixo associada, ou particularmente com relao ao nvel de qualificao requerido. Assim, no Comrcio mais da metade de trabalhadores so no-qualificados e cerca de 46% exercem ocupaes que exigem algum nvel de qualificao, ou seja, semi-qualificados. O gnero de Transportes e Comunicaes agrega a maior representatividade de

ocupaes denominadas Outros Administradores (84% dos ocupados do gnero)

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

23

particularmente em ocupaes de motoristas-proprietrios de taxi e de outros veculos de carga o mesmo se dando para os servios auxiliares s empresas (58%). J para os autnomos nas atividades de Manuteno e Reparao, quase 86% se concentra entre ocupaes de semi-qualificados, enquanto que nos Servios Sociais (Sade, Educao e atividades sem fins lucrativos) e na Administrao Pblica, a concentrao se localiza nas ocupaes de qualificados de nvel tcnico. Examinando-se a segmentao da populao ocupada fora das empresas segundo o gnero, retratada na Tabela 12, salienta-se inicialmente a concentrao quase que total de mulheres nas ocupaes do servio domstico remunerado, porm com ligeiro aumento da participao masculina nos anos noventa; este aumento est associado ao aumento do desemprego global e particularmente entre os no-qualificados, que estimulou a procura destas ocupaes por homens. necessrio salientar-se que parte no significativa destes servios domsticos remunerados, pode ser atribuda a ocupaes em empresas, desde que nos anos noventa em regies de maior dinamismo econmico, uma srie de empresas dedicada a prestar estes servios foram criadas, empregando um nmero proporcionalmente elevado de homens em relao tradio do fornecimento destes servios. Para os demais autnomos, no total da economia, ainda se constata a forte segmentao, retratada pela participao de quase 75% de homens nestas atividades em 1989, embora tenha se observado um decrscimo para 71% em 1995. Este aumento da participao feminina, embora no significativo para o global, se verificou em todos os setores da economia, e com amplas diferenas setoriais.

24

Kon, A. Os Servios no Brasil

Tabela 12 Participao dos ocupados fora das empresas por categorias ocupacionais - Setor Tercirio Brasil, 1989 e 1995 (%)
Categorias Ocupacionais HOMENS Serv.Domst. Conta prpria MULHERES Serv.Domstico Conta prpria Tercirio Com. Transp. e Ativ.Fin. Comum. 99,5 64,9 0,5 35,1 100,0 ... ... Servios Sociais 50,4 62,2 49,6 37,8 Adm. Pbl. Serv.Au x. Empr. 57,1 57,0 42,9 43,0 Demais Serv. 4,9 6,8 32,2 52,9 95,1 93,3 67,8 47,1

1989 1995 1989 1995 1989 1995 1989 1995

4,9 6,8 55,2 55,6 95,1 93,3 44,8 44,4

71,7 58,9 28,5 41,1

Fonte dos dados brutos: IBGE-PNADs 1989 e 1995. Tabulaes Especiais pela autora.

No setor Tercirio, tambm significativo o aumento da representatividade feminina entre os autnomos, nas atividades de Transporte, particularmente nas atividades de taxista, que embora em nmeros absolutos no tenha se mostrado significativa, em termos proporcionais significa uma modificao importante. Tambm nas Atividades Financeiras a proporo de mulheres aumentou consideravelmente. Porm no setor denominado de Demais Servios, que englobam servios pessoais, de manuteno e reparao, esportes, de diverses e outros no discriminados, que se verificaram as maiores transformaes na segmentao, pois a participao masculina que era relativamente baixa, de menos de 1/3 dos ocupados, apresentou um acrscimo relevante, atingindo quase 83%. Portanto para estes tipos de atividades que se dirigiram mais fortemente os trabalhadores menos qualificados que perderam postos de trabalho nas empresas. Dois outros setores em que a diviso de trabalho entre os gneros apresentou

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

25

grandes transformaes, foram o Comrcio e os Servios Sociais, embora com movimentos contrrios; no primeiro, a participao feminina como trabalhadora autnoma se elevou de quase 29% em 1989 para mais de 41% em 1995, e no ltimo a representatividade masculina se elevou de 50% para 62% respectivamente. Resumindo as observaes sobre a segmentao, os indicadores revelam que embora algumas alteraes significativas tenham ocorrido em setores especficos no perodo entre 1989 e 1995 com relao segmentao do trabalho entre gneros no Brasil, de um modo global no se observaram transformaes estruturais relevantes que possam significar qualquer mudana no perfil desta distribuio de trabalhadores, embora a participao feminina tenha se elevado discretamente no perodo, seja como tendncia histrica mundial, seja como decorrncia dos problemas conjunturais pelos quais o pas vem passando, que no entanto por afetarem os dois gneros, diminuram os possveis impactos que histrica e mundialmente vm ocorrendo sobre as mudanas na segmentao. Um interessante estudo de Leszczynski (1997), examina o acesso de mulheres educao tcnica e vocacional no Brasil, avalia algumas informaes para o Paran , verificando que apesar do significativo aumento do nmero de professoras de 1985 a 1995, a maior parte est concentrada nas reas de educao geral e apenas uma pequena porcentagem nas reas de educao tcnica, revelando que ainda persiste a tradio da orientao feminina para ocupaes menos tcnicas ou cientficas.

26

Kon, A. Os Servios no Brasil

6 Aspectos regionais das mudanas na distribuio ocupacional Pesquisas anteriores (Kon 1995) permitem formular a hiptese de que a estruturao produtiva e o nvel de qualificao da fora de trabalho, que so regionalmente diferenciados no Brasil, so fatores determinantes do nvel e da velocidade das disperses espaciais do desenvolvimento observado. A anlise dos indicadores setoriais de disperso regional do produto e da populao ocupada, efetuada em seqncia possibilita uma observao mais detalhada sobre os determinantes das diferenas na dinmica de desenvolvimento regional. Como analisado anteriormente (Kon, 1995: Cap.1), as estruturas produtivas regionais apresentam especificidades que so resultado da combinao de determinantes histricos e geogrficos com a base de recursos humanos, naturais e de capital, com a base macrosocial composta por sistemas culturais, polticos, e participacionais diferenciados que acabam por definir especializaes espaciais diversas. Estas diferenas constituem um dos fatores determinantes da variao dos nveis e velocidades de evoluo regional do produto per capta. Constituem os elementos bsicos que determinam a capacidade de reao e de reajustamento econmico das regies s polticas de estabilizao do perodo. A observao dos Quocientes de Diferenciao Regional3 segundos os setores, retratados nas Tabelas 13 e 14, permite verificar as considerveis diferenas nas especializaes das regies que constituem um dos determinantes da desigualdade regional, em uma comparao do setor Tercirio com os demais setores da economia. Estes indicadores mostram o grau de especializao de determinada regio em determinado setor,

Para maiores detalhes sobre as conceituaes dos indicadores utilizados nas tabelas veja-se Kon (1995).

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

27

quando comparado ao pas como um todo e os impactos espaciais diferenciados do perodo conjuntural de crise a partir dos anos oitenta. Examinando-se primeiramente os resultados das tendncias dos Coeficientes de Intensidade de Disperso do produto setorial das regies como um todo (CIj), no perodo observado, conclui-se que de 1985 a 1995, apresentou-se uma tendncia de aumento das desigualdades, ou seja de maior concentrao em setores especficos, quando comparado mdia nacional, para as regies do Rio de Janeiro, So Paulo, Sul e Nordeste, e uma tendncia maior aproximao da mdia nas regies de Minas Gerais e Esprito Santo e no Centro-Oeste. Observa-se no entanto, que as regies do Rio de Janeiro, Centro-Oeste e Norte apresentam os maiores CIj (entre 4 e 5,3). No Rio de Janeiro, especificamente, o grau de desigualdades setoriais internas mostra de 1985 a 1995 um aumento significativo, determinado particularmente pela elevao da participao da Administrao Pblica na gerao de produto em relao aos demais setores e ao resto do pas, no ano de 1995. No Centro-Oeste, as tendncias ao afastamento positivo da participao mdia nacional se verificaram mais significativamente no setor de Construo Civil e menos no setor denominado Outras atividades industriais (que engloba Extrao Mineral e servios industriais de utilidade pblica); nos demais setores a tendncia foi para a diminuio das diferenas regionais de participao. Por sua vez no Norte, o significativo aumento da concentrao positiva de produto gerado se deu na agropecuria, nas Outras atividades industriais e nos aluguis, enquanto que observou-se uma tendncia convergncia com a participao nacional nos demais setores.

28

Kon, A. Os Servios no Brasil

Ainda observando-se as diferenas com relao participao mdia quando se analisa separadamente cada setor, as regies do Rio de Janeiro e de So Paulo, que apresentam os nveis de desenvolvimento superiores representados pelas concentraes

Tabela 13 Quocientes de Diferenciao Regional (QDij) e Coeficientes de Intensidade de Disperso (CIi ) do PIB Brasil - 1985, 1990, 1995 QDij _____________________________________________________________________________ Setores RJ SP SUL MG-ES NE C-O N

CIi

___________________________________________________________________________________________________ PRIMRIO 0,15 0,46 1,55 1,74 1,49 1,46 1,46 1985 4,08 0,16 0,64 1,40 1,45 1,49 1,20 1,69 1990 3,42 0,16 0,57 1,32 1,53 1,67 1,19 1,69 1995 3,67 SECUNDRIO Ind. de Transformao 0,89 1,40 0,94 0,89 0,62 0,25 0,75 1985 2,40 0,65 1,46 1,03 1,03 0,54 0,21 0,68 1990 2,88 0,57 1,53 0,97 1,02 0,49 0,19 0,65 1995 3,19 Construo 1,82 0,23 0,59 0,57 2,45 1,40 2,80 1985 6,07 1,58 0,25 0,58 0,76 2,30 1,89 2,23 1990 5,42 1,41 0,20 1,24 0,59 1,92 2,06 2,14 1995 4,97 Outros 0,82 0,94 1,07 1,49 0,99 0,58 0,99 1985 1,25 0,87 0,85 1,20 1,59 0,97 0,57 1,10 1990 1,62 0,67 0,83 1,46 1,51 0,89 0,61 1,10 1995 2,07 Total 1,00 1,22 0,90 0,88 0,87 0,41 1,03 1985 1,19 0,84 1,18 0,95 1,02 0,91 0,56 1,01 1990 0,94 0,75 1,16 1,08 1,00 0,83 0,63 1,01 1995 1,05 ___________________________________________________________________________________________________ Fonte dos dados brutos: IPEA. Elaborao da autora.

positivas mais elevadas do PIB per capta (QDj), so as que mostram proporcionalmente as menores participaes do produto gerado no setor Primrio, em relao representatividade mdia do setor nas demais regies. Os Coeficientes de Intensidade de Disperso CIi destas atividades agropecurias, revelam um grau de disparidades significativamente superior ao

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

29

Tabela 14 Quocientes de Diferenciao Regional (QDij) e Coeficientes de Intensidade de Disperso (CIj e CIi) do PIB - Setor Tercirio Brasil e regies- 1985, 1990, 1995. QDij ____________________________________________________________________________ Setores RJ SP SUL MG-ES NE C-O N

Cii

___________________________________________________________________________________________________ TERCIRIO Comrcio 0,87 0,90 1,10 1,00 1,22 0,97 1,16 1985 0,74 0,76 0,86 1,41 0,96 1,18 0,91 0,95 1990 1,16 0,81 0,92 1,22 0,96 1,23 0,85 0,93 1995 0,97 Transportes 0,96 0,98 1,30 1,32 0,66 0,82 0,60 1985 1,60 0,86 1,01 1,39 1,32 0,68 0,70 0,60 1990 1,90 0,83 1,11 1,30 1,31 0,61 0,60 0,37 1995 2,32 Comunicaes 1,27 1,10 0,78 0,84 0,90 1,16 0,88 1985 1,12 1,29 1,02 1,00 0,89 0,88 1,05 0,66 1990 0,93 1,32 1,05 0,93 0,89 0,86 1,02 0,77 1995 0,94 Atividades Financeiras 0,98 1,00 1,02 0,92 0,89 1,83 0,44 1985 1,62 1,70 1,06 0,82 0,69 0,78 1,49 0,21 1990 2,75 0,78 1,28 0,87 0,70 0,77 1,51 0,30 1995 2,37 Administrao Pblica 1,50 0,68 0,80 0,78 1,26 2,24 1,31 1985 3,05 1,29 0,77 0,76 0,84 1,20 1,83 1,51 1990 2,46 2,92 0,41 0,66 0,83 1,20 1,79 1,25 1995 4,27 Aluguis 1,64 0,94 0,78 0,91 0,93 1,06 1,08 1985 1,21 1,19 1,01 0,80 1,07 0,89 1,03 1,24 1990 0,85 1,12 1,17 0,68 0,88 0,82 0,93 1,52 1995 1,49 Outros 1,46 0,99 0,84 0,87 0,92 1,21 0,82 1985 1,23 1,31 0,99 0,94 0,94 0,94 1,05 0,79 1990 0,76 1,35 1,06 0,83 0,88 0,96 1,01 0,80 1995 0,94 Total 1,20 0,93 0,96 0,93 1,00 1,43 0,86 1985 0,95 1,28 0,95 0,96 0,90 0,97 1,27 0,86 1990 0,92 1,35 1,00 0,88 0,87 0,94 1,19 0,83 1995 1,02 ___________________________________________________________________________________________________ CIj Economia 1985 4,01 2,38 2,63 2,77 3,51 4,75 4,32 1990 4,08 2,20 2,98 2,38 3,49 4,15 4,87 1995 5,29 3,28 3,11 2,63 3,62 4,40 4,88 Fonte dos dados brutos: IPEA. Elaborao da autora.

total dos setores Secundrio e Tercirio, sendo que no perodo analisado teve um comportamento convergente de 1985 a 1990, porm no perodo seguinte apresentou uma

30

Kon, A. Os Servios no Brasil

ligeira tendncia ao aumento das desigualdades, determinada particularmente pelas regies do Nordeste e a que engloba os estados de Minas Gerais e Esprito Santo. O setor de Construo, apresentou o maior grau de intensidade de disperso no perodo (CIi entre 5 e 6), no entanto com tendncia diminuio gradual do afastamento em 1995, com relao a 1985. Observa-se que a regio plo de So Paulo, tradicionalmente concentradora das atividades econmicas, no perodo revelou absorver os maiores impactos do perodo de incerteza e queda da atividade econmica, desde que a participao deste setor dinmico esteve consideravelmente abaixo da mdia nacional. Ainda nas atividades secundrias, a indstria de Transformao tambm apresenta concentrao positiva com tendncia a aumento da divergncia na regio de So Paulo. Enquanto em Minas Gerais e Esprito Santo, a participao se manteve em torno da mdia nacional, no Rio de Janeiro que tradicionalmente apresenta uma estrutura produtiva especializada nesta indstria, o afastamento negativo foi representativo. Na setor Tercirio as maiores diferenas na intensidade de disperso no perodo se apresentam na Administrao Pblica (CIi entre 3 e acima de 4), com uma tendncia global de afastamento positivo da mdia nacional, particularmente determinado pelo Rio de Janeiro, como visto; em decorrncia disto, a regio Centro-Oeste, especializada neste setor tendo em vista a influncia do Distrito Federal nestes indicadores mostrou uma diminuio proporcional da concentrao nacional. Por sua vez, a maior aproximao da mdia, com perda de representatividade se verificou em So Paulo. Nas atividades de servios o setor de Atividades Financeiras apresentou um maior nvel de representatividade positiva na regio Centro-Oeste, tambm como resultado do

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

31

movimentos das atividades governamentais, embora revelando uma tendncia convergncia em relao mdia. Das demais regies mais desenvolvidas, a regio plo de So Paulo se situou em torno da mdia em 1985 e 1990. Porm em 1995 j apresentou maior concentrao positiva estas atividades como resultado de maiores taxas de crescimento do produto nos ltimos dois anos. Note-se nas demais regies, a tendncia considervel divergncia negativa da mdia nacional, ou seja menor representatividade relativa. Ainda no setor Tercirio, outras divergncias considerveis se verificam no Rio de Janeiro nas atividades denominadas como Outros, que englobam servios pessoais, domsticos e outros no especificados, compostos particularmente por trabalhadores autnomos e com baixa produtividade, como analisaremos posteriormente neste trabalho, e no setor de Comunicaes, que apresenta um afastamento considervel da mdia nacional e uma divergncia positiva no perodo. Quando se examinam os indicadores segundo o setor (CIi), as diferenas so ainda mais considerveis. No setor primrio, a intensidade de disperso global de trabalhadores significativamente menor do que no caso do produto gerado; porm enquanto no Nordeste, os QDij so mais significativos e superiores para esta varivel, nas regies do Sul e de Minas Gerais e Esprito Santos, embora ainda apresentando uma disperso positiva considervel em relao mdia, a magnitude dos indicadores inferior. A anlise dos indicadores de QDij, CIj e CIi, tendo como base a populao ocupada, retratada nas Tabelas 15 e 16, permitem verificar inicialmente os impactos da crise sobre as tendncias diversas da diviso do trabalho, quando comparadas gerao do produto. Observando-se inicialmente os CIj para a populao ocupada verifica-se inicialmente em

32

Kon, A. Os Servios no Brasil

todas regies de 1985 a 1990 uma dinmica de convergncia e uma posterior direo de divergncia da mdia em 1995. Em segundo lugar, um maior grau de intensidade de disperso para o Rio de Janeiro (apenas em 1985) e So Paulo (em todo o perodo), comparativamente ao produto gerado, indicando que no perodo a dinmica de concentrao de trabalhadores superou da gerao do produto.

Tabela 15 Quocientes de Diferenciao Regional (QDij) e Coeficientes de Intensidade de Disperso (CIi) da Populao Ocupada. Brasil - 1985, 1990, 1995. _________________________________________________________________________________________________________ QDij CIi ____________________________________________________________________________ Setores RJ SP SUL MG-ES NE C-O N (*) Anos _________________________________________________________________________________________________________ PRIMRIO 0,17 0,33 1,34 1,23 1,62 0,94 1985 2,76 1990 1995 SECUNDRIO Ind. De Transformao 1985 1990 1995 Construo 1985 1990 1995 Outros 1985 1990 1995 Total 1985 1990 1995 1,15 1,03 1,14 1,56 1,52 1,44 0,89 0,94 1,11 0,82 0,92 0,97 0,68 0,70 0,64 0,75 0,72 0,74 1,03 0,94 1,05 1,59 1,35 1,37 1,11 1,08 1,36 0,75 0,71 0,75 0,83 0,90 0,85 1,09 1,21 1,25 0,99 0,94 0,99 1,69 1,81 1,06 1,82 1,35 1,48 2,13 1,91 1,55 1,31 1,07 1,33 1,08 1,08 1,12 0,79 0,91 0,90 1,07 1,10 1,16 0,86 0,88 0,78 1,17 1,07 1,02 1,23 1,09 1,14 1,20 0,63 1,09 1,09 1,01 1,03 1,84 1,77 1,66 0,94 0,95 1,23 0,69 0,81 0,85 0,57 0,60 0,54 0,49 0,48 0,57 0,86 0,84 0,96 3,15 2,83 2,43 0,19 0,16 0,30 0,33 1,34 1,16 1,20 1,17 1,66 1,63 0,99 1,10 2,73 2,58

Fonte dos dados brutos: IBGE - PNADs. Elaborao da autora. (*) Calculado sem regio Norte.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

33

Tabela 16 Quocientes de Diferenciao Regional (QDij) e Coeficientes de Intensidade de Disperso (CIj e CIi) da Populao Ocupada. Brasil - 1985, 1990, 1995. _________________________________________________________________________________________________________ Qdij CIi Setores RJ SP SUL MG-ES NE C-O N (*) Anos _________________________________________________________________________________________________________ TERCIRIO Comrcio 1,16 1,15 0,89 0,86 0,89 1,03 1,68 1985 1,38 1,14 1,08 0,94 0,88 0,91 1,03 1,55 1990 1,07 1,13 1,13 0,89 0,86 0,92 0,99 1,66 1995 1,25 Prestao de Servios 1,50 1,13 0,81 1,09 0,75 1,13 1,09 1985 1,38 1,37 1,04 0,86 1,06 0,85 1,13 1,11 1990 0,99 1,36 1,17 0,86 0,98 0,82 1,08 1,17 1995 1,12 Servios Auxiliares 1,68 1,39 0,99 0,77 0,49 1,14 1,18 1985 2,13 1,39 1,50 0,84 0,91 0,54 1,07 1,11 1990 1,78 1,74 1,55 1,00 0,94 0,45 0,87 0,91 1995 2,12 Transportes/Comunicaes 1,58 1,12 0,92 0,96 0,71 1,03 1,48 1985 1,62 1,51 1,16 0,91 0,97 0,74 0,95 1,27 1990 1,37 1,48 1,27 0,92 1,01 0,72 0,89 1,07 1995 1,30 Atividades Sociais 1,37 1,07 0,84 0,97 0,87 1,15 1,29 1985 1,20 1,34 1,00 0,84 0,97 0,94 1,10 1,27 1990 0,97 1,40 1,09 0,87 0,96 0,88 1,01 1,26 1995 1,04 Administrao. Pblica 1,49 0,88 0,77 0,83 0,88 1,68 2,13 1985 2,94 1,21 0,85 0,86 0,77 1,00 1,59 1,87 1990 2,20 1,25 0,90 0,83 0,84 0,94 1,46 2,02 1995 2,23 Outros 1,49 1,46 0,93 0,77 0,57 1,08 1,15 1985 1,91 1,21 1,35 0,92 0,87 0,55 1,04 0,91 1990 1,36 1,25 1,46 1,05 0,69 0,57 0,87 0,91 1995 1,73 Total 1,41 1,14 0,85 0,95 0,78 1,15 1,38 1985 1,50 1,32 1,08 0,88 0,95 0,85 1,12 1,31 1990 1,15 1,35 1,16 0,88 0,93 0,83 1,05 1,34 1995 1,27 _________________________________________________________________________________________________________ CIj 1985 4,60 3,27 2,40 1,63 3,04 2,66 4,19 1990 3,14 3,13 2,14 1,40 2,73 2,43 2,85 1995 4,18 3,47 1,76 1,47 3,02 1,54 3,02 Fonte dos dados brutos: IBGE - PNADs. Elaborao da autora. (*) Calculado sem regio Norte.

No setor Secundrio como um todo, a intensidade de disperses com relao populao ocupada superior do que com relao ao produto gerado, com tendncia para a aproximao da mdia nacional, no perodo. As maiores disperses se verificam na

34

Kon, A. Os Servios no Brasil

Indstria de Transformao, e o grau de concentrao de trabalhadores nas regio mais desenvolvida de So Paulo (em todo o perodo) e no Sul (em 1995) ainda mais significativo, revelando que o crescimento do produto se deu em ritmo menor do que a absoro de trabalhadores, o que redundou em um crescimento inferior da produtividade (Kon, 1998). No entanto, a tendncia no decorrer do perodo foi de convergncia em relao mdia nacional, para estas regies mais dinmicas e uma ligeira divergncia para as menos desenvolvidas. Com relao Construo, observe-se que a regio de So Paulo, que apresentou QDijs em torno de 0,20, ou seja, consideravelmente abaixo da mdia para a varivel produto gerado, no que se refere populao ocupada apresenta indicadores em torno da mdia, significando que este setor ainda tem grandemente a funo de absorvedor da mode-obra menos qualificada e particularmente num perodo de baixa atividade econmica. Neste setor, observou-se de 1990 a 1995 um forte sentido de divergncia positiva nas regies do Sudeste e no Norte, e um maior afastamento negativo da mdia apenas no Nordeste. No setor de atividades tercirias, tambm a intensidade de disperso global mais elevada com o indicador de mo-de-obra, apresentando de 1985 a 1990 uma dinmica de aproximao da mdia nacional e no perodo seguinte de maior afastamento positivo. Notese que na regio do Rio de Janeiro, todos os setores em todo o perodo apresentam QDij consideravelmente superiores mdia, o oposto se observando para o Nordeste, isto , quase todos os indicadores so menores que a unidade (com exceo da Administrao Pblica em 1990). Observando-se separadamente os gneros tercirios, as maiores intensidades de disperso se apresentam tambm na Administrao Pblica, com tendncia

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

35

convergncia, verificando-se nveis superiores de disperso positiva respectivamente no Norte, Centro-Oeste e no Rio de Janeiro. As demais regies apresentam QDij inferiores media, porm com tendncia convergncia entre 1985 e 1995.

Consideraes finais A reestruturao da composio das atividades produtivas das economias de diferentes nveis de desenvolvimento, foi associada velocidade e ao grau de inovao tecnolgica nos processos produtivos e organizacionais, principalmente ligados ao setor de servios, ou seja, no campo da telemtica, e outros processos de telecomunicaes, servios de informtica, relacionados transferncia de informao e conhecimento. Alm disto, a relevncia dos servios no comrcio internacional foi observada atravs da experincia tanto das economias modernas como das menos avanadas, bem como o impacto sobre o desenvolvimento local e regional destas economias. Estas transformaes regionais levaram recentemente a um modelo terico diferente de influncias econmicas baseadas em lugares-centrais distintos ou distintos plos de crescimento em uma mesma regio, ao invs da anterior teoria sobre um nico lugar-central. Constatou-se que o papel dos servios no desenvolvimento das economias tem caractersticas diferenciadas em pases mais avanados ou em desenvolvimento, porm fundamental em qualquer nvel de desenvolvimento, ao tornar-se a maior fonte de gerao de empregos na atualidade. Por outro lado, o papel dos servios mais do que este, um pr-requisito para o desenvolvimento e no apenas um resultado ou um produto final. Assim sua proviso adequada torna-se ento um elemento crucial da dinmica do processo de desenvolvimento das economias. Neste sentido os servios governamentais

36

Kon, A. Os Servios no Brasil

desempenham um papel fundamental em pases menos avanados, seja atravs do fornecimento de bens pblicos, ou da complementao da proviso privada de servios de mercado, a fim de fornecer uma infraestrutura, servios educacionais e de sade, que preparam a economia para o caminho da modernizao econmica. A anlise do processo de terciarizao para o Brasil, revela que o processo de reestruturao produtiva que leva elevao da representatividade das atividades tercirias da economia constante e gradual, como nas economias mais avanadas, no entanto se mostra relativamente mais lento neste pas. A terciarizao brasileira se apresenta como consequncia no apenas do processo de desenvolvimento econmico, como nas demais economias industrializadas, mas tambm como ajustamento das necessidades de emprego e gerao de renda em conjunturas economicamente desfavorveis. Observa-se no Brasil, que as atividades tercirias consideradas propulsoras da modernizao e da globalizao, como Comunicaes e Transportes no apresentam a dinmica de evoluo que seria compatvel com um desenvolvimento considervel. Ao lado disto, paralelamente ao processo de reestruturao produtiva, a qualificao da populao ocupada no sofreu grandes alteraes, o que indica um ponto de estrangulamento relevante para a introduo da inovao tecnolgica mais sofisticada. Isto se reflete no fato observado de que as transformaes estruturais na representatividade do produto gerado pelo Tercirio so mais lentas do que as verificadas na estrutura ocupacional, confirmando que o processo de terciarizao se verificou mais intensamente com relao ao mercado de trabalho, com a criao de um grande nmero de atividades tecnologicamente menos avanadas, com menor relao capital trabalho e consequentemente a gerao de produto no acompanhou o crescimento relativo dos ocupados.

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

37

Interiormente ao setor Tercirio, observa-se tambm a falta de dinamismo de setores mais dinmicos e bsicos para o processo de modernizao e globalizao da economia, como Transportes, Comunicaes, Servios Auxiliares s Empresas. Porm possvel observar-se, atravs do nmero de empregos oferecidos pelo mercado formal da economia, o incio de um processo de reestruturao organizacional baseado na crescente introduo de informtica e eliminao de nveis hierrquicos gerenciais e de postos de trabalho na indstria e em gneros de servios mais modernos. Dois setores que se encontravam anteriormente superdimensionados em relao ao resto da economia, ou seja, o governo e as atividades financeiras, apresentam relativamente um declnio na representatividade, tanto do ponto de vista de gerao de produto4, quanto de absoro de trabalhadores. Em suma, a terciarizao observada no pas, que como nos pases mais avanados vem aumentando de velocidade com atual o processo de reestruturao produtiva como ajustamento s necessidades dos requisitos da economia globalizada, no Brasil apresenta caractersticas diferenciadas dos pases de maior nvel econmico. Este aumento do setor Tercirio tem se verificado grandemente em virtude da reestruturao tecnolgica e organizacional de empresas industriais, como impacto do processo de globalizao econmica. A indstria de Transformao vem repassando para o setor de servios, desde os anos oitenta, o seu papel de geradora lquida de empregos. Porm, diferentemente do processo de modernizao verificado naqueles pases, o aumento das atividades de servios vem se manifestando menos intensamente pelo aumento de servios mais sofisticados voltados para o atendimento das novas tecnologias, mas grandemente pela criao de novos

No caso da Administrao Pblica o produto gerado mensurado pela tica da Renda, ou seja, particularmente remuneraes do trabalho geradas. Veja-se Kon (1992), Captulo 1.

38

Kon, A. Os Servios no Brasil

postos de trabalho autnomos ou de pequenas e mdias empresas que utilizam de tecnologias menos avanadas e que requerem menor qualificao, ou seja, devido ao fluxo de trabalhadores que criam suas prprias oportunidades de trabalho e de pequenos capitais individuais em busca de aplicao produtiva. Assim, a reestruturao organizacional, associada a novas tecnologias, terceirizao e s fuses, apresentam como resultado por um lado a destruio de um nmero considervel de empregos, como vimos; porm por outro lado, criam uma srie de novas necessidades de consumo e de servios complementares. Observa-se paralelamente uma transformao considervel na estruturao ocupacional (Kon, 1995: Cap.3): algumas ocupaes tornam-se obsoletas e substituveis, principalmente as ligadas a processos de controle administrativo, enquanto que novas ocupaes so criadas, como as voltadas qualificao da mo-de-obra, preservao ambientalista, ou qualidade de vida. Com relao a estes aspectos, novos produtos e servios vm sendo criados incorporados a instituies de servios voltados para objetivos sociais, como as Organizaes NoGovernamentais (ONGs), que resultam em formas de cooperao voluntria e servios sem fins lucrativos, porm que geram um volume no desprezvel de empregos e de remuneraes. O movimento lquido da destruio e de gerao de novas oportunidades de trabalho na economia brasileira, ainda no foi bem avaliado, tendo em vista a necessidade de pesquisa estatstica especfica para este objetivo. As informaes disponveis sobre o desemprego global da economia brasileira do conta de que as taxas se mantiveram em um patamar estvel com oscilaes no significativas desde a dcada de oitenta, apesar dos movimentos de eliminao de emprego nas empresas formais, como resultado tanto de

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

39

perodos de crise econmica quanto da reestruturao organizacional que se seguiu. No entanto, estes indicadores refletem tambm a parcela relacionada aos ajustamentos atravs do mercado informal e do aumento da precariedade nas condies de trabalho da economia brasileira. As polticas econmicas adotadas pelo governo no perodo de 1980-95, visando particularmente a estabilizao econmica tiveram repercusses considerveis sobre a economia brasileira, porm interferindo com intensidades e velocidades diversas sobre a dinmica de cada espao scio-econmico especfico. Neste perodo, a economia brasileira tambm enfrentou a necessidade de aumentar a competitividade interna e internacional, e de se aliar ao processo de acelerao do progresso tecnolgico e de globalizao econmica, que obrigou a uma reestruturao tecnolgica e organizacional das empresas na maior parte dos pases. A dinmica regional foi impulsionada por uma srie de fatores que atuaram de modo a acelerar, retardar ou diminuir as taxas de crescimento especficas dos diversos espaos econmicos internos ao pas. Atuaram nestes comportamentos, por um lado aspectos estruturais ligados disponibilidade de recursos materiais e humanos, s condies culturais e polticas especficas de cada espao (Kon, 1995); por outro lado as situaes conjunturais repercutiram tambm com resultados e intensidades diferentes nas diversas realidades scio-econmicas. As polticas macro e microeconmicas visando estabilizao econmica, ou estmulo a setores especficos, tiveram efeitos diferenciados em cada regio, de acordo com a possibilidade estrutural e conjuntural de resposta a estes (des)estmulos resultando em impactos diferenciados sobre o ritmo e o grau de desenvolvimento regional.

40

Kon, A. Os Servios no Brasil

Observou-se que a partir dos anos noventa, a diviso internacional do trabalho sofreu alteraes considerveis, como resultado das reestruturaes produtivas e organizacionais que acompanharam as mudanas de paradigmas econmicos e a mundializao da produo e distribuio das atividades. Do ponto de vista interno s regies de uma nao, tambm tm havido considerveis evidncias que sugerem transformaes espaciais considerveis, traduzindo particularmente novas formas de hierarquia (Jaeger e Durrenberger, 1991). No Brasil, verificou-se que a espacialidade regional do trabalho observada a partir dos anos oitenta, resultou do processo de industrializao que ocorreu a partir da dcada de cincoenta. A reestruturao produtiva e organizacional que se iniciou nos anos oitenta e que teve como objetivo aumentar a competitividade das empresas nacionais no exterior, revelou-se pouco contundente neste perodo, tendo em vista que o pas passou por um perodo de recesso econmica forado por polticas de estabilizao. A retomada da modernizao produtiva na dcada seguinte, iniciou-se timidamente e se intensificou aps o Plano Real, porm ainda em um cenrio de conteno da atividade econmica, no sentido de manter os ganhos da estabilizao econmica. Dessa forma observa-se para o pas, que as repercusses regionais sobre a espacialidade do trabalho no analisado no se mostraram considerveis a ponto de moldarem novas hierarquias regionais, como ocorreu em pases mais desenvolvidos. Embora tenha se verificado o crescimento da terciarizao que nos pases desenvolvidos caracterizaram-se como altamente geradoras de valor adicionado e impulsionadoras de desenvolvimento econmico, no Brasil esta terciarizao foi mais marcada pela

Programa de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica Textos para Discusso 26/02

41

incapacidade de absoro de ocupados em setores mais dinmicos e caracterizou-se pela ampliao de postos de trabalho de baixa remunerao e progresso tecnolgico. As regies plos estruturadas com o processo de industrializao anterior se

mantiveram, verificando-se apenas que as regies mais desenvolvidas do pas como o Rio de Janeiro, So Paulo e Sul, perderam relativamente parcela da concentrao de trabalhadores, como resultado da diminuio de postos de trabalho resultantes da modernizao organizacional e tecnolgica, porm sem mudanas hierrquica na especializao e na espacialidade do trabalho.

BIBLIOGRAFIA CASTELLS, M., The Informational city: Information Technology, Economic Restructuring and the Urban-Regional Process, Blackwell, Oxford, NY, 1989. DANIELS, P.W., Service Industries in the World Economy, Backwell Pub., Oxford, UK, 1993. JAEGER, Carlo and DURRENBERGER, Gregor, "Services and counterurbanization: the case of central Europe", Daniels, P. W. (ed.), Services and Metropolitan development, Routledge, London, 1991. KON, Anita, A Producao Terciria, Nobel, Sao Paulo, 1992. KON, Anita, A Estruturao Ocupacional Brasileira: uma Abordagem Regional, SESI, Braslia, 1995. KON, Anita, Os Servios no Brasil, Relatrio CEPE/OUCSP, So Paulo, Fevereiro/2001. MILES, I., "Services in the new industrial economy", futures, July/august, 1993. MORAES, Fabio Cassio, Impactos Economicos da Tecnologia da Informacao, PUC/SP, Dissertacao de Mestrado, Sao Paulo, 1996.

Textos para discusso

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PSGRADUADOS EM ECONOMIA POLTICA

2002 01/02 02/02 03/02 Conjecturas sobre a Produtividade do Trabalho no Brasil Nelson Carvalheiro NEITT/GEMPA/PUCSP Perfil dos Trabalhadores por Conta Prpria no Brasil: Uma Viso Regional Anita Kon NEITT/PUCSP O Papel Decisivo das Finanas Pblicas diante da Instabilidade Econmica Recorrente na Amrica Latina Carlos Eduardo Carvalho NMC/PUCSP 04/02 05/02 06/02 A Reestruturao do Setor Eltrico Brasileiro: Uma Transio Incompleta Mnica Landi Depto. Economia/FEA/PUCSP Distribuio das Remuneraes do Trabalho no Brasil: Uma Viso Regional Anita Kon NEITT/PUCSP Uma Anlise dos Fatores que Determinam a Adoo de Tecnologia: Aplicao de um Modelo de Dados de Contagem Csar Roberto Leite da Silva (LES/PUCSP) e Maria Auxiliadora de Carvalho (IEASP) 07/02 Anlise da Dinmica de Transmisso de Preos Agrcolas Internacionais para Preos Agrcolas Domsticos no Brasil Mrio A. Margarido IEASP 08/02 09/02 10/02 O Cluster Aeronutico Brasileiro e a Formao de uma Macro Regio Aeronutica Luiz Guilherme de Oliveira EITT/PUCSP Bancos e Inflao no Brasil: Comentrios Depois do Plano Real Carlos Eduardo Carvalho NMC/PUCSP Estrutura de Capitais e Padro de Financiamento de uma Amostra de Empresas de Autopeas Brasileiras nos Anos 1990 Cludio Avanian Jacob NMC/PUCSP 11/02 Lusage Politique des Scandales Financiers en Russie Post-sovitique Laffaire MMM: Une tude de Cas Alexandrine Brami Institut dtudes Politiques de Paris Pesquisadora visitante no NMC/PUCSP 12/02 13/02 14/02 15/02 Acidentes de Trnsito, Frota de Veculos e Nvel de Atividade Econmica Samuel Kilsztajn e Csar Roberto Leite da Silva LES/PUCSP Poltica Creditcia do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) Rocco Di Nizo Neto NMC/PUCSP O Surgimento do Euro no Cenrio Internacional Samuel Bracarense Costa NMC/PUCSP Euro y Mercados Financieros: Un Anlisis para la Banca Espaola Jos Manuel Siz Alvarez Universidad Alfonso X El Sabio (Madrid, Espaa) Professor visitante no NMC/PUCSP

16/02

A Evoluo nos Diferenciais de Remunerao no Mercado de Trabalho Formal Brasileiro nos Anos 1990 Jlio Manuel Pires LES/PUCSP

17/02 18/02 19/02

Os Caminhos do Oramento Participativo como Possibilidade de Instrumento de Capital Social Carlos Henrique Ferreira PUCSP Estabilizao Monetria, Poltica Cambial e Balano de Pagamentos no Brasil 1994-98 Fernando Ribeiro PUCSP As Mudanas no Padro de Financiamento do Governo Central Provocadas pela Estabilizao: 1986 2000 Sandro Renato Maskio e Julio Manuel Pires PUCSP

20/02 21/02 22/02

A Economia Poltica da Corrupo e o Capital Social Raphael Bicudo PUCSP Liberalizao Comercial e Competitividade da Agricultura Brasileira Maria Auxiliadora de Carvalho (IEA), Csar R. L. da Silva (IEA e PUCSP) e Valquria da Silva (IEA) Vtimas Fatais da Violncia e Mercado de Drogas na Regio Metropolitana de So Paulo Samuel Kilsztajn, Anacludia Rossbach, Manuela Santos Nunes do Carmo, Gustavo Toshiaki Lopes Sugahara e Leandro Bessa Souza LES/PUCSP

23/02 24/02 25/02 26/02

Teoria do Imperialismo e Desnacionalizao: O Caso da Economia Brasileira Cristiano Monteiro da Silva PUCSP Escassez e Concentrao do Crdito Rural: Crtica s Polticas Agrcolas no Brasil Rocco di Nizzo Neto NMC/PUCSP Populao Ocupada e Mobilidade: Um Enfoque Setorial sobre O Brasil nos Anos 90 Nelson Carvalheiro NEITT/GEMPA/PUCSP Os Servios no Brasil Anita Kon NEITT/PUCSP

2001 01/01 02/01 03/01 04/01 05/01 06/01 07/01 Gasto Privado com Sade por Classes de Renda Samuel Kilsztajn, Marcelo Bozzini da Camara e Manuela Santos Nunes do Carmo LES/PUCSP Exportaes Brasileiras de Produtos Agrcolas e Mudanas na Demanda Mundial de Alimentos Maria Auxiliadora de Carvalho, Csar Roberto Leite da Silva e Afonso Negri Neto Efeitos Distributivos da Autocapacidade Alimentar no Brasil Maria Auxiliadora de Carvalho e Csar Roberto Leite da Silva Finanas Pblicas e Estabilizao no Plano Real: Uma Reinterpretao Carlos Eduardo Carvalho NMC/PUCSP A Poltica Monetria no Brasil Ps-Real Nelson Carvalheiro NMC/PUCSP Anlise da Formao de Preos no Mercado Internacional de Soja: O Caso do Brasil Mrio A. Margarido e Jocelynne Marie Fernandes Major Tendencies on Brazilian External Debt, 1906-1998 Short Term Credits and the Shifting of the State Luiz M. Niemeyer N. PUCSP 08/01 Por que o Dinheiro um Problema para a Economia Neoclssica? Uma Interpretao a Partir de Marx Joo Machado Borges Neto PUCSP 09/01 Servios de Sade, Gastos e Envelhecimento da Populao Brasileira Samuel Kilsztajn, Anacludia Rossbach, Marcelo Bozzini da Camara e Manuela Santos Nunes do Carmo LES/PUCSP 10/01 Processo de Informalidade, Flexibilizao das Relaes de Trabalho e Proteo Social na Amrica Latina: Perdas na Contribuio Seguridade Social no Brasil Maria Cristina Cacciamali FEA/PROLAM-USP 11/01 12/01 13/01 14/01 15/01 Critrios de Notificao e Evoluo dos Casos de AIDS: Estado de So Paulo, 1980-98 Samuel Kilsztajn LES/PUCSP Desempenho Fiscal: Devemos Aprofundar o Ajuste? Pedro Paulo Ciseski Banco Central do Brasil Fragilizao de Grandes Bancos no Incio do Plano Real Carlos Eduardo Carvalho e Giuliano Contento de Oliveira NMC/PUCSP Poltica Agrcola e Eficincia Econmica: O Caso da Agricultura Paulista Csar Roberto Leite da Silva e Srgio Antnio dos Santos Assistncia Pr-natal, Baixo Peso e Prematuridade no Estado de So Paulo, 2000 Samuel Kilsztajn, Anacludia Rossbach, Manuela Santos Nunes do Carmo e Tiago de Oliveira Yokomizo LES/PUCSP 16/01 17/01 Dficits Gmeos no Brasil: Mito ou Realidade? Pedro Paulo Ciseski Banco Central do Brasil Trade, War, and Peace Pertti Haaparanta e Kirsti Kuisma Helsinki School of Economics

2000 01/00 02/00 03/00 04/00 05/00 06/00 07/00 08/00 Programas de Garantia de Renda Mnima e Desigualdade Social Evaristo Almeida LESPUCSP Esperana de Vida: Um Estudo sobre as Taxas de Mortalidade no Brasil Samuel Kilsztajn LESPUCSP Morbidade Hospitalar Sistema nico de Sade, Brasil, 1996 Samuel Kilsztajn e Aissa Rendall de Carvalho LESPUCSP bitos por Acidentes de Trnsito e Frota de Veculos S. Kilsztajn, C. R. L. da Silva, D. F. Silva, A. C. Michelin, A. R. Carvalho, I. L. B. Ferraz Diferenciais Regionais na Remunerao do Trabalho no Brasil Anita Kon NEITT/PUCSP Paridade do Poder de Compra, Renda per capita e Outros Indicadores Econmicos Samuel Kilsztajn - LES/PUCSP A Dinmica do Novo Regime MonetrioFinanceiro Americano: Uma Hiptese de Interpretao Marcos Antonio Macedo Cintra FUNDAP Fluxos Externos para a Economia Brasileira entre 199399: Uma Anlise dos Fatores Determinantes Internos (Push Factors) e Externos (Pull Factors) Juliana Toledo Bruns 09/00 10/00 Pobreza, Trabalho Infantil e Renda Familiar per capita no Brasil Srgio Goldbaum e Fernando Garcia LES/PUCSP Grau de Cobertura dos Planos de Sade e Distribuio Regional dos Gastos Pblicos em Sade Samuel Kilsztajn, Dorivaldo Francisco da Silva, Marcelo Bozzini da Camara e Vanessa Setsuko Ferreira LES/PUCSP 11/00 Urbanizao e Violncia no Estado de So Paulo Samuel Kilsztajn, Nelson Carvalheiro, Aissa Rendall de Carvalho, Alexandre Hojda, Marcelo Bozzini da Camara e Vanessa Setsuko Ferreira LES/PUCSP 12/00 Trabalho Infantil e Desempenho Escolar Claudia Helena Cavalieri PUCSP

1999 01/99 02/99 03/99 04/99 Uma Tentativa de Avaliao das Possibilidades de Gerao de Emprego da Agricultura Brasileira Csar Roberto Leite da Silva NEITT PUCSP Diviso do Trabalho no Brasil: A Questo do Gnero Anita Kon NEITT PUCSP As Peculiaridades do Bloqueio da Liquidez no Plano Bonex Argentino de 1990 Carlos Eduardo Carvalho Ncleo de Moeda e Crdito/PUCSP Violncia e Mortalidade nas reas Metropolitanas Adolescentes e Adultos Jovens do Sexo Masculino Samuel Kilsztajn e Ivan Lopes Bezerra Ferraz LESPUCSP 05/99 Casos Notificados de AIDS no Estado de So Paulo A Gerao Vulnervel: Nascidos entre 1955 e 1970 Samuel Kilztajn LESPUCSP 06/99 07/99 A Dinmica do Novo Regime Monetrio Financeiro Americano: Uma Hiptese de Interpretao Marcos Antonio Macedo Cintra FUNDAP Sair para o Mundo Trabalho, Famlia e Lazer: Relao e Representao na Vida dos Excludos Ana Cristina Arantes Nasser LESPUC 08/99 09/99 10/99 11/99 12/99 Jovens, Educao e Homicdios no Municpio de So Paulo Mrcia Regina da Costa, Fernando Garcia e Cludio R. Lucinda LESPUC Desenvolvimento Habitacional na Amrica Latina Fernando Garcia, Rogrio Csar de Souza e Ana Maria Castelo LESPUC Distribuio da Renda Rodolfo Hoffmann IE/Unicamp Distribuio Regional dos Servios de Sade no Brasil Samuel Kilsztajn e Dorivaldo Francisco da Silva LESPUC O ndice PreoLucro e sua Relao com o Risco e Retorno de Aes na Bolsa de Valores de So Paulo Marco Aurlio Vallim Reis da Silva 13/99 14/99 15/99 16/99 17/99 Surpresas na Economia Brasileira depois da Desvalorizao Carlos Eduardo Carvalho PUCSP O Euro e os Trabalhadores: Uma Viso LatinoAmericana Carlos Eduardo Carvalho NMC/PUCSP Sistema Previdencirio: Aspectos Tericos e os Problemas Brasileiros Rudiney Toneto Jr. e Amaury Patrick Gremaud FEAUSP Mudanas na Poltica Monetria Brasileira: A Estratgia de Metas Inflacionrias Nelson Carvalheiro NMC/PUCSP Gesto Social e Transformao da Sociedade Ladislau Dowbor LES PUCSP

1998 01/98 02/98 03/98 04/98 05/98 06/98 A Mensurao do Padro de Alimentao e Desnutrio Infantil Amrica Latina e Brasil Samuel Kilsztajn Grupo de Educao e Sade Pblica LES Estrutura Ocupacional: Um Modelo Economtrico em Discusso Anita Kon Ncleo de Pesquisa EITT Housing Dficit and Household Income in Brazil: Theory and Evidence Fernando Garcia e Andr Marques Rebelo Grupo de Famlias, Domiclios e Segurana Pblica LES Paridade do Poder de Compra Regional da Alimentao Samuel Kilsztajn Grupo de Educao e Sade Pblica LES Productive Restructuring: Effects on Brazilian Regional Development Distribution Anita Kon Ncleo de Pesquisa EITT Suspenso Temporria do Contrato de Trabalho: Uma Proposta de Alternativa ao Desemprego em Perodo de Flutuaes Sazonais Fernando Garcia Laboratrio de Economia Social LES 07/98 08/98 09/98 Configurao de uma Economia Plural na Virada do Sculo Oflia de Lanna Sette Trres PUCSP e EAESP/FGV Abertura Financeira, Desregulamentao, Crises Bancrias: Comentrios depois da sia Carlos Eduardo de Carvalho Ncleo de Moeda e Crdito/PUCSP Early Warning de Falncia Bancria: Um Modelo de Risco Proporcional Fabiana Rocha FEAUSP

Potrebbero piacerti anche